18 abril 2018

Do Cantinho da Shadow: O meu Adeus ao BBB18


O BBB18 chega à reta final.

Nesta quinta-feira alguém estará realizando um sonho. Gleici, a possibilidade de uma vida melhor para ela e sua família; Kaysar, reencontrar os pais e dar-lhes uma nova vida longe da guerra; Ana Clara e Ayrton, o sonho acalentado há dezoito anos por toda uma família.

Uma final previsível desde os primeiros dias, diga-se. Se houvesse uma bolsa de apostas como nos cavalinhos, certamente, seria a conhecida “barbada”.

Esta foi uma edição diferente, temática, densa, voltada para a família. 

Após desastradas edições marcadas por expulsões e as páginas policiais, onde a geração teenager deu o tom nas votações, buscou-se retomar uma narrativa mais adulta, que pudesse cativar uma fatia do público que a atração vinha perdendo.

Da abertura, aos vídeos das terças-feiras, aos primeiros participantes a pisarem na casa, o tema dominante foi: a família. 

A intensa relação pai e filha, contrapondo-se, ao filho que sonha em reencontrar os pais, deram o tom. Ana Clara e Ayrton. Kaysar e seus pais. Gravitando entre eles Gleici, que foi “adotada” como filha e irmã postiça pelos Lima.

A força dessas narrativas absorveu todas as demais que pudessem vir a ser contadas pelos interessantes participantes que fizeram parte desse grupo. Vale a pena lembrá-los: 

A cientista política de Minas Gerais; a baladeira de Rondônia; a bruxinha abduzida por ETs, de Santa Catarina; a jornalista politicamente correta de São Paulo; o modelo internacional do Ceará; o sexólogo de Rondônia; a funcionária pública cantora de forró do Ceará; o nerd do Pará; o ogro de São Paulo; o tatuador e grafiteiro do Paraná; o músico estilo Bob Marley de São Paulo; a ex-atleta de ginástica olímpica de Santa Catarina; o solteiro assumido e pegador de Goiás; a ex-jogadora de vôlei de Minas Gerais; a militante política do Acre; o refugiado sírio do Mundo... e a grande aposta da edição: a família do Rio de Janeiro.

Apesar da incrível diversidade e potencial desse grupo, como competir em pé de igualdade com um jogador que tem a força de dois participantes? Como comparar sonhos, diante do sonho de resgatar a família de um país em guerra?

Todos eles, em determinado momento, uns mais outros menos, sentiram que a disputa seria inglória. Como foi.

Talvez por isso, na reta final, alguns tenham tentando sensibilizar o público ao dizer que eles eram brasileiros nativos. Longe de ser uma fala xenófoba. Porque xenofobia é coisa séria. É crime. É discriminar alguém por ser estrangeiro. O que nenhum deles demonstrou ali. Foi mais uma tentativa de manter a esperança para permanecer lutando num jogo desequilibrado e desigual desde o início, como quem diz ao público: - Ei, nós também somos merecedores!!! O que todavia não funcionou. Até mesmo porque na semana em que estudantes da UnB queimaram a bandeira brasileira, Kaysar ao ouvir o Hino Nacional do Brasil ser cantado, levou a mão direita ao peito em sinal de respeito, ou seja...

O jogo nunca foi igual pra todos.

No desastrado desempate pela imunidade entre Ana Clara e Kaysar, isso ficou evidente.

Enquanto ela tentava argumentar, com a altivez dos vinte anos, suas razões para ficar imune, Kaysar - ao abrir mão -  subitamente disparou um míssil Tomahawk na direção da ruivinha. Ao renunciar à imunidade ele associou sua decisão a estar levando um tiro, mais uma marca em seu corpo, guerra, “desculpa mãe”... Enquanto o pessoal do sofá se esvaia em lágrimas, a expressão facial da jovem mudou. Não era mais altiva, mas de constrangimento. Culpa. Como se tivesse acabado de disparar de fato um tiro no peito do refugiado. Justo ela que por meio dos Palhaços da Alegria, aqui fora, tenta amenizar a dor daqueles que têm marcas no corpo, estão doentes e sofrem.

Que situação!!!

Após 43hs de prova de resistência, numa campanha inédita de lançamento de um carro, pelo tempo de exposição do produto na tela, tendo inclusive sido batido o recorde em uma prova de resistência em BBB pelo mundo, exigir que eles acordassem sobre quem ficaria com a imunidade, foi primário, para dizer o mínimo.

O critério de desempate estava na frente de todos: o número de descansos que cada um usou. 

Se em uma final de Copa do Mundo, o Neymar tiver três cartões amarelos, ele estará fora do jogo, por mais que seja indispensável ao time e tenha se preparado e treinado para a disputa meses a fio. Ao equipararmos os descansos da prova aos cartões amarelos no futebol, claro está que quem tivesse usado mais descansos, perderia a imunidade para o outro. Até mesmo porque, em uma prova de resistência, poder sentar e esticar as pernas por cinco minutos faz diferença. 

Estagiários, pra quê complicar?!? A melhor saída, é sempre a mais simples!!!

Aliás, os participantes desta edição nas provas de resistência eram duros na queda. Credodeuspai!!! Nunca mais reclamo de ficar em pé na fila do banco!!! Aquela turma conseguiu humilhar a gente!!! Guerreiros!!!

Assim... passados três meses, quatro desses guerreiros chegaram à grande final.

A vitória do Kaysar é quase certa. O míssil Tomahawk lançado por ele acertou com precisão o alvo.

Entre a vida e a morte. A paz e a guerra. O bem-estar e a dor. Não há o que discutir. A opção sempre será pela vida, paz e bem-estar. E o Kaysar sempre fez questão de deixar isso em evidência: “Não importa o que aconteça, o que importa é ser feliz”. “Não consigo chorar”... Isso enquanto o Jornal Nacional, quase que diariamente, exibia imagens de crianças feridas em Aleppo, a cidade ser atacada até com o uso de armas químicas... e os internautas debatiam sobre os traumas e reações das pessoas vítimas de guerra.

Foi esse o jogo posto antes mesmo das portas do BBB se abrirem. O favoritismo estava estampado nas revistas, programas de fofocas, nas redes sociais onde todos agora são especialistas de guerra...

Que flop ter um campeão logo na primeira semana, não Bones?!?

Foi aí que a produção resolveu intervir com um twist. Uma forma de transformar um jogo de “resta um” em pôquer.

Sabida e deliberadamente na semana em que Gleici estaria no paredão e retornaria, foi feita a falsa eliminação, que não teve nada de imprevisível ou surpresa para os participantes, até mesmo porque a pegadinha não era para os confinados, mas para o público.

Numa jogada de marketing reality x novela, Gleici foi transformada em Clara, a protagonista vingancinha de Walcyr Carrasco, com direito até a trilha sonora: “Blaze of Glory”. Óooooo... A jovem participante que não tinha um enredo ganhou um!!! Sua participação foi roteirizada e ela passou a ser vista pelo público noveleiro como a “fada perseguida” que retorna em busca de vingança e de justiça.

Oi??? Vingança??? Contra quem está se expondo e jogando??? Está causando e dando contornos à dinâmica do grupo???

Nesse momento, o interessante e imprevisível jogo interno da casa foi aniquilado.

Brilhantes jogadores como o Diego, que fizeram a edição acontecer, acabaram sendo catalogados como vilões e merecedores de serem castigados por quem está do outro lado do paredão, com alto índice de rejeição. Que pena!!!

Ao descer as escadas do quarto secreto e retornar para a casa, aquela que foi sem nunca ter sido, transformou jogo de gente grande em uma novelinha das seis.

Quem mais ganhou com isso foram Ana Clara e Ayrton, que como Paula expressou muito bem, sempre levaram vantagem em relação ao outros por estarem em dois, em especial, pelo descanso de uma semana entre uma prova e outra, nas quais os dois eram muito bons. A partir de então o jogo ficou na mão deles. Articulando e induzindo votos, dando uma queimadinha aqui e ali neste ou naquele participante, isso porque eles não combinavam votos, nananinão... eles apenas trocavam ideias!!!

Não tem o que discutir. Esta edição foi diferente de todas as anteriores. Ela só pode ser entendida se analisada em suas duas versões. Isso mesmo: duas versões!!! A que foi contada dentro da casa e a que foi narrada aqui fora. Não dá pra dizer adeus, sem pegar a panela de doces da Paula e misturar as duas: reality e realidade.

E essa mistureba nos trouxe até aqui.

Não foi por acaso que a presença etérea da Ana Lúcia; a participação icônica de Maria Olívia, mãe do Breno, nos tão esperados vídeos das terças-feiras; as trapalhadas dos estagiários, que sequer viram um participante ser tragado pelo porta-malas de um carro; a Pepeca, protagonista na eliminação da Jéssica, ao ser confundida pela sem noção com a tia-avó do Kaysar... talvez... eles, mesmo sem ser participantes, tenham ganho tanto destaque, memes e comentários, por serem a surpresa, a novidade, diante de uma edição com paredões e um desfecho pra lá de previsíveis.

Aliás, lanço aqui a campanha: Pepeca na final do BBB!!! Que cena icônica Jéssica abraçando aquela senhorinha!!! Ela por alguns minutos também contribuiu pra nossa diversão. Clubes de futebol adotam senhorinhas/senhorinhos que nem a Pepeca como símbolos. Que ela possa ser uma espécie de símbolo da torcida na final deste BBB. Amoleça o coração Bones!!!

E que venha a quinta-feira com a sua habitual retrospectiva!!! 

A final esperada pelo público???

Nesta edição o que boa parte daqueles que assistem e torcem, roteirizou e deseja em seus devaneios, é o reencontro ao vivo de Kaysar com os pais... Essa seria uma final apoteótica e eletrizante capaz de superar qualquer outra edição ou folhetim carrasquiano. 

Será???......

Deixo aqui o meu abraço fraterno a todos que passaram por este cantinho, partilharam ideias, carinho e marcaram presença com seus comentários sempre especiais. Creiam, vocês fizeram a diferença neste espaço!!!

Com meu afeto e respeito. Um forte abraço a todos!!!


Shadow / Mariasun Montañés
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@Shadowtweetando




53 comentários:

  1. Eu sou time Ana Clara, mas as enquetes apontam que a família Lima não deve chegar aos 10%. E esses 10% são os votos que podem fazer a diferença para a vitória de Gleice. Por este motivo estou votando "Gleice campeã" e peço que toda torcida da família Lima faça o mesmo. Não deixemos que um BBB tão bom tenha um vencedor tão fake quanto o Kaysar. Por favor!

    Para quem ainda está na dúvida, existe uma margem de erro nas enquetes/pesquisas. Mas quanto maior a amostragem (número de votos), menor é essa margem de erro. Então não podemos sonhar que esses menos de 10% milagrosamente vão virar 40%. Temos que votar na Gleice, campeã! Não é minha primeira opção, mas é um resultado que ainda me deixaria feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso igualmente a vc Blair.

      Excluir
    2. Kododis Blair,

      Se você fosse do time Ana Clara não proporia isso dessa forma. Você é do time Gleici.

      Posto isto, entendo que a torcida possa propor à da Ana Clara a "Escolha de Sofia", porém, sem trucagem para engabelar quem está do outro lado. Isso é feio e não ajuda em nada a participante.

      Creio que chega de fake news e imposturas na reta final. Que a torcida da Gleici, faça por merecê-la. Ela que a maior parte do tempo soube ser ética.

      Boa sorte!!!

      Excluir
    3. Sim, agora sou time Gleice. Não tenho nenhum problema em admitir.

      Sua preocupação não é com a ética da torcida de Gleice, mas em manter as torcidas divididas para que seu favorito ganhe por consequência. Mas isso não vai acontecer, ok!?

      Excluir
    4. Kododis,

      Ok. Então você não é do time Ana Clara como afirmou acima. Foi o que eu disse.

      Quanto ao mais, sugiro que continue votando...

      Excluir
  2. Kaysar campeão e ótimo texto!

    ResponderExcluir
  3. Nao acho que ele mereça pous tudo nele é ensaiado e copiado..e essa historia de trazer familia da guerra..me pouoe...a familia aqui tem condiçoes.muita oalhaçada..perguntas sem respostas...acho que segundo lugar pela alegria..as vezes e muitas vezes fora de hora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jureba,

      Entendo o que você quer dizer.

      O fato é que a história do Kaysar faz ferver as redes sociais e levanta tags há três meses. Hoje está mais pra Globo Repórter do que pra BBB.

      Os outros participantes tiveram que correr atrás.

      Enfim... está terminando...

      Grata pelo comentário.
      Bj.

      Excluir
  4. Excelente texto Shadow!
    Adorei!
    Acredito que essa final vai ser disputada voto a voto.
    Vamos aguardar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo carinho Damia!!!

      Você está certa. Tudo indica que será voto a voto. Pela margem de erro, estão empatados. A definição deve acontecer durante o programa.

      Daqui a vinte e quatro horas saberemos... :)
      Bj.

      Excluir
  5. Shadow, o meu abraço fraterno ... Foi, muito bom poder contar com seus comentários, sua forma de expressar-se, sua categoria na escrita, para o meu crescimento no quesito "bem escrever"... Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Elizabeth,

      Grata por haver contribuído para o meu crescimento com a tua presença aqui. :)

      Um abraço fraterno!!! Até breve...

      Excluir
  6. Por último, foi a vez de Nassib falar sobre Kaysar. Ele afirmou que o sírio é um exemplo de ser humano e que conseguiu manter o equilíbrio dentro da casa:

    “Ele conseguiu trazer da Síria para o Brasil uma mensagem tão linda de paz, amor e esperança e deixou na mente das pessoas um grande exemplo de família e amor".
    "O Kaysar, para mim, é um exemplo de ser humano. Ele acorda e dorme sorrindo. A meta da vida dele é nunca mais sofrer”. (No mesa Redonda, as famílias e amigos dos finalistas com Vivian Amorim, hoje, 18/04/2018). Digo eu: "A essência da Kaisar" . Ponto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa é certa Elizabeth: a participação do Kaysar fez com que as pessoas parassem para refletir sobre fair play, empatia, solidariedade, humanidade.

      Fake ou não, é inegável que trouxe com ele uma mensagem de fé e esperança.

      Que isso tenha um efeito multiplicador na vida das pessoas, é o que podemos desejar.

      Bj.

      Excluir
    2. Disse bem, Shadow ... Inegável a reflexão, e que de fato seja elevada à máxima potência. Só me resta dizer que, realmente, a humanidade (não somente nós desta nação) necessita do desprendimento de sentimentos vís, pequenos ... Estou com vc, Shadow!

      Excluir
    3. Elizabeth,

      Estamos carentes de gestos nobres. Quando os vemos, eles tocam a alma e superdimensionamos.

      Se um varredor de rua encontra uma carteira com dinheiro e a devolve ao dono, isso vira até notícia no jornal das oito. Quando não deveria. Afinal, a honestidade é algo que deveria ser intrínseco a cada um de nós. Excepcional não deveria ser devolver a carteira, mas não devolvê-la.

      Vivemos tempos conturbados. Talvez esta seja uma etapa para nos aprimorarmos enquanto pessoas, na busca da paz, harmonia e espiritualidade.

      Estou com você também. Bj.

      Excluir
    4. Parabéns...assino onde, Elizabeth?

      Excluir
  7. Shadow, vou sentir falta dos seus textos. É um prazer enorme ler o que você escreve com tanta imparcialidade e leveza. É um alívio a certeza de que Kaysar, sendo ou não campeão, vai poder trazer a família para o Brasil com o dinheiro do segundo lugar, mais os dois carros, o cachê e o que ganhou com a liderança. Amei conhecer esse rapaz de apenas 27 anos dando lições de vida, de integridade moral, de amor à família e tantos outros mais.
    Um abraço carinhoso de sua sempre admiradora Eva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnn... Eva, vou sentir saudade também de teus comentários, sempre tão carinhosos, nestes últimos meses.

      Acredito que todos os participantes, a partir da exposição que tiveram, terão seu horizonte ampliado. E, certamente, tudo se ajeitará na vida do Kaysar. A história dele não termina com o BBB. Veremos novos capítulos serem contados....

      Recebe o meu carinho e abraço fraterno!!!

      Excluir
  8. Belissimo texto.E toma que toma Kaysar Campeão!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Olá Ricardo,

      Grata pela presença constante aqui nestes meses.

      Um abraço fraterno!!! :)

      Excluir
  10. Nunca torci muito pelo Kaysar justamente por achar muito desigual colocar uma pessoa com a história e o propósito dele no programa, tanto que antes de começar já era visto como campeão. Acho direcionismo da produção, assim como a inserção e a proteção da edição em torno da família. Só mais um dos muitos motivos para preferir a vitória da Gleici, acho mais limpa e menos imposta, lembrando que ao contrário do que é dito no texto, a Gleici já tinha torcida forte e rejeição baixíssima desde antes do paredão falso, tanto que quando o Kaysar votou nela, ele se queimou. Ela apenas construiu o favoritismo dela aos poucos, diferentemente do Kaysar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex,

      Uma forte torcida se formou em apoio à Gleici antes do início do BBB. No entanto, nas primeiras semanas ela decepcionou, não correspondeu ao esperado. Mostrava-se arredia em interagir, pouco participativa, suscetível a críticas e intolerante com quem discordava dela. Enquanto a popularidade da Ana Clara aumentava, a dela caía. O paredão falso lhe deu uma narrativa, tendo alavancado a sua popularidade nas duas últimas semanas. Por estar em curva ascendente, haverá paridade com o Kaysar nesta votação.

      Grata pela presença e comentário.
      Abs.

      Excluir
  11. Muito bom teu texto Shadow! Kaysar campeão!

    ResponderExcluir
  12. Shadow querida, que falta vou sentir dos seus textos leves, divertidos, tão bem escritos e lúcidos! Adoro ler você! Parabéns!!! Agradeço muito o carinho comigo. Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Acioli,

      Ownnnn... vou sentir falta do carinho que você me passa nos teus comentários.

      Gosto muito de você!!!

      Com a minha admiração, um abraço fraterno!!!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,

      A um, esclareço que o site não é meu;

      A dois, minha leitura é que há um empate técnico entre Gleici e Kaysar, e que a história de vida dele pode - ao final - pender mais pro lado dele;

      A três, você não entendeu minha alusão ao míssil Tomahawk no contexto, pena!!!;

      A quatro, qualquer um que vença terá feito por merecer;

      A cinco, teorias da conspiração e complôs são suposições de maus perdedores;

      A seis... um abraço!!!!

      Excluir
    2. Shadow, não tive a intenção de ser grosseiro, mas é que minha escrita é agressiva.

      Disse que o site é SEU, porque você tem uma coluna nele.

      Não há um empate técnico, a diferença é enorme para a Gleici em todas as grandes enquetes. Minha formação é estatística e sabemos que é quase impossível todas estas enquetes reunidas pelo Votalhada darem um resultado errado.

      Imagino que Tomahawk seja algum míssil que os States lançaram no Oriente Médio, mas não entendi a alusão mesmo.

      Sim, qualquer um que ganhar fez mesmo por merecer.

      E não concordo que seja coisa de perdedor. Afinal, eliminações misteriosas e, honestamente, impossíveis de terem acontecido, já foram promovidas pela Globo. Basta lembrar que a Gy e o Rafinha estavam empatados na final do BBB8 e eles deram mais tempo para desempatar. Qual a probabilidade de uma votação com milhões de votos empatar? Isso é estatísticamente quase impossível. Isso pra citar apenas uma das boninhadas que já ocorreram ao longo da história! Mas vamos tocer para isso não acontecer e a Gleici confirmar a vitória. Apesar de eu achar que a Globo vai mesmo manipular o resultado para o sírio vencer.

      Obrigado pela resposta, abraços!

      Excluir
    3. Marcelo,

      Tranquilo. Não levei para o lado da agressividade. Apenas coloquei a bola no chão.

      A alusão ao míssil foi simbólica. Representa a força que alguns argumentos têm, impossibilitando qualquer contra-argumentação, reação ou defesa. Quando alguém diz: "sinto como se tivesse levado um tiro", isso vem com uma carga tão forte, que faz com que o outro se sinta culpado e, o pior, que os outros o vejam como culpado, mesmo sem que ele tenha uma arma nas mãos.

      Embora as enquetes não mostrem, a movimentação e o barulho que se sente nas redes sociais, é de empate técnico. Apenas uma impressão.

      As enquetes já falharam. Até porque, alguns preferem votar apenas no Gshow.

      Em São Paulo na eleição para Prefeito, o DataFolha dava como certo o segundo turno. Doria se elegeu no primeiro.

      Lembro da votação a que você se refere. Realmente foi bizarra. Ali aconteceu alguma coisa nos bastidores que desagradou. Era nítida a animosidade e rispidez até do Bial com a Gysele. Isso ficou muito claro num discurso que ele fez, associando-a a uma esfinge indecifrável. Mas, desta vez, não vejo isso. Creio que qualquer um dos quatro que vença, dará uma boa audiência, repercussão nas redes sociais e lucro na votação, afinal, é disso que se trata o BBB pra eles.

      Um abraço fraterno!!!

      Excluir
    4. Só pra finalizar o assunto: Gleici venceu todas as enquetes conforme postado aqui no Votalhada. E com larga vantagem no acumulado. Vamos ver! rsrs

      Excluir
  14. Como escreve bem a Shadow! Belo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mércia,

      Grata pelo carinho, minha querida!!! :)
      Bj.

      Excluir
  15. Onde assino? Parabéns pela análise perfeita do que foi este bbb. E que idéia brilhante esta de trazerem os pais de Kaysar pra final, seria demais. Kaysar Campeão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Avaiano,

      Creio que esta será uma noite de muitas emoções....

      Grata pelo carinho!!!
      Abs.

      Excluir
  16. Ah! Shadow, não sei se fico triste pelo fim ou aliviada, ufa. Depois de um BBB17 conturbado coma relação conturbada de Emilly e Dr. Marcos e os surtos do Dr., vem a Globo e se supera na escolha dos participantes do BBB18. A final poderia ser muito mais emocionante se a Dupla Lima não tivesse tropeçado nas próprias pernas.
    Gostei de Kaysar desde o primeiro dia (de repente é por conta sa descendência Sírio-Libanesa do meu esposo..sqn rsrs), gostei do jeito sem noçao e atrapalhado do garoto.
    Simpatizei com Ana Clara com o jeito sincerona da garota, mas que foi soterrado pelo chato do pai que jogou em suas costas a responsabilidades por suas atitudes toscas e a responsabilidade do jogo.
    Gleici quando voltou do quarto Farol deu a atender que revolucionaria o jogo e botaria pra quebrar, sqn.
    Voltou como uma Fênix renascida das cinzas porém as cinzas foram levadas pelo vento e a Fênix foi renascer em outro canto. Gleici virou parabólica de Ana Clara e o seu melhor foi colocar Patrícia no lugar que lhe cabia, fora do BBB18.
    Mas enquanto a Dupla Lima tratava de se afundar um pouco mais, Gleici por outro lado mostrou a sensibilidade de quem tem a vida castigada e se aproximou de Kaysar, bonito de ver.
    Apesar dos três finalistas terem protagonizado o BBB18, a disputa justa é entre Gleici e Kaysar e qualquer um dos dois que vença estou satisfeita.
    P.S. Meu sonho de consumo antes de acabar o BBB18 é ver os nomes dos dois escritos corretamente, difícil ler Gleice, Greice, Gleisi e até Glauce ou Kaisar, Kaiser e Kauser...kkkkkkkk
    bjs.....


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Silvia,

      De fato esta edição conseguiu reabilitar o BBB. A 17 foi de lascar. Parei de acompanhar na metade. Debandei pras minhas séries, rsss...

      Ana Clara é excelente. É aquela participante que passa autenticidade e verdade. Mas... nas últimas semanas se deixou influenciar pela gana e desatino do Ayrton em não ir ao paredão e chegar à final. Era só jogo, pressão, jogo, falsidade pra cima dos demais participantes. Retrocederam!!!

      A Gleici, por sua vez, era muito arisca com os demais participantes. A impressão que se tinha é que a parceria com a Ana Clara lhe bastava. Também sabe ser rancorosa sem causa. A antipatia dela com a Jéssica era injustificada. E o mimimi de "eu vou pro paredão" "vão votar em mim"... mesmo sem estar ameaçada, era pra lá de cansativo.

      Ao final se aproximou do Kaysar. Mas, também com seis ou cinco na casa, não tinha como continuar sem falar com ele. Foi ela a primeira a dizer que por ele não ser brasileiro, não seria merecedor do prêmio. E... veja como são as coisas... acabaram descobrindo coisas em comum.

      Kaysar entrou com uma história e um discurso muito fortes. Ofuscou qualquer outra narrativa que os outros tivessem para contar. Nesse sentido, desequilibrou. As chances nunca foram iguais pra todos.

      Mas concordo. Qualquer um que ganhar, estará de bom tamanho. Todos eles já conseguiram alavancar o seu futuro. E, uns mais outros menos, conseguiram divertir sem estressar o pessoal do sofá.

      kkkkk.... Verdade.... A derivação de nomes foi icônica também.

      Gostei muito de trocar ideias com você!!! ;)

      Um abraço fraterno!!!

      Excluir
  17. Shadow, realmente o Kaisar foi esperto com aquela expressão do tiro, que a Globo fez questão de ficar reprisando, mas foi como tantas outras coisas forçadas que fez no programa. Mas, nesse jogo em que já sabemos quais são nossos favoritos, algumas pessoas brilham e farão falta assim como nossos BBBs : você, Acioli e o Frank. Meu carinho todo especial à você a quem gosto de ler, que possue não só o dom das palavras, mas de expressar tão bem os sentimentos de tantas pessoas e que é sempre tão querida em suas respostas aos nossos comentários.Até o ano que vem, se Deus quiser, com mais um programa e a expectativa de torcermos para o mesmo brother. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnnn... Ginacrove, que lindo!!! Muito obrigada pela referência.

      Todos que passam por aqui, deixando o seu carinho, opiniõs e comentários, também brilham neste espaço. Acredite!!! :)

      Até a próxima minha querida.
      Um abraço carinhoso!!!

      Excluir
  18. Eu vejo essa edição com o alivio de ver um programa que havia se tornado tão pesado nas ultimas 3 edicoes recuperar de volta a leveza e a competitividade. É certo que houveram alguns equivocos, como o twist da falsa eliminacao, mas de forma geral, o BBB18 veio pra recuperar a imagem que foi estilhaçada pelas edições passadas. E recuperou. Tanto que a audiencia foi muito boa esse ano. Ano que vem esperamos ainda melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, este BBB conseguiu recuperar a vontade da gente continuar assistindo. Houve alguns tropeços e equívocos, mas o saldo final foi positivo.

      Gostei das edições, muito bem feitas. Gostei do Thiago Leifert imprimindo sua personalidade. Gostei da casa. Amei o aquário no confessionário. Que lindo!!! Amei as casinhas de passarinho no jardim...

      Quanto às provas, creio que os estagiários rsss.. poderiam ter tido mais ousadia no Jogo da Discórdia e o BigFone ter sido utilizado com mais criatividade. Mas, no geral, foi bom também. Até recordes fora batidos!!!

      Quando a atração é boa a audiência corresponde. Depois de um dia de trabalho as pessoas querem espairecer, não ficar ouvindo brigas, xingamentos, agressões, baixaria, libidinagem, como se viu nas últimas edições.

      Grata pelo comentário!!!
      Abs.

      Excluir
  19. Belo texto shadow! hoje torço pelo kaysar mesmo sabendo que a votação será pau a pau! Se Gleici vencer não ficarei triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilvan,

      Creio que esta será uma noite de muitas emoções. Diante disso, o resultado final será apenas um detalhe. Aguarde e verá.
      Todos, os quatro, já entraram para a história do BBB.

      Grata pelo comentário e o carinho!!!
      Abs.

      Excluir
  20. Ola shadow eu fiz um comentário e me despedir de você mais não foi,não vou sentir saudades desse BBB,mais dos seus textos sim,não estou votando em ninguém mais se kaisar ganhar vou ficar feliz,já que vê uma pessoa morar numa casinha hulmide e ter seu bom emprego e ser feliz, é bem melhor do vê as cenas de uma guerra sangrenta,onde não existe alvos específico é quem estiver na frente,idoso i crianças,doentes hospitais em fim,enfin morar numa casinha humilde na a mesma coisa que viver numa guerra,por isso se ele ganhar vou ficar feliz mais não pretendo votar e nem vou sentir dausauda desse bbb,agora de lê seus textos sim,te desejo felicidades e muito susseso um grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnn... Maria Oliveira, também vou sentir saudade da tua presença e comentários sempre tão espirituosos.

      Ganhando o prêmio máximo ou não, esteja certa de que todos eles - a partir de hoje - irão realizar seus sonhos.

      Tua companhia durante estas semanas foi muito especial pra mim.

      Fique com Deus minha querida.
      Um forte abraço!!! :)

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.