02 abril 2018

Do Cantinho da Shadow: BBB18 - Quem é quem nesse picadeiro???


“Vai, vai, vai começar a brincadeira
Tem charanga tocando a noite inteira
Vem, vem, vem ver o circo de verdade
Tem, tem, tem picadeiro de qualidade”...

A festa circo não poderia ter sido mais temática e ilustrativa, sobre os rumos desse picadeiro chamado BBB.

Entre o trapezista, Zezinho do Trombone, palhaço, domador, bailarina... sem a purpurina das primeiras semanas, a cada desafio eles vão revelando suas idiossincrasias, contradições e... seu lado oculto... antes que o espetáculo termine.

Só não vê quem não quer ou é cego. Azar daqueles que se deixaram ofuscar, logo no início, pelos encantos e histórias folhetinescas de alguns, abafando com aplausos o desenrolar de narrativas verdadeiramente interessantes, feita de pequenos gestos e grandes performances.

A última prova do líder foi bastante reveladora nesse sentido. A começar pela divisão inicial dos grupos.

Ali estava a atual configuração da divisão na casa, com Paula começando de um lado e depois trocando com o Viegas, terminando em outro, para rapidamente se arrepender da escolha feita. 

E o arrependimento se confirmou. Ana Clara, Gleici e Wagner não sabem trabalhar em equipe. Fato!!! Cada um com diferente grau de individualidade, egocentrismo e soberba, não sabem partilhar, se organizar e unir forças. São aqueles que esperam ganhar com o erro do outro. Paula era um peixe fora d’água dentre eles.

Basta analisar o desempenho e coordenação de Jéssica, Kaysar, Viegas e Breno. Um não atrapalhava, batia cabeça ou trombava no outro. Em pouco tempo estavam repartindo as tarefas, colocando os objetos no bagageiro com planejamento, concentração e sem alarido. Cada um era responsável por determinadas peças, cabendo também a Jéssica o papel de apertar o botão a cada rodada. Trabalhar em equipe é isso. Cooperação, foco e esforço coletivo para cumprir uma tarefa. 

Aliás, eles gabaritaram nesse quesito e em outros mais. Que show deram esses quatro!!!

Não há quem tenha deixado de reconhecer o fair play do Kaysar ao devolver a mala voadora ao grupo adversário ou deixado de se impactar com a atitude do Breno, esgotado fisicamente, ao permanecer no carro por saber que esse prêmio faria diferença e era importante para o Viegas. Por outro lado, a atitude do mesmo Viegas para com o Breno, tranquilizando-o quanto a uma possível desistência, caso ele não suportasse mais. Isso é ter nobreza de caráter. Isso é saber fazer o espetáculo. Isso é o que queremos ver, até por estarmos carentes de gestos como esses no dia-a-dia.

Algo que grita diante da reação do grupo eliminado, com Gleici e Ana Clara responsabilizando a Paula pela eliminação. Oi???? Péra lá!!! Quem colocou a mala atravessada e no lugar errado pelo que se viu foi a Gleici. E a outra é a culpada??? O que esta poderia fazer quando integrantes do seu grupo não ouvem, impõem??? Adiantaria a Paula tentar organizar os objetos??? As outras duas deixariam??? Afinal, em seu ego inflado, elas fazem “tudo certo”, errados são sempre os outros. E o mais feio talvez tenha sido a fala do Ayrton para a filha: “Mas continua tudo igual, né?. Todo mundo junto!”. Aiaiai... Quer dizer que o importante é Paula votando com eles??? E onde estão aquelas pessoas que não “combinam voto”, são puras de coração e imaculáveis?!?

Pois é....

Com relação à prova do líder, mais um adendo. Não dá pra falar dessa prova, sem mencionar a incrível capacidade de superação, determinação, sintonia, leveza e força interior da Jéssica e do Kaysar. Em especial, da Jéssica, que na etapa final teve que carregar os objetos mais pesados e que estavam mais distantes. Quase trinta horas na prova de resistência!!! Que desempenho fantástico desses dois no picadeiro!!!

Por sua vez, a grandeza de espírito que se viu entre os dois se contrapôs ao sentimento baixo e mesquinho do Wagner. Alguém me diga: Quem após ver Jéssica deixar a prova fisicamente esgotada e o Breno quase sair com soro na veia, teria coragem de colocar os dois para cumprir o castigo do monstro??? Quem??? Só alguém muito frio, desumano e com pouca empatia pelo próximo. Pois é... o Wagner mais uma vez não decepcionou. Apesar de haver outros mais descansados, que sabidamente poderia ter indicado, optou por aqueles que estavam fatigados e debilitados. Sem palavras!!!

“Corre, corre, minha gente que é preciso ser esperto 

Quem quiser que vá na frente, vê melhor quem vê de perto”...

Ver de perto é o que está faltando para boa parte do público. Logo na primeira semana muitos se deixaram seduzir e envolver pela história externa de alguns participantes, em especial do Kaysar, Gleici, Ayrton e Ana Clara. Algo até certo ponto injusto com os demais participantes, que tiveram de correr atrás, para construir e seduzir com suas próprias narrativas.

Kaysar despertou interesse antes mesmo de começar o reality, por ser um participante refugiado da Síria. Confesso que tenho minhas dúvidas sobre tudo o que se fala a seu respeito. As pessoas poetizam e dramatizam demaizzzz... Ele mesmo extrapola às vezes no choro forçado sem lágrimas, gritos, garrafinha falante e atitudes incoerentes em relação ao que parece ser um discurso pronto e premeditado. No entanto, quando se olha para a sua participação no reality, o que se vê é uma pessoa de bons sentimentos, fiel a suas escolhas e alianças que ele compôs, mesmo ciente de que seus aliados estão sendo eliminados, um a um. Essa lealdade merece ser valorada e é o que de fato conta, ou deveria contar, dentro do BBB. A sua aproximação com a Jéssica trouxe novo frescor aos dois. Eles são engraçados, divertidos e possuem algo muito importante em um confinamento: têm capacidade de se reinventarem.

Gleici, por sua vez, desde o início é rotulada como a participante coitadinha, carente e pobrinha, merecedora do prêmio por sua condição econômico-social, apesar de ter um cargo em comissão em seu Estado, frequentar a universidade e ter uma militância atuante na política que promove, inclusive, “tombar a Rede Globo”. Vixe!!! Admito estar tentando entender até agora, onde está a coitadinha, carente e pobrinha. Pobre e desvalido é quem mora debaixo da ponte. Além do mais, o que deve contar é o espetáculo e o que cada um traz de si pra dentro da casa. Nesse sentido, Gleici apresenta muito pouco. Não fosse a Ana Clara, provavelmente a moçoila continuaria só, num cantinho, tentando fazer a linha da excluída, embora se comporte lá dentro como uma “madame”. Em nada colabora para a organização e limpeza da casa, sequer lava o copo que usa, nunca fritou um ovo, e nas raras vezes em que se serve de alguma coisa, o faz pensando unicamente nela, não nos outros. É sabido que aquilo não é concurso de quem varre mais o chão ou lava pratos, como também não é de quem é candidato ao Bolsa Família.

No entanto, também faz parte da convivência cuidar do ambiente e colaborar com os demais nas atividades, algo que ela não sabe e não quer fazer. Ter ido para o “quarto do secreto”, a tornou mais intratável, intragável e intransigente do que já era. Soberba sobra ali!!! Afff... E agora parece querer disputar com o Kaysar quem tem a história de vida mais triste, miserável, desgracenta e blábláblázzzzz... Haja paciência pra tanto mimimi, vitimismo e sofrência!!!

A pior coisa que poderia ter acontecido à Ana Clara foi a vampirização e o grude de Gleici com ela. Aquela Clara iluminada, alegre, sensível e desencanada do início, se foi para dar lugar a uma pessoa rancorosa, intolerante e azeda. Como é possível estar num lugar, ignorando e deixando de cumprimentar algumas pessoas?!? Onde foram parar a educação e a polidez necessárias para conviver em grupo?!? Poucos são os momentos que a Ana Clara de hoje faz lembrar a de algumas semanas atrás. Ela e sua linda voz no karaokê, foi um desses raros e encantadores momentos, a contrastar com sua fúria direcionada à Jéssica na noite de ontem, após a votação. Mais uma vez, Clara deixou-se cegar e culpou a pessoa errada. Não por acaso, o alvo foi a participante que a Gleici tanto desdenha e inveja. Porém, o descontentamento, decepção e frustração da Clara não foram motivados pelo voto ou justificativa da Jéssica, mas pelo voto do Breno nela, que o orgulho e a vaidade feminina a impediram de admitir.

Ana Clara e Ayrton, é a outra história que o BBB apostou. Ambos vivendo a relação pai e filha com os conflitos e diferenças a ela inerentes. Talvez tenha sido a narrativa inédita e mais interessante que já se viu em todas as edições do reality, mas que nas últimas semanas se perdeu por conta da arrogância e do clima de “já ganhou” de ambos. Ayrton e Ana Clara subiram no salto junto com a Gleici.

Não há nada pior do que a sensação de “estar por cima dos outros”. Quanto mais alto a pessoa se coloca, maior é o tombo, já diz o dito popular.

Ambos, assim como a jovem acreana, não aceitam ser votados. No entanto, votar nos demais é refresco, não é mesmo???

Ao final da votação o Ayrton dizer que Jéssica e Kaysar seriam suas últimas opções de voto, sendo que já colocaram a moça no paredão e cogitaram indicar o Kaysar, foi de uma falsidade ímpar. Nem a Paula é a última opção deles, a gente sabe. Toleram a jogadora para garantir o voto coletivo, que eles dizem não combinar.

O fato é que Ayrton, hoje, se julga o dono do jogo, com direito a formar os paredões, determinar o eliminado da vez e ter o controle absoluto do jogo. Menos... bem menos... Querer que a filha sorria, quando está mortificada e cheia de rancor, assoprando por trás da porta entreaberta pra ela: “lembra que é um jogo”, coloca por terra a transparência, verdade e honestidade com que diz jogar.

Ao final... quem diria, Jéssica tem sido a grata e grande revelação. Não apenas por sua garra e tenacidade nas provas. Mas, pela história construída. Diante da eliminação da Jaque, seguiu em frente. Após a saída do Lucas, seu escudo até então, respirou fundo e tentou se posicionar novamente no jogo, ao invés de ficar choramingando pelos cantos. Sem deixar de estar próxima à Paula, sua aliada desde o início, aproximou-se daqueles que lhe deram abertura para encontrar-se. Isso é ter resiliência!!! E o mais prazeroso nos últimos dias tem sido acompanhar a sua parceria com o Kaysar. Em meio ao jogo pesado e permeado de desconfiança e rancor que essa edição se tornou na reta final, eles têm sido o refresco, a leveza, o riso, o companheirismo, o lúdico que esse tipo de reality necessita e encanta.

“Vai, vai, vai terminar a brincadeira
Que a charanga tocou a noite inteira
Morre o circo, renasce na lembrança
Foi-se embora e eu ainda era criança”.  


Shadow / Mariasun Montañés
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@Shadowtweetando




101 comentários:

  1. Cade a torcida das pessoas???? questoes politicas partidarias para definir voto, torcida. que saudade do BBB qdo a gente torcia por quem se identificava mais, pelas atitudes que tomavam na casa e nao pq nasceu num pais, ou num estado, ou por politica. desanimador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário.
      De fato, atitudes e condutas são o que deveria fazer um campeão. Tudo o mais é fanatismo e prejulgamento.

      Abs.

      Excluir
    2. Parabéns shadow vc foi perfeito no comentário. Coisas q eu gostaria de dizer mas n tenho sua inteligência ora colocar tão certinho as palavras para q todos entendam. Vc foi o máximo no comentário. Espero q todos entendam q vc tem toda razão. Parabéns.

      Excluir
    3. Ah Vida... você sempre tão querida!!!

      Grata pelo carinho!!!
      Beijo.

      Excluir
  2. Shadow, você disse tudo que eu não soube dizer. Seu texto me lavou a alma, seu equilíbrio em suas análises, sua imparcialidade só reforçam a admiração e o respeito que sinto por sua pessoa. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eva,
      Grata pela presença e o carinho de sempre, minha querida.

      Com minha admiração e respeito, recebe o meu abraço fraterno!!! :)

      Excluir
  3. Votalhada publica nosso comentário, depois retira do comentário... cadê a liberdade de expressão crítica? Quer dizer que só pode publicar se for para elogiar? Me desculpe, mas isso é falta de respeito com o público. Criticar um texto não é criticar a pessoa, mas criticar o que ela escreveu e isso não sugere ofensa, porque se for assim, o texto dela é tão ofensivo quanto uma crítica mal feita aqui postada ao texto dela. Quando alguém publica algo para o público ler, ela tem que estar preparada para críticas e elogios. DCLP não poda ninguém nem de criticá-la. Acho que falta muito amadurecimento para saber lhe dar com críticas aqui neste site. Tou fora... isso é também uma falta de respeito com quem pensa diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tendo a ligação mais estreita com o Votalhada você poderia ter enviado um e-mail perguntando o que havia acontecido.

      Não, preferiu vir aqui e descarregar uma raiva sem razão nenhuma.

      Sim, não é o mesmo texto.
      Eu errei ao publicar a postagem dela com o texto errado e exclui a postagem anterior. Por consequência, os 5 comentários que tinham foram excluídos.

      Mas, aqui é assim, ninguém quer saber de nada dos outros. É meter o pau e pronto...
      Não pensei que o Votalhada te fazia tão mal assim.

      Excluir
    2. Luís Lima,

      Maracujina e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Recomendo.

      Na ânsia de destilar sua raiva, sabe-se lá a quem, sequer se deu conta que o texto onde comentou, era outro e publicado por equívoco. Anteriormente postado em 19/03, já comentado por você e respondido.

      Lamento por tua falta de respeito, em especial ao Luís, que abriu espaço a você para publicar seus textos sem censura. E lamento também por você.

      Mais tolerância e amadurecimento. Será mais feliz, garanto.

      Fica na paz!!!

      Excluir
    3. Poderia sim... ter enviado um email para vcs, mas publiquei vários comentários aqui que vcs não publicavam e apenas liam, sendo mais rápido então a comunicação. Inclusive este comentário vcs publicaram porque quiseram, porque era somente para vcs lerem. Porque tinha certeza que não iriam publicar pelo conteúdo. Como tinha esta certeza, fui duro com o Votalhada na crítica. Agora também não sou adivinho de saber que o texto tinha sido retirado, logo os comentários também. Poderia ter avisado da retirada do texto, evitando de eu fazer esta crítica. O Votalhada nunca me fez mal, inclusive fiz vários elogios aqui sobre a conduta do Votalhada de não publicar comentários políticos, ofensas desnecessária etc. Só que desta vez fiquei indignado porque o comentário que eu fiz não havia nenhuma ofensa à autora do texto, mas uma crítica ao conteúdo do texto como um verdadeiro tratado moral e político contra Gleici, com viés partidário. Fui precipitado? Pode ser. Mas como falei não poderia advinhar que o texto tinha sido retirado. Então, é melhor eu me retirar daqui, para a felicidade de alguns, no entanto, me despedindo de Focus, que sabe muito bem separar o Ser Gleici do partido que ela é filiada, não partidarizando sua participação ou sua crítica ao jogo, e a Butterfly, que tem uma sensibilidade ética incrível de não ofender ninguém, nem mesmo quem não gosta no jogo BBB. Se esqueci mais de alguém, um abraço. E ao Votalhada, desculpe minha sinceridade que pode parecer ofensiva, mas não é, é critica mesmo. Esse meu senso crítico é fruto da vivência em academia que é o locus da crítica construtiva-destrutiva (destrutiva não no sentido pejorativo).

      Excluir
    4. Luis Lima! Não vá embora! Senão, os pró-Kaysar vão dominar o Votalhada.

      Excluir
    5. parabens votalhada, parabens a alguns donos do blog e respinsaveis por ele, entendo que vcs passem a visao imparcial do que acontece, vejo de alguns a nescessidade ferrenha de inverter a historia de la de dentro sendo formadores de opiniao ate inventando certas coisas como ja percebi,sobre alguns comentaristas erram a mao e sao grosseiros e confundem torcer em prol de impor sua raiva em defesa de A ou B .chegam ser hilarios , esta cim pena dela leva pra casa

      Excluir
    6. Fernando Falcão, grata pelo carinho!!! :)
      Abs.

      Excluir
  4. Aí Shadow, que delícia ler vc ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Elizabeth, que delícia ter você aqui!!!

      Bj.

      Excluir
    2. shadow te admiro de montao, vc analisa com olhar critico justo sem fanatismo parabens

      Excluir
    3. Fernando Falcão, é sempre bom receber feedbacks como esse.
      Grata meu amigo!!!

      Excluir
  5. Uma leitura objetiva e cristalina longe do fanatismo que acompanhamos pelas redes sociais parabéns Shadow !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André Luiz, grata pela presença e comentário.

      Abs.

      Excluir
    2. Impecavel texto Shadow
      Gratidão 🙏

      Excluir
    3. Rita Eduardo, grata pela presença.

      Namastê!!!

      Excluir
  6. Shadow, mais uma vez, simplesmente brilhante! Parabéns, mil vezes parabéns! Você disse absolutamente tudo que eu venho vendo e tentando dizer, mas não com essa maestria, rs. Concordo com cada vírgula! Adoro sua leitura. É simplesmente perfeita. Lavou a alma! Bjo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acioli, você sempre tão carinhosa.
      Deixo aqui o meu carinho e admiração. <3

      Beijão!!!

      Excluir
  7. Eu só posso aplaudir sobre esse texto.
    Muito obrigada Shadow.
    Adorei!
    Concordo com absolutamente tudo!
    O mais triste disso tudo é que Gleici e Ana Clara estão virando (se é que já não são consideradas) as Emilys dessa edição.
    Triste demais.
    Lamento muito pelo jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo carinho Damia.

      A certeza do favoritismo pós quarto secreto e a simbiose entre Ana Clara e Gleici, estão ofuscando o brilho e a alegria inicial da Clara. Até a sua expressão mudou. Pena!!!

      Bj.

      Excluir
  8. Maravilhoso texto, é leituras assim que faz a gente entender que torcer nao é para ser fanatismo mas saber analisar cada erro e cada acerto!! Parabens demais pelo texto que nos acalma como um bálsamo em meio a torcidas loucas como estamos vivenciando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubia,
      Você pontua algo importante: o fanatismo. Ele de fato cega as pessoas. Impede de desfrutar e acompanhar o desempenho de cada um, a partir de seus erros, acertos, fragilidades e superações.

      Grata pela presença. :)
      Bj.

      Excluir
  9. Saudades de quando as pessoas torciam e não ficavam procurando algo do adversário pra fazer sua campanha de ódio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      Saudade também de quando as pessoas torciam realçando as qualidades de seu favorito, sem recorrer a fake news para denegrir e desmerecer os adversários. Está se perdendo a capacidade de torcer com civilidade e ética.

      Grata pela presença!!!
      Bj.

      Excluir
  10. Parabéns ! Ótima visão de jogo, sendo totalmente imparcial e é tudo que estou vendo no ppv desde o início

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhauhau... Grata pelo feedback!!!

      Um forte abraço!!! :)

      Excluir
  11. Disse tudo! Nada a acrescentar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Texto absolutamente perfeito!!!

    ResponderExcluir
  13. Shadow, foi um texto brilhante! No mesmo dia, ler dois textos de tamanha qualidade (o seu e o da Acioli) foi extremamente gratificante, e um excelente motivo de continuar acompanhar o votalhada junto com o BBB. As vezes, me divirto mais aqui do que no programa rsrs e sem falar que muitas discussões aqui acrescentam muito na maneira com que observamos as pessoas lá dentro do jogo. Infelizmente, retiro a torcida que tinha por gleici e família. Não consigo mais me identificar com elas e nem admirar, e nem ao menos me divertir... logo, não sobra nada que me motive a querer ver elas. Obviamente, neste paredão voto contra wagner por achar ele o pior de todos lá dentro, desde o início. Nunca me enganou. Atualmente, gosto da Paula, que parece estar se encontrando no jogo novamente, admiro e gosto muito da jessica e do kaysar que, creio eu, estão progredindo bastante também (e pensar que não gostava desses 2 kkk). Atualmente, adoraria uma final Paula, Kaysar e Jessica. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      A vantagem de não ter participante de estimação é essa que você descreve. Poder acompanhar o progresso dos participantes a cada semana e reavaliar a forma de enxergá-los. Essa dinâmica é o que torna o reality atraente.

      Grata pela presença e excelente comentário!!!
      Abraços!!!

      Excluir
    2. Rodrigo querido, não posso deixar de agradecer novamente! É muito bom ter você aqui com a gente! Eu fiquei triste com Ana Clara e Papito. Gosto tanto deles que me entristece ver que estão se perdendo. Foi justamente a essência de Ana Clara, que me fez olhar a Família com olhos amorosos. Shadow conseguiu sintetizar muito bem, Gleici é amiga vampira, e esse tipo de amizade oprime. Uma pena mesmo. Um beijo, c queridos!

      Excluir
  14. Shadow,parabéns lindo texto.
    Que bom ter prazer de ler seus textos, sempre muito profundo, esse então perfeito. Estou ansiosa pra virar a pagina desse livro bbb.
    Esperando pra ler o final.
    É muito bom ler seus textos, parabéns arrasou!!bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, grata pelo carinho!!!

      Aguardemos pra ver o que nos reserva o capítulo final...

      Beijão!!!

      Excluir
  15. Vc trocou o texto? Só uma curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li,sim. Porque ela retirou algumas palavras. Por isso a pergunta. Não é aquele texto anterior q critiquei dizendo q era um verdadeiro tratado político e moral contra Gleici. E aí me comentário desapareceu.

      Excluir
  16. Gosto da relação Breno e Paula tambem, e só ali dentro. Queria muito que a familia saisse.
    Texto otimo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lore, grata pelo comentário e o carinho!!!
      Bj.

      Excluir
  17. Desculpa, Shadow, mas em qual canal tá passando esse BBB que você resumiu? Huahua... Jéssica? O jogo da Jéssica é pura e simplesmente se aproximar de todas as pessoas que votaram nela no último paredão pra evitar ser votada de novo, e também ficar nesse chove não molha com os rapazes que têm mulher esperando fora da casa. E tem dado certo, viu?! Aliás, embora Patrícia tenha sido uma mala sem alça na casa, ela não merece ver isso que vem acontecendo... por Kaysar e Jéssica tanto se dizerem amigos dela. Então o Kaysar dizia que só começaria algo com Patrícia se tivesse certeza, e agora ele passa por cima, simplesmente? Quanta falta de respeito! Se você acha que isso que a Jéssica vem fazendo é se reinventar, eu nem sei mais de nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica ganhou prova de liderança em dupla com paula, ficou quase 30h numa prova de resistência, montou o paredão de ontem, ganhou mais visibilidade na edição, conseguiu aliança com viegas, que votava sempre nela e garantiu que wagner, o cara que mais odeia ela, vai ser eliminado em um paredão com oponentes fortes. Se isso não é se reinventar, talvez seja você que não esteja vendo o bbb certo! Abraços

      Excluir
    2. Então... você falou o que eu disse, só que parecendo flores. Magnífico conseguir uma aliança com o Viegas, uau! Que inveja! Acho que foi o contrário, viu?! Viegas tá fazendo qualquer negócio. Aliás, Viegas é o máximo. Se reinventou altamente também, seguindo essa lógica! Uau!

      P.S.: Realmente, Jéssica tem uma resistência monstra. Mas não foi sobre isso que falei.

      Abraço!

      Excluir
    3. Pode ser, A. Não considero Viegas grande coisa, odiei o "jogo da invisibilidade" que ele fez pra durar no início do programa... mas ele até que tá resistindo ne. E a jessica, eu não gostava, mas mudei de opinião. Talvez o que eu listei aqui como coisas que eu considero méritos, não sejam tão relevantes na tua opinião. Isso é normal, se tratando de bbb, ter essas divergências de opiniões. Enfim! Abraço

      Excluir
    4. "A" você só verá a narrativa da Jéssioa, se se desarmar.

      Ela soube se reinventar ao ponto de superar a brutal rejeição inicial. Construiu uma narrativa consistente desde um início pífio onde era uma das três meninas poderosas, até superar as perdas de aliados e desafios com habilidade admirável. Sem contar, que tornou-se a rainha dos memes da edição com suas hilárias citações a la Chaves.

      Quanto à proximidade com Viegas é inegável que a prova de resistência os aproximou. Assim como é certo, que ele é melhor aliado que os outros, para os quais ela não passa de um peão descartável e estão fechados entre si, havendo inclusive já votado nela para salvar o Caruso.

      E além disso... construiu nesta reta final uma linda parceria com o Kaysar. Um está fazendo muito bem ao outro. E não há aí falta de respeito ao fantasma da Patrícia, haja vista que eles continuam no jogo e uns dependem dos outros ali.

      Abs.

      Excluir
    5. Primeiro, não tou armada. Segundo, não estamos falando do mesmo BBB, desculpa. Ou não assiste, ou deve ser torcedora da Jéssica.

      Fica com Deus. Fui!

      Excluir
    6. "A", como já dito acima desarme-se até para poder argumentar. Dizer deve ser torcedor deste ou daquele não é argumento.

      Vai na paz!!!

      Excluir
    7. A se ela fosse mais educada kkkk

      Excluir
    8. Não admiro de maneira alguma a Jéssica, na verdade quem a definiu melhor foi o Caruso, vai se aliando a quem convem pra se manter no jogo. Tadinha pode conseguir chegar na final, mas será no máximo a terceira. Respeito a opinião de todos, mas não vou torcer pra gente sem personalidade, sempre admirei que m jogou sem medo e disfarce: Jean, Dhomini, Dr. Gê. Permaneço e tenho orgulho dos meus candidatos mesmos que saiam: Mahmoud, Ana e Gleice.

      Excluir
    9. Olhe Alexsandra, de tadinha a Jéssica não tem nada. Pode-se gostar ou não dela, mas ali, foi quem mais teve que se reinventar. É guerreira. Não tem como ignorar, muito embora outros participantes causem mais frisson.

      Massumi, Dhomini, Dr.Gê, Alberto Caubói, de fato, foram grandes jogadores. Tanto é que até hoje são lembrados.

      Grata pela presença.
      Bj.

      Excluir
  18. Shadow, Parabéns pelo texto!!!

    Limpo e leve de ler !!!

    E meu preferido é o kaysar independente de resultado !

    Você foi top dez !


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnn... Grata Roberto Barral.

      Jogo que segue... Acompanhemos...
      Abs.

      Excluir
  19. Gostei do texto!!
    Não concordo muito com relação a Jéssica, não gosto muito dela, devido a algumas atitudes. não gosto quando falam que Kaysar está atuando, impossível fazer isso por 24h/dia por 3 meses. Continuo gostando do Kaysar, Gleici e Paula, pois apesar de tudo esses conseguem conversar e se acertar com o tempo. #ForaWagner(maior vilão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piedro, grata pela presença e comentário.

      Abs.

      Excluir
  20. LL, não estou lhe reconhecendo... ou então não o "conhecia"... então eu estava certa qdo sugeri que passasse p o próximo post ao invés de ficar se detendo em bobagens? Com todo respeito a Shadow, e eu estou sendo sincera, esse é o primeiro texto dela q eu li, e o considerei simples. Para mim, era apenas um texto q apenas romanceava o seu preferido, aliás, é o que todos nós acabamos fazendo de uma forma ou de outra... Aí, vem vc querendo rebater... que mania. cadê o LL q eu julguei ponderado? Vou contar um segredo: postei um comentário desejando-lhe boa páscoa e fazendo mil elogios e o votalhada por algum motivo misterioso não publicou - acho, não tenho certeza, mas deve ter sido por ciuminho, rs -, mas paciência... logo depois, não só não publicou, como tb apagou umas trocas de amabilidades entre minha pessoa e uma outra visitante, fiquei sem entender, mas depois eu vi que o votalhada foi sensato neste último caso, publicar bobagens, pra quê? pelo carinho que eu tenho pela pessoa que me fez escolher o votalhada para acompanhar o bbb, q é vc, me permito pedir-lhe que ponha em prática o q vc tem de melhor e reveja essas últimas reações...ah, qdo estiver conversando com o adm. pergunte a ele pq ele teve a audácia de não publlicar o texto em que eu lhe desejava feliz páscoa. bj no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa ! não tinha vindo aqui. tenho certeza que O Votalhada na sua essencia vai chegar junto com Luis ima também na sua essência vão se resolver.
      Luis Lima tem uma cultura muito elevada e combina bem com a Seriedade do Votalhada.

      Excluir
  21. Dois texto hoje no votalhada de lavar a minha alma perfeito Shadow belo texto é de tirar todos os chapéus o povo não sabe escolher nem síndico do prédio onde mora como vai escolher os melhores no realitys votação brilhante ontem se o asqueroso do Vagner não estivesse nesse paredão com certeza ia pra final já que é ficante da queridinha songa mongamja estavam torcendo pra ele ja prestou atenção que nem ela nem essa família gosta de ser votada? se acham as ultimas bolacha do pacote,só esqueceram que as últimas bolachas vem todas quebradas Farrelo mesmo, parabéns amei o texto não tiro uma vírgula.abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... Maria Oliveira, você e suas tiradas sempre geniais: "não sabe escolher nem síndico do prédio" foi 10.

      Quanto ao mais, de fato, Wagner iria longe ali com seu jogo esquivo e dissimulado, contando com a proteção dos "dubem". Kaysar seria o único a indicá-lo. Tudo conspirou a favor nesse paredão.

      Ayrton, Ana Clara e Gleici realmente estavam se achando a "última bolacha do pacote", acreditando ter o controle e o jogo nas mãos. A reação deles pós-prova do líder e pós-paredão foi proporcional à frustração que sentiram. A partir do twist do quarto secreto, acreditaram que poderiam continuar ali sem serem votados, eliminando a cada semana um a um dos indicados por eles. Isso tem nome: tombaço!!!

      É sempre bom vê-la por aqui!!!
      Beijo minha querida!!!

      Excluir
  22. Belo texto.!!! Só acho que o Kaisar realmente é uma pessoa Boa e está sendo o que ele é inclusive hoje disse que já dormiu no lixo. Lógico Teve na vida momentos de fartura,Só que passou muitas coisas ruins também .Parabéns é bom quando conseguem enxergar o que realmente acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone,
      Acho que as pessoas estão viajando muito com a história de vida do Kaysar. Alguns parecem ser CSIs empenhados em apurar até se ele caçou passarinhos na infância ou cabulava aula na escola. Tenha dó, né???

      O que importa não é se os participantes são ricos ou pobres, dormiram no lixo ou numa cama king size, se são nacionais ou não, o que importa é o desempenho, a narrativa que vão contando lá dentro, no período de três meses. A partir do momento em que são selecionados, todos são iguais e candidatos ao prêmio. Tudo o mais é bobagem e especulação.

      Grata pelo carinho e comentário!!!
      Bj.

      Excluir
    2. Concordo, obrigada. Bj

      Excluir
  23. Shadow! Entre no tópico "Frank Killer: Ana Clara-Ayrton x Caruso x Kaysar" (neste Votalhada) e leia, na seção "Curiosidades", uma postagem onde escrevi " Shadow! Agora é 27 de março de 2018 (terça-feira) e não vi o "Cantinho do [da] Shadow" que, geralmente, é publicado na segunda-feira. Estou postando aqui que senti falta do teu "cantinho". ".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, você sempre tão atencioso. Não vi o recadinho que deixou pra mim. Vou até lá pra agradecer.

      Grata pela lembrança!!! :)

      Excluir
  24. Bom dia, Shadow, me permite algumas observações aqui?

    A meu ver, a única pessoa que tem certeza do "já ganhou" é o Kaysar e vou dar um exemplo. No dia do paredão dele, estava de cuecas. Será que no dia a dia, ele vai ao cinema de cuecas? Para o trabalho? Ao médico? Isso me chamou muito atenção. Outras atitudes tb, mas só usei esse exemplo.

    Ayrton é viciado em BBB, tanto quanto eu...rs Lá dentro, desde o início, sempre falou para os outros participantes (eles ficavam raivosos, inclusive) que o Kaysar era um vencedor em potencial, por ser um cara "alegre", por ser refugiado, etc.

    Kaysar colocou a família no paredão pq vê nela um concorrente forte. A reação dele agressiva com o Ayrton, quando permaneceu na casa, me fez crer nisso.

    De todos que estão la dentro e dos que ja saíram, o único participante que pensa com a cabeça do publico aqui é o Airton. Ele sabe exatamente o que esta acontecendo aqui fora, e lá dentro tb. Tanto que esta batendo na tecla de um novo trio esta se formando, o que de fato aconteceu.

    A Paula era uma excelente jogadora (a meu ver), foi se envolver com o Breno, sumiu. Apagou total. O único objetivo dela hoje é beijar na boca e "retetê" embaixo do edredom. Parece que desistiu do jogo.

    Breno entrou na casa pra pegar todas, e agora mostrou uma faceta que eu não gosto. Se esta perto do Ayrton fala mal do Viegas e até concorda, vira as costas vai no Viegas contar tudo que o outro falou e mete o pau. Isso é com todos.

    Sobre o monstro, eu nunca daria a um aliado. Sempre para meus desafetos estivessem eles cansados ou não.

    Esse BBB esta sendo marcado por rejeições. Eu tenho certeza que no próximo ano o programa será muito chato. O povo que entrar não vai querer fazer panela, não vai querer combinar voto, serão todos amigos felizes para sempre. Capaz até de usar o seguinte discurso: " Sou feliz pq fui votado para o paredão."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea,
      Gostei do teu comentário por levantar questões interessantes e pertinentes.

      Com relação ao Ayrton. Ser viciado em BBB faz um bom participante e o ganhador??? O BBB tem receita pronta ou cada edição tem sua própria dinâmica?!?

      Kaysar faz tipo?!? Os outros, não?!?

      Kaysar colocou a família de forma premeditada??? Mas, a indicação dele foi no Wagner!!! Ah... ele desempatou. E a prova do líder, não contou no desempate?!?

      Um novo trio se formou. Ainda bem!!! Ganhou o jogo. Isso demonstra a imprevisibilidade da dinâmica de grupo. Agradeçamos!!!

      Quanto ao monstro, não, eu não o daria a quem acabou de voltar de uma prova de resistência por quase trinta horas com o corpo dolorido, extenuado, tendo dormido pouco. No entanto, a Jéssica e o Breno tiraram de letra. Não fecharam a cara, reclamaram ou ficaram de mimimi e se lamentando, como outros ali teriam feito. Gabaritaram!!!

      E sim, você está certa quanto à próxima edição. Ante o alto índice de rejeição este ano, tende a ser uma tediosa edição de esconde-esconde. A produção vai ter que ser criativa, rebolar e trabalhar muito pra não deixar flopar.

      Beijo minha querida!!!

      Excluir
    2. Olha eu aqui novamente!! rs

      O fato do Ayrton ou qq outro jogador ser viciado em BBB e ter assistido todas os outros programas anteriores não faz dele um vencedor. Foi só uma observação, pois sinto como se ele estivesse na casa assistindo o programa.

      Todos que entram ali criam seus personagens. Cada um conquista seu publico.

      A formação desse paredão foi combinada na festa. Kaysar sabia sim que daria empate. O grupo foi formado devido a saída dos outros participantes. Isso é ruim, não. O objetivo de todos é chegar na final para conseguir o premio, cada um escolhe o grupo que melhor terá proveito. Sorte de quem consegue o apoio do povo que vota muito aqui fora. Fico pensando, se cada pessoa pudesse dar um único voto nos paredões, a dinâmica do jogo seria outra.

      Quinta terá um novo lider. A dinâmica vai mudar,ou não.

      BBB sempre acaba sendo a luta do "bem" contra o "mal", inclusive estimulado pela produção do programa. Infelizmente.

      Excluir
    3. Perfeito Andrea. Parabéns!!!

      Volte sempre!!! :)

      Excluir
  25. Concordo com seu texto em relação a patética concorrência de sofrimento entre kaysar x gleice já passaram muitas historias tristes de vida pelo BBB, e nem por isso os protagonistas dessas historias se consagraram campeões... Mas todo ano a audiência adota uma temática para abraçar um preferido no da Vanessa foi o da lésbica protetora de animais, da emilly a moca órfã abusada psicologicamente pelo namorado rico e por ai vai...esse ano o tema é superação então se tem o refugiado sírio e a moca pobre que chegou a faculdade...infelizmente todos os outros ali viraram coadjuvantes...e por isso, apesar de vcs aqui detestarem eles, torço pela família, na verdade pela ana clara, que conseguiu reverter o quase impossível, uma rejeição da primeira semana, o Brasil todo levianamente sugeria um incesto, se lia coisas horríveis sobre ana...e hj fica claro nas redes sociais que ana é uma das favoritas...e isso pq soube jogar, argumentar...infelizmente com a gleice no encalço tirando um pouco de sua luz...e com um pai mega hiper chato que só atrapalha..quem aqui conseguiria depois de adulto conviver com um pai daqueles 24 horas de boa? Ninguém então nao da pra julgar o mau humor da ana...diferente do que disse em seu texto nunca vi essa soberba de já ganhou nela como se vê na gleice...muito pelo contrario no ultimo paredão estava certa que ia vazar...e a sua fúria na ultima votação foi contra si, por nao ter enxergado em Jessica uma inimiga...o que de fato Jessica é pq kaysar só escolheu a familia por influencia dela que a semana toda ficou falando os defeitos deles pra kaysar...Jessica é uma oportunista, e seu único mérito foi a ultima prova , de resto se aproxima de quem acha que lhe da proteção e usa a sensualidade pra arrumar parceiros de jogo...qto a Paula nao vejo essa pessoa maravilhosa que vcs vêem..é outra que nao tem historia propria, fora alguns cometários sensatos nao disse a que veio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vim dizer obrigada. Enfim, alguém que não contamina a avaliação geral com preferências particulares, invalidando todo o seu edifício narrativo. A má vontade com a beleza de coerência e capacidade crítica e auto crítica de uma recém pós adolescente como Ana Clara é o tom basal sob a maioria dos textos lidos. A guria e a mais jovem na idade mas vem ensinando como ser jogadora sem envergonhar seu autorrespeito. Poderá colocar essa participação no seu currículo sem constrangimento. Obrigada por também destacá-la dos meros caçadores de milhão.

      Excluir
    2. Olá Barbara,
      Você tem razão quanto à audiência. A cada ano, forma-se um fandom no entorno de temáticas, onde os deslizes, desvios e demônios do favorito são justificados com toda sorte de atenuantes e os dos demais como erros imperdoáveis. Não era assim nas primeiras edições. As torcidas torciam por pessoas.

      Se observar, cada um dos comentários aqui postados se referem a opiniões sobre o que está acontecendo hoje na casa, sem fanatismos ou agressões. Assim como o texto.

      As análises que faço se referem ao que acontece de semana a semana, sem apego a este ou aquele participante, por essa razão me sinto confortável para pontuar e retratar as nuances de cada um, suas contradições, seus acertos, seus equívocos, sua evolução, seu declínio, sua redenção e, neste momento, Ana Clara perdeu a intensidade do olhar e a leveza das primeiras semanas, mostrando-se intolerante e reagindo às contrariedades de forma desmedida; enquanto Jéssica se destacou e cresceu. Fato!!! Só não vê quem enxerga o jogo de forma seletiva.

      Também reprovei as insinuações de incesto. Pode ir lá trás e ler as minhas primeiras postagens.

      Ao contrário de você, não vejo que o Ayrton atrapalhe a Clara. Eles se complementam, inclusive, por ser a relação pai e filha o grande trunfo deles no jogo, pelo ineditismo. Muito embora, a sensação de poder e de ter o jogo nas mãos tenha ofuscado essa narrativa nas últimas semanas.

      Grata pela presença e troca de ideias.
      Abs.

      Excluir
    3. Bárbara Martins, concordo plenamente com você!

      Excluir
  26. Clap, clap, clap!!! Sensacional!
    Ainda ganhei um presente com a música O Circo, lembra minha infância. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo carinho Silvia.
      Essa música tem sabor de infância. Acho lindo este versinho:

      "Faço versos pro palhaço que na vida já foi tudo / Foi soldado, carpinteiro, seresteiro e vagabundo / Sem juízo e sem juízo fez feliz a todo mundo / Mas no fundo não sabia que em seu rosto coloria / Todo encanto do sorriso que seu povo não sorria"...

      Todo encanto do sorriso que seu povo não sorria... É tão profunda essa frase!!!

      Beijo minha querida!!! :)

      Excluir
  27. Matou a pau o texto. Vamos voltar duas semanas atrás e lembrar quem Ana Clara e Gleici escolheram no desempate para ir ao paredão junto com Diego e Gleici(escolhida pelo BF). Então todo o mimimi de ontém foi injustificavel...

    ResponderExcluir
  28. Belo texto Shadow
    Admiro pessoas inteligentes como você, que expõe as suas idéias sem denegrir ninguém,sem o uso palavras toscas e principalmente sem o uso do sarcasmo.
    As pessoas deveriam analisar o jogo como um todo e deixar o fanatismo de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Muito obrigada por suas observações e por sua presença. :)

      Beijo.

      Excluir
  29. Shadow, sabe quando a gente gosta demais de um dos participantes e não consegue esquecer sua trajetória no programa? Adoro a Ana Clara (seu pai é outro esquema rsrs) e acho que é a protagonista do programa. Claro que muita gente vai discordar disso. Mas opinião se discute e por isso estamos aqui.
    Acho um monte de gente sem graça demais lá: Jéssica, Breno, Viegas, Wagner e Paula. Aliás cinco bons jogadores, sabem ferrar legal as pessoas sem qualquer remorso, mas como sempre dizem: "é o jogo ou estão lá para jogar". Gosto de ver pessoas que jogam com o coração, que ficam com raiva sim como a Ana Clara ficou, se tinha razão de se sentir traída é outra estória... Penso que ela não esperava um voto do Breno nesse momento e o legal é isso, não fingir sentimentos. Ela poderia agir friamente e dizer: Ok é o jogo, mas isso não faria parte da personalidade dela. Não acho que ela seja arrogante do tipo que não queira ser votada ou melhor que não mereça voto. Ela é bem pé no chão, aliás. Foi a surpresa apenas aliada ao voto do Breno (não esquecendo que o cara de pau concordou em conversarem aqui fora).
    Por exclusão de jogadores, pois acho o Kaisar o maior canastrão que já apareceu em BBB (e tem quem engula arghhh), fico com a Gleice (que começou a dar mancada pela dedução de seu favoritismo, mas vamos ver como age daqui para frente) e a Ana.
    Seus textos, os da Acioli e do Frank são maravilhosos. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gina,
      Você se deixou tocar pela Ana Clara. :) Prepare-se para mais emoções, o programa entrou em contagem regressiva e ainda tem muita gente lá. Talvez haja dois paredões na mesma semana. Ufaaa... pra perder o fôlego!!!

      Grata pelo carinho.

      Um forte abraço!!!

      Excluir
    2. Oi Gina! Vim só agradecer, rs. O feedback de vocês é fundamental, e quando é positivo assim, é a glória, rs. Obrigada mais uma vez, querida. Bjo!

      Excluir
  30. Parabéns ,como sempre perfeita nos seus textos,gosto dos exageros do kaisar porque sei que é assim mesmo gosto de ver ele e Jessica como são alegres e leves nesse momento o bbb fica agradável de assistir..mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monteiro, grata mais uma vez por tua presença aqui.

      Abs.

      Excluir
  31. Sua análise e perfeita. Diego tinha razão qto ao adjetivar AC de soberba. Ainda tenho uma caidinha por Kaisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina,
      O grude com a Gleici está ofuscando e tirando a Ana Clara do rumo. As duas estão fazendo o que tanto criticaram na Patrícia e no Diego. Se isolaram dos demais e a algumas semanas só sabem reprovar o que os outros fazem. A ruivinha é mais do que apenas isso!!!

      Se você tem uma caidinha pelo Kaysar, deve ter gostado quando ele se tornou o líder da semana, não?!? Que prova foi aquelaaaa...!!! Essa prova foi um dos melhores momentos, se não o melhor, desta edição.

      Beijo minha querida!!!

      Excluir
  32. Perfeito, mas confesso q estou bem contente com Kaisar. E ao ler sobre AC lembrei do adjetivo do Diego ela sempre foi um poço de soberba. Adoro seus textos bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, então daqui a pouquinho você vai ficar mais contente. Quem ele indicou vai sair. Fez o certo. Aliás, que desagradável o Wagner tentando crescer em cima do Kaysar, chamando-o pejorativamente de "gringo". Aiaiai... Lamentável!!!

      Fique bem!!! Bjs.

      Excluir
  33. Parabéns pelo excelente texto, concordo com tudo que falou e queria ver os 4 finalista sendo Kaisar , Jessica ,Viegas e Breno que fizeram a última prova do líder juntos. Ia ser muito bom , eles são merecedores.

    ResponderExcluir