O BBB18 entra em sua reta final revelando que jogo de gente grande, aquele que mexe com as emoções, faz vibrar o pessoal do sofá, causa inquietação e expectativa pela imprevisibilidade do que virá, aquece as redes sociais, só aconteceu por conta de seus antagonistas.
À medida que eles foram sendo eliminados, Viegas com seu papo cabeça foi o último a sair, tudo o que povoou os nossos sentidos e emoções até então, se transformou num cansativo jogo de ciranda cirandinha.
Quando a edição tinha tudo pra explodir com o público sendo cúmplice dos agentes do caos, com seu jogo aberto para o pessoal do sofá, optou-se por uma edição enfadonha, povoada por gente pueril transformada em “fadinha”, fazendo birra e ficando de mau quando alguém cogita sua indicação ao paredão e, a um bedel dizendo como a turminha deve se comportar e votar, no tedioso recreio da quarta série que o BBB se transformou.
Onde está a “fadinha” ali, não sei. Porque as fadas ao menos têm sua função e elas são parte importante da narrativa dos contos infantis, que vai muito além de reclamar, fazer beicinho porque foi votada ou bater o pezinho e ficar revoltadinha porque foi contrariada. Aliás, se as fadas assim se comportassem nas histórias, as crianças começariam a torcer pelas bruxas.
Sob a perspectiva da dinâmica do BBB hoje, chamar Gleici e Ana Clara de fada, chega a ser ofensivo às fadas criadas por Charles Perrault, Irmãos Grimm e que fazem parte do nosso imaginário.
No decorrer destes pouco mais de dois meses, Gleici quase nada fez, a não ser aceitar ser resgatada por Ana Clara do joguinho de ser a rejeitada da edição, que a ruivinha, esperta que é logo percebeu e, com astúcia, tratou de desfazer chamando-a pra brincar. Afinal quem é visto como rejeitado e coitadinho, ganha simpatia aqui fora e cresce. No mais, a acriana com voz e jeito forçado de menininha, só ganhou algum destaque em razão daqueles que movimentaram o jogo com suas combinações de voto e não esconderam isso do público. Eles que só a mandaram para o paredão após três votações. Porque a moça era/é tão inexpressiva, que no início sequer era lembrada.
Quando começou a ser votada, Gleici voltou ao seu joguinho inicial: a menininha rejeitada e perseguida no meio da floresta habitada por bruxas e lobos maus. Claro que quando estes foram eliminados, acabou o enredo pra ela. Só lhe restou como discurso, discorrer sobre estar no próximo paredão porque “aquela gente que vota é malvada”, até mesmo quando não está ameaçada, e esquecendo que ela também vota.
Nesse território mais do que batido, Gleici nada acrescentou ao jogo. Em termos de narrativa, Jéssica mostrou muito mais. Foi o ser mutante daquela floresta. Trouxe a figura diáfana da Ana Lúcia pra dentro da casa. Quando perdeu o aliado, sem assumir o papel de vítima ou ficar de mimimi, formou novas alianças, sendo fiel a elas. Reposicionou-se e partiu pra novas parcerias, quando foi necessário. Revelou concentração, força física e mental admiráveis, em especial, nas provas de resistência. No quesito memes, foi a princesa da edição com suas tiradas pra lá de surreais. E ao final, formou uma dupla divertida, leve e interessante com Kaysar, o menino esquisito da turma, que as “fadas” apenas toleram.
Caso Gleici tivesse ficado trancada no quarto secreto até aqui, o jogo em nada teria mudado. Como não mudou nos dias em que ali permaneceu. Porque ela não tem uma narrativa. Não tem a vontade e a gana de uma Jéssica. Não contribui sequer para a limpeza e arrumação da casa. É incapaz de ao ver louça suja na pia, vestir o avental e lavá-la. Ela apenas continua na casa em razão da torcida que se formou e/ou foi recrutada no entorno dela, sob a ilusão dela ser uma “fada”, quando ela não o é. Assim como a Ana Clara também não.
Tanto é assim que, após o quarto secreto e eliminação do Diego, fomos apresentados a uma Ana Clara e a um Ayrton, que não conhecíamos. Fenômeno semelhante ao que se vê em Wicked, onde Gregory Maguire apresenta a história não contada das bruxas de Oz.
O que não havia sido contado por pai e filha até aqui, surpreende e decepciona.
O choque é o mesmo que se tem ao saber que, a “bruxa boa do norte”, Glinda, no seu íntimo, é uma patricinha fútil, que não se importa com ninguém além de si mesma e é obcecada pelo dinheiro e o status. Da mesma forma que, a Ana Clara descolada, divertida, acolhedora, madura, acabou revelando ser uma mocinha intolerante, hostil, mimada, cega em suas verdades, obcecada em não ir ao paredão e ganhar o prêmio.
O pai de Clara não fica atrás. O Ayrton que no início reclamava e chorava por estar sendo rejeitado em razão da idade, tal qual o Mágico de Oz de Maguire, acabou por se revelar o grande vilão deste BBB.
Lá em Oz, embora as motivações de Glinda sejam questionáveis, elas não se comparam às do mágico ilusionista. O Mágico que na verdade não passa de um déspota, que não mediu esforços para destronar a rainha e tomar à força o poder, ameaçando exterminar quem se colocasse em seu caminho.
Ayrton tem agido na terra BBBzíaca, assim como o Mágico na terra de Oz..
Na sua ânsia para chegar à final e ao prêmio, sem piedade, tem acuado os demais quando votado; diminuído e depreciado quem votou nele durante o programa ao vivo; gargalhado e tripudiado de quem está no paredão, como cansou de fazer com o Viegas; declarado guerra a quem ousou/ousa votar nele e na filha; ironizado a conduta e história de vida dos adversários; ordenado no mural os avatares, para induzir o público a votar como ele quer. Tal e qual a tirania que Maguire descreve em Oz.
Com um detalhe: Ayrton faz isso, como se tudo fosse uma grande brincadeira inocente e ele um “paizão” conselheiro de todos, dotado de um tremendo espírito esportivo. A alma mais honesta e compreensiva que já passou por ali. Quando na verdade as expressões em seu rosto mostram que o seu pensar e intenções são outras, no sistema totalitário que implantou no reality. Julga-se tão esperto e acima de todos, que até a narrativa ele tenta tirar do apresentador, Thiago Leifert.
Paula que se cuide. Poderá ser o próximo alvo de pai e filha por haver votado neles com uma justificativa pra lá de lúcida e verdadeira. Sim, Ana Clara e Ayrton levam vantagem sobre os demais, por terem descanso semanal das provas, inclusive a do líder; por se apoiarem entre si, Ayrton muitas vezes segurou a impulsividade e fúria da filha, a filha muitas vezes alertou o pai sobre seu comportamento arredio e inflexível; por serem dois, conseguem cercar a todos da casa, inclusive para influenciar votos, que dizem não combinar; por atuarem em jogral, enquanto um chora dizendo-se “decepcionado” com alguém, o outro o afaga e pega no colo durante o programa ao vivo, para impactar quem assiste.
E Paula ainda não sabe que, Eva e Jorginho, continuam fazendo parte do BBB, ao acolher ex-BBBs em sua casa, como Mahmoud, permitindo que apareça em primeiro plano nos vídeos da família às terças-feiras, com a intenção deliberada de atrair a torcida do ex- participante para os Lima.
Em determinados momentos, Paula demonstra ter uma lucidez invejável, a coragem dos rebeldes e um perfil anárquico, que surge quando menos se espera. Às vezes dá vontade de aplaudi-la em pé, em especial quando revela as mazelas da hipocrisia que tem ali. Pena que tenha se policiado tanto. Talvez por saber que o público prefira comprar arquétipos a gente de verdade, quarta série a gente grande. Nesse caso, fazer pipoca pra divertir a turma do sofá, sem dúvida, é a escolha mais inteligente e acertada.
Por ser assim, chega-se à conclusão de que o jogo do Kaysar é perfeito. Entrou com um propósito: reencontrar os pais. Não deixa de ser um apelo forte. Fez o jogo solo, divertindo sendo o “bobo da corte” e parceiraço de todos, sem deixar de estar atento ao jogo, pois de bobo não tem nada. Quando a dinâmica o chamou para fazer alianças, ele as fez. E escolheu o lado certo. Foi acolhido e aceito pelo lado “du mal”, sem ninguém questionar estar ele sendo um personagem ou não ou rejeitá-lo por sua cor verde. Claro, além de fortalecer o grupo por ser um a mais. No entanto, se tivesse optado pelo outro lado, o “du bem”, ali ele teria sido apenas um voto e, mais dia menos dia, seria criticado pelas costas por sua cor verde, não podendo em razão disso ter a mesma ambição e desejo de chegar à final que os outros.
E aiaiaiai... se ele com a sua cor verde, sem ser o incrível Hulk, ousasse após trinta horas, ganhar a prova de resistência tornando-se líder, um carro e uma princesa com coroa, delicada, engraçada e estabanada, que lhe devolvesse o brilho que estava se apagando... estaria fadado a ir al paredón, na primeira oportunidade...
E, o Breno... esqueceu dele?!?
Não me esqueci, não. Se há uma palavra que o defina, é cautela. Ele é aquele menino que no jogo de futebol, sempre irá preferir ficar no gol. E, nesse sentido, tal qual o Kaysar, também acertou. Não se expôs, não se desgastou, não se envolveu em conflitos, não amealhou rejeição, apenas curtiu e se divertiu. Tanto é que conseguiu chegar entre os cinco finalistas. E isso não é pouco, não!!!
Além do mais, a participação do Breno trouxe mais alguém pra esta edição. Aliás, este é também o BBB dos participantes que não entraram na casa. Esse alguém brilhou até mais que ele: Maria Olívia, sua mãe. Figuraçaaaaaa.... Faz a gente ficar esperando o vídeo das famílias pra vê-la com coroa na cabeça, gritando, chorando, torcendo, aconselhando, pegando o chinelo na mão... Paula... você nem imagina o que, quem, te espera aqui fora!!!! Pode baixar a cabeça, sacudir, pular, que a sua coroa - Maria Olívia - não cairá. Você foi/é o show das nossas terças, sem precisar reunir ex-participantes ou um comitê de partido político em sua casa, para reinar, encantar e explodir no queridômetro de todos nós.
Pra fechar, quero acrescentar:
A reflexão que Gregory Maguire faz em Wicked é a de que sempre há duas vertentes. Dois lados. Quando as pessoas se portam como antagonistas, isso não quer dizer que elas sejam piores que os demais; assim como, quando as pessoas são vistas como “fadas”, isso não quer dizer que elas sejam mais perfeitinhas, puras, virtuosas ou melhores que os outros.
Os personagens de Maguire, assim como nós, são lapidados a partir da dicotomia entre o bem e o mal, que ganha contornos a partir da história de cada um. Aviso portanto aos iludidos: não há lado “du bem” ou “du mal” puro.
A hipocrisia, falsidade e a chatice estão em tentar embriagar e enganar com um discursinho infantil e enfadonho de que a bruxa e o lobo mau são os outros, quando no fundo, em algum momento, todos na infância torcemos para que a bruxa se desse bem e para que o caçador da Chapeuzinho, não matasse o lobo mau.
Como dizia Jung, na essência, somos luz e sombra.
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@Shadowtweetando
Comentários90
Maravilhoso seu texto!Parabéns!
ResponderExcluirGrata Regininha!!!
ExcluirBj.
Muito bom, adorei, visão como a minha do jogo!
ResponderExcluirPois é... nada como ver, viajar e sonhar... :)
ExcluirBj.
E impossível lê esse texto uma única vez, é inadmissível um texto desse não está em todos os blogs que fala de bbb,e inadmissível não termos um texto seu pelo ao menos uma vez por semana,kkk onde eu assino,onde dou a minha nota 1000 milpelo texto, parabéns, parabéns, parabéns,se esse velho asqueroso,fungador e essa susjimunda porca da sua filha,que só veio levantar da cama agora no final,e essa songa monga que nada fez durante o programa inteiro, e nem para aproveitar a oportunidade que deram a ela indo pro quarto nem assim aproveitou,a não ser ir pra debaixo do edredom com seu ficante,e ao os alfazeres da casa agora quase na ultima semana veio lavar um prato se esse povo são os melhores para vencer esse bbb nós brasileiro estamos lascado.
ResponderExcluirMaria Oliveira, você sempre com comentários que tocam o meu coração.
ExcluirMuito obrigada pelo carinho!!!
Bj.
Texto perfeito! Parabéns!
ResponderExcluirGrata. Abs.
ExcluirBelo texto...mas prefiro as fadas....gosto do Kaysar..mas nao caio na balela de graninha pra trazer os pais...me poupe....breno ensaboado..Viegas insuportavel..o falamansa..cansativo demais...essa Jessica ..que menina chata..Paula goto...sempre de bom humor..mas sou Gleice..simplicidade..lealdade... o que falta nessa juventude se hoje que só sabem.marcas de grife...abraço
ResponderExcluirJureba,
ExcluirAinda prefiro as fadas do imaginário coletivo...
Grata por tua presença aqui.
Bj.
Shadow, eu nunca me arrependo de vir aqui para ler seus textos, sempre excelentes. Esse de hoje, lavou-me a alma. Especialmente por causa do que disse sobre "as fadinhas"... Pensava que somente eu discordava da pieguice de rotularem de Fadinhas duas garotas que nada têm a ver com essas figurinhas que povoaram meu imaginário infantil. Beleza! Um abraço>
ResponderExcluirOlá Eva,
ExcluirÉ sempre bom ter a tua presença aqui.
Abraço fraterno!!!
Texto mais do que perfeito.Narrou exatamente o que acontece no BBB.
ResponderExcluirQue bom Sofis!!!
ExcluirUm abraço :)
Extremamente tendencioso e parcial. Bons e maus sob uma lupa deformante.Que tiro foi esse?
ResponderExcluirSkip, a diferença de foco está justamente em tua última frase. Sou muito mais Ana Carolina do que Jojo Todynho.
ExcluirAbs.
Parabéns.
ResponderExcluirOs que não sabem o que é raciocínio lógico irão te contestar.
Liga não.
Miguel, ligo não. Não estou mais na quarta série, rsss...
ExcluirAbração!!!
Ótimo texto,descreveu direitinho o jogo dessa família com esse homem asqueroso e falso.
ResponderExcluirGrata Richard.
ExcluirAbração!!!
Parabéns!!!! Gostei.
ResponderExcluirGrata Eliane!!! :)
ExcluirBj.
Não que eu tome qualquer partido, mas hoje os Lima e Gleici fizeram uma faxina completa na casa. Embora não goste especialmente da Gleici vejo que se formou esse boato de que ela não ajuda nada e aí a turma do twitter fez um clipe com várias cenas dela limpando, cozinhando etc. A única ressalva que eu faço é que ela frita o ovo dos dois lados e isso é um crime com o pobre do ovo. Eu acho a Ana Clara bem verdadeira emseus maus humores e sua birra juvenil. Ela me diverte com seu humor sofisticado. Mas aparentemente o humor pastelão do Kaysar faz mais sucesso. Ponto para ele que sabe fazer o jogo do público. O elenco desse ano foi bom, pena que só sobrou o Ayrton de vilão e longe de ser uma Odete Roitmam o cara é chato e sem carisma.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá Angel,
ExcluirAh vá... Sério que faltando nove dias pra final os Lima e Gleici seguraram uma vassoura e fizeram faxina?!? Nossaaaa... mister edição agora vai ter material pra um bloco inteiro na edição, rsss...!!!!
E, sim, o elenco desta edição era bom pela diversidade que cada um representou.
Quanto as maus tratos ao ovo, concordo integralmente com você. Isso não se faz. É um crime!!!
Beijo minha querida!!!
Perfeito , maravilhoso bem a visão que tenho do jogo 👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirTamo junto então!!! :)
ExcluirAbs.
Gostei! Só não concordei com a parte da Gleici. Acho que ela tinha razões pra ficar magoada com os votos no paredão falso. Enfim... Família devia ser a próxima a sair. Pra mim, Kaysar Gleici e Paula são as melhores pesspeas ali, queria uma final entre eles.
ResponderExcluirSeria a melhor final mesmo! Concordo.
ExcluirTá acabando Piedro... só mais nove dias pra saber quem sobreviverá até lá.
ExcluirGrata pelo comentário!!!
Abs.
As vezes me faltam até palavras para enaltecer seus textos.Porque,sao simplesmente conscientes e extraordinários.Que dom é esse garotinha? Acioli também lacra geral.
ResponderExcluirOwnnnn... Sonia que lindo!!!
ExcluirTua presença aqui é o me enaltece. Grata.
Bj.
Análise perfeita. Parabéns!!!!
ResponderExcluirGrata pelo carinho, Tsabel!!!
ExcluirBj.
Shadow adorei seu texto, claro como a luz do sol, no que diz respeito ao comportamento dos 07 participantes ou 06 jogadores nesta reta final do BBB18.
ResponderExcluirSenti falta apenas do seu ponto de vista, sobre algo que também tem sido muito observado e divulgado na mídia, e que embora não seja tão inédito, mas que nessa edição tomou proporções escandalosas. Refiro-me ao comportamento de pai e filha dentro da casa, muito além dos citados por vc, como: possíveis informações passadas a eles, de forma "secreta", os contatos íntimos, reclamados até pelo Pe. Reginaldo Manzotti como incestuosos e de agressões físicas contra outro participante, como as cintadas que a Ana Clara deu no Kaysar e nada disso foi motivo de providências, com possível expulsão da dupla, muito ao contrário, tudo foi revertido e o que se vê é um favoritismo que poderá culminar até na vitória, uma vez que o papito é amigo do Big Boss, que lhe colocou no reality, como pagamento de uma promessa, deixando os outros participantes como meros coadjuvantes, e a nós, que gostamos de acompanhar e comentar sobre o BBB, com caras de otários. Lamentável!
Parabéns pelo texto! Bjo.
Olá Hanne, é sempre muito bom tua presença aqui.
ExcluirTenho acompanhado e algumas pessoas têm me enviado material sobre a polêmica envolvendo tanto a Família Lima quanto o Kaysar. Não comentei a respeito por não ter informações suficientes para opinar e comentar.
Grata pelo carinho!!!
Bj.
Desculpa hanne. Boa noite.
ExcluirAinda insistem nesse negocio de incesto. Isso deve tá fazendo um mal para familia deles. Já escrevi tanto sobre isso. Tá claro o que já citei.
1- O beijo na boca na piscina foi com a boca totalmente fechada, labios cirrados.
2- A deitada do pai por cima dela as partes intimas dele estavam abaixo do joelho dela.
3- a levantada da toalha para ver se ela estav de calcinha isso vai da intimidadde de cada familia. Exemplo: A Cissa Guimarães da Globo tomava banho com seus 3 filhos até idade de adolecentes, tipo até mais ou menos 16/17 anos. Vai da intimidade de cada familia. Tem familias inteiras que vão em praia ou campo de nudismo e levam Os pais, avos, tios, netos, filhos sobrinhos. Botem uma coisa na cabeça com todo respeito. Voces acham que se tivesse alguma coisa errada entre os dois eles dariam esse vacilo diante de 70 cameras??? - Por favor!!!
Outra coisa Ayrton não é amigo coisa nenhuma do Boninho. Voces acham que ele sendo amigo do Boninho ele esperaria por 15/16 anos para participar do BBB18???
Acho que compraram muitas informações desses canais do YouTube que querem chamar atenção de dar muitas visualizações. Noticias baratas, fakenews, aumentando o que aconteceu na real. Com referencia as cintadas de brincadeiras dela com kaisar se for comparada as agressões da brigas simuladas de Caruso e Kaisar foram muito mais agressivas tanto é que até levram um aviso que dá proxima vez iriam ser expulsos. E serviu para todos inclusive Ana Clara. Só acho que quando forem comentar sobre algo ou alguém que sejam comentários amplos, gerais e irrestritos. Outra coisa: Acho que deveriam respeitar essa familia>ima que é uma familia maravilhosa. São super unidos. Já teve várias amigas de Ana Clara que viajam com eles sempre e desmentiram qualquer assuntos que vão contra a conduta de pai e filha. Iso na realidade foi mais uma produção de mentes criativas pels redes sociais a fora.
Ana Clara é uma pessoa maravilhosa que trabalha numa ONG que visita crianças enfermas nos hospitas para levantarem o astral delas e ela também trabalha em varias pastorais da Igreja. Não acusem pessoas, seres humanos comomeles. Voces podem não gostar deles mas acusar como acusaram de uma maneira cruel é demais e vejam os videos das partes que falei e comprovem se não é como eu citei.
#FinalFamiliaGleiciKaisar
Perfeito, adorei! Esse ano você reinou aqui no votalhada.!
ResponderExcluirAgora não quero ver a final dessa história, mas confesso que não vou gostar, então paro aqui.
Shadow,
Parabéns pelos textos, até bbb19..bjuss
Sara, desse jeito você levanta meu astral!!! :)
ExcluirGrata pelo comentário e presença sempre tão carinhosa.
Inté, minha querida. Bjsss...
Tem tempo que isso deixou de ser BBB....Hj se transformou em jogo de manipulação da Rede Globo...Acho que BBB nessas últimas edições só existe pra mostrar que a grande massa é fácil de ser manipulada.
ResponderExcluirVerdade Eugênio. As primeiras edições do BBB deixaram saudade. Hoje o reality perdeu muito da sua essência, até por estar sendo roteirizado como uma novela, algo que um reality não é.
ExcluirGrata pela presença!!!
Abs.
Cristalino , sensato e coerente e longe de fanatismo parabéns mais uma vez pelo texto Shadow !!
ResponderExcluirGrata mais uma vez por tua presença aqui, André Luiz!!!
ExcluirAbs.
Texto coerente,inteligente e sensato. Todos temos luz e trevas, isto é um fato. Mas voltado ao bbb, Paula é corajosa e anárquica mesmo; mas faltou "meter o louco" e ser mais imprevisível e perigosa no jogo, jogou manso demais. Mas, talvez, teria saído rejeitada, já que jogo "bom" e aprovado pelo público é tipo da família lima: diz pra todos que os adora, que não votariam, que querem na final e depois metem a faca e vão se desfazendo de um por um, como se os sonhos dos outros não fosse nada, como se ninguém mais fosse digno do prêmio, portanto eles podem manipular(gleici), reduzir, humilhar (fizeram com viegas), torturar psicologicamente (com jessica e kaysar quando votaram, e com kaysar insistindo em perguntas pessoais), descartar paula e usar ela pra aliança (ayrton há semanas mandando AC e gleici continuarem aliadas com paula pra ter voto dela), enfim, é o jogo mais sujo de todos os bbbs. Tenho 26 anos mas assisti todas edições e nunca vi participantes tão egoístas, mesquinhos, hipócritas, sujos e maledicentes quanto esta família. Me choca que eu gostei da AC por um longo período, o que prova que temos que estar sempre atentos pois as pessoas ardilosas são muitos boas em manipular. Kaysar é um cara que mesmo com teatralidade, situações engraçadinhas forjadas, etc, me ganhou pelo simples fato de não jurar lealdade pra todos, não manipular nem usar ninguém e mesmo assim ainda estar lá. Paula apenas detestei ela usar o argumento fajuto e ridículo de kaysar não ser brasileiro...queria uma final kaysar, paula e gleici/breno, por falta de algo melhor. Parabéns por esse texto excelente!!!
ResponderExcluirMuito bom o teu comentário Rodrigo!!!
ExcluirComplementou lindamente o texto.
Abs.
Um texto longo com uma narrativa permeada por fadas vindas diretamente dos contos dos irmãos Grimm, dentre outros, finalizado pela análise junguiana, pelas referências de sombra e luz, é difícil, pelo menos para mim, ter um entendimento imediato, e fico feliz de perceber q tantos leitores aparentemente entenderam e apreciaram. Como estou enquadrada no perfil dos que não sabem o que é raciocínio lógico e por isso irá contestar... Inicio especulando que, caso Gleici ainda estivesse no quarto secreto até este momento, talvez tivéssemos na final o maior embuste dessa edição, escorraçada com record de rejeição. Será se o público (no caso, a junção de todas as torcidas) não sabe votar? tenho tb alguns paralelos entre Gleici e Breno: por que Gleici tem que pegar o avental e lavar a louça e Breno não? por que ela é mulher e negra e ele homem e branco? até onde consigo assistir pelo ppv, ambos lavam a louça com a mesma frequência. Quanto a Breno, ele não é um menino, ele é um homem, homem cafajeste e machista. Até agora, só foi uma única vez ao paredão, não por ser um jogador cauteloso e legal com todos, mas por ser planta, inócuo ao jogo e por isso, invisível. Gleici ficava de mimimi, mas conversava com seus "votantes" e zerava tudo, Breno não ficou de mimimi, mas quatro dias depois devolveu a "gentileza". E para finalizar, não seria mais fácil perceber que a aversão ou antipatia por Gleici está fincada nas sombras de cada um, como diria Jung? P.S. achei engraçado alguém entender como explanação vinda de um "raciocínio lógico", um texto belamente (e nesse ponto eu elogio)inspirado no universo lúdico dos sonhos, da fantasia infantil, onde só cabem abstrações e subjetividades.
ResponderExcluirBreno sempre lavou louças, etc. nem falo que Gleici nada fez! Ela perdeu a narrativa e se escorou. Sem carisma, mimizenta! Não por ser negra, porque a outra é bem branquinha e as duas foram bem descritas pela Shadow
ExcluirAkissa,
ExcluirDe fato, sugiro uma releitura do texto.
Comparar Breno e Gleici pra falar de preconceito racial, francamente!!!
Isso nada tem a ver com falta de raciocínio lógico. É algo que está em você, não no texto.
Abs.
O texto foi rebuscado e pretensioso, mas com visão simplista... não pretendo voltar a lê-lo, mas mesmmo assim, agradeço a sugestão. Quanto a estória do raciocínio lógico, acho q não entendeu o que falei, mas deixa pra lá..., por fim qdo nos propomos a tornar visível o que pensamos, devemos estar preparados para as negativas. Se perceber, "ataquei" a sua idéia, não você;já a sua reação foi direcionar a sua insatisfação a mim e não ao meu argumento. Fico feliz que já tenha saido da quarta série. Fiquemos em paz.
ExcluirAkissa,
ExcluirProcura a luz. O mundo das sombras não é bom. Fique com Deus!!!
Concordo com seu texto Akissa , e continuo gostando da familia e da Gleice , sei que Shadow torce para o Kaysar e por isso detona aqueles que nunca foram plantas e sempre foram os protagonistas desde o começo :# Familia e Gleice
ExcluirErrou Coralina. Não tenho participantes de estimação. E se os tivesse, jamais os defenderia usando clichês mais do que batidos.
ExcluirAbs.
Oi Coralina, viu que lindo ontem kaysar e Gleici se confraternizando num longo e forte abraço? Um belo exemplo para aqueles q não conseguem ver além da imagem. O resto são só paroles, paroles, paroles. Beijão coisa fofa.
ExcluirOi Akissa, ótimo comentário!!! O votalhada tá precisando de mais pessoas como você por aqui
ExcluirAkissa, longo e fraterno abraço foi com Ana Clara sentada no sofá, com Gleici foi mais rápido.
ExcluirOi foco, mas foi lindo do mesmo jeito. Enqto as torcidas se descabelam, eles se abraçam.
ExcluirAdorei seu texto!!! Leio sempre, algumas vezes já deixei minha opinião, hoje não me contive. Este ano faço parte da turma do sofá, poucas vezes fui ao Globo Play e você retratou com maestria o jogo. Muitas pessoas, assim como eu , temos a mesma opinião e infelizmente não adianta votar. Já está ficando até chato acompanhar o programa por conta das votações de torcidas alucinadas que enxergam o jogo como querem ou mandam. Parabéns!!!! Obrigada por me representar em tudo que escreveu. Sou sua fã!!!! .. Rs... Bjs
ResponderExcluirPoxa Mariza, é gratificante receber um feedback como esse!!!
ExcluirDesde que as torcidas transformaram o reality em Fla Flu, as votações deixaram de retratar as preferências de quem assiste. A impressão que se tem é que esses talifãs votam para demonstrar à outra torcida que são mais fortes, mais até do que em razão do seu participante de estimação.
Por conta disso, fica a satisfação de poder expressar a sua visão de jogo, falar de suas preferências nas redes sociais e nos blogs.
Grata pelo comentário e carinho!!!
Beijo minha querida!!!
Parabéns Shadow! Quanta lucidez!
ResponderExcluirSaí da quarta série e gosto de gente de verdade como a Paula!
Só que este BBB tivemos um jogador, o TL que foi conduzindo, interferindo na narrativa. E, ainda, edições super injustas. Tiravam leite de pedras e só as duas apareciam. E aparecem!
Incrível como a direção, produção e apresentador interferiram e definiram o jogo. Decepção tão bem explicada aqui por vc!
Parabéns, de novo!
Muito bom o teu comentário, Antonia. Parabéns!!!
ExcluirDe fato, nesta edição houve um direcionamento explícito que chegou a incomodar até aos participantes. Não sei se você lembra, mas na primeira entrada do Thiago Leifert, após uma dinâmica das plaquinhas, o Breno pontuou que a escolha da pessoa a quem ele deu a tal placa, expressava exatamente o que ele sentia. O Leifert havia dado a entender que muitos ali preferiam não se comprometer, colocando as plaquinhas no Kaysar.
O Breno foi corajoso nesse dia!!!
Grata pelo carinho. Bj.
Shadow,
ResponderExcluirNão foi atoa trazer o Tema FAMÍLIA! A Direção brincou conosco como e quando quis. Escolheu, trouxe quem quis, sem passar pelo crivo do público. Até a RedeBBB fica lembrando que o tema é família. Na primeira semana, por comportamentos pouco usuais nas famílias brasileiras houve uma interferência no comportamento entre pai e filha. Por tudo que já falei em comentário anterior, esse BBB será conhecido como um dos mais injustos, onde apresentador se comportou como jogador e reprimiu outros jogadores. Família intocável que não pode ser votada!
Eu só tenho a aplaudir esse pelo artigo.
Obrigada, Shadow!
Com certeza, Antonia. A temática desta edição foi a família, creio até como uma forma de sentar a família no sofá.
ExcluirO BBB foi perdendo audiência tendo ficado marcado nas últimas edições pela baixaria e sacanagem, tendo virado até caso de polícia. E isso afasta as famílias e patrocinadores.
Na escolha dos participantes deste ano, longe dos saradões e mulheres esculturais, foi possível notar isso.
Além da presença das famílias na abertura apresentando os participantes e os vídeos delas das terças-feiras. Não critico. A crítica é ao direcionismo nas edições com a seleção de cenas legais para uns e pouco favoráveis a outros; com mais destaque a alguns do que aos demais. Mas isso é algo sempre existiu. Afinal a escolha e edição de momentos sempre será feita pelo subjetivismo de quem faz, que não estará isento de suas preferências.
Beijão!!!
Uhauhau... Vitor, grata pelo carinho!!!
ResponderExcluirAbs.
Concordo, texto perfeito!
ResponderExcluirShadow brilhante👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Artigo maravilhoso e coerente!!
ResponderExcluirOwnnnnnn... Leya... Muito obrigada pelo carinho!!!
ExcluirBeijo minha querida!!!
Não vi nada nesta edição só vi plantas e um bando de enganadores a edição passada foi mais polêmica que até hoje ainda repercuti e este ano não vi nada.
ResponderExcluirVocê voltou Alberto Pimentel!!! :)
ExcluirOra ora... para que servem os realities?!? Para que as pessoas se encontrem, comentem, discordem, troquem ideias... Então mesmo que a edição não agrade, já terá valido a pena por esses encontros...
Lembra o que eu te disse em AFazenda?!? Realities vão, nós ficamos!!!
Abs.
Hahaha Shadow! Adorei, um texto refrescante, divertido e diria com uma pimentinha kkkkk. Eu sempre fui fã de crônicas então sou suspeita. Ah, concordo ipsis litteris. Bjs flor.
ResponderExcluirHahahaha... Ao final, Silvia, o que vale é a diversão. Por vezes o BBB é muito mais divertido e dinâmico acompanhando as redes sociais, do que o desempenho dos participantes.
ExcluirGrata pelo lindo comentário.
Beijo minha querida!!!
Olá Mundo Pixelado!!!
ResponderExcluirGrata pela presença. Abs.
Lacrou!!!!!!
ResponderExcluirGrata Eliete. :)
ExcluirAbs.
Ai Shadow, de boa, q decepcao! Adorava seus textos, mas agora vc vice puxando sardinha pro sirio de taubaté em detrimento de AC e Gleice e isso nao é legal!!! A Analogia de "FADA", nao tem nada a ver com o q vc descreveu.... O Adjetivo "FADA" é muito usado no meio LGBT e tem vários significados, cito dois: Fada, de encantadora - de chamar a atençao, e o outro: analogia a um palavrao q nao posso discriminar aqui, mas se vc substituir a primeira vogal da palavra fada pela letra O, vai entender o sentido.... Penso seriamente, depois desses anos todos acompanhando o Votalhada, que no proximo Reality, a partir da proxima fazenda, nao visito mais este BLOG... pois aqui se transformou numa guerra de politica e ego de torcedores muita das vezes parciais, e isso me incomoda profundamente.... odeio certos tipos de julgamentos de parsonalidades q são baseadas em visoes de jogo q podem ter duplo entendimento... isso tá me fazendo mal....
ResponderExcluirQue viajada essa da Fada...
ExcluirAi Rodrigo Neto, de boa, essa de que "depois esses anos todos... não volto mais aqui porque "não li o que eu quero ler", "porque as pessoas não torcem pra quem eu torço" ... é muita quarta-série, cara!!!
ExcluirO texto faz apenas um contraponto entre o jogo até aqui, a participação dos que continuam lá e o quanto o que eles mostram vai de encontro ao que o público quer. Nem mais nem menos.
Sinto informar que hoje restam cinco participantes na casa e que todos eles têm torcida. É em espaços como este, que as pessoas recorrem pra falar de seus preferidos. Por aqui passou até torcedor do Wagner. E foi muito bem-vindo, até porque participante e comentarista não se confundem. Fique tranquilo. Um texto não muda a opinião de ninguém. E a esta altura quem torce já tem o seu favorito. Ele (texto) é apenas um catalisador pra troca de impressões e opiniões.
Amigo, o BBB é só um reality. Um faz de conta, onde quem faz seleciona as câmeras conforme o local onde os participantes estão e edita as imagens como bem lhe parece. Não leve tão a sério. Séria é a vida.
Repense. A tua presença, assim como a de todos os outros, concordando ou discordando, é o que realmente vale a pena aqui.
Abraço fraterno!!!
Shadow, acho que não entendo nada de BBB, mesmo assistindo há 18 anos!
ResponderExcluirO ano passado torci por um cafajeste, esse ano segundo as estórias infantis, só me restou o bobo da corte, o rei malvado, um lobo mau que queria comer todas as fadas do programa, mas que ficou com uma bruxa dubem, pois as de Salem já saíram; e finalmente a bela adormecida que foi beijada por um sapo e a fada madrinha. rsrs
Você tem o dom da escrita, parabéns! Bjs
kkkkkkkk... Ginacroce você lacrou!!! Teu comentário entrou no clima do texto, de forma divertida e espirituosa. Amei!!! :)
ExcluirBeijo minha querida!!!
Amei seu comentário, espero que a bruxa do bem, saia da casa e leve junto o lobo mal em sua vassoura kkkk
Excluirkkkkk... Renam, imaginando o lobo mau na vassoura... Vocês são demais!!!!
Excluir“Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá.” Voltaire.
ResponderExcluirDeveria ser né?
Ah... minha querida filosofa Silvia Viveiros!!!
ExcluirDe fato a livre manifestação é um direito de todos. No entanto, vivemos tempos de intolerância, da insanidade em torno do politicamente correto; qualquer palavra acaba sendo distorcida e rotulada como racismo, homofobia, xenofobia... Estamos vendo isso no BBB. Participantes estão sendo rotulados de pedófilos, xenófobos, porque imagens isoladas, fora de um contexto, dão margem a "n" interpretações. Isso é muito sério, porque fere a moral das pessoas. Alguns lá podem estar tendo atitudes inadequadas, socialmente reprováveis, fora do padrão; podem estar falando mais do que deveriam, para se mostrarem mais merecedores que outro participante. Mas cravar neles tara ou preconceito é muito pesado.
A frase que você cita resume isso. Ela é atribuída a Voltaire, mas na verdade é de Evely Hall, que escreveu sua biografia. A confusão surgiu quando ela a usou para resumir um episódio da vida de Voltaire.
Um livro de outro filósofo francês, Helvétius, com o qual Voltaire divergia, foi banido pela Sorbonne e pelo Parlamento, chagando a ser queimado.
Inconformado, e deixando as diferenças de lado, Voltaire fez um desagravo quanto ao banimento do livro. É essa atitude que Evelyn resume nessa bela frase:
“Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la".
Bonito não?!?
Beijo!!! :)
Shadow, é verdade o que disse sobre a frase, eu já conhecia a origem mas obriga, conhecimento nunca é demais. Achei que o BBB 17 acirrou os ânimos de jogadores e torcedores, mas parece que o BBB 18 também não fez por menos. O que percebo é que no intuito de defender os preferidos acabamos, eu digo acabamos por que eu também já perdi o prumo algumas vezes, acabamos por misturar participante com torcedor. É como apagar fogo com gasolina....kkkkk
ExcluirÉ isso Silvia. As pessoas acabam confundindo participantes com torcedores, acaba virando Fla Flu. É insano. Até mesmo porque o reality acaba, e as pessoas ficam.
ExcluirÉ bobagem ficar se digladiando ou sofrendo porque o favorito não ganhou. Não passa de um jogo. Só um é o vencedor. Independente de quem ganhar, o resultado não vai mudar a vida de ninguém.
A vida dos jogadores, com certeza já mudou. Viegas divulgou seu trabalho, Jéssica se partir pra um trabalho fitness na internet tem tudo pra brilhar e faturar muito, por exemplo.
Pra que jogar gasolina no incêndio?!?
Nosso dia-a-dia já está tão conturbado, não é mesmo?!? O reality é uma forma de desestressar, divertir, não pra estressar mais.
Enfim... o BBB entrou na reta final... Aguardemos.
Boa noite. Fique com Deus!!! :)
Shadow.. Adorei seu texto,muito inteligente, mas nao concordo sobre a Paula,, acho que o discurso poderia ter sido diferente ao emparedar a família Lima, sendo que o programa todo, se dizia fiel a Ana Clara sua amizade, e ate chororo ouve entre as duas , e nunca vi a Paula prometendo nada pra amiga Jéssica. Paula é falsa.
ResponderExcluirOlá Renam,
ExcluirSe você reparar, todos eles prometeram fidelidade eterna ali, para não serem votados. O Ayrton já deu tapinha nas costas de todos, dizendo que eles não são sua opção de voto. Uai, e vai fazer como?!? Justificar que a Ana Clara decidiu???
Você levantou um ponto interessante e concordo contigo. É um erro prometer o que, até pela própria dinâmica do jogo, eles não vão conseguir cumprir.
E falando em falso... tem alguém na casa que não tenha sido/esteja sendo falso?!? Faça a retrospectiva, e verá que não tem.
Assim como não tem o bom e o mau puro; também não tem o verdadeiro e o falso puro.
E quanto à justificativa de voto da Paula não tem como negar que ela lacrou!!! Pode não ter agrado a todos, mas ela foi de uma clareza cristalina.
Grata pela presença.
Abs.
E arrasar que fala? rs ótimo texto
ResponderExcluirOwnnnn... Grata Patrícia!!!
ExcluirBj.
Shadow! Parabéns pelo texto!
ResponderExcluirOlá Ricardo,
ExcluirGrata pelo carinho de sempre!!! :)
Abs.
ATENÇÃO:
O Votalhada é um blog para AMIGOS. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.
#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas
Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.
Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.
Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.
LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.
LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html
Grato.