A esta altura já é possível ter uma visão panorâmica do jogo e formar uma opinião sobre cada um dos participantes. Conhecer suas motivações, alianças e favoritismo.
A principal narrativa do BBB18 passa por Ana Clara. Desde sua relação filial com o pai, sua devotada amizade ao Mahmoud e Gleici, o triângulo formado com Paula e Breno, a divertida parceria com Kaysar, a brilhante leitura do jogo, o bom desempenho nas provas da comida e do líder, as certeiras indicações ao paredão, suas justificativas sempre precisas e bem fundamentadas, o seu excelente fair play.
Por mais que alguns tentem negar-lhe o brilho, não há como não ver essa dinâmica.
Um reality show é feito disso.
Querer transformar o BBB num jogo de MMA, sem regras ou ética, num vale tudo pra escapar do paredão ou, num mundo de Polyana, onde todos estão lá pra “brincar de contente”, falar com garrafinhas ou dançar com coqueiros, é querer ganhar na base da força ou da enganação. E numa competição onde o grande desafio é conviver com desconhecidos o grande mérito está em se mostrar como pessoa, “se jogar”.
Há uma diferença sutil entre jogar e se jogar. E Ana Clara é quem de fato “se joga” nessa edição. Suas qualidades e defeitos não são segredo para o público. A ruivinha é intensa e única.
O BBB dos Lima. Uma família de dois, pai e filha, confinados, tendo que lidar com as suas diferenças e conflitos diante das câmeras.
Ana Clara com sua espontaneidade e energia, foi atraindo para si a atenção do público, enquanto tentava lidar com a presença do pai, sendo este sua fragilidade no jogo. Ele representa o seu confinamento dentro do confinamento. A autoridade que censura. O superego que condena. Estão atrelados entre si. O destino de um irremediavelmente será o do outro. Se um decidir pegar as malas e sair, o outro terá que sair junto mesmo não querendo. Aliás, golpe baixo ameaçar fazer isso!!!
Estar confinado sem internet, sem celular, sem amigos, sem família, não é fácil... Opsss... no caso de Clara não é bem assim. O confinamento com o pai está sendo a mais longa prova de resistência antes já vista em qualquer outro reality. E... para o Ayrton também.
Ser pai não é fácil. Dentro de um reality então... Bancar o bonzinho, fingir que não vê a filha beber e flertar com um rapaz inconsequente, seria o mais fácil. Difícil mesmo é saber como agir. Encontrar as palavras certas, o tom certo pra não desafinar. Afinal, ela está apenas vivendo os seus vinte anos, diante de um pai confrontado com aquilo que os filhos aprontam na vida real quando os pais não estão por perto.
E pra completar o cenário, só faltava o quase sogro ser adversário direto do quase genro em uma prova. Breno x Ayrton. Que final de prova do líder foi aquelaaa... O garotão querendo gabaritar no 10 10 10 e o tiozão apenas focado em pontuar. A impulsividade x a experiência. Claro que a experiência tinha tudo pra levar a melhor. Como levou.
Breno não é o único querendo gabaritar no 10. Lucas também. O sujeito boa praça nota 10. O noivo fiel nota 10, enquanto se relaciona com Jéssica, a amiga fiel nota 10, vivendo uma situação “fraternal” nota 10 e, ambos, tentando convencer que sedução, tirando os nove fora, não passa de uma brincadeira inocente. Lucas e Jéssica também vivem o confinamento dentro do confinamento. É como se tivessem sido aprisionados pelo “Feitiço de Áquila”. A forte presença de Ana Lúcia não permite que eles avancem, parecem condenados a vagar sem rumo pelos quatro cantos da casa. Com isso a narrativa deles torna-se enfadonha e cansativa, enquanto o público ama histórias que os surpreenda. Uma das poucas surpresas que o Lucas proporcionou até aqui, foi haver trazido Ana Lúcia ao jogo e desmascarado o voto do dissimulado Wagner, no mais tem sido tiro no pé atrás do outro. Jéssica, por sua vez, mostra o desgaste e o cansaço da maldição dos amantes desta edição. Está super hiper sensível. Sua reação às brincadeiras noturnas do Caruso foram desproporcionais e vários tons acima do normal. Tá certo que depois de haver tirado a barba, ele faz lembrar o Tio Fester da Família Addams. Mas daí reagir a ele como se estivesse diante do Freddy Krueger, vai uma distância muito grande!!!
Falando em maldição dos amantes há também a do Breno com a Paula. Se o “vai num vô” do Lucas e a Jéssica é enfadonho, o mela-mela dos dois não fica atrás. Entre eles, outra Ana: a Ana Clara, que também é motivo para que eles vivam um confinamento dentro do confinamento. Muito esforço e tempo desperdiçados só para ficar num beijo ou amasso “proibidos”. A energia, a intensidade, as emoções não fluem. O público, por sua vez, gosta de se sentir arrebatado, de shippar com vontade e de clicar muitos emojis na forma de coração. No entanto, Breno e Paula não inspiram. Aliás, a bela Paula é muito mais que uma boca a ser beijada. É competitiva, determinada, desafiadora, inteligente, engraçada, divertida. Não obstante, o seu jogo fica limitado a um crush, que não passa de um moleque, que também é o crush da amiga, e à sua fidelidade à Clara tanto quanto a do Lucas a sua noiva. Verdade seja dita, a aproximação das duas (Clara e Paula) é muito mais interessante e rica do que a da Paula com um rapaz que parece ter ido lá só pra beijar e edredar, sendo que até o edredar... ainda está no querer.
Por outro lado, quem já realizou o querer do verbo edredar, foi a Gleici. Ela tanto cercou, tanto teimou, tanto insistiu que acabou indo pro “rala e rola” com o Wagner. A “menina” que ganhou visibilidade graças à Ana Clara, cuja estratégia de jogo é manter certo isolamento e não interagir com a maioria da casa, de fazer a divisão na casa entre os “du bem” e os “du mau”, foi engatar um romance justamente com um dos participantes mais falsos, manipuladores e astutos que já passaram pelo BBB. É.... o confinamento pode ser traiçoeiro. Achar que casal é forte é outra forma de viver o confinamento dentro do confinamento. E, não, ela não é Chapeuzinho Vermelho sendo manipulada pelo Lobo Mau. Ela planejou. Entrou nessa de caso pensado. É preciso deixar de fantasiar e ver o BBB a partir da história de vida que o público imagina dos participantes. Não tem ingênuo ali. Não tem coitadinho. Não tem desvalido. São todos adultos, capazes, articulados, responsáveis pelo que fazem e... jogadores...
Agora... se tem um grande jogador nessa edição, ele tem nome: Wagner. Muito embora quem leve a fama sejam o Diego e a Patrícia. Os três têm uma extraordinária capacidade de manipulação e de pressão psicológica. O que os diferencia é a forma de jogar. O jogo do Wagner é sorrateiro enquanto o do Diego é compartilhado e o da Patrícia é o de oportunismo. O Wagner tem um jogo dissimulado e solitário. O Diego age em grupo e seu jogo é aberto. A Patrícia aposta na desconstrução da imagem do adversário. Do Wagner o público não sabe o que esperar, ao contrário do Diego e da Patrícia. Em comum o fato de tentarem permanecer o maior tempo possível na casa, derrubando a cada semana um de seus oponentes. Estão confinados e limitados a esse jogo dentro do confinamento. Esqueceram de uma regrinha básica: quem está no comando do jogo é o público.
Patrícia, tal qual o Wagner com a Gleici, tenta formar uma dupla com Kaysar, talvez por intuir que ele é forte. Outra dupla sem sal, sem emoção, sem verdade. Até mesmo porque, a cada dia, Kaysar demonstra ser um personagem muito bem construído. O rapaz puro e inocente, que fala com uma garrafinha, que faz questão de segurar uma medalhinha da família diante das câmeras, que plantou um pé de feijão para - provavelmente - interagir com a plantinha em crescimento, que finge dormir quando as câmeras se acendem e o programa entra no ar, que mostra pouco empenho nas provas do líder, que é o único participante de todas as edições que não revelava a ninguém o seu voto, o que foi quebrado ontem apenas por uma dinâmica do jogo... Até que enfim se comprometeu!!! Porém, suas atitudes não condizem com um homem de 30 anos, que tem boa formação, fala vários idiomas, já morou em vários países e é oriundo de um país em guerra. Pode ser uma excelente pessoa, como de fato parece ser, mas tudo soa muito forçado. Alega não conhecer o idioma e se atrapalha com palavras corriqueiras do português, mas durante as festas canta todas as músicas melhor do que eu, aliás, dança com uma desenvoltura e coreografia como se frequentasse as baladas noturnas ou... fosse garçom do Clube das Mulheres. Algo não bate. Como não bate a sua aproximação da Patrícia.
Outro participante que levou ao pé da letra o confinamento dentro do confinamento foi o Mahmoud. Ele é um sujeito acolhedor, afetivo, amigo de seus amigos, inseguro, destemperado... mas... quando bebe, senooor... é capaz do inimaginável!!! Conseguiu a proeza de ficar preso dentro do porta-malas do carro da FIAT por quase quinze minutos. Genteeee... O pior é que ninguém percebeu. Hello... estagiários!!! Tiraram um cochilinho, é??? Como ninguém deu pela falta daquele ser inquieto e voz aguda?!? Não fosse a Patrícia ver o carro se mexendo e ter a perspicácia de perceber não se tratar de efeitos especiais, ele foi resgatado. Ufaaa... Quase protagonizou uma eliminação inédita: o primeiro participante a ser eliminado dentro de um porta-malas, rsss... Agora me digam: precisava levar o confinamento tão a sério???
Enfim... mais um paredón. Desta vez Mahmoud escapou. Sobrou pro Diego (indicação dos líderes), Caruso (preferência da casa) e... Lucas, graças ao Kaysar. Desta vez não haverá alta rejeição e nem certeza na bolsa de apostas de quem sairá, até mesmo porque o queridômetro dos três anda bem próximo ao de muito político. A lamentar, apenas, a ausência do Viegas nesse paredão. Ele pouco faz na casa, se recusa a participar de atividades que considera bobas como fez no Carnaval, reclamou até cansar do castigo do monstro, tá certo, todo mundo entendeu que o Diego colocou os “amigos” pra não se queimar com os demais, massss... tudo isso faz parte do jogo, que vale um bom prêmio em dinheiro. Lá não é uma colônia de férias. Ou ele não sabia??? Ele é o participante que está no confinamento sem estar.
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@Shadowtweetando
Comentários48
Parabéns pelo texto ,mais continuo ainda com kaisar mesmo ele falando com a garrafinha.kkkk
ResponderExcluirOlá Monteiro,
ExcluirCada um é livre pra torcer pro seu favorito. Até a Ana Lúcia tem torcida, kkkkk!!!
Grata pela presença. Abs.
afff, disse tudo, esse viegas e um inferno...sobre o paredao podia sair os tres, mas como nao e assim q funciona estou votando no falso sem carater do lucas. caruso infelizmente e coadjuvante e diego movimenta o jogo pelo menos
ResponderExcluirOlá Magic,
ExcluirEnquanto alguns estão jogando muito, o Viegas não entrou no jogo. Esperemos que nas próximas votações, alguém lembre que ele está lá. Do contrário... chega entre os quatro finalistas facim facim...
Desta vez o resultado é incerto. Aguardemos. Abs.
Boa tarde, até concordo com vc que Kaysar esteja interpretando um personagem, mas quem disse que pra jogar você precisa brigar, arrumar encrenca, se indispor? Também concordo que ele não combina com Patricia. Cada um joga a sua maneira! Talvez essa tenha sido a maneira que ele acho melhor jogar, sem ter que magoar alguém, brigar, já que ele viveu na guerra e viu que não leva a nada, talvez ele queira ganhar na PAZ!
ResponderExcluirEu Penso que a Globo colocou ele para fazer o imigrante bonzinho.
ExcluirOlá Rita,
ExcluirSem dúvida o Kaysar joga muito. E como eu disse, e você concorda também, não é preciso transformar o reality num MMA pra se manter na casa. Apenas não vejo o Kaysar "se jogar". Vejo um jogador esquivo e com atitudes calculadas.
Grata por tua presença aqui.
Bj.
Padovano,
ExcluirO público está muito impactado com a história do Kaysar. Uma história da qual pouco ou nada se sabe. As pessoas apenas imaginam. Se ninguém soubesse que ele é um imigrante sírio, seu desempenho na casa seria visto como a de um participante na linha do César e outros, que não convenceram.
Acho inclusive injusto com os demais participantes. O jogo fica desigual.
Tudo leva a crer que há uma grande jogada de marketing por trás. Fazer uma final apoteótica com os pais e a irmã do Kaysar, que - comentam alguns - já estariam no Brasil. Se o objetivo for esse, acho lamentável. Reduzir o drama dos refugiados pelo mundo a um espetáculo e pontinhos no Ibope seria deplorável.
Abs.
Parabéns pelo texto, concordo plenamente com tudo! Principalmente a parte referente ao kaysar
ResponderExcluirOlá Eielton,
ExcluirGrata pela presença e o carinho.
Abs.
Parabéns pelo texto Shadow,muito bom. Semmpre lúcida em suas colocações.
ResponderExcluirOlá Maria Luna,
ExcluirGrata pelo carinho.
Bj.
Concordo plenamente é exatamente o q penso, principalmente em relação ao Kaisar. Ele não me desce! Tudo em torno dele soa muito forçado. Não se compromete no jogo, quer estar bem c/ todos, não tem disposição p/ ganhar provas, circula por todos os lados, participa de conversas onde os "do mal" tramam contra os "do bem", e sempre se fazendo de desentendido. Enfim pra mim não é verdadeiro.
ResponderExcluirOlá Ale,
ExcluirTenho a mesma visão. Kaysar está jogando muito.
Grata pela presença.
Abs.
Salgados uma coisa que me chamou atenção aqui em casa foi minha mãe de 93 anos dizer....esse sírio não me convence é poucaa purpurina pra tanto brilho rsrsrsrs é o sobrenome da minha mãe é Calil....acho que ela sabe o que ta falando...
ExcluirÉ a sabedoria que o tempo traz, Vivian.
ExcluirUm beijo!!!
Também penso como você,ali dentro não tem ninguém inocente nem ingênuo e quando falou sobre as mulheres que correm atrás de um cara, Gleici corre atrás do Wagner correu tanto que conseguiu um rolo rola debaixo do edredom. Jéssica quer quer o Lucas que se diz noivo e que ama a mesma, Ana Clara quer Breno que não a quer e Paula quer Breno que a quer mas por causa de Ana Clara ainda não ficou legal com ele.ele. Marhmoud não gosto dele pois não gosto de gente que quer aparecer ou estrela. Obgd pelo seu texto.
ResponderExcluirOlá Luna,
ExcluirComo escreveu uma vez Carlos Drummond de Andrade:
"João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili, que não amava ninguém"...
Grata pela presença e comentário.
Bj.
Shadow , mesmo não estando de acordo com tudo, não posso deixar de aplaudir de pé sua excelente análise. As coisas das quais discordo são oriundas dos meus afetos e desafetos dentro do jogo. Apenas diferenças de opiniões. Sem grande importância. Até servem para dar uma refletida nas minhas certezas... No mais, parabéns e um grande abraço fraterno.
ResponderExcluirOlá Eva,
ExcluirGrata pelo carinho de sempre, minha querida. :)
Um carinhoso abraço fraterno!!!
Perfeito! Exatamente como eu penso! Vejo tantos comentários diferentes desse, que as vezes acho que só eu gosto de determinadas pessoas no programa. Adoro o jeito da Ana Clara, ela é exatamente como descreveu, mas sei que suas chances são mínimas diante da torcida do Kaysar.
ResponderExcluirEu Penso que Ana Clara tem muitas qualidades, tipo visão de jogo, que é do pai, mas tem a porraloquisse do pai, que vai ferrar com tudo.
ExcluirOlá Gina,
ExcluirA riqueza está na diversidade de opiniões. São olhares diferentes, apenas.
Ana Clara se destaca por ser a participante que joga e "se joga". É uma legítima bbbniana.
Grata pela presença. Bj.
Padovano,
ExcluirHá uma complementaridade interessante entre a Ana Clara e o Ayrton.
Shadow! Está tão ruim escolher o "menos pior" entre os 3 (três) que parece que as torcidas organizadas vão decidir a parada. Este paredão é bom para pessoas "comuns" (aquelas que não passam dias e noites no computador) votarem (entendo que existe chances reais de qualquer um sair). Antes que me perguntem: acho que a melhor alternativa é eliminar o Caruso para 1) desmantelar o Trio Cuecas e assim ficar junto com a Dupla Mandinga (que já perdeu a "bruxinha") e 2) porque há quem diga (não estou confirmando) que estaria tentando provocar a agressão (com a consequente expulsão) de algum concorrente do BBB18.
ResponderExcluirOlá Ricardo,
ExcluirDe fato, o resultado final não está fechado. Talvez a edição de hoje à noite possa defini-lo.
Aguardemos....
Grata pela presença de sempre.
Abs.
Shadow! A enquete do UOL virou! Antes, indicava que o Diego seria eliminado, agora, o Lucas. Se, eventualmente, este for eliminado, os votos foram recebidos, principalmente, nas últimas 24 horas.
ExcluirIsso mesmo Ricardo. A votação virou. Há quem veja no Lucas uma ameaça ao Kaysar, rsrs... A única ameaça ao Lucas é ele mesmo.
ExcluirVão ficar os dois participantes que jogam pesado e têm alianças sólidas. A única aliança que o Lucas tem é com a Jéssica. Enfim... as pessoas quando se prendem ao básico, perdem o contexto.
Abs.
Shadow! Parabéns pelo texto!
ResponderExcluirObrigada Ricardo. :)
ExcluirEu gosto do Lucas, só acho que ele deve estar enfeitiçado pela Catarina, pois me pareceu que a noiva dele seja uma boneca sem sal.
ResponderExcluirkkkk... Enfeitiçado pela Catarina é ótimo, Padovano.
ExcluirSinceridade??? Acredito que antes de entrar na casa ele e a noiva tenham conversado, inclusive sobre possíveis relacionamentos lá dentro. Claro que uma coisa é falar e outra viver a situação.
O que matou o jogo do Lucas e alavancou a sua rejeição foi justamente sua dubiedade. Ou a Jéssica ou a noiva. No BBB não dá pra ficar em cima do muro. Foi aí que ele pecou.
Grata pelo comentário.
Ma-ra-vi-lho-soooo!
ResponderExcluirGrata!!! :)
ExcluirOlha shadow as pessoas querer tirar o Lucas porque ele vilão pior que casual pior que Diego pior que Vagner é Viegas pra mim e demais minha cabeça não entende isso,tira lo amanhã em vez de Diego e caruso,o povo perdeu a noção tem defeitos claro que tem,mais igual aquela curriola não tem mesmo,se Lucas sair amanhã antes de vagner caruso diego Patrícia e Viegas vou torcer muito pra um deles ir pra final e levar o prêmio.quanto ao kaisar estava em observação,já observei o bastante ontem ele perguntando pro marhmud se ter caráter é coisa boa já deu pra mim na festa sábado cantou todos os funk,todos os roks brasileiro todos os pagodes,e todos os axes todos a letra todas foi só o que fiz ficar prestando atenção,ele conseguiu enganar direitinhos os brasileiros aliás brasileiro se deixa enganar muito fácil por estrangeiros temos essa mania de achar que estrangeiros e melhor que nós,ele entra aqui e ninguém pergunta onde vai é o que veio fazer vamos fazer isso em outro país pra vê se cola e se nós conseguimos,espero que ele pegue esse um milhão e meio e volte pro seu país e nunca mais volte aqui é a vaga de garçom dele seja preenchida por um garçom brasileiro e pai de família que esteja desempregado já que temos milhares de brasileiros desempregado,acho ele kaisar um tremendo enganador.parabens abs.
ResponderExcluirOlá Maria Oliveira,
ExcluirDe fato o Lucas não é um "vilão". Ele é confuso. Tem muito medo de desagradar, vive pedindo desculpas pra todos a toda hora. Passa insegurança, e pra alguns isso soa falso. Não dá pra agradar a todo mundo, ainda mais quando está em disputa um bom prêmio em dinheiro.
Realmente... a bolsa de apostas está aberta para a eliminação de amanhã. É imprevisível.
Quanto ao Kaysar, para se fazer justiça é preciso separar a pessoa que ele é, do imigrante.
Ele joga muitooo e, sim, conhece todos os ritmos e músicas brasileiras (melhor que nós duas juntas, rsss...). No entanto, quanto ao imigrante, somos cidadãos do mundo. E nele (mundo) sempre haverá um lugar para todos nós.
Grata pelo carinho de sempre, minha querida,
Beijão
Amei seu texto, discordando um pouquinho sobre sua visão de Gleici, mas tudo bem. Eu também acho que Kaysar é um personagem inventado e criado por ele, orientado por familiares. Esse fetiche de vassoura, boneca, garrafa, coqueiro é plágio. Kaysar se limita a isso e não vive o jogo, não joga, ou seja, é um autista no jogo. Prefere ficar acima do bem e do mal. Lhe dar bem com todo mundo. Ontem o Lucas o enquadrou quando ele foi justificar o voto. Lucas disse que não precisava, e ainda o elogiou ironicamente, chamando de inteligente, de tão inteligente que ele sabia tudo o que acontecia na casa. Isso pegou Kaysar, porque ele sabe do jogo sujo de Diego, Patricia, Caruso e Wagner e preferiu agir como Pôncio Pilatos, lavou as mãos. Preferiu fingir q não sabe de nada. Se for para premiar alguém que fez o BBB crescer, então que premie o vilão Diego, já que dizem tanto q se ele sair, o BBB vai murchar. Ora, e então por que este deslumbre com Kaysar? Será que Kaysar não é capaz de dar um UP no jogo, já que é tão querido? Porque Kaysar se esgotou neste personagem dele e só. Não faz nada para causar no jogo. E Ana Clara é um must. É uma verdadeira BBB. Sua imagem cativa só no olhar, no comportamento... desprendido, despretensioso...Parabéns Shadow pela coragem de criticar o queridinho do público, o intocável, o sacrossanto Kaysar.
ResponderExcluirOlá Luís,
ExcluirMuito bom o teu comentário. Gostei!!!
Grata pela presença.
Abs.
Sua visão de jogo está ótima, exceto sobre a Gleici. Wagner desde a primeira semana se declarou pra Gleici, pode até ser que de forma velada, mas sempre deu asas às imaginações da acreana. Sempre que questionado, ele nunca disse que não queria, sempre mantinha uma ponta de esperança. Agora se é por sentimento ou jogo, não sei. Só sei que durante o dia é sempre o Wagner que procura a companhia da Gleici e nas festas os papéis se invertem. Acho que há uma cumplicidade entre eles.
ResponderExcluirCorreto Alex, há uma cumplicidade entre o Wagner e a Gleici. Aguardemos para ver como evolui essa narrativa.
ResponderExcluirGrata pelo comentário.
Abs.
Muito bom o texto. Inteligente e divertido, adoro. Estou achando esse BBB sacal. Gosto de Kaysar, torço por ele, mas ainda não mostrou tudo. Gostaria que Caruso fosse eliminado, não suporto esse jeito ogro.
ResponderExcluirOlá Silvia,
ExcluirA gente está aqui pra se divertir, né? :)
Pois é... o Caruso... As pessoas estão votando pensando em qual participante o Diego e o Lucas votam, e não veem que a permanência do Caruso fortalece o Wagner.
Enfim... jogo que segue.
Beijo minha querida.
E mais um delicioso texto para nos divertir e fazer pensar, Shadow querida, parabéns!!! Não acrescento uma vírgula. E me dá um alívio que você nem imagina, porque eles são tão transparentes, é tão simples fazer a leitura deles. Eu fico perplexa com as opiniões totalmente contrárias, pq algumas pessoas não veem o que a gente vê, ou veem o que não existe? Sinistro, rs. Um beijo querida!
ResponderExcluirVocê sempre tão carinhosa, Acioli.
ExcluirGrata pelo terno comentário.
Um beijo minha querida!!!
Muito boa a sua análise. Também não gosto do jogo do Kaisar. O único senão é em relação a Gleice.
ResponderExcluirOlá Lenice,
ExcluirGrata por tua presença neste cantinho.
Bj.
kaysar é um cezar lima disfarçado.Pode ser que ganhe o premio,mas não acho que seja merecedor.
ResponderExcluirPerfeito teu comentário, Laides.
ExcluirUm forte abraço!!!
ATENÇÃO:
O Votalhada é um blog para AMIGOS. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.
#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas
Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.
Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.
Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.
LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.
LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html
Grato.