Caráter

Quando alguém se engana com o caráter de uma pessoa em qualquer lugar, diz que a pessoa mudou, mas na realidade o que muda é a percepção do fato e não o fato. O caráter de uma pessoa não muda da noite para o dia e é quase impossível ou pouco comum mudar ao longo de curtos períodos da vida e em geral muda pouco.

O mesmo pode não acontecer com o temperamento, a índole e a personalidade (que podem ser bruscas). As mudanças de personalidade e índole afetam o comportamento de maneira visível e, em alguns casos, são causadas por anomalias psíquicas e traumas. Bipolaridade ou multi são exemplos disso.

O temperamento é uma questão de humor. Variações bruscas de humor indicam um indivíduo "pavio curto", intolerante, injusto, parcial e com desvios de caráter. O problema é identificar esses desvios, porque em geral são mais dissimulados que o normal, admitindo que ser dissimulado é normal, claro.

O caráter pode mudar, mas é um processo lento e nunca muda de uma hora para outra. Altera-se vagarosa e imperceptivelmente quando muda.

Muitas vezes o que muda é o comportamento, mas apenas para camuflar o verdadeiro caráter, o real ser da pessoa. A primeira coisa que se deve procurar detectar num concursante é se o comportamento é camuflado, isto é, uma capa ou máscara. Roberta, Manoel, Marinalva, Daniel e Elis são exemplos quase claros disso. Roberta e Elis chegam a ser caricaturas ambulantes.

Emilly, Ieda, Ilmar, Marcos, Pedro, Rômulo e Vivian (pela ordem alfabética) ainda estão sob exames microscópicos por mim e podem trocar de lugar com os citados acima com o prosseguimento das observações. Esses sete ainda estão atualmente no topo da minha lista de pontuações positivas, mas ainda podem certamente mudar de lugar entre eles, repito.

Por exemplo, o comportamento do Marcos indica estar preocupado em achar mulheres que não sejam aproveitadoras ou interesseiras. Sua experiência com elas resume-se provavelmente nisso, o que indica que pode ser um solitário (sua profissão também contribui para isso) e que provavelmente nunca vai encontrar sua metade da laranja (da mulher que o completa), se Emilly não o contentar. Não acredito que ele já passou por umas 30 mulheres, como falou.

A Emilly parecia estar temporariamente com o coração trancado por causa de suas desventuras recentes e poderia deixar escapar seu melhor destino tanto no RS como na vida. Felizmente disse ela que resolveu seguir seu coração (e deixar a razão de lado, né?). Rendeu-se finalmente ao Marcos e talvez tenha sido graças aos "toques" das redes sociais, providencialmente disponibilizadas pela Produção do Programa na festa "Refresque-se" (17 e 18/2).

Pedro é um entusiasta de jogos e aparentemente se esconde por trás disso. É preciso identificar até que ponto encara a realidade como um "game". Ieda e Rômulo sabem que a vida não é um jogo, mas ainda será necessário identificar se estão jogando com a vida dos outros.

Ilmar e Vivian têm andado em altos e baixos no quesito "convivência" e podem não aguentar 3 meses na pressão do confinamento. São inteligentes, mas inteligência não é tudo em um RS, porque o temperamento influi no caráter e na personalidade, consequentemente, no comportamento.

Todas as ações e atitudes de uma pessoa resumem-se em seu caráter e é preciso observar atentamente os comportamentos e enquadrá-los, o mais racional e preciso possíveis, em suas reais categorias antes de emitir um veredito definitivo. O que um analista de RS deve observar e detectar é o caráter e não preferências pessoais e subjetivas em geral calcadas em simpatias e antipatias gratuitas ou superficiais.

A maioria das pessoas adotam diferentes comportamentos em cada situação e num RS não é diferente. A escalação de elencos para RS tem isso em mente, porque eles procuram mascarados que possam render um bom vilão. No bolo eles introduzem alguns elementos que destoam dos possíveis vilões (no máximo uns 3 a 5) e esses são os protegidos e preferidos deles, por uma questão de "marketing" ou apenas por vaidade ou outros motivos inconfessáveis. Então passam a apostar que serão finalistas.

Por estas razões é temerário apontar finalistas nas primeiras semanas até mais ou menos a metade do período total de confinamento. Não é que o caráter muda, mas sim a nossa percepção dele.

Quando um concursante não é um dos preferidos deles, fazem de tudo e usam de todos os meios imagináveis para prejudicá-lo e minar seu favoritismo ou preferência, mas procuram fazer isso disfarçadamente. Por exemplo, quando se fala em uma notícia oficial que a mãe de uma concursante faleceu há meses, quando na realidade não tem nem dois e, agravado pelo fato de não ter nenhuma relação com os fatos do confinamento na notícia.

Quando se julga concursantes, não devemos descuidar de julgar a Produção e a Direção, porque eles estarão o tempo todo tentando induzir a audiência em favor de seus preferidos e em prejuízo dos demais. Justificam isso como sendo a busca por melhores índices de audiência. Só trouxas acredita nisso!

Na verdade é mais importante julgar o caráter dos realizadores de um RS do que o de concursantes do mesmo. Em razão disso, o apresentador é o espelho deles (viu Tiago?). Um apresentador empresta seu prestígio aos realizadores e pode afundar com eles ou cair fora, como fez o Bial.

O sucesso de um RS e a sua longevidade dependem diretamente da confiança que se calca do julgamento do caráter de quem o realiza. Pelo menos no Brasil. É o mesmo que julgar antes de confiar cegamente em um político, para o qual é preciso e importantíssimo examinar seu caráter antes de votar! Quando um RS morre, a culpa é somente dos realizadores e não dos telespectadores do RS, assim como a "Débâcle" (prefiro o significado francês original) de um sistema político é culpa dos políticos e não dos eleitores deles.

MOLESKINE

Baseado em fatos até 17/02/17.

Manoel e Vivian estão semi-imunes (com chances de meia imunidade para um deles ou os dois) dependendo do resultado da PA. O líder Pedro não quer que Elis e Ieda ganhem o Anjo e nem sejam imunizadas. Nesse caso, Emilly e Rômulo podem ser alvos dele, se quiser fazer um Paredão forte. Caso não queira fazer um Paredão forte, indicará provavelmente a Elis e deixar a casa se virar e divertir-se na votação do outro emparedado.

Mas como serão 3 os emparedados, sua jogada tem grandes chances de furar.

Da mesma forma também Emilly e Marcos poderiam ir para o Paredão, se Vivian, Manoel, Marinalva, Elis ou Daniel vencessem a PDL. Acontece que o Paredão será triplo e, nesse caso, os ameaçados são mesmo Elis, Ieda e Ilmar.

Manoel seria um das opções de voto, mas ele está blindado contra os votos da casa. Só pode ser emparedado pelo Líder. Há mais uma pessoa que pode parar no Paredão, dependendo de suas atitudes até a hora da votação: Marinalva. A teoria que o Pedro pode querer testar é se o público está apoiando uma idosa e/ou uma deficiente física.

Worst Friends:

Daniel: Ilmar, Marcos, Rômulo. Poderá votar em Ieda também, se ela não for pelo Líder.

Elis: Ilmar, Emilly, Marcos. Continua tentando jogar uns contra os outros com fofocas, mentiras e intrigas. Ieda, Rômulo e Vivian também são possíveis votos. Envenenou a Ieda contra a Emilly dizendo que ela influenciou o voto da Roberta na Mayara, quando quem a influenciou foi a própria Elis. Falou que Daniel colocou o Marcos no Paredão porque está a fim da Emilly. Como assim? Elis solta disparates sem perceber ou de maneira muito primária. Não percebo como uma pessoa desse naipe pode ser bem sucedida nos negócios ou, ao contrário, talvez ela seja até o estereótipo do empresário bem sucedido aqui, já que estamos no Brasil.

Emilly: Vivian, Daniel, Elis. Não confia em Marinalva.

Ieda: Roberta, Marinalva e Ilmar. Pode ganhar a PA e, se imunizar a Elis como declarou, pode parar no Paredão de graça.

Ilmar: Pedro, Daniel, Elis. Ilmar tem Manoel, Marinalva e Roberta também como opções e não pode votar em Pedro por hora.

Manoel: Marcos, Ilmar, Rômulo. Se ganhar a PA, certamente dará a imunidade para a Vivian. Poderá ir na Elis por influência da Vivian.

Marcos: Daniel, Vivian, Manoel. Elis é também opção de voto dele. Só irá para o terceiro Paredão se os demais forem muito burros, mas alguns alí realmente são. Ele deveria votar na Roberta, mas ela não vai pela casa, a não ser que fique em segundo lugar na votação.

Marinalva: Vivian, Elis, Ieda. Fala mal da Ieda pelas costas com o Daniel e outros.

Pedro: Ilmar, Manoel, Rômulo. Extremamente traiçoeiro e jogador e não tem afinidade real com ninguém. É o contrário do "amigão" de todos (Daniel). Faz a linha anti-concursante, isto é, considera os demais apenas como rivais em um game, fingindo conviver bem. Não o vejo fazendo um Paredão fraco e até o Rômulo poderá ser foco. Está mirando em Elis e Ieda como plano B.

Roberta: Ieda, Ilmar, Elis. Faz a linha "Vc não vale nada mas eu gosto de vc". LOL. Roberta é tida na casa como forte. Será que o Pedro entra nessa?

Rômulo: Manoel, Vivian, Elis. Daniel também está em sua lista e é candidato à indicação direta, se não for imunizado.

Vivian: Marcos, Ilmar, Elis. Outros candidatos ao seu voto são Rômulo, Emilly e Marinalva. Dará um tiro na aguá se votar novamente em Marcos.

Os candidatos a ficarem em segundo lugar são Elis, Emilly, Ieda, Marinalva, Roberta e Rômulo, se Ilmar for o mais votado e, Voto de Minerva poderá entrar em ação em empates no primeiro e/ou segundo lugares.





"Junior 14 de fevereiro de 2017 15:50
Hanne Brandenburg 14 de fevereiro de 2017 17:46
...O BBB mudou e o público que acompanha e vota também."

É isso aí, Hanne! Eu diria que o público mudou muito mais que o BBB e, quanto mais cedo os realizadores perceberem isso, melhor.


"amanda Azevedo 14 de fevereiro de 2017 16:49
Eu nao consigo achar um motivo real pra toda essa torcida do marcos de verdade. A ana paula apesar de eu nao curtir, pelo menos fazia alguma coisa pra agradar o publico. Ja esse marcos o unico que faz é forçar casal desde o primeiro dia que entrou e olha que até Tiago ja deu un toques ne.
Espero que tenha uma reviravolta bem louca nesse programa!!"

A reviravolta está dada, Amanda. Ele domou a Emilly, mercê da sua perseverança de 4 semanas. Valeu a pena para ele os "tocos" que tomou!. Pode ser que a maioria tenha uma percepção diferente e melhor que a sua ou vice-versa. Já pensou qual das duas hipóteses é provavelmente a melhor?

"Dan Dan 14 de fevereiro de 2017 17:24
Junior exatamente!

Cida BBB 4 ganhou da Juliana Lopes porque era a mais pobrinha, Juliana Lopes que foi a protagonista

Mara BBB6 ganhou da Mariana Felicio porque era a mais pobrinha que tinha a filha doente, Mariana que foi a protagonista daquela edição

Fael BBB12 e César BBB15 também levaram o prêmio principalmente porque eram os mais necessitados, apesar que merecidamente terem jogado bem!

Maria oliveira pontes 14 de fevereiro de 2017 19:57 e 22:23
E não quem precisa mais e é mais pobre...corrigindo"

Na verdade o que se julga são atributos pessoais, temperamentos e personalidades e não as respectivas contas bancárias dos concursantes ou quanto pagam de Imposto de Renda.

"qualquernome11 14 de fevereiro de 2017 21:51
Hanne Brandenburg 14 de fevereiro de 2017 22:09 e 22:12
...Na minha lista para sair depois do Piolho de rico, seria Roberta, Manoel, Elis, Marinalva, Ieda, Vivian, Pedro, Ilmar. Marcos, Emilly e Rômulo na final.
Faltou o Daniel depois da Ieda"

Qualquer pessoa deve ser respeitada independentemente de idade ou quaisquer outras características inerentes, mas os idosos devem ser respeitados também pela idade. Não vai aqui nenhuma ilação para perdoar erros de ninguém. Isso é opcional para cada um e diz muito de quem não perdoa e, foi também por isso (entre outras coisas) que o Luiz Felipe saiu; ou estou equivocado?

Um eliminado não sai por apenas um episódio, mas pelo todo que apresentou, pelo conjunto da obra (clichê horrível, mas cabe bem aqui por ser mais explicativo).

"Hanne Brandenburg 14 de fevereiro de 2017 22:26
Gente, tô passada com essa Elis, passou uma boa parte do tempo fofocando no quarto preto com o Ilmar, o Marcos, a Ieda e o Rômulo, chegando a propor que se um dos doís que habitam o quarto saisse os outros terão que se unir para combinar votos e derrubar o outro grupo. Depois disse para o Marcos que o Daniel o estava perseguindo porque está a fim da Emilly, ao que Marcos respondeu: é só ir pra cima. Pra fechar com chave de cadeia essa X9 acaba de dizer pra Marinalva da intenção do pessoal do quarto preto de colocar a Vivian ou o Manoel no paredão para destruir o casal. Tomara que essa criatura continue nessa sua empreitada de fofoqueira e quando for pro paredão, saia com uma rejeição maior que da Aline (BBB5)."

Completo seu relato com a seguinte contribuição: Elis e Marinalva combinaram imunizar uma à outra (17/2) caso uma delas ganhe a PA. Só que não vão ganhar a PA, se permanecer a escalação atual. O Anjo será Ieda (Sonoplasta) ou Manoel (Tonhão). Ganhando Ieda, Elis poderá ser imunizada.


Finalmente o Marcos conseguiu dar uma volta completa. A seguir veremos como serão os "Pit Stops". Chegarão às voltas finais ultrapassando os competidores, sem derrapagens, sem saírem da pista e escutarão o hino? Só o tempo dirá. Agora a escuderia Mally é "oficial"! Saiu o beijão! LOL.