26 março 2016

Frank Killer | "BBB 16": Vade Mecum


Vade Mecum

Se você é fã de RS, pode estar atrás de um guia de referência ou manual para torcer ou escolher preferências em um Reality Show. Na verdade, assim como não existe uma fórmula para vencer um RS, também não existem fórmulas para escolher os mais merecedores para vencer. O bom senso é no caso o melhor guia.

O melhor é apenas ser fã de RS, que é o que faço, sem ser fã de nenhum concursante especificamente. Na verdade procurei sempre gostar de todos eles em todas as edições, pelo menos nas primeiras semanas e, não me deixar trair nas primeiras impressões. Quando você logo de cara escolhe um preferido, geralmente erra, se arrepende e quebra a cara.

Você pode considerar o texto abaixo como um "handbook" ou "pocket reference" e acrescentar seus próprios itens, se achar que deve. Ou suprimir alguns. Mas asseguro que você será um melhor apreciador do gênero e mais justo, se adotar um método de julgamento previamente planejado.

Em primeiro lugar considere que você deve ser justo com os concursantes e não justo para consigo mesmo, ou por suas convicções pessoais, tendo-os como espelhos. Desconfie que você está errado ou, no mínimo tem gostos exóticos, se a maioria da audiência repudia quem você prefere. Você só teria desculpas mais plausíveis se fosse parente ou amigo pessoal de alguém repudiado pela maioria.

Também, se você odeia ou não gosta de alguém amado por uma grande quantidade de pessoas e pela maioria, algo está errado em você, não na pessoa que é amada. Você não deve estar vendo o que a maioria vê! Talvez você não esteja disposto, ou não quer ver, ou não tem tempo para ver. Você pode também estar iludido de alguma forma e vendo coisas que ninguém ou quase ninguém está vendo.

Por exemplo, você não pode dizer que uma pessoa é louca se você não está qualificado para diagnosticar isso. O personagem "Laham" dizia a todo momento "cé loco", "é loco cé", "loco ele", etc, em seu sotaque fingido. Isto é uma representação das atitudes de quem não pode ou não tem argumentos para falar mal de uma pessoa a quem deseja "queimar" representando, ou argumentando com real desejo de prejudicar.

O mesmo aludido acima acontece com outros xingamentos e depreciações para "queimar" concursantes e, o efeito obtido é o contrário do pretendido, porque você não estaria sendo convincente pelo simples fato de ter preferência por outra pessoa ou outras pessoas. Coisa similar acontece com as detratações de pessoas que não estão em julgamento ou só porque emitem opiniões discordantes das suas.

O concursante não está lá para justificar você ou representá-lo como pessoa. Ele está lá com o foco de ganhar um prêmio em dinheiro que você provavelmente gostaria de também poder ganhar, mas não ganharia possivelmente só por achar que é igual a você ou porque acha a si igual a ele.

Eu jamais aceitaria participar de um RS. Não porque não ache inconveniente ganhar uma bolada em dinheiro, mas por ter autocrítica e saber que não passaria talvez da primeira semana, por ser comentarista de RS e por causa da minha própria personalidade, que conheço bem, com posicionamentos muito inflexíveis. Aqui vão alguns tópicos para você considerar:

1 - Procure o máximo possível não escolher um preferido antes da metade do RS, isto é, antes de sair a maioria das pessoas.

2 - Se eles estiverem separados em grupos, não torça para nenhum grupo prematuramente, antes de ter opinião formada sobre os integrantes de cada grupo.

3 - Não classifique nenhum grupo como do "Bem" ou do "Mal". Você tenderá a enganar a si próprio se fizer isso. As pessoas são piores ou melhores independentemente de grupos. Após eleger um grupo, permaneça fiel na medida do possível, mas com pragmatismo, visando proteger quem você gosta no grupo.

4 - Suponhamos que cada grupo tem 5 pessoas em cada um. Torça então para o grupo que tem 5 pessoas que você gosta. Se não existir, torça para o grupo que tem mais pessoas que você gosta.

5 - No exemplo em 4 acima, não rejeite um grupo só porque tem uma única pessoa que você não gosta ou odeia, etc.

6 - Da mesma forma, não apoie um grupo só porque tem uma pessoa que você gosta muito ou a admira ou ama e não gosta das demais ou lhe são indiferentes.

7 - Se você somente gosta mais de duas ou três pessoas num grupo, estas seriam as suas finalistas e, nesse caso, você teria que optar por não apoiar uma pessoa de outro grupo de quem você também gosta.

8 - Invariavelmente os concursantes de um RS se aliam em grupos de afinidades depois de um certo tempo, que pode ser de imediato ou demorar um pouco. Não caia na armadilha de apoiar um grupo só por que é mais numeroso ou menos. O melhor grupo é aquele em que tem 2 ou 3 que você gosta mais para serem finalistas.

9 - Tenha o jogo de cintura para mudar de opinião sobre um grupo, se um ou mais de seus preferidos for eliminado antes da Final. Persistir apoiando quem não merece em sua opinião seria burrice ou teimosia.

10 - Independentemente da torcida por grupos, não apoie quem comete faltas graves ou revela defeitos muito feios só porque está no grupo que você apoia. Para as pessoas de um grupo que você não apoia, não elimine as melhores entre elas, para não ter problemas de consciência, a menos que não se importe em ser vilão para si mesmo. Nesse caso, eu e os demais diríamos que você não vale nada!

11 - Em qualquer caso você não está escolhendo uma pessoa perfeita. Você só está escolhendo um concursante melhor que seus colegas. A traição de aliados é uma falta grave em casos de grupos, se não existirem motivos plausíveis. O desejo de ganhar o prêmio não é um motivo plausível e a lealdade e a honestidade são qualidades importantes para ganhá-lo.

12 - Infelizmente tendemos a torcer mais por grupos do que por pessoas, mas não esqueça que dentro de um mesmo grupo podemos tolerar certas pessoas só até certo ponto. Quando os "inimigos" estiverem liquidados é  hora de expulsá-los da casa, né?

13 Durante suas análises, não esqueça que o foco dos concursantes é o prêmio do programa e, em segundo lugar, as câmeras e microfones. Em vista disso, valorize mais os momentos de perda de controle dos concursantes quando esquecem esses focos para descobrir suas verdades.

14 - Valorize as "enturmações" e descubra se são falsas ou sinceras. Elas dizem muito das pessoas. A produção se esforça para criar conflitos nessas "enturmações" (votações, provas, atividades, etc) para que você possa analisar a qualidade das amizades. No entanto a própria produção direciona no sentido de suas preferências com vistas à audiência ou por outras injunções. Fique vigilante quanto a isso também.

15 - Não expresse opiniões de preferências ou rejeições, principalmente se considerar que é influente ou convincente. Por mais que disfarce suas inclinações, você será incompreendido e sua opinião atrairá mais desafetos do que simpatizantes.

16 - Analise as opiniões de outros e se eles expressarem preferências ou rejeições pessoais descabidas, as maiores chances são de que seus argumentos e opiniões sejam tendenciosos. Nesses casos, a opinião da maioria vale mais.

17 - As opiniões de amigos de concursantes sobre eles, seus parentes, representantes, agentes, empresários, etc, de nada valem, a não ser que sejam desabonadoras.

18 - As opiniões pessoais de celebridades, artistas em geral, etc, sobre concursantes também não são importantes, principalmente se forem do mesmo estado ou cidade ou pertencerem aos quadros de artistas da emissora realizadora do Reality ou das concorrentes.

19 - Baseie-se unicamente no que você observa diretamente ao vivo e tome muito cuidado com informações que são falsas ou pareçam ser falsas.

20 - Desconfie muito de qualquer ação da produção fora da praxe e, principalmente, de vídeos editados, charges, historinhas dubladas e editadas e demais artifícios televisivos envolvendo os concursantes. Por trás deles sempre estão embutidas induções.
Nota: O emprego do verbo "gostar" acima implica em juízo baseado em parâmetros justos  e não apenas em simpatias e antipatias pessoais.

Dizer que uma pessoa não vale nada ou não tem qualidades apreciáveis isoladamente num RS não faz muito sentido, porque na realidade você não está procurando um santo. Você está comparando pessoas em um grupo reduzido de candidatos a um prêmio e pode acontecer deles não serem modelos de comportamento e nenhum ter bom caráter, nem bom temperamento ou boa personalidade.

Se você quiser ser justo, não se prenda a simpatias e antipatias pessoais e julgue apenas os fatos e atitudes que tenha visto diretamente. Não julgue com maus olhos aqueles com os quais não simpatiza e não julgue com bons olhos aqueles com os quais simpatiza. Não é muito fácil fazer isso, mas é o seu papel e, não custa nada ficar bem consigo mesmo e não ter remorsos.

 
Matheus

Matheus é um típico vilão de RS, que já estava satisfeito somente por ter conseguido entrar no Reality em seu primeiro paredão. O que viesse depois seria lucro (4 vezes Anjo no caso, e mais os cachês e benefícios por tempo de "serviço"). Por isso não hesitou em dar um "bote" na Cacau no seu primeiro dia.

Cacau estava obcecada em formar casal e o Matheus caiu como uma luva em seus planos. Antes ela estava investindo no Ronan, mas quando viu o Matheus, pulou no pescoço dele. Seu plano incluía "queimar" o Matheus no caso de chegarem à Final como casal e ganhar o concurso, se tivessem uma historinha bonitinha (pra ela).

Matheus só tinha a opção de se fazer como um cara desligado de relacionamentos "grudentos" e de estar apenas disposto a curtir o Reality. Queria, na verdade, curtir o que viesse depois, se não fosse o prêmio de um e meio milhões. Seu jogo foi claramente mais feio que os dos demais e não conseguiu enganar a ninguém. Desculpa aê, Matheus, mas todo mundo notou que você curtia mais outra pessoa.

A maioria dos concursantes que não têm conteúdo vão para um Reality para curtir os momentos e já se dão satisfeitos com essa chance. Não há nada de errado nisso, desde que não descambem para as vilanias e para as falsidades, mentiras, traições e, as hipocrisias.

Moleskine

A últimaProva do Líder será a soma de 4 fases e teremos as duas etapas seguintes (terceira e quarta) "no domingo (27/3) e terça (29/3). A quarta fase, que acontecerá na quinta (31/3), será um quiz sobre o programa. Os brothers começam essa quarta prova com os pontos que ganharam durante as outras etapas.

O vencedor da maratona de provas leva a liderança e fica imune. No mesmo dia, o Líder indica um participante para o Paredão e este escolhe com quem quer enfrentar a berlinda. O quarto colocado do BBB16 deixa a casa na sexta-feira, dia 1º de abril."

O paredão que eliminará este quarto colocado durará 24 horas apenas e os fãs precisarão estar a postos para não chegarem atrasados na votação. Na sexta-feira após a saída do quarto colocado teremos a Prova da Semi-Final, com o terceiro colocado saindo no Domingo, antes dos dois finalistas.

Assim, na "sexta-feira, dia 1º/4, o resultado do Paredão será anunciado pelo apresentador Pedro Bial ao vivo. Após a Eliminação, começa uma nova disputa. Os três últimos confinados travarão a últimaprova do BBB16. E será de resistência. O vencedor já estará garantido na Final e os outros dois estarão automaticamente no Paredão.

No domingo, 3/4, será definido o 3º lugar do programa, com a saída de um dos brothers. A partir de então, o público poderá votar para eleger o vencedor do BBB16, que será anunciado na terça-feira, 05/3."

Apesar das preferências dos concursantes do RS serem previsíveis, não deixa de ser saudável que o público saiba com boa antecedência os rumos do RS com os passos da produção. Essa transparência não se vê nem de longe no caso da Fazenda, onde tudo, absolutamente tudo é manipulado, apesar do melhor equipamento.

Seria o caso de dizer, parafraseando o Bial, "Mais importante do que possuir bom equipamento e aparelhagem, é saber fazer um RS!", ou pelo menos ter uma noção de como fazê-lo e ter um mínimo de respeito pelo público.

"JOSÉ CARLOS VAZ SAMPAIO NETO 22 de março de 2016 15:43
Frank,só uma curiosidade. Quem está com mais pontos positivos com vc? Vlw!"


Minha classificação por pontos positivos nada tem a ver com quem tem mais pontos comigo. Baseio-me em 4 tabelas diferentes que são atualizadas a todo momento enquanto rola o RS e que me ajudam a calcular os méritos e deméritos de cada um. Aliás ninguém tem pontos comigo em matéria de preferências ou rejeições baseados em antipatias e simpatias.

Posso lhe satisfazer a curiosidade e dar a informação solicitada por email, se comprometer-se a ficar discreto e guardar para si somente, já que não é do meu feitio influenciar os leitores, ainda mais com dados incompletos. No entanto, somente a tabela de pontos positivos não define quem é o maior merecedor de ganhar o RS ou quem vai ganhar.

Mantenho atualizadas uma tabela de aceitação (preferências menos rejeições) dos torcedores, baseada em enquetes, e uma outra baseada em dados oficiais. São estas que definem com relativa precisão quem está mais cotado para vencer e não minhas preferências pessoais. Posso divulgá-las depois de findo o Reality, como curiosidade, mas vai depender do interesse dos leitores. Uma parte já foi mostrada no post "Renan", atualizada até a data e, uma abaixo, em "Curiosidades".    

"Maria Quarteroli 22 de março de 2016 16:08
Voces tem certeza que esse é o FRANK KILLER, a não acredito, eu amava os posts dele,mas neste ó,meus sentimentos Franks vamos ve se no proximo realit vc volte a ser aquela pessoa sem torcida que escrevia nao como torcedor e sim ... deixa pra lá..."


Continuo sem torcida, Maria. Apenas calhou de eventualmente não aprovar seus preferidos, o que acho que não seria motivo para deixar de amar meus posts, se é que os "amava" de verdade. LOL. Quem sabe volte a amá-los (meus posts) quando você torcer no futuro por quem realmente merece em minha opinião e na sua simultaneamente?

A frustração de desejos é uma das maiores causas de repúdios, né? As decepções fazem parte da vida e o importante é não deixá-las travar nossos corações e sentimentos e não deixar isso se transformar em coisa pessoal ou motivos para pretender impôr ou induzir opiniões pessoais. 



A enqueteque mais pisou na bola entre as selecionadas pelo Votalhada foi a da UOL (Geralda 52% x Matheus 48% - 1.112.752 votos). Foi a única que não apontou a saída do Matheus e parece ser a preferida pelos desvirtuadores de enquetes.

A que mais se aproximou do resultado oficial foi a da Rede Notícia:
Geralda (35,33%) x Matheus (64,67%) - Rede Notícia.
Geralda (33,32%) x Matheus (66,68%) - Resultado Oficial.
Geralda (33,05%) x Matheus (66,95%) - Média sem a UOL.

Quem ler com atenção o post Geraldax Matheus vai notar que indiquei 67 x 33%, que são os valores oficiais arredondados para o inteiro imediato. Este tipo de previsão pode ser feito com margem de erro de 2% acompanhando as variações e a evolução passo a passo das enquetes coletadas pelo Votalhada e eliminando as enquetes fajutas do cálculo, ou aplicando o desvio padrão. Quanto maior for o número de amostragens mais precisa será a previsão estatística.

É engraçado observar que a turma do "Mal" ("Quadrilha Suicida". Olha que nome!) voltou 13 vezes de paredões, enquanto a turma do "Bem", toda vez que vai para o paredão, é eliminada. Ou a audiência é em sua maioria torcedora do "Mal" ou quem está fazendo essa distinção entre bem e mal faz parte de uma torcida minoritária do "Mal" (e se pretende ser do "Bem") e, está invertendo as coisas, né?

Assim como não é correto dizer que um ex-concursante ou os "twiteiros" decidem os paredões, também não é correto dizer que os torcedores do twitter são tarados ou deformados mentais. Quem diz isso é muito injusto e perdedor que nada entende de RSs. Quem decide paredões é a audiência como um conjunto que abrange todas as regiões do país, incluindo telefonemas e SMS.

Ranking de rejeições em paredões:

05,15% Munik (2 paredões)
36,95% Ana Paula (4)
37,84% Ronan (4)
40,42% Geralda (3)
41,00% Daniel (2)
52,84% Matheus (2)
53,00% Fernanda (1)
53,13% Renan (1)
54,00% Laércio (1)
58,00% Tamiel (1)
60,70% Juliana (1)
61,00% William (1)
65,00% Harumi (1)
71,05% Adélia (1)


Cacau e Alan nunca passaram por paredões, mas tendo em vista as preferências por grupos, podemos assumir que Cacau terá um índice de rejeição parecido com o da eliminação do Matheus (acima de 60%), caso vá para um paredão; e, não importa contra quem seja.

Esse negócio de dizer que a Cacau "amava" mais o Matheus do que ele a ela é conversa fiada tendenciosa de quem não sabe analisar pessoas. Ambos fizeram casal por conveniência pura e representaram um teatrinho e, a Cacau não demonstrou que o amava.

Cacau apenas jogou e se atirava em tudo quanto é homem disponível para se manter no Reality. Realmente "queimou" o filme e "chifrou" o Matheus, ou pelo menos tentou. A única verdade em tudo o que ela fazia ou dizia era que seu sonho realmente seria ganhar o prêmio do programa e nada mais. O resto era tudo teatrinho fajuto de quem não sabe representar.

Está certo que todos querem ganhar o prêmio, mas isso tem que ser obtido mostrando que merece, e merecer não é apenas dizer que quer ganhar ou jogar para ganhar. O mérito vem dos atributos pessoais de caráter, temperamento e personalidade e não do jogo.

Lista dos percentuais médios obtidos em paredões (dados oficiais):

Semana 0: Fernanda(47%), William(39%) - Geralda(53%), Matheus(61%).
Semana 1: Harumi(65%) - Daniel(35%).
Semana 2: Laércio(54%) - Ana Paula(46%).
Semana 3: (Paredão falso) Ana Paula(74%) - Ronan(26%).
Semana 4: Daniel(53%) - Ronan(47%).
Semana 5: Juliana(60,7%) - Ana Paula(39,3%).
Semana 6: Tamiel(58%) - Munik(5,8%), Ana Paula(36,5%).
Semana 7: Adélia(71,05%) - Munik(4,50%), Ronan(24,45%).
Semana 8: Renan(53,13%) - Geralda(40,95%), Ronan(5,92%).
Semana 9: Matheus(66,68%) - Geralda(33,32%).

O percentual obtido por Ana Paula no paredão contra a Juliana; da Munik e do Ronan contra a Adélia; e, da Geralda e do Ronan contra o Renan, indicam que mais de 60% da audiência aprovam a vitória de um dos aliados da Ana Paula, que ainda estão na casa. O resultado é previsível porque eles são de fato os preferidos do público e não porque o RS seja ruim ou porque os candidatos foram mal escalados.

19 comentários:

  1. Oi Frank, sua análise do jogo é sempre pontual e realista sobre o que acontece no RS. Parabéns.
    E esse "Vade Mecum - Manual de como assistir RS" ficou incrível, com uns puxõezinhos de orelha para "torcidas passionais" na medida certa

    Posso fazer um pedido, antes da final você poderia fazer um post analítico pontuando os fatos e atuações dos concursantes mais determinantes, os quais semana a semana estruturam o jogo desse BBB16.

    grata.

    ResponderExcluir
  2. O grande erro dos advogados e juízes é se considerarem "donos" nas leis, quando estão sujeitos a elas, como qualquer cidadão... Este é um equivoco a que o texto incorre ao colocar como título uma expressão do universo do direito... Assim, destacamos a expressão "juízo baseado em parâmetros justos e não apenas em simpatias e antipatias pessoais"... O erro é evidente, pois o "reality-show" não é regido por leis ou convenções estabelecidas de comum acordo por toda a sociedade... Os "parâmetros justos" na verdade são SUBJETIVOS (grifo nosso), e se equiparam às "simpatias e antipatias pessoas", embora o colunista frequentemente utilize esse sistema dúbio de valores para desqualificar aqueles que contestam suas afirmações, valendo-se de um argumento do tipo "ad hominem"... Por isso questiono se não seria melhor um pouco de transparência, com o articulista deixando claras as suas preferências e não se escondendo atrás de um "Manual Prático de Subida no Muro e Arremesso de Pedras nos Críticos"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente, por sermos seres humanos, cada um com sua individualidade e direito de pensamento, que concordamos ou discordamos de outras pessoas que pensam como nós ou contrárias às nossas visões. Assim sendo, estou me colocando na sua fila de pensamento Jubem, e concordando fielmente com o que vc descreveu ter sentido no texto acima. Temos esse direito, não é mesmo?

      Excluir
    2. O Frank diz que não se deve julgar por simpatias ou antipatias, mas foi exatamente o que ele fez em seu texto.
      Achei a opinião dele sobre a cacau uma clara demonstração de antipatia!
      Óra, se a cacau não foi para nenhum paredão, como ele pode achar que ela terá a tal percentagem de rejeição? Ah... baseado em seus cáculos das enquetes "amo" e "odeio"??. Em seu texto ele "queima" a cacau!!
      Fica a pergunta : Onde estão os defeitos da munik, ronan e geralda?? Ele não menciona os inúmeros defeitos do "trio calafrio".
      Infelizmente esses três insuportáveis e falsos (até entre si) estão entre os quatro últimos. Óbviamente que um deles estará na final, ou pior, dois deles... Aff!!
      Mas espero que com essa reviravolta de provas, a cacau fique na final. E para surpresa de quem não acredita, ela ganhe o RS!!
      Não torcia por ela, mas dos que sobraram ela é a menos pior.

      Excluir
    3. Ah, o título do texto nos traz uma lembrança do BBB 15... O livro que Cézar mais lia no confinamento era justamente um "Vade Mecum", ou seja, uma coletânea da legislação vigente no Brasil, pois sempre dizia que queria prestar concurso público... Seria uma alusão indireta de que o texto é um tipo de "Guia prático de Como estar sempre do lado dos vencedores"???...

      Excluir
  3. Nossa! Muito legal! hahahahahahahaha
    Ser imparcial é extremamente difícil.
    Sempre tentei raciocinar de cabeça fria sobre as atitudes dos participantes mas é complicado, você acaba se envolvendo emocionalmente nas situações... pelo menos para mim.
    Querendo ou não você acaba ficando tendencioso.
    Acontece, fazer o que?

    ResponderExcluir
  4. " desde que não descambem para as vilanias e para as falsidades, mentiras, traições e, as hipocrisias."Frank,estas são suas palavras...Se você conseguir me apontar alguém que esteja ali naquela final que não tenha estas características...Todos são vilões,falsos,mentirosos e traidores,porque se você não considera o que fizeram com Ana Paula na saída dela não seja tração...aí...Todos deram Graças Deus e agora ficam evocando o nome dela toda hora.São mentirosos,pois pela frente sorriem para todos e por trás metem o malho,são hipócritas quando dizem que não falam mal de ninguém...Escondem comida e reclamam de estalecas e deixam ossos na panela para os outros comerem...Palmas pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. regininh@ concordo com tudo que vc escreveu. Tá dificil aceitar que um desses três hipócritas possa vir a ser o vitorioso do RS! O que mais vi nesse programa foi injustiça e manipulação !!

      Excluir
    2. Parabénssssssssssssssssssssss regininh@ é isso ai mesmo concordo com tudo, boa páscoa para todos!

      Excluir
    3. moral da historia:daniel bem feito que você saiu quem manda recusar uma mulher como paulinha,Juliana bemfeito pra você também querer discutir e enfrentar paulinha não pode minha filha,adelia como você teve coragem de dizer que ia parti a cara de paulinha no meio você pensa que se referindo a quem minha filha a uma qualquer bem feito saiu escorraçada,tamiel como você teve coragem de não aceitar ficar do lado de paulinha e se manter honesto tamiel também bem feito que saiu,renan meu filho como deve a audácia de brigar com paulinha e ainda reclamar dos tapinhas que levou,com paulinha você teria que ter dado a outa face e não e reclamar pra direção isso foi feio meu filho paulinha é menina do coração bao menina rica não pode ser contrariada,cacau minha filha arruam suas malas e sai dai você é chorona e atriz de quinta o que você ainda faz ai....quem tem que ganhrar é ronazinho,geraldinha e muniquinha são pessoas que nunca foram falsos,nunca fizeram fofoca,são três pessoas maravilhosas,todos de coração bom são exemplos de seres humanos,tinha que dividir o premio para os três,500 mil para cada um,cada um..cada um deles dava 20% do premio pra paulinha que afinal ajudaram eles,já que perdeu toda sua herança doando pra os pobres menina rica de coração bom..moral da historia atenção candidatos ao bbb 17 se tiver alguma riquinha ou um riquinho já sabem não recusem uma ficada dela,aceite os tapas que eles lhes de não reclame com a produçaõ não olhe torto pra ela sempre diga sim pra ela ou ele se fizerem tudo isso vão pra final.dizer não pra uma riquinha sairá no primeiro paredão....prometo só vim lê vocês não escrevo mais nada.desculpe essa é minha opinião. FELIZ PÁSCOA PARA TODOS.

      Excluir
  5. Oi Frank,Super interessante esse "guia" de para quem eu devo torcer.Vai me ajuda bastante! nessa edição eu torci pela Harumi, mas msm ela saindo continuei assistindo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vejo essa pessoa Harumi dizendo torcer por ANA a abraçando e penso; coitada seria mais uma vitima dessa louca,mas cada qual com seu cada qual..
      FRANK KILLER,se vc nao me reconhece aqui, sinto muito,deve ser pq usava outro email,porém nesses 10 anos nunca deixer de vir ,outra comigo vc nada falou que os meus preferidos sairam,pq eu nunva vi sequer uma edição desse programa, nao gosto,nãso tenho preferencia,ou melhor até tenho,por pessoas do bem e ssas eu acompanho aqui..não vejo porque sinto raiva de ver injustiça,engraçado que vc duvida tanto que eu realmente goste de seus comentários,mas eu acompanho só aqui,pq gosto do dialógo, gosto de ver pessoas inteligentes debatendo, Aciolli, Debbi(velhos conhecido de outras edições) e estas todas que e aqui estão..gosto de diálogos não de baixaria,por isso Frank leia mais e me desculpas por gosta daqui..

      Excluir
  6. Torcida #Annik. Entendam uma coisa...Vocês não viram enquetes,vocês não são maioria,Ana Paula nunca foi favorita ao prêmio..Seus votos não estão decidindo nada,bando de iludidos..Vocês só servem para subir hashtag,fazer barulho..Porque quem decide algo nesse bbb não é o Brasil,nem twitter e sim Boninho..E provavelmente daqui pra frente vai ser sempre assim,toda torcida que tiver mais hashtag no twitter vai ter seu favorito campeão..A não ser que Boninho faça uma exceção e respeite o público em sua maioria,como foi no caso do bbb15

    Tudo depende do Boninho,se der na telha e ele quiser respeitar a vontade da maioria ele vai respeitar,se não,vai usar o twitter como ferramenta para deixar o participante que ele bem entender..E nós iremos ter que engolir a torcida minoria ,achando que decide os resultados dos paredões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você pensa assim então assista apenas como um outro programa qualquer, e não reclame de quem torce pelo grupo da Ana, pois mesmo se foi decidido pelo maior barulho do Twitter foi a torcida que mais fez barulho. Enquanto as outras não fizeram nada!

      Excluir
  7. Em todos os meus comentários aqui no Votalhada, sempre tentei mostrar como eu penso, em relação ao que acontece no BBB, nunca critiquei nenhum comentarista, muito pelo contrário, sempre respeitei o direito que todos temos de manifestar nossas opiniões. Se em algum momento deixei transparecer arrogância ou querendo ser a dona da verdade, como alguns observaram, essa nunca foi minha intenção. Jamais vou achar que a minha maneira de pensar seja compartilhada por todos, isso nunca acontecerá não só comigo, mas com ninguém.

    Agora, uma coisa é eu expressar uma opinião, uma vez que estou assistindo um jogo e terei as minhas preferências, ou criticar aqueles que, a meu ver, não estão jogando da forma que eu aprecio. Assistir um jogo e ser imparcial, jamais conseguirei, pois acho que o fato de vc torcer já lhe dá um gás para querer acompanhar o programa, se não gosto ou não torço por ninguém, também não me sentirei estimulada a assistir.

    O que mais me chamou a atenção nessa edição foi o fato de uma torcida organizada de uma jogadora ter prejudicado o bom andamento do jogo, simplesmente por querer agradar sua musa, que mesmo não estando mais dentro da casa, ditava as regras do lado de fora e dentre seus seguidores, não houve quem fizesse uma reflexão e pensasse: uma coisa é gostarmos da jogadora, como ela era dentro da casa, outra é nos unirmos para tirar da casa os participantes que ela mandar, e que vá para a final quem ela decidir, sem ao menos tentar uma análise do comportamento daquele jogador, e o que é pior, usando argumentos que não justificariam de forma alguma suas atitudes, como repudiar o fato do Renan ter dentes de porcelana, ter sua masculinidade posta em discussão por não querer ficar com as jovens que se atiraram prá cima dele, quando na realidade essa atitude mostrou bem mais seu caráter correto, do que se tivesse aceitado as investidas e ido prá debaixo do endredon somente com intuito de se garantir no programa. Se ele agisse dessa forma, talvez estivesse até hoje na casa, pois os seguidores da Munik já estariam torcendo pelo casalzinho Renik na final. Gostando a Ana Paula ou não, iam ter que engolir!! Sem deixar de citar o controle emocional que poucas pessoas teriam em ser provocado como ele foi, com direito a mão no queixo e dança se esfregando no corpo e não reagir com atitudes que lhe causariam a expulsão, sendo que o feitiço virou contra o feiticeiro.

    O mesmo problema aconteceu com a Juliana, que a partir do momento que resolveu votar na Munik e deixar a Ana Paula para a casa votar, como estratégia de jogo, passou a ser odiada e perseguida pela toda poderosa e sua saida da casa, era fato consumado, como ela gostava de gritar na cara. Ou ainda no caso do Tamiel, que ao saber que seria votado e com possibilidades de ir pro paredão, foi procurar a forma de se defender, como a Munik fez na primeira semana do jogo. Quer dizer que jogar, com estratégias que lhe beneficiasse e a seu grupo só a Ana Paula e o time dela podia, não entendo.

    Sinceramente, esse fato foi inédito no BBB pois o advento das torcidas organizadas, a partir da máfia Dourada (BBB10) que sagrou o Dourado campeão e das clanessas (BBB14) que deu o premio a Vanessa, prejudicou o bom andamento do programa como um jogo de uma torcida só, porém essa exigência de comando de fora da casa, por parte de um ex-participante, nunca vi e espero que se acabe junto com o BBB16, ou o Bial não terá mais o prazer de dizer: no ar mais um programa campeão de audiência!


    ResponderExcluir
  8. O trio nesses últimos dias anda meio apagado. monik não suporta mais o Renam e a Geralda está mais o tempo todo com Munik. cacau, sozinha no jogo na esperança de vencer essa última prova do lider. Acho difícil mas não impossível. Ela faz suas oraçoes agora mais do que nunca. Todos que seguem o reality sabe que ela só não sai essa semana se for líder pq o trio conseguiu tirar um a um do outro lado. sinceramente, dos quatro participantes que restam nenhum tem perfil e nem carisma de vencedor mas, Munik já é a eleita prá vencer. O que ela fez por merecer? dançoumuito nas festas, ficou embriagada em todas as festas e deu muito trabalho pró Ronam e vexame pra todos que assistem o PPV. Beijou dois e não ficou com nenhum. Contou toda sua vida amorosa com muitos homens. D. Geralda só sabe fofocar, fumar e beber cerveja e diz sempre que não tem coisa melhor que cerveja.A única coisa que faz na casa é cozinhar; isto é, depois que a Adélia saiu.dorme a tarde toda e ronca que é uma beleza e o Ronam é bipolar. No início do jogo disse que veio prá jogar mas se perdeu no caminho protegendo a Munik e perdendo a chance de ganhar o reality.Enfim, Monik campeã . Não andar da carruagem...

    ResponderExcluir
  9. Concordo em partes com alguns depoimentos. Cacau e Mateus se usaram. Acho que cacau até usou mais Mateus se fazendo de vítima o tempo todo. Ele sempre pediu pra que ela falasse com ele, mas, ela fazia o teatrinho pra cameras. Terminou com ele e pediu pra não sair da cama deles. Que falta de amor próprio. Mas, sempre se atirou pra cima de Renam, Ronam, Laham. Até dormir de lingerie entre Renam e Tamiel quando eram líderes fez e sempre se dando como uma adolescente pura, sofredora e mal compreendida. Mateus realmente estava preocupado chegar o mais longe possível, teve sua vilania, mas foi ele egoísta, chato, alegre, medroso. Não usou máscaras. Quanto ao trio afilhado de Ana Paula, não consigo entendê-los jamais. Não existe amizade verdadeira. Munick e geralda foi unha e carne desde o princípio, mas ela prefere manda- la para o paredão do que Ronam que a critica, alfineta e tenta queima_ la e os dois nem se falam. Jamais também participaria de RS, pois entre ter alianças e conquistar afetos verdadeiros ficaria com a segunda opçao. Jamais faria ninguem de escada. O que me impressiona em relação as torcidas, antes do programa começar, quandos as fotos surgiram na rede, munick já era a preferida pela aparência. Em um BBB anterior quando existia Selva e Praia, a turma da selva era a mais divertida e agia em defesa igualzinho a turma da Ana Paula, e todos foram dizimados, ganhou o caipira bonzinho Fael. Combinação de votos, jamais foi aceito pelo público. Esse ano foi o forte, a jogatina pura e simples. Não consegui ver ética, gratidão, emoção, amizade, amor, em nenhum concursante. Triste fim. Nem estou vendo mais ppv, ainda temo em ver a ediçao, terei menos raiva, vou deixar me enganar pela produção. Não terei mais vontade de ver as próximas edições, pq sei que estarei sendo enganada em nome da audiência.

    ResponderExcluir
  10. Todos comentam,todos falam,mas nem os da casa falaram o que realemnte aconteceu..Não sou dona da verdade,mas basta um pouquinho de bom senso para ver oque realemnte aconteceu de fato e verdade...O seguinte; acharam lindo a AP puxar o cobertor o barba azul e dizer que ele estava pelado e fazer aquela baixaria(o qual achei feio, ridículo e mentiroso) a partir dali,o personagem AP passou para a produção do programa que ela era a pessoa que iria mudar o rumo com suas baixarias, confusões etc...só não contaram com a expulsão dela que foi por (OBRIGAÇÂO) eles teriam que fazer, eles não queriam ,tanto é que não aceitaram o pedido dela de desistencia, fieram de tudo para contornar ,infelizmente o RENAN caiu na pilha dela e fez o que fez,denunciando-a com isso, foram obrigado a fazer,porém,como forma de castigo para Renan e as outras pessoas que viam nela não uma pessoa do bem e sim uma barraqueira, fez aquele discurso do BIAL, ridicula pedindo compaixão e dali para cá,deixaram não só ela mandar no programa coomo tb leva-la a todos os programas, com isso, deu carta branca para esses alucinados que se diz Fã da pessoa a continuar com a mentira,uma pena mesmo Renan ter feito isso,pq ela nao ia aguentar e ia pedir para sair e outra ia ser tornar inimigas desses que agora se dizem amigos dela,MU,Ro e GE...estes seriam os alvos da tirania dela..porque já vi todos os relaits naciomais e internacionais e nunca vi uma pessoa expulsa ter tanta regalia e outra ,os outros que sairam poderiam abrir processo contra a GLOBO,pq nao foi cumprido a lei deles, saiu,pediu para sair ou expulso virou defunto..mas nesse foi diferente virou musa e dona do realit...o boninho deve rir a toa ,com isso ele nao só prejudicou Renan e sim os outros 11 participantes que não fizeram arte da ganga,RONAN,GE,MUNIK..deve muito ao Renan,pq só estão aí pq a louca nao está... O Ronan mesmo falou que ela falava vou implicar com fulano,logo acredito que a globo deve ter rabo preso com ela,esta deve ter prometido isso a eles...

    ResponderExcluir
  11. Eu achei um tanto errado esse manual, nao se precisa de manual pra torcer, deveria se chamar manual para torcer pro ganhador do programa, eu pelo menos no BBB, sempre tenho meu candidato escolhido antes do jogo começar, o que é variável, as vezes os candidatos vão longe mais nos dois ultimos, minhas candidatas foram as primeiras eliminadas(Francieli e Harumi), evidentemente que foi fruto da edição do que foi ao ar, o que tende a acontecer sempre no começo dos RS, os primeiros eliminados tendem a ser esquecidos pela edição ou exaltados, uma vez que o tempo de programa é pequeno pra mostrar todo mundo.

    ResponderExcluir

Regras para comentários: http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html