O sócio-fundador da página Razões para Acreditar, Vicente Carvalho, anunciou nesta segunda-feira (30) que a vaquinha criada para ajudar o alpinista Agam, voluntário no resgate do corpo da brasileira Juliana Marins, foi retomada. O valor arrecadado, superior a R$ 520 mil, será transferido ao alpinista sem cobrança de nenhuma taxa.
A decisão foi comunicada depois de grande repercussão nas redes sociais. Inicialmente, a campanha havia sido cancelada no domingo (29), e a plataforma havia informado que devolveria os valores aos doadores, após receber críticas pelo desconto de uma taxa de 20% sobre o total arrecadado.
Vicente explicou que o processo de transferência internacional já começou, com o envio da documentação e do cadastro bancário do alpinista. Ele também reforçou que todo o dinheiro será destinado diretamente ao voluntário, que ganhou reconhecimento por sua participação no difícil resgate ocorrido na região do Everest.
A vaquinha foi criada como forma de agradecimento e apoio financeiro ao trabalho de Agam, que, sem qualquer vínculo com Juliana ou sua família, decidiu participar da operação que localizou e removeu o corpo da brasileira.
A retomada da iniciativa foi celebrada por internautas, que elogiaram a transparência na decisão e o compromisso em destinar integralmente a ajuda a quem se arriscou em uma missão tão delicada.