Emissora usou imagens aéreas e especialistas
 para estimar público menor

A emissora britânica BBC colocou em xeque os números divulgados sobre o público que acompanhou o show de Lady Gaga na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Enquanto a Riotur anunciou que 2,1 milhões de pessoas estiveram presentes na apresentação gratuita em maio deste ano, uma checagem do quadro BBC Verify concluiu que o número real seria de aproximadamente 661 mil fãs.

A contestação surgiu após um questionamento de um leitor britânico, que considerou “muito difícil acreditar” nas estimativas oficiais. Para embasar a análise, a BBC contou com a colaboração de um especialista em densidade de multidões. Segundo ele, seria “altamente improvável” que mais de 2 milhões de pessoas coubessem na área onde o evento ocorreu.

O levantamento utilizou imagens aéreas e referências de pontos fixos, como os prédios do Copacabana Palace e do Hotel Hilton. A equipe calculou que o público ocupou cerca de 140 mil metros quadrados, o equivalente a 20 campos de futebol. Com base nas normas de segurança britânicas — que consideram até 4,7 pessoas por metro quadrado —, a estimativa máxima seria de 660 mil pessoas no local.

Apesar do questionamento, as autoridades do Rio mantêm a informação de que 2,1 milhões de espectadores acompanharam o show, mas não apresentaram detalhes sobre a metodologia usada. A apresentação de Lady Gaga, que integra a Mayhem Ball Tour, também foi considerada histórica por outros recordes: entrou para o Guinness Book como o maior público já registrado em um show gratuito de uma artista feminina. O espetáculo ainda marcou a maior apresentação da carreira da cantora. 
 

Fonte/Reprodução/Imagens/Vídeos
Créditos: Internet