![]() |
Reprodução/Twitter |
despedida do eterno vocalista do Black Sabbath
O mundo do rock amanheceu de luto com a morte de Ozzy Osbourne, ícone do heavy metal e eterno vocalista do Black Sabbath. Aos 76 anos, o cantor faleceu nesta terça-feira, 22 de julho, após anos de batalha contra o Parkinson. Em nota comovente, a família declarou: “Com mais tristeza do que meras palavras são capazes de comportar, somos obrigados a reportar que nosso amado Ozzy Osbourne morreu nesta manhã. Ele estava com a família e rodeado de amor.”
Diagnosticado em 2019, Ozzy enfrentava uma luta constante contra os efeitos debilitantes da doença. Nos últimos meses, sua condição física se agravou, e ele já não conseguia mais andar. Apesar disso, sua despedida foi grandiosa: há pouco mais de duas semanas, realizou um show épico em Birmingham, sua cidade natal, ao lado dos ex-integrantes do Sabbath e de grandes nomes do metal como Metallica, Slayer e Pantera. O espetáculo arrecadou 200 milhões de dólares e se tornou o show beneficente mais lucrativo da história, com doações destinadas a hospitais infantis e à organização Cure Parkinson’s.
Chamado de “Príncipe das Trevas”, Ozzy marcou o cenário musical desde 1968 com a fundação do Black Sabbath, banda que redefiniu os caminhos do rock pesado com estética sombria e letras provocativas. Após deixar o grupo em 1979 devido a problemas com álcool e drogas, deu início a uma carreira solo de enorme sucesso, com 13 álbuns lançados. Ao longo da vida, vendeu mais de 100 milhões de discos. A reunião oficial com os membros originais só aconteceu em 1997, culminando com o álbum 13 em 2013 e a turnê de despedida em 2017.
Ozzy também se tornou um fenômeno da cultura pop. Em 1982, chocou o mundo ao morder a cabeça de um morcego no palco — episódio que virou lenda no universo do rock. Já nos anos 2000, conquistou uma nova geração ao estrelar o reality The Osbournes, com a esposa Sharon e os filhos Kelly e Jack, que se tornaram celebridades da TV britânica. Outra filha, Aimee, optou por manter a privacidade. De seu primeiro casamento com Thelma Riley, Ozzy teve mais três filhos: Jessica, Louis e Elliot, este último adotado informalmente como enteado.