23 março 2024

Do Cantinho da Shadow: BBB 24 - O BBB DA LOBA



O tempo e a experiência ensinam a ter cuidado com as pessoas de fala mansa e olhar esquivo, pois, são as que mais facilmente irão trair e ferir. A ficar em alerta com quem, após xingamentos e ofensas, serve a mesa aos seus “desafetos”, inabalável, como se nada tivesse acontecido. A desconfiar de quem grita com as mulheres, fica à espreita de um deslize do outro, pronto para dar o bote; falta com o respeito, provoca e tenta desestabilizar quem está ao lado; gera desconforto e mal-estar desnecessários e, depois, queixa-se de ser vítima das circunstâncias e da má vontade dos demais. A duvidar de quem diz ter uma “alegria” de causar inveja, extravagante, para esconder sua infelicidade e rancores mal resolvidos. A ficar ressabiado de quem apenas tem olhos para sua “beleza” vazia, protagonista de um folhetim inventado. A afastar-se da unanimidade estúpida dos tolos, que se deixam seduzir pela maciez da pele de cordeiro, sem ver o que ela esconde.

Sim. O tempo e a experiência ensinam.

Mil vezes os lobos e... a loba!, porque eles são o que são. Não se esquivam nem se escondem em camadas. Não precisam! Já se sabe o que esperar deles.

Via de regra, os lobos não são de fácil convivência, intimidam, envolvem quem está perto num turbilhão de emoções e só se entregam se houver confiança. Por isso mesmo são fascinantes e cativantes.

Neste BBB, fomos apresentados a uma loba, de beleza selvagem e expressiva, com um âmago sensível e delicado. Ao tempo em que, o seu riso solto encanta, pode ser arisca ao falar. Consegue ser colo e aconchego num instante e, arredia no outro. Seu olhar sabe ser doce e compreensivo, como também, debochado e agressivo. Possui uma inteligência intuitiva e poderosa, admirável. A transparência e sinceridade com que se expõe, por vezes, arranham e assustam. Ela é multifacetada feito um caleidoscópio, que a cada vez que se olha, se redesenha. Capaz de mergulhar, sem barreiras, nas profundezas de si mesma.

Basta ter sensibilidade e um ouvido atento para entender suas fragilidades, angústias, aflições, frustrações e tormentos existenciais, tão humanos. Ela não precisa simular uma alegria que não sente ou fingir ser a princesinha do baile ou vestir-se de esfinge para não ser decifrada ou colocar-se no papel de vítima para alcançar seus objetivos (aliás, não há nada mais enfadonho, tedioso e cansativo do que isso). Entrega-se sem máscaras. Sem fingimento. Quando a gente pensa que está encurralada, sem saída, deprimida, derrotada... respira fundo, enxuga as lágrimas, se recompõe e ressurge desafiando a lógica e as expectativas, como os lobos solitários, símbolos de sua força e determinação.

Nunca antes no BBB houve uma participante como a loba desta edição. O diretor que o diga! Nem ele escapa de suas críticas sagazes e cirúrgicas, atração à parte, diga-se. Uma loba entregue por inteiro, humana, densa, complexa, profunda, mordaz, intensa, controversa, debochada, espirituosa e emblemática, chamada Fernanda. Ah...e apaixonada pela sétima arte. Uma cinéfila de carteirinha! Se houver um quiz sobre filmografia, ela gabarita.

Por outro lado, incomoda. Aaaaa... incomoda... ao expor, de forma nua e crua, que a vida não é um mar de rosas, um domingo no parque, um folhetim e, que as pessoas, sobretudo, as mulheres, não são heroínas inventadas, cinderelas de um mundo encantado, arlequinas de um brasil do brasil, mas, feitas de paixão, luta, argúcia e sentimentos. Com a sua tocante e densa história de vida, abala, ao revelar uma realidade lancinante e solitária, sem vitimizar-se. Mesmo sabendo que há um prêmio em jogo, capaz de resolver boa parte de seus problemas e aflições, não se deixa silenciar nem ocultar nem moldar nem mascarar nem... domesticar.

Essa loba está no BBB e em vários rincões do país lutando por seus sonhos, sua matilha e felicidade.

Entretanto, muitas pessoas não estão preparadas para as lobas, nem o BBB, nem as fábulas.

Shadow/Mariasun Montañés
@Shadowtweetando



Twitter: twitter.com/votalhada
Instagram: instagram.com/votalhada
Facebook: facebook.com.com/votalhada
Telegram: t.me/VotaNoBBB
ATENÇÃO: Antes de comentar, leia as regras:
www.votalhada.com.br/regras.

PIX: contato@votalhada.com.br


O Votalhada faz um resumo de várias enquetes divulgadas em sites e blogs que comentam Realities. Apresenta o resultado em tabelas claras e faz as médias aritmética (simples) e ponderada (proporcional) dos resultados.

57 comentários:

  1. Grande satisfação em ler um texto teu novamente aqui no Votalhada. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Grata, meu amigo.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito inteligente, poético e sensível o seu texto. Todavia, não mudou nem um pouquinho a má impressão que tenho da tal lobo do BBB24. Não consigo enxergá-la sob as suas lentes generosas, que não lhe vê defeitos, os que vejo e deploro.

      Excluir
    2. Gostaria que a estimada Shadow escrevesse um texto que descrevesse Beatriz.

      Excluir
  3. 👏👏👏👏👏 penso o mesmo. Na rede social e no papel tudo é lindo e perfeito, na vida real e no dia a dia, inclusão não existe, principalmente para as pessoas especiais, autistas, deficientes físicos e visuais, sugiro calçar os sapatos de uma mãe ou pai, que tem um filho (a) portadora dessas enfermidades, são discriminadas pela sociedade. Os pais que tem $$$ para tratar, não sofrem tanto. Minha opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel,
      O fato é que por mais que tentemos, jamais seremos capazes de nos colocar no lugar do outro, sentir a intensidade da sua dor ou o quanto seus dramas pessoais o afligem e lhe tiram a paz. Então, o melhor a fazer é ter empatia e julgar menos.
      Grata por tua presença.
      Um abraço!

      Excluir
  4. É tão estranho e contraditório estarmos comemorando uma das primeiras participantes reais num reality! Seu texto foi cirúrgico e preciso. E viva as lobas desse Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia,
      Sem receio de errar, a Fernanda é uma das pessoas mais autênticas que já passaram pelo reality. Com ela o papo é reto. Sua personalidade é rica, tem muitos matizes. Às vezes, dá a impressão que pra ela o fato de estar lá, está sendo catártico. Longe da pressão do dia a dia, está conseguindo ter um tempo para refletir sobre si mesma. E, o mais interessante, é que ela verbaliza suas descobertas, como, o monólogo sobre os espelhos na academia. Ao meu ver, um dos momentos mais icônicos dessa edição.

      Grata pelo comentário.
      Fica com o meu abraço!

      Excluir
  5. Shadowwwww!! Que saudade de ter a satisfação de ler seus textos aqui no Votalhada! E eis que vc ressurge magnífica, como sempre, nos brindando com essa narrativa maravilhosa (não botei em caixa alta, por respeito às regras do blog kkk). Confesso que me emocionei com cada palavra de tamanha lucidez e transparência para revelar tão bem a diferença existente entre alguns participantes no BBB24 e uma que se despe de tudo que possa parecer fantasioso ou vitimista e se mostra tal como é, sem sequer se preocupar. ou até mesmo se lembrar que está em um programa em rede nacional para falar as verdades, até de foro íntimo, de seus problemas pessoais como mãe solo que luta para cuidar de seus filhos ao mesmo tempo em que tb precisa estar forte para fazer seus doces e entrega-los ao cliente no tempo hábil, que é quem lhe paga as contas, e diante dessas situações vexatórias chega a ter vontade de se livrar dos filhos que lhe incomodam jogando-os pela janela do apartamento, um desabafo momentâneo de querer ter paz para ter equilíbrio emocional e, no fundo, o que queria msmo era ter uma situação financeira onde ela pudesse viver abraçando e se divetindo com seus filhos, que tanto ama e contando com ajuda de pessoas para lhe ajudar nas tarefas com eles. Essa é a Loba do BBB24, não à toa bem identificada com as caracteristicas do animal, tão bem retratadas em seu texto, que fala palavrão e se esconde deitada em sua cama pq não consegue ser aceita ou entendida em sua forma de jogar sem máscaras e e realista e que não concorda com a tese que, para ganhar o BBB terá que ser falsa, fazer o que não tem vontade ou vestir uma personagem, essa nunca será a Fernanda. Vale ressaltar ainda que, ao iniciar a leitura de seu texto estava de frente pra minha tv, ligada no pay per view do BBB e justamente a protagonista de sua narrativa estava na minha frente, sentada na varanda da casa, como se ouvindo a leitura que eu fazia de seu texto brilhante sobre ela. Mto, mas mto obgda por ter me proporcionado esses moms. Valeu por todo desgosto que tenho sentido com essa edição e o que se transformou um reality que já nos trouxe tanto entretenimento, hj nos mostra uma realidade do tipo de pessoa que já foi aclamado como merecedor de ser campeão, e o pior, servirá de exemplo para quem quiser conseguir o principal objetivo em edições futuras. Um gde abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hanneeeee... que bom encontrar você!
      Confesso que me emocionei com tua calorosa acolhida. Muito obrigada!

      Estive fora do país nos últimos anos. Não acompanhava o BBB desde o 19 e, confesso, não pretendia assistir a este. Sinto que algo se perdeu, quiçá a essência.

      Tudo está muito artificial e comercial, isso é visível nas provas. A impressão é que a prioridade é o faturamento (sempre houve, mas está demais). Isso dificulta até a elaboração das provas, uma piscina de bolinhas com cards é suficiente. Pra quem viu, os participantes tendo os pés colados com super bonder, deslizando numa tirolesa de cabeça pra baixo, com a tarefa de atirar bolas o mais próximo de um alvo, o que se vê não empolga. Até os participantes. Hoje, eles mais parecem garotos-propaganda. Encaram a câmera, pegam os produtos e fazem merchand, alguns com uma voz esganiçada horrorosa.

      O que se vê é tudo muito postiço. Não há verdade nem espontaneidade nas interações. Muitos conversam entre si buscando as câmeras e seu melhor ângulo. Não havia isso antes, ou, não havia com tanta frequência. O confessionário, para alguns deles, parece uma central telefônica ou de informações. Acabou o isolamento, o que era fundamental para deixá-los alheios ao que acontece fora. Agora, recebem informações até de convidados; uns são esculachados pelo apresentador, outros, são protegidos pela direção. Sabe-se como será a formação dos paredões e quem será eliminado e, o pior!, quem será o campeão. Acabou o frisson, a tensão e a expectativa, que faziam valer o programa.

      E, a coisa não melhora quando se olha para o lado de fora. Antes dos realities ganharem as redes sociais, os blogs eram os fóruns de debate e torcida. Apesar das divergências, havia civilidade e respeito, até porque o administrador do blog, quando a coisa extrapolava, interferia. Hoje, as torcidas comparecem como se fossem pra uma batalha campal. E o vencedor é construído aí, não mais dentro da casa. Quem tiver a maior torcida nos primeiros dois dias, será campeão. Que graça tem isso? O efeito manada é devastador! Fake news, hackeamento e derrubada de contas dos adversários do “eleito”, viraram código de conduta. Acabou a moral, a ética e a diversão. Isso é insano. Vergonhoso! E, é alimentado, pasme!, pela direção e apresentador do reality, influencers, verificados, programas de TV, patrocinadores, que em busca de faturamento, likes, seguidores, acabam consagrando o “escolhido” e desmerecendo os demais participantes, mesmo que o “ungido” não seja merecedor de chegar nem ao top5.

      Pra fechar, me senti motivada a escrever essa postagem, por ver na loba, justamente aquilo que se perdeu: autenticidade. Ela está por inteiro ali. Não faz questão de posar para a câmera ou de se atracar com o artista que se apresenta, para ter vt ou aparecer mais que os outros. Mostra-se como é. Conversa com os seus aliados, como conversaria num barzinho da sua cidade. E, é por essa razão, que sem fazer força, ela se destaca dos demais.

      Foi muito bom receber e ler a tua mensagem. Também estava com saudade.
      Fica com o meu abraço e carinho!

      Excluir
    2. 👏👏👏👏👏👏👏 Aplaudindo-a de pé.

      Excluir
  6. Eu adorei seu texto Shadon escreveu tudo que penso sobre A Loba Fernanda do BBB.
    Obrigada por seu exto maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luna,
      Fico feliz que tenha gostado do texto.
      Grata pelo teu carinho.
      Uma abraço!

      Excluir
  7. Parabéns por mais um texto sensacional.

    ResponderExcluir
  8. Bravo, Shadow!! Bra-vo! Aguardo o momento dela pontuar todas as situações desconfortáveis que, enqto repousa, são cuidadosamente organizadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela mensagem.
      Sim. Ela irá se revelando um pouco mais, a partir da sua própria organização.
      Um abraço!

      Excluir
  9. Adorei o texto sobre a Loba dissecando sua complexa personalidade, que diferente do grupo fada é bem autêntica e não fake.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Richard,
      Grata por tua análise.
      Ali, o grande trunfo dela é a sua autenticidade. É o que a diferencia dos demais.
      Um abraço!

      Excluir
  10. A mesma Loba que disse que Davi e ela são muito parecidos, iguais. Vá entender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Suzy M... "Seja" loba, para compreender. ;)

      Excluir
    2. Eu entendo. Não é pq estão jogando em grupos adversários e sendo a pessoa que sempre foi muito criticada dentro da casa, que ela não poderia encontrar pontos em comum de personalidade com ele e até tb já declarou que só se sente incomodada com a cantoria dele, de resto ele nunca a destratou. Resta só um pouco de boa vontade para ver o qto essa Loba tem caráter para declarar o que pensa, independente de quem seja a pessoa em questão. É sobre isso.

      Excluir
    3. Olá, Suzy,
      Talvez ela tenha dito isso, por estar lá dentro e sentir que, tanto ela quanto ele, estão liderando as suas matilhas.
      Um abraço!

      Excluir
    4. Bom dia, Shadow e "chat"... Não vejo Davi liderando como um lobo. Sua trajetória se fortaleceu, após "conversar" com a "pessoa" no confessionário: Até Isabelle (e o público) "reagiu", enqto rezava na sala. Houve uma boa transformação do jogador Davi, depois disso, concorda? Inclusive, até os participantes notaram, mas não compreendiam a "mudança": Só Isabelle sabia da tentativa do Davi querer apertar o botão, porque todos dormiam naquele momento. "Lidera" porque é notório o favoritismo aqui fora. Para mim, o Matteus é o mais perspicaz.

      Excluir
    5. Olá, diaadia,
      Concordo contigo sem tirar nem por. O “ungido” da edição está brifado, sabe até os dias em que o big fone tocará. Como comentei com a Hanne, o confessionário, para alguns participantes, é uma central telefônica e de informações. Há muitos interesses envolvidos. Sempre houve. O problema é que agora não disfarçam, a coisa é escancarada. O episódio do balde com água da piscina em que as portas foram trancadas, é a prova disso. A qualquer momento a produção poderia ter intervindo para evitar um acidente. Mas, não no ato preparatório.

      O cenário é tão declarado, que até os participantes já se deram conta e comentam entre si. Isso é broxante!

      Por isso que eu disse, que por estar lá dentro e vendo a diferença de tratamento dada aos dois grupos, talvez, a Fernanda sinta que o outro está liderando seu grupo. Não está! Não lidera sequer a parceira mais próxima e não está no top3 de nenhum deles.

      Em tempo: Quanto ao episódio de ‘vou apertar o botão’, pela amor!, não passou de uma ceninha burlesca. Se quisesse mesmo sair, não o teria feito quando o botão estava vermelho, não é mesmo?

      Bom dia, diaadia!
      Um abraço.

      Excluir
  11. Shadow texto incrível faz valer e crer que existam personas e olhares diferenciais, que não se enganam com ares soberbos, manipuladores e ditadores com cabeças medíocres e empobrecidas de valores e conteúdos, "A Loba" tem problemas que a maioria das mulheres mães enfrentam, xingam, esbravejam suas dores e imperfeições como quem já tentou de tudo e pouco êxito conseguiram mas tiveram que partir para um plano "B "da vida engolindo seco e trazendo desconforto e acidez em seu comportamento e consequentemente em seu estômago, sim ela sofre com seu aparelho digestivo, nítido fica que não digere Tb sua condição financeira e pessoas ao redor q nada contribuem para impulsiona la, desejo bênçãos e sorte a Fernanda loba e seus filhos!

    Que saiam aqueles que vestiram suas máscaras que iludem os desprovidos de inteligência e sensibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lise,
      Bem-vinda à alcateia, rsss...

      Comentário perfeito, de alguém que tem empatia pelos outros.

      Bom domingo, minha querida.
      Um abraço!

      Excluir
  12. Adorei o texto ,essa é a Fernanda .Ela não tem medo de dizer as verdades ,não poupa nem a produção .Foi julgada por palavras pesadas que disse em relação aos filhos, mas é muito fácil falar quando se está de fora.Autismo não é uma doença ,é uma condição que não é fácil de lidar e ela não deve ter o suporte que muitas mães e ´pais têm e que essas crianças precisam para se desenvolver.Ela poderia sim ser a campeã desse BBB,mas preferiram alguém que se faz de vítima ,exaltam e o colocam como quase um Deus e fecharam os olhos para outros participantes.Esse foi o pior BBB dos últimos tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo. Com pessoas defendendo uma criatura como a mulherdeitada, foi mesmo!
      Se toda mãe soio, REALMENTE miserável, fosse pra tv mandar dedada pra todo mundo, chamar de fdp, mandar tnc e outra aberrações proferidas por ela no BBB, o que seria?
      Se uma Bia fizesse isso o que seria? Bia é demonizada e não faz nada disso.
      Quando eu digo "miserável" é porque ela alegou que um dia não tinha um real para dar comida aos filhos. Que mentira! Tem uma confeitaria (entra algum todo dia), faz trabalhos esporádicos de modelo...
      Oh, miséria!
      Fernanda é mentirosa, falsa e invejosa.

      Excluir
    2. Olá, Maria,

      Grata pelo teu comentário. Mostra maturidade e sensibilidade para compreender que, diante dos dramas alheios, acolher é sempre o melhor caminho. Estamos carentes disso. É mais fácil depreciar, acusar e julgar o outro do que olhar para si mesmo e sua verdadeira face.

      O fato é que muitas pessoas ainda não estão preparadas para as lobas. Sabe por quê? Porque nunca serão uma delas.

      Bom domingo!
      Recebe o meu abraço.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Na Loba, a arrogância e amargura é vista como sinceridade. No Davi todos os seus sentimentos são vistos de forma negativa!
    Fernanda "amarra " a cara é autenticidade!
    Davi "amarra " a cara é soberba, inveja!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
    2. Olá, Márcia,
      Creio que você postou o comentário no lugar errado.

      Leia o título: O BBB da Loba. É sobre ela que se trata. Nenhum participante é citado pelo nome, porque não é sobre eles. É sobre a loba.

      Qualquer comparação que se faça com Zezinho ou Mariazinha foge do contexto.

      Bom domingo,
      Um abraço!

      Excluir
    3. Que loba flopada! Rancorosa demais, a MEU ver. No me gusta.
      Um abraço pra vc também.
      Obrigada pelo esclarecimento!
      De nada.

      Excluir
    4. E só para ilustrar. É sobre a loba, mas foram citados outros nomes, tais como os de Davi e Isabella. Eu citei a Bia. Só eu sou criticada por isso?
      Desse jeito vou me sentir tão injustiçada e perseguida pela vida quanto a dita cuja, objeto do post.

      Excluir
    5. Márcia Lima,
      Data maxima venia, foi feito um preâmbulo para introduzir a loba no texto.

      O que é descrito pode ter acontecido no reality, mas, acontece também fora dele: na escola, no trabalho, no grupo da família e de amigos... Daí a referência ao tempo e à experiência e, poderia acrescentar, às memórias.

      E, não. Os nomes de outros participantes não foram citados e nem o serão, nem no post nem nos comentários, porque não é deles que se trata.

      Porém, ninguém tira o teu direito de preferir outro participante. Isso só demonstra que você tem opinião própria e pensa por si mesma.

      Boa semana, minha querida!

      Excluir
    6. Foram citados sim. Ou nominalmente ou por descrição de perfis. Assuma isso e boa semana pra você também.

      Excluir
  15. Que preguiça! Parece que o Davi agora vai se tornar mais "palatável" porque a mulher maravilha se disse parecida com ele.
    Não sei porque ainda estranho essas "viradas de chave" no BBB. É sempre asim... Aff!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia Lima,
      Onde há interesses por faturamento, em manter o patrocinador satisfeito, aumentar o número de seguidores, programas de tv querendo uma audiência cativa, subcelebridades em busca de likes; as atenções, tempo de tv, edições do programa e comentários alinhados com A em detrimento de B, voltam-se para os participantes cujas pesquisas de popularidade mostram ter a maior torcida.

      Diante desse quadro, o público mais maleável e influenciável se deixa levar. Ninguém se torna mais ou menos palatável lá dentro em algumas semanas, porque algum participante disse, 'en passant', identificar-se com outro, a interferência externa, sim o torna. Já ouviu falar em “água mole em pedra dura...”?

      Teu comentário só comprova que a unanimidade estúpida dos tolos, é uma realidade.

      Bom domingo,
      Um abraço!

      Excluir
    2. Ô se ouvir falar em "água mole em pedra dura"... Sou de uma terra onde a sabedoria dos "tolos" é a verdadeira sabedoria. Porque o povo entende mesmo é do "dia a dia", sem muita teoria. Vale o que se vive e não que se se romantiza. "O pão nosso de cada dia nos dai hoje". O resto é literatura.
      Abraços.

      Excluir
  16. Shadow...que bom revê -la aqui novamente depois de tanto tempo.
    Fez muita falta sua ilustre presença aqui, sempre com textos impecáveis.
    Embora eu não aprecie o jogo da Fernanda, admiro a mulher loba e a forma como encara a vida.
    No jogo, a loba precisa sair da cama e mostrar mais a que veio, estórias de luta e sobrevivência, acredito que todos tem, inclusive o alecrim da edição, entretanto, a forma como se move as peças do jogo, eu abomino em todos ali, exceto Matteus que é meu favorito.
    Não suporto gente da boca suja, onde nenhuma história de vida justifica.
    Admiro a inteligência é a astúcia de Fernanda, mas os pontos negativos foram mais relevantes e o suficiente para que não a chamasse de minha favorita.
    Não me causa ranço e seria aceitável que chegasse a final e se tivesse potencial para vencer o alecrim insuportável.

    Shadow, seja bem vinda de volta, minha flor.
    Parabéns pelo belíssimo texto.
    Saudades.
    😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, Rogério Trevisan,
      Aaaaa... que bom reencontrá-lo com a elegância e fineza de sempre. Grata pelo teu carinho.

      Se há algo que a loba ensina é que não somos perfeitos. Ainda bem. Somos humanos! Tenho horror à hipocrisia de quem diz ser “do bem”, não tira “deus” das suas falas como se fosse um predestinado, e, os outros fossem do “mal” e merecessem o inferno. Entre os extremos há uma variedade infinita de possibilidades, diferenças e vida, que se perdem ao partir a realidade em dois.

      Não me surpreendo com o teu favorito, ele é um gentleman, como você.

      Saudade, meu amigo.
      Fica bem.
      Uma ótima semana!

      Excluir
    2. Ownnnn... Davizito, que bela recepção! Aqueceu meu coração. Se soubesse teria voltado antes, rssss...

      Mas, você está diferente... BBB45? Sério? Será que chega até lá?!?

      A meu ver, a Fernanda é uma participante diferenciada. Ela me remete a algo que se perdeu no BBB. Autenticidade! Não é uma personagem forçada, que tenta se mostrar perfeitinha, do”bem”, como muitos lá se apresentam, ou, que se esconde com receio de desagradar e vai levando. É alguém que se joga e se mostra. A acho muito interessante como participante. Não apenas pelo seu histórico de vida, mas como mulher. Tal qual comentei com a Cláudia CRCAR, ela poderia ser uma das mulheres do universo de Almodóvar.

      Davizito, grata pelo carinho e acolhida.
      Saudade too!
      Uma semana de Luz.
      Fica com o meu abraço.

      Excluir
  17. Shadow boa tarde, parabéns pelo seu texto gosto muito de argumentos inteligentes, mas como estamos num blog, me permita dar a minha opinião.
    Quando você fala que não citou nomes num comentário acima permita-me discordar, pois é só interpretar seu texto e identificar as pessoas a quem se referiu e podemos também defender a quem identificamos. É um texto sobre a Fernanda, mas alguns perfis foram citados.
    A Fernanda pelas atitudes e falas, parece uma pessoa amarga, pesada e rancorosa.
    Não vou entrar no argumento de que teve uma vida difícil, pois não sei o que ela viveu ou passou antes de entrar no bbb, mas acredito que se levarmos a vida com mais levesa, menos rancor e mais amor no coração, todos os problemas que temos que enfrentar diariamente, ficam menores.
    Acho sim que a Fernanda se parece com aquele participante que até agora está cotado a vencedor do bbb, pelas falas problemáticas e agressividade.
    Todos lá dentro da casa tem seus erros e acertos, uns mais outros menos, cabe a nós, bbb maníacos escolher os nossos favoritos.
    Afinal de contas o bbb é entretenimento, vamos nos divertir, pois falta pouco para a final.
    Defender nossos preferidos com textos inteligentes e bem escritos como o seu, é muito bom. Obrigada.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudia,
      Como comentei com a Márcia Lima, o texto inicia com um preâmbulo para introduzir a loba. As associações ficam por conta de cada um. Não se restringe aos participantes. Daí remeter ao tempo e à experiência. Quem já não conheceu uma pessoa de fala doce na vida real, que mostrou-se uma cobra ao longo tempo. Quem já não se sentiu incomodado com o olhar furtivo de algum colega no ambiente do trabalho? Quem já não se sentiu intimidado em uma reunião com a agressividade e desrespeito de alguém? Quem já não conheceu pessoas egocêntricas que só pensam em si mesmas? E... por aí vai... São situações que acontecem. Como disse, a interpretação e o link com os participantes é por conta de cada um.

      A Fernanda é uma pessoa profunda. Os monólogos sozinha, diálogos e desabafos com os aliados, são de cinema. A questão é que isso não vai pra edição. Aliás, ela poderia ser, tranquilamente, uma das protagonistas de Almodóvar.

      Concordo que todos tem suas qualidades e imperfeições e merecem respeito. É terrível o que os haters e as torcidas estão fazendo com alguns. Acho a cultura do cancelamento abominável. Todos são merecedores de ter um espaço e sucesso quando o reality acabar.

      Quanto ao mais grata pelo teu comentário e carinho.
      Boa semana!
      Fica com o meu abraço.

      Excluir
  18. Rapaz! Precisamos entrar em contato com uma "loba" (e no BBB!) para recebermos o ensinamento que não somos perfeitos. Vivi sete décadas para aprender um pouco... Mas, ela precisava ser tão imperfeita para nos ensinar isso? Menos, muito menos.

    ResponderExcluir
  19. Verdade, Márcia Lima! Todas nós mulheres somos um pouco lobas. Trabalhamos, colocamos filho no mundo, nos viramos para criar nossos filhos e muitas vezes sem um parceiro ao lado. Choramos muitas vezes pelo cansaço e desanimo e dificuldades do dia a dia. Nem por isso precisamos ser tão agressivas com os outros e com um linguajar tão baixo e vulgar. Bom,ninguém é igual a ninguém. Com certeza todos ali tem suas dores e dificuldades e não vejo nenhum bobo ou boba. Todos sabem o que precisam fazer para agradar e usam as armas que tem. Só sei de uma coisa, não preciso de uma Fernanda para me ensinar a ser" Loba".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Suzy. Bem melhor do que eu. Tamo juntas. 👏👏👏👏😘😘😘

      Excluir
  20. Boa noite, chat... Conheci o Votalhada, via internet, qdo pesquisei por BBB24. Gostei muito das conversas, da liberdade respeitosa e acolhedora que são. Namorei vcs por algumas semanas, dando tempo à coragem brotar e criar o meu perfil. Amplio o aconchego lendo cada um de vcs: Sério. O belo texto da Shadow nos trouxe muitas reflexões. Precisamos ajustar, separar nossas particularidades e abrilhantar com mais ideias, como a: "Do Cantinho da Shadow" e não nos apagar. Concordo com todos e super respeito seus favoritos. O jogo está lá e não cá. E não deve ser fácil de se conduzir, qdo já é sabido do favoritismo ao Davi. Principalmente, diante das informações trazidas de fora: Altamente "soco no ego". Cada um reage da sua forma. Quem não é parceiro do Davi($i$tema), sendo ou não lobo(a), sente-se acuado. Aguardar o sincerão.
    Tenhamos uma semana produtiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite/Bom dia, diaadia,
      Gostei muito do teu comentário. Pelo visto, valeu a paquera para chegar até aqui, rsss...

      Sim. Não tem por que haver rancores ou uma peleja aqui fora em razão de um reality. Afinal, apenas um levará o prêmio. Mas... o ódio, a intolerância e a insanidade são a marca dos dias atuais...

      Cada um escolhe o seu favorito por diferentes razões: identifica-se com ele, é da mesma região, lembra algum conhecido... Isso é algo subjetivo. E, justamente por isso, ninguém tem o direito de questionar ou interferir nas preferências de ninguém.

      Quanto ao mais, também acho lamentável as ingerências externas e a condução escancarada de um ‘ungido’ fabricado para ganhar o prêmio, em detrimento do merecimento. Tornou-se um jogo de cartas marcadas. Sem emoção. Previsível. Chato. E, irá tornando-se cada vez mais tedioso, à medida que, for afunilando. Muito provavelmente na final, estarei assistindo a alguma das minhas séries favoritas na Netflix.

      Uma semana de Luz!
      Fica com o meu abraço.

      Excluir
  21. Não sou fã da Loba. Acho que infelizmente o lado sombra tem sido maior que o lado luz na trajetória dela no programa desde o começo. Mas também estou detestando esse bbb24 de cartas descarademente marcadas para personagens desesperadamente montados. Nesse sentido, que texto primoroso! Adorei o preâmbulo. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo,
      Uhau... luz e sombra, conceitos da psicanálise!
      Segundo Jung, “ninguém se ilumina imaginando figuras de luz, mas se conscientizando da escuridão”.

      Creio que uma parte do público, aquela que assiste por diversão e se sente/sentia desafiado a desvendar as pessoas que estão lá, anda bem decepcionado. Não há muito a conhecer. São personagens, como você bem definiu: "desesperadamente montados". Até a voz de alguns ou é empostada ou esganiçada para sobressair e aparecer. Quando por algum deslize saem do personagem, olham pra câmera e rapidamente voltam a ele. Afora, a propaganda exagerada e ridícula que fazem dos produtos, como se nunca os tivessem visto ou experimentado e fossem contratados da marca. Foi-se o tempo em que as participantes reclamavam do shampoo! rsss... Sabe os canais de tv que só veiculam comerciais? Pois é... é nisso que o reality se transformou. Tudo muito artificial e nada espontâneo. Uó!

      E as interferências pra brifar os participantes chapa branca é de doer. É pretender subestimar o público. Chega a ser ofensivo.

      Enfim... vida que segue...
      Boa semana.
      Um abraço!

      Excluir
  22. Perfeito, posso colocar nos canais que comentam BBB, todos precisam ler este texto, a taty da web, vai ficar doida quando lê, voce colocou todos em seu devido lugar, parabens, belíssimo textol

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.