18 setembro 2019

Bruna Jones: O que me incomodou na estreia de A Fazenda 11


Texto recebido em 18/09/2019

Então que começou mais uma temporada de “A Fazenda” na Record e eu não sei vocês, mas eu sou bem trouxa de ainda acreditar nas promessas que o Carelli, e agora o Mion fazem. Provavelmente o problema é comigo mesma, a maioria de vocês não devem saber, mas eu publico desde 2015 uma fanfic do “Big Brother Brasil”, é como se fosse aquilo que a gente acompanha na televisão, sabe? São 95 episódios, os meus leitores vão eliminando os personagens nos paredões, tem as provas e tudo mais... Hoje eu estou escrevendo a décima segunda temporada e logo quando eu estava finalizando a segunda temporada, eu já havia percebido a necessidade de inovar... Se eu ficasse me prendendo no mesmo molde de funcionalidade do roteiro e ficasse dependendo somente da mudança de elenco, provavelmente eu não teria chego até aonde cheguei neste momento.

E assim... Eu escrevo e penso nos plot twists do meu roteiro sozinha, claro que conto com os meus leitores para saber onde estou acertando, o que eu posso melhorar, eles participam eliminando e tal, mas em teoria, estou sozinha! Não tenho uma mega equipe junto comigo, não tenho produtor, não tenho diretor, não tenho verba, não tenho nada além de mim mesma e meus leitores, então, eu penso da seguinte forma: Se eu “sozinha” sou capaz de inventar maneiras de não cair na mesmice e na falta de surpresa para os meus leitores, o que a Record está esperando para tirar “A Fazenda” do mesmo formato dos últimos anos?

Todo ano tanto o apresentador quanto o diretor prometem uma estréia surpreendente e arrasadora! Pois bem, esse ano a estréia aconteceu EXATAMENTE como nos dois últimos anos, com os participantes vendados no meio do confinamento, tendo que ir de encontro um do outro, pra mim, essa é a PIOR entrada de elenco na sede possível. Cadê o Carelli que fez o pessoal da sétima temporada dormir no mato antes de entrarem na sede? Ou da temporada que cada um saia de um carro ou estava montado em um cavalo, ou precisava pegar carona? Sem contar que, nas primeiras temporadas, tinha todo um vídeo de 1 minuto mais ou menos, com o artista explicando quem ele era e os principais trabalhos de sua carreira, hoje em dia não tem mais isso, sendo que hoje nós PRECISAMOS desses vídeos para saber quem são essas pessoas, ou vai me dizer você leitor, que você sabe quem é e de onde veio Netto Rodrigues, Thayse Teixeira e a galera da MTV?

Falando sobre o elenco, outra coisa que vem me desgastando em “A Fazenda” é a reciclagem de participantes, Drika Marinho e Hariany Almeida vão passar SEIS MESES confinadas na minha televisão, é isso mesmo? Diego Grossi em seu terceiro reality de confinamento, antigamente a gente tinha a cota de panicat, hoje em dia tem cota para “De Férias com o Ex” e “Power Couple Brasil” também... E sinceramente? Eu não quero ver as mesmas pessoas o tempo todo na minha televisão, quero ver gente nova... Meu, é uma “A Fazenda” por ano, não tenho tempo pra perder com figurinha repetida não, ainda mais quando se existe Sabrina Boing Boing, André Bankoff, David Cardoso Jr, Harry Louis, Lola Melnick, Marcelo Augusto, Max Fivelinha, Jacaré e tantos outros que poderiam ficar confinados... Até mesmo, se fosse fazer reciclagem, chama a galera da “Casa dos Artistas” que aconteceu quase duas décadas atrás, que eles seriam ótimos personagens, principalmente para esse público que não assistiu e acha que gente que não faz nada em reality é um ícone.

Mas eu sei que isso do elenco não é culpa só da Record, é do público também. Muita gente fica pedindo por essas pessoas mais recentes, é só ver o desespero dos fãs da Ana Paula (BBB18) e da Amanda (BBB15) em inventar o tanto que inventaram que elas estariam no elenco, aliás, esses fãs estão de parabéns pelo empenho... Eu queria ser empenhada desta forma pra mim mesma, um dia eu chegarei lá. E eu entendo que é mais confortável assistir essas pessoas que estão em evidencia no momento, já me falaram varias vezes que preferem ver essa reciclagem no reality por eles serem famosos do que desconhecidos... Mas, eu gostaria de lembrar que, se a gente não der oportunidades dos “desconhecidos” (Que né? Pra quem tem 15 anos hoje, Rodrigo Phavanello é desconhecido, mas para nós que temos o dobro da idade, ele seria um nome de primeiro escalão desse elenco), não teríamos tantos ícones como temos hoje em dia. Lu Schievano, Heloisa Faissol, Denise Rocha, Andressa Urach, Joana Machado e tantas outras pessoas não eram tão conhecidas e olha ai, a gente não vive sem mencionar elas hoje em dia, então, eu faço um apelo: Vamos dar oportunidades aos nomes inéditos na próxima temporada!

Outra coisa que me irrita relacionada ao elenco e pelo fato de ser uma pessoa que costuma especular e adiantar alguns nomes para os meus leitores, é o fato do Mion e o Carelli mentir dizendo que eles vão confinar as pessoas mais pedidas no programa. Eu não sei vocês, mas ano passado eu não vi ninguém pedindo por Felipe Sertanejo, Luane Dias, João Zoli ou Vida Vlatt, ou neste ano por Netto Rodrigues ou Guilherme Leão, muitos desses a gente nem sabia que existia, como poderíamos pedir por eles? E isso gera uma expectativa no público de que um dias eles vão ter Inês Brasil no elenco, por exemplo, e quando você avisa que fulano não vai participar ou que ele não foi convidado, as pessoas te atacam loucamente ou mentem loucamente anunciando que o fulano vai, sendo que ele nem foi convidado e tudo isso pelo fato da emissora “enganar” dizendo que o público manda... E não manda é nada!

Hoje o Mion ficou anunciando que algo inédito aconteceria no programa, algo que nunca vimos em nenhuma temporada, para no final ser apenas o fato do grupo perdedor de uma atividade ter que dormir na baia. Tudo bem, oito pessoas nunca dormiram na baia, mas, seis pessoas já dormiram no celeiro, sendo mandadas para lá na estréia da quinta temporada, e vamos lá, celeiro e baia são coisas diferentes? São! Mas a ideia é a mesma, só que na temporada atual foi mal utilizada, só dormir na baia não é nada, lá na quinta temporada, um dos participantes nem iria conhecer a sede, já seria o primeiro eliminado do celeiro pra porta da rua... Isso é um plot twist interessante, agora, só desconforto? Quem liga pra isso? Existem tantas maneiras de fazer um programa de estréia interessante, qual é o problema dessa gente em apostar em mais do mesmo? Quer ver?

  1. Selecione 20 participantes, soltem eles nas ruas de Itapecerica da Serra, apenas com um mapa e cinco reais no bolso, os 16 que conseguirem chegar primeiro na sede, se tornam participantes oficiais, os outros 4 vão para a baia participar de uma votação do público no qual 2 se tornam participantes e 2 são eliminados.
  2. Coloque 18 participantes em uma espécie de quarto branco, com a regra de que eles só vão poder sair dali quando um participante desistir do programa.
  3. Logo de cara, uma roça twist... Fazer uma prova com cronometro, o vencedor se torna o fazendeiro, o perdedor vai para uma roça competir contra um nome inédito.

Isso tudo eu pensei em cinco minutos, só as variações desses três itens são imensas, ou seja, dá para fazer uma estréia com muito mais além de gente vendada, separação de equipe sem graça e falsas promessas de surpresas e atividades inéditas. Não fazem por preguiça, só isso explica! E acreditem... Se eles quisessem confinar 50 pessoas e fazer uma dinâmica na qual 30 seriam eliminadas, eles conseguiriam. Dinheiro pro cachê é o de menos, tem MUITA gente que iria DE GRAÇA só pelos 15 minutos de fama e eu estou sendo simpática, já que até já ouvi falar de gente querendo PAGAR para participar, então...

Isso me faz chegar em outro ponto de desgaste que queria comentar, o fato de ser apenas 16 participantes. Eu não consigo engolir isso já faz alguns anos, a única temporada capaz de gerar conteúdo de 100 dias com um elenco tão pequeno assim, foi a sexta temporada, de resto, NENHUMA OUTRA foi. O porre da temporada passada, arrastando quase um mês, com meia dúzia de gente chata naquela casa, meu senhor, o que fizemos para merecer aquilo? Pra mim, o elenco deveria ser formado por pelo menos 20 pessoas, ai nas últimas semanas vai eliminando dois por semana e está tudo certo, melhor do que ter que aguentar uma casa parada, pronta para virar foco de dengue.

Fora esses pontos que mencionei, a divulgação do programa não é mais a mesma. O grande barato das primeiras temporadas era ver os vídeos em que a gente tentava descobrir quem era o participante que estava ali, hoje em dia, mal teve qualquer material de divulgação na televisão e na internet, os colunistas já não se importam mais em falar sobre o programa e a própria emissora peca em divulgar o material da atração, até este momento que estou escrevendo essa matéria, não saiu fotos de divulgação do elenco no site oficial, aquelas fotos que eles tiram para quando aparece o nome deles na tela e em provas especiais, sabem? Ano passado já fizeram um material porco, esse ano pelo visto, vai ser mais porco ainda...

A impressão que eu tenho é que o Carelli hoje apenas olha no twitter alguns nomes que são mais mencionados, seleciona eles só para o Mion ter o prazer de dizer “Somos o assunto mais comentado do twitter”, pega mais uma meia dúzia de gente e joga naquela casa, ai espera que o próprio twitter faça o trabalho de marketing e divulgação aqui fora, enquanto que o elenco faça o roteiro e conteúdo SOZINHO dentro da casa. A Ana Paula Renault criticou os participantes de reality por não transparecer a verdade e parte disso eu culpo o próprio sistema do programa, se nada nele muda, se nada é novidade, se não tem aquela dose de adrenalina e incerteza na veia dos competidores, eles só precisam estudar as temporadas passadas, ver o que deu certo e vender o mesmo produto para a gente e nós compramos como se fosse um “ícone” aquela pessoa.

Agora... Se a produção deixar a criatividade fluir um pouco, parar de acreditar que eles só precisam sentar a bunda deles na cadeira e esperar que os participantes e o público faça o trabalho deles, com certeza isso influenciaria diretamente no comportamento dos confinados e na diversão que nós teríamos ao assistir. É uma pena, mas julgando a estréia dessa temporada, vocês poderiam ter me colocado pra assistir a estréia de 2018 ou a de 2017 e eu não saberia a diferença entre elas. Parece que estamos sempre presos em um único roteiro ruim!

Era pra ser uma matéria sobre a estréia, mas acabou se tornando um grande textão/desabafão, provavelmente tem muita gente que discorda de mim, tem gente que vai concordar, espero que também tenha aqueles que vão ver tudo isso com uma nova perspectiva, enfim... Qualquer discussão que esse texto gerar, é bem vindo, desde que venha com educação! Conversar e mostrar pontos de vista diferentes é saudável e é assim que a gente evolui. Espero que vocês tenham gostado... E para aqueles que querem saber mais sobre os roteiros que eu escrevo, a décima segunda temporada do meu reality começou no domingo, então está bem fresquinho, corre lá no meu blog e divirtam-se! Muito obrigada para aqueles que tiveram um tempinho disponível para vir até aqui e até a próxima!


Bruna Jones - @odiariodebrunaj

As opiniões emitidas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor das mesmas e não expressam necessariamente
as da administração e colaboradores do Votalhada.



14 comentários:

  1. Valeu Bruna Jones!!!
    A primeira a publicar um texto sobre A Fazenda 11.
    Vamos ver se o público consegue aproveitar alguma coisa desse elenco fraquérrimo.
    E Guria, a maioria ali não consegue gravar um vídeo de 1 minuto contando suas qualidades e trabalhos, rsssssss.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Não sou que nem uns e outros que não veem famosos( ate porque fazenda não é lugar pra famosos. só esquecidos da midia e subcelebridades) e já execra o reality no primeiro dia! Creio que esse promete assim como foi ano passado e um campeão correto assim como foi ano passado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordei até a metade do seu comentário.

      Excluir
    2. Sem problemas!rsrs ninguem nasceu pra ser unânime mesmo né?

      Excluir
  3. O quê??? Ano passado teve um Rafael Ilha como vencedor, corretoooooooooooo??? SEM OR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fale um campeão correto pra voce então pra ver se concordo!

      Excluir
  4. Eu estava analisando sobre o elenco da 11a.temporada de A Fazenda que nesse ano tem dois participantes que foram expulsos em reality.
    Diego Grossi que participou do BBB 14 e foi 12° eliminado entre 20 participantes e engatou um romance com a Francielle Almeida e fez que o casal chamarem para o Power Couple 3, quatro anos depois da participação no BBB, mas o Diego quebrou uma regra de integração física com o Anderson Felício(marido de Munik Nunes, campeã do BBB 16) e ele acabou o casal sendo expulsos do programa.
    Hariany Almeida que participou do BBB 19 acabou sendo expulsa por empurrar a Paula Sperling em um quarto durante uma festa e justamente ela garantida na final, quem se lembra o Alan ganhou a última prova do líder e escolheu a Paula para o último paredão e a Paula escolheu a Carolina Peixinho, então Hariany garantiu a vaga direta para a decisão, acabou ela expulsa na véspera da decisão do BBB 19 por causa que empurrou a Paula Sperling,consideraram como contato físico.
    Eu concordo que para ganhar esse reality A Fazenda tem que ser polêmico, autêntico e ter bom desempenho de provas e o principal a convivência e lógico de cumprir as tarefas dos cuidados de animais, assim conquista o público.
    Parabéns pelo seu belo texto, Bruna e espero que A Fazenda 11 seja um sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São três expulsos de realitys, o Lucas também foi expulso do reality show da MTV onde ele participou.

      Excluir
    2. Eu acabei de ler a ficha desse participante, o Lucas Viana é modelo e já foi Mister Brasil 2015.
      Ele estava no reality de namoro denominado de "Are you the one? Brasil" da MTV, ele fez discussão com um participante e se descontrolou,deve ter sido de forma física, aí foi expulso, aconteceu em 2018. É que eu não vi esse reality, mas são três que estão na Fazenda que já foram expulsos. valeu! Obrigado aí, Bruna👍

      Excluir
  5. O que leva uma sub ou subsubcelebridade ou desconhecidos a participar de realityes tipo fazenda ou BBB? Aumentar número de seguidores das redes sociais e tornarem-se influencer de alguma coisa. Simples assim.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite votalhada!boa noite a todos! espero que todos estejam bem e com saúde. Eu não li o texto todo porque logo de início já concordei com tudo,o que Diego está fazendo aí se logo logo vai ser expulso,e Drika continua chata apelando para o público, ontem mesmo ouvi ela falando,que não vai ganhar prova,que já sabe que vai pra roça,ela fofocando,e já querendo puxar saco de alguém. E Hariane fresca,mimada,songa monga,e preguiçosa,e já procurando alguém pra carregar ela nas costas até a final. E Andreia Nóbrega cheia de dívida chata foi tentar ganhar o dinheiro das dívidas,em vez de pedir um empréstimo ao Carlos Alberto kkk e a miss nossa antipática demais pra miss,de resto nunca ouvi falar,os homens só lembro do Túlio pensei que nem existia mais,os outros nunca ouvi falar.tanta gente boa pra entrar botaram esse time ruim,chatos demais,que decepção essa fazenda, enfim não gostei de ninguém.uma pena uma paisagem tão linda,com animais,botar esse povo horrososo,com certeza vou torcer prós animais.

    ResponderExcluir
  7. Eu achei perfeito teu texto e concordo com tudo. Acho também que poderiam parar de fazer a prova do Fazendeiro só com quem tá na roça e deixar a maioria do grupo participar.

    ResponderExcluir
  8. Eu te amo Bruna Jones. Esse texto é perfeito. A galera perdeu a criatividade total. Eu queria ganhar na loteria para fazer a casa dos artistas voltar no SBT e na Netflix ao mesmo tempo. Ia te chamar para dirigir junto comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHUAHAUHUAHAUHAUAHU... Alô, alô, me chama que eu vou, graças a Deus! :)

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.