Texto recebido em 24/03/2019

"Olá minha gente, tudo bom? Meu nome é Bettina e eu... Não, mentira! Essa semana eu estive pensando no fracasso que está sendo essa décima nona temporada do "Big Brother Brasil" e me recordei do texto que fiz aqui para o Votalhada sobre algumas coisas que a produção poderia ter pensado para resgatar ou dar uma movimentada no jogo e principalmente, inovar na próxima temporada. Pois bem... Meu pensamento foi mais além ainda e recordei outras temporadas de realitys aqui do Brasil que também não fizeram tanto sucesso, seja por conta da proposta usada ou pelo elenco que não atendeu as nossas expectativas.

E eu sou o tipo de pessoa que acompanha esses programas desdes os primórdios, lá na época dos dinossauros quando... Não... Mas falando sério, eu acompanhei o primeiro "No Limite" lá em 2000 e não parei mais, ou seja, ano que vem estou completando 20 anos neste universo e olha? Eu acompanhei cada coisa que até Deus dúvida, vocês acreditam que existiu um reality show chamado "Apartamento das Modelos" na Rede TV!? Pois é, não só existiu, como eu assisti. Mas... Por motivos óbvios, essa preciosidade não estará na minha pequena lista de cinco programas que não funcionaram, pelo menos no meu ponto de vista.

Lembrando que essa lista não está em ordem de "do pior para o menos pior" e que obviamente existem outras temporadas e programas que não deram muito certo, então, vou usar a clássica frase dos YouTubers: "Se vocês gostarem dessa matéria, deixa um comentário maroto que eu prometo (se o Votalhada me der o espaço) retornar com uma segunda parte dessa matéria", principalmente para você leitor que já cansou até de mesmo de odiar o "BBB19", vem conferir outras opções para odiar comigo!


1) Casa dos Artistas 3 (SBT)

Todo mudo sabe que o primeiro grande confinamento de sucesso no Brasil foi a "Casa dos Artistas", porém, Silvio Santos ficou ambicioso e resolveu socar na programação a segunda e a terceira temporada uma atrás da outra em 2002, porém, para não ficar na mesma coisa de sempre, eles resolveram inovar e confinar seis famosos com seis fãs. Na estréia do programa, cada artista contou com três fãs no palco, rolava uma dinâmica e um era classificado para o reality. O problema já começou por aqui, no elenco, apesar de ter Carola Oliveira e Luiza Ambiel na temporada, ninguém além do Silvio Santos queria acompanhar o Agnaldo Timóteo e o fato de terem usado o Flávio Mendonça, sendo que o irmão dele tinha acabado de participar na temporada passada, também foi um desgaste.

Para ajudar a enterrar de vez, o favoritismo do Silvio Santos pelo cantor Agnaldo Timóteo e pela personal Solange Frazão, fez com que ele inventasse uma regra depois de um mês de confinamento que se houvesse empate nas votações, ninguém seria eliminado, com isso, ninguém nunca mais foi eliminado do jogo e tivemos uma temporada arrastada e uma final catastrófica com oito pessoas na casa. Vale lembra também que essa edição tinha uma vaca e galinhas para os participantes cuidarem, olha que coisa absurda? Digo, absurdo pelo fato daquilo não fazer parte da proposta do programa. Não preciso dizer que essa temporada foi a última pá no caixão da atração, né? Até existiu uma temporada seguinte e melhorzinha com atores querendo um papel na novela, mas... Saudades das duas primeiras temporadas reina.

2) O Jogo (Globo)

No ano seguinte, em 2003, a Globo resolveu inovar e lançar um misto de reality show com série, uma coisa meio RPG, no qual, doze participantes precisavam solucionar o assassinato de um grande empresário fictício. A proposta da atração foi interessante, em cada episódio os participantes encontravam pistas para inocentar um dos doze suspeitos e no final de cada um deles, dois competidores eram indicados para uma espécia de "pista final" no qual, um conseguia uma pista real e o outro se encontrava com o assassino e "morria" também.

Eu lembro que eu era louca por esse reality show que teve o Zeca Camargo como apresentador, sempre gostei de séries criminais e acreditem ou não, a bonita aqui acertou quem era o assassino. Porém, aparentemente eu fui a única que se animou com essa história, o programa não caiu nas graças do público, as pessoas (se é que existem) fingem que nunca nem viram, os participantes não conseguiram fama e sucesso, e nem adianta você procurar por informações sobre eles na internet, pois não existem. Esse foi um floop que me dói até hoje e com o avanço de nossas tecnologias, a Globo poderia muito bem dar uma segunda chance, né?

3) Busão do Brasil (Band)

Sabe Deus por qual motivo, a Band achou interessante confinar doze pessoas em um ônibus e rodar o Brasil com elas. No meio das paradas que eles faziam, os participantes precisavam realizar algumas tarefas, provas e também tinham a oportunidade de passear ao ar livre e conhecer os costumes locais, pensando agora, até que poderia ser um grande programa turístico, não é mesmo? Mas... Não foi bem assim. O público não caiu nas graças da proposta e a produção teve que lidar com vários problemas, principalmente entre o principal patrocinador do reality que não estava gostando do excesso de sexo e nudez que acontecia dentro daquele busão. Resultado, todo mundo está traumatizado com aquilo até hoje e aposto que o apresentador Edgard Piccoli gostaria de retirar a atração do seu currículo.

4) Amazônia (Record TV)

Outro reality show que a proposta era bacana, porém, mal utilizada. A ideia aqui foi parecida com "Survivor", a Record selecionou doze famosos, separou eles em duas equipes e jogou no meio da Amazônia, mandando eles passarem por diversas situações que enalteciam as terras por onde eles passavam e também que não possuíam nexo algum. Talvez o fato do programa não contar com eliminações foi a principal chave para a derrota aqui e embora seja muito legal conhecer mais sobre a Amazônia e a importância dela para o Brasil, a gente assistia para ver o elenco brigar, não é mesmo? Para ver a miss tendo que cagar no mato e se limpar com folha de bananeira, a gente sempre vai olhar o reality pelo aspecto de entretenimento e não pelo lado cultural da coisa.

Até hoje eu brinco que só eu assisti (e vocês podem conferir as provas disso, quero dizer, as matérias sobre cada episódio em meu blog) e a família dos participantes, para vocês terem uma noção do floop, eu DETONAVA ele toda semana e metade do elenco me apoiava no twitter. E como se não bastasse tudo isso, a emissora ainda fez o favor de premiar a pessoa errada, durante a última tarefa no palco ao vivo com o apresentador Victor Fasano, a produção não fez a contabilidade certa dos pontos e premiou o piloto Tarso Marques ao invés do escritor Alexey Magnavita, o escritor por sua vez processou a emissora e depois de alguns anos na justiça, recebeu o valor que ele deveria ter ganho e com isso, o reality show descansa em paz até hoje.

5) A Fazenda 9 - Nova Chance (Record TV)

Depois de um ano sem confinar sub-celebridades em Itu, a emissora resolveu dar uma nova chance para atração e aproveitando o clima, deu também esse subtitulo para a temporada. Nós ficamos empolgados com as INFINITAS possibilidades sobre o elenco, era tudo o que nós queríamos, trazer os participantes mais fantásticos de cada temporada para jogar novamente. Pode entrar Núbia Oliiver, Janaína Jacobina, Denise Rocha, Ana Paula Renault, Cristiane Maravilha, Rafael Ilha, Lorena Bueri, Andréa de Nóbrega, etc... Mas, não... A Record montou um elenco de dar dó. A maioria daquelas pessoas já não tinham funcionado em suas temporadas originais e sabe Deus o motivo, eles acharam que juntar eles daria em algo.

A temporada basicamente girou em torno dos mais famosinhos ficarem rejeitando o pessoal do "Big Brother Brasil", o Marcos Harter foi o Marcos Harter e gerou algum conteúdo ao longo do confinamento, o embate entre ele e a Flávia Viana foi o ponto alto da atração e fez uma final que deixou a gente ansioso para conferir o resultado, mas como um todo, os demais nomes decepcionaram, mas decepcionaram num nível que olha? Eu acho que não tem como eles produzirem uma temporada pior do que essa. Ao meu ver, por se tratar de uma nova chance com ex-participantes, eles poderiam ter feito algo no clima de "Heróis contra Vilões", poderiam também ter selecionado 50 pessoas para o confinamento e ter feito o público votar e decidir sobre quais eram os 16 que eles gostariam de ver confinados, até pelo fato de que alista nunca é uma surpresa, ela sempre vaza dias antes da estréia, então poderiam usar isso em favor deles, não usaram e nós dançamos.


E é isso, minha gente. Das cinco temporadas, qual vocês acharam pior? Acham alguma outra que não foi citada a pior? Comentem e não vale dizer que é o "BBB19" que, né? Como eu disse, se gostarem, a gente volta com mais. Já deixo o meu muito obrigada para aqueles que pararem por aqui por cinco minutinhos para ler. Até a próxima!"

Bruna Jones - @odiariodebrunaj

As opiniões emitidas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor das mesmas e não expressam necessariamente
as da administração e colaboradores do Votalhada.