Sempre gostei de programas do tipo realities para que eu pudesse avaliar os comportamentos de pessoas pré- selecionadas, que não se conheciam e que estão dispostas a testarem seus equilíbrios emocionais, humanitários e até de formações educacionais, que os façam suportar as atitudes contraditórias e diferenças de opiniões, entre aqueles que se encontram ali, confinados, com o objetivo maior de arrematarem um prêmio em dinheiro que lhes facilitarão as vidas e realizarão boa parte de seus sonhos e objetivos futuros. Ou até mesmo quem tenha outro objetivo que não, necessariamente, o dinheiro em si.
Brigas, debates, ofensas verbais, tudo se torna natural dentro desse contexto, pois somos comumente levados a nos rebelar contra aqueles que não aceitam as nossas diferenças e, dentro de um ambiente onde você não terá como sair fora e poder se livrar daquela situação, além da ausência total de seus familiares, amigos e pessoas que lhes entendem, tudo se torna mais difícil e toma uma proporcionalidade ainda maior.
Agora, uma coisa são os embates existentes entre os participantes, outra são suas fanáticas torcidas do lado de fora. A partir do momento que essas pessoas assumem o papel de defensores, acima do bem e do mal daqueles por quem gostariam de verem os campeões nas edições, aí a situação toma outro rumo totalmente diferente daquele que poderia ser realmente um programa de entretenimento, para nos divertirmos, e passa a ser uma guerra entre torcedores.
Do BBB1 até o BBB9 não senti tanto essa influência negativa, o Alemão(BBB7) e o Max(BBB9) que foram os grandes campeões de suas edições e contavam com grandes torcidas, foram meus favoritos por enxergar neles, méritos para isso. No BBB10 surgiu a Máfia Dourada, que consagrou o Marcelo Dourado vitorioso, que não teve essa mesma torcida quando de sua primeira participação no BBB4. No BBB14 com a estratégia usada pela Clara com a Vanessa de formarem um casal lésbico, que para mim nunca passou de fake, viu-se surgir as tais Clanessas que prejudicaram muito os levantamentos estatísticos das enquetes e nos deixaram totalmente sem confiar na credibilidade dos resultados que seriam divulgados pela emissora responsável, pois sabemos que a audiência é o alicerce para que essas empresas tenham o retorno financeiro que foi aplicado na elaboração do programa.
No BBB15, as tais torcidas organizadas deram uma acalmada, considerei a vitória do César como uma forma inteligente de marketing utilizada por ele. Ao mesmo tempo em que inventava seu português chulo, atraiu o público se vitimizando como o desprezado por todos os outros participantes da casa e se deu bem na jogada.
No BBB16 aí o bicho pegou de vez, com muita intensidade com o surgimento da Ana Paula Renault, que alguns consideram até hoje como a protagonista da edição, porém o que vi foi uma riquinha, mimada, que não aceitava perder e que ao encontrar pessoas que a admirasse e seguisse seus passos dentro do reality, tornou-se defensora desses “amigos” e mesmo tendo sido expulsa, com o apoio de sua torcida fiel e fanática, conseguiu não só eliminar todos os seus desafetos como fazer da sua pupila, a campeã.
Para complementar meu raciocínio, não creio ser necessário dizer novamente o que todos já sabemos que foi o desfecho do BBB17, com a vitória de uma garota ardilosa, que já bastante calejada no trato com os homens, as chamadas ninfetas, conseguiu fazer com que o seu defensor e amigo na casa, fosse também um apaixonado por ela e com isso, já sabemos no que resultou.
Fiz todo esse relato sobre o que vejo nos BBBs que acompanho mais de perto, para chegar a essa famosa edição da Fazenda Nova Chance, o reality que a Record apostou suas fichas na intenção de alavancar uma grande audiência se valendo de personagens, agora não mais desconhecidos do público, mas que ao contrário, poderiam trazer muita polêmica e debates entre torcidas e se consagrar também nesse ramo de entretenimento.
Não sei se digo, infelizmente, pois de minha parte já era esperado, mas a tal superação e apoio do público esperado pela Record não veio assim tão fortemente, uma vez que não possui estrutura técnica e administrativa que possa competir com a Globo. As falhas gritantes nas transmissões no 24h pela internet, ou nos programas através da televisão, as suspeitas de envelopes manipulados, deixaram muito a desejar a quem tentou acompanhar mais assiduamente o reality, o que em nada significou para mim que nunca tive esse hábito, porém uma coisa tenho que admitir que as provas eram bem elaboradas e com certas dificuldades, mesmo não tendo as tais de resistências, que varam a noite, mas que muitas vezes superaram as do BBB.
Pelo título que dei a este texto, minha preocupação maior ao pensar em escrevê-lo foi para frisar que essa 9ª edição da Fazenda trouxe à tona o tal fanatismo das torcidas e ficou muito difícil até comentar aqui no Votalhada quem, como eu, estaria totalmente imparcial, sem um favorito para torcer.
O que se via diariamente eram comentários ou textos de formas bem fanáticos, nas preferências de quem os escreviam, muitas vezes até nem admitindo o fato, porém foram visíveis as guerras que se travaram nesses quase 3 meses que o programa esteve no ar.
É compreensível o surgimento de torcidas e/ou seguidores, sim, eles sempre existiram e sempre existirão entre os participantes nos realities, futebol, política ou opções religiosas, porém TODOS merecem ser RESPEITADOS e aceitos por parte dos adversários, para que possamos seguir mostrando tão somente nossas maneiras de pensarmos, afinal somos seres humanos com qualidades, defeitos e com direitos assegurados pela nossa Constituição Federal, de expressarmos nossas opiniões, sem sermos agredidos verbalmente (no caso específico aqui no Votalhada), por aqueles intolerantes que não regem suas cartilhas de vida através do mandamento universal de amor ao próximo, como a nós mesmos.
Espero que no BBB18 essa situação tão ruim e que nos faz tão mal, seja abolida definitivamente e que tenhamos aqui um espaço maravilhoso para brincarmos de comentar sobre o reality, nos aproximando de quem compartilha com nosso pensamento e nos transmite palavras carinhosas, mas também sendo respeitados por todos que não compactuam com o que foi escrito, deixando apenas suas discordâncias de formas fundamentadas e educadas para um bom diálogo totalmente saudável e prazeroso.
Um grande abraço a todos!!!
Comentários13
Bom dia amigo anjo! Esse fanatismo começou exatamente apos BBB10,quando,a galera teen aprendeu a mexer com celular e twitter. Antes,RS era jogo de "gente grande ". No 14, com as Clanessas virou comércio as torcidas. Um mais sabidinho comandando as cabecas de adolescente ,sem vigilância em casa por parte dos responsaveis. Tudo e qualquer coisa agora é preconceito e cabivel de M.P. sao aqueles que nao podem resolver seus problemas em casa e vai para net se vingar. Se fosse hj, bbb7 e bbb10 nao seriam aqueles ganhadores. O que vi nessa Fazenda 9 foi vergonhoso. Os aplausos para falsidades, dramas mentiras e desrespeitos ,nao só dos participantes como da produção também ,que agradou aos que convinham aqui fora. Marcos teve seus erros sim mas, nada grave que manchasse suas transparências no jogar. E pra aqueles que o xingam e tentam diminui-lo , só uma coisa a dizer; vão estudar e fazer r$2m.em 6 meses com honestidade, trabalhando como ele fez. Obrigada pelo texto e desculpe o "meu jornal". Você me inspirou a fazê-lo. ��
ResponderExcluir@sm_vida, concordo plenamente qdo dizes que, em parte, essas torcidas fanáticas e muitas vezes injustas são formadas por adolescentes que não se preocupam em como seus julgamentos podem ofender às pessoas e prejudicar nosso entretenimento
Excluire que muitas vezes não possuem uma educação familiar que lhes orientem melhor no trato com seus semelhantes, uma pena!
Esteja sempre à vontade para escreveres o quanto achares necessário, o tamanho do texto/comentário não está determinado nas regras do Votalhada, tá? Bjo.
@sm_vida,...preciso assinar embaixo de tudo o que disse ! parabéns !
ExcluirObrigada
ExcluirHANNE, lastimavelmente as coisas se passaram exatamente como você descreveu. Os blogueiros não foram poupados dos mais desrespeitosos e pesados insultos por comentaristas de torcidas contrárias às suas. Eu tenho moderador, não as publicava, para preservar o clima de cordialidade entre as pessoas cultivam entre elas. Foi muito triste constatar o nível de agressiva vulgaridade das pessoas. Um feliz Natal para você.
ResponderExcluirOi Eva, pois é minha amiga, infelizmente um invenção que tanto nos facilita a vida, como a internet, tb está infestada de pessoas desagradáveis.
ExcluirSó nos resta seguirmos ignorando essas pessoas e nos aproximarmos de quem realmente nos emanam boas energias.
Desejo que tanto o seu blog qto o Votalhada tenham cada vez mais acessos, em sua grande maioria de pessoas do bem.
Um Bjo e um Feliz Natal para vc tb!
Oi Hanne,
ResponderExcluirConcordo mais uma vez com o seu texto.
Acredito que essas torcidas organizadas acabam estragando e muito os realitys.
Tem alguns "campeões" por aí que é de doer no ouvido (se não na alma).
No Big Brother 14 é que começaram para valer a aparecer essas torcidas.
A partir daí as coisas degringolaram de vez.
O que era para ser divertido, virou algo profissional.
E esse último Big Brother então?
Sem comentários para a ganhadora.
Acredito muito no ditado "Tudo o que se planta, obrigatoriamente se colhe"
E está aí... essas últimas ganhadoras e ganhadores estão caindo no esquecimento mais rápido que o normal, não se fala mais neles e nelas.
E eu não vou lamentar por isso.
Boas festas!
Até mais!
Oi Damia, os destaques nas midias para os participantes dos realities, em geral, vai depender muito de suas passagens pelo confinamento.
ExcluirCom certeza aqueles que tentam estratégias somente pensando em agradarem suas torcidas aqui fora, conscientes que estão seguros e até protegidos pelas produções dos realities, automaticamente serão esquecidos, pela falta de critérios nas atitudes como seres humanos. Podem até serem campeões, porém dinheiro nenhum lhes trarão a verdadeira felicidade interior, serão sempre sub-celebridades pobres de espíritos.
Boas Festas! Bjo.
Texto perfeito Hanne,...
ResponderExcluirNo bbb 14 eu ainda não conhecia o votalhada, apenas comentava na UOL, e lá eu ficava indignado com a torcida Clanessas, pois via que elas jogavam sujo, montadas em personagens apelativos, e extremamente vulgares, aquela torcida era insana, e conseguiram estragar o bbb 14, de lá pra cá não foi muito diferente com as torcidas organizadas mas tão desajustadas mentalmente qto as clanessas
Espero muito que no bbb 18 seja tudo diferente, mas infelizmente a tendência é piorar, lamentavelmente !!
Hanne, mais um belo texto,...PARABÉNS !
Obgda, querido amigo, tentei encerrar minha participação com textos aqui no Votalhada qdo mandei o que já deixava minhas despedidas aos amigos queridos, porém esse fato das brigas de torcidas e desrespeitos pelas opiniões contrárias foi tão gritante, incluindo até intolerância religiosa, algo inédito, que resolvi fazer esse texto e me juntar ao coro dos que pedem para que isso acabe.
ExcluirDiferente de vc, estou otimista que as pessoas do bem serão em maior número aqui no blog durante o BBB18, e aqueles que insistirem em serem desagradáveis sintam-se desprezados por nós, sem direitos de respostas e procurem seus espaços em outro lugar.
O Votalhada será sempre um cantinho onde predominará a educação, o respeito e o carinho, entre seus comentaristas.
Bjo.
Hanneee, Minha amiga-irmã MUITO mais que querida!
ResponderExcluir(Sempre juntas, hem !!)
Primeiramente, parabéns pelo texto. Impecável como sempre !!
---------------------
Querida, chegou hora da despedida.
Como é difícil de me despedir de você, Hanne.
Já estou chorando...
Gostaria de estar aí, pertinho de você e poder te abraçar pessoalmente !
Sou grata a você por ter me amparado com palavras de força e fé, nesse momento tão difícil que estou passando.
Jamais esquecerei o carinho que recebi de você, do Rogério e do Luis(Vota).
Gratidão eterna!
-------------------------
Querida,
Peço a Deus que Abençoe você e toda sua família. Que seu Natal seja muito feliz! E que 2018 seja um Ano repleto de Bençãos, amor, saúde e paz. Você merece o melhor da vida !!
Estarei sempre orando pela sua felicidade !!
Obrigada por tudo que você é !
Feliz daquele que tem você por perto.
Quem tem a Hanne ... Tem tudo !
Não dá mais para escrever... Estou aqui chorando, e com muita dificuldade de me despedir de você.
Tem sido assim desde o BBB16.
Gosto tanto de você, que parece que te conheço de minha vida inteira...
Fique na Paz de Cristo, minha irmã-amiga !
Amamos você !!
Abrç. e Bjs. com o coração apertado de saudades.
De sua amiga-irmã e do seu cunhado.
Luci Amorim. (não se esqueça de mim, tá?!)
Luci, minha querida amiga e irmã de alma.
ExcluirAcredito sim, que nosso sentimento recíproco seja algo inexplicável pelo simples fato de não nos conhecermos pessoalmente, porém totalmente possível de acontecer. As distâncias geográficas nunca impediram que pessoas se encontrem, antigamente qtas se relacionavam e, muitas vezes casavam, por correspondências. Hoje temos a internet que facilitou ainda mais esse encontro entre duas almas gêmeas na irmandade, como é nosso caso.
Diante dessa convicção, não seria diferente que eu esteja sempre em todos os momentos junto a vc, na alegria de torcermos por um mesmo participante de reality ou lhe confortando pela sua perda.
Mesmo distante, sinta-se abraçada e acarinhada por mim, quem sabe se um dia ainda não conseguiremos nos encontrarmos e esse abraço tornar-se real, hein?
Nada que eu te diga agora, conseguirá transmitir-lhe minha gratidão por suas palavras sempre com sentimentos muito sinceros do qto me consideras entre aqueles que tanto amas. Qdo me falaste que seu marido tinha se tornado meu fã, foi motivo de muita honra saber que cheguei de forma completa e me senti integrada de vez na sua família.
Vc leu meu outro texto onde digo "um até breve", por isso nada de despedidas. Serão alguns dias sim, que tb sentirei muita falta desse convívio gostoso com vc, Rogério, Luís(Vota), entre tantos outros queridos amigos virtuais que agreguei junto às pessoas que já fazem parte de meu dia-a-dia.
O BBB18 vem aí, daqui a exatos 37 dias, e agora quero não mais pedir, e sim, intimar-lhe a estar junto conosco, nos brindando com seus comentários tão coerentes e principalmente com seu carinho. Vc é um membro indispensável da nossa Família Votalhada e pode trazer meu cunhado junto, viu?
Bjos..Bjos..Abrs..Abrs
Feliz Natal! Feliz Ano Novo!
Muita saúde, muita paz, muito amor.
Tudo o que existir de bom no mundo, quero que chegue até vcs!
Até o BBB18! Sempre juntas!
Um tbt maravilhoso que estou acabei de ler aqui falando sobre todos os passados de realities inesquecíveis, eu gostei mais do BBB 9 que venceu o Max, ele era um grande jogador inesquecível, na minha opinião foi um grande lance que eu mais gostei de todos os tempos.
ResponderExcluirATENÇÃO:
O Votalhada é um blog para AMIGOS. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.
#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas
Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.
Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.
Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.
LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.
LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html
Grato.