aciolicontato@gmail.com

Para começar a falar de Mamão, antes é preciso falar de outra coisa muito mais importante do que um simples RS.

É preciso falar de ética e honra.

É um simples RS, mas o brasileiro não avalia o jogo isoladamente, apenas pelo jogo. Cada avanço ou retrocesso no tabuleiro carrega em si, muito mais que apenas estratégia.

Este foi um embate carregado de bem × mal, certo × errado, verdade × mentira, ego × coletivo.

O discurso de eliminação foi pensado para tentar justificar a eliminação apenas por uma estratégia equivocada que resultou em uma jogada errada. E nós sabemos que não.

Ok, é apenas a ficção de um reality show, um jogo que não afeta em nada nossas vidas, mas não deixa de ser um juízo de valores, afinal, nós escolhemos nossos eleitos baseados no comportamento, na forma como montam sua estratégia para permanecer na casa o maior tempo possível, o que nos diz muito sobre seus valores.

Estamos passando pelo momento sócio político mais expressivo da história, de repúdio ao que não é correto, justo, lícito, transparente, honesto, justamente o maior juízo de valores que uma nação pode fazer.
Clamou-se pelo impedimento da presidente por motivos éticos, e ainda assim, percebemos que o que menos importa, são os valores.

Realmente não há mais esperanças para o Brasil. E após escrever este texto , estou fazendo as malas. Aeroporto, minha porta de saída deste universo do erro. E talvez eu nem volte mais aqui, tamanha a vergonha que sinto apenas por ser brasileira.

E BBB para mim, definitivamente, já deu. O dia que esse jogo for reinventado, e ouvirem de fato a voz do "Grande Irmão", que somos nós, não é o diretor, não é o apresentador e muito menos a torcida de haters da internet, quem sabe eu volte.

Mas antes, preciso cumprir o combinado, e falar de Mamão. O que aliás, me fará muito bem, ainda que eu tenha que falar sobre ele muito antes do que eu gostaria.

Ilmar tem uma característica muito marcante que me chamou atenção de cara. Um olhar que cativa. Puro, límpido e sincero.

Foi a única pessoa dentro daquela casa, que fez exatamente o que eu esperava dele. Foi reto, coerente, sensível, amigo e leal do início ao fim, mas sem deixar de ser o humano que é, imperfeito, frágil, inseguro.

Mamão se jogou de cabeça, e exatamente como acontece na vida, nem sempre o mergulho é digno de pódio.
As pedras escondidas na água podem desviar o trajeto, machucar e até matar.

A pedra de Mamão tem nome, e é uma pedra enorme, soberba, que se encontra no meio do caminho, não só dele mas de todos ali dentro. Uma pedra feia, irregular, pesada, opaca. Uma pedra tão grande que é muito difícil contorná- la para continuar o caminho. Mas seria possível, mesmo não sendo fácil.

Chama-se Emilly, mas poderia ter qualquer outro nome. Certamente cada um ali e cada um de nós aqui tem um nome bem peculiar para esta pedra.

Mamão, por ser autêntico e coerente com a sua verdade, não se curvou à esta pedra, e teimoso, tentou destrui-la ao invés de contorná-la. Foi seu único erro na trajetória rumo ao pódio.

Sem falar de intrigas, conspirações e deslealdades, nem vale a pena, já que cada um enxerga aquilo que quer, digo apenas que Mamão está hoje aqui fora, deixando lá dentro quem não tem 1% do merecimento dele para vencer este jogo, unicamente por causa da lealdade a si próprio.

Seu adversário Marcos, como pessoa, talvez seja um excelente cirurgião, porque como homem, se mostrou um rato. Traiçoeiro, pequeno, nocivo, covarde.

Ihhh, rato pode? Ou vão me xingar porque rato é pior que verme? Bom, na minha concepção, não existe nenhum animal pior que um ser humano que trai uma amizade por mulher, fama ou dinheiro. Nem mesmo por causa de um surto psicótico causado pela pressão do confinamento. Porque se fosse um surto, não seria dirigido ao seu único amigo ali dentro, e sim ao demônio que passou o jogo inteiro pressionando-o e usando-o para satisfazer suas vontades.

E se há justiça no mundo, a pessoa mais indicada para vencer este reality agora, apesar de também não merecer um pódio em um juízo de valores, é Marinalva. Ela faz o que todos que restaram ali gostariam de fazer, mas não tem coragem: enfrentar a evil twin.

Não há muito mais o que falar, Mamão foi simplesmente... Mamão.
Amado por muitos, incompreendido por outros, e injustiçado pela maioria.

Se os humilhados serão exaltados, e serão, porque assim é a roda da vida, Ilmar o será aqui fora, na vida real, no verdadeiro pódio, aquele em que não há dead end quando se "erra", há recomeços.

E Mamão pode se jogar na vida com o extremo orgulho que acompanha os verdadeiros vencedores. Aqueles que não se corrompem por 30 denaros.



@hanne15115

Nunca me senti tão sem motivação para falar sobre a eliminação de um participante, quanto dessa vez, talvez porque ela foi baseada em um sentimento que abomino com intensidade, a deslealdade por parte de um dos amigos/irmãos, que gerou a traição de um deles, no caso do Marcos, embora ele quisesse acusar o Ilmar de ser o culpado, mas quem assistiu a tudo, com o olhar principalmente da razão, viu quem realmente traiu quem, e o pior o pivô principal dessa discórdia ser uma mulher, sem escrúpulos, que não consegue se defender sem ter um homem por perto, que ao conseguir dominar seu ficante para esse fim, não mediu esforços em separar dois irmãos, pois ela não sabe o que significa bons sentimentos, acho até que nem pela própria irmã ela conseguiria ter um gesto nobre, visto que ela será sempre o centro do universo e jamais poderá ser contrariada.

Mas, vamos voltar a falar realmente de quem interessa: o Ilmar.

Por incrível que possa parecer eu jamais me imaginaria torcendo por alguém que fosse filiado ao PT, pois sou totalmente contra esse partido, aliás não sou a favor de partido nenhum, sempre votei no candidato que eu gostasse mais das propostas. Embora reconhecendo que em todos os partidos, inclusive esse, existem pessoas com boas intenções, eu nunca sai da minha tranquilidade residencial para votar em alguém que fosse petista, porque pra mim a sigla não significa partido dos trabalhadores, mas partido dos traidores, dos tiranos. 

Ideologia política à parte, mesmo sabendo desse detalhe que poderia me afastar de vê-lo como uma pessoa diferente, torci e torci muito pelo Ilmar, cada vez que o via demonstrando o amor que sente pelo filho, sua paixão pela causa indígena e principalmente sua amizade fraterna pelo Marcos e até pelo Rômulo no início, mas que logo se afastou ao perceber que este não era tão verdadeiro como ele gostaria para ser seu amigo e com o Marcos ele conseguiu ver essa pessoa e foi se aproximando, brincando, dando seu carinho, que muitas vezes poderia ser considerado como uma atração que partisse para o amor homossexual, algo que eu não consigo entender o porque de um homem não poder ter uma amizade sincera, e dar carinho, beijar outro, se não for somente amizade. Mesmo que isso fosse verdade, em nada mudaria minha admiração pelo amor dele ao Marcos e daí minha tristeza imensa ao ver uma mulherzinha, ser humano travestido de ninfeta manipuladora, que não hesitou em separar quem poderia lhe tirar o domínio sobre o seu ficante e jamais compreenderia a grandeza do sentimento entre os dois.

Infelizmente a vida tem dessas coisas, e assistir o BBB nos faz ver mais de perto essas situações que nos levam a desacreditar no ser humano, mas eu ainda prefiro achar que em uma parcela da população mundial eu ainda possa encontrar pessoas como o Ilmar e junto a elas, caminhando aos seus lados, que eu quero construir minha estrada de vida.

Que Deus o abençoe, Ilmar, você é um ser digno de receber muitas recompensas e ser muito feliz pelo ser humano que demonstra ser. Deixe estar, que esse mesmo Deus que lhe abençoa saberá punir aqueles que não souberem valorizar sua amizade e lhe aplicarem um golpe tão baixo, usando seu ponto fraco para desestabilizá-lo sem se importar com as consequências de seus atos malignos. Sei que você, como mesmo disse, já o perdoou, porém deve sim ter em mente que ainda irá assistir o momento em que o Marcos irá lhe pedir esse perdão de joelhos, quando sair e ver quem realmente foi o traidor , se você ou ele.





churruminu@outlook.com
@RTrevisa

Infelizmente, não era o que eu queria vir aqui fazer nesse momento do jogo,...fazer um texto sobre um dos meus favoritos que enfrentou outro favorito  precocemente !

A exemplo de outros paredões extremamente tristes ,como o de, Alemao x Siri ( BBB7) , Jean xPink( BBB 5 ),...mais tragicamente ainda ,foi ver a dura realidade de ver dois irmãos que brilharam quase o tempo todo do jogo, terem que se enfrentar, e da forma como foi, um com odio do outro, foi ainda mais triste.

Confesso ,que escrevo este texto, embargado, pque cada cena hilaria dos  dois , que me lembro, sabendo que isso se rompeu ,graças a um capricho maligno da influencia da ala feminina toda da casa, eu me entristeço muito !...me pergunto, ate que pontoo ser humano, é capaz de amar e se odiar , em tao pouco tempo com tamanha intensidade ?

Talvez, se não houvesse interferencia de terceiros, uma energia maligna  de um ser extremamente doente de ciumes, que necessita de atenção o tempo todo para  que desvie a atenção daqueles que estão juntos, em outras  pessoas ,que nao seja ela propria!... somado e potencializado pelo envolvimento num jogo milionario, envolvendo ainda um grupo adversario ,que tbem ciumados em ver um trio forte no jogo, e que logo se trata de agir, sujamente,  liderado por uma senhora, de 70 anos, mau carater, que usou um  momento de fraqueza, uma pequena fresta, por onde entrou ,e plantou a semente do mau, naquela mais influenciavel do trio forte, que ainda carregava a liderança!

Ieda,usa a cabeça fraca de Emilly, junto com o poder de lider que carrega,e sugere que indique Mamão, o que a inconsequente, concorda prontamente,...em contrapartida, o trio adversario confabula votar em Marcos, fazendo assim, o paredão que mais almejavam, ja que,  seria impossivel emparedar o casal , ja que Emilly, esta imune , pela liderança!

Surge aqui, o erro de Mamão

Ele , ficou cego pelos  desaforos de Emilly, ( do qual dou toda razao),... mas nao conseguiu enxergar que estava sendo alvo do grupo oposto, que enquanto lhe passavam a mao na cabeça, e lhe dava colo,... por traz ,tramavam coloca-lo ,com Marcos, usando ainda a propria cabeça fraca de Emilly, que mesmo sendo lider, acabou jogando pelo time adversario.

Sendo assim, podemos concluir que, os responsaveis por este triste paredão foram da ala feminina da casa,...obvio, que Mamão tbem provocou isso, pois ate domingo pela manhã, seria talvez um paredao entre Marinalva x Marcos, mas, juntando com a produção que naofez a votação aberta comoja havia sendo a duas semanas atras, levando -os ao confessionario, e ainda nao tendo o sorteio do dedo duro como de costume ,para saber quem votou em quem, somado ao jogo sujo da ala feminina, fizeram assim, o paredao mais triste entre outros  ja na historia dos BBBs.

No momento em que assistia,! o que eu pedia,... era pra Ilmar ,nao pedir o paredao, pra Emilly, ...mas com a mesma impotencia de um torcedor ver seu time fazer besteira em campo, e quase quebrar a televisao inutilmente,!!!... ele pede !!!... e faz a vontade do grupo adversario...

Acabaram , as trolagens, ,acabaram as  brincadeiras e as cenas emocionantes e hilarias dos irmaos M&M,...

E sinceramente, eu peço do fundo do coração, que acima de qualquer , premio, ou campeonato, ... nao acabe essa linda amizade que construíram la dentro , e que tudo não tenha passado apenas de um mal-entendido ,e estresses pelo jogo e pelo confinamento ...

Eu hoje, mais que pra um campeão,...Eu torço pra reconciliação entre vcs, irmãos  e amigos, Marcos x Mamão... sem duvida os melhores da ala masculina da edição do bbb 17!!!... os campeões entre os homens dessa edição!!!

Parabens, Ilmar,...vc tem bom coração,!!!... só precisa exercitar o perdão !!!



sergiorodrigobernardo@hotmail.com
@sergiorbernardo

Ilmar, um sujeito inteligente até certo ponto, ouviu do Tiago Leifert que nessa altura do jogo era necessário ser protagonista, e foi o que fez!

Resolveu sair da sombra do casal mais insuportável que eu já vi no programa e agir de acordo com o que pensa, fazendo assim um embate com Emilly, do qual ele já demonstrava sinais de esgotamento há muito tempo!

Perdi totalmente o animo de continuar assistindo essa temporada após a eliminação da Elis. Não que eu gostasse das atitudes dela, mas naquele ponto morno que o BBB17 se tornou, eliminar que põe fogo no parquinho para deixar o Daniel na casa foi de doer!!! O jogo se encaminhava para o que chegou hoje, e mesmo não assistindo mais todos os dias, e apenas acompanhando as notícias pela Internet, percebi que pouca coisa mudou, conforme eu imaginava... Uma delas foi Ilmar e somente agora 1 semana antes da final!

Ao ver que ele finalmente teve uma atitude que me fez começar a mudar de opinião sobre ele, resolvi voltar a assistir, e novamente tive um banho de água fria!

Parece que pelo menos mais de 55% dos votantes, e não do público, está a favor do casal, e assim fica difícil acompanhar. A irritação toma conta do corpo!

Poderia citar mil coisas sobre os fatos ocorridos, mas aqui o espaço é do Ilmar. Infelizmente mostrou personalidade forte e opinião própria só agora, e ficou na sombra do casal... Quando resolveu ser protagonista, foi tarde demais!

Óbvio que ele percebeu que com a força do casal nas eliminações dos seus desafetos, resolveu ficar do lado deles para ganhar simpatia do público! Mas não foi o suficiente, pois perderia do mesmo jeito!

O público parece querer ver outras coisas... Difícil de entender! Mas compreensivo em meio a tantos participantes sem carisma! BBB17 beira do abismo! Muito triste, depois de acompanhar todas as edições, foi realmente a única que não tive vontade nenhuma de acompanhar e torcer que acabe logo! Sorry...



Luiz_113@hotmail.com

Ma-mão, que sempre deu a mão a quem conquistou seu coração.

O que dizer de ma-mão? “Ma” em francês é “minha”. Minha mão. A mão que aperta a outra. A mão que cozinha. A mão que afaga e acaricia. A mão que se estende ao outro. A mão que reza.  A mão que tem o dedo que aponta. A mão que é mãe. A mão que se põe no coração. A mão que bate no peito para espantar o frio. Enfim, a mão que ajuda. A mão solidária. Este é ma-mão.

Ma-mão para mim significou a geração que não abandonou a utopia, a ideologia de um mundo melhor. Ma-mão me encantou pela sua luta em prol do povo mais perseguido do Brasil, mais assassinado e roubado em suas terras, que é o povo indígena, dizimado pela colonização portuguesa e hoje perseguido pelos garimpeiros e grileiros gananciosos. Foram milhões de mortos em cinco séculos. Eis uma luta justa pelos povos oprimidos, nus, sem sexismo, sem prostituição. E hoje a geração milênio ou y está tão aferrada às tecnologias virtuais, que seu humanismo é pura frieza informática, órfãos de ideologia e utopia. Utopia que nos impulsiona a transformar o mundo e não se resignar com o presente hostil e injusto, porque aponta para o futuro da fraternidade, de uma verdadeira comunidade. Ma-mão não; ele é da geração x ou de transição, ou seja, geração do brinquedo, das brincadeiras de rua, da relação face a face, da politização para hoje. Foi com esse histórico de vida que me encantei com a personalidade de Ma-mão.

Sua trajetória no jogo BBB foi politizante. Não falo de política partidária. Mas de política da e na vida. Não porque gritou “fora Temer ou volta Dilma” junto com Marcos no castigo do Cérebro bom e mau, mas porque fez a política da boa linguagem e reflexão sobre o comportamento humano. Mas o que é ser “um humano” no BBB? Dá para ser “humano” no BBB? Ou com o tempo as pessoas se tornam bestas feras? A ponto de se não reconhecer suas identidades comportamentais? Ma-mão foi tudo isso no jogo. Humano e Inumano, mas não desumano. Humano quando exerceu o princípio da lealdade, da honestidade, mesmo depois quebrando esta lealdade com quem feriu seu coração. Porém sua maior lealdade foi com seu grande amor fraterno, Marcos. A decepção veio a galope como um cavalo de Tróia pronto para a guerra.

Maior do que a decepção com Emily, que para ele tinha pouca importância como parceira, foi a decepção com seu amor-fraterno Marcos. Filho é sagrado para ele. Porque é um pedaço da sua carne no mundo. E Marcos jamais poderia invocar esta questão do filho no programa como arma de defesa de si mesmo, do seu egoísmo moralista, do seu farisaísmo ético, de bonzão. Este foi o pecado de Marcos que feriu o coração de Ma-mão na segunda-feira quando Tiago relatou o fato do filho. Chorou copiosamente como criança, porque achou que foi uma exposição maldosa da sua vida privada. Dizer que a polícia veio ao Projac para prendê-lo por não pagar a pensão do filho é o mesmo que dizer que ele é um mau pai, um irresponsável. Pior, inventou uma mentira. E como todo pequeno-burguês, quase rico, acha que dinheiro compra a dignidade das pessoas: “Eu pago”.

Ma-mão é isso, emoção do instinto. Verdade do coração. Razão da desrazão. A intransigência contra os injustos. A solidariedade com os injustiçados. A alegria de um menino de 15 anos. A maturidade do advogado que quer fazer tudo direito indo pela esquerda. Ser exemplo ninguém é, porque somos seres errantes. Mas podemos, com certeza, dar bons exemplos. E Ma-mão deu: o desapego ao prêmio sendo um kamikaze. Era isso que Ma-mão quis dizer no programa da Ana Maria Braga. Admitiu o “erro do verme”, ao dizer que foi neste momento que perdeu a razão no jogo. Pediu desculpa ao pai da ninfeta. Por isso, se calou diante da forte argumentação moral de Marcos: “jamais na sua vida chame uma mulher de verme”. É forte essa assertiva. Eu ficaria mudo como ele ficou. Mas Ma-mão não pode ser condenado por isso. Porque foi impulso do “Id” (instinto), como diz Freud. A raiva é irracional. A paixão cega. Mas o Amor verdadeiro liberta; o cego aprisiona. Se o amor verdadeiro entre Marcos e Ma-mão poderá libertá-los da raiva contraída da pinscher, só o tempo dirá. Quem ama, perdoa.

O tempo é o melhor remédio para curar as feridas abertas da alma (psique). A história é a senhora da verdade. E a vida são apenas momentos que se fecham em ciclos periódicos. BBB foi só uma história de tantas outras histórias que os irmãos Marco e Ma-mão viverão. Quem sabe se tornem os melhores amigos no futuro, depois que a tempestade sentimental passar. Quem sabe sejam meras lembranças de um passado vivido. Tenho a impressão que o Brasil deseja o reato deste grande amor fraternal. Porque foi tão lindo, tão sincero e tão verdadeiro que nos comovia aqui fora. Maldita hora que Thiago jogou querosene nos dois, porque pegou fogo de ódio queimando um grande amor. O que falta dizer de Ma-mão? Quase Ma-mãe? Um cara feminista que gestou seu amor em nossos corações. O parto de Ma-mão no paredão doeu, sangrou. Mas Ma-mão “nasceu” aqui fora para nós. Feliz fruta vermelha de tantas sementes a serem germinadas em terras brasilis.

E assim termina minha participação neste BBB-17. Obrigado a Luís e a todos por tudo.