03 março 2021

O que faltou dizer de Lumena, por Hanne Brandenburg

Texto recebido em 03/03/2021

Fazendo um trocadilho com o próprio nome da eliminada dessa semana, gostaria de dizer: Aleluia! A Lumena saiu.

Em sua primeira e rápida entrevista com o Tiago, observei alguns pontos que gostaria de destacar: 

1° - Quando ele afirma que ela disse uma coisa na seletiva e fez outra no confinamento, ou seja, a tão famosa cadeira elétrica, onde os aspirantes declaram os motivos porque deveriam ser selecionados no elenco, procuram mascarar seu eu, seus principais traços de personalidade e se mostram de uma forma utópica, desejada, com intuito de agradar ao público e ir longe no jogo, sendo que, a realidade que enfrentam mostra que isso jamais seria possível. O dia a dia no confinamento, depois que passam a conviver com os demais participantes, surge de uma forma totalmente adversa aos planos iniciais e que os fazem até esquecer o que disseram antes, afinal já conseguiram seus objetivos e esses detalhes já não importam mais. Ledo engano, importam e importam muito você se mostrar verdadeiro e jamais esquecer de ser quem você é, isso vale para uma seleção de um reality ou para a vida, seja sempre transparente, se reconhecendo como ser humano que tem defeitos e qualidades e até que pretende usar a experiência do confinamento para melhorar como pessoa, não apenas da boca pra fora, como muitos fazem, mas para aprender sim com seus erros e, quem sabe, até sair de lá um pouco melhor e, principalmente, refletir sobre o que fez com que não conseguisse agradar tanto ao público como gostaria e ser o campeão(ã) da edição. 

2°- Quando ele perguntou: por que você não dançou Lumena? Na hora tive vontade de rir, pela pergunta que pode ter duplo sentido. Entendemos que ele se referia ao seu desejo de mostrar seu gingado baiano, cultural, que a deixaria mais leve e menos rancorosa com seus adversários. Em um sentido figurado podemos afirmar que ela dançou sim, dançou bonito nas suas estratégias e só não foi eliminada com um percentual de rejeição porque teve a sorte de dividir o paredão com outro participante que também era tão odiado quanto ela pelo público. 

Analisando agora a trajetória da Lumena Aleluia dos Santos como integrante do grupo pipoca no BBB21, posso dizer que vi nela uma pessoa com muitos problemas de auto aceitação. Talvez tenha tentado a carreira de psicóloga com esse intuito de entender melhor seus traumas existenciais. Lumena mostrava claramente em suas atitudes das primeiras semanas na casa que o fato de ser de origem negra lhe deixava incomodada a ponto de sempre fazer questão de evidenciar o racismo velado da sociedade como algo execrável. Até um certo ponto, concordo com ela, porém não foi exatamente como militante que encontrou muitos aliados como parceiros no confinamento, que ela se destacou, mas sim pela forma exagerada com que fazia questão de atacar com dedo em riste na cara de qualquer um que lhe tocasse as feridas do preconceito racial ou homofóbico. Sua trajetória de pessoa com temperamento impositivo e agressivo nas palavras teria guarida por mais tempo se seus companheiros, aliados na mesma linha de pensamento, não tivessem sido eliminados tão cedo do jogo, deixando-a totalmente sem condições de seguir com aquela forma de ação e só lhe restou tentar mudar. De repente, do nada, vimos uma pessoa travestida de boazinha, que conseguiu aliados que lhe compreenderam, estenderam a mão, e, assim, ela foi tendo uma sobrevivência enganando a alguns que acreditavam que ela estava decidida a mudar e não ser mais aquela pessoa de atitudes agressivas com os outros, do início. Estratégia de jogo? Pode ser. Válida? Até certo ponto, sim, porém para quem assiste como telespectador e é o responsável por julgá-los e eliminá-los quando estão no paredão, ela não conseguiu enganar. A personagem Lumena atual não convenceu e jamais seria esquecida aquela que estava escondida, maquiada, até que algo acontecesse e tudo viesse à tona novamente. Felizmente esse tempo não foi preciso e a baiana que ficou conhecida por suas imposições, não conseguiu se permitir mudar de verdade, e agora volta para seu mundo real, sem máscaras e sem necessidade de agradar a ninguém. 

Dentro dessa sua intenção de mudar seu comportamento, o que mais me preocupava era sua aproximação com o Gilberto. Por ser uma pessoa totalmente do bem e fácil de ser manipulado, estava se deixando levar, totalmente envolvido pela lábia da megera, que já na época que sua amigona Karol estava junto com ela nas artimanhas, tentaram trazê-lo para perto delas e fazê-lo inclusive trair suas amigas mais leais desde o início do jogo. Fiuk, também por sua característica de pessoa de boa índole, foi outro que também se deixou levar achando que ela era uma pessoa boa, chegava a ficar horas na madrugada conversando com ela, mal sabendo que, em sua mente maldosa foi levantada a hipótese que ele estivesse apaixonado, querendo algo a mais do que uma amizade, quando na realidade não creio que isso tenha acontecido. Sarah, macaca velha de guerra para sacar seus adversários no jogo BBB, se aproximou dela, porém, jamais lhe daria abertura total como os dois anteriores, acreditando em sua pureza d’alma tão repentina. Chegou a dizer que via verdade nela em querer melhorar como pessoa, porém era visível que aliadas jamais seriam. E, finalmente, não conseguiu dobrar Juliette porque ambas tinham características comuns de temperamentos fortes, que não gostam de ceder em função de entender os defeitos uma da outra, e como diz o ditado: dois bicudos não se beijam. 

Como havia dito em um comentário, esse paredão me deixou confusa por certos momentos, porque em igual ranço tinha vontade de ver o Projota fora. Por outro lado também via na saída da Lumena o fim do que poderia ser nefasto para a trajetória, até então gloriosa, de Gilberto e Sarah, que desejo muito ainda possam continuar conquistando espaço para chegarem à final, jogando bem, com esperteza para entender as artimanhas de jogo dos demais e também garra no objetivo de ganharem provas que lhes garantam sobrevivência. Tentando buscar uma vantagem para digerir a volta de alguém tão asqueroso em maldades quanto a Lumena, a volta do Projota me acendeu uma luzinha que ele poderá dar uma reviravolta no jogo das plantas instaladas no jardim da casa e voltar suas artilharias nesse sentido. Quero jogo com lealdade, disputa entre competidores e o que a Thais, Pocah, Vii Tube e João estão fazendo dentro da casa, me cansa. Não considero a Carla Diaz nesse rol, porque sua novelinha com o ficante pode ser chata, mas tem lhe rendido alguns embates. A Camilla me chamou a atenção em certos momentos que enfrentou a Karol, e depois da saída dela voltou a se apagar, porém vejo-a em stand by, uma bomba sempre pronta para explodir a qualquer momento. O Bastião Rodolffo vai comendo pelas beiradas, ancorado pelas estratégias mais afiadas de seu companheiro Bastião Caio e não o considero planta que, para mim, o sentido real dessa característica são pessoas que não querem se comprometer no jogo, que estão ali a passeio, e que não se preocupam em se esforçarem para ganharem nas provas. Por ter um temperamento não explosivo, que não gosta de tretas, semelhante ao Bill, não chega a me incomodar, até porque já tenho como certa que sua saída é questão de tempo. As plantas e o restante do grupo maléfico são prioridades no momento.

Enfim, a Lumena é carta fora do baralho. Aguardemos o que virá por aí com a volta da dupla que ainda resta para arquitetar para cima de seus adversários e que o jogo siga sem previsões quase que de certezas sobre quem realmente será o vencedor(a) da edição. Nunca me esqueci da trajetória gloriosa de campeã antecipada da Ana Paula Renault (BBB16) que terminou expulsa por agressão e seu favoritismo foi por água abaixo. Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém!
      
Um abraço a todos!




Twitter: twitter.com/votalhada
Instagram: instagram.com/votalhada
Facebook: facebook.com.com/votalhada
Telegram: t.me/VotaNoBBB

ATENÇÃO: Antes de comentar, leia as regras:
www.votalhada.com.br/regras.



O Votalhada faz um resumo de várias enquetes divulgadas em sites e blogs que comentam Realities. Apresenta o resultado em tabelas claras e faz as médias aritmética (simples) e ponderada (proporcional) dos resultados. Durante as votações, geralmente as pesquisas são publicadas a cada 3 horas.

29 comentários:

  1. bbb de tanta falsidade ate juliette brigou com gil por gostar de lumena ontem falou que nao queria que lumena fosse kkkkkkkkkkk que seria arthu e projola como e falsa tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mauraruano, falsidade é uma característica de personalidade facilmente encontrada nos participantes de um reality, às vezes até como forma de sobrevivência, o que não deixa de ser muito ruim de se ver. Abs.

      Excluir
  2. Amiga, cada vez mais lendária na sua visão, da qual sempre faço questão de poder assinar embaixo.
    Não é só por eu ser seu fã, mas pela maestria tbem.

    A fase de seletiva na tal cadeira elétrica, os candidatos mentem e prometem mundos e fundos para conseguirem a vaga, depois que entram é que mostram a verdadeira face. Já estava até querendo enviar um texto sobre esse adendo.
    Vc além desse detalhe, tbem lembrou a presunção de Lumena em achar que o Fiuk estaria a fim dela, havia ate me esquecido disso.
    Tenho a mesma irritabilidade pelos plantas que vc citou e a Carla é só insuportável mesmo, ainda mais depois que resolveu fazer de tudo pra salvar o banana.
    O paredão fake da Ana, foi decepcionante pq ela era insuportável é voltou ainda mais insuportável, bem feito qdo foi expulsa, vibro até hj por isso.
    Torço para que este não seja decepcionante qto da louça surtada e da Gleicinutil, que apesar de ter colocado a Patrícia na Rua, acabou se tornando a queridinha, sem mérito algum, só na aba do Wagner e da porca Ana Clara. Enfim...

    Parabéns amiga 👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou de comentar.talvez me faltem palavras, então sempre aguardo sua postagem pois sua visão do jogo e avaliação dos "personagens " coincidem com a minha visão.
      Como sempre parabéns pela sua postagem. Sou sua fã.

      Excluir
    2. Obgda pelo carinho, amigo. Sempre que vc cita o qto gosta da forma como escrevo, faço questão de lembrar-lhe que a recíproca é verdadeira e reforço tb nossa conexão em lembrar do trocadilho do nome da Lumena com nosso sentimento de alívio com sua saída. Bjo.

      Excluir
    3. ClaraGM, ao ler seu comentário, até pela localização dele, fiquei em dúvida se seria pra mim ou pro meu amigo Rogério. De qualquer forma, agradeço-lhe por ter me prestigiado com a leitura de meu texto. Abs.

      Excluir
    4. Mas no caso da mentira na cadeira eletrica da Lumena fez o programa mais ganhar do que perder foram criadas vilãs históricas. Embora tenha certeza que parte dos selecionados negros entraram lá justamente com intuito de militar/lacrar, mas o tiro saiu pela culatra. Mas como disse mesmo errando acertou, pois deu mais audiência esse retrato da realidade das universidades federais que formam esse tipo de ser humano como linha de montagem, "todis" com o discurso bem decorado, mas sem a mínima condição de discernir certo do errado.

      Excluir
  3. A pessoa mais racista de todos os BBBs, foi essa pessoa que saiu ontem. Alias o vocabulário dela, tão castiço, a fazia enrolar-se toda, sem saber se explicar. Acho até, que ela decorou algumas 20 palavras, para parecer uma pessoa com auto estima altíssima, mas a mimme pareceu, pela agressividade, que ela tem auto estima, abaixo da sola do pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Racismo no Brasil é piada. Somos um povo miscigenado. É tudo mimimi e blábláblá.

      Excluir
    2. Oi Pedrosa, na minha opinião ser racista significa não aceitar a existência de pessoas de cor de pele que nos remete à nossa miscigenação populacional a partir da vinda de negros vindos para servir os senhores de peles claras e que em nada poderia significar que tivessem falhas de caráter ou passivos de serem desrespeitados como seres humanos que são. No caso especifico da Lumena, não entendo como uma pessoa que vive esse drama possa ser considerada como racista, pois estaria ignorando sua própria etnia, daí eu analisa-la como uma pessoa com baixa auto estima sim, que não consegue aceitar sua condição em nossa sociedade e, ao invés de lutar contra o preconceito, simplesmente se revolta com ele. Abs.

      Excluir
    3. Hanne, parabéns por todas as suas análises. Elas são sempre precisas e esclarecedoras, porque muitas nuances na dinâmica dos participantes eu não consigo captar. Seus textos me ajudam muito nesse sentido. Grande abraço.

      Excluir
    4. Oi Marcia, que bom saber que meus textos lhe ajudam a captar melhor algumas nuances existentes que vc não havia captado. É sempre muito gratificante qdo conseguimos que nossas opiniões tenham alguma convergência com outras pessoas, um sinal que não estamos extrapolando a realidade dos fatos. Obgda por contar com seu prestígio ao que escrevo. Abs.

      Excluir
  4. Hanne mais uma vez parabéns seu texto coincide com o meu pensamento sobre os candidatos que quando entram na casa não conseguem manter os personagens criados na seleção.
    Eu também preferia que o Projota saísse ontem, mas para o bem do jogo da Sarah e do Gil, foi melhor a Lumena ter saído A Lumena sugava a energia dos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Claudia, que bom termos sintonia em nossas visões sobre as trajetórias e até torcemos pelos mesmos participantes. Abs.

      Excluir
  5. Gil fechando jogo com Arthur Banana????

    ResponderExcluir
  6. Hanne eu também não entendi como meu comentário foi parar ali, mas estendo o mesmo para o Rogério também. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara...
      Obrigado pelo carinho.
      Td que vc disse sobre a Hanne, eu endosso.
      Além de amigo, tbem sou muito fã dela.

      Bjos e, participe sempre.

      Excluir
    2. Ok, Clara. Esclarecida a minha dúvida, gostaria de agradecer-lhe por suas palavras e dizer-lhe que será sempre um prazer poder contar com seus comentários ao que eu escrevo, tá? Bjo

      Excluir
  7. Oi Hanne!!!
    Parabéns pelo texto!!! Tu escreve muito bem!!! Concordância Espetacular!!!
    Lumena foi uma pessoa maldosa e arrogante e sua personalidade era inflada pela Sociopata Karol!!!
    Mas na minha visão de jogo eu votei pro Projota sair!!! Ele é perverso e engana as pessoas, assim como, o Caio!!! Os dois tem que sair com Rejeição e levem junto o Rodolfo Turista!!!
    Só discordo do João!!!
    Acredito que tem muitas pessoas que não acrescentam em nada na casa para sair antes dele!!! E no jogo da Discórdia, o João realmente enfrentou o Projota sem medo, coisa que os "machos" da casa não tiveram coragem!!! Vide o Caio que foi pra cima da Carla e nem sequer ousou responder o Projota quando esse o chamou de Pipoqueiro com razão!!!
    Novamente, Parabéns!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio é m excelente jogador. Essa atitude dele faz parte do jogo.

      Excluir
    2. Obgda, Ander, é sempre muito bom podermos compartilhar nossas concordâncias e, principalmente, no que discordamos, esse é o velho e saudável diálogo entre os comentaristas aqui no Votalhada. Abs.

      Excluir
    3. Atitude de Caio faz parte do jogo??? Atitude sórdida!!! Eu não compactuo!!!
      Mas se tu Foco nos Fakes compactua com isso, não pode reclamar de outros participantes que tenham atitudes aparecidas,,,,afinal é apenas atitude de Jogo!!!!

      Excluir
  8. Hanne, Hanne, Hanne...
    Seu texto me levou ao orgasmo intelectual.
    Seu texto é digno de uma Oxford e Harvard.
    Vou pedir para a Ana Maria Machado a sua indicação para a a próxima vaga de uma cadeira na Academia de Letras do Brasil. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk Obgda, Foco, a cada texto meu que vc comenta, tens me surpreendido pela criatividade nas palavras, senso de humor e ao mesmo tempo muito elogiosas. Não me considero tanto assim, escrevo da forma como vejo a trajetória de cada participante, de uma maneira bem subjetiva. Abs.

      Excluir
  9. Hanne brilhante como sempre. Sua avaliação foi perfeita, assino embaixo. Só posso dizer que adorei a eliminação dessa figura, pena que não foi tripla porque todos eles deveriam vazar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Linda, tb gostaria muito que esse paredão fosse do tipo, vote em um e elimine três. Infelizmente não foi possível, mas teremos ainda a oportunidade de ver esses outros dois embustes e mais algumas figuras ali, sendo eliminados. O Projento ainda mais com a rejeição que não foi dessa vez e que ele saia pensando uma coisa e tenha a surpresa da decepção pelo que fez durante sua trajetória no confinamento. Bjo

      Excluir
  10. ja disse tudo hanne sobre a Lumena, o que só me resta dizer é que rapidamente quero esquecer que essa competidora participou do programa. ao menos deixou memes engraçados, e adjetivos que vou usar muito nas redes sociais. chamo de "Lumecomká". mistura de Lumena e karol comká. na internet tem aos montes rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilvan, pra alguma coisa serviu a passagem da Lumena no BBB21, né mesmo? De minha parte é apenas mais uma ex-BBB que não farei questão de saber nada sobre o que esteja fazendo na sua volta ao mundo real. Abs.

      Excluir
  11. Desses 21 bbb, só sinto saudades do BBB7 , Fani, Iris, Alberto,Diego....... Dom Boninho de las morochas, vê se arranja para o 22 gente do nipe do bbb7

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.