02 junho 2019

Grupos em Realities são inevitáveis?... Ou incentivados?, por Rogério Luís Trevisan


Texto recebido em 02/06/2019

As perguntas são quase retóricas, pq toda vez que ficamos na expectativa de uma nova temporada seja qual for o reality, a única certeza que temos é que grupos se formarão!... assim como a única certeza que temos de todo final de ano ter show de Roberto Carlos!

Não me lembro se desde os primórdios dos realities apontando até a Casa dos Artistas, se formavam grupos como as atuais edições ou se apenas tinham afinidades entre uns e outros, creio que naquela época, os grupos formavam SIM, mas naturalmente, a impressão que me dá é que hj em dia isso se tornou uma obrigação muitas das vezes estimuladas e ou incentivadas pela própria dinâmica do jogo imposta pela produção e principalmente eu creio que, os grupos obrigatoriamente se formem por proteção, mas uma proteção de interesse e proposital, o que me faz pensar nas falsas amizades como vi no caso dos casais, "Mike & Jegue" e "Tati & Brega", querendo pegar carona na torcida de "Pânicole & Bambi".

Qdo os concursantes entram nos realities sabendo que lá estarão colegas já um tanto famosos com grande fandom, talvez seja INEVITÁVEL, estes que são mais anônimos por assim dizer, estrategicamente que se agrupem aos mais queridos do público para terem vantagem entre as torcidas, a tal Jaqueline,  com seu marido pamonha por exemplo, já entrou amiga de  Nicole e tá se achando já uma finalista, a última coca-cola do freezer, um tanto arrogante, presunçosa e mais grossa que cano de passar b****! E eu que pensei que depois de ter conhecido a Emilyxo do BBB 17, achei que jamais conheceria outro embuste pior!...Essa carniça, sacripanta, matusquela pensa que tem o mesmo fandom de Nicole,...mal sabe!!!...(Eu conto ou vcs contam??).

Outro casal totalmente anônimo e desprovido de carisma são Tati & Braga, me desculpem seus torcedores (Se é que existem), mas não acredito que sua amizade com Nicole seja verdadeira!... me parecem forçados demais e quase que foi confessado pelo próprio Braga em conversa com Daniel Saullo,... na ocasião, Braga diz, que é natural que pessoas ali dentro se aliem ou se aproximem naturalmente, como foi o caso dele com Nicole, e que aqueles que estiverem do lado dela terão apoio de sua grande torcida!

Mas o que foi aquela cena de Nicole na porta esperando para abraçar Kamela e Eliélesado?... a certeza de sua volta que não aconteceu, deixou Nicole recolhida limpando o chão que pisa com o próprio queixo até hj,... seu marido topetudo, pela primeira vez não arruma aquele topete aos tapas que está acostumado a dar, pq o "bixim" acreano ficou congelado ao perceber que seu fandom não é tão poderoso como pensava!

Vamos lembrar aqui um pouquinho de alguns grupos formados naturalmente e alguns forçados?...precisamente creio ter começado mais pelos meados do BBB 5!

Com os grupos de heróis liderados por Jean Willys e os vilões liderados por Dr. G (Formou-se naturalmente)... EUREKA... o BBB tinha encontrado a fórmula do sucesso, a quinta edição estourou em audiência e a produção muito mais inteligente que nos dias atuais aproveitaram a dica e assim surgiram os grupos somados aos estímulos da produção que correram fazer trajes de uniformes de heróis tematizando uma festa totalmente improvisada que não estava nos planos.

De lá pra cá se esperava sempre que grupos se formassem naturalmente, mas o esperado não aconteceu no BBB 6,... logo, na sétima edição surgiu um triângulo amoroso contra o grupo do mal, comprovando que o segredo do sucesso era mesmo a formação de grupos,... no 8 seria um novo fracasso, mas o vendedor de verduras e campeão Rafinha Carvalho, garante o sucesso do programa com seu carisma!

Na nona edição, a produção apelou (estimulou grupos), fizeram o lado A contra o lado B e ainda lançaram a casa de vidro, foi a edição que teve mais contingentes entre todos os realities chegando a 23 participações, ou seja, estavam mesmo a fim de garantirem mais um sucesso, além de ainda lançarem o temido quarto branco,... sucesso garantido!

Para resumir, vieram depois, os grupos impostos pela produção, Selva x Praia,.. e naturalmente desde então se instalam de vez  os tão chamados pelo público de grupo do bem e do mal,... e é exatamente aqui que tudo perdeu o sentido segundo a minha visão!

Pois o PCB, não muito diferente, impõe que grupos sejam formados e particularmente não gosto disso!

Infelizmente, isso é INEVITÁVEL, nos realities atuais, sem esquecer e ainda bem fresquinhos em nossa memória, os Gaiolas x Vila mix foram de dar ânsia de chatos e desnecessários, uma chatice forçada até as tampas!

Agora no PCB, vejo casais se encostando no sucesso de outros, forçando uma amizade falsa para garantir fama, todos bem estudados com a experiência baseada em outros realities, e qdo isso não é natural, me enoja e perco totalmente o interesse no jogo!... Me faz lembrar os primeiros programas onde nada era previsível, nada era forçado e realmente as amizades se formavam verdadeiramente, os grupos se afinavam naturalmente, onde acabo me deixando saudoso a época!

Sinceramente, qdo volto láaaa atrás, penso que o culpado disso tudo foi o Dr.G do BBB 5, pois graças as suas tramoias e seu jogo lunático, formaram-se grupos do bem contra o mal, acendeu a lâmpada da ideia e hj já não sabemos mais qdo esses grupos são reais ou jogada de interesse,... não sabemos mais se estamos assistindo realities ou FALSALITIES.

E digo ainda mais,... não sei se agradeço ao Dr.G por ter despertado essa fórmula as produções dos programas, ou se meu ranço por ele aumenta cada vez que vejo grupos se formando e combinando jogadas sujas!

O que salva o PCB disso, é que os casais dependem muito mais deles próprios do que de jogadas sujas contra seus adversários, mas o injusto é que sempre haverá finalistas que não merecem estar lá graças a terem se aliado aqueles de maior fandom, a menos que o casal seja tão insuportável que estes mesmos se dão tiro na cabeça, como no caso de "Mike & Jegue", que segundo as redes sociais, sua amizade desde criança com Nicole, de nada vai adiantar pra salvá-los de uma grande rejeição,... até pq Pânicole tbém já não está mais com essa bola toda não!

Não sei se pra vencer um reality é necessário que se façam grupos, tampouco sabemos se é inevitável que se faça,... mas que existe incentivos pra que isso aconteça e garanta a audiência, isso é inegável... e muito chato, na minha visão,  assim como tudo que é falso e forjado na nossa vida!

Mas o fato e a grande verdade é que independente de formarem grupos, sempre haverá apenas um ou apenas um casal vencedor,... e que cada um deveria fazer o seu e não ficarem feitos parasitas e dependentes de outros,... só esqueceram de dizer isso aos concursantes, pois só eles ainda não sabem disso!

Os grandes campeões construíram seu próprio carisma, sozinhos! Qdo vão aprender isso?

Gde abraço a todos!




8 comentários:

  1. Oi sumido! Que bom reve-lo!

    Em relação ao assunto abordado em seu texto concordo ser chato qdo a produção impõe as formações de grupos, dividindo os participantes em quartos com definições prévias, porém mesmo que esse detalhe não existisse, todo ser humano tem uma característica própria chamada afinidade, espírito simpático ou até atração natural por algumas pessoas, como tb, na mesma intensidade, uma repulsa por outras, sem descartar a existência de aproximações por algum tipo de interesse, como vc destacou. Num reality show esse fato se torna mais evidente pq chega a ser vital que se tenha "amigos" ou simplesmente "aliados" na tentativa de conseguir um melhor desempenho na competição, ou ainda como forma de compensar um pouco a carência afetiva, advinda do confinamento. Não sou contra que esses grupos sejam formados, mesmo pela imposição da separação de quartos, e até gosto qdo me passam a sensação de envolvimentos sinceros como o Fael com o João Maurício e o Jonas correndo um pouco por fora (BBB12), ou ainda do Mamão com o Marcos, até que a Emilixo conseguisse estragar(BBB17), já no caso das irmãs siamesas Gleici e Ana Clara (BBB18) ou mais recentemente da Paula com Hariany (BBB19) e até o relacionamento homossexual mais fake da estória entre a Clara e a Vanessa(BBB14) ficava evidenciada a conveniência de atrairem torcidas que as beneficiassem, como agora acontece no PCB com quem acha que se aliando à panicat, piolho de reality, estará bem na fita com sua torcida.

    É isso, meu amigo, o reality a ser comentado é o PCB, porém não tem como não trazemos o BBB para exemplificarmos qualquer assunto abordado, né mesmo?

    Vê se não some, comentar seus textos é o que ainda me dá prazer, pq tá cada vez mais difícil as pessoas entenderem um princípio básico, que todos temos o direito de expressarmos nossa opinião e torcida em um reality, e o dever de respeitarmos as divergências alheias sem críticas ou contestações. Por esse motivo tenho me afastado de blogs que antes me sentia à vontade para me divertir comentando sobre o reality atual, com a invasão desses tipos de pessoas. Não deixa de ser ruim, mas pior ainda seria me aborrecer por algo dessa natureza. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Oi amiga!
      Acabei de lhe enviar um e-mail!
      Então,...é como eu lhe expliquei no e-mail!
      O que está me incomodando na verdade são os casais anônimos querendo destaque de carona nos mais populares, isso é falso e muito forçado!...os grupos como eu disse, sempre serão inevitáveis e até importantes para o jogo, mas não gosto qdo deixa de serem naturais e começam a serem incentivados a formarem grupos, vira uma guerra na internet entre os fandons, insuportável!

      Bjs!

      Excluir
  2. Muito bem colocado o seu texto, Trevisan relembrando dos fatos sobre formação dos grupos, eu quero acrescentar um negócio aqui que nos realitys shows, o participante apresenta duas clássicas posturas: vitimado e se fazendo de vítima
    Tivemos várias formações de grupo na história de realitys shows, no BBB 5 teve a famosa "Tropa de Choque" criada pelo doutor Gê,o objetivo era colocar o Jean Willys sempre no paredão, mas teve uma virada, o Jean foi líder na 4a.rodada do BBB 5 e colocou o doutor Gê no paredão e o doutor enfrentou com o Sammy e levou 92% de rejeição, depois o grupo se desmanchou saindo um por um de maneira consecutiva(Paulo André, Natália,Tatiana,Aline e Karla), no outro lado tinha Jean,Grazi e Tatiane Pink e o Jean foi o vencedor do BBB 5
    No BBB 7 tinha também dois grupos: Diego Alemão,Iris,Fani e Flávia. No outro lado teve a trupe do Alberto Caubói era formado além dele tinha o Airton, Analy,Bruna e Carollini, era um grupo forte que ganhavam provas do líder e anjo, especialmente o Alberto e Bruna que ganharam anjo e se salvaram
    Ele realizou o sonho de formar o paredão que o Brasil não queria ver(Alemão x Iris) e a Iris foi eliminada e depois Alemão perdeu os seus aliados, e tivera o duelo entre Alemão e o Alberto, um duelo que jamais esquecerei e o Alberto enfrentou a Analy e obteve 85℅ de rejeição
    BBB 12 teve Praia x Selva. Na praia tinha Fael,João Maurício, Jonas, Fabiana e Kelly. Já na selva teve Rafael,Yuri,Renata, Laisa e Monique. Monique Amin foi a última sobrevivente da selva e o Fael era do grupo praia e ganhou o BBB 12
    A Emilly ganhou o BBB 17 porque achavam que estava vitimada, apesar que ganhou 4 vezes prova do líder, mas eu não gostava da postura dela e aquele romance do polêmico Marcos, na época eu torcia para a Marinalva, e a Emilly gostava de brigar com os adversários e se fazia de vítima e levou o BBB 17
    No início do BBB 19 teve grupos formados: a famosa gaiola que tinha Danrley, Elana, Hana, Rízia, Rodrigo
    e Gabriela. O grupo camarote era formado por Diego,Isabella e Carolina
    O camarote se desmanchou e Carolina se aliou com Paula e Hariany que não faziam parte de grupos.
    A Carolina votava sempre no Danrley até ser eliminado, a Carol chegou em terceiro e a Paula que não fez parte de grupo ganhou o jogo
    Agora no Power Couple a Nicole Bahls ela tem pavio muito curto, briga e depois se faz de vítima e pede desculpas depois. O casal ficou triste com a saída de Kamilla/Eliéser
    Eu acho que o casal Nicole/Bimbi se tornaram adversários perigosos por causa da vitimização com os casais e o público vota no casal numa D.R. e salvam, aí caminham para chegar uma final e serem vencedores
    Eu tenho preferência para Mariana/Daniel porque acho que é um casal que tem determinação e não metem em brigas
    Além da Mariana/Daniel que eu tenho a minha torcida, eu gostaria que ver chegar longe o casal Camila/Lucas e dou um crédito para Clara/André, o André Coelho é muito determinado, já a Clara tem às vezes certa dificuldade na parte de habilidade
    O casal que eu não gosto é mesmo da Jackie/Maikel, na minha opinião esse casal tem um jogo meio arrastado e a Jackie só vive reclamando, tá muito chata
    Vamos ver o que vai dar na sequência nesse jogo dos casais e pelo jeito estão especulando uma repescagem aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio...
      Tudo muito bem lembrado por vc amigo!
      Obrigado por ter apreciado meu texto!
      Abraço!

      Excluir
  3. Nicole e Bambi, casalzinho insuportavel. Torço para Saulo e Mariana.

    ResponderExcluir
  4. Torço para Saulo e Mariana ,mais queria que ficassem com eles os que estão do lado deles . Nicole e suas duas amigas que deveriam sair logo pois são muito chatas. Você esta certo quanto a grupo, também não gosto quando forçam um grupo por interesse. Vamos pelos nossos favoritos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Luna...
    Então amiga,...eu tbém acho os casais que grudaram em Nicole, foram forçados demais e por interesse, muito chatos!
    Bjs!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.