22 abril 2019

MasterChef | Rosana Gammaro é eliminada, por Lédson Guimarães



Texto recebido em 22/04/2019

Finalmente um episódio bom. Infelizmente para Rosana, que não aguentou a pressão psicológica da cozinha do MasterChef e foi eliminada da disputa.

Quando felicito o bom episódio (ressalto "bom" como nota de avaliação antecessora a "ótimo"), o faço exatamente por entregar a gostosa competição que esperamos devorar.

O MasterChef nos serve, de entrada, a competição entre os cozinheiros para manterem-se no programa e, de prato principal, todo o preparo de receitas, vem daí o tempero que rege tudo: o sabor. Ele dita quem entra para a cozinha, quem sobe para o mezanino, quem vai para a Prova de Eliminação a cada semana e "quem deixa o avental".

A cozinha do MasterChef não obedece às normas de restaurantes, muitas vezes a entrada se sobressai ao prato principal. Aconteceu nesse episódio. A competição mexeu com os nervos de todos os cozinheiros com a vitória individual do jovem Helton. O garoto provou que tem palavra e sagacidade e apimentou o jogo quando teve de escolher, dentre três níveis de dificuldade, com que tipo de cogumelos seus colegas arriscariam o avental.

Helton não teve qualquer insegurança para declarar quem são seus amigos, seus desafetos e seus concorrentes fortes e fracos. Há quem o vê como prepotente e rancoroso e há quem o vê como talentoso e objetivo. Há também quem vê ambas as faces.

Para equilibrar as discordâncias, coincidentemente, Helton teve que lidar com as consequências de suas escolhas adquiridas pelos bônus e ônus de seu esforço. Ao vencer a Prova Individual deveria salvar da Eliminação dois colegas, porém foi impedido por outro vencedor de salvar seu maior amigo no programa; sua amiga Rosana não poderia ser salva devido à punição por estar entre os três piores da Prova Individual, mas Helton deu a ela a chance de cozinhar com o tipo de cogumelo mais simples, o fresco.

Todavia, a décima temporada parece ter vindo para derrubar os amadores através de preparos considerados simples. É comum ouvirmos dizer que fazer comida é um ato de amor e, não havendo amor, a comida desanda.

O nível gastronômico subiu levemente, visto que a Caixa Misteriosa da Prova Individual deu a liberdade de que os cozinheiros tanto precisavam para preparar, com pimenta, alguma receita de seu conhecimento.

Rosana não estava nos seus melhores dias, e já havia escapado da eliminação por muito pouco no episódio anterior. Dessa vez, alegando estar emocionalmente abalada por razões pessoais, a paulista entregou o primeiro prato da noite reconhecendo o péssimo trabalho perante os jurados. Fez uma moqueca de frutos do mar com risoto e molho de pimenta, onde faltou sal no arroz cru, faltou molho e a presença da pimenta, a protagonista da receita.

Sem forças para vencer o campo emocional a psicóloga não ousou em seu segundo prato, entregando, como resumiram os chefs, um macarrão simples, o refogado dos cogumelos não foi o suficiente, não tinham caramelização para acentuar o sabor, tudo isso desvalorizou o produto. A responsabilidade sobre o cogumelo fresco foi maior, por permitir preparo mais simples e rápidos. Além disso, menores erros mantiveram na disputa Rodrigo, com cogumelo em conserva, e Janaína, com os secos.

Bom, fiz referência à competição como sendo o prato de entrada do menu do MasterChef e à culinária representando o prato principal. Faltou a sobremesa. Eu diria que é a edição (de vídeos). O trabalho é sempre preciso, mantém a linha que fez sucesso já na primeira temporada brasileira com cortes precisos, sonoplastia coerente e dosagem correta de alívio cômico e tensão. Uma boa edição é extremamente importante para manter a audiência cativa. Apenas para efeito de comparação menciono o atual "O Aprendiz", no qual o ritmo acelerado e cortes abruptos em momentos cruciais prejudicam o entendimento/visualização do público quando debatidos na Sala de Reunião.

No mais, o episódio de MasterChef deu um novo gás à disputa interna e para nós que assistimos. A eliminada não era forte candidata.



17 comentários:

  1. Ainda acho que existem alguns participantes muito fracos nessa competição desse ano e Rosana era uma delas.
    Esse episódio realmente me pareceu bem melhor, concordo com você. Achei mais dinâmico e disputado.
    Alguns ainda insistem em não destacar o ingrediente que eles oferecem e isso me mostra um pouco de falta de maturidade.
    Parabéns pelo texto. O Masterchef crescendo e você junto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester, senti falta de seu comentário em meu texto sobre os participantes do BBB19. Abs

      Excluir
    2. Pois é, Ester, nessas horas vemos que as seletivas não parecem ser tão exigentes. Numa próxima temporada de amadores os jurados poderiam exigir das últimas dezenas de selecionados a elaboração de um menu completo ou três pratos de massa etc., onde só seguiriam aqueles com os três pratos aprovados. Era um favor para todos eles e para nós.
      E muito obrigado! Continue conosco. Abraço.

      Excluir
  2. Quem é q vai pra uma competição de MasterChef pra fazer brigadeiro? Miss trancinha fora pra ontem.
    Pra mim é de longe a edição com os competidores mais fracos. Parece q não sabem o básico. Como disse Paola, nem todo prato precisa de acidez. Tá chato assistir. Pra próxima temporada devem rever os critérios de admissão dos competidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jujju, li vc dizer que não gosta do Power Couple, eu tb não, mas no elenco tem um casal de ex-BBB's Mariana Felicio e Daniel Saulo, que gosto muito e, por isso, resolvi assistir, pelo menos enqto eles estiverem participando e como gosto de ler seus comentários, espero que vc possa dar uma espiadinha básica, apenas para interagir conosco, ok? Bjos

      Excluir
    2. Pior que isso, não acertar o ponto... É pedir para levar bronca em rede nacional mesmo. O nível está lamentável, melhor os jurados pedirem que cozinhem ovo, arroz, sopa.

      Verdade, respondi ali em cima pra Ester do que a próxima temporada precisa pra melhorar. A Paola vive fazendo cara feia de tanto desgosto, mas ela, o Jacquin e o Fogaça têm parte da culpa inicial.

      Excluir
    3. Então,eu não assisti o BBB deles mas li q ela foi traída por ele em rede nacional. Se vcs estiverem por aqui claro q eu venho, oq não dá é pra postar sozinha,pois vi q a debandada foi geral...E de antemão já digo pra qm não torço de jeeito nenhum:Eliéser e Kamilla nem se os dois nascerem de novo.rs

      Excluir
    4. Jujjuu, viu que te respondi em dois outros tópicos? Falei sobre o Power Couple, que vou acompanhar também, e respondi no texto do Rogério.

      Excluir
    5. Jujju, essa debandada é normal qdo o BBB e a Fazenda terminam que são os realities mais assistidos, talvez o Power Couple tenha um pouco de audiência aqui no Votalhada.

      Qto aos casais de ex-BBB's que estarão no reality da Record, com relação ao chifre em rede nacional que a Mari levou, foi doido até pra quem gostava dela, como eu, porém ela soube encarar de forma muito tranquila, até pq o fato gerou uma comoção tanto dentro como fora da casa e logo os dois, tanto o Daniel qto a Roberta foram pro paredão e o público fez sua parte, eliminando-os. Após o término da edição, onde ela foi a vice-campeã, se reencontraram, namoraram pra valer, casaram e são pais de 04 filhos.

      Já em relação ao outro casal Kamila e Elieser, tenho por eles a mesma aversão que vc, e não conseguiria torcer nem nessa, nem em outra encarnação.

      Excluir
    6. Eita, não vi, vou procurar...

      Excluir
    7. Hanne, q bom já temos em comum a couple to hate hahaha

      Excluir
  3. Lédson, desculpe-me ter usado seu post para me dirigir às duas comentaristas, pois não teria como falar-lhes se não fosse aproveitando seus comentários por aqui, ok? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Hanne, eu sei como é sem problemas. Abraços!

      Excluir
  4. Vai ter Faby Monarca, aquela q era casada com Marcos Oliver na época q ele participou da Fazenda q queria ser mais famosa q ele e arrumou vários barracos na web com Monique Evans por causa de Barbara Evans. Outro couple to hate hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Essa mulher é piolho de reality como a Aritana. Eu a vi no "Solitários", no "Troca de Esposas". Vai mirar em "A Fazenda" depois.

      Excluir
    2. Ah é ? Ela participou disso tudo?
      Putz nem sabia, já peguei ranço hahaha
      Tu viu saiu a lista oficial, vambora dar pitaco,rs

      Excluir
    3. Sim, Kkk. Fui rever "Solitários" esses dias e lá estava ela. Depois a vi no outro programa. Desde sempre ela tem dito que quer ser famosa. Vou ver a lista.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.