13 março 2019

O que faltou dizer de Tereza, por Luis Lima


Texto recebido de Luís Lima em 13/03/2019

Um paredão muito dolorido, e diria perverso. Mas vamos pelo começo. Tereza entrou no BBB sabendo que poderia ser discriminada pela idade, pelo seu jeito de ser; com certeza, tinha a consciência de que seu arquétipo feminino poderia não agradar ao público juvenil e até mesmo o mais maduro. Isso pode ser constatado pelo o que ela disse a Leifert: “pensei que fosse nem ficar uma semana”. Acho que foi mais ou menos com essas palavras.

De qualquer forma, Tereza imprimiu seu jeito de SER no jogo, ou seja, sua lógica de ser nesse xadrez de convivência. E não é todo mundo que entende sua entidade humana como Rodrigo, Elana e Danrley. Rodrigo, porque sabe que Tereza veio da mesma estufa que ele, assim como Elana e Danrley. Mas Elana se identificou com Tetê mais pela sua história de superação de mulher domesticada, dominada, pelo machismo dos maridos. E Danrley a viu como uma mãezona, porém uma mãezona que superou seus limites e venceu na vida com os estudos, tal qual como ele, que pelo estudo pode sair da sua condição de miséria social. Danrley adotou um pai e uma mãe no jogo; um garoto de 19 anos, porque ele tem mesmo esse jeito de garoto que quer vencer a pobreza.

Quando Tereza se aproximou da turma do Diego e Gustavo, com seus apêndices, Carol e Isabela, acredito que foi por medo de se sentir excluída, pela idade que pesava na interação. Pois, quer queiramos ou não, há sempre o conflito de gerações, no sentido intelectual e comportamental. Diego queria usá-la apenas como peça de seu jogo, do jogo de seu grupo. Mas jamais a viu como um participante relevante do Grupo. Tereza comemorou aquela liderança da Carol, se não me engano, na qual a Rízia viu e foi contar aos outros de forma não inocente. Até ali Rízia me agradava no jogo, porque sabia a sua condição de pertencimento de grupo. Mas? (Fica para outra reflexão).

Por outro lado, quando Tereza percebeu-se como instrumento de manipulação do grupo de Diego caiu fora. Rompeu com o grupo amarelo e tentou se aproximar dos vermelhos, que é o grupo da consciência política, da militância. Pena que Vanderson saiu, porque talvez teríamos um enredo mais quente nas discussões. Foi essa estratégia tardia que Tereza não obteve sucesso, pois se tornou uma pessoa dúbia para quase toda casa, com exceção de Rodrigo, Danrley e Elana. Nesse sentido, se tornou alvo de quase todos. De votos, de exclusão das provas de anjo e líder. Ou seja, viveu uma solidão acompanhada na casa. Não tinha com quem contar na hora do voto. Talvez do Rodrigo, Danrley e Elana. E mesmo esses três colocariam Tereza na rabada de seus preferidos. Danrley gosta de Rodrigo e Elana. Rodrigo gosta de Danrley, Gabi e Alan. Elana gosta mais de Danrley e Rodrigo. Logo, nessa lógica matemática sentimental, Tereza nunca foi primeira de ninguém na casa. Daí a minha tese de que a idade e o seu jeito de ser, que Paula maliciosamente a batizou de chata da casa, pesou nas avaliações. Fez Tereza desabar no jogo. Só que não é a idade em si que é o problema de empatia difícil, mas o comportamento que essa idade traz.

Aqui fora há uma torcida bifurcada, selvagem, entre os que torcem pela alienação no BBB e os que torcem por vidas inteligentes no BBB. A tal luta de classes que existe aqui fora, existe lá dentro: Pobres x Classe Média, Negros x “Loiros” e Vermelhos x Amarelos. Isso repercutiu aqui fora, porque viemos há pouco tempo de uma eleição encarniçada, de uma sociedade dividida por cores ideológicas. O BBB-19 parece que queria reproduzir lá dentro o que aconteceu nas eleições aqui fora. Só que deu errado. Porque a hostilidade foi muito sutil entre eles. O BBB-19 foi o mais pacífico de todos.

Mas voltando à Tereza, eu pessoalmente tenho um carinho por ela. Apesar de se sentir excluída dos grupos na hora da votação, ela tinha uma grande capacidade de compreensão do comportamento do outro. Na hora de dizer as coisas, na hora da emoção, dizia. Não foi uma planta como muitos aqui fora dizem. Ela jogou do modo dela, tentando se enquadrar em algum grupo, mas não teve êxito total. Ela sim foi um apêndice do jogo dos grupos, do começo ao fim. Porque na hora H, se os outros tivessem que mandá-la ao paredão, para salvar os seus queridos, mandariam.

Ainda bem que ela ganhou um carro e uma cozinha com seu esforço na prova do anjo. Não saiu de mãos abonadas. Não chegou a ser líder, apesar de seu esforço sobre-humano. Lamento que Gabi e Rízia não tivessem tido a capacidade de abraçar Tereza no jogo. Porque elas são do mesmo estrato social: mulheres oprimidas, excluídas, vítimas de preconceito. Isso poderia ser pontos de aproximação e união. Mas é aquela história, “o santo não bateu”. O tabuleiro estava dado: classe média x pobres, a luta de classes. Essa é a configuração do BBB-19. Não é uma questão de porta da esperança como dizem alguns. É uma questão muito maior do que ganhar prêmios menores ou o 1,5 milhão, mas de incluir no programa toda a diversidade social brasileira, do índio ao negro, pobre, favelado, sertaneja do Brasil.

Por fim, Tereza imprimiu sua digital humana no jogo. Eu gostei dos 52 anos dela, de experiência e de mulher arretada no jogo. Sua psicanálise consigo mesma não funcionou, mas lhe ajudou a ser mais tolerante e compreensiva com os adversários. No começo da emoção, agia como jogadora, pós-emoção, agia com psicanalista, entendendo a postura do adversário. Saiu segura, serena, talvez, um pouco decepcionada por não ter tido empate, e aí o sentimento de exclusão foi mais forte. A maioria não a quis na casa. Optou pela Hari. E assim o jogo terminou para Tereza, com abraços, afagos e com uma atitude de resiliência fundamental nessas horas finais da morte no BBB. Boa Sorte para esta sertaneja arretada que sozinha criou os filhos e se fez mulher de verdade.




34 comentários:

  1. Pra mim Elana é indiscutívelmente favorita no top 3 junto com Danhley e merece ser a campeã do BBB .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, se vencer ela ou Dan, gabi ou rodrigo, me dou por satisfeito. Acho q fizeram um grande trabalho de desconstrução de frases e palavras carregadas de preconceitos.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Luis Lima! Como sempre um grande texto esclarecedor com o padrão de qualidade Votalhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Focus. Tentei ser o mais ponderado e racional possível.

      Excluir
  4. Eu não entendo certos comentários apesar de estarmos numa plataforma de comentários democráticos. Muitos dizem Tereza é uma planta. Que tipo de cmentários são esses??? Os mesmos que comentam isso são os mesmos que reclamam da 'marisia' que está o BBB19. Tudo contraditório. Tereza foi a única que 'causou' algumas resenhas na casa. Cozinhava todos os dias para todos. Sempre andando rápido para aqui para aculá. Era um 'pitstop' para alguns na casa. Ia contudo para as provas desafiando as leis da natureza. Sorriso largo para todos. Nas festas aproveitava no máximo. Mauricio seria um baita parceiro dela se o mesmo não tivesse mentido no inicio do programa e em plena votação da turma toda. O cumprimento deles era beijo na boca. Mauricio fez falta absurda neste BBB19.
    Tereza sem duvida nenhuma foi eliminada em dose dupla neste paredão por causa de um motivo só : idade. Podem arrumar mil argumentos para fugir da questão central que não vai tampar esse preconceito tatuado na cabeça dos que eliminaram ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho dúvida. Acho que a única pessoa de idade mais avançada q venceu o BBB foi a boia-fria Mara da Bahia que ajudou sete irmãos sair da miséria. Eu fico feliz qdo alguém sai dessa condição.

      Excluir
  5. Senti muito a saída da Tereza. Vai ser duro pra ela ver a justificativa do voto do Alan: A Hari e uma menina é tem uma vida inteira pela frente. É ou não o voto do preconceito? E vindo do "menino bonzinho"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de preconceito!
      Alan apenas se embananou na justificativa pq é péssimo em oratória.

      Excluir
  6. Como diria o Rodrigo Roncador: Romantizou!
    O BBB é disputa de uma grana que um cidadão comum demorará mais de um vida para juntar o valor do prêmio e sem atropelar o outrem tem que tramar, jogar com firmeza, querer, se estressar, tornar-se querido e até romantizar para vencer, vencer, vencer. Imaginem eu com 21 anos tornar-me independente. Que vidão eu teria e quanta gente eu poderia ajudar.Coloquem um pobre de verdade neste reality só par ver se ele dá mole.

    ResponderExcluir
  7. A militância pode tudo!O paredão teve 4 brancos e nem um ai à respeito,passaram pano, mas se fossem negros a militância teria tirado o BBB do ar!


    ResponderExcluir
  8. Só pra constar,não tinha nenhum Mauricio nesse BBB.

    ResponderExcluir
  9. Teresa psicanalista saindo do BBB precisa ir direto pra análise!

    ResponderExcluir
  10. Tereza foi uma traidora desde o inicio, a turma que a acolheu ela meteu os pés. Já foi tarde

    ResponderExcluir
  11. Obs: toda psicanalista faz análise... é de praxe.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. engano seu... é sim... é aconselhável que psicólogos e psicanalistas também façam análises.

      Excluir
  13. Horas depois do show da Iza a Hariany disse:
    "Eu lambi o suor da Iza e é doce vei..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... não lamberia suor de nenhum ser humano. Acho anti-higiênico.

      Excluir
    2. Eu já lambi na hora do nheco nheco xenhenhein
      e o sabor é salgado. Mas tem pessoas que o sabor é doce. Não é a primeira vez que escuto isso. E viu te falar de certa forma gostei dela falar isso. Ameniza.

      Excluir
  14. Realmente sem sobras de duvidas são uma das melhores turmas para festar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O q vc achou do fratello? Ele só gosta de loiras...

      Excluir
    2. Esse cara é super do espirito do bem. Ele foi servido pelo Rodrigo no meio da madruga um copão de drink que eles preparam com wodka e morangos amassados e ele ofereceu um gole para todo mundo sem excessao enquanto a pessoa não bicava a bebida no copo dele ele não passava para outra. Enfim! todos experimentaram no copo dele aí depois ele foi bebendo. São os detalhes que vc vê quem é quem. Outra coisa Luis Lima o Alberto ele dou o premio para uma instituição de caradidade e vive das presenças VIP's que faz depois do reality que ele venceu.
      Outra coisa irmão Luis Lima ele olha dentro dos olhos dos olhos das pessoas quando conversa. Com certeza ele é mais um daqueles que querem uma vida melhor para a humanidade, pois como diz o Papa: "O ser humano é a coisa mais contraditória que existe no mundo. Briga com os vivos e manda flôres para os mortos"

      Excluir
    3. errata***:"doou o premio dele...***

      Excluir
  15. Depois da festa eram quase 6h40m da manhã no quarto elas estavam se preparando para tomar banho para dormir aí Hariany deu uma bronca na Paula dizendo:
    "Vei...se precida medir o que vc fala sobre gay...se não voce vai se queimar..." Hoje as 13h15m Hariany voltou a chamar a atenção de Paula recapitulando e Paula insistia que ela falasse o que foi que ela falou a Hariany disse não posso falar...tá doida?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a preconceituosa sem noção do preconceito. é já quase natural nela.

      Excluir
  16. Só pra avisar aos pupilos q Votalhada não é bate papo
    e já q estou aqui, qdo Paula viu o italiano chegando falou pra Haryani q podiam ter mandado um angolano
    pra bom entendedor pingo é letra

    ResponderExcluir
  17. O Jogo muda e eles continuam votando nas mesmas pessoas da primeira semana com as mesmas justificativas...Gabi vai votar na Paula totalmente dominada pelo Rodrigo...Uma feminista manipulável e fraca não me representa!

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo votaria fácil na Rizia.Gabi votaria fácil na Elana mas como são negras isso iria de encontro ao discurso deles.

    ResponderExcluir
  19. Danrley e Tarzan na festa
    Q cena mais linda será q eu to atrapalhando o casalzinho aí,rs
    https://barracobbb.blogspot.com/2019/03/eita-porra.html

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.