25 março 2018

OPINIÃO, por Luís Lima

Texto recebido de Luís Lima em 25/03/2018

A Globo teve e ainda tem um perfil autoritário, quando queria e quer, ou seja, ela cria autocensura dentro de suas organizações.

Liberdade de expressão dela é aquilo que o patrão pensa e manda dizer. Manipula tudo...
Outra vez vi Fátima Bernardes falar de meritocracia e aí a filósofa Márcia Tiburi foi fazer uma crítica e imediatamente Fátima cortou sua fala para chamar os comerciais. Na volta, o assunto nem foi mais puxado.

Digo isso com relação à chamada de Breno pela produção com ameaça de expulsão. Com relação à Gleici, até entendo dela reclamar de que sempre é indicada ao Paredão, porque tá quase toda semana ameaçada, acho que umas duas semanas seguidas, então não vejo nada de vitimismo.
E não é fácil seguidamente ir ao paredão. Já vi participantes de outros BBBs reclamarem disso e nunca vi ninguém dizendo que estavam se fazendo de vítima.

A grande antipatia com Gleici é a sigla partidária que as pessoas enxergam nela*. Infelizmente muita gente não sabe separar o ser humano extraordinário que ela é aqui fora da visão política, do partido.
Por outro lado, ninguém se chateia com as babaquices de Kaysar; convenhamos, o homem tá chato por demais, repetindo brincadeiras de episódios de BBBs passados. Fala alto, grita pro nada, faz brincadeiras sem graça, acordando todo mundo à noite, a ponto de papito pedir-lhe para não fazer isso durante o sono da noite.

Queria muito que Gleici, pelo menos, ficasse em segundo lugar, porque ela precisa muito deste dinheiro. E o estado de pobreza dela e sua ajuda à família faria muito a diferença. Eu, pessoalmente, não vou deixar de premiar uma brasileirinha, seja ela Gleici ou AC que adoro, para premiar um sírio que nem sei se vai ficar aqui no Brasil ou vai pra outro país...
Não é xenofobia, é patriotismo e nacionalismo mesmo. Xenofobia é outra história que tem a ver com agressão física, discriminação, expulsão do lugar, racismo, preconceito etc.

Breno tá tirando sua máscara ao querer indicar a família... Mas prefiro que ele indique a família do que Kaysar, pois pelo menos o risco de Gleici sair diminuiria se ela fosse com a família e Caruso.

Paula não tem q pagar pelos pecados de Breno. Eu a acho uma mulher justa, serena e centrada. Se ela não reclamou do resultado do anjo, é porque respeita a soberania da produção autoritária, confia.

O Boninho sempre foi autoritário. Puxou ao pai Boni que confessou em 2016 um pecado eleitoral de 1989 no Roda Viva.

Ana Clara é uma menina clara, transparente... não tem máscara, não engana. É rebelde, mas de uma rebeldia boa, evolutiva. O pai melhorou muito desde que entrou. Tá menos chato.

Jéssica me cheira a medo, covardia.

Viegas é o covarde disfarçado, mas lutou para não ir ao paredão, contando com a sorte para chegar a final. Porque só chega lá se for imunizado pelo anjo ou pela liderança.

Caruso está menos ogro e mais reflexivo. Nem parece aquele cara grosseiro e parrudo das primeiras semanas.

Por fim, torço muito pro jogo e pra irem à final: Gleici, Ana Clara e Paula. Não consegui gostar do jeito de ser de Kaysar. Cheira-me fraude a sua maneira de ser; muito teatral e muito querer fazer VT. Não que ele seja do mal ou fez mal a alguém. Apenas foi conivente e omisso em certos jogos ou pau mandado. Já falou que quer um amor na vida dele, ou seja, já descartou Patrícia e bruxa e, portanto, mentiu com aquela paixão de que estava sentindo algo diferente dentro dele por elas.

Apesar de muita gente apelidar Gleici de “songa monga”, por não entender seus limites humanos de fala, produto da sua condição de vida social - e não se pode separar o indivíduo da sua condição social, pois ele é produto do meio -, ela representa a superação do pobre numa sociedade de exclusão dos pobres.

Podem me chamar do que quiser, de que estou confundindo BBB com assistencialismo ou porta da esperança, mas analisar a psicologia de alguém requer também uma análise sociológica e histórica de quem é o indivíduo e a que classe social pertence, seu status quo. Porque o que identifica e perfiliza o indivíduo BBB não é só sua personalidade por si só, mas em que meio social esta personalidade foi construída. A essência é determinada principalmente pela existência.

Como diz o filósofo Sartre: primeiro o ser humano nasce, depois torna-se. A existência precede a essência. A essência é uma construção social.


Luís Lima - Luiz_113@hotmail.com

As opiniões emitidas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor das mesmas e não expressam necessariamente
as da administração e colaboradores do Votalhada.



138 comentários:

  1. Perfeito, minha visão sobre o jogo esta no mesmo padrão que o seu, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso texto, Luís! Seu pensamento igual ao seu...

      Excluir
    2. Seu igual ao seu ??? Kkkk

      Excluir
    3. Não sei se estamos vendo o nesmi bbb,pois se tem uma pessoa sem graça, grosseira e mal educada. Ela se chama Gleice.não sabe nem o que significa humildade

      Excluir
    4. Não sei se estamos vendo o mesmo bbb,pois se tem uma pessoa sem graça, grosseira e mal educada. Ela se chama Gleice.não sabe nem o que significa humildade

      Excluir
    5. Concordo totalmente com vc Alaíde e mais, ela se escondendo atrás da AClara, faz o mesmo papel do Kaisar.Só que ele não se vitimiza, mas quer ganhar para trazer a família para o Brasil e ela se faz de coitadinha mas com uma arrogância sem par.

      Excluir
  2. Luis, a minha visão da Gleici difere um pouco da sua, mas gosto dela.
    Só acho que ela precisa se tornar uma melhor jogadora. Imagina que ela está cogitando votar no Breno, pq acredita que só restou ele pra votar.
    Será que ela não está percebendo que os outros vão votar no Caruso? Sei que ela tem medo de mais um paredão e que é mais do que natural pela insistência com que votam nela. Apesar disto, se ela está escolhendo alguém para ir junto com ela e Kaysar, como pode apostar que Breno é a melhor opção?
    Todos os que a apoiam estão sabendo da necessídade de enfraquecer o outro lado, só ela que está vendo outra coisa?

    E o Viegas enchendo a cabeça do Kaysar pra se unir a ele e o Caruso pra votar na Gleici.
    Pena o anjo ser autoimune,senão teriamos #foraviegas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc a má escolha de Breno. Não sei qual é a percepção dela do jogo lá dentro. Afinal a nossa é maior... acho. Vamos ver o que acontece. Não vi os últimos acontecimentos lá. Eu falei da questão da condição social dela, mas não é só isso, acho ela uma pessoa verdadeira no jogo. Não faz caras e bocas ou jogo de cenas... Porque há outras pessoas pobres, embora melhor do que ela, como Viegas. Se for comparar a moradia de Viegas com a de Gleici, Viegas vive no luxo. Pelo menos o que vejo nas salas da família. A família de Gleici teve que ir para casa de amigos, porque a Globo local não conseguiu pegar internet aonde Gleici mora. Um casebre. De qualquer forma ficarei feliz se também a vencedora for família Lima e Paula, embora Paula não precise porque é empresária de resort, acho. Um abraço.

      Excluir
    2. Minha observação e discordãncia não tem a ver com a condição social dela, Luís. Penso que a antipatia ou simpatia das pessoas nem sempre tem uma explicação objetiva.
      Não acho que uma questão político partidária geraria tanto desconforto aos adversários dela no jogo.
      O que me parece mais plausível é o fato de todos terem contado, por antecipação, que uma menina tímida, vinda de um estado que a maioria desconsidera como importante, se revelar uma pessoa que sabe o que quer e reclama abertamente disto.
      Mesmo se ela tivesse uma condição sócio-econômica favorável, isto talvez pesasse pelo que ela aparentou de início.
      Haja vista que, ninguém se deixa conhecer nos primeiros contatos, e ela foi crescendo aos poucos no jogo.
      Bjos meu lindo.

      Excluir
    3. Ah, certo. Desculpa a má compreensão.

      Excluir
  3. Poxa tá tenso pras meninas , é muita trairagem , semana passada tiraram Caruso do paredão e o mesmo hj detona Gleice... Ana Clara enquanto líder foi anulada por Breno , agora entendi quando ele pediu pra Paula confiar era só isso que ainda não tinha encaixado,o cara foi lá todo meloso, fez declarações, deu esperance, e hoje pensa em caso de empate mandar a família . Sabia que aquela plaquinha no Ayrton era verdadeira ... E elas mesmas não entram num acordo sobre quem mandar ...tá fácil torcer pra elas não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... houve uma briga de Gleici com Papito?

      Excluir
    2. não vi, mas no uol disse que papito tava certo

      Excluir
    3. Não foi briga. O Ayrton ficou aborrecido pq queria participar da prova, mas ele não falou na hora da escolha que queria e a Gleici disse pra ele que queria.

      Excluir
    4. Não foi essa, foi da comida

      Excluir
    5. Ah, tá. Mas vc acha que aquilo foi briga? Foi mais um mau-humor do Ayrton. Achei que era o da prova, pq ela ficou preocupada por ele ter ficado bravo.

      Excluir
    6. A sim, a gleice é sempre a certinha, ela nunca erra, menina prestimosa, útil, prestativa para os amigos. Aí, nessas atitudes, está a arrogância dela, achando que todos devem trabalhar pra ela e serem seus súditos.

      Excluir
  4. Excelente texto!
    Kaysar fazendo hora-extra no BBB, já passou da hora de sair, tá irritante de tão chato. Muito exibicionista, faz de tudo para aparecer, plagiando ex-BBBs, sem ser autêntico, mais falso que nota de 3 reais, mais inoportuno que piolho no travesseiro!
    Gleici, não gosto do Lula, mas amo a Gleici.
    Admiro Ana Clara, a mais jovem e ao mesmo tempo a mais inteligente do BBB!
    Admiro também a evolução do Caruso no jogo. Começou afobado, nervoso, mas hoje está muito mais leve e com uma excelente conduta. Acha que a saída do Diego só fez bem ao Caruso, Diego era uma má influência ao Caruso.
    Meus BBBs preferidos hoje são Gleici, Ana Clara, Caruso.
    Gosto também de Paula e Wagner.
    Já gostei mais do Breno, hoje o admiro menos.
    Já gostei menos do Viegas, hoje não tenho muitas restrições a ele.
    Kaysar, apenas um personagem fake, do qual não gosto: o participante mais falso e forçado do BBB. Pra mim já passou da hora de ele ser eliminado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado L. Mesquita. Sua análise só complementa a minha. Um abraço.

      Excluir
    2. Sei não, gente. Para mim o Caruso continua o mesmo, apenas mais contido. Faz as mesmas promessas, tem o mesmo rancor das mesmas pessoas e mostra-se um falastrão como no início.

      Excluir
  5. Excelente, Luis. Não tenho nada a acrescentar, gostaria de uma final gleici, paula e família. Kaysar, se for para a final, não me incomoda, mas dai eu trocaria pela família rs de qualquer forma, são os 4 que vejo melhor potencial e merecimento pra chegar nessa reta final. Mas sinto que alguém da final vai ser uma zebra que ninguém espera...talvez Jessica no lugar de Paula, algo assim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodrigo. Uma final nunca será como a gente deseja... muito difícil, mas também não é impossível.

      Excluir
    2. Pois é, não descarto ninguém dos que ainda estão lá...até wagner ardiloso pode dar um jeitinho de ir pra final, desde que nunca vá ao paredão...

      Excluir
  6. as máscaras estão caindo ,saiu agora pouco no gshow o kaysar falando q votaria na Ana Clara se estivesse sozinha ,então pros desavisados do instagran q estão shippando o casal claysar fiquem espertos q os duetos q tantos gostam nas festas não passam de vt q ele está fazendo,quanta a gleici gosto muito dela acho uma das merecedoras sim, lindo texto adorei 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Bizarra. Verdade, já no final, as máscaras estão derretendo...

      Excluir
  7. Os detratores de Gleici só não percebem uma coisa: ao falarem de seus defeitos, estão falando de alguém real ; ao enaltecerem as virtudes de Kaysar, estão falando de um personagem. E vamos combinar, reclamar por ir a paredões seguidos, é vitimismo? Luis Lima, parabéns pela elegância do texto, critica kaysar, sem ofensas tolas e gratuitas. Ah, se as pessoas percebessem que criticar de forma chula, fala muito mais delas do que do alvo criticado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Akissa. Acho que qualquer participante do BBB sempre merece nosso respeito e por isso que não gosto de apelidar nem depreciar ninguém com alcunhas. Poderia encher o Kaysar de apelidos ou falar da voz do Breno. Mas não é por aí que a gente analisa participante "bom" ou ""mau" (entre aspas). Mas aí alguns dizem: ah, mas se eles foram para lá, é para aceitar tudo. Não é bem assim. Aonde está escrito que temos que desrespeitar participante do BBB, detratá-lo? Não é porque é um BBB que temos o direito de denegri-lo a bel amargor das nossas neuroses. Uma coisa é criticar e outra coisa é ofender. A crítica pode se ofensiva? Pode, mas aí é uma crítica destrutiva e não construtiva. Com relação ao vitimismo, é como disse, quando a pessoa corre o risco de toda vida ir ao paredão sem dar um tempo, gera essa neurose. Um exemplo foi a Emily no ano passado que também reclamava e nunca vi ninguém dizer que ela se fazia de vítima... mas faz parte das emoções, pois Gleici era no começo alguém que não existia pros outros. Acho que foi Ana Clara que deu atenção a ela e Mara e Mahmud Também. Lembro que Lucas e Jéssica a tratavam com desdém ou cinismo.

      Excluir
  8. Breno já falei dele.
    Não tá nem aí prá ninguém.
    Ele mesmo disse ao Wagner que se precisar votar na Paula ele vota. Imagina o resto então.
    O cara não tem o minimo de sentimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Foco, o Breno entrou para a minha lista de persona non grata.

      Excluir
    2. Poisé Butter.
      Esse jamais faria parte do meu Rol de amizades. Não gosto deste tipo.

      Excluir
    3. Acho que Breno sofre de egolatrismo...idolatria ao próprio ego.

      Excluir
    4. E eu achava que ele era da paz.

      Excluir
    5. Sou torcedor da Paula, logo depois Gleici, e sou fora breno total. Nocivo, falso, achei bem conveniente ser líder junto com wagner, os falsos se atraem. Fora Caruso, agora, e nas próximas semanas Wagner e Breno. Estou até preferindo viegas do que eles.

      Excluir
  9. Agora mesmo Kaisar fazendo chacota dr Rondônia.
    Essde é o refugiado humilde (me faz rir).

    ResponderExcluir
  10. Declaração da mãe de Breno:
    "Meu filho nunca gostou de nenhuma namorada"
    Acho que dá para entender o que ela quiz dizer sobre ele.É exatamente aquilo que já falei uma"pá de vez"
    Ele ná tá nem aí prá ninguém. Quer só nheco nheco xenhenhein - e quando se refere de uma mulher para outra ele sempre diz: "se eu quisesse eu pegava" - Breno é do tipo que não se apega a ninguem. Não se apega nem amizades. Só pensa nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, para ele é um objeto descartável que se usa e joga fora... acho que ele tem problemas... será complexo de édipo?

      Excluir
  11. Vou torcer para Viegas mandar ele.
    Viegas está entre Breno e Familia Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensou entre Breno, Caruso e Kaysar? Acho que Caruso sai... com o voto do sofá.

      Excluir
    2. Vai ser uma briga entre os dois e não sei nao quem sai.

      Excluir
    3. O papo dele é que, se for lider manda o Breno mas, se tiver que indicar hoje, ele disse que manda a família.
      Se for a família, aí sim o Caruso sai de balaiada.

      Excluir
    4. Caruso x kaisar falta um que Viegas vai mandar agora depois do plim Plim. Acho que ele manda Familia ou Breno. Se mandar Familia,,,,Caruso sai com mais de 90%

      Excluir
  12. Qual é???
    O anjo tem mais poder do que os líderes.
    Não foi justo o Viegas ser imune, votar e ainda indicar alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Buttefly! A única desvantagem com os líderes é que Viegas não teve "quarto próprio".

      Excluir
    2. Alguém pode me dizer pa esse ódio ao Viegas? O que ele fez, além de fazer o que todos, eu disse TODOS, fazem que é combinar votos. O grupinho da esquerda, não combinava mas todos diziam subjetivamente através das críticas que faziam, as pessoas que não gostavam ou tinham alguma bronca.

      Excluir
  13. Já está estabelecido.......
    #TeamKaisarDadour é ..
    #ForaCaruso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que acharam de Gleice ,vagner e agora Paula dizerem que um sírio não pode ganhar o bbb,me cheira preconceito.

      Excluir
    2. cheira a patriotismo, nacionalismo

      Excluir
  14. Estranhissímo.........
    O bagulho que o Viegas foi pegar na dispensa já tinha dois colares?????????????????????
    Estranhissimo. Pra que os colares??? E com dois preparados???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foco, acho que é pq o Viegas falou várias vezes durante o dia que mandaria a família.

      Excluir
    2. Foco Nos Fakes! Alguém duvidou que o indicado do Viegas era a Família Lima!?

      Excluir
    3. Se ele ainda tinha dúvidas sobre quem mandar ao paredão, a direção tirou-lhe QQ dúvida ao colocar 2 colares na caixa

      Excluir
    4. Não estava preparado, mas eles tem que prever no caso da familia ser votada.

      Excluir
  15. Kaisar mais uma vez obedeceu o Caruso em questão de votar na Gleici.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk quem assiste o bbbsabe que Kaisar sempre votou no vagner ou na gleice,tento que caruso e viegas sabiam que como vagner estava imune ele iria na gleice então os dois seguiram o voto dele.

      Excluir
  16. Falei que daria este paredão e achei ótimo. Agora é certeza #foracaruso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Despolarizou as torcidas Gleici e Kaysar

      Excluir
    2. Este era o meu receio, Luis.
      Corria o risco do Caruso voltar.

      Excluir
  17. Os falsos do Breno e Wagner já foram se juntar a familia nos papos...
    Deus me livre....Deus é mais....

    ResponderExcluir
  18. O Breno tá p... da vida e comentou que o anjo foi melhor do que o líder.
    Também não me conformo. Isto sim é injusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o Breno! Só espero que não venha uma nova advertência da Produção.

      Excluir
    2. Adorei o anjo para o Viegas, pq outro dia o papito passou perto dele e destilou entre dentes, "tua hora está chegando". Claro que o Viegas deve ir na próxima,mas o bom foi que: o Viegas mandou papito antes, e logo os "amigos se engolirão uns aos outros.

      Excluir
  19. #TeamKaisar...
    #TeamFamilia
    #TeamGleici........são
    #ForaaaaaaCarusoooooo
    Já vai tarde

    ResponderExcluir
  20. Acho a Gleice a sombra da Ana Clara, que sabe usar muito bem essas duas bengalas, pai e Gleice.
    Se bbb fosse bbb pobreza então tinham q expor a vida e o contra cheque de todos aí sim o público poderia decidir, fora isso de coitadinha só a cara ela tem ! Menina chata, arrogante, vive como os parasitas nas costas da Ana Clara. Mas pq estamos nos desgastando se o prêmio já está na mão da parasita ! Kaysar pode ser dos exageros, mas é um cara puro de coração, uma pessoa q consegui sorrir mesmo sabendo q amanhã seus pais podem ser explodidos, se isso não for xenofobia ? Então virou outro nome !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em numero e grau..essa moça Gleise de humildade nao tem nada vivi dormindo ....arrogancia e nome nao e colaborativa mas pensando bem aGlobo j decidiu entregar o premio p probinha e desemparada... e Kaisar infelizmente o brasileiro ja te expos ...Xenofobia descarada mas o que esperar de um povo que se deixa sempre se levar p vitimismo ...sugiro que mudem o nome desse programa ...Porta da Esperança cairia muito bem!

      Excluir
    2. como dizem que ele é exagerado e esta atuando vai ser bom ator na china dois meses representando.alo globo contrata logo ,ah ana clara quer ser atriz da malhação gleice deputada estadual.

      Excluir
    3. Monteiro, Cesar Lima montou um personagem até o fim e conseguiu. Ele mesmo confessou em entrevista. Até a voz dele mudou quando saiu do BBB. È possível sim alguém levar um personagem até o fim, se trabalhar psicologicamente...

      Excluir
    4. Perfeito Silvia Azevedo.

      Excluir
  21. Parabéns excelente texto. So vi verdades.

    ResponderExcluir
  22. A única relação verdadeira é de Ana e Gleici. Gleici foi jogada de canto pelos participantes. Só AC, Mahmoud e Mara acolheram Gleici. Kaysar nunca teve amizade verdadeira com ninguém. Era um pantomima para os outros. Pobre qdo se defende, para uns parece arrogante, mas se fosse pequeno-burgues teria outro nome, poderosa.

    ResponderExcluir
  23. Não consigo gostar do Kaysar. Acho as brincadeiras dele de péssimo gosto, bem sem noção. Não posso dizer forçado porque não o conheço fora do programa. Eu gosto da Gleici, mas preciso reconhecer que as críticas do Viegas e do Caruso tem sentido. Ela precisa amadurecer um pouco no quesito de conviver o melhor possível com os demais. A família Lima eu, sinceramente, acho a postura deles a mais coerente da casa. Tive até um pouco de medo da Ana Clara se perder no comportamento com Caruso, mas conversaram e resolveram. Ashton até me surpreendeu ao longo do programa. Tem minha torcida. Quanto ao Bruno, o comportamento dele pegando uma atrás da outra sem se importar com o sentimento dos outros me fez parecer uma pessoa, o que tem se confirmado, a meu ver, pelo comportamento dele na casa. Tem altos papos com Ayrton numa semana, e na outra tá evitando entrar na piscina pq ele tá lá. E diz que quer que a família Lima vá pro paredão. Me dá realmente a sensação q ele não é amigo de ninguém ali. Muito frio. A própria mãe disse que nunca viu ele gostar de nenhuma namorada. Não vejo a hora de ele ir para o paredão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc acha que Caruso é maduro? vc achar que agredir pessoas, gritar, debochar de alguém é maduro? Aonde está a imaturidade de Gleici? Só pelo fato dela não ficar contente porque vai ao paredão? Ela tá proibida de ficar chateada porque vai ao paredão ou porque ela não esperava ser votada por tal pessoa, por exemplo, pelo Lucas que disse que ela é uma pessoa pura?

      Excluir
    2. Na tv fechada ate a gleice tem sido grossa com o papito kkk, isso a globo nao vai mostrar ne claro,
      ele nao deve agurntar mas ela, so da patada nele

      Excluir
    3. Nunca vi Gleici grossa assim com vc fala. Vejo Gleici como uma pessoa que se defende das acusações.

      Excluir
    4. Pq será que ela sempre vai ao paredão? Lá dentro, ninguém sabe quem é favorito.

      Excluir
    5. Por que será? Porque se destacou... incomodou gente como Patrícia, Diego, porque a brejeira teria q se colocar no lugar dela... entendeu o preconceito de deles dois? é o discurso preconceituoso velado na ironia.

      Excluir
  24. O voto do Breno seria na família. Não indicou a família, porque o Wagner não concordou, e insistiu na indicação do Kaysar.

    ResponderExcluir
  25. Kaisar campeão ,vamos votar pra familia sair.

    ResponderExcluir
  26. Eu gosto da Gleici. Vejo um pouco de imaturidade no comportamento dela, mas ela uma pessoa normal, com qualidades e defeitos. O que muitas pessoas que não gostam dela vem aqui fazer? Esculachar! E por que então ela não pode fazer cara feia para quem ela não gosta? Lembro de uma participante de outra edição que jogava bebida na cara dos outros e ganhou o BBB. Para mim isso é agressão. Acho que ela deveria ter sido era expulsa. Então sinceramente embora eu ache que ela poderia amadurecer um pouco, mas pelo menos ela não anda xingando ninguém lá. Já é alguma coisa. Já algumas pessoas aqui que a criticam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebeu q os #teamKaysar não usam argumentos, só ofensas?

      Excluir
    2. por demais, ofensas, apelidos xucros... etc. Com algumas exceções... de torcedores.

      Excluir
  27. Parabéns pelo texto maravilhoso. Eu não consigo entender a paixão que muitos internautas têm pelo Ksysar acho que se ele fosse um sírio pobre e feio, além de não ser tão importante seria chamado de chato e inconveniente. Já a Gleici foi desde o início julgada pelo preconceito de arrogante soberba e outros chingamentos ridículos de alguns internautas. Gosto dela e torço para que se não ganhar o primeiro lugar, pelo menos ganhe o segundo. Sei o que é ser discriminada por ser po bre mas dei a volta por cima e hoje estou aposentada, fiz Faculdade e moro no meu apartamento. Além dela torço pela Paula porquê é uma jogadora forte, inteligente, elegante e esperta. Torço também pela família Lima pois Ana Clara mais do que o pai merece ganhar um prêmio.
    Quanto ao Caruso, ele está se sentindo muito forte e acha que junto com Ksysar eliminam a Gleici. Hoje à noite o Paredão ficou com Kaysar, Caruso e Família Lima. Para Caruso a Família Lima sai e ele já está entre os três finalistas, coitado está lendo errado o jogo.
    Obrigada por ler meu comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, e temos uma visão parecida, similar. Valeu...

      Excluir
  28. Oi Luis, parabéns pelo texto, apesar de não concordar contigo. O ranço contra a Gleici não tem a ver com ideologia ou militância porque ela não levanta essa bandeira lá dentro. É com a personalidade mesmo. Eu te digo por mim, tentei muito gostar dela, mas ela mesma não deixou. E as coisas que eu enxergo, são as mesmas que os outros que não são fãs dela também enxergam, o que só prova que realmente as características estão ali. E até mesmo gostar ou não gostar é tão subjetivo, que não é correto supor que as simpatias e antipatias tenham que ter motivo específico. O santo bate ou não bate.
    Em relação à condiçao social, concordo que o indivíduo é fruto do meio, mas não posso concordar que a condiçao social seja meritória para vencer. De jeito nenhum, jamais vou escolher meu favorito pela quantidade de dinheiro ou oportunidades que ele teve ou não teve na vida. Este é um game de atributos de valor. Encontrar atributos de valor em Gleici e torcer para que ela seja campeã, ok, mas acreditar que ela mereça vencer porque é pobre, não.
    Se essa for a meritocracia deste jogo, então o maior merecedor é Kaysar, que tem um motivo muito maior do que qualquer mudança de condição social, tem que resgatar uma família do meio de uma guerra, e nem assim, eu concordo que este seja um motivo para ele ser o campeão.
    No mais, sobre demais brothers, concordo em gênero, número e grau.
    É que nossas preferências nos deixam tendenciosos mesmo. Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, é um critério seu, e respeito... também não é só por questão de pobreza, mas pelo ser Gleici mesmo, que para mim, não se envolveu com gente manipuladora, não fez panelão para votar em alguém e tem uma amizade verdadeira com as pessoas que acolheram. Com relação à questão partidária, é sim um critério explícito por muitos aqui e por isso coloquei este viés partidário como elemento de análise, porque inclusive ela foi defenestrada nas redes sociais como macaca petista, funcionária que não batia ponto... li muito isso aqui. Quando faço um texto ou uma análise, não só levo em consideração aquilo que a pessoa faz no jogo, mas também os vários comentários ofensivos e bullying que ela sofre aqui fora e lá dentro também. Eu detesto deboche de todo tipo e lá dentro da casa debocharam dela de forma covarde, que foi pelas costas. Seu Diego, dona Patrícia, seu Lucas, ogro Caruso... Gleici nunca, pelo que vi, fez isso com alguém. Apenas respondeu na mesma moeda quando era criticada. Gleici passa para mim sinceridade e respeito para com o semelhante. É aquele aforisma: não faça com o outro aquilo que vc não gostaria que fizesse com vc. E pelo que eu saiba a família de Kaysar não é tão pobrinha assim, inclusive há lugares na Síria em que a guerra passa longe. Mas meu problema com ele é mesmo o seu jeito de ser que acho meio fake. Por fim, é, como vc disse, uma questão de gosto, subjetivo. Não foi ou foi com a cara do sujeito/a. Afinidades.

      Excluir
    2. Acho a Gleici uma menina do bem, Luis, meu motivo para não me encantar com ela não tem a ver com erros de conduta que ela tenha cometido, porque ela não fez nada que a desabonasse. É uma questão, como te disse, subjetiva, de impressões que agradam ou não. O mesmo acontece em relação ao Viegas. Se for analisar a conduta dele, não consigo apontar nada que desabone. Combinar votos sendo fiel a propria aliança para mim não tem nada de errado. Mas não gosto dele. Na verdade, não suporto, prefiro Caruso só pra você ter uma ideia. Gleici está muito longe de ser odiosa pra mim como Viegas, mas também está longe de ser querida como AC.

      Excluir
  29. Mudando de assunto, sobre o fiasco da prova do anjo. Eu sabia que a Globo iria nos ignorar solenemente!!!! Que ódioooo!

    ResponderExcluir
  30. Pois é, Acioli. Só que se a intenção era beneficiar o Viegas, foi um tiro no pé, pq no próximo paredão ele sai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Butterfly, acho que não era para proteger Viegas e sim para emparedar a Família.

      Excluir
  31. Porque não gostar da Gleice tem a ver com opção partidária? Não posso gostar dela simplesmente por não sentir empatia por ela ou pelo seu jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque escrevi isto? porque lá na primeira semana, antes de gleici se desenvolver no programa, já havia gente aqui e na internet de um modo geral, queimando o filme dela por ser petista... inclusive resvalando pro preconceito de cor e raça, chamando-a de macaca petista. é por isso que minha análise tem esta variável sim. Se vc não tem este viés partidário, ótimo. Até inventaram que ela ganhava 4 mil reais no governo do acre... e um monte de fanfic... ou fake news. Por isso que pus este viés de análise na minha reflexão.

      Excluir
    2. Entendo sua visão, Luis, pode até ser então que muita gente tenha preconceito, o que é uma pena, mas eu não gosto dela por outras questões, sem ser essas que vc citou. Grande abraço!!!

      Excluir
    3. Luis Lima, vc sabe qto a Gleice ganha de salário?

      Excluir
    4. sei sim, não são 4 mil reais, com notícias fakes, e sim um líquido de 1.700 reais. Mas já foi exonerada do cargo porque está participando do BBB. 1700 no norte do país é um salário médio, porque lá alimentação, gasolina, gás, tudo é mais caro do que no sul e sudeste do Brasil.

      Excluir
  32. Me desculpe Lyiz Lima, vc esra sendo preconceituoso sim, se o kaysar esta la e pra se for merecido ganhará que ganhe.indeorndente de veio da china ou da siria . qyanto aos gritos e o jeito de extravasar as pessoas gostamdo ou nao, tem gente que grita, qye dorme, que vive de conchinha ou ate mesmo de cachorrinho de madame feito a grace.
    se ele brinca pelo.mrnos nso ta arquitetando paredoes esta curtindo da msneira dele, nao podemos esquecer da cultura que ele vem e e tao pobre quanto a greice com os pais num lugar de guerra e n7nca usou isso para fucar aparecendo no programa. pelo cobtrario evita ate de falar .
    por mim kaysar campeao vc gostando ou nao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, é uma questão de opinião... de gosto.

      Excluir
    2. Não é uma questão de preconceito... porque em alguns BBBs, vieram um português no primeiro e uma argentina do BBB4 e eu não os criticava, os achava legais... o que me incomoda no Kaysar é um lado dele desconhecido, meio fake...

      Excluir
    3. existe uma corrente contra o kaisar,ja ate o criticaram por saber cantar as musicas e lrmbrar do quarto branco aff, se aoegam a coisas pequenas, ja pensaram que ele nao gosta de falar da vida dele?
      .

      Excluir
    4. mesmo.assim.Luiz seu tom foi de preconceito talvez tenhamos que aprender com os sirios , se ele for metecedor que ganhe, tire os pais da guerra ,poderia falar o mesmo de uma rmpresaria que nem precisava estar ali

      Excluir
    5. Aí já é uma interpretação sua.

      Excluir
    6. nao,me desculpe de novo, ate o papito nao aguenta mais as grosserias da gleice, os comentarios que vc fez sao tendenciosos todos tem seus defeitos se vai faze los com kaisar faca tbm com sua protegida, desculpe te respeito mas e minha opiniao

      Excluir
    7. tudo bem, mas opinião não significa verdade, apenas um ponto de vista, vista de algum ponto. Tom preconceituoso é pura subjetividade...

      Excluir
  33. Sabe o que deixaria os carusos da vida felizes dentro e fora da casa? Que G. tivesse ficado no lugar q destinaram a ela: lavar a louça de todo mundo. No início do reality, ela foi duramente criticada por ter dito não a J., qdo esta, como uma verdadeira madame falou para ela lavar e guardar a louça. Ali, poucos fazem pelo coletivo, mas a única q ganhou rótulo de preguiça foi Gleici

    ResponderExcluir
  34. Sabe qual é a tática de criar um personagem e levar até o fim? César Lima já respondeu. Não se envolver em panelas, brigas, não fazer juras de amizade de amor com alguém, não se envolver emocionalmente com ninguém, se abstrair do jogo dos outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vamos debater sobre isso. Adoro debater, rs.
      O César foi o brother mais frio que eu vi em todas as edições, e não tinha nenhum mérito de campeão. Na verdade ele caiu de paraquedas numa final em que os adversários tinham menos carisma ainda do que ele, deu sorte. E foi eficiente ao se conduzir sem desvios de conduta. Mas isso depõe sobre o caráter dele? Ter estudado uma maneira particular de vencer o jogo? Não. Tanto que venceu. Kaysar está fazendo a mesma coisa. Não há dúvidas sobre ele ter feito um fake Bambam Gump. Ele passou boa parte da vida refugiado, longe da família, fugindo da guerra, isso o tornou frio, focado, estrategista. É questão de sobrevivência. O que ele mais deseja na vida é esse prêmio. Então porque ele não poderia estudar o programa e criar sua própria estratégia? Todo mundo usa máscara. Todos, sem exceção, na vida e no jogo. Ele escolheu essa daí. Se foi uma escolha acertada ou não para ser campeão, é outra estória, mas não depõe sobre o caráter dele, assim como não depôs sobre o do César, da Vanessa amante dos bichinhos, do próprio Bambam, do Dourado, da Fernanda Keulla, todos fakes.

      Excluir
    2. E sabe quem, quem, quem... seguiu a cartilha direitinho? (Breno não vale, ele feno no lugar do cérebro).

      Excluir
    3. Acioli, gosto da sua postura ao procurar ser neutra, mas não vejo por parte dos que não "compram" Kayser críticas ao seu caráter e sim ao seu comportamento. Se o corpo expressa o q somos/sentimos, como pode alguém fria é focada passar o dia pinotando e ter escolhido um personagem q é o seu oposto?

      Excluir
    4. Quem seguiu a cartilha direitinho? Paula?

      Excluir
    5. Primeiro, Cesar Lima não se aproximou de panelinhas, ouviu coisas horrendas e ficou calado ao ouvir isso como Kaysar. Não namorou mulher de caráter duvidoso como Patrícia ou se apaixonou por uma bruxa que jogava praga nos adversários. Se ele se apaixonou ou gostou deste tipo de pessoa, Kaysar se diferencia muito de César Lima. César Lima jogou sozinho e não participou ou foi cúmplice de conchavos e nem mesmo obedeceu voto de namorada para beneficiar amigo dela. Segundo, omissão no jogo, no sentido de ver gente fazendo o mal à pessoa e ficar calado é o que? Kaysar assistiu os deboches contra Gleisi e ficou calado. Se fingiu de surdo e cego e mudo. Quem cala consente. O indivíduo justo toma partido, o partido da justiça, contra atitudes não louváveis. Terceiro, máscara no dia a dia da vida é algo natural da psicologia humana que é um mecanismo de defesa. Agora criar um personagem para esconder o que é de verdade, é uma forma de ludibriar o espectador, mecanismo de enganação. Por isso, desde o começo do programa fiz a pergunta: Quem é Kaysar? Porque a gente não sabia nada da vida dele aqui fora a não ser um falso refugiado, porque na verdade ele saiu da Síria como imigrante antes da guerra. Descobrimos que tem uma família boa de vida no Paraná, que mora bem etc. Nunca fez mal a ninguém? Não, não fez. Mas calou-se quando via o mal jogo fluir para atacar adversários desavisados da armadilha da votação do G-6. E aí neste sentido o jogo do Diego foi o jogo do covarde. Porque no começo ele escondeu o tempo todo o G-6 ou 7. Ludibriava os outros (Paula, Família Lima, Breno, Gleci) que eram apenas dois grupos de G-3, quando na verdade era um grupão de seis. E outro lado pensando que era coincidência de votos por afinidades. Pode fazer este jogo? Pode, basta saber se o povo gosta ou compra este tipo de jogo. Parece que não comprou. Kaysar esteve transitando nestes dois grupos e se esquivou sempre, não se comprometendo, fazendo seu jogo de frases feitas etc. O joguinho paz e amor, quando na verdade existia uma guerrilha por detrás do jogo, não percebido pelo lado "inocente". Ou seja, Kaysar sabia do mecanismo de ataque de votos do G-6/7 e o outro lado não, só depois foi que criou o mecanismo de defesa de votos quando descobriu o grupos, na verdade, pensavam que eram dois grupos. Neste sentido, Kaysar difere e muito de César Lima. E César Lima só ganhou porque num dos paredões mostraram o pai dele com cara de sofrido e isto conquistou o sofá... foi aí que César Lima foi escolhido pelo público do sofá. Não esqueçamos que César Lima tinha afinidade com políticos da cidade dele e que montaram uma rede de votação na internet para ele vencer. Se não me engano, ele até elogiou o Lula, por ter dado a ele a condição de fazer uma Universidade. Mas o debate sadio e respeitoso é válido.

      Excluir
    6. Eu vejo Kaysar como um ingênuo e tolo, não mau caráter. Não saber jogar, e ele definitivamente não sabe, faz ele cometer deslizes de estratégia e jogo. Como ele não tem um caminho traçado, achou que bastava se jogar lá dentro sendo alegre, simpático e decidido a não se focar no jogo que seria suficiente, e qdo percebeu que o buraco era bem mais embaixo, ficou que nem uma barata tonta indo pro lado que lhe parecia mais seguro. Ele faz um jogo solo pq não se apega a ninguém, e ao mesmo tempo se apega a todos que são espertos o suficiente para saber como atraí-lo. Se ele não toma partido para defender Gleici, é porque ele não tem que tomar. Ele nem mesmo tem afinidade por ela. Vai se meter em treta por causa dos outros? Quem mais ali, que não tenha amizade por Gleici faria isso? Pq tem que ser ele o paladino da justiça do BBB? Do mesmo jeito que você acusa parte da torcida de ser severo e injusto com Gleici, acho que você faz o mesmo com Kaysar. E ele não é meu preferido! Apenas o vejo como um perdido querendo acertar, e tenho empatia. Assim como tento ter por todos, até pelos vilões que são considerados vilões só pq não escondem que estão jogando.

      Excluir
    7. Kkk, L.L. pensei q estava comparando Kaysar a César Lima, depois me dei conta q a composição do suposto personagem de K. é uma colcha de retalhos de vários ex bbbs campeões...ou seja criou um ser esquizofrênico, fragmentado e talvez seja por isso q esteja exagerando na dose, metendo os pés pelas mãos, como bem disse Acioli. Até breve, só volto `a noite.

      Excluir
    8. Nem se compara as ofensas que fazem à Gleici com as críticas que eu faço a Kaysar. São duas atitudes e linguagens diferentes. Eu nunca debochei de Kaysar, nunca o apelidei de nada. Esta é a diferença. Eu apenas questionei seu modo estranho de ser no BBB. Sou duro por que cobro um Kaysar verdadeiro, real e não fake. Uma pessoa que vai para Ucrânia, sabe da luta palestina contra Israel, sabe do conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia, conhece muito bem a psiquê humana e não tem nada de tolo ou bobo. Se faz de tolo ou bobo para melhor passar. Pode ser que ele não entenda do jogo BBBrasil. Com relação a ele tomar partido, não é tomar partido pela Gleici, mas no jogo. Porque também Mahmud, quase um primo dele, foi perseguido pelo G-6 e ele tinha conhecimento disso e não fez nada para defender Mahmud que chamava quase de irmão. Paula e Jéssica também foram vítimas do G-7. Portanto, não é tomar defesa por Gleici, mas tomar defesa por um jogo mais honesto, sem rasteiras... Tanto que ele ficava mais próximo do G-6 do que de Gleisi, Família ou Paula. Ele tinha uma afinidade com este grupo do panelão. Eu o caracterizo como o Centrão da época de Sarney, que passava como trator em cima da minoria no Congresso. Mas não odeio, apenas critico a postura dele dentro do jogo, ficar em cima do muro.

      Excluir
    9. Eu continuo firme em dizer que ele não sabe jogar. Achou que bastava estudar os campeões e pronto. Não teve nem a malícia nem o entendimento do jogo para jogar direito. Se aproxima de quem dá condição pra ele.
      Nunca achei que você derespeitou Kaysar, tá, você é uma pessoa naturalmente respeitosa. Eu disse que você é exigente demais com ele.

      Excluir
    10. Luis Lima, vc diz que não conhece o outro lado do Kaisar. Vc conhece o outro lado da gleice, pra mim, dissimulada, rancorosa, inútil, etc. Posso estar errada? Posso claro. Pq vc não pode estar errado em relação ao Kaisar. Outra coisa, a gleice não querendo que um estrangeiro ganhe, não é xenofobia, só que qdo alguém fala algo sobre ela, logo vem a acusação:PRECONCEITO. Dois pesos e duas medidas.

      Excluir
    11. Pedrosa isso não caracteriza xenofobia, a meu ver, mas nacionalismo ou um certo patriotismo, de torcer num jogo pelo Brasil e não um país estrangeiro. Eu também prefiro dar o prêmio a um brasileiro. Podemos estar certos ou errados dependendo da percepção que temos de cada um no jogo. Não acho Gleici dissimulada, nem rancorosa, nem inútil. Poderia dizer que Kaysar é um dissimulado, esconde o verdadeiro Kaysar e isso é que me incomoda nele. Ele não pode se reduzir a esse personagem... parece tudo calculado, a fala, as brincadeiras, os gritos, as frases de efeito etc. Minha querida só o que vi nas redes sociais foi preconceito contra Gleici, passivo de processo contra honra... se vc não viu, tudo bem...

      Excluir
    12. a pessoa que pede um ovo a seu desafeto e nao caoaz de duzer nem obrigado, cade a educacao e a himildade? ate o papito ja ta de saco cheio dad ignorancias da gleice

      Excluir
    13. Fernando não exagera... ninguém ali é humilde... menos. Isso é criar chifre em cabeça de cavalo. É não ter o que dizer e ficar catando miudezas para queimar a participante.

      Excluir
    14. Perfeito Luís, simples e objetivo na resposta

      Excluir
  35. Oi Akissa. Agradeço seu comentário.
    Eu penso que uma coisa não tem nada a ver com outra. A máscara que se escolhe usar não precisa refletir quem se é. Mas mesmo assim, o fato dele ser estrategista e focado, não tem que inibir quem ele é na essência, um cara alegre, bem humorado, simpático. Eu vejo as pessoas detonando Kaysar porque ele é fake, porque ser um fake naturalmente depõe contra o caráter, e estou tentando dissociar essa imagem. Ele pode ser fake, mas não é falso. Entende a questão? Ele simplesmente criou uma caricatura de si mesmo. Exagerou na dose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Acioli, a única coisa q entendo é fake é falso São a mesma coisa, com o mesmo significado, só q em línguas diferentes... mas eu sei e concordo com vc q ele apesar de supostamente estar fazendo cena, não tem uma índole ruim. De qualquer forma, se de fato, ele escolheu ser fake, tem uma Pitadinha sim, de malandragem

      Excluir
    2. Tem razão, querem dizer a mesma coisa, mas não vejo esse fake dele com ser falso, e sim exagerado. Nesse sentido que digo que ele não é falso, apenas pesou na mão e virou caricatura.

      Excluir
  36. pelo contrário, Paula tomou posição, arranjou um amor, se envolveu emocionalmente com Ana Clara e Gleici e enfim jogaram juntas... para se defenderem. Já César Lima jogou só e nunca teve relações afetivas com ninguém. Um eunuco no BBB.

    ResponderExcluir
  37. Concordo com absolutamente tudo que você escreveu. Minha visão é muito essa sua.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.