20 novembro 2017

Do Cantinho da Shadow: SALVE-SE QUEM PUDER EM AFAZENDA


SALVE-SE QUEM PUDER EM AFAZENDA

Ao observar alguns participantes em AFazenda ou ler o que está sendo escrito sobre eles, alguns sentimentos afloram em mim: sinto constrangimento, sinto pena, sinto repulsa, sinto medo, sinto vergonha alheia.

Vejo uns e outros desorientados, movidos pelo ódio, egoísmo, covardia, recalque, incapazes de reagir de outra forma que não seja a egolatria, o ataque gratuito, a imoralidade, a maledicência, a falsidade, a rixa, a mentira, a prepotência, como forma tacanha de ver o mundo e o outro.

Onde foi parar a grandeza dessa gente tão pequena?!?

Matheus até agora finge não ter dado as costas à Flávia e ao Marcelo. E o pior!!! Chegou a se sentir ofendido e a fazer biquinho porque isso foi visto e sentido pelos outros dois, como gesto de deslealdade. Queria que eles fizessem o quê??? Agradecessem?!?

Rita sempre com a mesma cara de quem comeu jiló, descontente e amargurada com a vida; usa da falsidade, frieza calculada e esperteza para ferrar os outros e formar as roças, sem dó, escondida atrás de uma cansativa, e crônica, sofrência.

Yuri pela terceira vez repete os mesmos erros, sem ter visão alguma do seu jogo desgovernado, enquanto se perde em um romance conflituoso, que só revela e acentua o seu machismo e possessividade.

Monique Amin, feito uma serpente, se esgueira pelos cantos, tentando ser amiga de todos, sem ser amiga de ninguém; enquanto destila o seu veneno contra quem nada lhe fez, apenas porque a alegria e autoestima elevada de uma Flávia a incomodam e a confrontam com o seu lado sombrio.

Marcos por meio do seu messianismo autoritário busca plateia para disseminar suas ideias tortas e rancores. Quem não o segue, ele aniquila. Por outro lado, todos os que se deixam levar por sua falsa pregação, acabam se dando mal e arrependendo-se. Ilmar e a Minerato que o digam!!!

Ele não sabe trabalhar em equipe e afasta qualquer possibilidade de dividir tarefas com outras pessoas. Até a simples confecção de um boneco, uma mera distração, monopolizou para si, como se a Rita e a Monique fossem duas inúteis. Ele anula as pessoas ao seu redor. Não quer ninguém nos seus VTs. Isso tem a ver também com o pesado jogo externo que ele faz. Em momento algum fala com os participantes, mas com as câmeras, sempre diminuindo, atacando e denegrindo os demais ou, fazendo quinquilharias e pinturas - de gosto duvidoso - para seduzir e induzir os mais incautos a adorarem sua figura divina.

A gentileza, a alegria, a solidariedade, a partilha, a ética, o respeito e a boa convivência, passam longe ali. Como passam também nas redes sociais.

E a Monick e a Flávia, se esqueceu delas? Não. Não me esqueci. Elas são as que merecem continuar nesse salve-se quem puder. E isso ficou evidente após a última eliminação.

Não foi preciso sambar sobre a mesa. Ou gritar: Olha elaaaaa... Ou desafiar: Quem vai ser o próximo?!?

Quando Flávia retornou poderosa para a sede, ao abrir a porta o que se viu foi apenas a mediocridade e o medo dos ressentidos.  Nem os falsos caçadores de consciências que circulam nas redes sociais, escaparam.

Bastou apenas uma imagem: a daquele que alguns idolatram como o semideus dos realities, escondido covardemente atrás de um Manual, quiçá, na busca angustiada de respostas para saber o que fazer naquele momento. Que imagem patética!!! Quanta frustração incontida por sua vontade não haver sido atendida pelo público, que ele subestima!!! Hello Carelli, da próxima vez mande uma burca para os braços do bufão não cansarem, viu!!! Aliás, Roberto Justus, pode comer durante o programa ao vivo, enquanto os participantes interagem com você ou é feita alguma atividade ou sorteio para uma prova?!? A falta de respeito com o público e o apresentador agora é consentida pela emissora??? A meu ver, sentar numa mesa diante de um prato com a boca cheia de arroz enquanto o reality está no ar, é uma falta tão ou mais grave que a de tampar o microfone. É como se a pessoa não fizesse questão de estar ali. Cuidado Carelli para não levar uma rasteira do Marcos!!! Achar que comanda o programa e o VTs, ele já acredita.

Pois é... o diabo pode citar as Escrituras quando lhe convém, é preciso sempre estar atento, minha gente...

A permanência da Flávia foi um dos maiores acertos das votações até aqui. Contribuiu para ajustar a lente sobre os que lá continuam, realçando suas deformações e falsidades que encarnam.

Quando ela passou pela porta, as imagens falaram por si, sem a necessidade de legenda.

Matheus, ensaboado como sempre, levou o seu “abraço de urso” à Flávia. Yuri empalideceu, parecia estar em estado de choque, catatônico, vendo a terceira chance escorrer-lhe pelas mãos. Rita aparentava haver deixado a carcaça ali e o seu espírito ter ido dar uma voltinha, diga-se, normal em se tratando da Rita. Monique Amin serpenteava agitada pela sala, pronta para dar o bote em alguém a qualquer momento. Gesuisss!!! Ela está descontrolada!!!

Até que... Monick respirou fundo, se levantou e aproximou para cumprimentá-la.

E é aqui que as duas se diferenciam e destacam dos demais.

Ao se dirigir até a Flávia, Monick demonstrou ter algo que é essencial entre competidores: fair play. Quem já viu disputas de judô, vôlei, tênis, esgrima,... deve ter reparado que ao final os adversários se cumprimentam em demonstração de respeito e reconhecimento ao mérito dos contentores. Foi o que a Monick fez. O velho e bom espírito esportivo pediu passagem para não ser esquecido. Pontos pra ela, com louvor!!!

Flávia, atenta, percebeu esse movimento, tanto que quando se viu diante da escolha de quem levar para a baia, dispensou o “abraço de urso” e optou pela Monick. Foi magistral: em um único movimento a separou da influência nefasta da Mona e ainda, com a convivência na baia, pode conseguir neutralizar um voto certeiro.

Aliás, as duas fizeram a festa na baia, numa demonstração inconteste de que o ambiente somos nós que fazemos. Afinal, tudo fica mais suave com sorrisos do que com cara amarrada.

Sorrisos e gargalhadas da Flávia que ecoaram pela AFazenda todos os dias e continuam a ecoar, apesar da aposta daqueles que esperavam ver uma viuvinha tristinha, chorona, cheia de mimimi, olhando para o céu fazendo coraçãozinho. Ela não precisa disso. O Marcelo continua presente na ausência. E essa mulher forte, aguerrida, destemida, intuitiva, franca, sabe disso. Flávia teve uma trajetória impecável até aqui. Não precisou pisar em ninguém, menosprezar o outro, faltar com a sua ética, para chegar entre os sete.

É por conta disso que, nesta reta final, o rancor, a raiva, a arrogância, o deboche, a empáfia, a intolerância, não merecem o bronze, nem a prata e muito menos o ouro. Espera-se que o egoísmo e a soberba não seja premiados nem com latão. Seria lamentável para um reality que se propôs dar uma segunda chance, premiar a perpetuação de uma farsa.


Shadow / Mariasun Montañés
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@Shadowtweetando




131 comentários:

  1. Texto maravilhoso como sempre, Shadow <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Paulo Vitor. <3

      Abs.

      Excluir
    2. Magistral, magnífica, excelente! Que leitura do jogo! Você é Frank sabem o que dizem!

      Excluir
    3. Parabéns pelo belissimo texto Shadow. O que você acha sobre a volta da Adriana Bombom dia 7 para a Fazenda? Qual o motivo? Vai tirar satisfação do que a Monick Amim falou sobre ela? Ai não vejo a hora de chegar dia 7 a insuportável Flavia e Monick vão cortar os pulsos.E ela ficará até a final. O que você acha disso??

      Excluir
    4. Grata Yhereza pelo carinho a mim e ao Frank (ele sim um especialista em reality).

      Bj.

      Excluir
    5. Perfeito.Marcos é doente, desequilibrado, ofensivo.Não entendo como o publico feminino torce para um homem que não tem um pingo de respeito pelas mulheres inclusive com sua propria amiguinha Amim. Torço para Flávia desde qur entrou. A Rita Matusalem já venceu o prazo de validade lá dentro e espero que a Monique loira consiga vencer a prova do fazendeiro

      Excluir
    6. Maria,
      Marcos está sendo o que foi no BBB, num grau mais elevado.
      Em AFazenda ele já entrou pisando na garganta da Flávia, Minerato, Dinei.
      No BBB demorou mais um pouco para se revelar mas, quando o jogo afunilou, ele se descontrolou por completo, disparando contra todos, em especial, o Ilmar e a própria Emilly.

      É o que estamos vendo. Ele está inconformado com o fato da Flávia não haver sido eliminada na última votação, e o Yuri e a Monick estarem falando com ela, tanto é que já mirou a artilharia contra eles também, dizendo que são falsos. Ele queria a Flávia sofrendo e isolada de todos. Faz mal até a quem assiste.

      Enfim... Aguardemos...

      Bj.



      Excluir
    7. Olá Tânia Katiane,
      Não vejo o menor sentido na reinserção da Bombom e de ninguém ao grupo a esta altura. Vejo mais como especulação.

      Se acontecer, vai prejudicar o andamento natural do jogo. Quebra-se a narrativa com um elemento sem função, e que pode contaminar a todos com informações do lado de fora, justamente na reta final.

      Abs.

      Excluir
  2. Hello, Shadow!
    Se prepara para a seção de tortura e apedrejamento público. Como ousa torcer contra o "rei" dos reallity's? kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa Alex... Agora preocupei!!! :(

      Bj.

      Excluir
    2. Caramba, Shadow! Vc é uma pessoa iluminada. Torce para a Flávia sem atrair hater. Demais!!! (e isto não é uma ironia)

      Excluir
    3. Olá Alex,
      kkkkk.... Morri!!!

      Bj.

      Excluir
  3. Não entendi a parte em que tu disse q ela trocou o abraço de urso pela moni que. ...ia fazer o q? Levar o fazendeiro pra baia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, você tem razão. Não sei o que faria sem a colaboração de vocês.
      Culpe o fim do feriadão (snif...) pelo ato falho.
      Mas de qualquer maneira, a jogada foi boa!!! :)

      Bj.

      Excluir
    2. Vc e sempre incrível. .. ótimos textos

      Excluir
    3. Grata minha querida.

      Uma boa terça-feira com cara de segunda, rsss...
      Bj.

      Excluir
  4. Caramba tenho uma inveja branca deste post,quando crescer quero escrever assim,não tiro uma vírgula,uma letra,uma palavra,ou uma frase, é assim que eu e muitos estamos pensando mais não saberia nem por tudo isso no papel,pode apostar que mesmo os torcedores fanáticos que torce por ser desprezível pensa exatamente como você mais jamais iram admitir pelo contrário vão te criticar mais no fundo da alma concorda com você, parabéns parabéns parabéns um dia ainda analisarei um reality assim tão bem é tão certo rs rs rs aí se puder copiar e espalhar esse texto rs rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Oliveira,
      Grata minha querida. Adoro os comentários que você deixa pra mim!!! :)

      Bj.

      Excluir
    2. Verdade Maria Pontes!
      Shadow cravou na leitura dos participantes da fazenda!
      Penso exatamente igual!
      É um deslumbre a facilidade de Shadow colocar num simples texto todos os meandros e leitura desse realith. Parabéns!!

      Excluir
    3. Grata pelo carinho Érika!!!

      Bj.

      Excluir
  5. Não é a primeira vez que Marcos faz isso. Já vi várias.
    Uma vez estava costurando.
    Outra estava acabando uma porcaria de artesanato qualquer.
    E outras que não lembro.
    Uma tremenda falta de respeito com o apresentador, com a produção, com os profissionais que ali estão trabalhando e com o público, principalmente.
    Aquele ar de "não me misturo" me dá nojo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, segundo ele, o VTzeiro é a Flávia. O cara quer se aparecer até no AO VIVO.

      Excluir
    2. É verdade Ester. Recentemente, antes de uma prova da qual participou, ficou comendo uma maçã ao vivo, cada mordida captada pelo microfone e imagens, em total desrespeito a todos e ao público.
      A mensagem é exatamente essa: "não me misturo", "não tô nem aí pra vocês!!!"

      Bj.

      Excluir
  6. Parabéns, Shadow!!👏👏👏
    Que satisfação ler o seu texto! Vc acerta ali naquele ponto que mts de nós gostaríamos de 'gritar'!!Obrigada por nós presentear com essa maravilha!!You are The Best!!👏👏👏💌⚘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Djanira.
      Tua presença aqui é o maior presente!!! :)

      Bj minha querida!!!

      Excluir
  7. Bravo te aplaudo em pé perfeito seu texto, faço com orgulho minhas suas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Carol.
      Orgulho sinto eu por tua presença aqui. :)

      Bj.

      Excluir
  8. Shadow como sempre MARAVILHOSO. Só não tenho a mesma visão que vc quando diz que Monick Camargo teve esportividade ao levantar-se para cumprimentar Flávia, Não vejo um RS como competição esportiva. Porque ali eles mantém um postura contra um bom tempo e de repente a pessoa volta de sua outra roça e ela vira amiga de infância? Geralmente em RS quando isso acontece nos passa falsidade. Quanto a Monick ja li hoje que não esta falando mais com Marcos por conta da atividade de ontem O que será que de mais grave aconteceu depois, acho que no sábado, ele ter sugerido ser ela garota de programa e ela negar e ele dizer"ou é e eu não sei" e lhe sugerir aceitar presentes então. Como você disse ele desqualifica as pessoas principalmente as mais próximas dele. Parabéns por nos brindar com mais um texto que tenho prazer em ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laurita,
      Cumprimentar a pessoa que se salva da eliminação não se trata de enchê-la de beijos e abraços ou tornar-se "amigo de infância", vejo mais como uma atitude de educação e respeito. Acho lamentável quando as pessoas voltam e eles ficam inertes fuzilando com o olhar o participante. E a pessoa fica ali em pé, sozinha, se sentindo culpada por ter voltado. Não custa dizer um parabéns, perguntar como foi, o que o eliminado disse... Apenas isso. Ser polido quando a situação requer.
      Soube que ele andou alfinetando a Monique. Acho um absurdo a forma vulgar como ele expõe e trata as mulheres, em especial, as que se aproximam dele e lhe dão palco.
      Enfim... aguardemos. A tensão está no ar, até porque o jogo afunilou.

      Grata pelo comentário e carinho.
      Bj.

      Excluir
  9. acabei de assistir a sonia abraao, foi falado no programa dela que a bombom vai voltar para a fazenda no dia 7 de dez, ela ficara confinada ate o final do programa....(assina eu70)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Especulação. Não creio. A repescagem agora (reta final) não faz o menor sentido.

      Abs.

      Excluir
  10. shadow, e não é que o mito se cumpriu e helena foi salva. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, coração anarquista... Helena foi salva!!! Mitos não se perdem, sobrevivem no tempo...

      Bj.

      Excluir
    2. shadow, não vou chover no molhado sobre o teu texto, que é irreparável, como sempre, ainda que eu tenha uma visão um tiquim distinta da tua sobre o matheus, mas é um quase nada desse coração anaquista. hoje o que eu quero pontuar é sobre a relação entre argumentos e moralidade. aprendi com um grande antropólogo americano que os argumentos são julgados por sua moralidade e, sendo “a moralidade, persuasiva a priori, passa a ser o argumento”. Dito de outro modo: “o valor moral é um atributo externo fornecido pelo (e para o) analista”. dá a pensar, n’est pa?!beijos

      Excluir
    3. kkkk... Boa, coração anarquista!!! :)
      A moral ou a falta dela rege condutas. O analista observa as condutas, para compreender a moral que as move.

      Em tempo: Não desgosto do Matheus. Apenas entendo que ele errou, num momento em que não poderia errar. No entanto, ali as coisas acontecem dia-a-dia, entendo que ele ainda pode recuperar parte do terreno que perdeu. Vai depender só dele.

      Bjs.

      Excluir
    4. querida, lendo tua reposta vi que n'est pas faltou o esse. meu francês não é tão ruim assim não. entendo o teu ponto sobre o matheus, é meu coração anarquista, embalado por um pouco de nietzsche, que quer ir um tiquim mais além. beijos

      Excluir
    5. Ah ... ce coeur anarchiste indomptable!!!

      Excluir
  11. Oi, Shadow. Estava esperando seu texto, e como sempre, você é perfeita em suas análises. Mas, desde a eliminação do Marcelo não tenho assistido o programa. Pode ser maluquice minha, mas me apego as pessoas fácil, e quando alguma coisa me deixa cismada, prefiro me desapegar antes de me decepcionar demais. Minha empatia com a Flavia foi logo na primeira semana quando ela peitou o grupo e indicou quem ela quis para a roça, justificando até que, independente de grupo, ela votaria sempre sendo justa com as pessoas que ela achasse merecer ou não o seu voto, e que todos tinham esse direito. O fato dela tentar que o Matheus indicasse a Monique por motivos dela, no caso de nunca ter ido e, também por motivos pessoais, que sabemos que há, me deu uma desanimada. Também achei desnecessária aquela briguinha dela com o Marcelo no dia da eliminação. Me pareceu ela querer queimá-lo perante o público. Me lembrei da briga do Ronaldo e Fabiana no BBB, não teve o mesmo grau, mas que acabou o prejudicando e o eliminando, achei muito desnecessário, fiquei triste, pois também gostava do Marcelo. Quanto ao que falam sobre ela ser protegida da produção, não sei se é verdade, mas seria outra decepção, pois se ela precisa disso para ganhar o premio, sem ser por mérito, nem ela acredita no potencial dela? Pelas atitudes dela, ela não precisaria disso. Quanto aos outros participantes nem falo nada, pois meu prazer era assistir a Flavia por tudo que falaste dela, dava gosto em ver. Eu sempre a vi como um diferencial e vou continuar a torcer por ela, só não quero mais "cismar" com nada. E os outros, já me acostumei a ver, não me adicionaram em nada. Enfim, prefiro não assistir mais, mas virei sempre aqui ler seus textos que, ao meu ver, também são diferenciais e especiais. Grata pelo carinho de sempre! Abraços carinhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fenix,
      Acho que você via o Marcelo como eu: um homem elegante, generoso, educado e leal. Tem nobreza de caráter, e isso é raro. Aproveitou bem a chance que teve. E se te servir de consolo, ele saiu por cima e vitorioso. :)

      Não duvide de que a peitada que Flávia deu no grupo, fez com que as pessoas reparassem e começassem a prestar mais atenção nela.

      Na votação a que você refere, Flávia foi a primeira a votar, o coerente seria que Matheus acompanhasse no voto, até por ser mata-mata. Se ele fosse o primeiro, ela o teria seguido.

      Não sei se ela tentou queimá-lo. Todos estavam com os nervos à flor da pele. Além do mais o público já estavam votando e as torcidas definidas, nada iria mudar os rumos da votação.

      Também não vejo a Flávia protegida da produção. Não há nada que indique isso. Nunca foi poupada nas provas ou favorecida no que quer que seja. Pessoas falam porque são levianas, e acham que tirando o mérito de um participante tido como favorito, vão favorecer aquele que apoiam. Bobagem!!!

      Teorias da conspiração não sobrevivem à realidade.
      Grata pelo comentário carinhos de sempre!!!

      Fique bem. Bj.

      Excluir
    2. Shadow, eu tenho 56 anos. Sempre acompanhei BBB e Fazenda, mas nunca fui de comentar em sites, pois sempre fiquei nervosa com, na maioria das vezes, as formas agressivas que se davam os debates. Aqui no Votalhada e especialmente em seus textos, vi um ambiente mais sociável para expor opiniões. E você, embora eu perceba ser bem jovem, se expressa com inteligencia, dissernimento, até leveza e, acima de tudo, educação, e isso dá tranquilidade em não sermos atacados, mesmo não conjugando da mesma opinião, e isso é raro hoje em dia. Acho que críticas, divergencias de opiniões são válidas e podem até serem mudadas, mas depende-se muito da forma como é debatida, e com esse seu jeitinho, rs, driblando até os comentários mais ácidos, você consegue, sutilmente, neutralizar o grau do comentário! Quisera tudo fosse debatido da forma como colocas, com paciência, educação e respeito a opiniões contrárias. Sabe como chamo esse dom que tens? "Inteligencia Emocional" e isso é uma qualidade fundamental nos dias de hoje. Por isso lhe agradeço pelo carinho de sempre, não só em relação a mim, mas a todos a quem você responde, um a um, mesmo os mais exaltados. Com esse seu jeitinho, vais longe nessa vida! rs. Uma linda semana para você! Abraços carinhosos.

      Excluir
    3. Nossa Fenix, que comentário precioso!!! Muito muito obrigada mesmo. Renasci das cinzas, rsss...

      Blogs como o Votalhada, são blogs de opinião. O que há de mais enriquecedor neles são justamente os comentários, que vocês deixam. E isso é inestimável, porque permite a troca de opiniões, entender preferências, motivações, diferentes pontos de vista. Aliás, essa é a razão desses espaços existirem. Os textos são apenas o catalisador.

      Por isso, as divergências não podem ser vistas como um FlaFlu ou uma disputa de MMA. Realities passam, nós ficamos.

      Bj. minha querida.

      Excluir
    4. Shadow, qdo vc diz: Também não vejo a Flávia protegida pela produção.

      O que vc me diz depois da formação da roça de ontem, onde a Flávia seria livrada da roça em qualquer situação:

      Se tivesse ganhado a prova da chave, estaria imune, com o envelope dourado, como a Rita ficou.

      Como perdeu e foi pra baia, mesmo que o Matheus não tivesse votado na Monick Camargo, como ja era previsível e ela não fosse a única a ser puxada da baia, seria com certeza a opção natural de quem fosse o segundo roceiro.

      Em qualquer situação ela seria salva pelo envelope prateado do Yuri.

      Pode ser pra não ter ainda a roça entre Marcos x Flávia, que daria uma audiência maior e a disputa acirrada entre as torcidas, mas que houve essa manipulação, favorecendo a Flávia na roça de ontem, é inegável.

      Dentro desse mesmo parágrafo seu, em resposta à Fenix, que citei acima, vc termina dizendo que: "Pessoas falam porque são levianas..." vc não acha que pegou pesado com quem não consegue ver as qualidades e méritos da Flávia como vc vê? Bjo.

      Excluir
    5. Hanne,
      Sorry, não vejo que eu tenha pegado pesado e mantenho o que disse: não vejo a Flávia protegida pela produção.

      Leviandade é fazer uma afirmação sobre a lisura da emissora e toda uma equipe sem qualquer prova que embase isso, na base do "eu acho", "suponho". Como dizer que a Flávia está sendo beneficiada por conta da primeira imunidade que recebeu de um envelope, que poderia haver beneficiado também a Monick.

      Além do mais, Marcos e outros também conseguiram imunidades de forma semelhante. Faz parte do jogo.

      Tudo o mais que se diga, é leviandade, ou melhor dizendo, procurar chifre em cabeça de cavalo.
      Abs.

      Excluir
    6. Ok Shadow, não gosto da Fazenda e muito menos de ficar expondo questionamentos, porém, infelizmente com essa sua justificativa, vc distorceu totalmente o sentido de quando usou a palavra "levianas" que também significa hipócritas, ao se referir às pessoas que acham que tirando o mérito do participante tido como favorito, vão favorecer quem apoiam, uma clara alusão à quem torce pelo Marcos, nada a ver com quererem desmerecer a lisura da emissora.

      Excluir
    7. Não distorci nada. Quando se diz que um reality gira deliberadamente em torno de um participante, está se questionando a lisura de quem faz e, consequentemente, o mérito do participante.

      Excluir
  12. No texto "A permanência da Flávia foi um dos maiores acertos das votações até aqui" também pode ser traduzido para "tremenda armação e fraude nas votações"....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio,
      Dizer que esse resultado foi fraude é tentar desmerecer os 67% que votaram nela e o mérito da participante.
      No entanto, se você tiver provas de armação, fique à vontade para enviar.

      No mais, não lido com teorias da conspiração.
      Abs.

      Excluir
    2. No início, os detratores da Flávia se vangloriavam que torcida do Marcos derrubaria todas as torcidas unidas. Agora, que viram que não é bem assim, começaram com a teoria da conspiração. Já estão justificando a saída do "deus" deles antes da final.Eu confio na contagem dos votos com auditoria da BDO. Caso a Record conseguisse manipular, a Nicole não teria saído na primeira roça e a produção não teria tanto trabalho pra livrar o Marcos da roça. Porque, se cai nela, saí!

      Excluir
    3. Sonia,
      Na teoria da conspiração cabe tudo e não se chega a lugar algum.

      Por isso o mais sensato é focar nos fatos, pra entender aonde eles nos levam. Aliás, essa é a graça!!!

      Manipulação pode haver nos envelopes, nas provas (mais fáceis pra uns e difíceis pra outros), nas edições (maior exposição de um participante em detrimento do outro) mas... nas votações, aí já é querer desmerecer o mérito de quem chega à final.

      Bj.

      Excluir
  13. Texto brilhante, Shadow. Meus parabéns. Um dos teus melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhauhau... Um dos meus melhores??? É sinal que a gente vai se aprimorando com o tempo, rsss..

      Grata. Abs.

      Excluir
  14. Se a Barbara Evans ganhou, se a emilly traiçoeira ganhou, se douglas vândalo ganhou, então Dr marcos também ganhará também é inevitável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus,
      Inevitável??? Eu ainda fico o poder da escolha.
      Um campeão não se faz sozinho. Ele é construído a partir de uma narrativa, de momentos e até dos demais participantes. Por isso não dá pra generalizar. É preciso avaliar o contexto e, o principal, a empatia que tem com o público.

      Abs.

      Excluir
  15. E por isso que venho aqui ler o blog pq tem pessoas como o shadow que fazem ganhar nosso dia com um texto desse parabéns mesmo de verdade queria muito escrever assim, ótima visão ótima escrita e muita sensibilidade.. milhões de aplausos pra você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo comentário e carinho, Daniel.

      Abs.

      Excluir
    2. Verdade! Ela consegue escrever tudo que eu penso.

      Excluir
    3. Fabi, é pra você, pega aí: <3

      Excluir
  16. Fico tão constrangido quando leio o blog da Beth realytando ou da Eva no rabisco que só entrando aqui mesmo pra aliviar meu dia

    ResponderExcluir
  17. Texto mais do que perfeito, Shadow. A falta de respeito do Marcos nas intervenções ao vivo tb já tinha sido notadas por mim. Aliás, durante as refeições ela tb se mostra. Está sempre seminu quando se senta pra comer, ao contrário dos demais. Qdo o Justus interage com eles, Marcos sempre dá um jeito de demonstrar que está pouco se importando com a sua presença. Se ignora tanto o programa e a emissora, o que está fazendo ali? Os adoradores do Doutor sempre tentam, assim como o ser supremo, desqualificar as vitórias da Flávia, mas não conheço pessoalmente alguém que goste dele. Não subestimem o carisma da Flávia, nem a arrogância e prepotência do Doutor. Esses dois fatores levam as pessoas a votarem incansavelmente a favor dela e contra ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mercia,
      A empáfia e a falta de postura do Marcos durante a transmissão ao vivo ou mesmo com o Justus é visível. Deveria incomodar à direção, porque ao público incomoda.

      Ninguém gosta de pessoas arrogantes e preponentes, porque sempre estarão se colocando acima dos outros. Quando se trata de um reality, a vantagem é que dá pra eliminá-los com gosto; na vida real não, temos que aturá-los, rsss...

      Bj.

      Excluir
  18. Até hoje não consigo esquecer o q este doc aprontou contra o Ilmar no BBB. Achei até mais grave q o motivo de sua expulsão. Que bom que você fez citação. Texto maravilhoso como sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina,
      As imagens do Marcos obsediando e acuando o Ilmar ao redor da piscina poucos esqueceram.
      A mesma obsessão que hoje ele tem pela Flávia. Causa mal esta a quem vê.

      Grata pelo comentário.
      Bj.

      Excluir
  19. simplesmente perfeito seu texto.

    ResponderExcluir
  20. Gosto do marcos pois ele fara na cara e é o mai inteligente, não é falso e a flávia faz vt mesmo pois ja falou que não saiu nua e ta la a revista. me poupe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano,
      Sorry, mas medir merecimento a partir de quem faz mais ou menos VTs não é critério. Acho que nem você é capaz de se convencer disso.
      Quanto aos trabalhos artísticos que os participantes fizeram ou deixaram de fazer no passado, não está em questão. O que conta é o que eles fazem, como interagem entre si, qual a emoção que despertam, enquanto participantes do reality.

      Abs.

      Excluir
  21. Que texto perfeito! Amei! Enfim encontrei uma pessoa que disse exatamente TUDO que eu gostaria de dizer.
    Monique Amin está sendo uma decepção. A serpente encarnada meeesmo! E Marcos dispensa comentários. Tão asqueroso quanto quando esteve no BBB.
    Eu quero Flávia na final e campeã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabete,
      Monique está vibrando na mesma frequência do Marcos. Uma pena!!!

      Ambos estão conseguindo a proeza de aumentar a rejeição que já possuíam. Desperdiçaram a sua segunda chance.

      Flávia caminha firme para ser a campeã, por mérito próprio.

      Bj.

      Excluir
  22. Muito boa análise e me lava a alma pois penso por vezes que só eu vejo essas coisas! Uma outra coisa que me incomoda no Marcos é a prepotência e grosseria quando discute e tipo tutor perverso de orfanato adverte à pessoa insultada que não chore! Porque chorar por se sentir ofendida e desrespeitada é falsidade. Tenho pena dos filhos dele se algum dia os tiver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Skip,
      Marcos, como você diz, é perverso. E o pior é que ele tem consciência. Já disse gostar de ver o medo na cara das pessoas. Ele mesmo se autodefiniu. Não somos nós que vamos contrariar, não é mesmo???

      Aliás, se acha que o choro da Flávia é o jogo perigoso dela, acredite, ele mesmo sabe que já perdeu.

      Não é preciso ser sensível para saber que o choro vem como descarga de adrenalina, diante da tensão que enfrentar alguém como ele causa.

      Grata pelo comentário.
      Abs.

      Excluir
  23. Falou tudo de novo! Gostaria muito que a Flávia e o Marcos fossem pra final. Seria maravilhoso vêr ela vencendo este programa e ele perdendo, pra baixar a bola deste ser desprezível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabi,
      Como já é praticamente reta final, gostaria de vê-lo eliminado já. Não merece ficar com a prata.

      Mas, creio que essa final é bastante provável.
      Bj.

      Excluir
  24. Depois do envelope de Hj ..."Ja to vendo a edição final .Vote na princesa na vitima na perseguida na mocinha do bem..ou no mostro louco perseguidor" ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,
      Errouuuu...Dificilmente o conteúdo do envelope e o tratamento aos participantes seria esse.

      Abs.

      Excluir
  25. O Marcos é verdadeiro e a verdade dói quando uma pessoa fala na cara, ele é o único que se posiciona e agora a más cara da Flávia tá caindo já vejo no semblante dela com o ar de que já ganhou e não vejo os argumentos dela plausível com o Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto,
      Lamento dizer, mas a lucidez e os argumentos da Flávia no jogo da discórdia ontem, foram devastadores para o jogo do Marcos. Reveja a cena tentando deixar a paixão de lado.

      Abs.

      Excluir
  26. Yuri se levantou e abraçou a Flávia antes da Monick... Flávia não poderia levar Matheus para a baia nem que quisesse, ele é o fazendeiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlia,
      A imagem que gravei foi o Yuri com os olhos arregalados e surpreso quando a Flávia passou pela porta.
      Não poderia levar o Matheus, mas levou a Monick e, como disse, isso foi um ganho para a Flávia: anulou a influência nefasta da Mona sobre a Monick e por tabela se aproximou mais dela.
      A Monick tem uma qualidade, que muitos lá não tem: plasticidade. Talvez por isso tenha sido selecionada para participar de ACasa com outras cem pessoas.

      Abs.

      Excluir
  27. O Marcos é verdadeiro e a verdade dói quando ela é dita na cara e vejo realmente que a Flávia faz VT a toda hora e vejo que ela já se acha como campeão, pura enganação se fazendo de coitada no jogo e não tem a cara de encarar o Marcos ela faz isso pra outro peão mas pro Marcos ela só leva na cara e não procura se argumentar sobre suas atitudes e Marcos Campeãooooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impressionante como o fanatismo cega as pessoas
      Como não enxergar uma pessoa que claramente tem um Transtorno de personalidade
      Que vai se acentuado cada vez mais.
      Uma pessoa egocêntrica que se acha o ser mais perfeito do mundo e vive apontando defeito nos outros fazendo uma verdadeira inquisição.
      E além disso persegue incansavelmente uma pessoa que ele não conhece. Quem nunca dançou sozinha em casa
      Quem é alegre que não vive rindo.
      Marcos harter é um
      Doente mental
      Se liga

      Excluir
    2. Alberto,
      Pare de repetir frases prontas ditas pelo Marcos "faz VT", "se faz de coitada"... Não há conteúdo aí. Apenas uma monótona e cansativa ladainha sem argumentos.

      Fale por você, my friend!!! Escreva, exponha a tua opinião, mas com as tuas palavras. Eu sei que você é capaz de fazer isso.

      O que o Marcos diz não são verdades, são frustrações dele que fica remoendo enquanto enche a fazenda de quinquilharias e depois vomita pela boca, com uma agressividade que chega a doer.

      Torço, mas torço muito, para que você nunca encontre alguém que te trate como o Marcos tratou a Flávia, a Minerato, o Ilmar, o Dinei ou a própria Emilly.

      Excluir
    3. Beatriz,
      Marcos não estava bem psicológica e emocionalmente no BBB, como não está em AFazenda.

      A dificuldade que ele tem em ser contrariado, receber "nãos", sua reduzida tolerância à frustração, falta de complacência e de empatia com as pessoas e as diferenças, é algo abissal e assustador.

      As respostas que ele quer e precisa encontrar não estão no mundo dos realities.

      Grata pelo comentário.
      Bj.

      Excluir
  28. Shadow jamais em tempo algum alguém faria um texto que reflete com tanta exatidão o meu pensamento
    Cada dia que passa fico mais
    Horrorizada com o compormento
    Psicotoco do marcos harter
    Ele confirma a cada dia que passa que tem um
    Transtorno de personalidade e que precisa se tratar Urgentemente.
    É um prrseguidor psicotico além de tanta prepotência e arrogância.
    Ele está simplesmente botanto o
    Prêmio de mão beijada para
    Flavia se não houver manipulação ou roubalheira da
    Record.
    Em relação a monick Camargo ela tem me surpreendido positivamente. Ela e
    Flsavia são as únicas verdadeiras na
    Fazenda.
    Eu espero de coração que a
    Flavia seja a grande
    Vencedora.
    Abrcs
    Bratriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz,
      Marcos é aquele obsessor que persegue o outro até destruí-lo, ampliando cada gesto ou palavra dita pela pessoa.

      Chega a ser risível que ele se incomode até com o jeito que a Flávia escova os dentes. Só com muito sal grosso, viu!!!

      Monick, por sua vez, já causou sem querer ao eliminar a Nicole, quando nem ela acreditava. Construiu uma narrativa com o Yuri e devagarinho foi crescendo no jogo. Ela tem bons sentimentos e um sotaque interiorano que encanta. Não nos esqueçamos que quem a indicou para a primeira roça foi a Flávia e na última, ela foi abraçá-la pelo retorno. Foi espontâneo. Gestos como esse só engrandecem as pessoas.

      Grata pelo comentário e a análise.
      Bj.

      Excluir
  29. Bom dia.Inimigo de meu inimigo é meu amigo.Assim caminha Monick se aliando a Marcos para derrubar Flávia que jogo baixo, embora ache que ela acredita no súbito amor dele kkkkk dizer q votava em Yuri porque ficaria muito ruim sem Marcos foi pior que o que fez com Minerato, ontem fiquei chocada com a perversidade desesperada de Marcos e o prazer estampado em Monick ou seja ele faz o trabalho sujo que ela não tem peito pra fazer.Amo ainda mais Flávia por sua coragem torcerei muito pra Monick Camargo ganhar essa roça embora seja da mesma gangue,mas ver Marcos ou Monique sair não tem preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,
      Monique criou uma simbiose doentia com o Marcos, capaz de abandonar até o Yuri, amigo de tantos anos. Ali é criador e criatura agindo em sincronia. O ideal que um deles seja eliminado agora.

      Há algo que diferencia a Monick Camargo do que você chama de "gangue". Ela tem bons sentimentos. E bem ou mal, é a única com quem ela pode contar, talvez mais até do que com o Matheus.

      Grata pelo comentário.
      Bj.

      Excluir
  30. Depois daquele discurso penso q Marcos deveria ser Deputado.Dançar de cueca em cima da mesa não é Vt, discurso filosófico olhando pras câmeras também não ele vive disso, deveria estar exercendo a profissão que não o faz porque lá fora o que vale é competência não discurso barato.Esse cara é o verdadeiro Patati agora tem a Patatá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Carol, agora até gelei. Não. Marcos para deputado não!!! Senoorrr... não permita!!! Os que temos já nos bastam, rsss...

      Excluir
  31. Vocês viram que quando o Marcos sentou no banquinho, depois de indicado, começou a tremer as perninhas de taquara de tão nervoso que ficou?
    O Cara já sabe que tá cagado mas teima e não limpar a bunda. Vai sair todo assado dessa Fazenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester,
      Garanto que ele tremeu quando viu a Flávia sentando no banquinho também. Ele que tanto se esquivou desse confronto. Deve ter vibrado mais com a imunidade dela do que a própria.

      Se ele não voltar fazendeiro, ainda veremos cenas dantescas dele queimando quem estiver com ele na roça. E se ele voltar, aiaiaiai... haja comemoração histriônica e deboche pra cima de todos!!! É bom que desde já a produção reforce a mesa, porque uma hora ela vai acabar rachando com o peso dele. Sempre é bom garantir.

      Prepare-se, portanto, para mais cenas de vergonha alheia.
      Bj.

      Excluir
  32. Seu texto exprimindo minhas opinioes sobre os participantes e o jogo como o todo 👏👏👏 (como de praxe)

    Seus 2 ultimos parágrafos,não sei nem o que dizer...E sim,que trajetória impecável,como não se via em anos nos realitys

    Aquela briga entre o Doc e Flávia me fez mal...Como Flávia conseguiu manter a educação daquela maneira?Conseguiu debater a tudo com sabedoria e não foi injusta em nada do que disse

    Isso sem contar que cortaram a parte que Marcos desfaz da religião da Flávia.Disseram,Rita e a própria Monique Amim,que ele pegou pesado

    Abraços Shadow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rigue, deixei uma resposta para vc, no outro post da Shadow "Um Brinde à Fazenda" onde vc me cita e até cumprimenta, tentando esclarecer de vez o porquê de minha crítica a ela na ocasião. Espero que tenhas lido. Abs

      Excluir
    2. Olá Rigui,
      Seja bem-vindo!!! :)

      Como já comentamos em outra ocasião, Flávia traz o frescor, a alegria e a leveza do início dos realities. O que ela definiu em uma das roças como sendo a oportunidade de viver e de aproveitar intensamente tudo o que tem ali, por saber que essa experiência única, será breve. Por isso que ela canta, ri, dança... antes que acabe...

      A Flávia tem um equilíbrio admirável, o que só é possível pela certeza e confiança no que faz, e, a autoestima e segurança que tem em si mesma. Sendo essa a sua blindagem e o que desestabiliza por completo o Marcos. Aquela briga deixou um gosto amargo em todos nós.

      Ele falou da religião, como falou do não pagamento da pensão ao filho do Ilmar, do sexo oral da Minerato, da filha surda do Dinei... Infelizmente, pra ele, ataca o que os participantes têm de mais sagrado: a fé, os filhos, a intimidade... É de uma baixeza ímpar.

      Grata pelo comentário.
      Abraço fraterno.

      Excluir
  33. Primoroso texto Shadow, sabe Shadow estou revoltado com o Monstro do Marcos.. videos pequenos estão sendo compartilhados no Twitter com Yury, Monique e Rita falando que ficaram chocados com o que o Marcos falou pra Flávia na Atividade de queimar a foto, citaram que ele zombou da Fé (Religião) da Flávia. agora faz sentido ela ter chorado durante a dinâmica, isso não se faz. é muito sujo esse cara. a edição escondeu essa parte pra proteger esse verme, isso é apenas uma pequena noção do que a Flavinha vem passando nesse Reality. o Marcos é muito maldoso e covarde, mas o que é dele está guardado. a justiça será feita e esse Crápula receberá o devido castigo! Flávia Campeã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Henrique,
      Marcos ataca com um sadismo espantoso aquilo que as pessoas têm de mais sagrado: a sua fé, filhos, intimidade...

      É de uma cegueira que chega a impactar. Esquece que quem assiste também zela e preza aquilo que ele ataca com a intenção de ferir e que, indiretamente, o público também se sente atacado.

      Depois não adianta culpar a emissora pela rejeição.

      Grata pelo comentário.
      Abs.

      Excluir
  34. Excelente texto. Admiro e respeito pessoas como você, inteligente e capaz de definir suas opiniões sem falta com o respeito e ética.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Susu,
      Grata pelo carinho e o comentário.

      Admiração mútua!!!
      Bj.


      Excluir
  35. ...desistir , nao da mais para assistir esta fazenda bjs a todos , ate 2018 bbb18.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena!!!
      Se mudar de ideia, estaremos por aqui até a final.
      Abs.

      Excluir
  36. Shadow. como você é atenciosa.
    Vejo que você responde a todos aqui.
    Raro isso numa pessoa.
    Parabéns.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, Ester.
      Responder é a minha forma de retribuir a atenção e o carinho de vocês.
      Bj.

      Excluir
  37. Que Deus me perdoe mais senti tanta raiva ontem que a minha vontade era de entrar tv a dentro e jogar aquele sujeito dentro daquela fogueira e velo queimando,já pensaram no sujeito desse fazendo uma cirurgia e depois que passaram a anestesia da paciente e começar a chorar e a tortura que vai fazer com ela chorando,gente depois que passa a anestesia sentimos uma dor que só da vontade de chorar e com ele não pode, Deus me livre não fazia cirurgia com ele nem que custasse 1,99.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... Maria Oliveira, não posso negar que você coloca o coração nos teus comentários. D+++++

      Não há quem não tenha se sentido incomodado com os excessos que se viram ontem, no que era apenas uma dinâmica de grupo.

      Grata pelo comentário.
      Bj.

      Excluir
  38. Shadow sua linda, não vejo A Fazenda mas não perco seus textos. Fui no seu Cantinho e voltei a me emocionar ao lembrar da Amanda Todd, mas isso é outra coisa. Parabéns pelos belos textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Olívia,
      Que bom que gostou do meu Cantinho!!!
      A história da Amanda Todd é de fato muito triste e um alerta. Um cisne que não chegou a desabrochar.

      Infelizmente o cyberbullying está fazendo vítimas. É preciso entender a dor que causa para poder ajudar.

      Grata por tua presença.
      Bj.

      Excluir
  39. Ufa...agora vi que tem mais pessoas que pensam igual a mim...
    Tudo que a Flavia faz ele acha que é para provoca-lo! Se ela come, se ela dança, se ela dorme, se ela sorri, se ela gargalha, se ela chora, acredito que até mesmo o respirar dela está incomodando o sujeito!
    Esse "DOC" tá mais para doutor estranho viu.
    Só pq a Emily deu um balão nele, ele acha que todas as mulheres são iguais!
    Sujeitinho sem qualidade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja você Rita: Ele diz que Flávia tem um jogo perigoso e a seguir diz que é porque ela dança, dorme, sorri, gargalha, chora... e escova os dentes...Ahahaha... Esse é o jogo que ele teme!!! A meu ver é o reconhecimento de quem não tem argumentos e sente que já perdeu.

      Beijo minha querida!!!

      Excluir
  40. Shadow, obrigado por compartilhar um pensamento tão coerente. O fato da Flávia ignorar e preferir o silêncio, tem sido mortífero para os seus inimigos. Admiro a postura ética dela. #GoFlavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano,
      Perfeito!!! Você observou bem. O fato dela não descer do salto, desestabiliza os do contra. Ela tem um autocontrole admirável.

      Aguardemos pra ver o que vai acontecer hoje...
      Abs.

      Excluir
  41. Este moço chamado por Marcos,é um doente mental.Não é possivel que a direção do RS não tenha percebido que pode acontecer com a Flávia o mesmo que com a Emilly.Se eu fosse sua mãe já estaria pedindo proteção à Record.Este ser não pode conviver com pessoas normais ....Ele é louco.Flávia Campeã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Lilly,
      Fique tranquila. Nada acontecerá com a Flávia. Ela sabe se defender e colocar limites. Além do mais, há muita gente por trás das câmeras que está atenta e o próprio Marcos não vai querer tostar ainda mais a sua imagem.

      Daqui até o fim será desgastante emocionalmente para a Flávia, isso é certo, mas ela tem blindagem própria.

      Um beijo.

      Excluir
  42. Acho que ninguém merece ganhar esse programa são todos falsos e oportunistas, mas acho que você como formador de opiniões não deveria demonstrar essa torcida fanática pela Flávia pois ela está jogando como todos ali e ao meu ver fez casal com Marcelo só pra ficar forte no jogo como fez no BBB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Jorge Oliva,
      Eu lhe garanto que as pessoas que passam por aqui já têm sua própria opinião formada, não precisam de ninguém para lhes dizer como opinar.

      E, ao contrário do que você afirma, o único fanático aqui parece ser você. Os demais opinam e discordam sobre seus favoritos com muita tranquilidade.

      Vou te dar um conselho de graça. Veja o programa como realmente ele é: um reality, uma brincadeira sobre o qual as pessoas dão os seus pitacos e se divertem fazendo isso. Se, no entanto, você não consegue ver o lado lúdico ao ponto de te fazer mal: não assista e nem comente, aproveite o teu tempo para ler um bom livro, encontrar os amigos...

      Ah... e pra fechar: Tenho uma péssima notícia pra te dar. Um deles sairá de lá campeão.

      Desestresse, my friend. A vida é muito maior que um programa de TV. Cuide-se.
      Abs.

      Excluir
  43. Fiquei imprescionado com os comentários que Munick Camargo fez hoje na fazenda sobre racismo, achei muito pesado o seu comentário e isso não aceito, fico triste em saber que ainda existe pessoas como ela preconceituosa e isso acho grave e não acedito então fora Munick Camargo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto,
      Infelizmente os excessos do politicamente correto, está nos tornando pequenos e destrutivos, feito gafanhotos em uma plantação.

      A fala da Monick nada teve de racista. Ela se referia à perna de nega (bronzeada) com o joelho branco. Racismo é quando há a intenção deliberada de ofender alguém por sua cor. Não foi o caso.

      Hoje, qualquer coisa ou expressão dita logo é rotulada como homofobia, racismo, fascismo... Estamos vivendo uma ditadura, o policiamento de como devemos até de nos expressar. Isso é muito sério, porque em pouco tempo será proibido inclusive pensar.

      Até as obras de Monteiro Lobato já foram rotuladas de racistas. Daqui a pouco nada poderá ser escrito sem levar pedradas.

      Se você amanhã usar o termo "denegrir" "fulano tem a alma branca", poderá ser rotulado de racista. Só que nós sabemos que você não é.

      O politicamente correto, my friend, é o AI-5 da democracia. Pense a respeito.

      Um abraço!!!

      Excluir
  44. É impressionante quando nos deparamos com um texto como esse, justo, conciso, inteligente, elaborado com as tintas da coerência, os que já não possuem argumentos pra defenderem os indefensáveis, procuram palavras como "leviandade" possuírem sinônimos inexistentes numa clara intenção de desmerecer quem as profere (escreve). Shadow, você tem uma visão tão profunda desse reality que até me assusta... Parabéns! Só venho por aqui, pra te ver.. Rs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima Horta, se vc acha impressionante, eu acho lamentável que vc desconheça, talvez devesse pesquisar melhor (o Google é uma boa ferramenta) que existe sim o sinônimo citado, para a palavra em questão.

      Vc deveria ter deixado esse comentário no local onde ocorreu o meu questionamento e talvez não o tenha feito achando que eu não veria, será?

      Infelizmente vc não só desconhece o significado, como interpretou totalmente errada a minha intenção. Uma coisa é vc gostar do que a Shadow escreve, muitas vezes tb a elogiei, outra é vc, no desejo de defende-la, acusar-me injustamente.

      Tenha mais cuidado da próxima vez, tá? As pessoas aqui não costumam ser educadas, como estou sendo com vc e poderás te dar mal.

      Excluir
    2. Fátima Horta,
      É sempre prazeroso ler comentários como o teu e ter a possibilidade de trocar ideias com alguém que consegue transmitir tanto carinho ao escrever. Muito obrigada!!!

      Fica registrado aqui o meu carinho e consideração por você.
      Beijo minha querida.

      Excluir
    3. Hanne,
      Para que já tá ficando feio. É a segunda pessoa que comenta sobre o meu texto e você atravessa para criticar.

      Impressionante não é a Fátima. É você, por sua indelicadeza e por não saber sequer diferenciar leviandade de hipocrisia. Sugiro que pesquise no Aurélio ou no Google, se preferir.

      Tenha mais cuidado você da próxima vez.

      Excluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shadow, desde quando eu não tenho o direito de me defender quando sou acusada injustamente? Fazer um comentário em relação a outro que contenha pontos que discordo, com o devido respeito que o contraditório requer, não significa atravessar para criticar.

      Feio é vc distorcer, mais uma vez, o real sentido do que escrevi.

      Sempre que sentir vontade vou sim deixar meus comentários, principalmente se for para esclarecer melhor quem me acusa, diferente de vc que costuma ser agressiva com quem não compartilha com seu modo de pensar.

      Excluir
    2. Hanne,
      O que eu tinha a dizer a você, já foi dito.

      A única coisa a acrescentar é que quem dita as regras para os comentários é o Luís. Não você, que se porta muitas vezes como corregedora do que os outros escrevem. Isso é feio!!!

      Excluir
    3. Shadow, se meus comentários não foram rejeitados pelo Luís, é sinal que ele não pensa como vc.

      Excluir
    4. Já disse tudo o que tinha a dizer a você.

      Excluir