10 outubro 2017

Do Cantinho da Shadow: AFAZENDA DAS FERAS FERIDAS



AFAZENDA DAS FERAS FERIDAS

Passado um mês do início de AFazenda, chegou-se a um divisor de águas. Aquilo que estava latente começa a manifestar-se, fazendo cascas se quebrarem e feras rugirem.

Cabe ao público, portanto, decidir o que quer ver.

Confesso que nos últimos dias, tive a impressão de estar diante do BBB17.  O mesmo escárnio, cinismo, estupidez e falta de respeito que tanto ruído e espanto causaram aqui fora, e que terminou em caso de polícia.

Alguns torcem pelo Marcos. Mas será por ele, pela pessoa dele, ou pela esperança de acreditar que segundas chances valem a pena? O que está em jogo do lado de cá?

Creio que as pessoas estão se apegando à ideia de que é possível zerar o passado e deletar a história dos participantes, fazendo-os renascer - alguns deles - das cinzas.

Mas, se é uma segunda chance, claro está que houve uma primeira. Portanto, o julgamento do público - inevitavelmente - passará pelo crivo da comparação: o desempenho daquelas pessoas nos realities dos quais participaram, com o seu desempenho hoje. Pensar diferente é querer iludir-se. Eles trazem a história que construíram e que acompanhamos.

Não há principiantes lá e, pelo próprio conceito, deverão avançar no jogo aqueles que melhor souberem aproveitar essa segunda oportunidade.

Neste final de semana muito repercutiu nas redes sociais os ataques mútuos entre a Minerato e o Marcos. Nada que a gente já não tenha visto e não tenha previsto na primeira semana, não é mesmo?

A Minerato tenta de todas as formas chegar à final, talvez por entender, e com certa razão, que foi injustiçada na final de AFazenda8. Mas, convenhamos, de lá para cá, ela pouco inovou. Continua teimosa, se fazendo de vítima, engolindo sapo pra dar uma de “boazinha” e formando casal com a pessoa errada. Pisou na bola ao tentar expor aos gritos o Marcos. Fez o seu show particular para quem quisesse ver. Não foi legal, porque quem acabou se expondo foi ela. E vai ficar muito pior, se na próxima festa se enroscar com ele outra vez.

Já o Marcos... ah... o Marcos... Está jogando pela janela a sua segunda chance. A fera que habita nele também veio para AFazenda, aliás, os primeiros sinais vinham sendo dados nos constantes ataques injustificados à Flávia. Ela é o Rômulo da vez. A Flávia tem algo que este (Rômulo) também tinha: não verga. Flávia não se rebaixa e não se deixa intimidar pelo Marcos. E para ele, isso é um pecado mortal. Fere a sua superioridade e onipotência. E como uma fera ferida, está sempre à espreita, à espera de sangue.

Para quem acreditou que ele poderia domar sua fera interior, se enganou. Ele tem fel nas palavras e nos gestos, morde de forma cruel. Humilhou a Minerato sem dó nem piedade, como cansou de fazer com a Emilly. Não ficou claro na edição o que foi que o irritou tanto. Ao que parece foi uma pergunta que ela teria feito sobre o processo de agressão, da qual poderia ter se esquivado, alegando que por estar na Justiça não poderia comentar. Teria terminado aí. Mas ele quis ir além, pisar na Minerato com o dedo em riste e subir no palco para fazer um de seus manjados monólogos. Perdeu-se completamente na sua intolerância, arrogância e falta de respeito a uma mulher.

Aliás, falas como: “eu vim aqui pra cá para que o prêmio não caia em mãos erradas”, “eu vou começar a fazer as máscaras caírem” já sinalizavam que a fera começava a exercer seu domínio.

A soberba não o deixa, sequer, reconhecer e ser grato por gestos de amizade. Quase partiu para as vias de fato com o Yuri, apostando talvez no conhecido descontrole deste. Guardadas as devidas proporções, fez com ele o mesmo que fez com o Ilmar. Os dois lhe estenderam a mão e depois ele não titubeou em morder. Esqueceu que quando todos ainda olhavam para o Marcos com dúvida e desconfiança, foi o Yuri quem se aproximou lhe oferecendo parceria e o chamou para participar da primeira atividade na fazenda: cuidar com ele das vacas. Na verdade o que o Marcos não perdoa, é o fato do Yuri haver se aproximado daqueles que ele tem como alvo. Percebeu que esse, ele não controla. E não ter o controle, o desestabiliza.

A fera está se apossando do Marcos, como se apossou no BBB. Neste momento, o melhor para ele seria a sua eliminação. Daqui pra frente só tende a piorar. O confinamento e a exposição não lhe fazem bem. Fato. A segunda chance veio cedo demais pra ele.

Falando em segunda chance, pelo comportamento do Dinei em urinar novamente no quarto onde todos dormem, é possível ver como falta autocrítica a algumas pessoas. O que passa pela cabeça de uma pessoa que acha engraçado repetir, deliberadamente, o que fez de errado no passado? Só sendo uma cabeça fraca. Pelamor!!!

Outra que de cadillac não tem nada é a Rita; mais parece uma carretinha sendo rebocada e se arrastando pela fazenda. Affff... não mudou nada!!! Continua se sentindo perseguida, mal amada, chorona, amargurada, reclamona... Não dá!!! Quando aceitou o convite para participar achou o quê? Que o reality teria mudado para uma colônia de férias? Não mudou. Quem tem que mudar são as pessoas. Continua sendo uma participante que nada acrescenta.

Aritana por sua vez, está provando que a praia dela é o Master Chef, não a fazenda. Ela é feliz atrás de um fogão, sem ele consegue ser mais mal-humorada que a Rita. E olha que o páreo ali é duro! Largou a cozinha achando que a turma iria passar fome, mas eles estão se virando e, ao que parece, muito bem. Ou seja: ela é descartável.

Tão descartável quanto a Monick. Ah, meu pai!!! Não consegue se destacar nem ao menos em algum papo interessante. Também... convenhamos, o seu partner não ajuda muito... Continua mais invisível que na ACasa em meio a cem pessoas.

Falando em Monick, tem a Monique Amin. Ela mudou. Aquela Monique extrovertida, brincalhona, desencanada, divertida, não existe mais. Sua mudança parece ter a ver com as pancadas que a vida dá e das feras que a gente vai encontrando pelo caminho. Está mais contida, pensativa, cautelosa, só consegue extravasar nas festas, em razão da bebida. Vamos ver até onde ela consegue chegar.

Uma que mantêm o mesmo temperamento é a Flávia. Quando participou do BBB já apresentava uma personalidade forte e maturidade. Talvez a maternidade precoce tenha contribuído pra isso. Ela continua segura, firme em suas posições, não engole desaforo, ao tempo que, não perde a espontaneidade, o riso fácil e o lúdico que são tão importantes para enfrentar não apenas um reality, mas a vida. Nos embates com o Marcos, ela tem sido a Alemanha das edições, 7x1 com louvor!!!

É possível que seja isso o que Marcelo admire na Flávia. Esse amadurecimento e segurança que ele ainda não tem, talvez por haver deixado o personagem iê iê dominar e ofuscar quem verdadeiramente é.

Matheus também não é o mesmo do BBB. Mudou. Aliás, parece estar em processo de mudança. Ao menos chegou com os dois pés na fazenda, não teve que disputar a sua entrada com ninguém, e isso também ajudou. Não precisou correr pra fazer casal a fim de garantir sua vaga no reality. Por enquanto, mantêm uma conduta linear e fez alianças com as quais se identifica e que, neste momento, é o grupo que representa o despertar da força.

Do outro lado, tem o lado negro da força encabeçado pelo Conrado, cujo QG é a casa da árvore. É inacreditável a quantidade de estratégias, táticas e possibilidades que ele é capaz de engendrar e elaborar, pra no fim dar sempre com os burros n’água. Mais parece estar roteirizando um esquete para Os Trapalhões. Pelo visto ainda sente saudade do tempo em que fazia parte da trupe.

Por fim tem o Nahim... o fazendeiro da vez, que veio de OAprendiz, e que já deixou claro que aprendizes são os outros. Ele tem idade suficiente pra ser pai de alguns ali e com sua experiência, aprendeu que não vale a pena se matar por nada nessa vida, afinal, o que tiver que ser será... até segundas chances...


Shadow / Mariasun Montañés
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@Shadowtweetando



48 comentários:

  1. E tem como discordar?
    Leitura perfeita, como sempre.

    ResponderExcluir
  2. Nossa alguém pode lê o jogo tão perfeitamente assim,e com a grandeza e consegue vê os defeitos do Marcos já que tudo que ele faz errado ou certo ele está sendo perfeito,coerente, sensato,bom coração,o homem perfeito,os outros é que não presta,as mulheres que se aproxima dele é que não presta e são vagabundas,isso quem diz são os fãs dele, realmente Luiz não tem como discordar dessa análise do jogo e todos que lá estão, parabéns parabéns e não é porque não gosto do Marcos e acho ele cafajeste não,parabenizo também pela análises dos outros participantes, parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhau... Maria, valeu!!!
      Grata minha querida.
      Bjs.

      Excluir
  3. Ou seja, de todos a mais merecedora é a Flávia até agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora é a que mais tem sido fiel a si mesma.
      Bj.

      Excluir
  4. Nem preciso repetir que gosto demais dos seus textos, do seu estilo e análises, mesmo quando não concordo com algumas coisas. Por exemplo: Não foi Marcos quem começou a guerrinha com Flávia. Ela falava mal dele desde o primeiro dia, como fazendeira deu-lhe desnecessárias patadas, deixou-o sem tarefas e só respondia suas perguntas de modo atravessado. Claro, ele começou a reagir. Um abração amigo e fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. lá minha querida.

      Gosto da diferença de opiniões, porque abre o debate.
      No caso entre Flávia e Marcos creio que o mais sensato e inteligente teria sido ele "revidar" com flores, até por tudo que vimos no BBB. Há muitas formas de aproximar-se e dar-se a conhecer quando se é ignorado, ele escolheu a pior: o confronto.

      Um abraço fraterno!!!

      Excluir
  5. Sera q vale a pena discordar????texto repleto de palavras bonitas e analises mal feitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sempre vale a pena discordar, desde que se faça com argumentos inteligentes.

      Bj. Ah... grata pelas palavras bonitas!!!

      Excluir
    2. Discordar com bons argumentos pode levar a um debate construtivo. Apenas dizer que a análise foi mal feita não leva a lugar nenhum.

      Excluir
  6. Marcos campeão, sempre mostrando um homem verdadeiro, sem mascaras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre?!? Cuidado com o determinismo, ele estreita a visão...

      Bjs.

      Excluir
    2. Desculpa mas quem está com problemas de visão é voce. Bjos

      Excluir
    3. Não é o que o meu oftalmo diz... kkkk...

      Excluir
  7. Acredito que no momento O Marcos é o mais sensato de todos e vejo que esta incomodando os demais peões, que estão jogando de todas as formas contra ele sabendo que ele é um forte concorrente neste reality como exemplo a forma que a Minerato fez pra tentar ludibriar a todos da Fazenda, colocando todo mundo contra ele e ela não teve a consideração com ele e agora fica perto dele fazendo não sei o que, acho pra manipular algo, sabendo que ela deu um tiro no pé com isso fortalecendo o Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que a Minerato tenha todo esse poder de manipulação. Mas, enfim... cada um tem sua própria percepção do jogo. Acompanhemos...
      Abs.

      Excluir
  8. shadow, o que dizer de seu texto, a não ser que é certeiro! repito, teus textos são um oásis de lucidez em meio ao fanatismo sádico que tomou conta de certas torcidas. eu não suporto comparações, pois minha atuação profissional, me mostrou que comparar é reificar, pois reduz o outro à origem do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata minha querida.
      O fanatismo cega e emburrece porque impede ver o todo.
      Continue observando...
      Bj.

      Excluir
  9. Parabéns pelo texto, e uma pena que o brasileiro goste de aplaudir as atitudes de algumas pessoas como Marcos, tenho a impressão que quem o defende deve ter problemas sérios de personalidade (não é possível que alguém concorde com o seu comportamento), principalmente as mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos relacionamos com as pessoas por meio da empatia e identificações. A torcida do Marcos se identifica com ele e fazem a defesa dele, como se estivessem defendendo a si mesmos. É uma questão do que cada um prestigia e valoriza.

      Grata pelo comentário. Bj.

      Excluir
    2. Também acho que uma pessoa normal não pode apoiar o Marcos que continua o mesmo louco do BBB.

      Excluir
    3. Como as pessoas podem crer que em questão de meses alguém possa mudar?!? Justificam que tudo o que ocorreu no BBB foi por culpa da Emilly. Sabemos que não foi. O arbítrio sempre foi dele.
      Acredito que ao entrar em AFazenda ele tenha tentado se mostrar diferente. Se preparou, pesquisou no Google como se ocupar com madeira fazendo quinquilharias, mas... não está conseguindo domar a sua fera interior.
      Voltando da roça, vai piorar, como piorou quando voltou dos paredões no BBB. Veremos mais de sua soberba e fúria, carregando desta vez a Minerato com ele e aumentando a sua rejeição aqui fora.
      O melhor, para o bem dele, seria a sua eliminação.

      Enfim... Aguardemos...
      Bjs.

      Excluir
  10. Nossa! Análise perfeita! Concordo com praticamente tudo! Torço pela Flávia, exatamente pelos motivos q vc expôs, ele é uma mulher forte, que não abaixa a cabeça para cara arrogante agressivo metido a machão dono da razão (nem vou citar nomes hehe). Quanto ao Marcelo, só me decepciona, achava um cara legal, mas acho ridículo o Marcos atacar gratuitamente a Flávia daquela maneira e o Marcelo ficar agindo como amiguinho dele ao invés de se posicionar a favor da mulher que ele diz que gosta. Tudo isso é medo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo.
      Vejo o Marcelo como um rapaz inseguro que se relaciona e apoia por meio do iê iê. Ele tem boa índole. Apenas busca uma zona de conforto para não se comprometer muito e evitar atritos.

      Abs.

      Excluir
  11. Vamos combinar que Marcos deu uma animada nessa fazenda, sem esses barracos o que seria? Quem quer ver uma casa harmoniosa? Se for pra ver harmonia é só olhar para os animais. São os vilões que torna o jogo interessante, os bonzinhos e certinhos dão sono...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é a harmonia ou desarmonia, é o descontrole do Marcos. E isso só prejudica a ele, até pelo que ocorreu no BBB. Supõe-se que ele tenha aceito o convite para melhorar a sua imagem, mas se mantiver essa linha, só vai reforçar o perfil agressivo e truculento com que é visto por muitos.

      Bjs.

      Excluir
  12. Parabéns um analise perfeita dos participantes .

    ResponderExcluir
  13. Não entendi a revolta do Nahim. O vovozinho estava possuído. Eu não sabia que ele nutria tanto ódio contra Yuri, nem o próprio sabia que despertava tantos sentimentos ruins no outro. Fui despejado de forma que achei que Yuri ia sumir ali mesmo. O velhinho guardou um ocorrido da primeira festa para jogar no ventilador só agora. Muito rancor. Nem o Yuri merecia isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bem da verdade o que incomoda o Nahim e a turma da alcova é o casal, tanto que cogitaram em indicar os dois. A justificativa dele, vários tons acima, nada mais foi do que uma forma de induzir o público a eliminá-lo.
      Você tem razão. O Yuri pode ter os defeitos dele, mas não merecia isso.

      Abs.

      Excluir
  14. Quem tem que sair no momento é o Dinei devido ser um cara que se sente o dono da verdade e que substima os demais peões e pediu para o pessoal votar nele e vejo que vai custar muito caro essa atitude dele e tá sendo falso com os outros peões armando junto com o Conrado no ponto da árvore pra se reunir e armar com os demais e fica incomodado com o que o Marcos faz pra passar o tempo sem ter nenhuma criatividade pra mostrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o Dinei seja eliminado. Pelo que se comentou, Marcos era/é considerado pela emissora o grande trunfo do reality. Parece que até o cachê é mais alto que o dos demais. Não vai querer perdê-lo.
      Muito embora, particularmente eu ache que a permanência dele no jogo, será muito prejudicial para ele.

      Aguardemos.
      Abs.

      Excluir
  15. Discordo... se ha alguem que claramente nem chegou a ter uma segunda chance foi MARCOS, entrou ja sendo julgado e criticado por questoes externas e enquanto estava la no seu canto quietinho continuava sendo alvo de ataques la dentro pela pseudo emponderada flavia e aqui fora, com haters cada vez mais hipocritas, incoerentes e falsos moralistas. Acontece que td que o doutor faz tem uma repercussão mto maior, ate a respiração do cara parece incomodar.. como podemos analisar de maneira justa e parcial? É bem verdade que ele possui defeitos, mas nd tao exagerado como parecem querer apontar!! O problema é que o discernimento falta a alguns, que estao dispostos a verem apenas robos, atuando para agradar o publico desse tipo de programa.. a espontanedade vem faltando aos participantes do reality e aquele que ousa a nao rumar esses caminhos "perfeitos " e artificiais" normalmente sao vitimas de uma rejeição sem muita base.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvo engano, as atitudes do Marcos no BBB resultaram até em inquérito policial. E os participantes daquele reality o querem bem longe. Esse é o histórico que ele construiu, por mérito.
      Hoje, ele tem tido condutas muito semelhantes, que vão a cada dia ir se sobressaindo mais. É disso que se trata.

      Aguardemos...
      Abs.

      Excluir
    2. Respeito seu posicionamento, mas continuo discordando. Obviamente que as atitudes resultaram naquele carnaval, porém o que me surpreende é que em todos esses anos de realitys já tivemos comportamentos bem semelhantes ou até piores que não geraram o minimo de estardalhaço.E continua sendo assim... podemos analisar a situação de Dinei, que esteve prestes a abusar de uma mulher alcoolizada, xingou outras, fez comentarios nojentos e extremamentes machistas, mas hj aqueles mesmos que condenam o Doutor, votam para este Dinei ficar... pergunto-me.. qual é a coerencia?! Analisando o comportamento de Marcos nessa fazenda não vejo nenhum motivo para pinta-lo como esse monstro, obviamente ta longe de ser santo, o cara não tem papas na lingua e as vezes fala besteiras, é descontrolado e por vezes imaturo...mas tais condutas não parecem ser tão negativas quando se trata de comparar a outros participantes. Obviamente que os outros o querem bem longe, não podemos negar que ele fala o que pensa na face dos outros peoes, isso indiscutivelmente incomoda, ainda mais quando quase todo mundo não dá a cara p/ bater e continuam em um jogo de intriga e fofoquinhas pelos cantos. Eu nao acho um problema não ser fã do doutor, normalmente pessoas com tal perfil não são admiradas por todos, o que realmente eu contesto é certa hipocrisia de boa parte do publico, da midia sensacionalista e de falsos moralistas que vivem de enfiar rotulos em qualquer um. Abços

      Excluir
    3. Olá Luciana,
      A coerência que você busca não vai encontrar na votação de hoje porque não se trata de Dinei x Marcos, mas Fica Marcos x Fora Marcos. Quem está votando no fora Marcos, não está nem aí se se trata do Dinei ou do burro da fazenda.
      Como eu disse acima, as pessoas escolhem e torcem pelos seus preferidos por empatia e identificação. E no quesito empatia, o Marcos está sendo rejeitado por muitos. Muito embora, eu acredite que ele não será eliminado nesta roça.

      É isso. Abs.

      Excluir
    4. O problema do Marcos é que ele fica na dele, mas quando abre a boca é pra falar asneiras, tipo ficar falando mal do BBB e dizendo que a outra pediu gagau na boca.

      Excluir
    5. Não creio que Marcos tenha fica na dele um minuto sequer. Nos primeiros dias o que ele fez foi observar os participantes, para saber exatamente onde atacar. Os closes que as câmeras pegavam do olhar dele para os outros, já eram um prenúncio do que estava/está por vir. Ao analisá-los não se atenha apenas às palavras, mas aos olhos e à expressão corporal deles. O corpo fala. Ele está sempre com os músculos tensos (se vê isso até ao andar), à espreita, à espera de dar o bote.
      O Marcos do BBB17 está de volta. Permanecer no jogo, vai apenas reforçar a rejeição e a imagem que ele construiu no outro reality e, desta vez, vai levar a Minerato com ele. A participação dela está irremediavelmente comprometida.

      Bom feriado. Abs.

      Excluir
    6. Concordo com VC ,a Minerato está se perdendo com esse louco do Marcos, eu torcia por ela e hoje já não escolhi outros para torcer, como Flávia , Matheus e Marcelo..Fora Marcos em qualquer roça proxima.

      Excluir
    7. Olá Luna,
      De fato, depois da forma como Marcos a humilhou, ficar de chamego com ele é degradante demais. Minerato deveria espelhar-se mais na Flávia, ter mais personalidade. Não é preciso chafurdar na lama para permanecer no jogo.
      Foi de franca favorita à grande decepção desta edição.

      Enfim... jogo que segue...
      Um abraço

      Excluir
  16. Uma pena Dinei sair agora, mas fazer o que?
    Os próximos eliminados: Nahim, Conrado, Aritana, Rita, Monick, Yuri e Monique. Os outros cinco fica difícil de saber.
    Essa minha análise leva em consideração sua análise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arriscar quem serão os próximos eliminados é difícil dizer. Depende dos envelopes, de quem está fazendeiro, de quem os grupos indicam, de quem está baia, da sorte na prova do fazendeiro... mas, a preferência do publico para eliminação seria mais ou menos essa.

      Abs.

      Excluir
  17. Quem não se posiciona no reality fica difícil analizar as atitudes que tem e vejo que neste reality alguns peões ficam só no come e dorme e esperando a saída de um eliminado e acho quem deve ganhar e o peão que vai mostrar as suas atitudes de encarar o momento e não ficar fofocando, tirando uma de bom moço ou moça pra ficar bem na parada então ganhará o reality o peão mostrará mais atitude encarando qualquer situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha duvida de que irão mais longe, aqueles que entraram pra disputar a final. Nesta edição os que estão lá pra garantir apenas o cachê, estão pedindo para serem votados.
      Na bolsa de apostas do lado de cá, o que rola é quem será o próximo a jogar a toalha: Aritana ou Conrado?, rsss... A seleção dos participantes foi falha.

      Bom feriado!!!

      Excluir
  18. Shadow,com toda a admiração que tenho por ti, permito-me expor um diferendo. Me parece que o elenco foi escolhido a dedo, ainda que possa ter sido de forma não intencional, uma vez que cada um, e o conjunto, expressa paradigmáticamente o nível de anomia desse país cada vez menos tropical. Beijos de muito carinho

    ResponderExcluir
  19. Você tem razão. Embora alguns deles não sejam atraentes para fazer do reality um show, não deixam de ser um retrato microscópico do caos que vivemos e com quem convivemos no dia-a-dia. Parabéns!!!
    Recebe o meu carinho. Um beijo!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.