15 abril 2017

O que faltou dizer de Vivian


aciolicontato@gmail.com

Vivian começou mal, muito mal.

Escolheu a aliada BFF e o namorado, sem critério nenhum.

Embarcou na onda errada, fez julgamentos precipitados, tentou humilhar o coleguinha ao vivo, e pareceu imensamente fútil e vazia. Acabou recebendo de parte da torcida o apelido nada carinhoso de Vivibora.

Na terceira semana já estava sem a BFF e visivelmente farta do namorado.

E tinha arrumado uma rival poderosa que não perdia uma única oportunidade de criar conflito com ela e sobre ela.

Mas aos trancos e barrancos, perdendo um aliado por semana e sentindo o cerco se fechar, reviu seus conceitos, baixou a bola, e priorizou o lado Miss.

Vivian se expressa bem, tem lucidez, calma e diplomacia. É gentil, simpática e divertida.

Tirando a rival, foi acolhida e admirada por todos, até pelo namorado da rival tão duramente atacado por ela no início.

E assim seguiu em frente, formando novas alianças e se mantendo no jogo.

Mas sem conspirar, sem tramar. A articulação, quando houve, foi somente para tirar o dela da reta do paredão.
E sem se comprometer com ninguém, fez um jogo comprometido com a sua ética e lucidez.

Se dentro da casa, Vivian amargou semanas e semanas de Tá com Nada sem reclamar, se dedicou nas provas, se divertiu como ninguém nas festas, e conquistou a admiração e confiança dos brothers com o jogo limpo e o bom humor, aqui fora Vivian deixava de ser Vivibora e passava a ser uma das favoritas.

Sua simpatia, leveza e gentileza foram capazes de operar milagres na visão dos brothers e público, e ela, sendo o azarão inicial que era, não só chegou na final, como disputou pau a pau o 1º lugar.

Nem sempre o protagonismo é referência, já que apesar da protagonista ter sido consagrada campeã, foi o nome de Vivian que se escutou ecoando no vozerio da final. E só Vivian foi rodeada e abraçada pelos ex adversários.

O que claramente mostra, que o  grande vencedor, foi o coração de cada um, e o de Vivian, no final das contas, arrebatou o de todos.




hannelorenb@gmail.com
@hanne15115

Vivian foi daquelas participantes que no inicio surge de uma forma e do meio pro fim se transforma, nos fazendo mudar nossos conceitos diante de sua postura como jogadora.

Bonita, inteligente, totalmente de bem com a vida, seu pecado foi ser muito insegura e não se sentir preparada para enfrentar sozinha seus adversários e daí partir para as alianças, com pessoas que, muitas vezes a fizeram passar um imagem errada dela, senão vejamos: 

Em sua primeira vitória com a liderança compartilhada, sua parceira Mayara, tinha personalidade forte, briguenta, tudo que Vivian não era, porém tiveram uma aproximação repentina de amizade, porque uma conseguia gostar do que via na outra, a Mayara dominaria e a Vivian seria submissa, pronto se encaixaram como se irmãs siamesas fossem.

Daí, junto com a mais nova dupla de amigas na casa, vieram os gêmeos Manoel e Antônio, esse último mais metido a galã, pegador, foi logo engatando um romance com a Mayara e para que tudo desse certo prá eles, nada melhor do que unir também seu irmão, com a amiguinha de sua ficante e formarem um quarteto da pesada.

O quarteto foi realmente formado, porém, como estava escrito nas regras do programa que um dos gêmeos sairia logo na primeira semana, eis que Manoel foi o escolhido pelo público para permanecer na casa, e conseqüentemente Antônio teve que sair, deixando Mayara sem seu par e Vivian seguiu firme seu romance com o Manoel.

Na semana seguinte eis que de líderes, as amigas foram emparedadas e Mayara eliminada, restando a Vivian apenas a companhia de seu ficante, que de tão insosso, foi apelidado de Bananel e Tonho da Lua, apagando totalmente o brilho da Vivian, que não fazia mais nada a não ser ficar de namorinho, se maquiar, comer ou dormir, o que lhe rendeu o troféu de planta hoje ainda, após o término do programa, na tal premiação do Rede BBB, que diga-se de passagem, achei injusto, pois nesta fase que estou falando ela poderia sim ser considerada como alguém que nada fez na casa, porém após a saída de Manoel e posteriormente de  muitos de seus amigos, (Luiz Felipe, Roberta, Rômulo, Daniel e por último Marinalva) como bem disse o Tiago, ela foi obrigada a se reinventar e, diante das peças que sobraram no jogo, passei a torcer por ela, por ver nela qualidades do ser humano como humildade, generosidade, de bem com a vida, divertida nas festas, sabendo dançar as coreografias que eu até gostava de ver por sua beleza incontestável, afinal se ela foi Miss Amazonas, não sou eu quem está declarando que ela tem sim uma beleza física de chamar a atenção e que era exaltada pelas qualidades que citei anteriormente, cheguei inclusive a comentar outro dia, que se ao invés dela ter engatado logo no inicio um romance nada a ver com o Manoel, tivesse ficado com o Marcos, formariam um belo casal, com muito mais conteúdo e nada do que presenciamos nessa reta final teria acontecido e até o resultado talvez fosse outro, embora já se saiba que Emilly estaria fadada a ganhar por imposição do Boninho, porém cenas bem mais saudáveis num relacionamento entre um homem e uma mulher, isso assistiríamos, e prá mim que sou uma romântica inveterada, adoraria ver.

Infelizmente, Vivian, com sua postura de lucidez, teve que se contentar em ser a Vice-Campeã, sendo que  para mim, ela sim foi a verdadeira merecedora do prêmio, dentre as opções que nos foram impostas pelo trio feminino na final do BBB17.

Seja feliz Vivian! Você deve ter observado que seu vice-campeonato foi mais ovacionado e ao mesmo tempo considerado injusto, quando de sua saída a maioria dos outros participantes presentes, correram para lhe abraçar, ao invés de cumprimentarem primeiro a vencedora, o que normalmente acontecia nas outras edições e com certeza você não só será reconhecida pelo público aqui fora, como sempre desejou, como conseguirá muitos trabalhos que lhe renderão muito mais do que o premio dado a outra e que talvez não seja tão valorizado como  se estivesse em suas mãos.





churruminu@outlook.com
@RTrevisa

Vivian, já entrou no BBB com uma estratégia tímida, no jogo, e deu a sorte e azar, ao mesmo tempo, explico pque :

Sorte pque havia no jogo duas pessoas que seriam suas tipóias de braço, um na mão esquerda e outra na mão direita, por Sorte, .. logo de cara aconteceu uma prova por uma liderança dupla, e Mayara, que foi mais ousada e extrovertida, foi o braço esquerdo de Vivian, que ajudou a segurar aquele bastão e não deixar apagar a luz daquele poste, pois se fosse uma liderança comum e Vivian tivesse vencido, não saberemos nunca se Vivian, seguraria a pressão de inicio de jogo,  sendo tão tímida ,... tenho a impressão de que Mayara, foi uma mestra e segurou mais as pontas fazendo de Vivian, sua discípula ou até uma vilã bem ao estilo de aprendiz de Mayara, nesse mesmo tempo, Vivian, ja se apoiou em seu braço direito , Manoel, com quem se fechou como casal, parecia que Vivian, se destacaria com o passar do tempo, se não fosse pelo AZAR.

Azar, de logo nas primeiras jogadas de fato do bbb 17, ter perdido seu braço esquerdo ( Mayara ) e seu braço direito ( Manoel ),...após a saida de Antônio , esse trio acreditava ser imbativel, ... se não tivesse outro trio por vir,...

Sai Mayara, que abala ainda mais o ja abalado Manoel , que parece ter nascido literalmente grudado com seu irmão,... quase um gêmeos siameses, Manoel, fica grudento e sufoca Vivian, ...como um bebê chorão e birrento, ele surta, briga com a dupla de amigos que começava ali uma grande parceria, e Manoel vai pro paredão e é eliminado !

Vivian, fica sem seus dois braços !... e se agaga no jogo, tenta se aliar, fazendo a politica da boa vizinhança, com aqueles que mais abrem espaço pra isso, ... e vendo que , um a um, todos que ela se aliava, eram eliminados !...Vivian, desce do salo, e chega até a revelar que, depois que viu que Marcos, havia voltado do paredão, em que Mayara e ela , tinham o indicado, e davam como certo a sua eliminação , até chegarem ao ponto de zombarem dele, por ficar regando as plantinhas, e acharem que depois do paredão ele regaria as plantinhas na casa dele,!... Vivian, percebe que seu grupo não vinha convencendo e nem agradando o público, e resolve então pensar mais antes de falar , de achar ou até de agir, ... resume-se apenas em dormir, cantar e dançar, ... volta a Vivian timida de sempre, a mesma do primeiro dia antes de ser vivibora,...vira planta !!!

Em razão de toda muvuca, entre os demais participantes, tendo o  trio , mais sobretudo, o casal como foco principal da edição,... Vivian, entra de coadjuvante desta edição , e quietinha, no seu canto como uma linda samambaia americana, literalmente do lado americano, Vivian sobrevivian, ( adoro trocadilhos, kkkk ),...mas , com uma planta rival e carnivora, que tenta devora-la o tempo todo, que chamamos de Emilly, ... esta erva daninha, que acaba derrotando a samambaia,...da qual falaremos dela em especifico, ... amanhã !!, esta que foi definida como coração, eu defini como , inveja,... !

Vivian, escapando pelas tangentes, chega a um segundo lugar , no jogo, um jogo duvidoso, onde as 3 finalistas, são chamadas de um adjetivo particular, para serem chamadas de volta a vida real, :

Sabedoria, Lucidez e Coração

E venceu a INVEJA,...

Se Vivian, sucumbiu diante da inveja de Emilly, ou se de fato, a lucidez sofreu uma rasteira da inveja, NUNCA saberemos, pelo menos na vida real, a lucidez sempre sera superior a inveja, pois Emilly, foi tudo, menos coração, se tivesse sido coração, tbem seria todos os adjetivos reunidos, e muito mais, ...

Vivian, foi Vivian e chegou num ponto louvavel no jogo, soube se ponderar e sossegar o coração, e por este fato, conquistou toda a casa, que na sua saida, contrariando a manipulação do resultado..., não correram para cumprimentar o "coração", mas sim a Lucidez, e a sabedoria !!!....


Obs.:

.... Sabedoria, esta que , por motivos particulares e de força maior deixei de comentar aqui ontem sobre " O que faltou dizer de Ieda "

Peço licença de ser sucinto apenas para desencargo de consciência e falar um pouquinho tbem de Ieda...

Ieda, que chegou com a missão imposta de ser Mama, ja tivemos varias Mamas, em outras edições,... se não só  chamadas de! :...impostas pela própria idade, e nenhuma agradou, ... a dona GGeriátrica por exemplo foi a vergonha nacional, a Nana, uma senhora,  chata e insuportavelmente esnobe, fútil , fofoqueira e ridicula, aliás, ... fofoqueira  e ser leva e traz, parece ser um mal constante nessas senhoras  que entram no BBB,... Ieda talvez em menos grau de  gravidade, mas tbem faz parte do clube, ... chega com a medalha de bronze em terceiro, devido a uma danada sorte, as custas da injustiça que Marcos, covardemente foi enxotado do programa, para dar a vaga para ela, ...haja visto a porcentagem de apenas 1 % da votação, unico resultado real que bateu com as enquetes, deixando as outras porcentagens na nossa duvida, ja que nos dão o resultado e pronto, acabou, e não se fala mais nisso, pois o resultado que lhes interessam é o primeiro lugar, e ponto final !

Ieda, jogou como qualquer outro, se esquivou de algumas provas, mas a lingua continua trabalhando bem, obrigado !... com sua tenra e apenas com a idade de 70 anos, conseguiu provar muito mais até que a Marinalva por ser deficiente,...mas precisa ainda aprender que nem tudo na vida , podemos ser sindicos ou estar sempre com a razão, só pque somos idosos, e que não temos o direito de monopolizar tudo aquilo que não nos pertence, e que 70 anos não é o suficiente pra acharmos que , não precisamos de aprender mais nada,...e que somos paladinos justiceiros e donos de toda sabedoria, ... pque, mais de 2000 anos se passaram depois de Cristo Jesus, e ainda não foi o suficiente, para aprendermos a perdoar e doar -se em amor e compaixão uns pelos outros sem antes pisar-lhes as cabeças !

Ieda, chega em terceiro lugar e leva 60 mil reais, o que já é uma vitória enorme diante dos participantes dessa aproximada idade, sem contar o estandarte que leva de ser a mais idosa entre todas as participantes de todas as edições !!!... e só tbem, viu !!... já falei até mais do que ela realmente merece !!!





25 comentários:

  1. O defeito dá miss plantanal,foi a inveja é o ódio dos protagonistas do bbb17.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhei o resultado dos paredões sempre no site Votalhafa q nunca em nenhum momento errou nas suas enquetes. Várias enquetes envolvidas mas o resultado sempre igual ao q o Tiago dava no final. Algumas pouquíssimas porcentagens diferenciava da globo, mas o resultado eram os mesmos. Na final a gente acompanhava Vivian na frente. Estávamos descansados. Vivian c cinquenta e poucos e Emily com quarenta e poucos. Tal surpresa na final. Inverteu os resultados n sei como. A única vez nestes quase 3 meses q Votalhada erra ou fizeram- errar. Surpresa. A Globo sempre nos surpreende. O q fazer se o Boninho já manipula nas entrevistas. Vai pinta e borda porque serás o ganhador. É contra isso nada podemos fazer a n ser q um dia ele crie vergonha na cara e deixe o programa andar como deve, pois todo mundo sabe ele é assim manipulador.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obgda, Ricardo, muita gente some do nosso convívio aqui no Votalhada quando a Globo encerra o BBB, e sequer sabem que ainda temos algo a escrever sobre os finalistas, o apresentador e a edição, o que não é o seu caso, uma demonstração de que prestigia e gosta do que escrevemos. Abs.

      Excluir
    2. Valeu, Ricardo, obrigada! Abs!

      Excluir
  3. Curta e direta: Vivian, em poucos minutos de programa mostrou o que é ser uma verdadeira campeã na vida: Inteligente, estudou, sensível e além, muito além de pequenas coisas. Sucesso menina. E atuais adolescentes e jovens em enorme maioria: Que pena de nosso futuro pelo que vcs demonstram ser...

    ResponderExcluir
  4. Hanne
    Também concordo que Marcos e Vivian formariam um belo casal e esse BBB17 não seria esse desastre que foi.
    Não acompanhei desde o começo então não conheço essa Vivian do começo que vocês falam.
    Também tive uma dificuldade enorme em gostar dos participantes desse BBB e por pouco não entrei pra turma do Marcos já que meu Twitter era todo Marcos, mas já desisti logo que ele se envolveu com a Emilly voltando a estaca zero. Cheguei a pensar que ia terminar esse BBB sem gostar de ninguém mas daí a comecei a prestar atenção na Vivian e percebi que ela tinha qualidades das quais eu aprovava, assim acabei entrando pro fã clube dela. Vivian foi a melhor participante desse BBB. Não ganhou dinheiro mais ganhou um fã clube enorme e vai ganhar até muito mais que um milhão e meio aqui fora porque quando se planta coisas boas coisas boas sempre vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Sildete, as leis do Universo sempre conspirando contra ou a nosso favor, só dependendo do ser humano que formos. Abs.

      Excluir
    2. Eu ainda penso que a Emilly será a Ieda do futuro. O único paredão que me arrependo foi Ilmar x Marcos (com vitória deste) porque se o Mamão estivesse na casa, desmoralizaria a Emilly e esta teria dificuldade para se relacionar com os outros 4 (Ilmar, Marinalva, Vivian e Ieda). Inclusive, torci para que a Mari vencesse a prova do tapete (ela, por ser atleta, havia chances reais de isto acontecer), mandar o casal Emilly x Marcos, talvez este seria eliminado, mas, pelo menos, não teria a sua imagem arranhada como agora tem.

      Excluir
  5. A medida que eu for lendo, vou comentar. Primeiro, Acioli. Com certeza vc narrou de forma simples e sintética todo percurso de Vivian: Do inferno para o céu. Há um ditado que diz: cuidado com as más companhias. E Vivian esta na companhia de uma cobrinha se tornando também cobrinha. Mataram a cobra e mostraram o Pau. Vivian de possível cobrinha, virou uma borboletinha colorida no BBB. Não considero uma planta total, porque quando houve momentos de se impor, se impôs. Confrontou-se com Mamão, Marcos e Emily. Discordou de Rômulo sobre Emily... ou seja, Vivian não era só um rostinho bonito ou uma baladeira de festas. Tinha muita coisa a dizer... Talvez seu silêncio e sua posição de diplomacia tenha prejudicado um pouco. Se fosse mais ousada, questionasse mais o comportamento das pessoas na frente das pessoas, e tinha inteligência pra isso, com certeza se destacaria mais. Parabéns Acioli pelo texto caracterizando bem o jogo de Vivian. Uma mulher pronta para seguir a carreira que quiser, seja de juíza, advogada ou artista da mídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis! Obrigada! Qdo ficou livre da influência de Mayara e grude de Manoel, Vivian finalmente se colocou no jogo e não vi nada que desabonasse sua conduta. Costumam atacar Vivian dizendo que ela só se maquiou e dançou, rs, então tá. Se Emilly também só se maquiasse e dançasse como Vivian, talvez não tivesse colecionado uma legião tão grande de pessoas que não aplaudiram seu comportamento. Né? Bjo, Luis.

      Excluir
  6. Hanne, uma análise completa. Não teria memória para tanto. Fico me perguntando como seria Marcos com Vivian ou sem ninguém? Fico me perguntando como seria Emily sem Marcos? Seria aquela menina igual como estava com Roberta? Talvez nem tivesse vencido se não fosse alvo da casa ou namorasse Marcos, sendo vítima, não de Marcos, mas da sua imaturidade emocional, dos seus sentimentos mesquinhos. E Vivian com Marcos? Acho que seria o casal 20 porque Marcos teria freio na língua... e respeitaria mais a Vivian. Confesso que não gostei q Marcos revelasse sua transa com o pessoal da casa e dizer na cara de Emily que o que ela teria de melhor é transar bem. Achei machista este comentário. Mas pecou, porque perdeu o equilíbrio na casa por causa não das brigas com Emily, mas porque perdeu Mamão... São tantas interrogações, às vezes, sem respostas corretas... enfim, parabéns pela análise sóbria, sensata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Luís, infelizmente seus questionamentos ficarão sem respostas, porém tentei extrair o que de melhor vi na Vivian que a qualificasse para ser a campeã, diante do que foi essa edição do BBB que nos faz mudar de torcida, de acordo com o desenrolar do jogo e o movimento das peças no tabuleiro. Abs


      Excluir
  7. Trevisan, acho que vc fez uma leitura interessante da trajetória de Vivian. Houve momentos que achei q ela iria decolar quando enfrentou Mamão, Emily e Marcos em discussões elegantes, digamos assim. Mas parou por aí. E resolveu no confrontar, talvez, visando um terceiro lugar, com a sorte de ser líder e pôr dois do trio na paredão. Com relação a língua afiada, acho que não foi só Ieda que tava com a língua afiada. Todos estavam, inclusive Marcos falando mal de Mamão pelas costas, e este nunca falou mal de Marcos, até saber do caso do nome do filho e polícia vir cobrar pensão. Talvez a única que não teve língua afiada, e porque não teve tempo, foi a flor que saiu na primeira semana. Mas o jogo é isso mesmo. Falar mal do outro pro público detestar...é o jogo de intrigas, de fofocas, de brigas e não um jogo de paz e amor que, com certeza, seria um tédio...Com relação à Ieda, acho que ela não é assim de verdade em casa... acho que foi estratégia mesmo de sobrevivência. Mesmo se equivocando que isso não leva ninguém a ganhar o prêmio, no máximo um terceiro lugar. Espero que com 62 mil reais, ela faça a viagem dos seus sonhos. Com 70 anos, com um pouco de saúde, eu iria viajar, conhecer alguma parte do mundo. O tempo é ouro nesta idade, como falei noutro comentário. Que seja feliz. Desconfio que irá haver amizade entre ele e Emily. Não sei se Marcos foi atrás de Mamão ou se Emily foi atrás de Marcos. Acho que cada um seguiu seu caminho de volta pra casa. O retorno ao antes BBB. Um abraço e até o próximo programa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consertando: desconfio que não irá haver amizade entre ela e Emily.

      Excluir
    2. Queridos Acioli, Hanne e Rogério !

      Como é bom ler os comentários de vocês!!

      Concordo com absolutamente tudo que escreveram sobre a Vívian com seus baixos e com seus altos no Jogo.

      Nessa Final inesperada e desastrosa com duas finalistas nojentas : Emilly e Ieda, votei muito para a Vívian ser a Campeã.
      Mas infelizmente venceu a pior participante, a asquerosa e desqualificada Emilly !
      Que vergonha, hem Produção !!

      Desejo a Vívian a mesma sorte da Grazi Massafera, que não ganhou o BBB mas conseguiu muito mais que 1,5 milhão!! Ou então que seja uma brilhante advogada... Enfim que ela seja muito feliz!

      bjs. e abr. queridos amigos.






      Excluir
    3. Oi, Luci, é sempre muito bom receber seu carinho e concordância com o que escrevemos, obgda! Bjos, amiga.

      Excluir
  8. Oi Luis,Votalhada,

    Eu mandei dois comentários, um no "O que faltou dizer de Vívian" e outro para o Rogério Trevisan sobre suas considerações finais.

    Mas não ví publicado.

    Fiz alguma coisa errada ?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luci.

      Durante o BBB eu sacrificava um pouco mais meu trabalho e entrava seguidas vezes para ler e moderar os comentários.
      Agora entro menos e por isso eles demoram mais para aparecer.
      Não deixei de liberar nenhum comentário teu.

      Te peço para "prestar atenção" pois todos teus comentários tem vindo duplicados e as vezes triplicados. Esses não estou publicando mas eles tomam bastante tempo de leitura extra.
      Talvez seja interessante logar primeiro no google e depois publicar, enviando somente uma vez.
      Como foi a Páscoa?
      Abraço.

      Excluir
  9. Oi Luis,Votalhada,

    Eu mandei dois comentários, um no "O que faltou dizer de Vívian" e outro para o Rogério Trevisan sobre suas considerações finais.

    Mas não ví publicado.

    Fiz alguma coisa errada ?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra te exemplificar.
      Esse teu comentário veio 2 vezes.
      As 5:29 e 5:30.
      T+

      Excluir
  10. Oi Luis,

    Peço desculpas !!

    Sei que seu trabalho é intenso. E não deve ter sido fácil nessa Final BBB.

    As vezes me atrapalho toda aqui. Acabo mandando textos de forma repetida e deixo de mandar outros que infelizmente se perdem...

    Te peço muitas desculpas. E obrigada pela atenção e educação de sempre.

    Quanto a Páscoa passei relativamente bem. Tenho um sério problema de saúde e dias atrás precisei de atendimento médico.
    Mas Graças a Deus minhas filhas e netos estão bem. E isso me faz muito feliz !

    Obrigada por perguntar como foi a minha Páscoa. Você é um cavalheiro !!

    E sua Páscoa, como foi? Espero que tenha sido com muita saúde, paz, união e harmonia familiar !!

    Receba meu desejo (atrasado) de Feliz Páscoa !!

    Deus Abençoe sua vida e de todos os seus !!

    Abraços afetuosos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou mandar um Reiki pra você com muitas energias positivas.
      Bj

      Excluir
    2. Luis querido, obrigada.

      Que bom você ser Reikiano!

      Mande sim. Recebo com muito gosto e Fé.

      Vai me fazer bem !!

      Obrigada.

      bjs e abç.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.