11 abril 2017

Do Cantinho da Shadow: BBB17 – Supermax Segunda Temporada



BBB17 – SUPERMAX SEGUNDA TEMPORADA

Demorou mas a verdade começa a ser revelada. A Rede Globo sacaneou a todos nós. O que se viu nestes últimos meses não foi o BBB17, mas a segunda temporada de Supermax.
Para quem não viu, a primeira temporada reuniu doze participantes de um reality numa prisão de segurança máxima na Floresta Amazônica. Recebidos por Pedro Bial, disputavam o prêmio de R$ 2 milhões. Não tardou para perceberem que haviam sido abandonados e estavam entregues à própria sorte. A produção havia sido dizimada, assim como o apresentador. Foi dessa forma que o Bial se despediu do mundo dos realities.
Sem regras e sem uma direção, os confinados começaram a brigar sem motivo aparente, a disputar a comida com voracidade, a se afastar e (re)aproximar repentinamente. A paranoia se instalou diante da inadaptabilidade ao meio e da revelação do crime cometido por cada um (condição para estar ali), causando o desequilíbrio e fomentando o medo no grupo.
Assim, por doze episódios, o público pôde acompanhar as oscilações de humor e de comportamento de cada um dos confinados, a hostilidade e a desconfiança irem se acirrando, enquanto os doentes eram literalmente eliminados, o que levou à divisão, a decisões impulsivas e precipitadas, e à autodestruição, resultando no extermínio do grupo.
É possível observar que a segunda temporada de Supermax, intitulada BBB17, apresenta muitas nuances da primeira temporada.
Desta vez, ao invés de estarem numa prisão de segurança máxima, querem nos fazer crer que os dezesseis participantes foram confinados em uma casa, mas na realidade deve ser num hospício localizado no Rio de Janeiro, que hoje também não deixa de ser uma selva.
Aos poucos a hostilidade e a agressividade latentes, os delírios persecutórios, as mentiras e manipulações surgiram e passaram a gravitar ao redor de um casal doentio, Emilly e Marcos, de maneira nefasta.
Os conflitos surgiram e se agravaram num grupo sem regras ou limites, ao ponto de agressões verbais e quase físicas causarem grande aversão e incômodo ao público, em razão de uma direção e produção ausentes, tal e qual em Supermax.
No último domingo houve a vã tentativa da emissora de apagar o incêndio, com um comunicado ao público dentro da edição.
Dizia ele que o BBB é um jogo, um programa de entretenimento que espelha a vida real. E que o que foi visto acontece no mundo, porém sem as câmeras, pontuando que uma discussão como a que aconteceu, pode levar a uma agressão física, o que não é admissível nem no programa nem na vida real.
Ora, ora, justamente por ser um programa de entretimento (há controvérsias quanto ao entretenimento) que espelha a vida real, diante das imagens de coação, intimidação e agressão, Marcos deveria haver sido imediatamente expulso por descumprimento de uma regra básica de convivência no confinamento e na sociedade: “não agredirás o teu próximo”. É lamentável que isso tenha ocorrido somente na segunda-feira à noite, após grande alarido nas redes sociais, na própria imprensa escrita e falada, nos blogs de opinião e da polícia ter ido até o PROJAC.
O que acabou sendo de certa forma, irônico... considerando-se que Marcos acusou o Ilmar de haver sido procurado pela polícia por não haver pago pensão alimentícia ao filho, diga-se, o que foi de uma crueldade abissal com o menino e o pai, para ao final, ele próprio, acabar tendo que deixar o reality e dar explicações à polícia por agressão. Essa é a lei da atração em movimento, ela nunca falha.
Não adianta a emissora tentar explicar a demora em agir, dizendo que é preciso tempo para analisar as cenas, conversar com os participantes, consultar especialistas para justificar uma ação que não foi tomada no seu devido tempo, quando as imagens gritam. Foi preciso que a delegada entrasse com uma medida protetiva, para que o Marcos fosse expulso do programa.
Muitas vezes quando a agressão acontece em casa, ela acaba se repetindo e repetindo porque ninguém fica sabendo, a violência permanece entre quatro paredes, mas isso não pode passar em branco quando se passa diante das câmeras de uma rede de televisão.
No mundo real, qualquer forma de intimidação ou constrangimento moral, ameaça ou tortura psicológica, é considerada agressão. Não apenas a violência física com lesão corporal. E é preciso que isso fique claro para as pessoas, inclusive para as que votaram pela permanência do Marcos no último paredão, porque isso é condenável pela sociedade e por lei, e quando a denúncia é feita, ela tem consequências na esfera penal.
Várias foram as imagens que as câmeras captaram com Marcos acuando aos gritos e dedo em riste Ieda, Marinalva, Emilly e o próprio Ilmar. A Globo vinha se omitindo, “deixando correr”, compactuando a algum tempo com esse tipo de comportamento, que foi vindo num crescente. A indignação do público não tardou a se espalhar pelas redes sociais. Parecia que a emissora não estava avaliando a gravidade das ameaças verbais e psicológicas a que os participantes estavam sendo submetidos.
Em sua defesa, foi dito que o Big Brother está preparado para interferir e proteger os participantes.
Entretanto, ficou provado que o Big Brother não interfere e não protege os participantes a não ser quando é pressionado. E como foi pressionado!!!
Marcos estava emocionalmente desestabilizado, era visível. Vinha apresentando todos os sintomas de transtorno bipolar: paranoia, insônia, agressividade exacerbada, alteração do humor, descontrole emocional; oscilando do dedo em riste aos beijos, dos gritos à fala mansa, como alguém que troca de roupa. A partir do que ele mesmo relatou, convive com isso há algum tempo. O que é tratável com a medicação adequada, e permite que a pessoa tenha uma vida normal como qualquer outra.
É bem possível que o confinamento, o estresse e a proximidade com a Emilly, uma pessoa tóxica e manipuladora, tenham agravando esses sintomas. Ele deveria haver sido afastado antes, para receber os cuidados adequados, ser medicado e amparado pela família que tanto o ama. Creio que a partir de agora, todos estejam mais aliviados, eu estaria.
A impressão que se teve com esse episódio, é que a emissora colocou num primeiro momento os interesses da atração, acima dos dos participantes. No domingo foi dito ao público, que conversaram separadamente com Emilly e Marcos, para dizer que o comportamento do casal estava sendo motivo de preocupação até do público. Como se depois das cenas que se viram e da mobilização nas redes sociais, a questão pudesse se contida em uma conversa com os dois, quando tudo já havia transbordado.
Idas e vindas ao confessionário, depoimentos, exame de corpo de delito na Emilly, medida protetiva, decisões sendo tomadas e a acertada expulsão. Ufa!!! Que agonia!!!
De tudo isso apenas uma constatação: Marcos entra para o rol dos vilões do BBB, com a pecha de agressor; enquanto Emilly no centro das atenções e dos holofotes, se qualifica como vítima, pagando de coitadinha, menininha desprotegida e desamparada. Vítima o escambau!!!
Alguém acredita que Emilly se intimidou ou amedrontou com as atitudes do Marcos?!? Me poupem!!!
Ela é a maior vilã dessa edição. Sugou a todos com sua energia negativa, vitimismo forçado, queixando-se quando não desfrutava de mordomias e privilégios, fomentou deliberadamente a discórdia com mentiras, separou maldosamente amigos, tripudiou os adversários com acidez e escárnio. Como disse o Rômulo: não sei como vocês aguentam!!! De fato, ao lado dela as pessoas não aguentam, sucumbem.
Muito me admira o tratamento dado a ela como “menina”, inclusive por Tiago Leifert. De menininha Emilly não tem nada. Está mais para uma ave de rapina, sempre à espreita. Ela sabia perfeitamente as cenas e draminhas que renderiam vetezinho para a edição, como sabia que nos últimos dias estava queimando de caso pensado o Marcos. Haja paciência!!! Alguém acreditou no choro sem lágrimas, quando ela soube da expulsão?!? Eu não. Ieda e Vivian demonstraram mais compaixão.
Emilly afastou sem remorso o Marcos dos amigos, Rômulo e Ilmar, que lhe davam estabilidade, com quem ele se divertia e extravasava, para mantê-lo cativo na alcova sob sua má influência. Ao invés de esfriar as discussões e desentendimentos vendo-o desestabilizado, deu corda para que ele se enforcasse na véspera da última eliminação. Indicou a Marinalva para o paredão por saber que ele seria votado pela casa, e por acreditar que ela era a mais forte das três para eliminá-lo. Chegando à reta final, ela tentou descartá-lo. Matreira, sabia que com ele no jogo, a torcida ficaria dividida no momento da votação. Em algum nível da consciência, Marcos captou isso, o que talvez explique em parte seu comportamento extremo e assustador.
Ressalvo aqui, que isso não diminui em nada a gravidade das cenas chocantes que se viram. No entanto, não seria justo omitir que quem tirou o Marcos do eixo, do foco do jogo e da possibilidade de viver o lúdico no confinamento, foi a Emilly.
Marinalva foi certeira ao dizer: ela é má, e isso nada tem a ver com idade, mas com caráter.
Triste que tenha terminado assim a trajetória daquele que nos primeiros dias tanto nos encantou, ao lado de seus amigos, com o Confination. Prefiro lembrá-lo assim.
Como também prefiro lembrar o Tiago Leifert, como o apresentador talentoso, espontâneo e descontraído que aprendemos a admirar no Esporte e no The Voice Kids. Ele partiu sem dizer adeus. Aquele que está lá não é ele, o que vemos é apenas a sua imagem holográfica, sem vida.
Quanto à expulsão do Marcos, não darei os parabéns à emissora. Deveria ter agido no momento oportuno, poupando o público, o participante, a família e a si mesma de tanta exposição e desgaste. O abuso e a violência não apenas contra a mulher, mas contra qualquer pessoa, é coisa séria, está no centro dos debates, inclusive dentro da Rede Globo, a maior emissora do país. Portanto, quando a discussão sai da tela para os lares e chega às crianças, adolescentes em formação e agressores em potencial, não se pode vacilar nem titubear, é preciso deixar bem claro que qualquer forma de violência ou abuso não será tolerada, mas punida.
“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota” (Jean-Paul Sartre).

Encerro aqui com Supermax. A última cena é o exército chegando nos portões da atração... qualquer semelhança...


* Quem quiser saber mais sobre PESSOAS TÓXICAS, acesse o link: http://cantinhodashadow.blogspot.com.br/2017/04/pessoas-toxicas-dificil-arte-de.html

Shadow / Mariasun Montañés
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@Shadowtweetando



46 comentários:

  1. Tu não lembra que Manuel queria bater no Marcos ? Que viviam e Maiara detestavam Marcos ? Vítima é toda mulher quebre um absurdo deste ! A culpa é da guria deste sociopata covarde que atiçava a pincher pra brigar . O fato é que se transtornou com a saída de mamão que o segurava , o único ser que ele respeitou até o expor ! Este sujeito é asqueroso ! E gente que desqualifica está pobre coitada que foi criada apenas por um pai fraco apenas atira mais um pouco de merda na Geni !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada qual com o seu nível de toxicidade.
      Abs.

      Excluir
  2. Muito bom mesmo. Na verdade todo mundo quer vitimizar a Emilly que é tão culpada quanto Marcos.Ela provocava até ele se desestabilizar. Emilly a pior coisa que poderia ter acontecido ao Marcos que tinha tudo para ganhar o BBB 17. Uma pena que uma mau caráter vá ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença que há entre Marcos e Emilly, é que ele se desestruturou emocionalmente, e com tratamento e medicação, vai retornar ao seu eixo, como o vimos nos primeiros dias; já, ela, tem falha de caráter, e para isso ainda não foi encontrada uma medicação.
      Grata pelo comentário, bj.

      Excluir
    2. A ninfeta foi criada por pai e mãe até poucos dias antes de entrar no programa. País que ela nunca respeitou.A guria e mal caráter, vampira.

      Excluir
    3. Cresceu achando que é o centro, não aceita os "nãos" que a vida dá, tem baixa tolerância à frustração. É uma pessoa de difícil convivência.
      Grata pelo comentário. Bj.

      Excluir
  3. Muito bom o texto Shadow!!!!Assisto a este BBB desde o início e cantei a bola quando Marcos se uniu à Emilly...eu dizia,essa criatura vai destruir este rapaz,porque o terror psicológico que ela fazia com ele,era insuportável de assistir e agora virou a vítima???Claro que ele pirou,mas ninguém pode mais mimar esta cobrinha dizendo (como o Thiago fez)que ela não é culpada de nada,como assim minha gente????Ela tem sim grande parcela de culpa ou talvez a maior.Se essa mulher ganhar,será um péssimo exemplo a todos os jovens que assistem a este programa.Parabéns ao colunista ��������������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anne,
      Choca comparar as imagens e vídeos do Marcos no início do programa com o Marcos que foi expulso. Ao longo das semanas o que se viu foi a sua decadência lenta e gradual. O sorriso, o olhar, os gestos se transformaram. Isso muito teve a ver com a sua relação tóxica com a Emilly.
      Ela é aquela pessoa que desestabiliza até monge budista.

      Grata pela lúcida opinião. Bj.

      Excluir
  4. Eu acho a emily mais culpada que o Marcos, ele pelo menos tinha mais amizades e ela? Brigou com todos ali dentro. Acertada a eliminação dele, mas acho que deveriam ter eliminado os dois, o culpado e a cumplice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera Lúcia,
      De fato, antes da Emilly se aproximar do Marcos, ele sociabilizava muito bem com todos. Ela, por sua vez, só tinha a Roberta, a quem controlava e também extraía o seu pior, tanto é que quando esta se aproximou da Vivian, ficou mais leve e divertida.
      O que a Emilly fez com o Marcos, foi muito mais sutil do que acuá-lo num canto. Algo velado e quase imperceptível. Foi assédio à sua vontade e arbítrio. Isso também é conhecido por vampirismo.
      Aguardemos o resultado final. Bj.

      Excluir
  5. Com certeza.ela foi a responsável pelo desequilíbrio delê.É fria e má! !!! Tenho pena dele e da família dele.Que se recupere e esqueça esse ser dissimulado chamado Emilly. Ela foi a pior participante que pode existir em um BBB. Tudo que ela fez foi calculado mesmo. Pra gente mau caráter não ha remédio que cure infelizmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também torço para que Marcos fique bem. A pressão aqui fora por algum tempo será grande. Pelo que se viu, tem uma família acolhedora, isso o ajudar a superar e entender o que aconteceu.

      Quanto a Emilly, é aquela pessoa tóxica que dificilmente aprende com os percalços da vida. Torço para que tenha aprendido alguma coisa com sua passagem pelo BBB, por enquanto o que se tem visto é uma moça deslumbrada, arrogante, que se julga a campeã. Seria muito interessante vê-la ser superada pela bela Vivian.

      Aguardemos... Bjs.

      Excluir
  6. Shadow, muito bom seu texto, eu tbm comentava isso que o Marcos iria se quimar ficando com a Emilly e foi o que aconteceu de fato. Torço pela Vivian desde o início e tenho fé que ela ganha. Vc acha que a Vivian pode ganhar da Emilly? Vc torce por isso? Seria um belo tombo pra Emilly e Vivian sempre teve esperança que o jogo não acabou ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sempre gostei da Vivian, do seu equilíbrio e simpatia; admiro também a Ieda por representar a vontade de viver, o que falta a alguns jovens.
      A vitória da Vivian seria um bálsamo e um respiro diante da dura realidade que vivemos e da indignação que esse BBB nos causou.
      Não sei qual será o resultado. As votações não têm refletido a vontade da maioria.

      No entanto, se tiver o mesmo desfecho de Supermax... Emilly leva. Segue SPOILER...

      Dentre os participantes do Supermax havia um padre (podemos associar com Emilly e sua "carinha de anjo")... Em determinado momento, ele (o padre) sofreu uma mutação e se transformou numa aberração, numa criatura horrenda. Foi o único que sobreviveu... :(

      Aguardemos... bjs.

      Excluir
  7. O prêmio deveria ficar acomulando como a Mega Sena né?.Em 2018,pagariam três milhões.Seria mais sensato.rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, creio que há quem mereça o prêmio... Bj.

      Excluir
  8. Faltou dizer sobre o acordo entre a Globo-Brasilia e Rede.

    ResponderExcluir
  9. Shadow, li com imenso prazer seu excelente texto. Ma-ra-vi-lha! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e incentivo de sempre, minha querida!!! Bjs

      Excluir
  10. Me desculpe,parabéns à colunista,bjs

    ResponderExcluir
  11. Amada..Estou do celular e sou ruim em escrever daqui...Mas vou para o not porque quero muito muito muito falar dessa linda. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Shadow querida !! Você é simplesmente MARAVILHOSA!

    Que comentário Perfeito !!

    Estou na primeira Fila dos seus admiradores, te aplaudindo de pé !!

    Parabéns !!

    bjs. bjs. abr. abr.

    Sigo Firme no meu Mantra :
    A Emilly NÃO ganha o BBB17 !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luci, você é linda!!! Grata pelo carinhoso comentário. <3

      Vivian foi uma participante extraordinária. Sai como campeã moral do BBB e com uma bela torcida que ela nem imagina que tem.

      Um abraço fraterno, minha querida!!!


      Excluir
  13. Leia as pessoas em seus comentários acabando com a imagem da Emilly e defendendo o Marcos,as pessoas ainda dizem que assistiram o BBB desde o inicio e pra quem assistiu deve ter visto que a Emily nada queria com o Marcos e que foi ele num papa com outro participante disse que casal teria mais chance de chegar a final, e foi depois disso foi ao ataque a Emilly forcando uma relação. Acho incrível retomarem ela,pois ela foi detonada o tempo todo tanto pelo Marcos quanto pelo Ilmar o que se dizia de caráter,todos ali tinham caráter menos ela ,quem provocou, quem pouco caso ela era sem conteúdo sem experiencia sem cultura ,não derivam ela falar, o que mais fizeram foi criticar. Nunca vi um *diplomata* tao sem diplomacia. Foi paulada o tempo todo,Se auto entitularam os com ética ,os com caráter,os bons , os santos.E a Emily virou a sem caráter ,a manipuladora a desqualificada .Quem são essas pessoas pra julgar e condenar uma menina. A Elis fofocando e mentindo o tempo todo? a Roberta falsa ciumenta,sem noção? O Pedro que entende de jogos não de vida!a Ieda? que mesmo com a idade que tem foi péssima fofocando leva e trás. Ilmar !!! Minha maior decepção ,apstei nele ate uns dias antes dele chamar a Emily de VERME,aquilo me doeu,de verdade , caiu a mascara ,porque o fato do prato foi muito pouco ,pra que ele de afastasse dela e ainda fizesse com que o imbecil idiota do Marcos se afastasse também.não sei quem e pior já que os dois tem faculdade e o Ilmar ainda e pior por ser advogado.não tem argumento para uma defesa .e pobre em discurso e rico em fraqueza Os dois com atitudes infantis,ridículos tapando os ouvidos e cantarolando para não ouvir. Vindo de pessoas que se dizem com estudo,com conteúdo, conhecimento experiências de vida é aborrecedor.Torço pela Emily,não por achar que mereça por ser pobre,torço por achar que ela suportou o absurdo da convivência ,torço por achar que por não ouvirem uma pessoa sem conteúdo ,por acharem que a vida dela e fútil e por QUEREREM MUDA_LA ,como DEUSES. Esse BBB foi o BBB da Emily aquela que chegou na final sendo jogada varias vezes no paredão por as pessoas não aceitarem ,não gostarem do jeito dela.Nao gosto dinheiro de muita gente que conheci na minha vida, gente hipócrita,gente fofoqueira,gente egoista,gente trambiqueira, gente gananciosa e mesmo assim não tive a prevenção de muda_las.A vida o tempo e capaz de fazer isso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observei que nesta edição o jogo foi mais interessante aqui fora, entre as torcidas, do que dentro da casa. Observei também que os torcedores da Emilly são o samba de uma só e de perfil muito semelhantes ao dela.

      Você veio aqui para impor a sua opinião, não para comentar. Diante disso não tenho nada a dizer. Fique bem.

      Excluir
  14. SHADOW, parece-me que você, juntamente com Frank Killer, serem os melhores analistas da "alma humana"... Fiquei pensando...: É possível "estudar" para ser campeão do Big Brother Brasil (da mesma forma que alguém estuda para fazer o vestibular)? Ou a vitória está intrínseco a personalidade da pessoa (portanto somente alguns privilegiados poderão ganhar Realities)?
    -
    A título de exemplo: se, eventualmente, você fosse a este programa, então, venceria?
    -
    OBSERVAÇÃO: Presume-se que o "processo seletivo" é idôneo (não exista fraudes).
    -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,

      Uhauhau... Perguntas capiciosas. Vamos lá.

      Qual a profundidade do oceano? Até onde o homem foi e é capaz de chegar? Você sabe?!?

      Esse é o desafio dos realities. Sim, gosto de mergulhar nesse oceano e analisar a essência dos participantes a partir da sua profundeza e águas turvas.

      Como se faz um campeão BBB?, é esse o teu questionamento, não? Vamos lá...

      Nas primeiras edições, responderia que o perfil e a personalidade do participante, seriam determinantes e fundamentais para chegar até o final. Hoje não mais. Basta fazer uma breve análise dos últimos vencedores. Todos, desde o início, da primeira semana à última, seguiram um roteiro, e foram fiéis a ele. O BBB mudou. Perdeu a ingenuidade, a espontaneidade, aquela emoção de ineditismo e de tensão inerente ao que é imprevisível, que mexe com a adrenalina e faz a gente mergulhar de cabeça, para cair na mesmice dos clichês, tornando-se, por vezes e por isso mesmo, tedioso. Portanto, hoje para ser um campeão, é preciso ter uma história pronta, e ser fiel a ela. Sim, BBB é aprendizado. E a personalidade de cada um? É sufocada, fica em segundo plano.

      A pergunta que decorre é, como construir essa história? Não é difícil. Basta dar ao público e à edição aquilo que quer: romance (formar casal para ser shippado, trazendo a fantasia dos contos de fadas para o mundo do reality); acentuar as cores de experiências de vida que toquem os corações carentes (e quem não as têm?, desde a morte de um animal de estimação à perda de um amor, dos pais, um acidente, uma traição... basta acertar no matiz para sensibilizar a plateia e não deixar que caia no esquecimento); dividir para conquistar, formando alianças para ter proteção até o momento de criar situações de conflito, traição, perseguição, rejeição e isolamento, de modo que, quem assiste tome partido do coitadismo e vitimismo. O resto fica por conta do Mr. Edição.

      Só isso? Não. É preciso ter do lado de fora um grupo aguerrido e dedicado, formado por amigos e parentes, ou, até mesmo um empresário previamente contratado, para fazer o marketing do participante nas redes sociais. Isso também não é difícil. Basta haver várias pessoas compartilhando comentários favoráveis e de apoio, para que uma rede com efeito multiplicador acabe se formando. É o efeito massa, de onde surgem as torcidas ensandecidas, o que também acaba influenciando e motivando a seleção de cenas no momento da edição. Afinal, as edições vão sempre focar naquilo que o público quer e que fará as redes sociais ferver. Para o bem ou para o mal. Hoje, as redes sociais tem papel medular na construção do vitorioso.

      Portanto, sim, é possível estudar para ser um campeão não apenas do BBB como de qualquer reality. Aliás, acho que tem um campo vasto, inexplorado e lucrativo aí: Cursinho Preparatório para ser um BBB. Caso a pessoa não seja escolhida na seletiva da emissora, poderá aproveitar o aprendizado para desafios futuros. :)

      E não, eu não venceria o BBB, porque não toparia participar.

      O que move as pessoas a participarem? Dois fatores: o prêmio (de fato, sem bem administrada, a quantia é substancial) e o exibicionismo (pessoas que gostam dos holofotes e de ser o centro).

      Por que eu não participaria? O direito à imagem tem valor, sabia? Não creio que o prêmio valha a minha imagem. Penso que muitos participantes, que já passaram pelo BBB e outros realities, perceberam isso tarde demais e se arrependeram. Quanto ao exibicionismo, não faz minha linha. Sou uma pessoa discreta, é por isso que me identifico por meio de um nickname. Sou uma pessoa de bastidores.

      Em tempo: Para demonstrar o que digo, deixo o link do post que fiz em 07/03/17, onde dizia que Emilly seria a campeã do BBB17. Como pode ver, de tão chavão e previsível o perfil do vencedor, a gente também aprende a ler quem estudou mais que os demais. Aprendizado é isso meu amigo!!!

      http://votalhada.blogspot.com.br/2017/03/do-cantinho-da-shadow-meu-adeus-ao-bbb17.html

      E você? Participaria do BBB? Mergulharia nesse oceano?

      Um abraço!!!

      Excluir
    2. **********Eu confesso que fiz esta mesma pergunta ao Frank Killer e a tua resposta foi a melhor. Sou um recente participante deste Votalhada e, nas oportunidade que tive para responder esta mesma pergunta, disse:

      ----------
      Este Big Brother Brasil 17 foi muito negativo! Se para ganhar, deve-se buscar o protagonismo da maneira Emilly, certamente, espantará vários outros perfis da sociedade. Querem saber: da mesma forma que as participantes, também estou em descompressão e resolvi deixar para os nem-nem (nem trabalha, nem estuda) decidir quem deve vencer.
      ----------

      Excluir
    3. **********Posteriormente, em outra oportunidade, ratifiquei meu ponto de vista:

      ----------
      Houve uma vez, no site do Votalhada, escrevi: "Este Big Brother Brasil 17 foi muito negativo! Se para ganhar, deve-se buscar o protagonismo da maneira Emilly, certamente, espantará vários outros perfis da sociedade". Confesso-me frustrado com a vitória da Emilly! A partir de hoje decidi que não entraria do Big Brother Brasil porque, caso contrário, eu poderia ir ou para o hospital como Elettra Lamborghini ou para a delegacia de polícia como Marcos Härter.
      ----------

      Excluir
    4. **********Defendo a tese de Chico Barney que "Reality shows costumam ser palco para a fina arte do confronto", parece-me justo em dizer em "confronto educado", mas esta edição esteve aquém disso e foi como descrevi:

      ----------
      Confesso que já fiz várias "provas de resistência" em que ficava no computador votando na enquete oficial no meu favorito. Mas, como resolvi entrar em "estado de descompressão", resolvi deixar para os nem-nem`s (nem trabalha, nem estuda) decidirem e, se for o caso, dedicarem o próprio tempo a Rede Globo.
      ----------

      Excluir
    5. **********Sobre o BBB17, tive estes posicionamentos:

      **********No início, a "infantilização": repare que nas postagens abaixo a Emilly é tratada como "menina" e "a" "tria" Ieda, Marinalva e Vivian são tratadas como "cobras":

      ----------
      A menina está solta no covil de cobras! Emilly já levou para o quarto "da" líder a Vovozinha e Marinaja: sobre esta, nem parece que brigaram na semana passada.
      ----------

      ----------
      Lamenta-se o paredão entre Ilmar x Marcos! Se, eventualmente, o levantamento das enquetes for confirmado, sai Ilmar. Para a torcida da Emilly, o desespero ocorrerá quando vir o paredão Emilly x Marcos, com este eliminado, e a menina solta no "covil de cobras", mas, desta vez, sem defesa.
      ----------

      ----------
      Como já postei em "10º Paredão BBB17: Ilmar x Marcos": "Para a torcida da Emilly, o desespero ocorrerá quando vir o paredão Emilly x Marcos, com este eliminado, e a menina solta no ´covil de cobras`, mas, desta vez, sem defesa". Este "sem defesa", é transformar o BBB17 em um "vale-tudo" a ponto de que Emilly agredir uma das "cobras" do quarto preto (antigo "quarto azul") e ser expulsa da mesma forma que a Ana Paula do BBB16 (vencida pela Munik).
      ----------

      ----------
      De qualquer forma, está reaberta a temporada de caça às cobras do quarto preto (antigo "quarto azul"). Mas, já que uma delas deve levar a "medalha de bronze", penso que deve ser a Vivian.
      ----------

      Excluir
    6. **********Posteriormente, a virada:

      ----------
      Por um bom tempo estava convencido de que a Emilly merecia ser campeã. Confesso que recentemente tenho tendência em aprovar o Marcos e voltarei a pensar neste assunto. No meu entendimento, os recentes VTs transmitidos pela Globo sobre Marcos vem conseguindo demonstrar que a união era por interesse, algo que não se conseguia fazer anteriormente.
      ----------

      ----------
      A derrota do trio começou quando Emilly aceitou o convite de Ilmar para por no paredão e, posteriormente, com o surto do Marcos. Em outras palavras, o problema do trio M&M era a Emilly.
      ----------

      ----------
      Voltei a olhar algumas enquetes e realmente me parece que a máscara da Emilly caiu. Algumas enquetes extraoficiais estão melhorando os números pró-Vivian.
      ----------

      Excluir
    7. **********Consequentemente, o arrependimento:

      ----------
      Eu penso que a Flor sairia de qualquer jeito! Como escrevi neste tópico, entendo que o que decidiu o destino do Marcos foi o paredão que ele teve contra o Ilmar.
      ----------

      ----------
      Eu ainda penso que a Emilly será a Ieda do futuro. O único paredão que me arrependo foi Ilmar x Marcos (com vitória deste) porque se o Mamão estivesse na casa, desmoralizaria a Emilly e esta teria dificuldade para se relacionar com os outros 4 (Ilmar, Marinalva, Vivian e Ieda). Inclusive, torci para que a Mari vencesse a prova do tapete (ela, por ser atleta, havia chances reais de isto acontecer), mandar o casal Emilly x Marcos, talvez este seria eliminado, mas, pelo menos, não teria a sua imagem arranhada como agora tem.
      ----------

      Excluir
    8. **********Neste Votalhada, alertei (e outros comentaristas também) sobre a parcialidade do "Grande Irmão":

      ----------
      Acredito que também já apareceu 2 (duas) manipulações evidentes. 1) O voto aberto, favorece a organização em grupo: se o BBB17 permitisse a ida ao confessionário na votação de domingo (26 de março de 2017), haveria alguma chance (ainda que remota) para a Ieda fazer companhia ao Daniel no paredão. 2) Não permitiram a Marinalva revelasse para quem ela daria o anjo (discurso interrompido pela metade). "O Grande Irmão" está cada vez mais parcial!
      ----------

      ----------
      "O Grande Irmão" já puniu a casa por causa da falta do Ilmar em que permitiu a Emilly ficar sozinha no quarto do líder. Posteriormente, devido a conversa em Marcos e Vivian, que aquele diz que iria encurralar a Produção, agravou a sanção... A verdade, é que realmente o então trio (agora dupla) conseguiu encurralar e é assim mesmo que funciona as torcidas organizadas.
      ----------

      Excluir
    9. **********Sobre a situação do Dr. Marcos Härter, continuo com esta manifestação:

      ----------
      Passei por aqui para dizer que sou fã incondicional de Marcos Harter.
      ----------

      ----------
      Eu quero dizer que eu sou fã do Marcos!
      -
      OBSERVAÇÃO: Eu assisti a edição do BBB17 veiculada na Globo em 9 de abril de 2017 (domingo).
      ----------

      Excluir
    10. **********É claro que eu percebia que Marcos estava "caindo":

      ----------
      Acredito que a Emilly votará na Vivian e "a" "tria" (o trio de mulheres) votarão no Marcos. Se, eventualmente, o paredão for Marcos X Vivian, então, reservará fortes emoções...
      ----------

      ----------
      Na minha opinião, para acertar esta ordem, acredito que o próximo paredão deveria ser Emilly x Vivian. Confesso que tenho minhas dúvidas se o paredão fosse Marcos x Vivian.
      ----------

      ----------
      A Emilly passou a liderar a enquete do Votalhada "Que BBBs você gosta?" (antes "privilégio" do Marcos).
      ----------

      Excluir
    11. **********Também tive oportunidade em fazer defesas para ele:

      ----------
      Eu quero fazer uma defesa em favor do Marcos! Na Copa do Mundo de 2006, Zidane deu a cabeça no jogador italiano, foi expulso, mesmo assim, ganhou o troféu de melhor jogador daquele mundial. Não abro mão de defender o Marcos! E tenho esperança de que a torcida da Emilly se organize para eliminar a Ieda.
      ----------

      ----------
      Sobre o comentário de Marina Curth11, eu duvido que alguém consiga chamar a ofendida de causadora da agressão! Ainda mais no Brasil da Lei Maria da Penha! Por felicidade, encontrei um comentário de uma mulher.
      ----------

      ----------
      Eu afirmo que os 2 teve culpa nesta história, portanto, concordo com Luis Lima.
      ----------

      ----------
      Não se preocupe! O que cura a loucura do Marcos é o paredão. Vale lembrar que Emilly e Marcos se beijaram depois da eliminação de Ilmar.
      ----------

      ----------
      Com toda honestidade, espero que o Marcos passe por este paredão, seja o próximo líder e indique a Ieda para o paredão.
      ----------

      ----------
      Estou vendo algumas enquetes extraoficiais e vejo que a rejeição a Marinalva está caindo por conta da discussão nesta madrugada. No que pese isto, mantenho meu voto a Marinalva porque, inclusive, provocou a Emilly visando a expulsão dela (na época, Mari era anjo e a ninfeta cumpria monstro): com o máximo respeito aos divergentes, entendo que isto é mais grave do que a briga desta madrugada.
      ----------

      ----------
      Concordo com TK Leo! A "ficha de jogo" da Marinalva está mais suja.
      ----------

      Excluir
    12. **********É claro que, no país da Lei Maria da Penha, era necessário um "bode expiatório": resultando na eliminação de Marcos.

      ----------
      O Brasil é um país democrático! "Qual a diferença dessa agressividade verbal para o que Marcos fez?", é que a manifestação escrita, desde que não anônima, é autorizada e o ato que o Marcos fez está agasalhado pela Lei Maria da Penha.
      ----------

      ----------
      Concordo Hanne Brandenburg! Não me pareceu verdadeiro o estado de consternação da Emilly! Já que é necessário o bode expiatório... Sobre os textos sobre a Marinalva! Todos perfeitos!
      ----------

      Excluir
    13. **********Sobre a ninfeta, no que pese o posicionamento do Frank Killer (a qual entendo que possui a defesa mais eficiente pró-Emilly), concordo com SHADOW e outros comentaristas do Votalhada sobre esta toxidade. Sobre o título de Emilly, nada contra, como me posicionei:

      ----------
      Ainda acredito que o resultado do paredão Marinalva x Marcos está correto. Porém, o que realmente é possível desconfiar, é do paredão final: acredito que Emilly possuía "eleitores qualificados" que poderiam faze-la campeã e, na prática, quem votou na Vivian, votou porque não gostava da Emilly e isto é pouco para mobilizar multidões a votar.
      ----------

      ----------
      Por razões humanitárias, é bom que a Emilly tenha vencido o BBB17. Lembro-me que Silvio Santos dizia que você pode ganhar R$1.000.000,00 (um milhão de reais) somando tudo o que você ganhou na tua vida, porém, difícil é economizar R$1.000.000,00 (um milhão de reais), ou seja, pegar o extrato da conta bancária e ver que há este numerário depositado por lá. Se o Brasil é o país da Lei Maria da Penha, espero que também seja da "Lei de Deus" (conforme sugere Rogério Luiz Trevisan), então, que recupere o Dr. Härter e, de forma difusa e indireta, faça constar no extrato bancário de Vivian os R$1.500,00 (um milhão e quinhentos mil reais) que, por enquanto, por lá não consta.
      ----------

      ----------
      Eu realmente acredito que Emilly venceu o BBB17 porque os votos se originaram de "eleitores privilegiados". Um exemplo é esta notícia do UOL que "Aposentada gastou R$ 1.200 votando em Emilly" (acesse: http://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2017/04/17/aposentada-gasta-r-1200-votando-em-emilly-lembra-minha-filha-que-morreu.htm ).
      ----------

      ----------
      O "link" desta notícia se encontra em uma postagem minha desta mesmo tópico no Votalhada. Por motivos desconhecidos, não há notícias de alguém que tenha feito o mesmo "investimento" em favor da Vivian.
      ----------

      Excluir
    14. **********Sem necessitar de entrar em detalhes para comprovar a tese, em regra, a Emilly representou o repúdio da classe intelectualizada. Se, eventualmente, a tendência deste programa for "buscar o protagonismo da maneira Emilly", então, restará a Produção do BBB procurar concursantes com capacidade de assim agir, trazendo todos desta qualidade, transformando-se em programa altamente explosivo.

      **********Sobre os futuros BBB`s, sou um otimista desenganado. Espero que se melhore a qualidade intelectual do eleitorado como já comentei:

      ----------
      Lembrem-se que os eleitores podem votar por motivos humanitários, por isto, premiaram a Emilly. Mas isto não significa que estes mesmos julgadores repetirão esta conduta (aliás, diga-se de passagem: parece-me que, em quantidade de audiência, o BBB17 venceu somente o BBB14 porque este houve o BBB Turbo - vários paredões seguidos no começo e no final - não dando tempo para desenvolver uma história e o BBB14 foi vencida pelo carisma duvidoso de "Claressa"). Depois deste desastre, os ainda remanescente telespectadores procurarão (ou deveria procurar) mais informações.
      -
      Por hora, prefiro acreditar que não haverá outro BBB tão tóxico como este.
      -
      Por fim: Parabéns pelos textos!
      ----------

      ----------
      Agradeço por ter o meu nome citado por Acioli e Hanne Brandenburg.
      -
      Resta-me aguardar outros comentários de Frank Killer, já que este resolveu postar sobre "Atributos" de forma dividida.
      -
      Ora de "apagar as luzes" do BBB17. Tenho esperança que, caso existe algum verdadeiro sistema eleitoral, que os votantes lembrem deste BBB e, principalmente, busquem as redes sociais.
      -
      No mais, o clássico: Parabéns pelos textos! Comentaristas do Votalhada também merecem férias.
      ----------

      Excluir
    15. **********É claro que me lembrei dos efeitos colaterais da participação de um BBB, inclusive, foi comentário meu para Frank Killer:

      ----------
      Texto profundo! Necessita-se ir voltando e relendo para ir "digerindo"! De qualquer forma, parabéns!
      -
      Agora percebi que foi aberto espaço para o debate, necessita-se de texto para dimensionar os "efeitos colaterais" de participantes do BBB.
      -
      Ao clicar em "Meu passado me condena 5 ex-BBBs que se arrependeram do reality" (acesse: http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2017/01/18/meu-passado-me-condena-5-ex-bbbs-que-se-arrependeram-do-reality.htm?foto=1 ), o caso mais grave é de Elenita Gonçalves Rodrigues (na época, professora) e como consta no BOL:
      -
      Perdi credibilidade e dinheiro - Na décima temporada, uma participante destoava da maioria dos perfis já apresentados: Elenita Rodrigues, doutora em linguística e professora universitária. Ela caiu no esquecimento e falou: "Perdi credibilidade no círculo acadêmico e fui vetada em quase todas as bancas de que participava e que constituíam duas, três vezes o valor do salário que ganho agora".
      -
      Com o máximo respeito, por que esta professora "perdeu a credibilidade" depois que participou do BBB10? Será que me falta "malícia" para entender o porquê disso?
      ----------

      Excluir
    16. **********Depois de um enorme texto com vários comentários de minha autoria neste Votalhada, resta-me responder a pergunta do SHADOW "E você? Participaria do BBB? Mergulharia nesse oceano?". Inicialmente, torcerei para que futuros BBB`s não sejam tão tóxicos como este e, para lograr êxito neste, esperar que melhore a qualidade dos eleitores. Posteriormente, procurando ver qual é o "status" de minha carreira, buscando verificar o que tenho a perder da minha imagem, caso fosse convidado, talvez aceitar ou não o convite. Por hora, digo que o meu posicionamento expressado no 2º (segundo) recorte (em ordem decrescente) está sob revisão.

      **********Sem mais a escrever por ora, deixo um grande abraço ao Votalhada e, em especial, ao SHADOW.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.