05 fevereiro 2017

Frank Killer: Direcionismo e Direção

Direcionismo e Direção

Parece ser o mesmo assunto, mas não é. Em RS chegam a ser conceitos contrários e conflitantes. As três coisas que a Produção deseja são Audiência, Patrocinadores e Conceituação (na ótica hierárquica administrativa). As 3 coisas que faz são Direcionismo (ao invés de Direção), Propaganda (inclusive auto-promoção) e Engodo ao público (pensando que não estão sendo percebidos).

Portanto, está claro que estão fazendo Direcionismo, e não Direção. E é Direcionismo em todos os níveis ou enfoques. Para tanto, usam a maquininha geradora de ilusões (a TV). Só um idiota não sabe disso e é por isso que jornalistas, comunicadores e esclarecidos em Geral (digamos classes alta) não gostam de RS, na maioria, ou não acreditam que é real e sem simulacros ou sem as interferências ilegítimas.

Fazer Direção em RS de TV (modalidade de confinamento e votação pela audiência) é praticamente fazer o contrário de quase tudo o que fazem no Brasil:

a) Não interferir nos relacionamentos.
b) Não carrear simpatias ou antipatias junto ao público (indução e sugestão).
c) Não direcionar as atitudes e atos dos confinados, bem como antipatias e simpatias.
d) Não direcionar Provas e votações.
e) Disponibilizar todas as imagens e falas ao público.
f) Facilitar o entendimento das relações e convivência entre confinados, em nome de maior audiência.
g) Não dificultar o entendimento das relações e convivência entre confinados, mesmo em nome de maior audiência.
h) Considerar os concursantes como concorrentes em um concurso de caracteres e qualidades pessoais (como ainda entende a maioria da audiência, em especial em países desenvolvidos), e não um jogo.

Muitas e muitas coisas erradas e impróprias mais são feitas. A lista é interminável e não existiria espaço aqui para descrever todas. Uma das mais graves é tratarem este tipo de programa como se fossem novelas, que têm "scripts", roteiros e situações fictícias conforme as ideias dos autores e dramaturgos.

Enquanto tentarem dirigir RSs aqui como se fossem novelas ou apenas jogo, com pseudo atores, interferências, direcionismos, direção em "off" e falta de respeito para com o público e os concursantes, RSs sempre serão mera porcaria de segunda classe como entretenimento.

As manifestações de bajulação de alguns concursantes sobre a Produção não procedem e o profissionalismo e seriedade referidos são na verdade o contrário: falta de seriedade e de profissionalismo.

Na ótica deles estão trabalhando corretamente, mas estão trabalhando contra a aceitação do RS e pensando que estão lidando com tapados. Por causa disso é que a audiência vem decaindo ao longo de cada edição e, na realidade, estão "capturando" tapados para engrossarem uma audiência cada vez mais ávida por jogo.

Só para dar um exemplo, em países desenvolvidos, onde RSs de confinamento são produzidos com seriedade e profissionalismo, não fazem nada disso que fazem no Brasil e se fizessem a audiência cairia inapelavelmente. Em outras palavras, RSs como a Fazenda e BBB têm prazos para acabar e caírem em descrédito, porque a população de nosso país está ficando mais esclarecida e, eles ainda não perceberam isso.

Um bom exemplo de RS bem dirigido é o GH da Espanha e alguns outros como na Inglaterra, Holanda e França. Até a África do Sul dá banho nos RSs brasileiros. Aqui tentam copiar os RSs americanos ou de países que não sabem o que são RSs que, como alguns sabem, são pura palhaçada direcionista e não dão audiência nenhuma, mais direcionados para as TVs a cabo (Casal Selvagem, Perdidos na Tribo, Largados e Pelados, etc.). Cada um desses últimos tem seu público,é claro, mas não são os mesmos e não tem nada a ver (nos dois sentidos) em minha opinião.

MOLESKINE

Nota: Baseado em fatos observados até 04/02/17. No decorrer do Domingo (dia 5/2) algumas tendências de voto poderão mudar, como tem sido a praxe ultimamente, por causa, especialmente, de direcionismos.

Emilly vai votar por estratégia e afinidade. Provavelmente indicará Mayara ou Vivian com a justificativa de que nada acrescentam a ela e/ou porque não sabe nada sobre elas. Ela também está um pouco magoada por causa de alguns comportamentos da Marinalva durante a Prova do Líder (PDL).

Após conversas da Líder com pessoas mais chegadas a ela, foi estimulada pela Roberta (que está empenhada em desviar o foco de Emilly das ex-líderes), para que converse com a Marinalva para resolverem a questão. Ieda aconselhou a Emilly a esquecer, porque não vale a pena remexer nesse assunto, pois segundo Ieda, a paratleta não fez por maldade. Mas Emilly está chateada porque a Marinalva se referiu à mãe da gêmea de uma maneira insensível e um tanto desrespeitosa.

Daniel: Não vai muito nas de Roberta ou Luiz Felipe (apesar de ter imunizado o Mister na semana anterior), mas ele é imprevisível em declinar suas simpatias e antipatias. Candidato ao muro e, poderá imunizar alguém que não precisa, para não ficar na reta dos votos.

Elis: Gosta de direcionar os votos de outros para se defender ou para "pescar" as tendências de voto. Na semana anterior propalou aos 4 ventos que votaria em gente do outro quarto e votou em Gabriela, que dormia no mesmo quarto dela. Tem uma estratégia traiçoeira e não é realmente amiga de ninguém. Sua estratégia parece ser jogar uns contra os outros enquanto ela vai sendo esquecida e sobrando.

Ieda: Focada em Mayara e Vivian. Não a vejo focada em outro, mas ela precisa de uma terceira opção, e; não sei quem seria. Poderiam ser a Marinalva ou a Elis?

Ilmar: Diz que aplica 3 critérios para votar: Competitividade, afinidade e defesa. Nesses 3 critérios, seu voto seria Pedro, mas pode ser alguém do lado de lá: as ex-líderes e sua tropa e, em especial, Roberta. Foi votado por Pedro e Roberta e poderá retribuir para um deles. Para defender o Marcos, teria que votar em uma das ex-líderes.

Luiz Felipe: Votos possíveis são Elis, Marcos e Rômulo.

Marcos: Focado em Mayara e Vivian mas, como o Rômulo, poderá querer dar uma de magnânimo.

Manoel: Continua focado em Marcos e não perde uma chance de ser grosseiro com ele. Também não cruza com Rômulo, mas está empenhado em defender Mayara e Vivian e poderá ir com elas na mesma pessoa. Elas acham que a Marinalva poderia tirar o Marcos, mas não teriam, somente eles, como meter os dois no Paredão.

Marinalva: Disse que desperdiçou o voto em Ieda e poderá repetir a dose com a própria ou com outra pessoa. Andou dando umas lições de moral ao Luiz Felipe.

Mayara: Ainda focada em Marcos e Rômulo e está com muito medo de ir para o Paredão contra o Marcos. É possível que vote em outro para evitar esse confronto, ou para se defender (Ilmar ou Elis).

Pedro: Não está claro que desviou o voto em Ilmar para não se comprometer. Vamos aguardar para ver como está votando. Não dá pistas a respeito de quem quer votar.

Roberta: Continua focada em Ilmar e, agora, colocou Marinalva em sua lista. Parece que o Marcos saiu de sua lista. Vamos esperar para conferir.

Rômulo: Se quiser defender o Marcos poderá ir nas ex-líderes. Está jogando pesado e, não exata e sutilmente. Poderá ir em quem considera capaz de eliminar o Marcos e não é absolutamente amigo de ninguém (nem da Emilly, para quem deu a vitória na PDL para jogar com as torcidas dela). Ficará no muro então e/ou votará em Manoel.

Vivian: Marcos e Rômulo ou Elis, caso não estejam imunes. Marinalva também não está livre do voto dela.



Acioli 30 de janeiro de 2017 18:11
"Grande Frank! Que prazer acompanhar novamente suas brilhantes impressões! Gostei do frescor que esta edição trouxe com a nova imagem e o novo apresentador. Espero que venha acompanhado também da falta de direcionismo. Um vencedor mais por mérito próprio seria bom de vez em quando, rs.
Grande abraço!"

Obrigado pelo "grande", Acioli (SQN). O prazer e a honra são meus quando você se dispõe a acompanhar as minhas divagações. Mas em relação ao assunto que abordou, infelizmente vai ter direcionismo sim; já está tendo desde o primeiro minuto. Enquanto aquela voz que fala com os concursantes permanecer em "off", sempre vai ter direcionismo. Não tenha dúvidas disso. O apresentador (ou a Produção) está completamente equivocado quanto a quem é o Grande Irmão (ex "Big Boss"?). Talvez o seja para ele (Tiago) e para os demais diretores em caráter pessoal, e não em relação ao formato do programa. Grande abraço pra você também.

Fatima Horta 31 de janeiro de 2017 22:50
"Boa noite!! Eu percebi que depois que o Daniel viu o namorado da Marinalva, ele ficou meio decepcionado e falou aquele lance de que ela lembrava sua Mãe e logo em seguida, ela havia dito que ele lembrava o filho dela... Daí o comentário de que ela havia dado um tapa na cara dele... Eu notei um certo interesse da parte dele... Será que tô equivocada??"

Tá sim, Fatima, acho eu. Boa noite. Não seria isso. Os fatos relatados por você não a fariam votar nele. Pelo contrário, seriam motivos de satisfação e lisonja, mesmo ela sendo comprometida. Saber que ela tem um namorado, não seria como receber um tapa na cara, caso estivesse a fim dela. E nesse caso, não seria como um tapa dela (hum, sem duplo sentido ou cacofonia, essa doeu), mas do namorado. Redirecione sua curiosidade e obrigado por dar-me a honra de comentar minhas garatujas e tolices, pois não vale a pena gastar tinta com isso.  


"Site Oficial 02/02/2017 02h17 - Atualizado em 02/02/2017 02h28
Marinalva manda a real para Luiz Felipe: 'O que você e a Mayla têm? Vocês não têm nada'" 
Marinalva resolve mandar a real para Luiz Felipe a respeito de Mayla. "Você não tem nada com ela. Vocês [Luiz Felipe e Marcos] estão aqui onde tudo pode acontecer", dispara a sister.

Luiz Felipe está perdidão. Não sabe nem que está em um Reality Show. O que ele falou sobre uma possível futura namorada que estava em um Paredão (Mayla), o transporta para a categoria de babaca, por mais sincero ou tolo que ele seja, e pode ser até que ganhe pontos com ela, por pena ou por ter roubado um beijo dela!

'Site Oficial 02/02/2017 12h30 - Atualizado em 02/02/2017 13h19
Roberta brinca que vai procurar Marcos para fazer plástica 
Emilly quer que a estudante [Roberta] repita e ela responde, "Nada". 
"Que tu quer namorar um cirurgião plástico? Tu sabia que o ódio e o amor são os sentimentos mais próximos?", responde a gaúcha.'

Roberta tinha escalado Marcos para Cristo e até tentou armar um barraco com ele, mas ao perceber que sua "amiga" íntima descobriu seus possíveis sentimentos, mudou de postura. LOL.

"Site Oficial 02/02/2017 22h33 - Atualizado em 02/02/2017 23h03
Tiago Leifert quer saber de Manoel: 'Ainda está aí?' "

Direcionismo puro em rede nacional e perante os "housemates" do concursante com a sutileza de um elefante disparado pelo apresentador, e não um toque. Quantos votos ele conseguiu para ele? Um? Dois? Nenhum? Vamos conferir!

Aliás, Tiago ou quem o dirige precisam melhorar muito para chegarem ao nível do Bial, mesmo eu não o apreciando tanto, mas é inegável que o ex apresentador sabe ser sutil. Com o Tiago ou seu "ghost" está muito evidente o direcionismo e, também o estilo bombástico, extravagante, bizarro e presepeiro assemelha-se ao do(a) redator(a) das notícias do Site Oficial, que também é direcionista.

"Site 04/02/2017 18h36 - Atualizado em 04/02/2017 18h37
'É o legítimo bobo da corte'; diz Marcos sobre Luiz Felipe "

Concordo plenamente.



6 comentários:

  1. Ao meu ver todos sempre foram com direcionamentos, de uma forma ou de outra tinha sempre algum direcionamento. A audiência caindo ao meu ver é pelo fato que após torcida Twitter "mandar" no jogo, e ganharem pessoas que o público em geral não gostaria que ganhasse mas "torcida" twitter faz a diferença, foram ficando desgostosos e deixando de ver. Esse BBB para mim está mto bom, gostando demais. Pois pra mim BBB bom é o que me emociona me faz rir, me faz chorar de emoção me faz torcer e votar com garra. Esse só ainda não me fez chorar mas o que ja ri e me diverti não está no gibi, como dizia antigamente.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente?O monstro sempre foi uma diversão irritante. Essa brincadeira de trollagem com espuma entre homens barbados sem lógica. Com estupidez humana quase machucaram a moça. O Manoel apelou e quase saiu no tapa com o Marcos, que não tem culpa de ter olhos de psicopata, mas está extrapolando nas brincadeiras.

    ResponderExcluir
  3. se com 2 semanas ja temos Tiago indicando pra onde o publico tem que olhar, nada mais me surpreende nesse programa. Eu particularmente ja estou largando de mão, não gosto de jogo com cartas marcadas, segunda semana ja com um campeão nao me agrada :/

    ResponderExcluir
  4. é nítido que quem vai vencer essa edição será ou Marcos ou a Emily, uma pena essas cartas marcadas da produção, uma pena a Mayara sair já na segunda semana, pois a vivian sem ela vai se torna uma coitadinha e excluida que saira logo depois sem nenhum destaque, a mayara pelomenos explodiu agora e tiraria algumas pessoas da zona de conforto por exemplo Pedro,Ieda,Marinalva e Elis que na minha opinião são todos uma planta e que nao mostrou e nem vao mostrar ao que veio.!! Não quero de maneira alguma que a Mayara vença nem que fique sei la em 3 lugar, quero ela eliminada antes porém nao quero um RS fraco e parado sem embates, já imaginou a Lia bbb10 eliminada na segunda semana? a Angelica bbb15 eliminada na segunda semana? não dá né pessoal, amo BBB mas se eu perceber que está edição vai ficar parada na paz e amor eu deixo de assistir, abç a todos!

    ResponderExcluir
  5. Frank, nesse paredão deveria sair as duas rsrs. Mas como sai só uma, acredito que a Mayara saia, porque caso ela fique, a produção faria qualquer coisa pra tentar imuniza-la para que não vá no próximo paredão e também porque a produção quer isso. Ele mirou em Ana Paula do BBB anterior e acertou numa mistura de Nicole e Denise. Muita escrota e se acha demais.
    Abraço Frank!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.