28 fevereiro 2016

Frank Killer | "BBB 16": Simpatia e Antipatia


Simpatia e Antipatia

É lógico que algumas pessoas têm inveja da beleza física em outros (assim como da inteligência, sagacidade, etc). A inveja é um dos mais feios e generalizados defeitos de caráter. Mas é defeito lógico só por isso, isto é, por ser generalizado ou comum! "Beijin no ombro"!

É mais comum em mulheres em relação a outras mulheres e homens em relação a homens, mas seriam minorias? Não creio. Todo ser humano tem defeitos (Aliud alic vitio est) e esse é um dos mais comuns. Alguns disfarçam apontando nos outros certos argumentos sobre atributos antipatizantes e outros nem isso. No fundo e inconscientemente tentam compreender suas antipatias e simpatias sem perceberem que são gratuitas ou por preconceitos.

Tenho repisado que o verdadeiro fã de RS tem que combater suas inclinações empáticas, antipatias e simpatias, mas sei que isso é pregar no deserto, em muitos casos ou para uma grande parcela.

Em relação a jogo, nenhum jogo é bonito ou aceitável, mas num RS onde todos ou quase todos jogam, a alternativa mais lógica é eliminar quem mais feio joga ou tem o jogo menos ético, para preservar o concursante que não joga ou que menos joga e, de quebra, atentar para os atributos negativos ou positivos de caráter, abstraindo empatias, simpatias e antipatias. Sei que não é fácil!

Quem já se meteu em jogatina sabe que jogo cansa e seria muito mais fácil simplesmente ficar nas antipatias e simpatias, mas afirmo convictamente que é mais fácil julgar atributos de caráter do que analisar lances de jogo.

Infelizmente uma boa parte não faz isso e se deixa levar apenas por antipatias e simpatias e utiliza simulacros de julgamento tendenciosos para explicar para sua própria consciência e para os demais que está sendo justo, quando na verdade se deixa dominar por suas empatias ou antipatias. Seria o caso do julgamento superficial ou o célebre "meu santo bateu" ou não bateu! Ao fazer um julgamento errado, você está mostrando quem é. Por isso é que se diz que "pela crítica se conhece o crítico"!

São a simpatia e a antipatia que levam a outros julgamentos de valores de uma pessoa objeto na maioria das vezes, quando deveria ser o contrário. Essa é a armadilha que tolhe um fã de qualquer atividade, em especial de RS. Quase ninguém tenta ser lógico com seus sentimentos e o amor é cego (Amor caecus). Seja o que for que alguém sente, para ele é verdade, mas é apenas sua verdade baseada em seus sentimentos e identificação para com uma pessoa ou objeto de sentimentos.

Ao se deixar enredar por suas antipatias, perderá o controle das emoções e sentimentos, empanará sua razão e a perderá. Ofenderá quem não quer ou quem não deveria ofender, fará o que a sua consciência mais tarde reprovará e, cometerá erros dos quais se arrependerá.

A antipatia é o principal inibidor da razão e uma capa falsa da consciência, assim como o álcool e outras drogas são os desinibidores dos impulsos inconscientes. É uma não-identificação baseada em suposições sobre o que você acha que o outro é e recusando pôr-se em seu lugar. Pode ser falsa e não é confiável, a menos que seja baseada em atitudes e atos verídicos ou insofismáveis, comprovados.

A simpatia é um sentimento da mesma espécie e é uma projeção ou identificação com o que pensamos que o outro é quando nos pomos em seu lugar. Mas é preciso não esquecer que se trata de outra pessoa e não pensa necessariamente como você acha que pensa ou teria as mesmas atitudes que você. Quando você pensa que o outro está pensando o mesmo que você pensa, você é um idiota!

Esse negócio de achar e dizer que pensamos igual em qualquer situação ou circunstância não é verdade e, mesmo que seja, não pode ser garantido ou comprovado de nenhuma maneira.

A simpatia também não é confiável do ponto de vista da justiça e é por isso que não devemos julgar nossos semelhantes e muito menos nossos pares, amigos e parentes, a não ser através de seus atos e atitudes comprovados. Um juiz não pode julgar baseado em antipatias, simpatias e empatias. Você pode não ser juiz, mas isso não o exime de utilizar seus procedimentos (de um juiz), se quiser ser justo.

Se você compreender isso, evitará ofender pessoas. Evitará julgar quem não está em julgamento e não se comprometerá cometendo erros, que no fundo são todos falhas de caráter. Uma vez dominado por suas simpatias e antipatias, só irá atentar para os defeitos e erros acerca de quem antipatiza e somente para as qualidades daquele com quem simpatiza. O inverso é o que você deveria fazer, mas seria preciso julgar corretamente, antes de deixar seus sentimentos decidirem por você.

A educação deveria ser maximizada porque capacita o julgamento. Num país subdesenvolvido ela não é interessante para suas elites, porque se não, e supondo também elites retrógradas, como elas iriam manter-se como elites? É claro que ter somente educação não é suficiente, se essa educação não tem o "curriculum" correto.

Num RS de confinamento você tem a oportunidade de ver os defeitos dos outros, entre outras coisas, e compreender melhor seus próprios defeitos e, então, tentar ser uma pessoa melhor. Simples assim.

Quando você admira um artista não significa que esse artista é boa pessoa. Você tende a associar sua arte a seus atributos pessoais, mas isso nada tem a ver. Aliás, conheço excelentes artistas, talentosos e tudo o mais, inclusive atores, atrizes e cantores, que são pessoas de caracteres altamente duvidosos. Não citarei nomes por motivos óbvios (para ficar na "zona de conforto", LOL), mas acho que você também conhece e até já rejeitou algum em RSs.


Moleskine

Já sabemos que, Pelo Big Fone atendido pelo Tamiel, vai Ana Paula ou Ronan. Quem for poupado pelo Tamiel irá pelo voto em consenso dos Líderes, em que ele é um deles. Mas pode ser que não.

Pode ser que os dois decidam poupar a Ana Paula ou o Ronan na indicação direta e, deixar um deles para o voto da casa. Nesse caso, indicariam a Pequi ou outro qualquer por defesa, mas o Tamiel ou a Adélia, como não estariam possivelmente imunes por um possível Anjo, seriam "agraciados" com 4 votos da casa no mínimo.

Adélia seria muito burra se ganhasse a Prova do Anjo e imunizasse o Tamiel e duvido que ela faria isso. Ela teria que imunizar alguém que não receberia votos agora (Cacau ou Matheus, por exemplo). Em resumo, um dos dois, Adélia ou Tamiel, será talvez o terceiro nome. Para Cacau não se comprometer, deve ou deveria imunizar Matheus.

Ana Paula, Geralda, Munik e Ronan, com 4 votos, definiriam em bloco o terceiro nome. No caso de Tamiel, ele pode levar até 6 votos, se Cacau e Matheus não jogarem os votos fora. Para Cacau e Matheus será ruim, se insistirem em não se comprometerem para ficarem na "zona de conforto", como diz a Adélia.

No caso, ficar na "zona de conforto" significa ficar "em cima do muro". LOL. Sei que o fã de RS não precisa dessa explicação, mas o que se deve notar é a "suavização" no modo de expressar esse significado pela "Advogada", como se o telespectador fosse burro.

Nota: Em minha opinião Tamiel revelou voluntária, disfarçada ou involuntariamente a mensagem do Big Fone. Matheus entendeu direitinho qual é a mensagem e sabe que um dos dois não está emparedado. Como a própria mensagem prevê, ele deveria perder a chance de cumprir a mensagem e ser emparedado no lugar de quem iria indicar. Acho que ele merece, e muito, ficar no lugar de uma das 3 pessoas que ele queria ver emparedados (Ana Paula, Munik e Ronan).

Tamiel está fazendo tudo o que pode para escapar do Paredão. É o medo de Paredão que revela os vilões. Já voltou atrás, mas o que importa é o ato praticado e não o arrependimento. Eis sua proposta para a Cacau:

"O professor de Ecologia conta que dona Geralda já votou nele vezes. O brother segue seu raciocínio falando que pode indicar a professora aposentada à berlinda, caso a casa vote em Ronan, para que, assim, ele se livre do Paredão. "Estou morrendo de vergonha de falar isso para você, mas estou me defendendo. Eu mando ela, e você vota no Ronan", negocia o brother. (Link)."

Como se sabe, o álcool inibe a vergonha, mas é assim que sai o que está no inconsciente, ou sejam, as verdades da alma. É o mesmo caso do Renan quando "tocado" pelo álcool!

"Jubern 26 de fevereiro de 2016 16:00

A maior verdade que li em comentários sobre o BBB foi a seguinte frase... "O pay-per-view também é editado"… Sempre assisti mais as edições de televisão aberta pois sempre entendi que são elas que determinam os rumos do programa, função que é complementada pela seleção de câmeras no PPV e pelo noticiário do site oficial… A questão não é apenas um tempo de exposição igual, é preciso analisar também o discurso por trás das imagens… Nos programas exibidos na Globo, Ana Paula aparece quase sempre decidida e determinada… Seus adversários diretos em geral são expostos em momentos de acomodação ou acovardamento… O período em que Ana Paula esteve fora da casa demonstrou exatamente como a direção procede… Transformaram ela em “cosplay de comprador do pay-per-view” e exibiram as imagens que consideravam mais adequadas para obter as reações que desejavam… Na medida em que foi mostrada imitando as reações do público, conquistou ainda mais empatia da audiência… "


É exatamente este o cerne da questão abordado no post, Jubern. O fato da Ana Paula ter tido reações idênticas aos da audiência não foi imitação, porque ela estava sendo parte da audiência, como nós. E, como nós, sendo levada a direcionar suas empatias como eles querem. Com suas (de você) inclinações foi levado a achar que ela "imitava" um telespectador.

A lição importante a tirar de tudo isso é que ela teve o mesmo vislumbre das personalidades de seus oponentes que o público em geral está tendo. E isso não é somente como resultado do que mostraram a ela, mas da leitura que fez de cada um ao "analisar também o discurso por trás das imagens…" como você muito bem aconselha.

A questão básica é que nem todos, e oxalá seja a minoria, são influenciados pelo excesso de exposição e sejam mais rigorosos com quem estão vendo mais, ao mesmo tempo em que estão sendo privados de verem quem desejavam ver mais.

É por isso que uma exposição igualitária é sumamente importante e, existindo dez coberturas reais, o telespectador ou internauta pode ver o que quer, quem ele quiser, quando quer. O RS massa é o que permite isso.

Certos RSs no mundo não só transmitem ao vivo todas as imagens possíveis e com alta qualidade de áudio e vídeo, como transcrevem em blogs especiais da emissora, em separado, cada palavra de todos os concursantes em suas conversas. Quer saber por quê não fazem isso no Brasil? Porque eles querem que ganhem quem eles querem!

Através desses blogs denominados "minutantes" você consegue entender o RS sem necessidade de ver as imagens e as falas ao vivo. Mas isso só ocorre em países civilizados, né? Aqui uma parcela da galera prefere ser conduzida e os "condutores" se arvoram em "formadores de opinião"!

Sonia ramos 26 de fevereiro de 2016 16:45

Mudando de assunto,Dona Geralda,está a mais de três horas mexendo um arroz doce no fogo kkkkkk o meu em meia hora eu faço. Gasta bastante gás aí gasta!!kkkk

A bem da verdade, Sonia, o que ela estava fazendo era doce de leite. E pelo que entendi, é assim mesmo que se faz. Ana Paula e Munik se revezavam com ela na tarefa de mexer a iguaria na panela.


"Página Oficial 26/02/2016 23h47 - Atualizado em 27/02/2016 00h57
Adélia confessa sobre corrida para atender ao Big Fone: 'Segurei (Ana Paula) pela cintura' (Link)
.

Sem comentários!

"Adélia fala, no Quarto do Líder, que Ronan introduziu com a mentira na casa, ao contar para brothers que alguns confinados estavam combinando votos para colocar Pequi no primeiro Paredão do BBB16. "Com base em uma mentira, ele construiu toda uma situação. Em momento algum, ele se desculpou ou se retratou", comenta. (Link)."

"Em momento algum, ele se desculpou ou se retratou" porque era verdade! A combinação era dissimulada mas ocorreu. O simples fato de Adélia, Juliana e Cacau falarem que pensavam em ir no grupo formado por Ana Paula, Laércio, Munik e Renan evidencia isso. Jogo ou combinação de votos dissimulados também são jogos. As palavras "qual das duas" em um pergunta evidencia que "duas" são mulheres, né Adélia?

Foi isso que Ronan e a Macholândia captaram na primeira semana, porque só existiam "duas" fora do grupo das mulheres na ocasião. Além do mais, Ronan sabia que a Cacau era a pessoa que estava evitando se aproximar da Munik, para ter a desculpa da falta de afinidade.

Por incrível que pareça, Munik tem sido o "pivot" de todas as movimentações de jogo desde a primeira semana até agora e Ronan e Ana Paula foram os que perceberam isso nitidamente, além dos torcedores aqui fora. Por quê isso? Só pode ser por causa do "perigo" que representa a beleza dela e, traduzindo, por causa de inveja do grupo das mulheres.

Harumi é ainda uma mulher bela e havia percebido isso e, por essa causa se manteve reservada. As "feiosas" ou as que têm baixa auto-estima que me desculpem, mas sua inveja é quase impossível disfarçar, até mesmo em curtas palavras ou numa observação "inocente". A inveja em relação à Ana Paula é de outro tipo e falarei sobre isso na ocasião apropriada. 

Algumas conversas são jogos e configuram combinação velada de votos, mas o público não é burro. Os concursantes (a maioria) pensam que isso é jogo aceitável e honesto, mas é o contrário. Qualquer detração, menosprezo, etc, entre concursantes é jogo, sejam ou não opiniões sinceras. Pior ainda é se for feito pelas costas.

"Página Oficial 27/02/2016 21h31 - Atualizado em 27/02/2016 21h59
Renan conta que já se passou por gay em balada e opina: 'Mulher não pode ser rejeitada' (Link).


'vocês não são gays?'. 'Somos. Na verdade, nós somos bi, a gente gosta de homem, gosta de mulher'. As meninas ficaram com a cara no chão. Porque é aquela coisa, mulher não pode ser rejeitada. O homem pode".

Hum! Entendi!

Pensamentos para micro-blog: Diretrizes corretas de educação são tão importantes quanto proporcionar educação! Se alguém já disse isso, desculpe não citar! Pensei sozinho, mas é tão intuitivo!

"Antequam noveris, a laudando et vituperando abstine". Não louves e não ofendas a quem ainda não conheces.

15 comentários:

  1. Moleskine, o Matheus sempre tem esperteza para tentar desvendar o Big Fone, ou vc não ouviu ele comentar com várias pessoas, na época que o Ronan atendeu, que ele tinha dado uma indireta prá ele, que o fez deduzir que ele estava imune pelo Big Fone e não deu em nada? O Tamiel não deixou claro com as suas afirmações, a prova é que o próprio Ronan comentou com o Renan na cozinha, na frente do Tamiel, que podem ser diversas variáveis, ou seja, nao tinha certeza de ter conseguido desvendar o Big Fone, pois vc não acha que se isso acontecesse ele estaria muito feliz e comemorando com a Ana Paula e Munik que o Tamiel seria punido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Tamiel não falou nada, fez o que muita gente fez em todos os BBBs, teve gente que ja colocou as pulseiras e disse pra pessoa, fica tranquila que não é nada de ruim, e não foi punido, mas sabe como a Globo protege o trio AP, Ronan e Munik, talvez ache alguma desculpa para punir o Tamiel e ai o paredão sera:
      Ana Paulo, Adelia e Tamiel, é o que eu acho, agora é só esperar pra ver o que acontece, mas sinceramente, não estou mais nem ai para qualquer resultado, porque a ganhadora já é a Ana Paula, infelizmente!
      Mas torço para Renan ou Tamiel!

      Excluir
    2. Que dizem ser prima de Pedro Bial !!

      Excluir
  2. Oi Frank! Como vai? Então, o que devemos julgar em RS, valores ou jogo? Se não julgarmos valores não tem sentido dividir a casa entre bem e mal nem nomear vilões. E se não julgarmos jogo também não faz o menor sentido apoiar quem está jogando com ética e lealdade. E como todos jogam, sem exceção, mesmo aqueles que acham que não, então escolho torcer para aquele que joga declaradamente, porque não tenta me enganar, e com mais ética, pois sua forma de jogar me dá dicas sobre o seu caráter. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Errata
    * E como todos jogam, sem exceção, mesmo aqueles que dizem que não (...)

    ResponderExcluir
  4. Não entendo como o Boninho está suportando levar uma edição do BBB com total previsibilidade de quem estará no paredao e quem sairá. Será que os barracos patrocinados pela Bruxa Má são suficientes para a audiência que a Globo quer?



    ResponderExcluir
  5. Rsrs percebi depois,é que dona Geralda estaria fazendo um delicioso doce de leite.Valeu! 1x0 pra mim..kkk

    ResponderExcluir
  6. A Globo arquitetou um dos paredoes mais covardes da historia do RS.Colocou um paredão triplo para Tamiel ser massacrado pelas torcidas de Ana,Munik e Ronan.Sem contar as torcidas de Maria Claudia que esta detonando Tamiel,Matheu e dona GG que também não gosta dele.Qual a graça que tem isso?Só um cego não vê a manipulação descarada que eles estão fazendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A globo arquitetou, ou foi a burrice do Tamiel em entregar a pulseira para os que ele mais teme enfrentar em paredões? Ele em 1 semana virou o mais jogador da casa, e arquitetou todo um paredão, mas foi muito burro em postar todas as fichas num paredão entre Ronan, AP e Munik, podendo ter posto uma pessoa teoricamente mais fraca para ir com ele(já presumindo que iria) e tirar esta pessoa... Mas, sinceramente? Do jeito que o Tamiel está sujo seja aqui fora ou la dentro, acho que ele sairá e sairia para qualquer um de la rs.

      Excluir
    2. Ah e só mais uma coisa que esqueci de dizer, se tantas torcidas e tanta gente não gosta ou não gostou das atitudes praticadas por ele, será que todo mundo está errado e você e mais 5% estão certos? Será? rs pense a respeito, reflita. Abraços.

      Excluir
    3. A torcida de Cacau se esta torcendo contra Tamil é porque não tem PPV ,porque hoje a Ana Paula,Monique,Ronan e Gege combinaram de colocar ela no proximo paredão,,, O Matheus e o Renan tambem...

      Excluir
  7. Acho mais do que certo a produção mostrar quem da audiência. Ou querem que a câmera no meio da festa saia do jardim para ir para o quarto amarelo mostrarem a Adélia dormindo? Sobre o paredao ser triplo, ninguém pode reclamar de parecer covarde, pois o que eu Prevejo é que semana que vem Ana vai voltar a ser indicada e enfrentará Renan e Adélia, vai ser injusto TB? Creio que para muitos não... Então, BBB para mim ta sendo um dos melhores, alguns aceitaram jogar, outros estão começando enquanto a minoria acha que é colônia de férias. Sou totalmente a favor de quem combina votos, só não pode querer pagar de bom moço e que não faz isso, como tu disse aí, achar que o povo é besta e não percebe que tem armação nas atitudes das pessoas. Falei de um tanto de coisa e não falei nada. Mas é que pelo celular fica muito complicado seguir uma linha só de raciocínio kk

    ResponderExcluir
  8. Oi Frank! Eu ressucitei para trazer outro assunto dos mortos por motivos de estarmos em epoca de reality, principalmente quando ele esta sendo bem comentado. Enfim, eu vou tentar entrar num contexto profundo para eu lhe questionar uma coisa, mas lá vai. Vamos voltar um pouco em A Fazenda 6 aonde teve Barbara Evans como vencedora.Eu chegava em pessoas do meu cotidiano e perguntava "Você gosta da Barbara?" a resposta era simples e clara "não", sem contar os boatos da Record ter descontado dela 1 milhão do premio final.BBB13, aonde eu posso te afirmar com toda minha dignidade escrevendo esse textão as 7:09 da manhã que vi a Fernanda falando para a Kamilla "eles (ninjas/cameraman) disseram para mim que você é muito querida lá fora", interessante que eu salvei em favoritos este video que estava em um canal do daily motion, e por razões desconhecidas foi deletado nos dias seguintes; sem contar os inumeros favorecimentos a Kamilla e um video que tem ainda no youtube da Fernanda dizendo algo como "eu assinei para segundo lugar" na final do programa. A Fazenda 7, a vitoria do DH é MUITO questionavel, principalmente a """revolta""" dele no programa com a Babi e a Heloisa logo nas ultimas semanas (eu cheguei a ler um artigo seu tambem estranhando essa mudança de comportamento). BBB14, eu completamente VIA a produção ocultando cada atitude pessima de carater das "clanessas" e da Angela, e expondo de outros participantes; quantas vezes as duas falavam MUITO mal como se não estivessem sendo filmadas? E os retornos da Vanessa no paredão? A fazenda 8, eu acabei de ler a impressão sua chamada "Farsa" e que me deu a ideia aqui de querer uma resposta sua sobre uma questão que já já aparece. Estou vendo a entrevista da Mara Maravilha no programa 'A Tarde é Sua' e ela diz claramente (mas não com essas palavras) "Eu fui induzida pela produção em ser quem eu fui no programa" e ela tambem fala que um participante entrou em processo contra a Record por conta da agressão, aonde eu tenho quase a certeza que foi da Rebeca Gusmão contra o Douglas. Agora esta edição do Big Brother não estou vendo algum certo de proteção pra 'x' participante, mas é óbvio que a Globo esta colocando a Ana Paula como a "protagonista" da edição. Certo a questão é: Até quando um reality show pode ser chamado de "reality" quando se tem casos de manipulação por parte da direção e participantes pre-programados pela direção? Até que ponto eu deveria continuar assistindo sabendo que estou posso ou estou sendo enganado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra observação sobre a Mara, ela mesma disse tambem na entrevista,"Eu solicitava psicologos porem não era atendida, diferente de outros participantes".Provavelmente o intuito do programa era deixar ela desestabilizada.

      Excluir
  9. “Ela estava sendo parte da audiência, como nós. E, como nós, sendo levada a direcionar suas empatias como eles querem”…

    Nesse ponto, estou de pleno acordo... Apenas queria ressaltar que o uso do termo “imitação” não indica uma tomada de posição sobre a competidora… Acredito que isso aconteceria com qualquer concorrente que porventura passasse pela falsa eliminação… O que é exposto aqui é a postura da direção, que, como também foi apontado, quer conduzir a disputa da maneira que considera mais conveniente...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.