28 janeiro 2016

Frank Killer | "BBB 16": Crime e Castigo


Crime e Castigo
Título do romance do escritor russo
Fiódor Dostoiévski publicado em 1866

Para uma melhor compreensão da formação desse último paredão que culminou com a saída da Harumi faz-se mister esclarecer certas dúvidas.

Em primeiro lugar era necessário apontar alguém cuja escolha não acarretasse risco de um dos líderes ir para o paredão. Espertamente Ronan declarou que acataria a decisão dos outros 3, já que ele e o Tamiel estavam imunes. Foi ele quem cunhou a pecha de "Panelinha da Macholândia" para o grupo de líderes e, incluiu-se.

Tamiel também deveria fazer o mesmo, mas encheu-se de amores pelo Daniel e apontou a Munik como possível indicada, por achar, como declarou, que ela não contribuía para o coletivo.

Alan concordou com isso e achava que ela era a mais fraca na preferência popular por esse motivo e porque tinha mais amplas possibilidades de se dar bem na mídia aqui fora. É a velha história do motivinho segundo o qual elimina-se o que menos precisa do prêmio, como se o RS fosse uma instituição de caridade para aquinhoar quem mais precisa de dinheiro.

Desde o princípio Daniel batia na tecla de que deveriam escolher com base em afinidades e ele dizia que tinha menos afinidade com a Harumi e a Ana Paula. Inicialmente não foi ventilado o nome da Adélia.

O único que considerou seriamente a possibilidade de indicar a Adélia foi o Ronan, principalmente depois que ela ganhou a Prova do Anjo. Os demais não foram simpáticos a essa indicação por uma série de razões alegadas e, entre elas, a possibilidade de retaliação, já que ela tinha influência com as meninas. Não disseram com essas palavras, mas foi o que pensaram.

Quando a Adélia sinalizou ou declarou que iria imunizar a Juliana, o grupo fixou-se em Harumi e a hipótese era que a Munik iria pela casa e, na pior delas a Ana Paula, já que eles supunham que o grupo da Harumi iria em peso contra elas. Esse raciocínio estava correto, mas não era do agrado do Ronan.

Ronan então vislumbrou o plano de jogar o grupo do Laércio contra o grupo da Harumi, para blindar seu próprio grupo e sob a alegação de que era para salvar a Munik. Isso foi feito com o conhecimento de seu grupo de líderes.

A falha desse plano consistiu no fato de que o Renan não participaria de um conchavo e, então ficariam 4 contra 3 e a Munik ou Ana Paula iriam pela casa do mesmo jeito. Para o Renan estava bom, porque para se salvar da eliminação, Munik ficaria receptiva para aceitar fazer casal com ele ou com outro qualquer.

O voto do Renan em Ana Paula não foi para desperdiçar o voto e indicou que ele não tem intenções de namoro em relação a ela. Na melhor das hipóteses ele estaria tentando ajudar a Munik, caso alguém do grupo da Harumi fosse mesmo nela ou se fosse distribuído entre as duas (Munik e Ana Paula). Ele nem quis tomar conhecimento da armação de retaliação das meninas contra os líderes não imunes.

Cacau está de casal com Matheus. Juliana tem um relacionamento aqui fora e Renan sabe disso. Ele dificilmente ficaria com a Adélia e, com a Geralda, nem pensar. Caso queira fazer casal, a única opção que o Renan tem é a Munik, logo... Mas ele não quer atacar; quer ser atacado. "Vaidade das vaidades..." (Bíblia, Salomão).

A ação da Munik frustrou quase tudo o que levaram a semana inteira planejando e combinando no Quarto do Líder. Acho que ela agiu corretamente e nenhum deles tem do que chiar. Pelo menos, não explicitamente. LOL.

Daniel se livrou da eliminação porque estava sendo castigado em lugar do real culpado do "crime". Mas ele próprio reconheceu que errou ao dar ouvidos ao plano do Ronan e lhe deu carta branca para agir.

Quando se arrependeu poderia ter impedido sua ida ao paredão, mas isso implicaria em entregar seus companheiros de bandeja. Preferiu ser castigado a ser traíra. Felizmente para ele, não o foi, mas dor de barriga não dá uma só vez!

Moleskine

De fato Ronan percebeu que as meninas do grupo do Laércio (Munik e Ana Paula) estavam em perigo de ir para o paredão. Também percebi isso. Agora é o Ronan quem está em risco, por causa das desconfianças do grupo da Adélia, agora reduzido a 3 mulheres (Adélia, Cacau e Juliana).

Se o Daniel insistir em enfrentar o Ronan em paredão poderá pedir para ser indicado pelo novo Líder (ou líderes) caso ele não o seja.

Todo mundo tem motivos suficientes para indicar o Ronan ao paredão ou fazer um tira-teima entre ele e Daniel. Se esse paredão acontecer tudo irá ser esclarecido tim-tim por tim-tim. Se o Daniel fugir dele será um sinal de que tem culpa no cartório. Ou seja, ele "está no mato sem cachorro".

Essa Prova do Líder de agora vai determinar os rumos do paredão de uma forma dramática e poderá ser o motivo da queda da audiência do programa, dependendo de quem for o Líder ou líderes.

Por exemplo, imagine que o Alan e o Tamiel sejam Líderes ou um dos dois. Quem você acha que irá para a berlinda? Renan será o candidato natural, seguido da Munik. De qualquer forma um dos dois estaria no paredão. Cacau e Matheus estariam correndo por fora como alternativas.

Adélia, Juliana e Cacau como líderes mirariam em Ronan ou Laércio. A casa também miraria em um dos dois. Munik, Ana Paula e Laércio atirariam em Geralda ou Matheus sem dores de consciência e têm um leque extra de opções imprevisível.

Mulheres geralmente votam em mulheres, mas nessa edição isso pode não ocorrer, porque a não ser o Renan não tem nenhum outro homem disponível para elas. Laércio e Ronan não são elegíveis e nem a Cacau quis o Ronan. Agarrou mais que depressa o Matheus quando este apareceu e se livrou das "cantadas" do Ronan. LOL.

Ana Paula e Adélia podem querer o Renan, mas já viram que dessa cartola não vai sair coelho. O máximo que elas podem fazer é tentar impedir que ele encontre a Munik. Portanto elas são as únicas que ameaçam diretamente a Munik, não porque alimentem esperanças quanto a ele, mas para deletar um possível casal muito forte.

Munik está destinada a sempre estar em risco de ir para o paredão e "a agua tanto bate até que fura". Se fizer casal com Renan sua situação piora, ao invés de melhorar e, o Renan passa também a correr mais riscos, como ela.

Renan diz que está solteiro mas tem um "rolo" aqui fora e precisa esclarecer isso direito, pois em caso contrário não terá chances com a Munik. O cara está talvez atrás de cartaz e moral e a Adélia detectou isso bem, com suas atitudes. Ele pode estar jogando como o André (BBB13) e com medo de se atirar num relacionamento de RS.

Talvez a única chance dessa edição dar certo é a existência de casais e, se não tiver, eles aprenderão que colocar demais gente casada ou comprometida é prejudicial. O castigo virá a cavalo então. O casal Cacau-Matheus não levará a nada, a não ser talvez uma menina-mulher carente dormindo em uma cama com um homem galinha e oportunista.

Todo mundo sabe que a existência de casais gera conflitos e que todos querem ganhar. Logo, não faz sentido, do ponto de vista da direção, dificultar a formação de casais na seleção do elenco. Como castigo virá inexoravelmente a queda dos índices de audiência.

Se os líderes forem do atual Grupo "Tá com Tudo" (TCT), Geralda e Matheus correm risco de irem para o paredão, dependendo de quem seja Líder; Ana Paula, Laércio e Ronan, por exemplo. Munik seria dissidente nesse grupo, porque ela dificilmente votaria em Matheus, em atenção à Cacau, de quem ela gosta e com quem dormia na cama de casal antes dele chegar.

"Erci Gottardi 27 de janeiro de 2016 16:38
Estranho né, todo mundo q comentou aqui foi n comente da Ana, concordando c ela, e quem ficou foi o Daniel q ela e tds detestaram, e ele ficou como explicar né? sentindo cheirinho de call"


Um paredão obviamente não é julgamento de apenas um e também não se julga apenas um "crime" ou qualidade. O correto é considerar o conjunto dos atributos, positivos e negativos, mas também nem todos sabem o que são atributos. A maioria também nem sabe o que é julgar concursantes e se movem apenas por empatias.

No cômputo geral, entre erros e acertos, acaba saindo um veredito que é a média dos juízos. Essa é que é a maravilha do julgamento popular e coletivo. Teoricamente quanto maior é o número de julgadores (votantes), maior é a probabilidade de acerto em termos de justiça, e se não é, fica sendo. Capisce?

Em relação a "call centers", muito pior é a existência de fofoqueiros, celebridades, comunicadores e gente com penetração na mídia dando palpites ou manifestando preferências para induzir seus fãs, ouvintes e telespectadores. São no geral pessoas que não acompanham devidamente os RSs ou não têm tempo para acompanhá-los e se intrometem em assuntos onde não deveriam ou não reúnem as condições para tal.

"Rapunzel 27 de janeiro de 2016 18:02
Até que enfim vejo alguém criticar o ppv. Realmente, está na hora de melhorar o serviço, porque não está mais valendo a pena acompanhar pela TV. O som é simplesmente horrível e só temos 2 imagens por aquele preço inacreditável. Só viciado em BBB mesmo para assinar (como eu :/).
Quanto à análise, concordo com a Ana Lúcia em quase tudo, mas não vejo o Tamiel como vilão, acho ele bastante honesto e preocupado com o coletivo, coisa que parece que a maioria nem liga. E outra coisa, já estou pegando nojo da Adélia e do Daniel sempre se alisando. Por enquanto, gosto da postura da Ana Paula. Acho que a Dona Geralda logo logo vai dar nos nervos de todos (de quem está lá e de quem assiste). Acho que ela é aquele tipo de pessoa que confunde falta de educação e grosseria com sinceridade e toma liberdades por conta de sua idade e experiência. Não gosto disso. Por enquanto é isso, mas estamos apenas no início."


Como única representante da terceira idade que restou a Geralda vai dar trabalho para ser eliminada. Laércio é solteirão e anda fantasiando com a imagem da Munik. Sem chances, né? Experiência e idade não são atributos de caráter, mas vai dizer isso para um idoso! Ao contrário, pessoas idosas têm mais os pés no chão e  tendem a ser mais materialistas, realistas, práticas e menos sonhadoras. Sei que vou apanhar por dizer isso, mas é a pura verdade e falo com a autoridade dos meus mais de 30 anos de vida profissional lidando com gente.

"Erci Gottardi 27 de janeiro de 2016 20:46
Rapunzel tbm acho isso d Geralda, quer forçar p ser a velhinha descolada, mas q pode tudo pq é idosa. Qto a vilão, pra mim o pior deles é o Daniel, pq se esconde atras de uma mascar de bonzinho, e o inocente manupulado, um quarentão q já participou de 2 realits, já vem com jogo pronto. E como dizem por ai melhor um inimigo declarado... e o Ronan ta jogando e diz isso claramente, ñ vi ele falando mal ou difamando ninguem, ao contrario d
Daniel. Só ñ gosto da prepotencia e arrogancia com q Ronan tá jogando, se achando o rei da cocada preta. Daniel é dissimulado e mentiroso, se a Adelia imunizasse Harumi ela teria ido pra roça e ela sabia disso, por isso msmo sabendo q Harumi ia, não imunizou ela e sim a Ju. queria q alguem perguntasse ao Daniel se Harume estivesse imune quem eles indicariam, assim queria ver se Daniel iria segurar a mentira q ñ votaria nela de jeito nenhum.Gosto tbm da A Paula, por enquanto. E vilão msmo pra mim é o Daniel, odeio gente q bate e esconde a mão, vira o jogo e se vitimiza com as proprias falcatruas Perigoso, vai comer todos c farinha.."


Excetuando o Ronan, nenhum dos outros 3 líderes tinham a Adélia como segunda opção de voto. A Cacau pulou de última para uma das principais opções de voto dele.

"Di 27 de janeiro de 2016 20:21
Legal Frank! Gostei das suas primeiras impressões!Já tenho empatia com alguns rsrs Inevitável!Mas tudo pode mudar, não é mesmo?Vejo jogadores vorazes nesse bbb e vamos ter que ficar bem atentos pq muitos estão tentando enganar o espectador. Abraços."


Quase todos, Di. O difícil é apontar quem não é lobo ou loba e só vejo no máximo um ou dois, mais especificamente uma ou duas. Esse clima de amiguinhos e de gente do bem não é nada disso. Quem não vigiar o seu bem guardadinho o lobo vai comer. Abraços.

"Ana Lucia Andrade de Albuquerque Pereira 28 de janeiro de 2016 01:25
Olá Frank, td bem? Não comentei sobre os outros, porque não deu tempo de formar uma opinião.
No caso da Fernanda, acho q foi falta de carisma. O comentário geral na internet, é que ela é uma pessoa sem sal. Também achei. Não conseguiu aguçar a curisiodade nem conquistar a simpatia do público.
O Blackout a princípio, me pareceu um possível ganhador, com aquele sorrisão cativante (sobrou nele o que faltou a Fernanda), mas quando começou a mostrar seu lado grotesco, como vc definiu muito bem, caiu por terra. Se tivesse ficado, acredito que iria protagonizar a pior briga de todos os BBBs.
Eu não consigo acreditar no Ronam. Uma pessoa que cursava o penúltimo período de filosofia, e fica lendo e citando O Pequeno Princípe, é puxado....É possível que seja uma pessoa ótima (fora o jogo dele, que eu não gosto), mas não consegue me convencer. Tem o mesmo defeito do Daniel, quer ser o centro das atenções.
Por enquanto é isso, mas tudo pode mudar....
Abraço"


Está tudo bem, Ana Lucia. No caso da Fernanda, achei que ela não tinha tirocínio a respeito de RS e muito menos como deveria se portar em um paredão. Além do mais, dispensou demasiada atenção às pessoas erradas, as únicas que lhe emprestaram o ouvido e a atenção. Os demais pensaram que ela tinha algo com o William talvez. Não morro de amores pelo Ronan. Sei que ele não estava sozinho em toda essa trapalhada que protagonizou.

As decisões foram dele, mas os outros três estavam cientes e nada objetaram. Depois que quase tudo deu errado, pularam do barco quando começou a fazer agua. Tamiel está falando que ele "individualizou total" agora, e não foi bem assim! Abraço.

"Lucas Padilla 28 de janeiro de 2016 11:15
Top 3 da Ana Lúcia TB bate com o meu, talvez eu tiraria a Munik e ficaria apenas com Ana e Adélia, mas nada contra a Munik, é pq TB não tenho muito a favor. E curti as análises"


Ok, Lucas. Eu tiraria a Adélia ao invés da Munik. Pelo menos seu visual agrada-me mais.


Estão dizendo por aí que o Boninho não está satisfeito com o andamento do programa ou com os índices de audiência. Não sei se isso é verdade, mas chefe é assim mesmo: sempre quer o máximo rendimento no trabalho. LOL.

Em tempo, acho que essa ideia de misturar gerações não leva a nada. Melhor seria colocar gente do mesmo tope. Se querem atrair gente de mais alta faixa etária, que coloquem todos regulando a mesma faixa ou a metade de cada uma de duas faixas diferentes.

A ideia que foi ventilada de segregar parentes dos concursantes poderia funcionar e uma experiência já realizada foi bem sucedida no BBB14. Só foi mal conduzida e possibilitou vazamento de informações externas. Fora isso, correu tudo bem.

Na verdade não havia a preocupação de impedir esse vazamento, já que o resultado final já estava programado e o vazamento estava sendo controlado para mais beneficiar a quem mais interessava. Foi mais ou menos como sucede na Fazenda, onde os vazamentos ocorrem longe e fora das vistas e ouvidos do público.



6 comentários:

  1. Oi Frank. Vc viu o Laércio na festa ontem? Parecia um tarado olhando as meninas.Vi todas comentando que se semtiram incomodadas. A Ana Paula estå até com medo de ficar sozinha com ele no quarto. Hahaha Confesso que tbem tenho um pouco de medo do jeito dele.Ele é bem esquisito!

    ResponderExcluir
  2. "Ana Paula e Adélia podem querer o Renan, mas já viram que dessa cartola não vai sair coelho. O máximo que elas podem fazer é tentar impedir que ele encontre a Munik."
    Nem terminarei de ler, qd cheguei nessa parte de que a Ana Paula deseja pegar o Renan, concluí q quem escreveu esse texto está mais por fora q umbigo de vedete! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Oi Frank, td bem? O Ronam claramente qer eliminar a Adélia, assim como ficou muito incomodado com a presença do Blackout. Ele quer ser o único negro lá dentro, e o primeiro a ganhar, como já declarou.
    Quanto a escalação de pessoas comprometidas, acho que o problema não é a impossibilidade de formar casal, mas essas pessoas ficam travadas, não se entregam. O que é isso de Daniel, um homem de 40 anos ficar chorando, mamãe, mamãe, Tátá, Tátá. Pelo que li, ele tinha acabado de conhecer a tal Tátá. ?
    Tenho observado um fato recorrente, todos os participantes são sempre ávidos pelo prêmio, mas não querem dar nada em troca. Poucos se entregam de verdade.
    Só discordo de vc em um ponto, acho q Ana Paula não votaria em Geralda ou Munik, pelo menos agora. Acho q a grande concorrente dela é a Juliana.
    Concordo com a Di quanto ao Laércio. Fiquei de cara quando ele disse que namora uma menina de 16 anos. E através de várias falas dele, percebe-se que é meio ou totalmente tarado.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem contar aquela história que rola na internet, uma postagem de uma menina no face que conhece ele.. sobre a tara dele pelas meninas mais jovens... espero que não vá muito longe

      Excluir
  4. Eu já acho que o Daniel trabalhou pra salvar a própria pele e entregar o Alan pra ser votado. Quem decidiu o voto foi o Matheus. Ele havia convertido o voto da Juliana. Conversou com a Munik antes do paredão.Ela disse que ficou p.. porque o Alan queria indicá-la.
    Em relação à jogada do Ronan, é perfeitamente clara a idéia de que o grupo contou com a possibilidade de desempate na Adélia. Eles achavam que seriam 3 empates de três votos. Desconsideraram votos da Geralda e do Mateus.
    Em relação ao Renan, talvez, ele tivesse mesmo pescado o voto na Ana Paula, não na Munik.
    Agora, o que os machos não sabem é que o Ronan também trabalhou com a hipótese dos votos nos líderes não imunes.
    Então, pra mim, o Daniel de todo jeito foi traíra.Ficou mais preocupado em tirar o corpo fora e incriminar o Ronan.Mas isso foi mais por querer a cabeça da Ana Paula, que o Ronan protegeu, do que por causa da armação que não deu certo e ele ter ido pro paredão.

    ResponderExcluir
  5. Concordo Fabio. Esse Daniel não vale nada. Definitivamente não gosto.Ele encantou a todos com essa lábia de paz mundial. Só quem pescou o joguinho dele foram Geralda, Munik e Ana Paula.Sem contar que jå falou da sua amizade com o Alemão e os toques que o mesmo lhe deu.Deus me perdoe mas não suporto, esse é o verdadeiro lobo em pele de cordeiro.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.