17 novembro 2015

Frank Killer | "A Fazenda 8": Involução


Involução

Os RSs começam no Brasil seguindo fielmente as propostas originais. Depois degeneram seguindo duas vertentes principais. A principal e correta é a que se torna cada vez mais interativa e transparente ao telespectador. A outra vertente segue caminho inverso e, sob a aparência de RS aberto e transparente, vai se fechando gradativamente. A causa é a direção incompetente que não sabe fazer sucesso da outra forma.

Começam introduzindo variações no formato que redundam em sucesso real ou sucessos fictícios ou sensacionalistas. De tal forma que os primeiros conseguem melhorar a aceitação com maior abertura e o segundo cada vez se fecha mais, criando fatos e conteúdos falsos. Algumas variantes nem disponibilizam o RS online ao vivo e outros são vistos ao vivo apenas pela TV a cabo.

O RS A Fazenda é um Reality do segundo tipo e vem se fechando paulatinamente desde a primeira edição e tornando-se cada vez menos transparente. As primeiras edições não fizeram sucesso e, com o recurso da internet melhorou um pouco, mas passaram lamentavelmente a introduzir variantes no formato que eram consideradas injustas, com a introdução por exemplo de um celeiro, sem conforto nenhum onde os concursantes eram obrigados a permanecer por algum período.

As pessoas que ficavam no celeiro, geralmente de uma mesma equipe, disputavam uma prova para salvar-se da roça, ou melhor, do celeiro; e, integravam-se aos da sede. Os "excluídos" do celeiro corriam o risco de irem para a roça.

Em outras variantes ou nas mais recentes os chamados "excluídos" do celeiro eram colocados como alvo de votações ou tendo que disputar provas para se livrarem da roça. Os remanescentes na votação disputavam mais uma prova onde o perdedor compunha o outro elemento da roça, e o eliminado do programa indicava o novo fazendeiro. Todos esses experimentos não eram tão eficazes para a direção formar as roças de seus sonhos como o atual processo com a baia.

O atual processo do Poder da Chave teve início na F5 com a introdução dos famigerados envelopes da arca (cópia da "Caixa de Pandora" de RSs estrangeiros). Na Fazenda de Verão (FV) em final de 2012, foram utilizados esses envelopes, que permitem extrema maleabilidade para a direção formar as roças que deseja ao seu bel-prazer.

O processo evoluiu para o "feriado" das sextas-feiras de hoje quando não há transmissões ao vivo, depois que foram vistas manipulações dos envelopes depois de ganhas pelos participantes na FV.  Como se pode perceber, a "evolução" foi no sentido de possibilitar maior facilidade de manipulação, ao invés dos motivos alegados, depois que Viviane Araújo e outros venceram o RS a despeito das preferência da direção por outros participantes.

Claro está que essa "evolução" visa camuflar os reais preferidos ou escolhidos para vencer o Reality entre os demais e entre os quais há participantes "programados" para desistirem ou serem eliminados ("coelhos e "buchas de canhão"), ao mesmo tempo que possibilita e facilita armar situações falsas com comportamentos teatralizados, intuitos sensacionalistas ou para impulsionar certos concursantes mais preferidos pela direção e queimar outros.

Só para exemplificar, eles não mostram "edredoning" de quem protegem e mostram "edredoning" ou cenas com aparência de "edredoning" de casais cujos filmes querem queimar. Quando querem queimar um participante dando a entender que não toma banho diariamente, simplesmente nunca mostram o mesmo tomando banho.

O procedimento é o mesmo para qualquer outro detalhe desabonador. O fato de não mostrarem tudo o que acontece no confinamento favorece esse tipo de procedimento da direção e, até mesmo, deixam de mostrar atos nobres de quem não desejam "encher a bola" ou mostram de raspão ou destorcidos. Tudo isso é desonesto, parcial e injusto.

Não é somente na edição dos vídeos, mas principalmente na super-exposição e na supressão de eventos ao vivo é que eles favorecem ou desfavorecem os concursantes para direcionarem as preferências. É na escolha do que mostram ao vivo ou em vídeos que eles direcionam! Neste RS o telespectador ou internauta tem a ilusão de que está vendo tudo mas, não vê nem a décima parte de tudo o que há para ver.

Já houve época em edições anteriores que se via um pouco mais e por isso está ocorrendo uma involução nesse sentido! Agora as celebridades têm que pensar bastante antes de aceitarem participar do RS e só entram se o cachê de participação for muito compensador. O grande problema é que alguns aceitam pensando somente no cachê de participação e tendem a desistir ou não se importam de serem eliminados.

É por essa razão que atualmente só estão escalando quem está decadente ou matando "cachorro a grito"! Ou seja, logicamente a qualidade do elenco também decai, as desistências aumentam e os que sobram vivem uma guerra de baixarias que chega a agredir a sensibilidade da audiência!


Moleskine

Palavras de JP: "Fizeram uma tempestade em copo d´água! Pra quê?"

A palavra-chave nesta frase é "fizeram", no plural. (Eles) fizeram! Quem são eles? Douglas e mais quem? Se o leitor é inteligente deve saber a resposta! "Prá quê?"

A resposta é: para formar uma pré-roça JP x Marcelo x alguém da baia. Os envelopes do tal baú poderão ou não confirmar isso. Não é à toa que estão explorando o assunto do barraco da festa a semana inteira. Fique ligado!

A próxima Prova da Chave deverá ser entre os integrantes do grupo Serrote e se o grupo Machado não for desfalcado agora, certamente será liquidado com o resultado da próxima Prova da Chave e não deverá sobrar ninguém do grupo para a Final, assumindo ou não que a Carla não é mais do grupo na prática. Tudo se encaminha para uma Final Ana Paula x Luka x Mara.

Fora essas considerações a outra pré-roça previsível esta semana é Luka x Mara x Rayanne, se Douglas indicar a Mara e Luka e Ana Paula realmente votarem em Rayanne, como estão falando. Mas essa conversa deles pode ser para intimidação, para que o Douglas mude de ideia e indique JP.

Na tática do Luka, se o Douglas indicar o JP, Marcelo poderá ir para a roça também pela casa e puxará Carla ou Ana Paula da baia, não ele. Se, ao contrário, a Mara for a mais votada pela casa, não puxará ele da baia, mas provavelmente a Carla. Em minha opinião, penso que tanto a Rayanne quanto o Marcelo puxarão ele, Luka, se um dos dois for o mais votado pela casa.

Claro que o baú pode mudar tudo, inclusive imunizar um bando de gente ou trocar algum concursante por outro na pré-roça. Nesse lance até o Douglas pode ir, mesmo sendo fazendeiro, por causa das depredações que promoveu depois que "encheu a cara" na festa.

Aquele piti do Douglas na quebradeira e em tocar o sino denuncia que ele pode saber de alguma coisa ou disseram pra ele, a exemplo do que ocorreu com o Thiago antes e, com o Marcelo na última festa "Truck Food", segundo palavras do próprio.

Quem ganhar a Prova Especial da Chave provavelmente estará garantido ou quase na Final. É o tipo de coisa que essa produção gosta de fazer. Fique ligado em quem eles preferem direcionar para ganhar a prova. Ou eles querem uma Final equilibrada entre dois ou alguém disparado na preferência da audiência.

Ana Lucia Andrade de Albuquerque Pereira 17 de novembro de 2015 04:18
...Concluindo, isso não é um RS, como diz o Frank, e sim um show, classe Z, de entretenimento. Ou o Carelli sai da direção da fazenda, e assume uma direção mais honesta, c mais transparência, ou A fazenda, ops, a vaca, vai p brejo
Abraço aos dois.
PS: Caso Carelli continue na direção, sugiro a substituição da piscina, por um ringue."


Abraço, Ana Lucia. Né? Boa ideia a da piscina! Teria mais serventia! LOL.

"Emails de fatima, 14 de novembro de 2015 05:34, 05:38, 16 de novembro de 2015 02:22
Oi!Frank
OBS: não sei se é legal citar nomes de artistas, por esse motivo, peço-lhe que avalie o que pode ser publicado.Essa entrevista está no You tube e foi realizada no programa da Marilia Gabriela, caso não ache viável prefiro que não publique fica entre nós, tudo bem?

Estou por um fio para não assistir mais a esse programa. Tenho impressão que ele é todo mentiroso, inclusive essa votação. Acho que Quelinah deveria ter ganho, não torçia por ela, exatamente pelo mesmo motivo que muitas pessoas, não consegui conhece-la o suficiente para torcer, agora que ela está dando entrevistas, que vi a candidata para o prêmio. Que pena! Tarde demais, faltou a Quelinah uma só palavra: comunicação. Certa vez ao assistir uma entrevista de Alexandre Frota no programa de frente com Gabi, ele disse que o RS ´só tem vida se tiver edição´, os participantes tem que existir dentro do programa caso contrário como que o programa vai sobreviver? Ele disse que tirou segundo lugar em um RS realizado em outro País não me recordo qual no momento, mas entrou dentro da casa montado em um cavalo, ele quase ganhou o RS.
Parabéns! pelos seus posts sou sua fã, que bom saber escrever como você sabe, isso é comunicação.

...mas o fato é que comprovadamente os participantes tem contato com outras pessoas que não são participantes do RS. O Marcelo fala para JP, de uma pessoa que conhecia a Li e parece que tinha simpatia por ela, ele fala o seguinte para o JP: Ele disse que o pessoal ( de fora) está gostando muito do programa, aí o JP lembra dessa pessoa que é sabe quem? O cara que estava servindo comida numa barraquinha na última festa, que teve a briga do JP com Douglas..."


Tudo bem, Fatima. Pode citar nomes de artistas, principalmente quando arrolados em fatos sobre RSs. São pessoas públicas. Quem entra em RSs concorda tacitamente em ser citado e julgado. Só não se pode mentir, caluniar e ofender. O país é Portugal e foi em 2004.

Na atual edição de 2015 (que mistura celebridades com anônimos) a Kelly (BBB12) está participando e indo bem. Esteve numa berlinda com 8 indicações na segunda semana e se salvou com apenas 19% dos votos da audiência. No entanto ela é uma das mais votadas entre os 3 mais votados, com um total de 13 indicações. Na mesma edição tem outra participante com ascendência brasileira chamada Angélica Jordão.

Pessoalmente não concordo com esta opinião de que RS vive de edição. Quem fala isso não sabe o que é RS e pensa que é apenas um programa de entretenimento onde a audiência concorda que devem manipular os participantes para ficar mais divertido. Um diretor inteligente e competente faz um programa RS ser divertido e movimentado sem manipular opiniões e os relacionamentos dos concursantes.

A pessoa referida é identificada pelo Marcelo de brincadeira como sendo um japonesinho "pai da Li" e sogro do JP. Marcelo falou que sabe tudo e, logicamente, a conversa entre ele e o cara não foi exibida. JP lembrou da pessoa, mas aparentemente não obteve informações dele e se obteve não deu pistas sobre isso. A conversa para atrair a Mara para o lado deles ocorreu em momento muito posterior a essa conversa entre os dois amigos no sábado à noite.

A questão é a seguinte: mesmo que não falem nada, as presenças de elementos não confinados interagindo com os confinados dão pistas sobre quem é mais e menos preferido pela audiência. Somente um concursante tapado não perceberia nada. A própria maneira como o concursante é tratado já é uma pista. O problema é que pode ser uma falsa pista, se o participante externo for fã de alguém diferente ou não presente no momento da interação.

"Email de TG, 16 de novembro de 2015 16:56
...Apesar de que minha análise sobre os participantes ter piorado drasticamente! O Douglas além de chato, é inconsequente, mimado e péssimo ator! Devia ter sido expulso pela 2ª vez e não foi!
        Teu último texto estava ótimo! Não sobrou 1 sequer para torcer! Minha esperança era do Amaral, Li (ou qqr ser, desse ou outro planeta) voltasse no lugar do Thiago. Mas, se isso fosse acontecer, já teriam feito a semanas. Uma pena! Perderam a oportunidade de colocar alguém melhor! Podia ter sido por votação do público mesmo! Quem sabe, agitaria! Dependem, exclusivamente, das brigas da Mara.
        Nem sei se tenho mais dó pelos participantes, pois o que deveria promover a imagem no programa, foi um tiro no pé; de mim, por adorar RS e vê-lo manchado com as palhaçadas da trupe da "A Fazenda" ou de ti, por ser obrigado a assistir... :(

Ótima semana!

bju"

Beijos, TG. Ótima semana pra você também. Mesmo sendo ruins aprendo com eles e fico admirado como o ser humano pode descer tão baixo por dinheiro! Às vezes nem é pelo dinheiro. Thiago propalava que não veio pelo dinheiro e a Mara também falou que tem uma situação estável, mas no caso dela tem momentos que fala que não pode desistir porque provavelmente precisa do cachê de participação ou não pode desistir por ter dado a palavra e ter promessas de reaproveitamento como artista da casa.

Justiça seja feita! Aquela cerca quebrada nas proximidades da área dos gansos, marrecos e patos foi quebrada por uma "visitante" das sextas-feiras, e não pelo Douglas. O resto da quebradeira, não vi quem destruiu tudo mas tudo bem, pode ter sido o Douglas. Se não foi, fica sendo, por problemas de não-transmissão. Ele só admitiu o vaso de plantas, o microfone e a porteira!

Mara é o divisor de águas! Depois que ela se aproximou de JP e Marcelo, os dois deixaram de ser os mais rejeitados e podem "ganhar pulseiras de festas" para o resto da reta final. Agora a bola está com Carla, Rayanne e Douglas, o "Trio Ternura"!

A 1ª edição da Quinta das Celebridades de Portugal começou em 3 de Outubro de 2004. A Final realizou-se a 31 de Dezembro, após 3 meses, com a vitória de um participante chamado José Castelo Branco.

Alexandre Frota ficou em segundo lugar nesse Reality e em 2001 foi o sétimo eliminado na Casa dos Artistas 1. "Em junho de 2009, abandonou a equipe de direção do reality show A Fazenda" da Record por causa de discordâncias com a direção geral. (vide pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Frota).

Rodrigo Carelli era o diretor do Reality Casa dos Artistas, mas o mérito pelo grande sucesso do programa foi todo do apresentador Silvio Santos, que era o diretor de fato. Sem um comunicador como o Silvio, Carelli é zero e sempre foi, se deixado por conta própria. Se está sendo restringido, quem o restringe nem chega aos pés do Silvio Santos. Não é possível que não tenha aprendido a fazer direito depois de tanto tempo!

Como artista, Frota puxa a brasa para a sardinha dele, querendo dar a entender que o artista é quem dá vida aos programas, abstraindo o papel do apresentador. Isso pode ser um fato em outros tipos de programas, não em RS, porque seria uma negação do próprio gênero de programas de RS, onde o show é a realidade, e não ficções.


3 comentários:

  1. Aroça hj Douglas já disse para Mara que indicara ela..????

    ResponderExcluir
  2. Desde o inicio torci por Quelyna por acha-la mas necessitada Mas a final é Marcelo,Mara e Ana Paula ou Carla.

    ResponderExcluir
  3. concordo com um dos textos acima li ou amaral deviam voltar quelinah devia ter saído mesmo apesar de que ela não se sujou como os outros porcos que estão lá dentro como douglas carla rayane e mara já jp marcelo ana paula não tem carisma para ganhar e luka é um lixo como jogador

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.