03 setembro 2015

Bake Off Brasil - Episódio 6 - Tenso! Bolo e mais bolo!


Curti os desafios desse último episódio do Bake Off Brasil. Quem é que não curte um bom bolinho, daqueles com carinha de caseiro, quentinho, com um café, ou um chá? Eu a-do-ro! E quando é bolo desses de raiz, é tudo de bom!

Então, temos o convidado de honra: Chef Carlos Bertolazzi, do Cozinha sob Pressão. Levou com ele um lindo bolo de batata doce que devia estar de comer de joelhos! E o desafio criativo, óbvio, preparar, em uma hora e meia, um bolo de raiz ou tubérculo, com um detalhe: os competidores tinham que usar o ingrediente principal, escolhido por eles mesmos, in natura, ou seja, nada de cozinhar antes. Bertz avisou sobre o quanto é óbvio fazer aquele tradicional bolo de cenoura com cobertura de chocolate, apesar de ser delicioso. Bom... Nem preciso comentar que teve fófi que insistiu nessa receita. Alguns se deram bem, outros, nem tanto!

Olha só: Ayrton mandou pro forno um bolo de mandioquinha, e disse pro Bertolazzi que tinha pegado leve no açúcar, ao ouvir do Chef sobre a doçura já existente nessas raízes, principalmente na mandioquinha. Fez uma calda de maracujá, que ajuda com o azedinho, e manjericão à parte, para quem quisesse molhar o bolo. Esperto. Samira escolheu cenoura, nozes, e chocolate meio amargo e laranja na cobertura. Lógico que ela deu um capricho a mais com especiarias árabes. Bertz deixou claro que com um bolo de cenoura, meio óbvio, a fófi teria que ser uma das melhores... Outro "encenourado", Michael também optou por esse sabor, com beterraba e especiarias, e cobertura de cream cheese e beterraba. O fófi levou bronquinha porque deixou cenoura pelo chão e a bancada desarrumada. Tadinho! Marília fez bolo de mandioca e queijo com erva-doce, e cobertura de glacê. Achei inusitado. Como ela havia comentado que faria uma decoração digna de alta gastronomia, Bertz já deixou claro para a confeiteira que não queria nada gourmet... Beterraba com limão e cobertura de merengue foi a escolha de Joca. Lógico que o pentelho de carteirinha do programa, o detestável Fasano, implicou com as estrelinhas que o Joca estava cortando para decorar o bolo... Afff! Ronaldo misturou mandioca, coco fresco, e cumaru com cobertura de pé de moleque de castanha de cajú. A combinação me soou bacana! Gabi (com seu avental verde - que pra mim parece azul!) resolveu fazer bolo de beterraba e uvas passas com especiarias na massa, e cobertura de butter cream de beterraba. Parecia confiante a moça!
Que aflição, gente, o Michael com o bolo ainda no forno, já há um tempão, e quase no final do tempo! Mas conseguiu, deu certo. Ufa!!

Como era uma prova com um convidado especial, houve escolha de quem se saiu melhor. Claro, houve a distribuição de  "carinhos e gentilezas" do amargo Fasano, comentários bacanas e construtivos, além daquele sarrinho básico, do sarcasmo característico, que eu pessoalmente adoro, do Chef Bertolazzi, algumas dicas boas e também críticas da Carol. Encontraram vários defeitos em vários bolos. Acho que os competidores ainda estão deixando o nervosismo, a ansiedade, tomarem conta um bocadinho demais...
Com um comentário do Fasano eu vou ser obrigada a concordar: sobre o bolo da Gabi parecer aquele chiclete que você pisa e fica aquela coisa cor de rosa, parecendo uma linha ou coisa que o valha... Certíssimo. A cobertura parecia bem isso. E não foi espalhada pelas laterais do bolo de forma homogênea... Como a dona do avental verde, era esperado um ótimo desempenho dela. O bolo do Michael foi criticado, e até com uma certa razão, pela decoração, e não pelo sabor: Bertz se surpreendeu com o sabor, de forma positiva, mas o moço usou uma forma que já era com um formato todo decoradinho... Então só rolou uma chuvinha de açúcar por cima do bolo. Samira, sempre entre os melhores, deixou um pouco a desejar no cozimento do bolo, mas o sabor recebeu elogios.
Eleito por Bertolazzi, Joca teve o melhor bolo no geral, com sua cor muito bonita, que recebeu bons elogios do Chef.

Desafio técnico! Escondidas por cloches, estavam as fotos do bolo que os confeiteiros teriam que reproduzir: um bolo Piñata. Sacam aqueles burricos tradicionais mexicanos, ou às vezes elas vêm em outros formatos, recheados com um monte de doces, que as crianças dão porrada com um pau até arrebentar pra rolar aquela chuva de guloseimas? Então! O bolo era praticamente oco no centro, todo em camadas, mas essas camadas não poderiam desmontar, se separar, quando fosse cortado. Aí tinha um arsenal de jujubas, confeitos, gominhas, o pesadelo de qualquer mãe que não quer ver seus filhos correndo feito demônios da Tasmânia por todo canto, aprontando até passar o tal do "sugar high"! O bolo ainda levava cobertura E confeitos por cima da cobertura! Deus nos acuda! kkkkkkk O bolo deveria ser confeccionado em duas horas, e os competidores tinham a receita. Só faltava, né?
Destaque para o tricô de Ayrton e Michael, sentadinhos com as suas respectivas tigelas, batendo seus bolos, e fofocando feito duas comadres! kkkkkkk Me divirto demais com o Michael, gente, e o Ayrton entrando na onda foi muito divertido!

Vale o comentário aqui, gente, não achei bacana a Samira levando com ela três formas, enquanto Ayrton ficava no desfalque, só com uma, quando os participantes tinham duas formas cada um. Segundo Samira, o pessoal da produção foi quem entregou pra ela... Tá bom, então, nééé?? A fófi disse que já aconteceu de ela ficar com menos formas do que os outros competidores, discursou, etc., etc... Até Ticiana perguntou para Ayrton por que é que ele não pegava a forma de volta, e comentou que ela era quem tinha mais formas do que todos. Ai ai... Realities e seus truques, né?
OK! A sacada do tal bolo, segundo Carol, era conseguir abrir o buraco no meio do bolo frio, sem desmontar, sem as camadas se descolarem quando cortado, e o recheio de confeitos doces tinha que fazer tipo uma cascatinha, escorregando quando o bolo era cortado. Fasano já estava contando com várias cacas acontecendo, e comentou com Carol, inclusive pedindo sua ajuda, já que a moça é muito boazinha, que seria mais duro com os competidores, porque já estava ficando muito irritado com tantos errinhos... Nem vou comentar...

Cada competidor interpretou a receita como quis, ou pôde. O Joca deixou o bolo exatamente como na foto: sem uma fatia, mostrando o interior... Rachei o bico! Tadinho, entendeu errado o babado e levou um bolo incompleto para a degustação às cegas! Ai Jizuis!
Olha só, teve bolo bonitinho, caprichadinho, mas não vi um bolo ali com cara de feito por um confeiteiro profissional. Teve um ou outro que quase chegou perto, mas ainda falta, viu?
Os comentários foram sobre massa seca, ou falha técnica, muito corante, ou recheio muito doce...
Visualmente, o bolo de Samira recebeu bons elogios, mas a massa estava fora do ponto, embora tivesse um gosto agradável. Ayrton recebeu elogios por tingir a massa, mas o prato estava sujo de corante... tem que limpar né, fófi?

A decisão para o primeiro lugar ficou entre "as comadres tricoteiras" (kkkkk) Ayrton e Michael! Adorei!
O bolo de Ayrton foi o melhor, no final das contas. Feliiiiz, o moço! Bacana, achei bom! E como o Mestre Confeiteiro, temos Michael! Bacanérrimo! Finalmente, desencruou o fófi! Achei ótimo! A comemoração foi a melhor: "Aaaaai eu vou chorar!!! Quero agradecer minha mãe...", todo queridinho de avental verde (azul! azuuuul!!)! Comemorei junto!
Joca se salvou, poque ficou claro que o moço interpretou errado o que queriam, né? E, olha iiiiisso!! Ronaldo e MARÍLIA na berlinda... Ééééé... às vezes dá ruim, né? E Ronaldo foi eliminado, por não ter ido bem na primeira prova, e não ter conseguido superar o tropeço na segunda... Vai pra casa... Com uma ressalva! Surpresinha do programa: os eliminados terão uma chance de voltar a competir! Re-pes-ca-gem! Eita! Esse forno tá esquentando hein?

Quero só ver quem volta, gente! Mas por agora, fiquei foi contente que o Michael ganhou o aventalzinho de Mestre Confeiteiro! Ah, tava na hora, né? Nem é torcida, não... só acho ele fofo, e ele estava tentando muito, é bonzinho, compete de forma justa! Mereceu!
Vamos ver o que nos aguarda nesse Sábado, gente! Já estou nervosa pelos competidores!
Beijinhos, e até já! :)
-Aninha Albuquerque


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.