26 agosto 2015

Bake Off Brasil - Episódio 5 - Doce tradição brazuca!


Teve convidado especial no episódio desse Sábado, 22 de Agosto. Curto demais esse Mestre Confeiteiro, gente! Manja muuuuito! Sabe tudo de chocolate! Diego Lozano foi participar do programa, e julgar o bolo que os competidores teriam que fazer no desafio criativo. Requisitos: brigadeiros para o recheio, e ganache para a cobertura. Ai gente... como é que controla a vontade que dá né? Digamos que o desafio não seria tão brabo se os jurados não fosssem as figuras que tínhamos por lá. Nem preciso falar do Fasano, que a cada episódio fica mais insuportável! Ô pessoinha difícil, hein?! Carol continua exigente, mas ao menos não é uma chata de carteirinha como o companheiro jurado. Agora, Diego... Esse tem muito cacife pra julgar. Acompanhei o trabalho do fófi na TV por um bom tempo, - no programa A Confeitaria, da Fox, mais precisamente, o canal Bem Simples - e falando muito sério, os doces do cara são verdadeiras obras de arte.

OK, falando do que os competidores aprontaram, teve de tudo, de belas promessas a desastres anunciados. Enquanto Diego percorria as estações de trabalho, ia dando algumas dicas, alguns conselhos, toques pra ajudar, quando percebia que ia dar problema. Perguntem se os confeiteiros ouviram de verdade, se acataram os conselhos... Nem preciso responder, né? A grande maioria fez como quis, e até que alguns bolos saíram mais ou menos, cumpriram o que foi pedido, mas pra variar, a grande maioria se perdeu com o tempo, tiveram boas idéias mas falharam na execução, conseguiram misturar coisas que resultaram, segundo Diego, em algo sem sabor, ou não conseguiram cobrir o bolo com a ganache, ou deixaram o bolo seco (erro bem recorrente), ou deixaram o brigadeiro passar do ponto. Teve bolo encruado, massudo e quebradiço... Xííííí!

O que eu achei uma gracinha foi o Michael, meigo demais, que lembrou que o Diego adora caveirinhas, e fez a decoração do bolo com folhinhas de chocolate com caveirinhas impressas. Pena que o chocolate era hidrogenado, o que Diego percebeu logo, e pra ele não rola... As caveirinhas ficaram só pra decoração mesmo. Aí Fasano ficou com ciuminho pelo agrado para o convidado... Nhóóóóó! Fala sério né? Quem vê acha que é meigo...
Muito fofo Michael pedindo abraço pro Diego, todo emocionado! Ah esse Michael... Alegria do programa, gente!
Teve o bolo de Ronaldo, com gengibre e uma camadinha de chá verde na decoração do topo, além de um origami - de papel!!! - e o convidado julgou o bolo do moço como incompleto, pois não estava coberto com a ganache. Samira até que se saiu bem, mas não agradou tanto com brigadeiros de café e fava tonka, uma combinação excessiva de sabores para Diego... Marília, de quem os jurados esperavam um bocado, não conseguiu um bolo muito bonito, e misturou vários sabores: cardamomo, capim santo, chocolate branco, chocolate meio amargo, E água de rosas, que ela esperava resultar em uma mistura de sabores bem agradável. Diego desconfiou da mistura e avisou que, já que ela descreveu os ingredientes para ele, seria esperado que ele percebesse todos os sabores. Aí está...
O bolo de Gabi levava frutas vermelhas e licor de marula, coberto com ganache de chocolate amargo. Ayrton se mostrava seguro, comentando que o tal avental verde (que pra mim é azul! E o Rubs concordou! Chegamos a dar uma pausa pra conferir! Que verde é aquele??! Alguém me explica?!) continuaria com ele - utopia típica da maioria que ganhou o avental nessa primeira temporada- enquanto preparava sua massa de brownie, pesadona... Bruno e Michael eram só nervos por causa da presença do idolo Diego. Joca iria apresentar um bolo peteleco com brigadeiro de pistache. Não foi muito bom, não. E olha que peteleco eu conheço! Tradição na família do meu digníssimo marido Rubinho... a avó fazia, a mãe fazia, e ele faz um que AI MEU DEEEEUS!!! Já comí quilos de peteleco! Aliás, RUUUUUBS!!! Tá na hora de rolar um petelequinho aqui na casinha nova né não??! kkkkkk
Ayrton apresentou um bolo que mais parecia um panetone, com lateral alta e toda desigual, sem um acabamento bem apresentável. Desmontou no prato, e sinceramente, o moço gosta de fazer um brownie, hein? A idéia não foi tão boa, gente, a massa até poderia ter dado certo, mas ficou pesado demais.

Houve divergências de opiniões e gostos pessoais. Achei que os jurados não se entenderam muito nesse desafio. Para Fasano, tudo era razoável, ou relativamente alguma coisa, ou feio, ou não estava bonito, ou não agradou... Pra variar, né? Acho que o cara não gosta de doce, viu?!!
Diego, como convidado de honra, decidiu que o bolo vencedor do desafio, porque apresentou o que foi solicitado, foi o de Marília. Com o resultado, veio também o anúncio de um prêmio no final do programa para os quatro finalistas: um curso na escola do Diego, a Escola de Confeitaria. Olhos cobiçosos por toda parte! :D

Next!
A próxima prova, que era a ténica, consistia na confecção do nosso tradicionalíssimo Quindim! Eita coisa boa gente!! Comeria em quantidades absuuuuurdas!! Os competidores receberam as receitas com um detalhezinho, ou a falta de um detalhezinho... hehehe... na receita, não constava, propositadamente, o número de gemas necessárias para fazer o doce! Ha-ha-ha... F%&eu, Dirceu! Que fria, né?
Fasano:"Não quero cheiro de ovo!" Então vai comer banana, seu! O doce é essencialmente de OVO!

Fófis com a mão na massa, e dá-lhe ovo! Imagino o cheiro, o aroooooma, o budum naquela tenda!
Ronaldo teve uma sacada boa: pesou o açúcar, e colocou o mesmo peso em gemas na receita. Samira parecia meio desesperadinha; já viu fazer, mas nunca fez. Ayrton parecia confiante, até fazer a caca de não untar direito as forminhas e ter seus quindins micados, literalmente, decididos a permanecer em suas caminhas quentinhas! Bruno tinha certeza que, mesmo peneirando as gemas para se livrar da película que dá o sabor e cheiro fortes de ovo, Fasano iria achar que o cheiro estava lá. Ainda acrescentou em seu depoimento de backstage que mesmo se um dia ele fizesse algo que NÃO levasse ovos, o pentelho iria sentir o cheiro. Concordo com Bruno, sabe? Marília e Gabi pareciam menos preocupadas, assim como Joca, mas nem por isso mais tranquilos. Michael ia se virando como podia, concentrado e empenhado na função.
Bom, só sei que não entendí muito bem o desenrolar desse episódio. Pra começar, tem o detalhe de que os concorrentes teriam que apresentar um número mínimo de 12 qundins, todos no mesmo padrão de tamanho. Isso dito, Ayrton conseguiu apresentar um mísero docinho que escapou da destruiçcão em massa, e continua no programa. Tá, meu bem?? Humpf... Para Fasano, tudo alí na bancada para a degustação às cegas dos jurados, estava pálido, com falta de brilho, etc., etc. Carol encontrou defeitos comuns em quindins que se compra por aí a torto e a direito, tipo, talhou o creme, não teve separação do coco e do creme, muito gosto de leite de coco,  falta de cremosidade... No final, Samira ficou em segundo lugar, e Gabi levou o cobiçado avental de mestre confeiteiro. Num intindí... :/

Aí, o ponto mais tenso do episódio: a reuniãozinha de Ticiana com os jurados. Gente, que é que foi aquilo? Foi o que a gente costuma chamar de "bickering", sabe como é? Um cutuca de um lado, outra cutuca de volta, e a coisa vai ficando mais nublada, sujeita a trovoadas, raios e ventania forte até o final do período! Fasano conseguiu se mostrar ainda mais prepotente, arrogante, desagradável, e eu até diria grosso. Além de comentar que discordou do julgamento do convidado Diego, alegando que o confeiteiro saiu insatisfeito do programa, disse que ninguém tinha ganho a prova. Então tá né? Aí, decidiram, com Carol meio a contragosto, e se recusando a dar a notícia, por eliminar o Bruno. O critério que já haviam combinado, em caso de dúvida ou discordância, era levar em conta o histórico do concorrente. E assim foi. Dos "bottom 3", Joca escapou, e Ayrton se safou, por "méritos em outras provas", mesmo com seu único quindim sobrevivente de bombardeio, que mais parecia um eletrocardiograma de tantas pontas que ficaram aparecendo... Tipo teto de caverna, sacam?? Bruninho, todo tristinho, foi pra casa... Acontece nos melhores realities, né povo?
Então é isso... Sabadão promete! Vai ter o Chef Bertz, nosso querido Carluccio Bertolazzi, de convidado, fófis! Tô doida pra ver o que vai acontecer! Será que o inferno vai baixar na tenda do Bake Off? Assistamos... ;)
Beijinhos pra vocês, e até já!
-Aninha Albuquerque


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.