09 março 2015

O que faltou dizer de Tamires
Por Acioli, Laurita Bernardes, Ray Antunes e Debby Star





As pessoas tem o sonho de entrar no BBB achando que:

1) estão concorrendo a um prêmio capaz de mudar a vida de qualquer um, se bem administrado;
2) podem ficar famosos e com isso, ter ganhos financeiros futuros;
3) tem grandes chances de, mesmo que não seja campeão, pelo menos garantir um carro, algumas dezenas de milhares de reais, tvs, celulares, som, laptops,  etc, etc, etc;

Mas se você perguntar a um participante se ele gostaria de passar por esta experiência apenas para se testar e se conhecer melhor, provavelmente ele dirá que não, que para este tipo de entendimento, uma terapia basta.

Mas foi exatamente o que fez Tamires. Entrou no jogo sem saber que não aguenta pressões, ou então minimizou a pressão do jogo, que é forte, vamos combinar! Poucos são os que conseguem passar incólumes em sua trajetória pela casa. Vários gatilhos que podem até passar despercebidos na vida real, ganham cores intensas dentro do confinamento. 

Dentro da casa os gatilhos de Tamires foram vários. Sofreu por saudades da família, sofreu porque foi "perseguida" por Adrilles, sofreu porque não ganhou nenhum prêmio, sofreu por medo de ser avaliada equivocadamente, engordou muito (olha o gatilho da comida aí) e chorou, chorou, e chorou. Mostrou uma sensibilidade exacerbada e que realmente, não é o tipo de pessoa que pode aguentar tamanha pressão. Isso me faz pensar que a seleção deveria ser muito mais severa. As análises psicológicas de um candidato em potencial deveriam ser mais cuidadosas. Uma coisa é aprovar um candidato que em meio à pressão se desestabiliza, isso é normal que aconteça com todos eles em algum momento do jogo, que se isolem ou se tornem agressivos. Outra é aprovar um candidato que literalmente não aguenta a pressão e quebra, pedindo pra sair, porque isso atrapalha toda a dinâmica do jogo, e deixa a audiência com cara de tacho, rs.

Tamires, coitadinha, quebrou. Sua participação por si só não deixaria lembranças, porque por mais que eu pense não consigo encontrar um motivo genuíno para lembrar de sua trajetória, nem para o bem, e nem para o mal. Tamires simplesmente esteve ali. Ponto. Mas seu gran finale, pelo que me lembro, foi inédito no BBB, me corrijam se eu estiver enganada, por favor.

Já pessoalmente, acredito que essa participação deixará marcas profundas em sua alma, confirmando sua "fraqueza" em lidar com as adversidades da vida, o que não deixa de ser um grande ganho, aprender a se conhecer e a driblar as rasteiras que a vida nos apresenta é o melhor prêmio que se pode ter, mas isso é coisa que se aprende com o tempo. E Tamires deu um grande passo neste sentido, mesmo sem saber. 

Tamires, você foi fofa, não vimos nada que te desabone. Procure não sofrer mais por causa desta experiência, pelo contrário,  use-a a seu favor!







Todo ano milhares de pessoas tentam entrar no BBB. 14 Edições já aconteceram, vários saíram queimados, perderam empregos, muitos tentaram continuar com holofotes direcionados a eles, mas entre todos poucos conseguiram fama, se destacarem, se projetaram em suas profissões.

Não tem como dizer, eu não sabia.

Ao meu ver, quando se inscrevem ou aceitam a proposta de participar só pensam que vão estar no BBB, na casa mais vigiada do Brasil, nas festas, na diversão, na possibilidade de se ganhar prêmios, e sair vencedor, se tornarem famosos, no que pode vir de bom no pós BBB.

Por mais que imaginem acho que não conseguem nem de longe prever a pressão que é estarem confinados com pessoas desconhecidas, com regras a serem seguidas, com as dificuldades que irão enfrentar se lhes derem o monstro, se ficarem no grupo dos sem privilégios  de comida Enfim do que tem de ruim  e sacrifícios num jogo como esse. .

Pra mim só pensam no Oba Oba.

Tamires como bem disse achou que tinha maturidade suficiente para aguentar.

Entrou  toda feliz, um tanto tímida. Aos poucos foi se soltando.Demonstrava nitidamente que precisava ali de uma proteção maternal e na 1ª semana encontrou em Franciele que assumiu bem o papel de "mamãe" Com sua saída ela teve seu 1º baque. Se apegou então em Angélica, a matriarca mandona, a conselheira, e novamente sua casa caiu saindo Angélica.

Suas reclamações seguidas de choros eram constantes. Tudo era motivo pra chorar, principalmente quando não ganhava provas  e prêmios.
Ao receber a foto da filha chorou e disse que valia mais que qualquer prêmio, mas quando tornou a nao ganhar nada voltou a reclamar e chorar.

Se tornou uma menina chorona e chata.

Ao meu ver vários fatores contribuíram para que ela não se sentisse bem lá

Adrilles a incomodava muito, com seu assédio chato,  inconveniente. uma pressão em cima da menina grande parte do tempo, suas cobranças, "gosta de mim? só um pouquinho"?  Ela dava-lhe patadas, o tratava mal. Mas ao mesmo tempo aceitava quando era de seu interesse, como ir ao QL comer guloseimas, chocolates.
O  tratava  com desprezo e as vezes com uma certa aceitação so de amizade.

O  fato de estar engordando e estar mal com isso.
Não ter ganho nenhum premio.

Mas pra mim o que pesou para tomar a decisão de sair foi o que fez na Festa. A incomodou e lhe fez mal, o fato de ter dito que queria lamber, beijar de língua Cezar. De ter ido ao quarto onde Rafa dormia, para chamá-lo pra dormir no QL e ter rolado o que todos viram.e ele lhe perguntar:"O que você foi fazer lá? Eu estava apagado" Como só ela tivesse a culpa do acontecido.

Pesou pelo fato de ter uma filha, separada do pai da menina, que pelo dito nao mantem um bom relacionamento.O que ele iria pensar desse comportamento? Sua família? como ela bem disse estava os decepcionando. Não queria continuar ali, se machucando por nao ter tido o comportamento que esperavam dela e ela mesma de si.

Foi a decisão correta. Não valeria mais a pena continuar não se sentindo bem,

Que alívio não ter que mais que assistir essa menina chorando, reclamando, pois caso não resolvesse sair era bem capaz de ficar até a final.por não ser votada.





Desde que surgiram as fotos dos participantes, o olhar aéreo de Tamires já chamou a atenção e a destacou entre eles, fazendo com que possuísse torcida antes mesmo de entrar na casa.

Acredito que tenha sido selecionada não só por ter um estilo de se vestir e portar de menina, meio parecido com o da Francine que fez sucesso no BBB 9, o que também justifica o bichinho de pelúcia que ostenta na abertura do programa, mas também pelo lado inusitado da sua história, por ter se convertido ao islamismo quando se casou, lado que acabou não chamando tanto a atenção nem dentro e nem fora da casa.

Mas o jeito de menina vingou - e como vingou. 

Primeiramente por suas expressões faciais típicas de criança que não consegue disfarçar suas emoções, rendendo o apelido de “Tameme” pela edição, já que para cada tipo de sentimento havia uma careta de Tamires pra refletir o que todos nós estávamos pensando no momento, influenciando ainda mais no aumento da sua torcida e também na quantidade de admiradores declarados que conquistou dentro da casa.

Porém, como toda moeda tem duas faces, seu jeito também pesou para o lado negativo ao deixar transparecer seu lado mais mimado e imaturo, chegando a ser até egoísta às vezes, chorando sempre que perdia alguma prova que valia prêmios mesmo quando a vencedora foi sua melhor amiga na casa, a qual não pôde nem comemorar devidamente sua vitória por ter que ficar consolando a amiga.

Uma série de fatores pode ter contribuído para o comportamento fragilizado de Tamires nas últimas semanas, o que acredito que tenha começado com a saída de Angélica, pois intensificou a consciência de Tamires sobre o lado de fora e o julgamento que estava sendo realizado constantemente sobre sua pessoa, e ao mesmo tempo retirou a sister que mais batia na tecla da sua autoestima, de como a Tamires tinha que dar valor a si mesma, sendo que sempre que a perguntavam o que ela mais gostava em sua amizade com Angélica ela se referia ao aumento de confiança própria que Angélica incentivava nela. 

Outros fatores estressantes para Tami, os quais atuaram juntos para desestabilizá-la, foram a saudade da família, que no seu caso era exacerbada pela dependência emocional que tinha dos próprios pais e da filha, o que certamente contribuiu para o segundo fator, que foi buscar alívio na comida, acarretando numa queda ainda maior na sua autoestima, pois ao se perceber engordando novamente (ela já teve problemas com peso antes do programa, como todos já sabem) creio que tenha sentido como uma derrota, apesar de ser totalmente compreensível diante das circunstâncias da pressão do programa, ela não conseguia enxergar dessa forma e se cobrava de maneira exageradamente tortuosa.

O último fator, que foi o que finalmente a fez desistir, foi sua relação com os homens da casa, a qual foi construída durante todo o programa e cada um influenciou de alguma forma a sua desistência, mesmo que a culpa no final recaia única e exclusivamente sobre quem tomou a decisão de sair, isso não significa que o Fernando ao reclamar dos olhares de Tamires não a tenha deixado insegura sobre sua postura no jogo, ou que o Adrilles e o Luan ao apontarem a compulsão dela por comida, da qual já tinha consciência sim, não tenham também deixado claro a ela que se os participantes da casa percebiam, então o público também.

O sentimento de Adrilles por sua musa muitos devem ter interpretado como uma vantagem pra Tamires, pois ela era reiteradamente elogiada e estava sempre envolvida com a história que Adrilles estava construindo dentro do programa, o que lhe dava visibilidade não só por conta própria, mas também dentro do espaço destinado a ele na edição. Mas como todos também já sabem do histórico do poeta fora da casa, o sentimento foi se tornando sufocante e opressivo. 

Imaginem conviver 24 horas com uma pessoa por quem não nutrem qualquer sentimento enquanto ela segue os seus passos, observa você tomando banho, dançando, sempre com aquele olhar de desejo reprimido, e que além de tudo escancara seu problema de peso quando afirma que gosta de mulheres plus size enquanto usa isso pra te elogiar, sendo que você não quer ser vista desta forma?

Adrilles contribuiu sim pra saída de Tamires, mesmo ela dizendo que não, e mesmo não sendo o fator preponderante, assim como Cézar, que foi um dos motivos da ressaca moral da dentista quase tanto quanto o Rafael, por ter investido no primeiro e por não ter sido eficiente em parar o segundo.

O Rafael pra mim foi o maior responsável pela desistência da Tamires, pois consigo ver uma linha de causa e consequência entre as atitudes dele e a atitude final dela. Se ele não a tivesse chamado pro quarto, se ele não tivesse tentado beijá-la, se ele não tivesse depois jogado toda a culpa do acontecido nela e nem “dispensado” a moça, sendo que ela nunca falou que queria algo com ele, ela teria desistido? 

Mas Tamires não é somente a única culpada pela sua desistência, ela é culpada também pela sua omissão: em não ter se posicionado de maneira mais incisiva diante das acusações de Rafael, em não ter salvado a pessoa que lhe incentivava a aumentar sua autoestima na casa; em não ter admitido seu problema com a comida para que pudesse tentar resolvê-lo e melhorar assim sua confiança em si.

Tamires de fato saiu porque foi reiteradamente omissa em se ajudar.




Dizer o que de Tamires....participante insignificante.

Desde o início me passou a impressão de ser muito frágil, infantil, com uma enorme baixa auto estima. Sempre falando em ter que provar à família alguma coisa, procurando fazer com que tivessem " orgulho " dela.

Hoje mesmo li um texto sobre ela muito bem escrito elogiando sua atitude de "não vender seu caráter por 1 milhão e meio".
Só não entendi porque alguém teria que vender seu caráter para ganhar o jogo.
Quer dizer que todos os ex ganhadores se venderam para conseguir ganhar?

Ela saiu porque se envergonhou depois daquela festa deprimente, e porque sabia muito bem o que havia feito ao  provocar o Rafael  não fazendo  nada para afastá-lo  durante o "ataque". Muito pelo contrario ela ficou ali muito tempo sentada ao lado da cá aceitando e encorajando as investidas, e chega até a enlaça-lo pelo pescoço durante o beijo.                     

A vergonha de saber que aqui fora o Brasil teria visto a verdade enquanto dentro da casa ela dizia outra coisa e se fazia de ingenua,  foi demais para seu caráter frágil. Se mostrou invejosa durante todo o programa. A cada premio conquistado  ate pelas melhores amigas, infantilizava e nos proporcionava horas de choro e lamúrias intermináveis.

Reclamava da comida, do frio, do calor, das roupas enviadas pela produção para as festas .

Na minha opinião não vai fazer a menor falta e não acho que foi "um ato de coragem" ter saído.      

Foi covarde sim por não segurar a bronca pelos seus atos.

Desceu pro play???? Tem que brincar até o fim. Simples assim.




17 comentários:

  1. Ui! A quem aplaudir primeiro? Belos textos! Na impossibilidade de apontar o melhor, assino embaixo de todos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thereza! É bom qdo a gente lê o que gosta, né? Melhor ainda qdo gostam do que a gente escreve, rs. Bjs

      Excluir
    2. Obrigada Thereza, pela sua gentileza em seu comentario.

      Excluir
  2. Parabéns Acioli, Deby, Ray, análises mais profundas, perfeitas, eu nos meus 67 anos, estou na fase de nao aguentar mais chororô, mimimis, rsss, ainda mais num programa de entretenimento daí ter gostado muito de ficar livre disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela gentileza, Laurita! Tb adorei todos. Acho que um complementou o outro, cada um lembra de uma coisa e analisa sob sua ótica e a coletânea fica super gostosa de ler. Tem razão, ninguém mais aguenta chororô, rs. Bjs!

      Excluir
  3. Tamires pode ter seu "que" de fofa, mas foi uma participante insignificante principalmente no quesito jogo e a mais chata depois de Angélica. Confesso que sua saída foi um alívio, pois seria péssimo ver esse tipo de participante ganhando uma bolada sem fazer absolutamente nada. Pode chorar a vontade longe da minha tela!

    ResponderExcluir
  4. "sabia muito bem o que havia feito ao provocar o Rafael" você é um ser humano nojento, parabéns. a edição de sábado e os vídeos do ppv mostraram a Tamires dando em cima do Cézar e reijeitando o Rafael mais de 3 vezes, dizendo "Para, Rafa" durante a conversa deles toda durante a festa.

    ResponderExcluir
  5. e, assim... acho deprimente nós, que somos apenas espectadores, nos darmos a arrogância de chamar os participantes aos quais assistimos, em maior ou menor número de horas, diariamente, de "insignificantes". bem contraditório, não acham? no caso da Tamires, é nítido que esse adjetivo não cola de forma alguma, mesmo que vocês não gostem dela, posto sua torcida no Twitter e redes sociais.

    ResponderExcluir
  6. Bambam desistiu na sua segunda participação já com o programa em andamento. Tamires não foi a primeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Rafael. Esqueci completamente de Bambam, talvez porque tenha sido sua segunda participação, que passou meio em branco mesmo. Obrigada pela correção.

      Excluir
    2. Por nada. Descobri depois que tb teve uma desistência no BBB3. Isso mesmo. No 3. Nem me lembrava. Tava no site oficial, não sei se ainda ta por lá...

      Excluir
  7. Parabéns pelas análises Aciole, Larita e Ray. Não concordo muito com a Debby, achei de todos o comentário mais superficial.

    O erro foi dos recrutadores do próprio Big Brother, não analisaram bem o perfil psicológico da pessoa para participar de uma panela de pressão dessas. Escolheram mal e a produção do programa saiu perdendo também, ninguém por lá quer que um participante peça para sair. Tem muita coisa em jogo : audiência, patrocínios, planejamento, desgaste da imagem do programa.

    Mesmo que a Tamires fosse uma participante que tenha caído nas graças do público, sua saída mexeu com a vibe de todos por lá. O apresentador perdeu a naturalidade, no programa de domingo está aparente que ele estava forçando uma barra para mostrar-se animado e passar bom humor para o telespectador. Até a confinada Marisa percebeu.

    Sobre a Tamires:

    Ela sofre de autoestima baixa, dependência afetiva dos familiares, se sentiu humilhada pela frieza e indiferença do Rafael aos sentimentos dela. Achei pesado o video de despedida com ela super abatida se dizendo fraca e imatura. Fiquei com muita pena e tristeza, é um ser humano, uma menina doce, mas despreparada ainda. Segundo o site do BBB, foi um dos mais acessados na globo.com. Fica uma marca que ela vai carregar para o resto da vida: a da desistente perdedora, da imatura infatilóide, da dependente dos pais, da fraqueza em suportar pressão. Triste.

    Se ela suportasse pelo menos mais dois dias e saísse no paredão seguinte, com toda a homenagem que o programa faz aos eliminados pelo público, todo o seu drama psicilógico exposto não ganharia esse holofote todo. Ela ainda ganharia certo prestígio que todo ex participante recebe da própria emissora ao sair, como participação maior nos outros programas, assessorias, convites etc.

    Curtinhas:

    Enfim, acho ela, mesmo acima do peso, uma gata, gostosa e linda mesmo descuidada. Se eu tivesse na casa ela não teria saído dessa forma. Força Tamires! E um beijo enorme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com suas palavras Dudu e também acho o comentário de Debby o mais superfial, querendo enfatizar somente os pontos negativos dela.
      Não acho que a participação dela tenha sido insignificante, mas também sou um pouco suspeito pra falar pois minha torcida sempre foi dela desde o início do programa, porém se fosse uma participante insignificante não faria falta para os participantes que restam na casa, não sendo preciso o diretor do programa dizer "Finjam que o participante morreu e engulam o choro" - são palavras minhas, mas que demonstram o que ele realmente quis dizer - e se fosse insignificante também não teria conseguido uma das maiores torcidas dos participantes dessa edição.

      Excluir
    2. Obrigada pela gentileza, Du e Edu. Faltou o Dudu, rsrs. Abs!

      Excluir
    3. Ola Edu, Acioli. Desculpem a demora da resposta. Concordo também contigo, Edu. De insignificante ela não tinha nada.

      Com a desistência, Tamires virou a grande protagonista do BBB15. Acho que com o passar dos anos ela vai mais lembrada do que o campeão. Para mim é um divisor de águas para as próximas edições. E os produtores vão pesar bem na balança a preocupação de escalarem possíveis desistentes.

      Vejo o ato de Tamires de um outro prisma. A maioria das pessoas e a diretoria do programa a consideram perdedora. Eu já a vejo com uma coragem grande: parou, refletiu e DISSE NÃO a grande e sufocante estrutura global. Muitos que estão lá na casa ameaçam deixar a disputa e no entanto ela foi, até agora, a única. Ás vezes é melhor darmos um passo para trás, olhar bem o horizonte e decidir por um caminho que julgamos melhor do que estávamos seguindo.

      Excluir
  8. A melhor análise é a de Debby <3
    Tamires realmente chorava por todo e qualquer prêmio que os outros ganhavam, mesmo que fosse um monte de lama, e ainda dizia que era porque sentia falta da filha. No começo, reconheço que ela tinha saudade da pequena, mas conforme essa desculpa ficou frequente, já dava pra ver que era mentira. Ela também se mostrou falsa ao reclamar de Adrilles a perseguindo (entendo que ela não o queira) e, mesmo assim, desejar ir ao Cinema do Líder (o Líder era o poeta), só por causa da comida.
    Tamires teria dado orgulho a sua família, como tanto queria, evitando agir com falsidade, reduzindo os choros e tendo mais atitude. Infelizmente, assim que ela entrou no grupinho de Amanda e Talita, sua falta de personalidade foi preenchida por ódio e inveja.
    Ela era uma das minhas favoritas no começo do programa, mas desencantei. BTW, desculpem o texto super-atrasado... Só lembrei que ela existia depois da Maratona BBB.

    ResponderExcluir
  9. A paulistana Tamires Peloso, teve a desistência mais demorada da história do BBB, com 47 dias de confinamento.
    Desistiu às 18h32 do dia Internacional da Mulher de 2015.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.