15 fevereiro 2015

Frank Killer: Jogo e Méritos II


Jogo e Méritos II

As Damas de Preto aproveitaram a rivalidade entre Marco e Talita na votação passada para se livrarem do paredão. Hoje estão sem muita segurança, porque a Talita não está muito disposta a deixar pegarem carona no voto dela. O voto do Cezar é uma incógnita para todos, como sempre, e a indecisão do Anjo contribui para a tensão das Damas "in black".

Os quatro do grupo intelectualoide vão votar na mesma pessoa, porque em caso contrário irão dois deles para o paredão. Novamente o casal Ralita e Cézar serão o fiel da balança. E, dessa vez, o voto do Cézar poderá equilibrar ou desequilibrar a votação. Luan pensa que na possibilidade de irem 3 para o paredão, ele se salvaria, se dois dos emparedados forem ele e Aline. Sua opção de voto gira em torno de um paredão simples, de olho num paredão triplo. Sua estratégia é enfraquecer o grupo intelectualoide, que dá suporte ao casal Feline.

Nunca ouví alguém dizer que avaliar pessoas é fácil. Nas áreas humanas e profissionais existem várias especialidades dedicadas a isso: psicologia, psiquiatria e ciências médicas em geral, sociologia, gerências de recursos humanos, etc, para não falar de vestibulares, exames de conhecimentos, seleção de pessoal, etc.

O exposto acima é a causa do comodismo da audiência em querer avaliar somente jogo dos concursantes em RS. É mais simples. Mas os próprios concursantes querem ser avaliados por seus atributos e méritos pessoais. Os que não querem, somente entram no Reality para jogar e terem méritos apenas pelo jogo, e isso já é um diferencial para avaliação.

O vocabulário não define o caráter de uma pessoas, assim como o seu sotaque ou idioma. São detalhes que definem a origem ou meio social em que se criaram ou o grau de cultura e conhecimentos linguísticos que atingiram. Isso também não define caráter. Por exemplo, Adrilles tem um vasto e rico vocabulário, mas é pedante. Faz questão de demonstrar que tem cultura e não utiliza baixo calão a não ser como floreio. O grau de cultura não é sinal de bom ou mal caráter. O linguajar não define um indivíduo mau caráter.

Nem o timbre da voz qualifica uma pessoa como boa ou ruim. É pedantismo condenar uma pessoa que fala muitos palavrões. Você não conhece o meio social onde ela vive ou se criou. Ao condená-la você está condenando o meio social de onde proveio. Esse segmento social não é assim por sua (dele) culpa. A culpa é da sociedade como um todo da qual você faz parte. É uma abstração de seus recalques ou culpas ou uma fuga deles. SE você não usa baixo calão é mérito seu, mas não é demérito de quem não, a não ser que sejam propositais para escandalizar. Não creio que um concursante queira isso conscientemente.

Quem procura se diferenciar frisando saber falar bem e de um modo ostensivo é cabotino. Adrilles e Mariza são cabotinos, mas a Mariza nem tanto. Ela é uma pseudo-intelectual no sentido clássico, para não chegar a dizer que é uma piada. Entre um poema recitado e referências a escritores ou poetas famosos ou clássicos, Adrilles vai soltando pérolas, como por exemplo, "quem não leu ou não conhece Machado de Assis é burro" e "José de Alencar é chato", etc.

É o cúmulo da pretensão o gajo achar que seus gostos estéticos, literários, etc, são os universais da humanidade. Que suas verdades são as verdades que deveriam ser de todos. Achar-se um gênio faz dele um dos caras mais convencidos que já vi em RS. Seria uma defesa? Pode ser entendido assim, mas não faz um mérito para ele! Em seu entender, seus gostos literários são os únicos intelectualmente aceitos para os demais e, quem não gosta do que ele gosta é burro?

Calma aí; muita calma nessa hora! O desdouro a José de Alencar me parece bairrismo ou xenofobia ou despeito em relação ao Poeta cearense, ao qual ele nem chega aos pés, e a generalização no caso da burrice é burrice. Afinal ele quer permanecer no RS ou quer apenas abrir suas asas de pavão? Quer fazer contraste por jogo, em seu entender sutil, e/ou, quer parecer inteligente com conhecimento? Ou não sabe que uma coisa nada tem a ver com a outra? Exibicionismo de cultura é muito pedante, ainda mais num RS. Adrilles mergulhou demais na poesia e esqueceu da Pedagogia e dos relacionamentos humanos, e ainda se mete a ditar currículos escolares.

Costumo dizer para algumas pessoas que pensar é perigoso! São raras essas pessoas e Adrilles é uma delas. Adrilles pensa num universo interno, só dele. Não faz ideia de que existe um universo fora (dele). 99% do mundo não leu Machado de Assis. Então 99% do mundo é burro na concepção dele! Acho que percentual igual ou próximo de pessoas que falam português não leu Machado. Então... Só falando como um mineiro: Nóó!

Tudo o que ele fala é fora de contexto, ou num contexto só dele, construído por ele. Usa palavras sonantes como quem usa perfumes para o ouvido. Perfumes atuam no olfato. Você faz poesia para agradar o espírito, para deleitar a alma. Você agrada ou satisfaz os sentidos, não o sentido da audição. A musa dele é a Tamires, mas o que ele faz é ridiculatizar sua musa. Será que ele pensa que ninguém está percebendo isso?

Alguns, penso que poucos (é tão surreal!), acham que quem entra num RS para fazer casal vem com o intuito de esconder o caráter. Isso é argumento pobre! E quem vem com o intuito de jogar? Resposta fácil: Vem com o intuito de mostrar que não tem caráter e mostrar que é bom jogador! É uma substituição ou compensação, porque ele sabe que tem um público que só quer isso. Mas não é verdade? Se quem gosta de jogo por dinheiro não tem caráter, quem joga por dinheiro não precisa ter caráter. A dedução é lógica! O jogador fica tão imerso em seu jogo que esquece o principal: seu caráter.

Em outras palavras, quem vem apenas para jogar sabe que não tem outros méritos para ganhar e acha que saber jogar bem é um mérito, porque é assim que uma parcela do público enxerga o Reality. A saída precoce de jogadores contumazes nesta edição está mostrando que esse público é minoritário. O tiro no pé que o Luan falou que é comum aos 3 já eliminados é nada mais, nada menos, do que... Jogar!

Já aqueles que fazem casais por jogo, visam ter um aliado e uma válvula de escape para a pressão psicológica que o confinamento e isolamento acarretam. É uma estratégia diferente e mais eficiente, porque eles sabem que há também um público para isso. Em resumo, na essência não há diferença entre os dois métodos.

Moleskine

Talita está em dúvida sobre quem vai votar. Não está muito disposta a salvar a Angélica, caso a Tamires imunize a Amanda. Angélica anda fazendo campanha negativa contra ela e, Talita não está gostando muito, claro! Rafael e Cézar acham que Luan vai na Aline. Nesse caso, Talita vai no Adrilles. Luan quer deixar a Mariza para o voto da casa, mas pode acabar indo ele. Angélica é a melhor segunda opção nesta edição até agora, caso Amanda seja imunizada.

Adrilles: (Amanda), (*Angélica), Luan, Cézar.
Aline: (Amanda), (*Angélica), Luan.
Amanda: (Adrilles). Aline, Fernando, (*Mariza).
Angélica: (Adrilles), Aline, Fernando, (*Mariza).
Cézar: (Adrilles), (*Aline), Luan, Mariza.
Fernando: (*Amanda), (*Angélica), Cézar, Luan.
Luan: (Adrilles), (*Aline), Fernando, Mariza.
Mariza: (Amanda), (*Angélica), Luan, Tamires.
Rafael: (*Adrilles), Amanda, (Angélica), Cézar, Mariza.
Talita: (*Adrilles), (Angélica), Cézar, (Mariza).
Tamires: (Aline), Fernando, (*Mariza).

Tamires imunizará Amanda ou Cézar. Se houver Big Fone, poderá ser atendido por Angelica ou Cézar. Se não houver Big Fone, o terceiro emparedado poderá sair por algum processo exótico ou por uma provinha ou por votação (os dois mais votados, por exemplo). Um Big Fone poderia ser para quem atender indicar alguém ao paredão, ao invés de ir o próprio. Este paredão triplo visa salvar Aline ou Fernando, caso caiam na Berlinda do Carnaval. No caso da Fran do casal FranGo (BBB14) não tiveram toda essa consideração. 



"Angel 12 de fevereiro de 2015 13:46
Análise muito bem feita. Excelente a sua colocação de que ele tem conhecimentos específicos o que não faz dele necessariamente inteligente. E digo mais: não faz dele necessariamente culto. Cultura de fato exige anos de dedicação a vários assuntos. A construção da cultura exige uma abertura a vários tipos de opinião e conhecimentos. Quanto a mim, fiquei bastante incomodada com a postura do Marco de teólogo do bem que vilanizava o outro lado e fazia exatamente as mesmas coisas. Tanto quanto me incomodou o apelo que ambos fizeram na hora do paredão aos projetos sociais. Mas como você permaneço com meu juizo em suspenso."

Concordo, Angel. Muita água ainda fluirá por esse rio. Excetuando a Julia (que não deu tempe para conhecer), quem já foi eliminado não tinha perfil de vencedor, além de só um bonezinho de jogador! Vejo-os em minha imaginação ao redor de uma mesa, em uma sala enfumaçada, fumando, varando as madrugadas e fazendo suas apostas cada vez mais altas. E, de vez em quando, checando se a polícia não está vindo!

"Paulo 13 de fevereiro de 2015 17:27
"Talvez n sejam vcs" versus "parem de manipular" rs"

Alguns baderneiros entram aqui no Votalhada só para bagunçar as enquetes. Acham eles que influenciam as opiniões dos comentaristas e leitores regulares. Enganam-se, porque aqui todos, ou pelo menos a maioria, assistem atentamente e entendem de Realities e não adianta balançar o coreto. LOL.



"Site Oficial, 11/2 05h27
Ops! Imprevisto se repete com Aline e Fernando embaixo do edredom
(Link)"

Gostaria de saber onde o Fernando anda metendo a cara embaixo dos edredons com a Aline e com que substância suja o rosto, já pela segunda vez. Sei que é uma curiosidade mórbida, mas não resta dúvida que é coisa inusitada! LOL.


3 comentários:

  1. Frank, gosto demais dos teus comentários mas faz tempo que quero saber o que significa Moleskine...
    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Moleskine é um caderno de anotações muito famoso na Europa. Existe no formato de caderneta de desenho ou caderno de escrita. Era usado por vários escritores famosos como Henry Miller e pintores como Picasso. Agora já pode ser encontrado no Brasil na FNAC ou na Saraiva, ou mesmo em qualquer livraria/papelaria melhor. Provávelmente ele usa essa palavra para apontar para as anotações dele. Cada vez me identifico mais com o Frank: sou uma viciada assumida em Moleskines sem pauta...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela resposta...gostei da imagem. Estou curtindo muito as suas postagens.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.