22 novembro 2014

Frank Killer: Transfusão de Votos


Transfusão de Votos

O quadro abaixo exibe, conforme prometido, os dados de preferências dos integrantes da equipe Ovelha no Votalhada até agora e ao fim de cada semana desde o início do Reality. Nele poderá ser visto que o Léo herdou os votos dos eliminados de sua equipe, votos estes que deram um longo passeio pelos remanescentes da equipe a cada eliminação e desaguaram no Robson, de onde quando este foi eliminado, migraram para o Léo.

Essas considerações são generalizantes e não significam que foram os totais de votos de cada concursante eliminado que migraram. Os votos que não migraram, que constituem minoria, foram compensados por adesões de novos votantes que chegaram ao pedaço sem muito conhecimento de causa, apesar da audiência não ter crescido no decorrer da edição ou ter crescido muito pouco até agora por causa da debandada dos fãs descontentes com os direcionismos.

Os votos migrados como descrito acima indicam torcedores que, na maioria, só enxergam jogo em Realities e não estão nem aí para critérios mais complicados como observação de caráter e qualidades e defeitos pessoais, a meu ver. Indicam também pessoas que não sabem ou não querem julgar pessoas que estão ali para serem julgadas, a não ser seus jogos e, com isso, deturpam o Reality, proposital ou inadvertidamente. Também indicam pessoas que não têm opinião própria e acreditam em alguns pretensos chefes de torcidas e suas mentiras ou versões distorcidas dos fatos.

Ressalvas se fazem para aqueles que são sinceros e apenas têm gostos ou preferências ou opiniões discordantes da maioria ou são amigos, vizinhos, parentes, etc. Claro que todo mundo vai se incluir aqui, mas não é verdade e todos sabem disso! Uma simples olhadinha nos votos de cada um por IP dissiparia todas as dúvidas. Além do mais estas considerações se referem apenas aos que votaram em nossas enquetes aqui no site Votalhada.  


Análise

Em primeiro lugar é preciso frisar que a análise desses dados é baseada apenas nas preferências, porque se referem a votantes que preferem ou preferiam a equipe Ovelha. Supõe-se que as rejeições são de simpatizantes de outras equipes ou de participantes delas. Portanto as rejeições do Léo não entram na análise, mas é importante ressaltar que ela sempre foi alta e aumentando pouco a pouco, mantendo-se inicialmente em torno de 10% e culminando por aumentar no último mês para mais de 15%. Naturalmente os simpatizantes da equipe Ovelha rejeitam quem não é da equipe, na maioria.

O ponto de partida é a preferência do Léo no dia em que o Diego foi eliminado (2,15%) em 9/10. Os 3,03% do Diego foram paulatinamente migrando para o Robson e para o Léo, principalmente quando o Robson começou com aquela história de querer dar uma chance para o Léo ser fazendeiro. Uma parte foi para a Lorena também, mas passou a migrar para o Léo depois que ela foi eliminada. Cerca de metade dos votos da Lorena também beneficiou Felipeh, Robson e Bruna, que ainda estavam no confinamento.

Em 6/11 quando o Robson foi eliminado, Léo estava com 5,05% e Robson com 6,37%, mas estes votos do Robson eram na maioria oriundos dos (torcedores dos) eliminados do grupo Ovelha, porque o Robson caiu em desgraça com seu grupo e com o grupo aliado Avestruz. Ele perdeu quase toda a sua torcida própria, que não era grande e que aos pouco se incorporou à torcida do Léo. Por isso a torcida do Léo subiu nas semanas seguintes de 5 para acima de 13%. A preferência dele passou a incorporar então o voto oportunista de (torcedores de) participantes que não têm chance de ganhar, mesmo que não tenham ainda sido eliminados, mas que almejam ainda um lugarzinho na Final.
Resumindo, as preferências em relação ao Léo restringem-se aos fãs dos ex-integrantes do grupo Ovelha, exceto em grande parte dos da Cristina e, incluindo parcela considerável dos fãs próprios do Robson. Dir-se-ia que são na maioria votos revanchistas, vingativos ou rancorosos segundo dá para sentir pelo palavreado pesado e ofensivo que se vê claramente no twitter, por exemplo  Essas preferências tendem agora a se manterem ou piorar, dependendo dos relacionamentos do Léo, agora isolado, frente aos demais confinados. Só irão melhorar se suas atitudes mudarem da água para o vinho, mas não vejo muitas chances, agora que não tem mais ninguém para guiá-lo!  Como é influenciável, pode ser que me engane e torço para que sim.

Por isso a produção apressou-se a informar que a Final será com 3, mas isso ainda pode ser mudado e a produção precisará fazer muita força para reaproximar o Léo dos remanescentes e já começou a fazê-lo, mandando-o para o celeiro junto com o grupo Avestruz. O pretendido agora é instalar uma nova rivalidade do grupo Coelho contra os demais.

Além do mais há vários modos de fechar uma Final afetando uma votação e, dizer que será com 3, nada significa se não for explicado em detalhes como. Pense no seguinte: se não houver uma intenção por trás disso, porque eles dariam antecipadamente essa informação? Não é costumeiro serem transparentes a esse ponto e se você ficar desconfiado é mais do que justificado.

Um terceiro elemento na disputa entre 2 favoritos visa desviar votos de um deles, dependendo de quem é esse favorito. Se esse coringa for prejudicial à pessoa errada, ele será eliminado antes e em caso contrário não. Nesse caso entraria em seu lugar outro coringa sem votos, um vilão por exemplo. Por isso é que diretores desonestos sustentam pelo menos um coringa vilão no Reality, mas isso só acontece em Realities de segunda categoria em emissoras também de segunda categoria.

Aparentemente Diego estava destinado a ser um coringa assim, mas ele exagerou na dose, falou demais e o que devia calar e, teve que ser descartado. Naturalmente já identificaram outro coringa em substituição, que poderá ser descartado ou não, dependendo das conveniências. Se você examinar Finais de edições passadas de vários RSs irá perceber esses procedimentos com finais a 2 ou 3 ou mais finalistas.

Não esqueça que eles possuem os dados das votações entre os disputantes de berlindas e dados das audiências que permitem fazer projeções muito exatas, as quais possibilitam chegar a um vencedor previamente escolhido apenas manejando os pauzinhos antecipadamente sem que ninguém perceba. E é claro que eles também têm acesso às enquetes da internet em outros sites.

Esta análise cinge-se a dados de um site da internet, mas é lógico que não é representativo do universo votante que inclui o "povo do sofá". No entanto, guardadas as proporções, pode-se admitir que é um retrato (ou amostragem) aproximado da realidade, mesmo que retorcido. É uma tentativa de explicação e inteiramente de minha conclusão pessoal.

De qualquer modo, não estou utilizando dados de outros sites nesta análise e nem estatísticas relativas ao "povo do sofá". Ela só é uma verdade aproximada no que se refere aos votantes nas enquetes do Votalhada. Se quiser faça sua própria analise dos números, mas esqueça os dados da Cristina, que pouco afetam as conclusões, já que ela pertenceu ao grupo só de nome e com torcida própria, que depois teria debandado ou migrou (uma parte) para a Babi e uma minoria para o Léo.

Notas:

1 - Em uma passada de olhos ligeira pelas estatísticas de outros sites, dá para perceber que a análise acima não é fora de propósito, principalmente em relação às enquetes da UOL, já citadas em alguns comentários de nossos visitantes e leitores que, segundo dizem, aceitam múltiplas votações para o mesmo IP no mesmo dia. Não sei até que ponto isso é verdade, mas mesmo assim elas dão certa veracidade ao que disse na análise acima, se descontado esse fato.

2 - Análises estatísticas feitas assim, não são muito exatas, porque há muitos fatores de distorção. Acho que call centers ou outros recursos desonestos são possíveis, mas não creio que afetarão o resultado na Final e não creio também que estejam ocorrendo, pelo menos não a ponto de levar alguém à vitória no RS, pois os processos de votação no site oficial são imunes a eles. No máximo afetarão as preferências de quem não sabe ter opinião própria ou se baseia em enquetes para escolher seus preferidos.   



"20/11/2014 às 11h42 (Atualizado em 20/11/2014 às 11h43)

Heloisa reclama de determinadas posturas de Brunninha"



Brunnhina quer fazer da Helô a Gata Borralheira da casa. Será que ela pensa que a Helô é a "doméstica" da casa? Que além de fazer a comida ainda tem que lavar as vasilhas e louças? 

"ronaldo perez 18 de novembro de 2014 12:32
Frank acho que o turbo não foi intencional por parte da produção foi ordem de cima..."



Penso que sim, Ronaldo, isto é, foi intencional. A roça cancelada já foi compensada na terça e chegaríamos. mesmo com a eliminação de hoje, dia 20/11, com 8 concursantes. No dia 27 sairia mais um e entraríamos em Dezembro ainda com 7 confinados. Eles copiam tudo e não copiam direito. Para restarem 3 para a Final, teriam que fazer 4 eliminações simples em 4, 11, 18 de dezembro e na semana do Natal. A Final seria então depois dos festejos do Natal. Para encurtar cerca de 20 dias para o término do programa é forçosa uma fase turbo e o cancelamento de uma roça não provocaria isso. Uma "ordem de cima" provocaria descontentamento suficiente para mudar radicalmente tudo, porque tem muita coisa errada e estariam aprovando, e não é o que está acontecendo.

No futebol, quando um time não está ganhando a culpa é sempre do técnico, que não tem competência para armar o time e fazer os jogadores renderem o que podem render. Em programas de entretenimento não é bem assim, mas num RS é. É engano pensar que quem sabe dirigir um programa de entretenimento é competente para dirigir RS, porque isso está longe de ser verdade, e simplesmente porque interage muito estreitamente com a audiência e esta precisa ser meticulosamente respeitada e com ações muito transparentes. É quase como se a audiência é quem dirige o programa e é assim que tem que ser.  Quando tais não são considerados o programa fatalmente degringola, com prejuízos para todos.
Não é somente o diretor quem precisa ter dons especiais. O apresentador também é importante e faz muita diferença, além de outros elementos inerentes aos Realities. O Silvio Santos, por exemplo, foi suficiente para fazer o sucesso da Casa dos Artistas, mas nem todo mundo é Silvio Santos, pois não?.


Di 20 de novembro de 2014 20:08, 20:50

"Oi Frank.Desde o comecinho da F7, simpatizei com o DH e achei a parceria dele com a Helo perfeita..." "...Por tudo isso, hj sou só Helo e Babi."
"Ele não é estrela, nem faz questão de aparecer. Entendo que muitos querem aproveitar seus 15 minutos de fama, mas a diferença em suas posturas pós BBB talvez tenham me influenciado. Abraços"



Pois é, Di! Infelizmente tem que ter 3 na Final. Mas o DH provavelmente será eliminado por uma das duas para o Léo entrar. Em minha opinião, entre os dois gostaria que a terceira vaga fosse do DH, pois pelo menos jogou limpo algumas vezes. Léo é um zero à esquerda. caladão, reservado, não participativo, introvertido, ninguém sabe do que ele gosta, o que faz a não ser cantar, quem são seus amigos, seus parentes, nada. 



Quando abre a boca (raramente) para contar alguma coisa é para falar de aventuras com fãs e mulheres em geral e mal sabe disfarçar atitudes pervertidas, como no caso com uma fã estrangeira sem saber patavinas do que ela falava. Provavelmente é mentira e falácia de alguém que tenta parecer que trabalha com o "material" e gosta, para não ser considerado gay como Babi desconfiou. Realmente dá para desconfiar quando um cara dispensa um "material" como o da Babi. Ele dificilmente vai encontrar tanta "qualidade" assim! 



A imagem que ele quer preservar é a de garanhão e campeão das mulheres! Por isso ele tentou, sem sucesso, aproximar-se da Débora e da Babi para ganhar moral e pontos como galã, mas elas perceberam isso logo de cara e se afastaram dele. Na verdade não tinha sentimento nenhum por elas. Quando foi repudiado por elas mostrou-se ofendido. Tipico de quem não sabe lidar com mulheres e só sabe esperar ser assediado por elas para fazer mal feito o que bem quiser. Provavelmente todas se decepcionam como Babi e Débora. LOL.



Quanto ao Alemão, Dourado, Dhomini e todo ex-concursante, não discuto suas vidas particulares e artísticas fora do confinamento. Não existem câmeras para registrar o que fazem o tempo todo e não acredito em fofocas e não sei o que estão fazendo. Abraços de volta!

"Maria De Oliveira Pontes 21 de novembro de 2014 14:00
Como sei que Deus é pai e não padrasto tenho certeza que helo dh e pp e nn não ganha essa fazenda pode ser qualquer um menos esses tres ai citado..."



Você tem o direito de gostar de quem quiser, Maria, ou de não gostar, e é dona de suas opiniões. Fique tranquila porque a Final terá seu desfecho seja ele qual for e Deus não interferirá nisso. Para determinar nosso destino ele nos concedeu o Livre Arbítrio! 

"JOSEROTAGUI 21 de novembro de 2014 02:11
Frank quando voce coloca que "A Helô poderia ter sido eliminada na primeira roça sem ninguém ter tido a oportunidade de conhecê-la.", voce poderia dizer tambem que o Roy deveria ser eliminado pelas regras do programa que não permite o contato dos participantes com ninguem fora do confinamento." 


Você tem razão, José. Ocorre que o que está cobrando foi falado no post "Heloisa x Roy Roça Suspensa" na ocasião propícia e não achei necessário repetir. É claro que não eliminá-lo foi um erro (confira: http://votalhada.blogspot.com.br/2014/09/impressoes-de-frank-killer-heloisa-x.html). Se não leu na ocasião, leia agora.

No frigir dos ovos não teve utilidade nenhuma quebrar as regras do programa em busca de um sensacionalismo barato que não resultou na prática em nada palpável em termos de audiência. Possivelmente teria rendido maior audiência e aumento de credibilidade se ele tivesse sido eliminado em vista das regras. Quando você cria regras para si próprio tem que cumprir e fazer cumprir com maior empenho do que se fossem estabelecidas por outros.


2 comentários:

  1. Oi Frank. Concordo com vc, entre Léo e DH na final com Helo e Babi prefiro DH ou as gêmeas. Não sei se vc percebeu a cara da Sorvetão qdo Brito disse que na votação popular entre as coelhas as duas escolhidas tinham sido Helo e Babi. Hj ela já está articulando contra Helo inclusive com Babi. A Sorvetão não me engana, não. Na roça da Débora, foi a que mais incentivou as coelhas no voto na Débora. Queria que Babi acordasse, pq Sorvete, Marlos, Léo, Bruninha colocariam uma contra outra num piscar de olhos.

    ResponderExcluir
  2. acho que o leo nao vai pra final ele ainda vai pra muitas roça se ele conseguir superar ele vai ganhar haha acho que o DH so perde pra helo numa roça queria testar ele numa roça mais parece que ele so vai no fim do jogo.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.