22 setembro 2014

Impressões de Frank Killer: Segredos

 
Segredos

É incrível essa mania que têm os realizadores da Fazenda em esconder dos internautas o que fazem os concursantes durante o dia para mostrarem depois nos compactos diários em vídeos editados! Dir-se-ia que eles querem manipular o andamento do RS ou têm medo de ser transparentes. Estão perdendo uma oportunidade de ouro para obterem promoção de graça para o Reality. Se a mídia noticiar ou antecipar o que vai ser mostrado, isso aumentaria a audiência e não diminuiria, como eles acham. Do jeito que eles fazem ninguém toma conhecimento do que aconteceu e, como de nada sabem, ninguém terá a curiosidade de conferir.
Se for um receio de que a mídia faça a cabeça da audiência, podem ficar tranquilos, porque isso acontecerá de qualquer jeito e não importa o quanto restrinjam. Além do mais, não seria aconselhável ter o privilégio exclusivo disso. Deveriam fugir dessa, porque é uma parada furada!

Quando eles mostram os vídeos editados, os poucos que vão olhar descobrem que não era nada demais e possivelmente nem foram fiéis aos fatos. A maioria não sabe que algo foi escondido e nem dá pela coisa e, outros, mais observadores, desconfiam. Uma vizinha, após assistir o programa, me perguntou o que foi escondido. Eu respondi: "Tudo"! Ela então falou, "Não vi nada importante para ser escondido. Tudo é igual como sempre foi nos outros anos"! O mais engraçado é que ela sabia que algo foi escondido. Como, eu não sei! É uma lástima!

RS não é como um programa ordinário de entretenimento. RS de confinamento precisa da interação com o público que vai julgar os concursantes. Sem isso o RS perde a graça, o público se chateia com as manipulações ou as tentativas e ninguém acredita na lisura da produção.

Todos os RSs de confinamento que se prezam procuram uma maior participação popular e informar com fidelidade a audiência. Para isso, é fundamental informar ao público os fatos referentes às interações entre os concursantes o máximo possível e com a maior fidelidade possível. A produção da Fazenda parece não saber isso. Tais interações incluem as provas e as situações a que são submetidos na hora em que se realizam. Mostrar em vídeos editados não surte o efeito correto, a não ser que esse efeito seja uma distorção desejada pela produção. Mas não é a produção quem decide quem deve ser eliminado do programa ou vencer o RS. Quem decide isso é a audiência como está proposto, e sem a interferência ou indução da produção. Se não for assim é melhor cancelar a votação do público e fazer um RS hermético como tantos por aí.

Em RSs o segredo não é a alma do negócio. O sucesso de um RS depende do conhecimento que se tem da mecânica dele, dos relacionamentos entre os concursantes e do que precisam enfrentar, ao vivo, sem cortes e sem censuras ou edições e efeitos especiais. Em todos os fatos e eventos em que há a presença de concursantes, eles precisam ser mostrados sem manipulações e, de preferência, ao vivo. Vamos acabar com esses segredos burros, porque isso é que está matando o programa! A menos que estejam satisfeitos com a audiência que estão conseguindo, não vejo explicação razoável para tudo isso.

Se os compactos diários tivessem 4 horas de duração, ainda assim não se justificariam tais procedimentos de segredinhos e preservação de imagens inéditas para a hora dos compactos. Algumas coisas que se fazem em televisão são difíceis de entender e outras são incompreensíveis para todos os mortais!

O quadro "Vale a pena ver direito" do Mion é um exemplo de que as coisas não estão sendo mostradas direito por quem de direito. Já pensaram nisso? Não quero dizer que ele está mostrando direito, porque o objetivo é fazer graça, mas o nome do quadro é sugestivo! Não é proibido raciocinar, embora isso seja perigoso para alguns!

Mudanças

Bem, com o anúncio da formação da roça ou pré-roça na segunda, supõe-se que a anunciada Prova do Fazendeiro às terças será conhecida na quarta ou na própria terça-feira, mas como se encaixaria nisso a anunciada formação da roça na quarta para eliminação às quintas? Será que vem por aí mais períodos de cobertura "ao morto" no 24 horas? Pelo andar da carruagem é o que parece. Lamentável!

Tudo indica que o novo fazendeiro sairá dentre os 3 indicados na pré-roça ou a roça será mesmo com 3 elementos. Não vejo motivo nenhum para fazer segredinhos ai, porque afinal é um ponto-chave na própria decisão a ser tomada pela audiência no tocante ao eliminado da vez.

O programa está cheio de segredinhos. É segredinho para o conteúdo dos envelopes do baú, segredinho para os vencedores de provas, segredinho para quem vai para o celeiro, segredinho dos percentuais de eliminação, segredinho para tudo? Acho melhor fazer segredo total então e cancelar o programa. Assim ninguém vai saber antes quem ganhou ou foi eliminado. Só na Final e, com um detalhe secreto: sem divulgar os percentuais e quem foi que decidiu tudo. Será legal à beça (ou à Bessa, para homenagear Rodrigues Alves)! Audiência zero!

Seria assim: o apresentador abre o programa e fala: "Os seguintes concursantes foram eliminados pelos processos internos segundo os critérios de gente ilibada e honesta nas semanas tais, tais e tais (segue-se uma lista de eliminados em cada semana). Restaram três para a Final e fulano venceu o RS, fazendo jus ao prêmio de 2 milhões de reais". Fim. E assim, mais uma edição da Fazenda foi realizada e com grande economia em recursos materiais e humanos e paciência dos telespectadores e internautas. Entram imediatamente os comerciais e segue a programação normal da emissora.


"Helder Miranda 19 de setembro de 2014 17:54
Estou falando sério... são tão desconhecidos que até agora não sei o nome. Não é brincadeira!!! Rs..."

Acredito Helder. Deu para perceber isso em seus posts. Com o tempo iremos reconhecê-los até pelos timbres das vozes. De início achei o sotaque da Babi muito parecido com o da Sabrina Sato quando esta entrou no BBB3. Agora já deu para perceber as diferenças, principalmente com a presença da Sabrina na primeira festa. Como assisto direto, já no segundo dia me acostumei com as vozes e aparência física de todos. Meu maior foco em início de edições é justamente conseguir essa capacidade o mais cedo possível.

Tem muita gente ainda fazendo tipo no confinamento e alguns não resistiram ao primeiro dia. LOL. Depois de algumas dedadas na cara, Oscar já percebeu que o buraco é mais embaixo e que a cultura geral e seus conhecimentos de psicologia não têm ali muita utilidade. LOL. Amo isso!

"Chrístofer Ian Hernandez Hoffmann 19 de setembro de 2014 18:29
Bem, então as eliminações serão os dias com menor audiência, pois irão concorrer com o The Voice Brasil. Achei uma jogada ruim da Record. Quanto aos participantes, concordo com tudo. Só tinha ouvido falar de uns 3 ou 4."

Olá Chrístofer! Benvindo de volta aos comentários. Aproveitarei sua deixa para fazer uma pequena retificação. Anunciaram a realização de festas aos sábados, mas deve ser porque elas começam nas sextas à noite e são mostradas em flashes nos compactos dos sábados. O mesmo pode se dar com as realizações de provas na noite anterior das terças, principalmente se estas não forem transmitidas ao vivo na TV aberta ou online pelo site.

Como sempre não dão a mínima pelota para a exatidão ou para orientar os internautas corretamente, quanto mais mantê-los devidamente informados. Dir-se-ia que eles preferem desorientar os internautas, para que eles só assistam os compactos ou os programas da TV aberta ao vivo. Não compreendem que são duas mídias separadas e com gostos diferentes e que são vícios incompatíveis entre si.

"ronaldo perez 20 de setembro de 2014 01:04
Essa Lorena Boeiro é a pior pessoa que já vi num reality eu não iria querer conviver perto de uma pessoa como ela de maneira alguma."

Para mim ainda é cedo para fazer julgamentos definitivos, Ronaldo, mas se ela continuar nessa linha de comportamentos, pode acabar como a Urach (ou seria Buerach?) e ainda arrastar alguns com ela, como o Digão.

"junior silva 21 de setembro de 2014 21:03
eu acho que o DH E O MELHOR o que voce acha dele"

Até agora ele tem sido um sujeito equilibrado, Junior, mas acho ainda cedo para bater o martelo. Vamos esperar para ver como ele se sai em situações de estresse! Muita agua ainda tem que rolar por esse moinho!

"Mari 21 de setembro de 2014 22:12
Estou gostando dessa temporada.Mas,tem umas figurinhas que vão dançar logo,logo....Lorena é uma!!!!"

LOL. Acho que vc pode estar com a razão, Mari. Mas como ainda é cedo, pode ser que ela se salve com um romance com o Diegão. Aliás seria uma possível salvação para os dois, porque ele também está se perdendo e viajando na maionese. Se ele ou ela forem para a roça agora, possivelmente dançarão. Esse negócio de Líder de Grupo e macho alfa está subindo à cabeça dele. Ele não é alfa e nem beta coisa nenhuma.

Os tipos e teatrinhos ainda não acabaram e tem canastrões fazendo ceninhas ou decalcando os respectivos comportamentos em atitudes de outros concursantes de outras edições. Por exemplo, tem uma pessoa fazendo uma mistura de Nicole (F5) com Letícia (do BBB14) e outras decalcando Sheila Carvalho, Viviane Araújo e mais um bando de outros ex-participantes. Aos poucos esses "atores" irão se desgastando psicologicamente e também seus personagens e, serão descobertos e eliminados.

O programa já bateu seu primeiro recorde negativo. Ficou 24 horas "ao morto" fora do 24 horas "ao vivo" ao fim da primeira semana. LOL. Talvez tenha sido para comemorar uma semana de programa. Não vejo em quê seria espetacular não saber com antecedência que a equipe Coelho foi excluída da Prova da Chave por escolha obrigatória do fazendeiro e que a equipe Avestruz foi para o celeiro por perder a prova. Talvez o objetivo tenha sido mesmo esconder a realização da prova ao vivo sob a desculpa de preservar imagens inéditas. Uma bobagem sem tamanho!

Para você que teve que assistir esse desfile de vídeos editados durante 24 horas um aviso: procure não tirar conclusões erradas baseadas em vídeos editados e apresentados fora da sequência cronológica em que os fatos se desenrolaram. O melhor é não tirar conclusão nenhuma e desconfie dos fatos que não foram apresentados ao vivo. Aliás, nunca confie em imagens editadas. Elas podem inverter completamente uma situação, até mesmo com a supressão parcial ou total delas. O segredo para distorções na edição de vídeos em RSs não é a adição de imagens, mas a supressão delas. Você pode compreender isso assistindo o TVB ao vivo em andamento.




0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.