19 setembro 2014

Impressões de Frank Killer: Embalagem e Conteúdo

 
Embalagem e Conteúdo

Nem bem começou, e o programa já está com cara de final de edição. Tudo muito bonito, belas paisagens, efeitos especiais de imagem, som bem cuidado, cenários deslumbrantes, luzes e cores feéricas. Tudo bem com a embalagem, nota dez! Mas, e o conteúdo? Cadê?

A estréia da sétima edição da Fazenda só serviu para mostrar as caras e dar os nomes dos participantes. O resto foi mise-en-scéne e um show de imagens nada a ver. Em duas horas de programa, só cinco minutos de diálogos dos participantes. Você agora sabe quem são os participantes (só de nome) e suas respectivas hashtags, mas não sabe ainda bulhufas sobre as personalidades deles. Esta será a tônica do programa?

Celebridades mesmo, só havia umas duas ou três. O resto são ilustres desconhecidos e, pelo visto, vão continuar desconhecidos! Se não aumentarem o cachê de participação, o programa vai acabar tendo que selecionar candidatos anônimos de uma lista de auto-inscrição, tipo o do BBB, por exemplo.

Quanto às provas do programa, já mostraram que não vai haver transparência. A primeira prova, de cronometragem, foi mostrada através de vídeos editados. Não havia um cronômetro visível (pelo menos nem isso), pasmem! Quem quiser que acredite na lisura deles, afinal eles não têm que provar para ninguém que são honestos! Ainda bem que a prova só vale para selecionar os que deverão escolher os integrantes das 3 equipes (ou grupos), mas as questões são as seguintes: mulheres são incapazes de fazer isso? Se não, porquê fizeram uma prova favorável só aos homens?

A inocência deles é tanta, que o apresentador se deu ao trabalho de chamar a atenção para a desistência da prova de duas das mulheres, e com ênfase! Em palavras claras, isso é machismo, caso não prefiram incompetência!! Ainda têm a desfaçatez de dizer que as provas foram bem elaboradas. Eu perguntaria: bem elaboradas para quê? Para serem parciais com os participantes? Para escolherem vencedores e perdedores a dedo? Se vc for bem observador, viu que algumas mulheres mostraram nos semblantes não estarem satisfeitas com isso. Claro que elas estão impedidas de reclamar mas, para quem sabe ler, um pingo é letra. 

Dado o volume da parafernália eletrônica que pretendem para esta edição no tocante à internet, já dá para perceber que o principal não vai ter, ou seja, a apresentação online de uma cobertura completa dos concursantes. Aliás na primeira noite já demonstraram isso, com o velho cacoete de mostrar pessoas dormindo enquanto rola ação com os que ainda estão despertos em outros ambientes. Se na primeira madrugada já foi assim, imaginem nas futuras!

A produção e o Brito precisam entender que as imagens não são para dar embasamento ao que o apresentador fala ou ao que ele prefere falar. É exatamente o contrário. O que ele fala, interpretando, noticiando ou descrevendo ao telespectador, deve ser baseado nas imagens apresentadas sem cortes internos e make-ups, e não o contrário. Já sinto até arrepios de medo quando ele fala que vem aí uma coisa que nunca foi apresentada em Reality brasileiro. Brrr! Segundo eles, ao invés de eliminação na primeira semana, veremos uma "solução" surpreendente!

Se algo assim me agradar, darei a mão à palmatória, mas é "rúin", hein! Provavelmente será algo do tipo que aconteceu na primeira semana da F6, prometido com as mesmas palavras.

Muito provavelmente vem coisa copiada de fora mal escolhida, com más intenções ou porcaria, lixo, para ser mais preciso. Só jogo de cena e nada mais, em termos do que interessa aos entusiastas da modalidade!. Desse povo, que não gosta de mostrar os participantes como eles são, só podemos esperar o pior. E por falar em internet, o que interessa ao entusiasta internauta é ver a interatividade entre os participantes, não interagir com o programa ou com o site do programa.

No mais, nos prometem Prova do Fazendeiro às terças, formação de roça às quartas e eliminação nas quintas-feiras. Uma festa aos sábados que nunca é exibida totalmente e uma resenha dos melhores momentos da semana aos Domingos completam as "mudanças". Restam a segunda e a sexta-feira para a realização de provas ou de atividades. Claro que haverá trabalho para todo mundo, cuidando dos bichos e das plantações. A divisão dos infelizes em 3 grupos para digladiarem-se entre si, será adotada mais uma vez, como já é praxe (avestruz, coelho e ovelha?)

O que foi visto na estréia lembra o que ocorreu ao final do ciclo dos festivais de música popular no século passado. Havia muita técnica, boa qualidade e técnica de execução, belas imagens, cenários, etc, mas música, que era o principal, só havia porcaria. Foi isso o que matou os festivais. Esqueceram o principal, que era mostrar qualidade musical!

Em resumo, até agora só se viu embalagem, e de boa qualidade, diga-se de passagem, mas conteúdo que é bom, necas! Estão esquecendo de mostrar o principal: os concursantes (ou participantes, como queiram)!

É claro que ainda é cedo para apresentar farto material referente aos concursantes, mas tendo começado o confinamento desde a sexta-feira no acampamento, era de se esperar no Domingo à noite mais conteúdo das interações entre os participantes. Houve preocupação ou dedicação exagerada em mostrar capacidade técnica e menos apuro em mostrar os participantes ou o que fazem. Dir-se-ia que estão mais preocupados com a aparência da comida do que com o sabor da própria comida.



Uma leitora me escreveu reclamando que não conhece ninguém nesta edição 7. Confesso que conheço apenas uns dois ou três, ou no máximo quatro! Da maioria nunca ouvi falarem ou são quase desconhecidos. Acredito que seja a situação da maioria dos fãs do Reality.
Curiosidades

Robson Caetano foi ou é atleta de alto rendimento bem conhecido. Foi estranho ele não vencer a prova. Segundo o que disse, ele caiu durante a mesma e, por isso, ficou no terceiro lugar.





3 comentários:

  1. Os sub sub sub celebridades desconhecidos já estão se matando no terceiro dia....tipo quinta categoria aquela pocahontas e o outro surtado lá mas por isso mesmo prometem pelo menos bons barracos por conta disso...rssss....cristina mortagua ate ganhando minha simpatia até agora....até surtar tmb...rsss

    ResponderExcluir
  2. Estou falando sério... são tão desconhecidos que até agora não sei o nome. Não é brincadeira!!! Rs...

    ResponderExcluir
  3. Bem, então as eliminações serão os dias com menor audiência, pois irão concorrer com o The Voice Brasil. Achei uma jogada ruim da Record. Quanto aos participantes, concordo com tudo. Só tinha ouvido falar de uns 3 ou 4.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.