25 setembro 2014

A Record e a mania de criar factóides em torno de "A Fazenda"


É chata, para não dizer ridícula, a mania que a Rede Record têm de fazer tempestade em copo d'água nas coisas que acontecem dentro e fora de "A Fazenda". Isto acaba levando o programa a todo descrédito que já tem, com os cortes do ao vivo exibindo os "melhores momentos" para aumentar a audiência do programa, com as intervenções ao sabor dos ventos da direção para tentar manter algum participante mais polêmico (isto já foi visto isto na primeira prova para escolher o fazendeiro desta edição) e, principalmente, por potencializar ao máximo qualquer coisa que possa trazer alguma repercussão.

E, dentro da programação da emissora, em outros programas, para esperar falar de "A Fazenda" é sempre uma propaganda enganosa. Pela manhã, no "Hoje em Dia", depois das manchetes do que seria tratado dentro do programa, havia um anúncio: "A Seguir...", com ex-peões das edições passadas - Compadre  Washington, Cacau Melo e Angela Bismarchi, para comentar a primeira berlinda, entre Roy Rosselló e Heloísa Faissol. Mas antes colocaram uma matéria longuíssima e arrastada sobre o emagrecimento de Geisy Arruda, por acaso uma ex-participante do reality-show. No fim das contas, deixaram bem para o final do programa a participação dos ex-peões, que falaram bem pouco.

Chris Flores anunciava a todo o momento que o ex-"Menudo" precisou ser retirado do confinamento para prestar esclarecimentos. O caso, segundo consta, é de pensão alimentícia. Disse que produtores de "A Fazenda" e advogados, tanto da emissora quanto do próprio participante, estavam acompanhando o caso. Depois, disse que tinha uma bomba, e que a roça estava cancelada, podendo recomeçar assim que ele voltasse à sede - o que poderia prejudicar a outra participante, Heloísa Faissol - tanto pelo bafafá gerado em nome do oponente e a comoção que isto pode proporcionar a ele, ganhando apoiadores instantâneos, quanto pela quantidade de votos que ela perderia, tendo em vista que, em todas as enquetes, ela é a favorita para ficar.

No site da Record, há um comunicado diferente. "Por determinação judicial, o peão Roy deixou a sede da 'Fazenda' na manhã desta quinta-feira (25). A Roça que ele enfrentava com a peoa Heloisa está, portanto, suspensa. No programa desta noite, às 22h30, você conhecerá os detalhes do ocorrido com o ex-"Menudo" e a repercussão do fato entre os demais jogadores".

Não digo que a prisão decretada foi algo "armado" pela emissora, ninguém poderia prever isto. Mas será que, de alguma maneira, ela não poderia intervir no caso, tendo em vista que o cara já estava na berlinda e, de acordo com as enquetes, iria sair na mesma noite? Que perigo Roy Rosselló poderia representar dentro do confinamento? Fugir, pular o cercado... entre tantas câmeras? E, se levassem a sério esta possibilidade mirabolante - imaginei Roy Rosselló vestido de Rambo - ele não seria reconhecido facilmente fora do confinamento, se resolvesse fugir? 

O cancelamento desta eliminação implica em desrespeito com quem votou pelo R7 e, pior, por SMS, que têm algum custo a quem envia. Das duas, uma. Ou irão dar mais uma semana para Roy Rosselló, pela repercussão que seu nome, a partir de agora, pode causar, e pelo conflito com Diego Cristo, que se autointitula traído pela maioria e vem insistindo nesta tecla... ou irão substituir este participante, praticamente eliminado e que não rendia nada em termos de edição, por outro mais polêmico para piorar o inferno da convivência entre todos. 

No mais... algumas opiniões sobre a atuação de Diego Cristo como fazendeiro, que rende assunto para mais de metro. Se, por um lado, há aquele ditado "quer conhecer um vilão, dê-lhe poder", por outro há o homem amigo daqueles que ele escolhe como amigos, que desperta uma série de sentimentos contraditórios e complementares, que vão da fascinação à repulsa e até ao dó em estado bruto. No mínimo, Diego Cristo é um grande participante... pelos motivos errados. 


10 comentários:

  1. Acho vexatório o sensacionalismo barato que a Record faz em torno da vida pessoal dos participantes, quando deveria poupá-los, uma vez que, a imagem da pessoa seja ela anônima ou não, deve ser preservada. Sheila Carvalho que o diga.

    Não é ao aceitarem entrar num reality show, que o programa está autorizado a devassar suas vidas para causar e aumentar os números da audiência.

    Caso Roy retorne ao confinamento, o que não acredito, será uma decisão de desrespeito às regras de isolamento do programa e aos demais participantes, que não têm a menor culpa assim como o público se ele decidiu enclausurar-se com mandados de prisão pendentes por falta de pagamento de pensão alimentícia aos filhos. Façaofavor esse aí também.

    Espero à Record que reste um mínimo de ética.

    Abraços Helder, parabéns pelos posts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shadow.
      Acho que não deveria retornar, como diz a regra.
      Mas tenho certeza que a direção do programa não está nem aí para essa regra. Se for pra dar audiência, manda ver...

      Excluir
    2. Olá Votalhada,
      Com a saída e o retorno do Roy tratados como um fato rotineiro do dia a dia do confinamento, a Record demonstrou não ter a menor ética ou respeito pelo público, participantes e o regulamento que deveria cumprir. Sem se falar que abriu a porteira para outras situações semelhantes. Aliás, se você for credor de alguém que estiver lá ou tiver pensão a receber, não perca seu tempo: cobre, mande o Oficial de Justiça, delegado pra Itu, você receberá a dívida em rede nacional, paga com juros e correção monetária pela Record. Olha que lindo!
      Agora não queiram nos convencer que tudo continua igual. O princípio do confinamento é que fatos externos não interfiram na dinâmica dos confinados. Jamais os participantes deveriam ter sido informados por qual motivo o tal do Roy ausentou-se por algumas horas; jamais esse problema familiar envolvendo menores de idade, deveria ter tido destaque sensacionalista em todos os programas da rede; jamais poderia ter retornado, porque ele foi o causador de sua saída, ao confinar-se tendo mandados de prisão pendentes. Deveria ter quitado suas dívidas antes.
      Concordo com quem diz que foi tudo armado, afinal, dali a algumas horas, ele seria eliminado pelo público, e tudo estaria resolvido sem estardalhaço. Dizer que o isolamento foi preservado é falacioso, uma vez que esse episódio externo, a partir de agora, foi introduzido na dinâmica do grupo, trará consequências e mudará os rumos do reality.
      Ia dizer que lamento. Mas não vou lamentar, porque tenho a opção de assistir ou não; em si, a longo prazo, quem acaba sofrendo as consequências com atitudes como essa é a própria emissora com a perda de credibilidade, audiência e patrocinadores.
      Vida que segue...
      Bom finde, abraços,
      Shadow

      Excluir
    3. Shadow, você foi brilhante, como sempre, assino embaixo tudo o que você escreveu. Sinto falta de ler os seus textos por aqui. Vambora? :-)

      Excluir
  2. Helder.
    Claro que a Record poderia ter resolvido isso: era só pagar a conta e pronto.
    Mas e a audiência?
    Também não duvido que tudo tenha sido armado com o Roy, a ex e outros mais.
    Que vantagem a ex teria com ele sainda na 1ª semana? Sem dinheiro?
    T+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sentido, meu amigo! Mas, agora, com ele posando de coitadinho, tem muito mais chances. Não duvido nada que a ex esteja mancomunada nisto. A Record, evidentemente, aproveitou-se da situação para gerar um fato.

      Excluir
  3. agora que jogo ta se desenrolando o que voce acha do DH pra mim ele e um dos favoritos ao premio se não o favorito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, na primeira semana é difícil, porque tudo muda muito rápido o tempo todo. Hoje eu diria que fortes candidatos ao prêmio, exatamente nesta ordem, são Babi (que cresceu extraordinariamente depois da briga com Lorena e, antes disso, por dizer que Leo Rodriguez não se posicionava), Heloisa e DH. Sobre ele, que é o participante que você me perguntou, posso dizer que estou positivamente surpreendido. Talvez seja o participante que melhor lê o jogo dentro do confinamento, tem argumentos e é lúcido. Sabe que vai ara a próxima roça de qualquer maneira, então, respondeu as provocações de Diego Cristo à altura.

      Excluir
  4. ''Ou irão dar mais uma semana para Roy Rosselló, pela repercussão que seu nome''

    Na mosca hein, você visualizou tudo antes e olha ai, acertou, mas o pior que eu acho que fizeram isso pra tentar fazer dele o vencedor.
    Eles está bem orientado desde que entrou, isso de não levar roupa e etc foi a primeira jogada.

    Pela primeira vez em 7 edições pararei de ver a fazenda, me senti
    muito enganado votando 2 dias para nada, mesmo que ele voltasse,
    era pra dar o resultado da roça e um dos dois sair ué, ha eu gastei dinheiro votando com algumas sms.

    Pra mim foi tudo combinado, fazer o Roy voltar com o herói, e deu certo, logo depois olhei facebook e todos estão sensibilizados com ele, a torcida cresceu a partir disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Pedro! Honestamente, eu fiquei muito decepcionado com a emissora. Falta de respeito e ética? Sim, com toda certeza. Mas veja como um programa que faz tudo pela audiência, sem regras, aí tudo fica mais fácil. Continua com a gente para, pelo menos, tirarmos um sarrinho do que vem acontecendo. Um abraço.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.