10 março 2014

Impressões de Frank Killer - BMB14: Mães Confinadas


BMB14
Mães Confinadas

Paredão indefinido, mas finalmente algo bom foi copiado de outros RSs. Oxalá copiem mais coisas boas. Como sempre, brasileiro quer sempre dar um toque diferente, "de originalidade"! Sugiro um paredão entre elas valendo gargalhadas ou algum mimo, ou algum prêmio para seu "pimpolho", por exemplo, o Mega Power! Isso já foi feito em outras plagas mais ou menos de um modo diferente. LOL.


Pela lógica, não faria nenhum sentido confinar as "coroas" (com todo o respeito que elas merecem) sem um objetivo prático e "bombástico"!

Com as mães dos concursantes confinadas tudo fica indefinido e assim é que presta. As intrigas entre os concursantes ficam diluídas pelas emoções dos reencontros, a tensão psicológica amaina e o interesse dos telespectadores cresce. Resta saber se o confinamento das respeitáveis senhoras em espaço tão exíguo não as estressarão além da conta, já que essa não seria a finalidade básica. A razão e a cupidez cede lugar aos sentimentos. Como sub-produto benéfico, os relacionamentos faked são desmontados, como o relacionamento lésbico do casal Clanessa, por exemplo! As emoções tendem a reajustar os verdadeiros sentimentos!

A recente rusga entre Marcelo e Aline fica diluída, a reaproximação entre Marcelo e Angela volta à Ordem do Dia e a amizade "estremecida" entre Aline e Angela sai da pauta. De quebra o gelo geral na Aline fica "démodé". O que está fora de moda é a noção de que o que é demais não cansa (Ce qui est démodé est l'idée que ce n'est pas trop fatigué).

A produção tem que ter isso em mente ao bolar novas soluções (ou copiar as) que funcionem, sem afetar a ética. Em TV não é proibido copiar, e Chacrinha ensinou isso décadas atrás. A questão se resume, assim, em copiar o que presta, não o que representa retrocesso ou então enveredar por caminhos obscuros e mal intencionados.

As votações entre os concursantes voltam portanto aos trilhos dos reais interrelacionamentos, porque estes é que são o que importa na medição das personalidades e dos atributos pessoais, que sempre deveriam ser o foco dos julgadores, nós telespectadores. Essa é a nossa função e não dos realizadores.


Às vezes pessoas vêm aqui nos dizer que não torcem por ninguém ou não aprovam nenhum concursante e ao mesmo tempo "malham" um ou outros, não todos, e querem nos convencer de que não torcem por ninguém? Falam "graças a Deus" isso, "achei feio" tal coisa, "adorei" aquilo outro, "torço pelo menos pior", etc. Mentiras? Meias verdades para esconder preferências por quem não está no topo das preferências ou estão no fundo do poço das rejeições. Têm vergonha de confessar suas reais preferências e só querem influenciar os demais com falsos preferidos.

Então... Toda torcida contra alguém ou algo pressupõe uma torcida a favor de outrem ou algo alternativo. Isso é lógica pura, se querem saber!

Um favoritismo disfarçado ou um falso favoritismo expresso em palavras é um velho recurso retórico embutido em longos "tratados". Seria como desejar "sorte" e que vença o melhor para um rival momentos antes de uma disputa qualquer. É o mesmo caso das justificativas de votos com longas explicações. Melhor é não dar justificativa nenhuma a não ser a obrigatoriedade de indicar alguém sem fazer desdouros, ou ser breve e não prolixo em algo verdadeiro.

Citar qualidades do rival acompanhado de pontos negativos é hipocrisia pura. No fundo está dizendo mentiras ou expressando falsidade por sentimentos e opiniões que não são verdadeiros. Você percebe quando são "adjetivinhos bondosos" e observações maldosas, principalmente quando estão escondidos em longos discursos sobre assuntos que não domina. Isso só ludibria desatentos e ingênuos. Ao invés de prejudicar o rival, prejudica a si próprio.



"Polar 8 de março de 2014 11:47
A pessoa dizia que talvez o Bial não tenha gostado da declaração do Diego não aparecer na edição, e que o próprio apresentador tenha inventado essa discussão de última hora."

Assisti a esse debate e não vi o Diego declarar tal coisa. Ele não se declarou contra a adoção em si, mas que deveria existir uma adaptação visando não criar um problema de identidade na criança. Ele foi bem enfático na questão do bullying, que como todos sabem é uma característica própria de crianças em escolas e jovens mal formados. 

O Cássio sustentava que esse problema não existe, mas ele próprio declarou que teve que defender seu irmão várias vezes por causa desse problema. O que o Cássio e outros quiseram fazer era colocar o Diego como homofóbico e o Bial vislumbrou uma boa oportunidade para queimar o concursante. Na verdade o Cássio queria forçar uma declaração do Diego de que a adoção de crianças por casais gays influenciaria as preferências sexuais da criança.

Na segunda discussão do assunto no quarto da Sibéria, tentaram novamente extrair um posicionamento homofóbico do Diego. Depois de várias tentativas infrutíferas, acabaram simplesmente declarando que ele não sabia o que é preconceito e homofobia. Mas essa era a opinião deles e minha opinião é que eles é que não sabiam isso também, e estavam jogando, assim como o Bial. É isso! 

Um dos sinais de heterofobia é a suposição de que ser amigos de gays não pressupõe não ser homófobo. Da mesma forma seria o mesmo caso de dizer que homem ser amigo de mulheres (ou mulher de homens) não pressupõe não ser heterossexual. De um ponto de vista generalizado acho o contrário. Não ser amigo é que não seria nos dois casos. Heterófobos e homófobos geralmente não se dão conta disso.

"anna paula 8 de março de 2014 15:56
Olá Frank! Já estive aqui na época da "Fazenda" e, somente hoje, desde que começou o BBB me deu vontade de escrever. Sempre entro para ler o que você escreve, gosto do seu olhar, não é um olhar superficial por isto é justo e coerente com os fatos."

Benvinda de volta, Anna. Seu depoimento é todo coração e vê-se que é uma pessoa boa, do bem. A eliminação da Fran e possivelmente futura do Diego é uma idiossincrasia relacionada com audiência por parte dos realizadores, onde há uma aberração de ânimo contrária ao espírito dos RSs, no pressuposto de que favoritos destacados não rendem audiência, a não ser entre os dois maiores favoritos, desde que não sejam favoritos destacados (o que seria bom em termos de audiência somente neste paredão específico entre eles, sejam ou não casal).

Isto significa que quando um ou dois despontam (geralmente um casal), são imediatamente detectados e passa-se a trabalhar no sentido de impedir o progresso dessas preferências, normalmalmente armando-se ciladas para derrubá-los das preferências, seja com interferência, seja com direcionismo como, por exemplo, aconteceu na última Prova do Anjo. A ação das torcidas mafiosas facilita isso, porque já perceberam que a direção do RS deseja o mesmo que elas, isto é, tirar os favoritos destacados e dar chances a vilões. Seria como dizer que o que dá audiência é vilão e não "heróis" ou "mocinhos". Essa é a lógica perversa e maquiavélica nisso.

Vc perguntaria: mas o que eles farão somente com vilões em um RS? A resposta é simples: jogo. Quanto mais jogo melhor, porque eles têm ampla liberdade para bafejar quem eles quiserem, manobrando facilmente com os maus instintos desse vilões. Quem não tem mente sadia ou carece de inteligência age assim. Não têm capacidade para bolar soluções justas. Então vão nas injustas mesmo, porque é mais fácil e ao alcance de suas mentes estreitas.

Basta ler alguns comentários que aparecem, até aqui mesmo no Votalhada, onde alguns ironizam se falamos de bem e mal, que não se importam quem vai ganhar, que querem é ver um RS movimentado, etc. Outros olham superficialmente, querem ver barracos e não pessoas educadas e de bons princípios. A impressão que dão é que estão acostumados a ver pessoas educadas e boas e que querem ver aberrações de caráter.

Apegam-se a pequenos detalhes e aprovam posturas preconcebidas, deixando de olhar outros valores. Rotulam as pessoas de "plantas" só porque são pacíficas e de boa paz. Não valorizam boas convivências e comportamentos autênticos. Distorcem até os valores positivos e os transformam em negativos com a desculpa de que querem apenas diversão com sadismos ou comportamentos extravagantes.

Com edição de vídeos e outras malandragens cênicas é mais fácil promover um vilão do que uma pessoa justa e é infinitamente mais fácil queimar um vilão do que uma pessoa justa. Para queimar um justo são necessários armadilhas retóricas, manobras, parcialidade, falta de transparência, direcionismo e interferências. Provavelmente mais de dois terços dos telespectadores só assistem o RS através da TV aberta e é muito fácil influenciar essa gente com recursos televisivos, principalmente em ocasiões como o Carnaval, por exemplo. É isso!

"Selme Santiago da Silva 8 de março de 2014 16:56
Fica muito difícil, quase impossível, falar sobre o BBB 14 sem meter o pau no que está passando diante de nossos olhos Ser imparcial , pra mim, não acontece!
Estou procurando até hj os crimes cometidos, segundo a Soberba da Ângela, pela Letícia Santiago."

LOL, Selme. Você tem uma veia cômica. Sabe que você tem certa razão? De repente a Angela foi quem levou a Letícia ao erro. Mas vamos e venhamos, Letícia também abusou da sedução, né? Certas coisas não podem ser banalizadas. Angela tem contas a pagar, mas o cobrador chegou primeiro na Letícia. LOL.

"Chrístofer Ian Hernandez Hoffmann 8 de março de 2014 17:51
Viram Angela se vitimizando com o Marcelo NOVAMENTE? Sério, ela é a pior da casa na minha opinião. Menção honrosa para Clara e Vanessa, que também votaram em Angela, mas crucificaram Aline. Falsas. Sério, ta muito difícil torcer para alguém aí. Não gosto de nenhum dos nove. Dos vinte, só gostei de Princy e Fran. Com certeza foi a pior temporada para mim."

Vimos, Chrístofer. Ao crucificarem Aline, crucificaram por tabela também a Fran. Muito espertas. Esse é o jogo que a produção aprova.

Em outros RSs pelo mundo já aconteceu essa bossa de introduzir no confinamento parentes e genitores de concursantes por um breve período. Em alguns casos, as votações para a formação de uma berlinda são feitas através dos próprios parentes com seus votos ou uma mistura com os votos dos concursantes.

Se neste domingo for feito isso, o mais provável é que as mães e tias irão emparedar quem seus filhos e sobrinhos emparedariam. Não há nada de errado nisso e nada impede que seja feito a não ser a vontade da direção em fazer uma alteração que considere "original".

Valter recebeu seu "Caps Lock" de um modo um tanto diferente, mas tudo dá na mesma. Ele agora pode investir mais pesado na Vanessa e acabar de vez com essa palhaçada "lésbica". Elas podem ser bissexuais, mas o que conta ou deveria contar nessas relações são sentimentos, não sexo, jogo e safadeza. Já deu! Clara é a "experiente" nessa matéria e Vanessa é uma menina disposta a experimentar o que poderia ser sua opção. Talvez desça do muro dos sentimentos agora. Para ela este confinamento está sendo uma mini "catarse" ou purgação da mente!


   Twitter: @frankkiller04 (twitter.com/frankkiller04)


9 comentários:

  1. Você conseguiu ler através do que eu não falei que na verdade eu vou de sites em sites queimando o Diego pra ele sempre ficar em evidência? Mas sempre deixando a mensagem subliminar de que ele é favorito, mas que tem outro favorito para roubar o premio deçe, para caso esse outro vá para um paredão a torcida indecisa e os fãs votem muito para limar esse oponente? Tipo aquele povo que vota em enquetes contra quem na verdade quer que ganhe para os outros esquecerem de votar contra o favorito achando que a parada está ganha? Afinal qualquer coisa que eu disser não vai fazer os Dieguistas deixarem de apoia-lo, mas sim tentarem provar que estou errada. Espero que funcione o meu complô agora contra o Marcelo. Caracterização aristotélica de dedução pura, se querem saber! Porque você, bom observador, não leu isso em cima do que eu não falei, sendo que esse é um dos muitos efeitos de que esses meus comentários sobre o Diego possam fazer surgir em quem torce ou simpatiza com ele, visto você dedicar suas notas ao que eu falei, coisa que com certeza vai influênciar quem te apoia e quem o apoia? A não dominação e falta de argumentos nos assuntos implica em um discurso longo onde predomina a parcialidade, as ofensas pessoais, aquele velho "li através do que você não escreveu", criticas a retórica dos outros, uso da lógica falaciosa e generalizada , alegação de um suposto saber a mais do do que o interlocutor sabe. Isso sim é que é lógica pura, ou pelo menos a primeira coisa que você aprende na aula de retórica! Texto curto agora...Eu deixei bem claro quem odeio. Só não deixei claro quem amo, e vai em mensagem cifrada para apimentar o joguinho de ler o que não foi escrito.. Se tudo o que se tem é beleza ela sempre incomoda quem nem isso tem. Esse era meu favorito e incrível como isso serve até hoje nesse BBB.

    ResponderExcluir
  2. Frank, pq vc gosta tanto do Diego? Sem maldade! Descobri o Votalhada no meio dessa edição do BBB - programa que, ruim, péssimo ou ótimo eu sempre assisto hahaha - e devo não ter "pescado" alguma coisa no ar. Eu simpatizo com o jeito durão, direto e honesto nele mas a figura do machão ignorante com orgulho de ser (homofóbico SIM - já li seus textos a respeito, concordemos em discordar haha - e tb bem machista) me incomoda bastante. Bem, pelo menos ele é genuinamente interessante enquanto pessoa, diferente de Marcelo Dourado e/ou Alemão...

    Adorei ver ontem que tanto Diego quanto Angela já miraram bem em quem tá dando uma manipulada pesada... o pior é que eu gosto da Clara.

    Nesse sentido, to achando que a lógica dos grupos agora vai predominar na medida que o Grupo Laranja tem uma afinidade maior em termos de estratégia e dinâmica de jogo. Além disso, as personagens mais polarizantes que restaram no jogo (Diego/Angela) estão aí. Acho que dá Diego e Cássio na final (embora minha torcida seja da Angela, essa que muitos detestam - taí outra coisa que não entendo. A garota é realmente obsessiva em alguns aspectos mas... se a pessoa não toma partido, é "vaselina". Se toma partido sempre, é dona da verdade. Que saco! Acho até agora o jogo de Angel inteligente e, na medida do egoísmo nato da vida humana e de um RS de competição, justo. Só qria q ela aquietasse o facho e curtisse a pegação do Marcelo enquanto o programa dura... Pra que levar tão a sério uma paixãozinha de verão, né? Bem sabemos que são poucos os casais que duram na vida real mesmo então...)

    Nessa altura do jogo, o que você acha?

    Ah, e acontecendo o óbvio e saindo Aline - qual vc acha q vai ser o próximo foco de tensão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é que ela vai curtir a pegação do Marcelo se ela tem nojo da boca e dos beijos do cara? Será que tu não vê que a pretensa paixonite da Angela é fake? Tudo pelo jogo e depois cospe no chão? A Angela falou tanto da Letícia mas é igualzinha a ela!! Aprendeu bem com a mestra, com a diferença que a Letícia realmente tinha charme!!!

      Excluir
    2. Não, não vejo assim não. O q vcs chamam de nojo eu chamo de apreensão e até de doce... Ficam analisando as caras e bocas da menina e isso pode gerar N interpretações mas de concreto tem o discurso dela - as confidências para Fran, o chilique de desrespeito/ciúmes, ela chamando a mãe do cara de sogrinha, o abraço sincero de torcida pra que ele fique. Letícia tal qual Aline dizia uma coisa e depois fazia outra - condenava em ritmo de benção (ex: conversa-barraco com Slim) e ironicamente, condenou quem quis abençoar (Junior). Angela foi contraditória? Sim. E quem não é? Mas quando o texto muda, a postura muda junto. Podem chamar a menina de chata mas retidão de caráter ela tem. Absurdo comparar com a Letícia - hipócrita e maldosa descarada.

      Quem tem olhos de ver, que veja. E cada um vê o que quer...

      Excluir
    3. Eu torço para que A Cobra Ninja da Ângela E O Banana do Marcelo desapareçam do BBB 14 . O que me enoja NELES É A SOBERBA, O NARIZ EM PÉ, a convicção de que os demais, inclusive o público, formam uma gama de idiotas.
      Nada neles é AGRADÁVEL, A COMEÇAR PELA APARÊNCIA. Ela, vista por qualquer ângulo é uma táboa. Ele, parece um sapo mau humorado e mimado. Um nojo!
      A dupla mais perigosa do RS já está junta: Ângela e Slin.
      Eles nunca me enganaram.
      Vendo o que ficou, vejo que muita gente boa ou melhor que este magote de serpentes, já saiu.

      Excluir
  3. Parabéns,gostei da suas palavras no final,sobre Clara e Vanessa, concordo com você,já está mais do que na hora de por fim a esse casal lesbo fake.

    ResponderExcluir
  4. Oi Frank. Em relação a Clanessas duvido que esse jogo fake delas vá mudar. Tia e mãe já disseram das torcidas de famosos por elas, que saíram na veja e dos fãs clubes nacionais e internacionais. Ontem a noite Vanessa comemorava com Clara dizendo: Agora até me empolguei com o jogo, faltam qtos dias pra final? São 2 ou 3 na final? Afffff....complicado!!

    ResponderExcluir
  5. Ao meu ver, Aline era uma participante muito necessária, como um "epicentro" de conflitos, isso dá audiência. Mas como ela já "está eliminada" (ANGEL, 2014), o foco é queimar o Cássio. O jogo da Angela é muito inteligente, mas vai feder em alguns dias, a trajetória dela deverá ser como a da Diana: joga mesmo, mas acho que não resiste à semi-final, por causa da rejeição que ela está atraindo, principalmente da própria torcida AnCelo (urgh). Sinceramente, prefiro o jogo do Diego ao jogo do Marcelo, ele perdeu quase que completamente a máscara de bom moço. Os donos do jogo são Angela (a queimadora e rancorosa), a Clara (a carismática manipuladora) e o Diego (sincero e lê todo mundo ali). Admiro o jogo dos três, mas Angela e Clara possivelmente já perderam o milhão, mas ainda tem muita água pra rolar.

    ResponderExcluir
  6. Até onde sei e entendo a lei Maria da Penha foi criada para mulheres que sofrem maus tratos e agressões por parte dos homens. No BBB a agressora foi claramente a Aline, com getos, palavras e atitudes e incitando a agressão física, isso tá muito claro e é indiscutível. Naturalmente e impulsivamente a reação do Marcelo foi a de se defender. Sem qualquer conotação machista, qual seria a punição para Aline? O público respondeu, por esta e outras atitude! Está justificada a rejeição de 80%.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.