16 fevereiro 2014

Impressões de Frank Killer - BBB14: Juízo de Valor


Juízo de Valor

O que vem a ser Juízo de Valor? Podemos dizer que o juízo de valor é um juízo opinativo, isto é, n juízos diferentes podem ser emitidos por diferentes pessoas sobre um mesmo acontecimento, pessoa ou situação não mensurável quantitativamente (de maneira exata). Isso é o que faz a maioria dos torcedores de RSs.

O certo é emitir juízos sobre fatos mensuráveis e o juízo passa a ser de fato ou de fatos. Esse é o que deveriam fazer os fãs de RSs. Porquê não fazem isso? Existem muitas respostas. A principal delas é porque se deixam levar por suas empatias e rejeições sem darem a devida importância aos fatos. As pessoas não têm normalmente visão de conjunto. Olham perto demais e ficam sem ver tudo, quando o correto é olhar de uma certa distância!

Outra resposta seria o condicionamento psicológico de cada um e as predisposições pessoais e culturais. Explicando melhor é como um homófobo, um machista, um feminista, um femista, um gay ou qualquer outra percepção psicológica veriam sobre o mesmo fato. Todos ou quase todos seriam diferentes entre si.

Ainda outra é a forma com que encaram o entretenimento, sem qualquer compromisso de serem justos e apenas se deixarem levar por suas paixões, antipatias e empatias e, alguns, por interesses escusos. Essa é a forma predominante do fã ou do torcedor, geralmente internauta. Quando não se deixam levar por paixões é a característica predominante do torcedor do sofá, que assiste ao programa de modo intermitente e segue o fluxo ou é parido pelas imagens e pelas palavras que recebe diretamente da TV.

Um xenófobo e um bairrista também teriam visões diferentes entre si e de um cosmopolita sobre o mesmo fato. Eventualmente poderiam ser iguais em determinados aspectos, mas não em todos. Em outras palavras, em cada cabeça há uma sentença diferente. Somente um juiz, um magistrado, etc, tem o preparo adequado e o saber jurídico para julgar um fato e emitir um juízo de direito, este sim, plenamente um juízo. Assim mesmo os recursos a instâncias superiores de sentenças demonstram que nem os juízes e magistrados estão livres de julgarem com isenção, justiça e sem empatias.

A chave em tudo isso está nas empatias e nos repúdios gratuitos. O julgador mais eficiente em se livrar das empatias e repúdios infundados e se basear somente em fatos é o que tem mais chance de julgar com lógica límpida ou mais límpida e isso não é muito fácil sob certo ponto de vista e, ao mesmo tempo é, quando visto de outro. A chave secundária então passa a ser a justiça, com suas agravantes e atenuantes, não empatias e rejeições gratuitas.

No caso de RSs cabe um pouquinho de coração, ou seja, empatia, mas não a ponto de negar os fatos. Você não está proibido de gostar ou não gostar de um concursante ou de qualquer coisa na vida, desde que não se deixe enganar pelos fatos ou não os considere com justeza em sua avaliação. Você não tem que ser igual a, por exemplo, o Sr. Spock de "Jornada nas Estrelas", que usa unicamente a lógica, abstraindo qualquer sentimento ou emoção. 

Se você quer aprender a fazer juízos de fatos, de fato (desculpe o joguinho de palavras), baseie-se somente em fatos e leve em conta as atenuantes e agravantes. Só assim você estará sendo justo e fazendo justiça (desculpe o reforço) e, não, fazendo Juízo de Valor. (gabrielbistafa.blogspot.com.br/2011/06/juizo-de-fato-e-juizo-de-valor.html).

Não se engane! Os realizadores sabem de tudo isso e é com isso que eles jogam conduzindo um RS. A preocupação deles não é fazer justiça. Essa preocupação cabe a você telespectador. Para eles o que interessa é a audiência, porque com essa audiência é que eles faturam comerciais e conquistam e angariam patrocinadores, isto é, obtêm lucros. Nesse caso, justiça e audiência seriam conflitantes na ótica deles, mas não deveria ser. Um programa é um projeto empresarial para obter dinheiro. Simples assim!

Cabe a você como telespectador não só avaliar os concursantes com justiça, mas estar ciente de que os realizadores não têm essa responsabilidade na medida em que os objetivos principais deles são outros. Mas, entretanto, isso revela uma estreiteza de visão, porque se não se preocupam com justiça, tendem a perder credibilidade e, consequentemente, audiência, patrocínios e... Dinheiro!

A opinião é produto das crenças e da cultura individual do indivíduo e essa opinião redunda quase sempre em juízo de valores. O juízo de fatos redunda do saber e da análise dos fatos e sua mensuração, sem interferência das empatias e repúdios. O juízo de direito é determinado e previamente estabelecido nas norma e procedimentos jurídicos e nas leis de uma sociedade. Quando um juizo se encaixa nas 3 modalidades podemos dizer que vem de um magistrado respeitado, de reputação ilibada e alto saber jurídico. O Rei Salomão dos Judeus é tido como um exemplo disso, por ter resolvido uma disputa de uma maneira "sui generis" e mui sábia!


Valter "Slim" está sendo aos poucos desmascarado. Primeiro foi a Letícia dizendo que ele tinha brincadeiras maldosas contra ela, sem especificar quais. A acusação de tratá-la como prostituta ficou no ar! Durante a última festa, Aline revelou que ele "meteu a mão em cumbuca" embaixo dos edredons quando ficaram na mesma cama. Aline deu a entender que não reclamou porque estaria possivelmente a fim dele, usando reticências...

Na Academia, presenciei um momento em que ele deu um beliscão em seu (dela, Aline) bumbum enquanto ela exercitava os glúteos. Ou seja, se ele está pensando em respeitar um possível relacionamento que deixou alinhavado aqui fora, a essa altura já ficou prejudicado. A meu ver, está precisando de um possível "Caps Lock" de alguém de sua família. LOL.

Clara pode emparedar a Angela e deixar a casa se divertir nos votos contra a Letícia. Caso indique diretamente a Letícia, várias pessoas (todos exceto Clara, Letícia, Diego e Fran) ficam em risco de ir para o paredão (Aline, Vanessa, Cássio, Polly, Valter, Angela e Marcelo) com 2 ou 3 votos. Nesse caso, a chance de empates é muito grande e a Líder optaria, pelo meu "achômetro", por Angela ou Marcelo.

Televisão no Brasil é um serviço público concedido e, como a maioria dos servidores públicos ou concessionários de serviços públicos, esquecem comumente que estão ali para servirem à população e não aos seus interesses particulares ou, enriquecerem seus patrões.


"Site Oficial 15/02/2014 00h38
'Tem muito teatro aí', diz Clara sobre Letícia
Dentro do Quarto do Líder, as sisters Clara, Vanessa e Aline conversam sobre Letícia. Elas tentam imaginar como está sendo passada a figura da mineira fora da casa.
Antes, porém, Aline fala de Junior: "Ele tinha aquele jeito dele, mas era um cara super gente boa". "E ela (Letícia)?", questiona Vanessa. Então, Clara fala de Letícia: "Temos que ver o que está passando lá fora. Tem muito teatro aí, né? Vai que está mostrando o teatro...". "É, aparece só a carinha dela... Aquela carinha de cachorrinho dela. Ela me comove com a carinha dela", debocha Vanessa. "Eu a achava bonita, tô até achando-a feia, agora", avisa Aline."

Mudança de orientação? Talvez não! Aline é da casa. Pergunte-se quem eles queimariam entre a Letícia e a Aline. Lhe dou um doce se você acertar. Sempre digo que não adianta tentar engrupir a audiência. Quando a direção tenta isso só consegue descrédito!

Essas patuscadas envolvendo o Big Fone, as inusitadas atitudes "simpáticas" do diretor nas redes sociais e outros detalhes referentes ao RS parecem providências para melhorar a imagem dele. Até aí tudo bem, nada a objetar, mas não vejo com bons olhos envolver aspectos do andamento do Reality para isso, principalmente detalhes importantes. Se estão sendo mesmo falhas da produção, alguém tem que ser punido, porque não é suficiente confessar o erro. Errar assim é "mamão com açúcar", quando basta pedir desculpas depois.

"HARD 14 de fevereiro de 2014 19:59
Neste vídeo abaixo, aos 4:35 minutos, a Angela diz que " no dela é o que menos estava caindo agua ", se referindo, na ultima prova do líder, no lugar que a Clara estava..."
4shared.com/video/WPcEiZ6Vba/BBB14_-_Clara__nova_LiderBBB.html

A questão é a seguinte, HARD: Se está dando audiência, inclusive internacional, você acha que vão matar "a galinha dos ovos de ouro"? Quando isso cansar, aí sim, estará na hora de pensar num outro meio de alavancar a audiência. Quer saber como? Simples! Colocando casais em paredões simples! Tem idéia melhor? LOL.

"Paola Marcondes 14 de fevereiro de 2014 21:00
Discordando fortemente de você Frank, Marcelo jamais dará o anjo pra Letícia..."

Já eu discordo levemente de você, Paola. Está esquecendo o jogo e um milhão e meio de outras razões. LOL. Cássio não iria correr, em minha opinião, o risco de ir para o paredão no lugar dela se ele fosse o anjo. Lembre-se da ameaça e intimidação que ele fez na presença da Clara no QL quando era o Líder, caso alguém imunizasse a Vanessa para o sétimo paredão. Cássio gosta realmente da Letícia, mas acredito que gosta mais dele próprio. 

O casal RoniTa até falou que imunizaria a Letícia, mas estão jogando para a torcida. Estão jogando de "sapato alto" como se diz na gíria futebolística. E imunizariam-se entre si pelas mesmas razões. A questão não é o Marcelo, mas o poder de sedução da "Pastora" Letícia! LOL. Até o instante da votação a Letícia vai jogar todas as suas fichas nessa aposta e poderá obter êxito. Marcelo é tão susceptível de sedução quanto o Cássio. Letícia já começou esta campanha desde o momento em que ganhou o "monstro"! Até mais.

"ana paula 14 de fevereiro de 2014 22:17
...Bem, dito isso, agora gostaria de saber porque você postou que a produção quer se ver livre do casal FranGo, Frank? Tem alguma base na opinião que tenho da Fran e do Diego, que eles ameaçam o jogo com script da produção ou tem algum outro motivo?"

Não tem nenhuma base no que você falou, Ana Paula! Se você der uma lida atenta na discussão dos comentários do Marcos terá parte de sua resposta. Se eles saírem antes da Final, fica comprovado o que falei. Se não, me calarei, porque a decisão teria sido da audiência e vencerá quem for o melhor. Meu respeito pela vontade da audiência me obriga a não tecer reparos a ela. Não me curvo a vontades individuais de torcedores! Meta isso em tua cabeça: não me movo por empatias e não torço por A ou B ou repudio X ou Y. Baseio minhas opiniões em meus juízos em fatos. Nunca opina em bases pessoais quanto a concursantes ou torcedores e evito os juízos de valores tanto quanto possível.

"Unknown 14 de fevereiro de 2014 22:15
A nova Líder detesta a Franciele e tenho certeza que irá indicá-la, satisfazendo, inconscientemente I(ou não) o desejo do Boninho..."

Aquele abraço, Maria Clara. Detestar é um vocábulo forte; é apenas jogo! Sei que você escreveu isso antes de saber que a Fran vai ser imunizada pelo Diego. Então o desejo do Boninho fica adiado (ou odiado?). LOL. Todos já perceberam o jogo da Letícia, mas alguns ainda fingem que acreditam nela e um deles é o Cássio. O Cássio acha que tem popularidade zero e está à procura de um bode expiatório (scapegoat) para justificar sua possível eliminação. Vai perder a pouca que tem se a Letícia não vazar logo. LOL.

"Fernanda Sabrina 14 de fevereiro de 2014 23:39
Frank, o que você acha desse erro da direção? Foi erro realmente? Acho que por verem o Diego no telefone acharam melhor já empareda-lo.... "

Pode ter sido "Caô" como diz o Diego, Fernanda. Sabe quando um casal briga, somente para desfrutar de uma reconciliação prazerosa? Pois é! Boninho está precisando melhorar sua imagem. É maldade da minha parte falar isso, mas não vejo outra explicação. A pulseira preta é indício de coisa estudada. Não acredito em engano por causa disso. Toda uma equipe errar é coincidência demais para o meu gosto.

Sempre será uma prioridade da produção emparedar Diego, Vanessa, Roni e suas respectivas parceiras, desde que estas estejam também disponíveis para "emparedamento". O nome disso é ganância por audiência! LOL. Se você olhar para o passado, em outras edições, me dará razão.

"HARD 15 de fevereiro de 2014 21:38
A Aline fica indignada com uma punição que recebeu por lavar o cabelo na pia da lavanderia, punição essa que a Vanessa não recebeu quando fez a mesma coisa, porque será né?"

A multa foi de 400 estalecas por não obedecer prontamente a um comando da direção e ainda objetar. Na verdade a Aline pensa que, por ser da casa, tem direito a regalias. No entanto, tenho uma resposta para a sua pergunta. Pense no seguinte: valorizar a popularidade da Aline com o descrédito da direção! 

Essa é uma das estratégias do jogo da direção. Aline tem grandes chances de ir para um paredão contra o Diego e a Letícia. Logo... Note que não deixaram a Aline trocar de equipe na hora da Prova da Comida. A idéia por trás disso é dar uma chance para a Letícia recuperar a popularidade, ficando no mesmo quarto que o Marcelo, mas penso que já é tarde. A desculpa de "par ou ímpar" não ser aceitável é apenas uma desculpa esfarrapada.


Se você prestar atenção vai notar que todos os conselhos do Roni para os companheiros e até para os adversários que se consideram "amigos" ou "chegados", visam beneficiar a ele próprio (Roni), apesar da aparência de serem bons conselhos para o pretenso "amigo". Até com a "ficante" dele Polly), Roni faz isso!

"Site Oficial 15/02/2014 19h03
'Sonhei que beijava na boca, mas não lembro quem', revela Aline
Aline conversa com Angela que acaba de acordar e conta que sonhou com sua família: "Eu ficava andando com a minha irmã e minha prima pra cima e para baixo aqui. Apresentava as duas para todo mundo"..."

Com tão poucos elementos é difícil interpretar os simbolismos nesse sonho, mas considerando o nível de carência e levando em conta que os personagens dos sonhos são geralmente do ambiente que causa estresse, diria que a "irmã" era alguém relacionado com beijos lésbicos (Vanessa e Clara, por exemplo) e em quem ela não daria "beijaços" (uma irmã?), possivelmente Angela, sua melhor amiga atualmente.

A "prima" simboliza "primeiro" (um primo? homem? primeiro beijo?) e poderia ser o Valter. Um "primo" pode ser objeto de "beijaços" tão deliciosos como ela disse. Seria a realização de um desejo em sonhos de ganhar o RS com essa "estratégia" romântica?

Vimos que na festa a Aline finalmente desencantou e partiu para cima do Valter. Deu o beijaço real que desejou em sonhos (beijo triplo entre ela e o casal Clanessa, "duas" mulheres) logo depois da decepção com a esquiva do Slim. Esse fato em verdade facilitou a decifração desse sonho. O sonho tem elementos eróticos simbólicos femininos (andar para cima e para baixo, por exemplo). Tem leve conotação lesbiana com os personagens femininos e o que fez na festa é um reflexo desses desejos inconscientes


4 comentários:

  1. Já que o Marcelo virou o anjo, vou voltar aqui depois da edição pra zombar da sua leve discordância de mim, ele NÃO vai dar o anjo pra Leticia, fique vendo hahahahaha
    Vc sumiu do tt e nunca mais conversamos, precisamos conversar! As coisas mudaram! rsrsrs
    Até mais tarde!

    ResponderExcluir
  2. Olá Frank, me diz uma coisa, você viu a vinheta (abertura) do BBB, em que na hora que começa mostrar os participantes, o robozinho abraça a imagem da Clara e fica olhando pra ela. Será que quer dizer alguma coisa?

    ResponderExcluir
  3. Pior que eu tô torcendo pro Diego sair, pra mim ele nesse momento virou uma planta na casa, começou causando mas agora esta irrelevante, o Slim é o homem que mais tá fazendo diferença no jogo e o Cássio pelo menos é engraçado mas Marcelo, Diego Tatiele e Roni se saírem os 4 de mãos dadas pela porta amarela não vão fazer falta, já a Leticia, se ficar, vai continuar movimentando o jogo, se ela sair agora pode ser que o BBB 14 acabe antes da hora, mais ou menos como aconteceu com o BBB 12 com a saída da Selva.

    ResponderExcluir
  4. Frank, não preciso 'meter nada na minha cabeça', só fiz uma pergunta baseado no que entendi do seu texto. Vc escreveu que "a direção quer que a Clara indique um dos membros do casal Frango, de preferência." E também que " Esses episódios explicam em parte porque a produção não gosta do casal FranGo." Desculpa se entendi errado mas isso para mim, quer dizer que eles não gostam de Fran e Diego. Só pedi um esclarecimento e não para indicar torcida a favor deles. Espero que tenha colocado meu ponto de vista e que seja bem entendido.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.