01 fevereiro 2014

Impressões de Frank Killer - BBB14: Ficção


Ficção

"I don't expect anything from anyone. Expectations always hurt..." (Shakespeare). Concordo com essas frases e sempre ajo em conformidade com elas. Também não quero que esperem nada de mim relativo a sentimentos, porque minhas decisões e escolhas são sempre e incidentalmente para atender meus interesses e desejos e de mais ninguém. Só cumpro o que prometo e não realizo em matéria de sentimentos os desejos, ditames e as promessas de ninguém de modo automático ou obrigatório e nem aspiro ou exijo pagamento por eles, porque não nutro expectativas a esse respeito.

Não comprometo minha consciência, para ser bem claro! Também não aspiro aprisionar a consciência de ninguém. Acho isso feio. Usar as pessoas é para mim uma ignomínia. Infelizmente o mundo está lotado de pessoas assim, principalmente nos degraus do poder. A pureza, embora não a ideal, está no coletivo e não há substituto melhor. Sou um utopista que acredita na opinião coletiva e tenho horror aos que se auto denominam ou se consideram "formadores de opinião". São fariseus que querem impôr suas opiniões e gostos para as massas. Se você quer ser igual a mim ou esposar meus pontos de vista, a opção é sua, mas não espere ou alimente expectativas em relação a mim ou de minhas capacidades literária ou seja lá do que for. Mas você pode fazer como faço: não vá na onda desses caras. Procure ter seus próprios pontos de vista, porque é melhor.

Sempre quando o clima melhora, costumo dizer para mim mesmo que o destino, caso exista, levou embora quem ou aquilo que estava soltando energia ruim no meio ambiente. É claro que isso não tem nada a ver, mas é sempre bom lembrar que o destino, se existisse, seria talvez caprichoso e agiria misteriosamente no sentido de "limpar" o ambiente e depurar as coisas e as pessoas. Ou não, né? Por causa do livre arbítrio! Um é a antítese do outro. O determinismo é incompatível com o livre arbítrio? Digo que não, mas isso é uma questão filosófica muito complexa. Aqui não é lugar para debater isso, porque é de uma esfera filosófica muito elevada e nem todos, incluindo eu por suposta modéstia, tem a necessária capacidade mental para compreender.

Não estou atirando palavras ao vento. É exatamente isso o que ocorre em um RS, ou deveria ocorrer. As energias ruins, bem ou mal, vão saindo e, enquanto existir energia ruim sendo irradiada, o Reality fica desinteressante. Só depois que restam os mais queridos do público, este chega às emoções as quais ele deseja e para as quais vota, torcendo para que ocorra (a purificação da energia), ao invés da crescente ira pelas trapaças. Infelizmente isso só costuma acontecer na Final, e às vezes nem nela. Isso vai diretamente contra (ou como querem os intelectualoides, de encontro a) a ação dos realizadores que, ao pensarem só "naquilo", esquecem o que o público quer. Se pensassem menos com os bolsos, estariam mais ricos e "estribados"! Se fossem inteligentes...

Por falar no que a audiência quer, a produção também quer, mas são coisas completamente diferentes e conflitantes. A direção quer que os casais subam nas preferências por causa da audiência, mas também quer que os menos preferidos tenham maior preferência. Ora, você não pode querer tudo ao mesmo tempo. Não há como otimizar a audiência desse modo, principalmente indo contra as preferências gerais. Você não pode andar com a carroça adiante dos bois. É o contrário, gente. Tão simples perceber isso!

Por enquanto os concursantes ainda não se situaram nos relacionamentos e a produção não pode tentar induzi-los na direção que eles querem. Eles (diretores) não estão dirigindo novelas, as quais têm roteiro e final programado. Ou aquilo lá (RS) é ficção? Ah tá! Se for ficção então tudo bem, mas não venham falar que é Reality Show!

Essa questão da ficção está claramente na cabeça da direção do RS, que quer porque quer transformar os concursantes em atores. Será que estão pretendendo renovar os elencos das novelas? Só poderia ser! Essa questão ficou em minha mente desde que o Bial sugeriu que os participantes brincassem e jogassem (play) em uma edição anterior. Não poderia ser com objetivos de audiência, a não ser que pretendessem torcer as performances de modo e eliminarem quem eles quisessem. Nessas condições realmente seria mais fácil!

Enfim, seja qual for a intenção velada deles, o caminho da ficção não vai dar em nada. Nem tampouco vão atrair para os RSs os apreciadores de novelas ou vice-versa. Cada um tem seu público específico, como são os casos do futebol e do Carnaval, por exemplo. Eventualmente partes da audiência têm duas opções, ou até três, de entretenimentos diferentes, mas nunca obterão uma parcela considerável delas para mais de 3 opções, por exemplo. E, definitivamente, ficção e realidade são incompatíveis como forma de entretenimento para a mesma pessoa, com raras exceções.

Você leitor, pergunte-se se gosta de Futebol, Carnaval, Novelas e RSs com a mesma intensidade. Se gostar, você definitivamente é um viciado em TV, assim como há viciados em internet e jogos online. No máximo, você normalmente irá gostar de 3 modalidades e certamente não será com a mesma intensidade. Os diretores e comunicadores de TV nunca irão modificar isso em você.

Isso seria o sonho de qualquer autor ficcionista, mas eles são minorias nas sociedades. Ponham isso em suas mentes! Quem lida com entretenimento perde a noção entre uma coisa e outra e o que seria divertimento para ele é completamente diferente do que é para a média da sociedade. A sociedade também muda, mas não é a Televisão quem faz isso. Ou melhor, não é o maior agente. Já foi um dia, mas agora não mais. 

Assim como o Rádio se viu obrigado a mudar por causa da TV, agora os dois terão que mudar por causa da internet. Não dá para fugir disso. Os jornais e revistas impressos também estão nessa mesma situação, mas devido à experiência, estão mobilizando-se mais rapidamente. Só a TV persiste nessa queda de braços entre ficção e realidade. Pode-se dizer que está narcotizada pelas próprias fantasias que se acostumaram a criar. Estão vivendo em uma ficção, com enormes contrastes entre as feiuras dos bastidores e os belos e coloridos cenários mostrados pelas câmeras para o público. Uma completa mentira, ou ficção, se preferirem!

A internet veio para e está mudando isso. Um ficcionista tem que estar constantemente pesquisando a sociedade como um todo e as mídias em separado, pesquisando para continuar tendo sucesso. Se comer mosca, dança inapelavelmente. Na esteira dos Realities não vão achar nada e nem transformar nada em ficção; só realidades que podem ser aproveitadas em ficção como fatos fictícios e nada mais. Podem só matar a galinha dos ovos de ouro. Aliás a oposição está interessada nisso. Ou não notaram? Não copiem. Sejam criativos sem deturpar! Se a oposição quiser matar RS ou não sabe fazer RS, o problema é dela.

Reflitam no que está dito acima e trabalhem para melhorar os RSs em seus fundamentos, não piorar. Eventualmente você vai encontrar uma solução melhor, mais eficiente e diferente. Mas os princípios básicos que devem nortear sua elocubração são que um RS dá lucros e não é interessante que morra, nem que seja aos bocadinhos. Em alguns poucos países essa base é seguida religiosamente e as edições obtêm cada vez mais sucesso, ao contrário do Brasil.



Teria sido proposital ou falha técnica a mudez do Big Fone? Acredito mais que foi falha técnica, como falha técnica foi o vazamento ao vivo do início do comunicado para a Vanessa no confessionário. Essas coisas parecem indicar algum problema de relacionamento de trabalho na equipe de direção, mas pode ser também um método novo de direcionismo. Pelo menos haveria mais transparência se os comunicados internos não fossem escondidos do público.

Vanessa está perigosamente dando dicas do conteúdo do comunicado. Se isso resultar em punição, ela, que já está com a corda no pescoço poderá ser emparedada por castigo e o Cássio escolherá quem irá contra ela, ficando sem efeito o disposto no Big Fone. Nesse caso ela correria o risco de ir contra um casal ou contra a Clara e mais alguém forte. A escolha do Marcelo foi péssima e se pretende emparedar ele com essa escolha, deveria ter optado por alguém supostamente mais fraco. Ela só se salvaria talvez se emparedasse a Amanda. Tomara que seja isso, mas acredito que não o fará, porque a Amanda seria um despiste (neutra) em suas opções dadas pelo Big Fone!


"Site Oficial 29/01/2014 11h49, 16h39
'Big é sexta!' Boninho deixa mensagem enigmática nas redes sociais
...telefones tocarão, ao vivo, no último bloco do programa: "Em jogo, uma imunidade, um paredão e um neutro"

O Big Fone entrou em ação esta semana. O paredão será triplo quase com certeza. A meu ver Vanessa enrolou-se. Deveria "empulseirar" dois possíveis candidatos ao paredão e não colocar pulseira na Clara. Van e Cássio são inimigos declarados e já pode se considerar emparedada. Se ela soubesse como estão as preferências aqui fora deveria pensar na possibilidade de emparedar um dos membros do casal Roni-Polly (RoniTa) . Seu possível imunizado deveria ser um membro do casal FranGo. Assim todos pensariam que as 3 pulseiras são coisas ruins ou apenas uma delas. O casal que ela deveria temer é o FranGo e não o RoniTa.

"Gustavo Lemos 30 de janeiro de 2014 13:12
A flor artificial é a Angela com certeza"

Não se precipite, Gustavo. LOL. Você tem certeza que toda flor é mulher?

"ronaldo perez 30 de janeiro de 2014 14:25
O Dourado sabia sim cozinhar só não fazia questão de fazer, nas poucas vezes que ele vez a comida até o dicésar elegiou kkkkk"

Em parte concordo, Ronaldo. Saber cozinhar é diferente de saber cozinhar BEM. Diferentemente do Dourado, Diego tem experiência no assunto e é um craque do fogão. Dicesar era puxa-saco quando isso lhe convinha em termos práticos. Além do mais ele tinha uma "quedinha" meio que disfarçada pelo Dourado e reclamava de seu machismo. Isso era um sinal claro de desejo de enturmação, só que o Dourado cortava qualquer possibilidade real de aproximação.

"teresa58 31 de janeiro de 2014 01:55
Nunca pensei que diria isto. Saudades da Fazenda!
A Record me ganhou! Com todos os tropeços, mil vezes a Fazenda do que este BBB insuportavel!"

LOL, Teresa. Você fala isso em função da deterioração do famoso "Padrão Globo" de qualidade ou em função da "qualidade" dos concursantes selecionados? Se for pelos dois você estará coberta de razão. A oposição não se intimida com a cor da camisa do adversário. Isso é lenda! Pelo contrário, todos querem a glória de derrotar o campeão e a Globo não pode esperar ganhar todas só com a fama (ou a camisa). Precisa melhorar sempre e não é só no campo das idéias. Aparelhagem, equipamento e capacidade técnica são essenciais.

Site Oficial 31/01/2014 18h48
'Difícil', 'polêmica', 'vulgar': Cássio analisa a imagem dos brothers fora da casa
Na piscina, Cássio conversa com os brothers na varanda, dizendo como ele acha que cada um é visto pelo público. "Você tá sendo vista como a dificilzinha, gostosinha", dispara para Letícia.
Franciele quer a opinião do brother sobre sua imagem também. "A polêmica que namora o polêmico", define o atual Líder. "A Clara é a peituda sexy sem ser vulgar, mas sendo vulgar", provoca o gaúcho.
Quando perguntam por Amanda, ele brinca: "Tem alguma Amanda nessa casa?" Por fim, Cássio analisa a imagem de Junior: "Bonitão, fortão, conquistador barato"..."

As "leituras" do Cássio, estão mais ou menos exatas. A Letícia usa a sedução para não ganhar votos para o paredão. As DRs entre Diego e Fran têm origem em divergências culturais de linguagem quase sempre. Não acho a Clara sexy, mas realmente é vulgar. Amanda esconde-se o máximo que pode para também não ser votada. Agora que está com a pulseira amarela sentiu a necessidade de aparecer mais. Ele, Marcelo e Junior são conquistadores baratos e o Junior não sabe a razão do nome "Big Brother". Pensa que o ganhador tem que ser um grande irmão. Ou seja, interpreta literalmente, isto é, com uma figuração diferente da real. No entanto, essa interpretação pode levá-lo à Final. O que resta saber é se ela é proposital.

Evangeline 31 de janeiro de 2014 13:44

Tua crítica gramatical veio DE encontro às minhas expectativa! Viste como aprendo rápido? E quanto ao BBB14? O quê tens a dizer, já que a nossa matéria é RS e não português!? Aposto que entendeste o que falo, mas, e quanto aos outros leitores? Será que entenderam também? Aposto que estão achando que massageaste meu ego! Lamento, mas não escrevo somente para ti! Não te apoquentes por isto e envio dois melhores abraços de volta! LOL.


"Site Oficial 29/01/2014 15h55
'Só sofre': brothers criam o ‘Hino da Sibéria’ e fazem piada com a Xepa
s2.glbimg.com/vqDHHbZVEJ-ocT5qEpMiA6l_ipw=/s.glbimg.com/et/bb/f/original/2014/01/29/hino_da_siberia.jpg"

É, mas a união entre eles que seria desejável, também só sofre! LOL

Após o sexto paredão a média em altura dos eliminados e a dos 14 remanescentes permaneceu constante (1,77 m), mas as médias das idades e pesos dos eliminados são maiores do que as médias iniciais dos 20 participantes. Em consequência, as médias das idades e pesos dos 14 remanescentes ficaram em 27 anos e 74 Kg, respectivamente. A metade dos que estavam puxando a média das idades para cima (João, Princy e Vagner) foram eliminados. Cutura inítil, mas pelo menos estou esforçando-me para dar um sentido a ela. LOL. 

Acho que ninguém quer saber quantos passos você dá por dia, mas como curiosidade, vale! LOL. Seria melhor dispender em esforços e em equipamentos em coisas mais úteis ou de maior interesse dos internautas, como por exemplo, disponibilizar mais câmeras simultâneas funcionando realmente.



5 comentários:

  1. A globo n mostrou a hora que o casal Frango fizeram as pazes ontem de manhã se beijando um em cima do outro, pelo que eu vi entre eles dois, eles tão favorecendo a Fran e prejudicando o Diego. Tão criando uma nova Maria, só que comparar Mau Mau com Diego é sacanagem, n tem comparação. E Fran n eh nenhuma coitada, mas a globo quem decide...

    ResponderExcluir
  2. A globo ta tentando queimar o Diego de qualquer forma, ele disse que ia votar na franciele de brincadeira e colocaram a noticia como se ele tivesse falando a verdade,a globo só ta esperando uma falha pra escrachar.

    ResponderExcluir
  3. Só eu q vi q o http://gshow.com tá tentando queimar o Diego? Ele brincou q ia votar nela e colocaram como verdade...

    ResponderExcluir
  4. Oi Frank, concordar com algo é uma coisa, conseguir faze-lo é outra completamente diferente! rsrs. Eu super acredito que não devemos esperar nada das pessoas, mas infelizmente no fundo sempre se espera, só não espera quem já viveu, cresceu, aprendeu, e talvez cansou. Quem ainda esta aprendendo, quem caiu poucos tombos, ou nunca caiu, no fundo sempre espera, mas expectativas normalmente decepcionam mesmo, seria bem melhor não esperar nada, pois é sempre melhor se surpreender do que decepcionar-se.
    Quanto ao quesito RS, ta difícil viu, com tanto "concursante" representando um personagem, e com tanta intromissão, manipulação de fatos e regras, fica bem complicado lembrar que isso ainda é um reality e não uma novelinha meia boca!
    Acho que meu prazo de ver realitys shows esta no limite, sempre adorei assistir, como já te disse várias vezes, por puro entretenimento, não sei se fui eu quem mudei ou se eles que mudaram, o que sei, é que de novela eu nunca gostei e não vai ser agora que vou gostar!
    Quanto ao big fone, acredito que você se recorda que no BBB10 Anamara 'entregou' o conteúdo da mensagem e foi enviada ao paredão...
    Quem estava acompanhando ao vivo ontem, depois que a edição da globo foi encerrada, pode ver o que Vanessa aprontou, além de ter sido chamada ao confessionário como você mesmo citou, a sister demorou muiiiito tempo pra entregar a ultima pulseira, nunca eu havia visto isso em outras edições, não cheguei a marcar no relógio, mais acredito que foi uns 20 minutos (ou mais?), isso até é uma curiosidade minha, alguém marcou exatamente quanto tempo levou?? hahaha
    Foi preciso a produção chamar a atenção e fazer a contagem regressiva pra ela entregar. Mas a questão maior não foi essa, Vanessa deu a entender com varias perguntinhas, dicas, comentários, caras e bocas para Clara qual era a do big fone, disse que Clara deveria ter atendido, e Clara respondeu, é dai eu escolhia as mesmas pessoas, vc pra imunizar, a Amanda como 2 opção depois de você e coisa ruim pro Marcelo mesmo... Assim como, momentos antes quando Clara perguntou se a pulseira dela era coisa boa, Vanessa respondeu: é, mas não posso falar (ué, mas já não falou?) Também logo após entregar as pulseiras, com todas as dicas no ar, ela pergunta se Clara acha que seria votada, dando a entender a imunidade que está em jogo... Na minha opinião, ficou claro a infração da regra, que diz: "guarde bem esse segredo", Vanessa merece ser enviada direto pro paredão e o big fone ser anulado, assim como foi com Maroca anos atrás.
    Mas como foi no passado, essa decisão só é informada ao publico no domingo, dia da votação.
    Varias tags foram levantadas ontem no twitter pedindo a anulação do big fone, vários tuítes enviados ao Sr. Bones, mas que misteriosamente, assim como no dia do "erro da prova do líder com Leticia" sumiu do twitter, não esta acompanhando a festa com os internautas como vinha fazendo em todas as festas dessa edição, não tuitou nada desde o dia 30, será que isso é apenas uma coincidência? hahaha, porém eu não acredito em coincidências, agora só resta esperar as próximas cenas, dos próximos capítulos! rs
    Até mais Frank, vc esta sumido!

    ResponderExcluir
  5. Refazer a prova depois de ser chamado de malandro, mentiroso, etc... é dose!!! Lógico que ficou nervoso
    tá ridículo ver essa manipulação do Boninho

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.