04 fevereiro 2014

Impressões de Frank Killer - BBB14
Amanda X Marcelo X Vanessa



Os 3 emparedados da vez estão em seu segundo paredão. Quem voltar ficará com dois, a exemplo do casal FranGo. Vanessa está na marca do Penalty, mas em vista do que aconteceu no paredão com a Princy, minhas barbas estão de molho.

Os siberianos estão mais uma vez onde? Na Sibéria, lógico! Com toda a desunião deles e a ânsia para escaparem das agruras do lugar, estão nervosos e super estressados. Alguns procuram fingir que estão aguentando bem, mas dá para perceber que são fugas da realidade, coitados! Essa realidade me faz lembrar a situação dos confinados da Xepa no BBB9 e no "acampamento" do BBB11. As preferências gerais sempre se inclinam para os mais desfavorecidos e no BBB14 isso não será diferente, creio. Se perderem mais uma, já era! Cairão nas graças da audiência! Diego já está ficando bem mais humilde.

Dois casais são híbridos (em dois sentidos) com um membro na Sibéria e outro na Casa de Luxo. Seria lógico pensar que o membro da Casa de Luxo (que o programa chama de "Kremlim") seria defenestrado primeiro e o casal RoniTa não parece ter muito futuro no Reality. Polly me lembra levemente a Ana Carolina do BBB9 e parece a "Alice no País das Maravilhas". Pode ser a remanescente da Casa de Luxo que vai enfrentar os remanescentes da Sibéria na reta final. 

Pelo menos merece, a meu ver, essa distinção, enquanto não agir com falsidades graves. Ela vota muito na Fran, mas isso é influência do Roni e porque ela quer ficar em casal de modo absoluto. O problema é que surgiu mais um casal (Junior-Letícia) e outros dois estão ainda em formação (Angela-Marcelo e Liz-Valter). Amanda e Cássio não são compatíveis para esse fim e a tendência seria ficarem isolados.

Seu parceiro (da Polly) não me agrada e me parece muito artificial e vaidoso numa avaliação superficial. Ele precisa ser observado em estresse, mas ele é esperto. Não bebe, não fuma, malha muito e mantém-se afastado de posicionamentos que carreiem votos para ele. Limita-se a "queimar" cada "inimigo" um por vez. Seu voto em Diego visou isolar a Vanessa contra dois homens que ele acha serem fortes nesse paredão. Vanessa também seria "inimiga" por estar numa relação lésbica que ele sabe não estar agradando os machistas. Isso pode ser um indício de machismo.

Semana 03

Líder: Cássio.
Big Fone: Vanessa.
Anjo: Liz (Aline).
Castigo do "Monstro": Angela e Marcelo.
Indicado pelo Big Fone: Marcelo.
Poder do Não: Letícia.
Excluídos da Prova do Líder: Roni (ex-Líder), Slim (Valter), Marcelo, Junior, Diego e Aline.
Imunes: Cássio (Líder), Clara (Big Fone), Valter (Anjo).

Votação
Vanessa: Indicada pelo Líder Cássio.
Amanda: 4 (Junior, Valter, Fran e Diego).
Liz: 3 (Vanessa, Letícia e Clara).
Diego: 3 (Amanda, Angela e Roni).
Junior: 1 (Marcelo).
Fran: 1 (Polly).
Letícia: 1 (Liz).

Votos de
Amanda: Valter (L01a), Princy (01b,01c), Fran (02a,02b), Cássio (02c) Diego(03).

Marcelo: Clara (01a), Rodrigo (01b), Cássio (01c), Vanessa (02a), Vagner (02b), Junior (02c,03).

Vanessa: João (01a), Princy (01b,02a), Liz (01c,03), Fran (02b), Cássio (02c), Marcelo (BF03).

Votos em
Amanda: Junior (01b,02c,03), Liz (01b), Princy (01b), Rodrigo (01b), Diego (02c,03), Valter (02b,03), Fran (03).

Marcelo: Cássio(01b,01c,L02a), Vagner (01c), Vanessa (BF03).

Vanessa: Princy (01a,01c,02a), Liz (01c,02a), Roni (01c,02a), Fran (02a,02b), Junior (02a), Marcelo (02a), Cássio (02c,L03).


A votação do público deverá ser polarizada entre a Amanda e a Vanessa (não nas enquetes da internet), ficando o Marcelo como figura decorativa no paredão. Os internautas ainda estão desconfiados de marmelada da produção no paredão que eliminou a Princy (contra a Vanessa). Não acho que foi isso e não creio que estão interessados em manter um casal lésbico no confinamento a ponto de eliminar na "mão grande" quem não foi eliminado em votações.
Creio mais é que o público internauta votante está sendo preconceituoso por conveniência, para beneficiar seus preferidos. Essa visão não é a mesma do público do sofá, que é mais conservador, mas é mais justo e isento. O grande problema é que é mais bairrista também. Também não faz parte de FCs e torcidas organizadas.

Com uma imunização, uma indicação ao paredão e um voto no confessionário, Vanessa não soube aproveitar as facilidades que o Big Fone colocou em suas mãos. Às vezes a burrice atrapalha e perde as pessoas. Há um detalhe que merece menção: os machistas também votam e não perdoam um mulherão como a Vanessa "desperdiçando" seus talentos numa relação lésbica e, não é preciso ser machista para saber isso. A inteligência faz parte dos atributos necessários para ser um vencedor. Quando você não toma partido em relação a seus interesses, não merece e não consegue realizar seus projetos. 

Um RS não é sempre um jogo individual e você não pode confiar somente em suas qualidades e ignorar todo o resto. Vanessa fez uma indicação equivocada e chamou votos para si. Além do mais colocou a Amanda em evidência com a pulseira amarela. Aliás ela tem votado errado em todas as oportunidades e angariou os adversários errados. Sua política (e a dos que foram eliminados da Sibéria, João e Vagner) deveria ser a união com seus companheiros. Angela, Letícia e Clara podem ir por esse mesmo caminho. Valter está neutro e escondendo o jogo. Não é mais hora de votar dentro da própria equipe. Quem fizer isso agora estará ferrado.

Na equipe roxa, Marcelo e Junior estão pisando na bola em termos de votação, além da própria Vanessa. Acredito que a produção quer a eliminação dela, se não por ser um possível entrave aos projetos deles, mas pelo menos para apagar a má impressão que ficou do outro paredão dela, que possivelmente não foi por culpa direta deles da produção. Apenas vacilaram ao darem destaque demasiado à relação dela com a Clara. A droga é a ganância por audiência. E lá se vai mais um injustiçado! Agora a Clara vai "pegar" quem? A Angela? A Liz ou Amanda? É "rúin", hein! Se "pegar" a Letícia pode dar um "caldo", mas aí dançam as duas! LOL.


Amanda - Letícia, Tatiele, Clara, Vanessa, Marcelo, Angela, Roni, Liz, Junior, Valter, Cássio, Franciele, Diego.

Marcelo - Angela, Liz, Tatiele, Diego, Roni, Amanda, Valter, Letícia, Franciele, Clara, Cássio, Junior, Vanessa.

Vanessa - Clara, Valter, Angela, Letícia, Amanda, Tatiele, Roni, Junior, Diego, Franciele, Liz, Marcelo, Cássio.


A Voz

Na última prova da comida os comunicados internos foram liberados para o público, Acho isso saudável e não sei se trata-se de uma mudança de orientação ou um experimento. Deve ter sido um caso isolado, um ensaio. Essa decisão precisaria ser acompanhada de certos cuidados para evitar mal entendidos ou confusão entre os concursantes ou com os telespectadores. Por mais que a direção esteja acostumada a lidar com os concursantes, quando envolve o público é diferente e a direção do BBB não tem essa experiência. Estão habituados a terem seus comunicados internos preservados da curiosidade do público.

Para complicar isso, não há condições da "voz" ser sempre da mesma pessoa nas 24 horas do dia. Portanto os envolvidos nisso precisam dirigir-se aos concursantes de uma forma padronizada. O principal é não existir diferenças de procedimentos entre eles. O ideal é que os comunicados sejam gravados para conhecimentos de todos os envolvidos. Reuniões entre eles o mais frequentes possível também são desejáveis para ajustarem suas abordagens. Também não é conveniente que o Diretor Geral seja a "voz". Ele não tem como estar presente full time e tem outras tarefas de chefia que absorvem seu tempo.

Os concursantes não devem ser desrespeitados e nem serem jogados uns contra os outros com intervenções parciais ou sem isenção. A "voz" precisa ser firme, mas não significa que deva ser tendenciosa ou rude e bruta. Seria extremamente desagradável haver diferenças de tratamento entre os detentores da "voz", principalmente em casos de interpretações de regras e regulamentos. A "voz" precisa ser respeitada e aceita pelo público para dar certo e obter a aprovação do público. Os donos da "voz" (ou das vozes) precisam conhecer bem os concursantes, para não cometerem gafes, como trocar o nome deles, por exemplo. O ideal é que sejam de um grupo à parte na equipe de direção, com prerrogativas amarradas dentro das diretrizes da direção geral.

Em outros RSs pelo mundo não existe isso. Tudo é dito e feito às claras em alguns e, em outros no Brasil e em parte do mundo subdesenvolvido ou em estações de segunda classe são completamente vedados ao público e, nesse caso, querem mais é fazer um faz-de-conta de Realities.

No Gran Hermano da Espanha, por exemplo, "a voz" é conhecida pelos concursantes como "Super" ou por outros nomes que o identificam como a pessoa que os orienta, repreende ou organiza no Reality. No Brasil o chamam, ou ao diretor geral às vezes, de Zeus e, em subentendidos mais hermético como Deus, com duplo ou triplo sentidos. Na Itália o tratam como "Grande Fratello" ou "Fratello Maggiore".


Em outros Big Brothers, geralmente em países de lingua inglesa, é Big Brother mesmo. Em minha opinião quem representa o Big Brother é a opinião pública ou a audiência tomada como aquele ou aquela que decide os destinos dos concursantes, como faz na obra de Orwell o personagem fictício que deu origem ao nome. A direção em certos RSs quer ser este personagem em alguns casos, mas isso é uma deturpação ou nada entenderam ou estão deturpando o personagem como foi feito na obra. Nesse caso estariam personificando uma figura duplamente fictícia detestável e execrável. Ela é duplamente fictícia porque faz parte de uma ficção onde o autor não a representa como um personagem real na trama. Na verdade o personagem Big Brother é o sistema e não uma pessoa.


As linguas mortas estão ou são inertes, mas as linguagens ativas atuais são ou estão vivas e evoluem com o uso e a consagração das massas. Os eruditos, puristas e afins (os mais empolados) pouco influem nisso e estão errados em defenderem a perenidade ou a manutenção do "status quo" em relação a isso. O que devem fazer é procurarem as raízes das mudanças ou do porquê chegamos ao que existe e prepararem-se para o que existirá, e não para influírem nisso. O que ultrapassar em muito tal posicionamento já passa a ser impertinência e preciosismo afetado. Catulo da Paixão Cearense referiu-se a eles como zoilos, aretinos, criticóides pequeninos e passadistas refratários. Estou com ele!

Portanto, refreie-se e abstenha-se de vir aqui fazer críticas literárias, gramaticais e que tais aos nossos leitores e a mim para aparecer sem dizer uma palavra sequer sobre RS, que é a nossa única matéria. Se você tem algo a dizer sobre RS, pode vir, mas "please", poupe-nos de sua chatice, impertinência, inoportunidade e insensibilidade. 

Não dispomos de muito tempo para debates literários ou de outra natureza. Os textos publicados aqui são de primeira lavra, in natura, na torrente e do jeito que saem das nossas mentes. Portanto, entendam por favor como um colóquio despretensioso. Não somos a Globo, por exemplo, somos pobres e não dispomos da estrutura que eles possuem. LOL.

Quando critico textos do site oficial, faço isso porque tratamos de RS e acredito que a poderosa Globo tem condições de cuidar melhor dessa parte e só não cuida, talvez, para otimizar lucros ou por desleixo, negligência e falta de profissionalismo. Também não exijo um catedrático purista, castiço e super competente em português, mas um mínimo de atenção, correção e desembaraço redacional são necessários, pelo menos para não gerar mal entendidos e interpretações equivocadas.

Nossa linguagem é a do povão porque somos também povão e é principalmente para eles que escrevemos. Se você é de outra casta, classe ou de outra esfera social e cultural, está metendo-se onde não está sendo chamado. Não está proibido de nos ler, porque o nosso blog não faz distinção de classes ou segmentos sociais. Desde que seja entusiasta de RS você é nosso alvo. Somos democráticos e não escrevemos para agradar nenhum estamento social em especial e nem exclusivamente para alguém em particular, mas não aceitamos sua impertinência, quando só impertinência.
Para tratar de assuntos não referentes a RS ou se você quiser dar uma visão ou opinião sobre isso de forma reservada, escreva para frankkiller@votalhada.com.br. Seu texto e seu endereço de email estarão preservados e só serão divulgados com a sua expressa e explícita autorização. Isso não significa que o que você autorizar será automaticamente publicado ou aproveitado e não se tornará propriedade intelectual do Votalhada. Você será incluído entre meus contatos.


"Gustavo Lemos 1 de fevereiro de 2014 15:29, 23:49, 23:50, 2 de fevereiro de 2014 13:45
...pelo que eu vi entre eles dois, eles (da Globo) tão favorecendo a Fran e prejudicando o Diego..."
"Refazer a prova depois de ser chamado de malandro, mentiroso, etc... é dose!!! Lógico que ficou nervoso tá ridículo ver essa manipulação do Boninho"

Imagine o que é falado quando a "voz" não é transmitida ao público hoje, anteriormente ou em outras edições. Jogar uns contra os outros é uma técnica que só deve ser feita ao vivo e sem favorecimentos. É uma prerrogativa do apresentador. LOL. É a arcaica mania de favorecer os menos preferidos, Gustavo. Pessoalmente ainda não decidi quem é mais merecedor de ganhar o RS, se é que está entre os dois (casal FranGo). Aparentemente a Globo já decidiu e, a probabilidade é que não é nenhum dos dois! LOL.

Você está vigilante com o que estão fazendo contra o Diego (até foi chamado de "Diogo" duas vezes pela "voz" e a meu ver isso é muito subliminar ou é incompetência mesmo), mas também estou de olho, Gustavo. A "voz" tornada pública é uma coisa saudável e digna de cumprimentos e louvor, mas isso não quer dizer que deva exceder-se e ser direcionista em relação às empatias dos concursantes e do público. Ela tem que ser simpática aos concursantes e ao público, sem prejuízo de suas funções de diretor e de comando e como organizador, caso contrário prejudicará os concursantes e o Reality como um todo. A "voz" não pode ter preferências e nem denotar isso, mesmo em casos de descumprimento das regras mais graves e sérias. Tornar pública a "voz" só em alguns momentos e somente em alguns casos também não é legal e honesto. Do mesmo modo é assim quando é só por conveniência pessoal da direção.

Diego sofreu uma desestabilizadinha básica da "voz" no intervalo entre a prova anulada e a que valeu e pareceu-me uma tentativa de jogar seus companheiros contra ele. Mesmo assim, achei que ele foi levemente empurrado quando cruzou com um adversário nas traves de equilíbrio e perdeu em consequência disso o equilíbrio. Não prestei atenção com quem foi, mas pode ter sido o Marcelo, Junior ou o Roni. Roni não perde uma chance de destilar seu veneno e até em sua justificativa de votos fez isso.

Em tempo, esse "PEM" da cigarra das advertências e avisos internos é muito chato e acorda meus parentes durante a madrugada. Seria mais interessante substituir isso pela "voz". Assim como acontece comigo, deve acontecer com milhares de outros apreciadores do programa. Acredito que "eles" pensam que isso atrairia mais apreciadores para o programa, mas é o contrário. Ninguém gosta de ser acordado de madrugada para assistir Big Brother, a não ser quando trata-se de alguém viciado nisso, como eu, por exemplo. LOL.

"Unknown 1 de fevereiro de 2014 15:20
...Sei que não gosto mesmo de: Valter, Letícia, Angela, Aline, Amanda, Roni, Francielli, Clara e Vanessa (sem ordem de rejeição rsrsrs)."

Olá, Unknown! Não sei se é a Maria Clara. Se for seja bem vinda. Lembre-se que você tem história de clones como comentarista de nossos posts. A única mulher que sobrou em sua lista foi a Polly. Entre os homens você ficou com Cássio, Diego, Junior e Marcelo. Seriam então seus remanescente para a penúltima semana. Olhe o que você falou deles:

"O Cassio é hetero ou homo?...  É um chato verdadeiro, tem até crise de sincericídio rs..."
"O Marcelo estava bem até se apaixonar por Letícia e pagar mico. Gosto dele"
"O Junior um verdadeiro oportunista, lambe o chão de todos para não ser votado, uma cobra pronta para o golpe."
"O Diego um ogro metido a espertalhão. Tem boa visão do jogo."
"A Tatielli (Polly) é bem espertinha, se faz de boba, burra e vai levando rsrs."

Seu campeão seria então o Marcelo! Ainda é cedo para bater o martelo. Veja você que até rimou. Nos outros você mordeu e assoprou! Considero-me um seu íntimo eleito. Um abraço e obrigado pelo "perfeito". Hoje estou versejando e amigo das rimas! LOL.

Paola Marcondes 2 de fevereiro de 2014 01:33
...expectativas normalmente decepcionam mesmo, seria bem melhor não esperar nada, pois é sempre melhor se surpreender do que decepcionar-se."

Exato, Paola. Isso é maior verdade em relação a sentimentos. Sua descrição sobre o que rolou relativamente ao Big Fone é exata e bem detalhada. Parabéns. Não estou sumido. LOL. Estou profundamente mergulhado no RS e não sobra muito tempo para dedicar-me aos amigos. LOL. Mas o bom do amigo é que ele não exige presença constante e nem proximidade ou exclusiva fidelidade. Só amizade!

Aline tem tudo para ser uma Madrinha de Bateria de Escolas de Samba. Só precisa de uma "Comissão de Frente" mais generosa, mas sabe sorrir para o público e aprendeu direitinho o jeitinho de sambar das passistas cariocas, o que é básico. Seria talvez sucesso na minha opinião!

Pensem no seguinte: o melhor resultado de uma enquete é aquele em que as pessoas votam nelas aleatoriamente, obrigatoriamente ou voluntariamente? Há um sistema de amostragem melhor? É claro que quase toda enquete é dirigida, mas abstraia isso!

Pergunta capciosa: Existem machistas porque algumas mulheres são lésbicas ou existem lésbicas porque há homens machistas? Para responder, esqueçam as outras causas.
Uma cadeia de rádio e TV é uma prisão intelectual?



4 comentários:

  1. Olá Frank.
    Esqueci de assinar o comentário. Rs
    Na verdade, ainda não tenho um predileto (a). Sei de quem não gosto. Neste paredão quero que a Vanessa saia. O Marcelo me lembra o Fael, gosto do jeitinho dele, mas tem muita água pra passar embaixo da ponte rsrsrs.
    Beijo no seu coração viu?
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  2. Frank. concordo com você o motivo de não bater enquete com votação, tem muitos FCs. Em paredão que o povão não se interessa em votar e os números de votos são baixos os FCs que decidem virando noite votando, coisa que já é mais difícil quando há uma mobilização geral e número de votos é maior!

    ResponderExcluir
  3. Seria de grande utilidade sair Amanda... que é uma samambaia de primeira linha... fede nem cheira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Amanda Gontijo tinha um jogo completamente parada.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.