09 janeiro 2014

IMPRESSÕES de Frank Killer: Probabilidades em Detalhes


Probabilidades em Detalhes

O cálculo de probabilidades é uma arte difícil. As probabilidades inferidas em análises estatística são mais difíceis ainda e, existem normas e regras estabelecidas por profissionais habilitados em amostragens, técnicos e "experts", divulgados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As conclusões tiradas pelos analistas não são verdades científicas, mas probabilidades.

A razão pela qual mencionei um artigo falando de racismo (Veríssimo em "Detalhes, detalhes" O Globo, 29/12/2013) foi porque notei que entre os ganhadores das enquetes e entre os ganhadores das 13 edições do BBB não aparece nenhum representante da raça negra. Nas enquetes dos vencedores também só aparece um homem (Alemão - BBB7) e entre os mais esquecidos aparecem pelo menos 5 veteranos da raça negra, além de uma mulher (Jaqueline - BBB11). Também entre os mais esquecidos os homens são o dobro do número de mulheres. O paradigma (ou detalhe) para estudar as questões do racismo e do preconceito no Brasil não é somente a quantidade de pianistas negros. LOL.

Os resultados dessa nossa série de enquetes sobre as 13 edições passadas do BBB estão longe de representarem amostragens corretas do universo de apreciadores de RSs. Talvez nenhuma enquete na internet apresente resultados satisfatórios, porque cada blog/site/portal tem uma audiência específica, um público-alvo diferente. Nem a junção de todas as estatísticas representaria uma amostragem correta no que se refere a RS. Porquê? Porque a maioria dos votantes em RS não frequenta ainda a internet e  os internautas, no total, não representam corretamente esse Universo.

Dito isso, é fácil concluir que não podemos e não devemos assacar conclusões precipitadas baseadas em uma enquete! Muito menos verdades científicas. Estatística não é uma ciência exata, apesar dos que dizem o contrário, só por que usa a matemática, a ciência exata por excelência! Aliás nenhuma ciência que utiliza a matemática é exata só porque utiliza a matemática, como a física teórica, a engenharia e outras. Se fosse assim, as teorias da física, da cosmologia, astronomia e muitas outras, seriam verdades absolutas.

Entretanto, podemos emitir opiniões baseadas em estatísticas, porque opiniões são coisas que todo mundo tem (ou quase todos), exatamente como, disse o Bial certa vez, cada um tem uma certa parte da anatomia. Você tem que emitir opiniões baseado em detalhes, como no caso dos pianistas negros nas sociedades americana e brasileira, sacado pelo Veríssimo. Uma pessoa que não tem opiniões sobre nada (ou quase nada) não é uma pessoa ou é uma pessoa em formação. Você é mais interessante quando tem e expressa suas opiniões.

Os dois fatos (ou detalhes) mostrados pelas enquetes indicam uma certa preferência dos internautas (ou pelo menos de alguns dos que nos visitam) por mulheres, porque no primeiro caso, só um homem ficou entre os finalistas. Em termos de probabilidades, estas estavam contra ele para ganhar a enquete final, em uma amostragem com 12 mulheres e ele. Isso o prejudicaria em minha opinião, porquê as pessoas tenderiam a indicar uma mulher, ao invés do único homem. Seria dar moral demais para ele. LOL.

No segundo caso nota-se a ausência, entre os ganhadores das parciais, de um representante da raça negra. Você alegaria que apenas uma minoria de negros foi escalada nos respectivos "castings" e que as probabilidades estavam contra eles. Concordo com esse argumento, mas qual argumento você teria para explicar que os homens são o dobro do número de mulheres entre os mais esquecidos? Pelo que sei as quantidades de homens e mulheres selecionadas em "castings" são iguais, apesar de que, as proporções raciais da sociedade brasileira não são as corretas. Para o BBB14, a exemplo das demais edições anteriores, foram escalados 10 homens e 10 mulheres, totalizando 20 concursantes, um recorde entre as edições. Provavelmente ocorrerão eliminações duplas em algumas semanas, ou a edição rolará por todo o mês de abril..

Nessa questão, novamente a seleção do "casting" para o BBB14 não representou essa proporcionalidade racial e, no máximo, apena 10 a 20% deles são da raça negra ou miscigenados. Tudo bem que essa proporcionalidade não é obrigatória, mas deveria ser, e, de qualquer maneira, o BBB é um entretenimento e se os realizadores entendem que seria nefasto, ou não, fazer assim, eles devem ter lá as suas razões particulares. Não deixa de ser mais um detalhe que atrai a atenção.

Por outro lado, como você explicaria a presença de quase a metade (6) entre os representantes da raça negra entre os 13 "mais esquecidos", e da única representante feminina entre eles como "a mais esquecida"? São detalhes que mostram como é a nossa sociedade, porque as probabilidades das amostragens estavam a favor deles, nesse caso.

Antes de finalizar, quero dizer que análises estatísticas são impessoais. Sua opinião é apenas uma dentre várias e não significa que você é adepto de qualquer ponto de vista opinativo das enquetes e nem das conclusões opinativas da análise. Você estaria entre os que se enquadram nelas ou não e só quem sabe isso é você! Resta saber se minhas opiniões são sinceras e/ou verdadeiras e só você pode julgar isso.



BBB - RESULTADO FINAL

"Gyselle Soares Estevão (Teresina, 27 de outubro de 1983) é uma atriz e modelo brasileira que atualmente trabalha na França. Em 2008, participou do Big Brother Brasil 8 da Rede Globo, onde foi vice-campeã. Em 2012, foi protagonista do filme francês Dépression et des potes onde deu vida a personagem Talia, além de outros papéis no cinema como 'Os Sonhos de um Sonhador', que conta história do cantor brasileiro Frank Aguiar e inúmeras apresentações em peças teatrais." (pt.wikipedia.org/wiki/Gyselle_Soares)


Enquete "BBB Preferido"

Vencedora da enquete: Gyselle.
Número de votos: 7.414 (68,43%).
Prêmio: Parabéns do Votalhada para ela.
Segunda colocada no BBB8 (49,85%).
Segunda colocação na enquete: Ana Carolina.
Número de votos: 1.982 (18,29%).
Prêmio: Uma salva de palmas para ela.
Quarta colocação no BBB9 (Eliminada com 58%).
Terceira colocação na enquete: Jakeline.
Número de votos: 355 (3,28%).
Prêmio: Aplausos.
Eliminada na segunda semana do BBB12 (50,47%).
Semana da enquete: 29/12/2013 a 6/1/2014.
Última colocação na enquete: Diego "Alemão".
Número de votos: 68 (0,63%).
Prêmio: NA.
Vencedor do BBB7 (91%).
Total de votos da enquete: 10.835.


Enquete "BBB mais Esquecido"

Vencedora da enquete: Jaqueline.
Número de votos: 356 (13,94%).
Eliminada na nona semana do BBB11 (63%).
Segundo colocação na enquete: Rafa.
Número de votos: 282 (15%).
Eliminado na sétima semana do BBB12 (92%).
Terceiro colocação na enquete: Paulo.
Número de votos: 136 (7,23%).
Eliminado na primeira semana do BBB3 (55%)
Semana da enquete: 29/12/2013 a 6/1/2014.
Última colocação na enquete: Rafael.
Eliminado na segunda semana do BBB8 (63%).
Número de votos: 73 (3,88%).
Total de votos da enquete: 1.880.

A expressiva vitória da Gyselle de quase 70% atrai bastante a atenção em um total de 10.835 votos para 13 competidores, muito distante da segunda colocada com cerca de 18%. Dir-se-ia que as duas polarizaram quase 90% dos votos. A última colocação do Alemão também é muito estranha, sendo ele o único vencedor homem entre as 13 enquetes parciais e o único vencedor de uma edição do BBB presente entre os finalistas das enquetes parciais. Alguém andou tentando "melar" a enquete final, acho, mas apenas é "achômetro". LOL. Nada duvido que gente que anda dizendo que enquete não ganha RS andou votando aqui ou gente que quer a Gyselle de volta e, gastou tempo e fez muita força para isso. LOL.

Pelo visto os fãs da Gyselle compareceram em massa ou ela é realmente a preferida dos internautas que nos visitam. Leve-se em conta que quaisquer enquetes nesse sentido em outras páginas da web certamente apresentariam resultados diferentes. Isso significaria que ela não seria talvez a favorita em uma das edições futuras na hipótese de um possível retorno como veterana, mas indicaria que teria chances.

Provavelmente os nossos visitantes votantes não entenderam a enquete dos "esquecidos" e votaram (alguns) em quem era menos esquecido. No meu caso, nem me lembro do Paulo (BBB3) e não sei mais quem ou como era ele. Do Rafael (BBB8) só me lembro que ele fez uma covardia contra a Gyselle, minutos antes de ser eliminado. Tudo bem, é do jogo, mas não deixou de ser uma covardia. Você não deve desafiar quem nada tem a perder e, quem perderá sempre será você. Também não entre em disputas contra imbecis, porque você será igualado a eles. Você é você e o resto... Bem, o resto é quem eles são! Ignore os provocadores, se quer minha opinião!

Shakespeare disse: "Eu sempre me sinto feliz, sabes por quê? Porque nada espero de ninguém. Expectativas sempre magoam... A vida é curta... Então ame tua vida... Seja feliz... E continue sorrindo... Apenas viva para ti mesmo e antes de falar, ouça. Antes de escrever, pense. Antes de gastar, ganhe. Antes de rezar, perdoe. Antes de magoar, sinta. Antes de odiar, ame. Antes de desistir, experimente. Antes de morrer, viva!" Eu ainda acrescentaria: Antes de revidar, ofereça a outra face e, sinta pelo teu semelhante apenas o que sentirias em relação a ti mesmo. Não queiras que sintam por ti o que tu mesmo não sentes! É quando você ama o teu inimigo, que ele sente o seu vazio!

Nota: Apresentarei em outro post antes da estréia, uma análise superficial de alguns ou todos os selecionados para o elenco do BBB14. Notei que a única que é sentimentalmente comprometida, a julgar pelas informações divulgadas, é a bailarina Bella. Ela precisará ser muito carismática e boa para ter alguma chance de chegar à Final ou vencer o RS. Depois da primeira semana ou da segunda, farei outra análise mais abrangente, excluindo os já eliminados. Também notei a presença de um cozinheiro de profissão em Portugal. Será alguém que ficará "em cima do muro", como o João Carvalho (BBB12)? Haverá algum tipo de intercâmbio com o Big Brother de Portugal? LOL.




"Livia Fernandes 7 de janeiro de 2014 19:58
E que venham novos desafios, pois só assim aumentaremos nossos números de vitórias! 2014: Foco, Força e Fé.
Abraços."

Abraços, Livia. O BBB14 promete emoções fortes, muito fortes! Temos que ter muita calma nessa hora. As torcidas vão ser "quentes" e vai acontecer muito choro e ranger de dentes. Como sempre, estaremos a postos para apontar as injustiças e as mil e uma falcatruas que envolvem a realização de mais um RS de confinamento. O "cast" já foi selecionado e entraram em quarentena. LOL. Logo logo iremos saber como são eles de fato. Espero que vença o melhor e já vi que há alguns vilões entre eles. Também tem gente boa, a julgar pelas primeiras impressões. LOL.


Conselho

Quem lhes fala é um amigo. Prestem atenção no seguinte:

Quando sente ciúmes das menores coisas.
Quando fica bravo com as coisas mais simples.
Quando fica entediado rapidamente.
Quando fica irritado facilmente.
Quando pensa negativamente com muita frequência.
Quando perdoa as pessoas que não devem ter seu perdão.
Quando se preocupa muito.
Quando não gosta de um monte de coisas.
Quando gosta de alguém que ninguém gosta.
Quando não gosta de quem a maioria gosta.
Quando, às vezes, tudo lhe incomoda.
Quando se apaixona por alguém, cai de quatro.
Ou não consegue gostar de ninguém.

Não precisa pensar em mais nada. Alguns dos "sintomas" ou quase todos acima apontam para um déspota ou para a formação de um. Pare de pensar e procure um psiquiatra ou psicanalista rapidamente! Você está em processo quase irreversível de loucura! Alguns dos vultos históricos se notabilizaram pelo grau de crueldade e foram déspotas loucos ou tresloucados que prejudicaram a humanidade. Esses "sintomas" não impedem que sejam inteligentes, inventivos e capacitados para praticar o mal. É possível destacar vários deles entre os déspotas, reis, príncipes, imperadores, faraós, estadistas, governantes e xás e, até representantes das artes e "chefetes" de sangue "azul" ou vermelho. Vide Hitler, Napoleão, Ivan o Terrível, algumas dinastias reais, reis absolutistas, alguns papas e antipapas, Átila o huno, os Césares, Herodes e muitos outros. Quase todos foram loucos ou tidos como tresloucados pela história. Atualmente tem gente poderosa que quer estar entre eles na história.



Um comentário:

  1. Oi, Frank!
    Definitivamente, não me sinto nem um tiquinho empolgada em acompanhar BBB. Minha empolgação voltou-se unicamente para seus textos esclarecedores.
    Mesmo sem opinar, continuarei com meus passeios por aqui, pois sei que sempre terei algo a acrescentar ao meu aprendizado.
    Abraços.

    P.S.: Obrigada, Votalhada!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.