23 dezembro 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Jakeline


Jakeline

Jaqueline era a preferida dos internautas nas duas primeiras semanas e tanto foi assim que ganhou deles um brinde para participar de um evento radical após a primeira festa, e com direito a convidar um acompanhante. Ela convidou a Fabiana, que ao invés de agradecer, ficou reclamando. A vitória na enquete confirma essa preferência e, surpreendentemente, com uma boa aceitação.

Na primeira prova do carro, ela ficou cerca de 30 horas resistindo contra a Kelly, que acabou ficando com o mesmo. Ninguém esperava que as duas resistissem tanto tanto dentro de um carro. Isso deve ter ajudado a Jakeline a granjear uma certa simpatia por parte dos internautas, por ter se sacrificado tanto e nada ganhar com tal desgaste físico. Essa prova foi melhor acompanhada pelos internautas e o público que não acessa a internet não teve a dimensão correta do que foi esta épica prova, por deficiência de comunicação da produção.

São coisas desse tipo que mostram como é possível influir tendenciosamente numa votação. Kelly também não teve o justo reconhecimento por um esforço tão grande para ganhar o carro. No caso dela tudo bem, porque pelo menos teve o carro para compensar, mas e quanto à Jaqueline, que ficou o mesmo tanto de horas na prova?

Jakeline foi impiedosamente perseguida pelos integrantes do quarto "Selva". Na primeira semana ela recebeu os votos de Jonas, Monique, Yuri, Rafa, Ronaldo e Mayara. Jonas foi o único integrante da "Praia" que votou nela. Na segunda semana ela foi votada por Monique, Yuri, Rafa, Laisa, Ronaldo e Mayara. Ou seja, os mesmos, apenas entrando a Laisa no lugar do Jonas. Yuri havia se comprometido a não votar nela e votou, configurando a desagradável sensação de ser um indivíduo falso e de ter havido "complô" contra ela. Ronaldo era tido como o mentor desse grupo e a sua eliminação na quarta semana desarticulou o grupo, que acabou sendo massacrado um por um pelos integrantes da "Praia".

Isso mostra como a articulação de "panelinhas" pode ser prejudicial até para os que não participam dela diretamente, e só por que fazem parte do mesmo grupo de afinidades, como foi o caso de alguns eliminados nas primeira semanas. É muito importante saber com quem você se alia ou de quem se aproxima no início das edições, porque você pode se prejudicar, dependendo das pessoas de quem se aproxima e do que elas fazem no Reality ou da forma que atuam. Com apenas um pouquinho de inteligência é possível livrar-se dessa armadilha.

Daniel foi expulso um dia antes do primeiro paredão por "grave comportamento inadequado" e por causa de um vídeo que vazou para a internet, e que causou certa celeuma, mostrando certas cenas ocorridas de madrugada logo após a primeira festa. O fato gerou repercussão na imprensa, inclusive internacional. Até hoje os fatos não foram integralmente esclarecidos e preferiram colocar uma pedra sobre o assunto. "Abafa o caso"!

O Veterinário de Aral Moreira venceu a edição 12 com 92%, 1 porcento a mais que o Diego "Alemão" (BBB7), que até então era recorde. A marca obtida pelo Fael é difícil de ser igualada ou batida em futuras edições e praticamente só poderá ser conseguida em finais a dois. Talvez seja possível unicamente em razão dos realizadores terem a mania de proteger ou beneficiar azarões ou vilões através de provas e outros artifícios, quando não em falhas de procedimentos.

Em minha visão a Fabiana teve sorte e foi também beneficiada em algumas situações, conseguindo chegar à Final contra candidatos mais merecedores eliminados no meio do caminho. João Maurício, por exemplo, era um dos que poderiam estar no lugar dela, ou a Kelly ou o Jonas. Enfim, com os procedimentos falhos dos RSs e as eventuais intervenções canhestras da produção, um concursante às vezes precisa ter sorte para chegar à Final. Alguns podem não concordar comigo, mas as minhas opiniões se baseiam no que considero correto e no que vi.

Somente posso garantir a veracidade do que eu próprio assisti e não me baseio em visões de outrem, da mesma forma que qualquer indivíduo só pode garantir a verdade do que ele próprio testemunhou ou vivenciou. Se você levar em conta que nossas interpretações podem ser equivocadas, que nossos sentidos podem falhar e que nossas percepções podem ser iludidas por espertalhões não ou mal intencionados, você já pode antever o tamanho das consequências de uma opinião assacada por tabela.

Quando você emitir uma opinião baseada em fatos observados por outros, pode e deve citar as fontes dos fatos, caso contrário presume-se que assumirá as consequências de suas opiniões, e não adianta justificar-se posteriormente. Você será visto então como alguém que quis aproveitar-se das visões de outros (eventualmente mais observadores, argutos ou inteligentes, mas nem sempre) para emitir uma opinião que não é propriamente sua.

A sua empatia normalmente fica comprometida com os fatos que assiste em um RS diariamente e é por essa razão que as enquetes realizadas alguns anos depois com os mesmos concursantes de cada edição apresentam resultados completamente diferentes. Depois que as emoções se desvanecem o que sobram são quase somente as apreciações não empáticas e voltamo-nos para raciocínios exclusivamente lógicos e práticos, frios em sua essência, o que nem sempre é correto, porque os fatos geradores de nossas preferências na época ficam esquecidos em nosso subconsciente. Por essa razão é que enfatizo sempre que não devemos deixar, tanto quanto possível, nossas opiniões dependerem de nossa empatia. Você jamais deve deixar a primeira impressão influenciá-lo mais do que deveria, mas infelizmente a maioria não consegue isso.



Vencedor: Fael (92%).
Prêmio: R$ 1.500.000,00.
Segunda colocada: Fabiana (8%).
Prêmio: R$ 150.000,00.
Terceiro colocado: Jonas (eliminado com 54% contra o Fael em Seminal).
Prêmios: Um carro e um ano de sabão em pó grátis.
Período de transmissão: 10 de Janeiro a 29 de Março de 2011.
Semana da enquete: 15/12/2013 a 22/12/2013.
Maior votação da Enquete: Jakeline.
Número de votos: 604 (16,04%).
Última colocação: Rafa.
Número de votos: 102 (2,71%).
Total de votos: 3.766.


Tecnicamente o Jonas foi o segundo colocado, 2 dias antes da Final, tendo em vista os percentuais alcançados pelo Fael na Semifinal e Final, contra o Jonas e a Fabiana, respectivamente.

Fabiana teve o percentual mais baixo (8%) em Finais a 2 até agora, e pode ter sido por causa das suspeitas de fraude na prova que a classificou para a Final. Em Finais a 3 o Sammy (BBB5) foi quem teve o percentual mais baixo (5%). Isso mostra que provas com falhas técnicas ou com intervenções desastradas dos apresentadores e realizadores prejudicam os concursantes, proposital ou intencionalmente. Aliás isso ocorre em qualquer prova, não só nas finais.

O mesmo ocorre com provas que se destinam a modificar os destinos dos concursantes de maneira ilegítima relativamente aos seus progressos nos Realities. Tecnicamente falando, os candidatos só devem avançar no confinamento ou serem eliminados em função das votações entre eles e pela votação da audiência. Qualquer outro processo, incluindo resultados de provas, é ilegitimo. Os resultados de provas conferem prêmios e direitos especiais, mas isso não legitima a alteração das eliminações ou indicações ao paredão. Essas últimas podem levar a consequências injustas e/ou desastrosas em termos de audiência e credibilidade da produção.

Foram quase 20 os shows e as apresentações especiais na edição 12 do BBB e uma novidade foi introduzida concedendo o "poder do não" a um participante selecionado numa prova ou em um "jogo da discórdia" para vetar um número decrescente de concursantes a cada semana para a prova do Líder (pt.wikipedia.org/wiki/Big_Brother_Brasil_12).

Rafa (o outro Rafael do edição) foi eliminado na sétima semana com o alto percentual de 92% em um paredão contra o Yuri. Em minha opinião foi rejeitado por não saber o que são probabilidades. Aliás a maior parte dos brasileiros não sabe o que é isso e é por essa razão que os promotores de loterias enchem a "burra" de dinheiro angariado de pessoas da população, dos seus parcos recursos, enquanto premiam uma delas ou algumas com migalhas do que foi arrecadado.

O que se utiliza para o cálculo desses lucros fáceis são as leis das probabilidades, inclusive em cassinos, jogos de azar e loterias zoológicas. Quem aposta dinheiro nessas coisas, aposta sabendo, ou não, que está jogando contra a probabilidade de perder e às vezes com grande chance de serem perdedores. A máxima de que "quem não aposta não ganha" é uma das maiores mentiras do mundo. Eu prefiro não perder e isso é com absoluta certeza. O que vem fácil, quando vem, também vai rápido.

Nota: Quando o Poder do Amor suplantar o Amor pelo Poder (leia-se dinheiro também), o mundo conhecerá a Paz. (Lido no perfil de um amigo no tagged). Entretanto não é uma questão de quando, mas de se, porque isso nunca acontecerá. Sou otimista, mas não a esse ponto!



Além dos que têm preguiça de ler (a maioria só quer ver as figuras e fotos dos posts ou consultar as enquetes, e às vezes nem votam), existem também os que têm preguiça de escrever, e em maioria. Acho engraçado quando fazemos algo ou escrevemos habitualmente sobre os mesmos temas ou o fazemos de uma forma mais ou menos padronizada, ninguém aparece para fazer comentários escritos. Quando paramos de fazer ou escrever ou somente atrasamos um pouquinho, logo aparece alguém cobrando. Acho legal a cobrança, mas porquê não comentam os posts que tanto querem ler?

Muitas vezes deixo de dizer coisas, porque não sei se está havendo interesse. Comente sobre o que desperta o seu interesse e não só quando discorda das opiniões ou para reclamar e fazer cobranças. Sem saber qual é o seu interesse ou a sua opinião fica dificil escrever para contentá-lo. Não tenha receio de emitir ou expressar sua opinião. Ela será respeitada por quem tem educação e aqueles que não a têm serão reconhecidos como tal e, você não precisará nem rebatê-los.

Tem um chavão da Globo que diz que "quanto mais interesses tiver, mais interessante você será" e é mais ou menos por aí! Eu traduziria dizendo que quanto maior for a gama de seus temas preferidos e conhecimentos (interesses), mais opiniões terá e mais abalizados serão os seus pontos de vista e, por isso, mais interessante você será. No sentido de interesses empresariais ou econômicos ou de alguma forma de poder, não acho esse chavão muito legal, apesar de que é uma verdade incontestável nesse nosso mundo materialista. LOL.

O BBB14 está previsto para ir ao ar de 14 de Janeiro a Abril de 2014 e os integrantes do elenco ainda têm tempo de delinearem suas estratégias de comportamento, não estratégias de jogo. Os que confundem uma coisa com a outra geralmente se dão mal. Comportar-se de determinadas maneiras não é jogo e jogo seria se você tentar se passar por algo que não é. O público sabe distinguir entre as duas coisas e você não irá conseguir ludibriá-lo, nem os melhores atores conseguem. Tenha sempre isso em mente! Você só enganará uma minoria insignificante.

O público não é como uma única pessoa e é muito mais inteligente do que qualquer pessoa individualmente. Chamamos isso de inteligência coletiva e o nome já dá uma idéia do que significa. Aqueles que falam que o povo não sabe votar, geralmente são perdedores, e alguns exemplos sacados como justificativas não passam de exceções à regra. Por alguma razão passaram, mas não irão ocorrer segundas chances. Isso é certo! 

"Quarta-feira, 04 Dez 08h50
Vídeo exclusivo: reta final das Seletivas Regionais do BBB14"

A equipe de Produção do BBB14 já passou pelas últimas capitais regionais de seleção: Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro e, a essa altura, o elenco já deve estar quase formado. Os ajustes de última hora já devem estar rolando por conta dos exames médicos e as desistências de última hora. O teste Final de resistência em confinamento deve começar após as festas de fim de ano e podem ocorrer desistências ou eliminações nessa fase, como já tem ocorrido em outras edições.

"Do Cantinho da Shadow: em "Vai Aprendiz O Retorno, Vem Aprendiz Celebridades", 17 dezembro 2013 16:05
Vou ficando por aqui. Votalhada, Helder, Bruna, Frank, comentaristas, leitores... desejo a todos Boas Festas e um belíssimo início de ano!!! Abraço carinhoso em cada um!!!"

Agradeço em meu nome e dos companheiros, dos nossos visitantes e leitores, Shadow. Tudo de bom e, que o ano de 2014 seja pleno de felicidade e realizações para você. Abraços em retorno! Aproveito o ensejo para também expressar aos mesmos citados os mesmos cumprimentos e desejos.

"Guimarães Moscatelli. Lucas 20 de dezembro de 2013 12:04
Leio seu blog Sempre quando a uma atualização sobre realitty. Alias, parabéns pela escrita, ela é ótima!
Sobre esse post, eu achei justo sim a Michelly ganhar, pois votei nela. Gostaria de ver mais dela no Reallity. Não acho que estão votando já pensando em colocar uma mais fraca apenas para ficar melhor para um possivel vencedor na enquete final..."

Abração, Lucas. São apenas opiniões pessoais. Nossas enquetes não visam colocar veteranos em qualquer edição futura do BBB. Digamos que é apenas um "aquecimento" enquanto aguardamos o início do BBB14 em Janeiro.

"Bruna Jones em "Desafinando Por Uma Final Melhor", 21 dezembro 2013 08:06 
...queria aproveitar o momento para agradecer ao carinho do pessoal do Votalhada, dos leitores, dos colunistas e dizer que vocês são uns lindos, que eu já me sinto como parte da família e que vocês tenham ótimas festas. Votalhada, Helder, Frank, Shadow e leitores, um beijo! E até semana que vem, porque meu trabalho aqui ainda não acabou..."

Ótimas festas para você também, Bruna, extensivo a todos os demais citados e aos nossos visitantes. Um abração.



4 comentários:

  1. Oi! Ando sumida, não? Pois, é! Mas não me esqueci de vocês, não, viu?
    Passando para desejar uma noite abençoada nesta data tão importante para nossas vidas: nascimento do Menino Jesus. E que a mesma alegria permaneça por todos os dias. Muita Paz, Saúde e Sucesso!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Livia. Feliz Natal pra você também e que 2014 venha pleno de paz, saúde, felicidade e sucesso.
      Abraço,
      Luís

      Excluir
  2. Olá Frank e cia!
    Voce acha que se a Jakeline tivesse ficado contra a Renata ela teria chances de ganhar?

    ResponderExcluir
  3. Frank, um ótimo Natal e um 2014 repleto de boas novas. Que você continue com suas análises densas e profundas sobre o BBB. Olhe o dia que o Boninho descobrir você, ele te contrata pra assessorá-lo, rssss.... Tudo de bom!!!
    Shadow

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.