24 outubro 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Tempo


Tempo


Opinar em RS é algo que quem geralmente deveria fazê-lo, ainda não o faz, ficando mudo, como alguns apresentadores por exemplo, e a maioria dos que o fazem não estão habilitados, credenciados ou capacitados para isso. Outros, habilitados, o fazem falando em tese ou por metáforas ou por raciocínios indiretos e, raramente em prosa direta. Em resumo, a maioria dos comentaristas capacitados especializados falam de modo indireto, genericamente ou em tese, sem entrar em méritos ou deméritos. Prefiro o método direto e entro nos dois de cabeça. É mais perigoso? É. Mas como não tenho nada a perder...

Ser moderador não é muito fácil e a minha intenção aqui não é esta. Minha função, tento cumprir, é basicamente saber o que rola no RS para evitar, segundo o meu talante, que os nossos visitantes desvirtuem o RS com suas intervenções apaixonadas e, por isso mesmo, fora de propósitos. É meio parecida com a de um moderador, porém onde ajo com minha própria opinião sobre RS; ao passo que, um moderador normal segue em geral as normas mais rígidas da página e não opina, a não ser sobre normas e regulamentos quase sempre. Eu diria que não estou aqui para cumprir ou descumprir as leis restritivas da crítica (em RSs), mas para ditar ou disciplinar estas leis estritamente opinativas em relação ao leitor, conforme o meu feeling, quer você concorde ou não. LOL. Nem todos sabem o que é opinião na origem do conceito e é para isso e por causa disso que estamos aqui.

Concebo o tempo, objeto desse post, em duas modalidades: o tempo absoluto de Deus e o tempo relativo dos homens. No primeiro existe Deus em Sua eternidade pelos séculos do tempo absoluto no espaço eterno do Universo, também infinito em extensão. A meu ver só existem essas 4 coisas incriadas, a saber: Deus, o tempo, o espaço e o Universo. Deus não criou portanto estas coisas. Deus só criou tudo o mais que existe e não é pouco!

O tempo relativo dos homens foi criado segundo eles no "Big Bang". Desde que Hubble descobriu que as galáxias visíveis e observáveis estão se afastando umas das outas, criaram essa teoria segundo a qual o universo, para eles finito, está expandindo-se a partir de uma grande explosão ocorrida em nossas imediações há uns 15 bilhões de anos. Desde então estão fazendo "barulho" com este grande "bang-bang". Não só "criaram" o tempo, mas também o espaço e tudo o que nele há. LOL. Isso a partir do nada ou de uma singularidade que não explicam satisfatoriamente o que é. LOL. O Universo seria então somente o que os nossos mais poderosos aparelhos e telescópios podem observar.

A noção de espaço-tempo como uma quarta dimensão também é muito controvertida entre os "cientistas" e descambam para coisas como "buracos de minhoca" (worm-holes), dobras espaciais e deslocamentos através do tempo. Estes perderam nitidamente a noção entre ciência e ficção científica e aventam hipóteses segundo as quais é possível ultrapassar a velocidade da luz. Jamais vão aceitar que foi Einstein quem descobriu isso e que foi ele quem relacionou magistralmente matéria e energia.

O homem tem o péssimo hábito de só acreditar no que a sua mente é capaz de conceber, ou o que seu intelecto alcança como verdade ou, o nefasto costume de acreditar em qualquer fantasia ou teoria mirabolante. Especificamente em questões de RSs, confunde altivez com orgulho e os dois com arrogância. São atributos semelhantes, mas os fãs não sabem que seus sentimentos são desencadeados por processos químicos diferentes em cada ser, e que isso depende das proporções das substâncias desencadeantes em seus metabolismos.

No dia em que a ciência dominar todas as substâncias químicas, os processos químicos biológicos, e os sistemas metabólicos, além da ação enzimática, hormonal e funcional nos sistemas orgânicos, o ser humano será perfeito, mas deixará de evoluir. Para mim é difícil ter que aceitar que nossos impulsos, sentimento, desejos e emoções são ditados por substâncias e reações químicas em nossos organismos e comandados por impulsos nervosos e elétricos involuntários, ao invés de através da razão, e esforço-me para contornar tal estado de coisas com a razão.

Para que não dependamos disso (ações e reações químicas) é preciso exercitar o império da razão, mas a longa duração do tempo apropriado para alcançar este estágio é bem grande e só talvez quando estivermos povoando uma grande porção do Universo e estivermos a salvo da extinção por uma catástrofe de proporções galáticas, iremos conseguir produzir emoções verdadeiramente engendradas na razão pura e consciente.

O homem transcendental, ou raça, seria esse ser pensante independente de processos químico-físicos. Só iremos chegar a ele num tempo muito longo e torço para que existamos até lá. É bem verdade que não iremos depender de acasalamentos (atos sexuais) para procriar e gerar posteridade. LOL. Em compensação existirão substâncias ou fármacos que proporcionarão os mesmos êxtases e sensações de um orgasmo. LOL. O grande perigo é que sejam proibidos por serem viciantes e debilitantes da saúde. LOL. O amor carnal se assemelhará então mais ao amor transcendental, creio.

O grande trabalho da psicologia em minha opinião é esse: levar para o campo da razão e da compreensão o mecanismo dos sentidos e a geração de sentimentos, impulsos e emoções nos seres vivos. Ainda estamos tateando, claro, como "cegos em briga de foice no escuro"! LOL.



"Livia Fernandes 20 de outubro de 2013 21:51
Boa noite, Frank!
Espetaculares seus posts. Linguagem simples e esclarecedora.
Abraços."

Bondade sua, Lívia! São seus olhos generosos e a natureza gentil! Obrigado. Abraços.

"Pedro Fernando 21 de outubro de 2013 16:58
Na verdade a Joseane só saiu porque ela ganhou anjo e imunizou a pessoa que receberia os votos da casa: Dourado.
Ela salvou ele do paredão e da eliminação, porque o público tava pé atrás com os retornantes na primeira semana, se não fosse pela Josi, Dourado não teria ganhado."

Isso também, Pedro. Foi mais um erro dela, mas não poderia adivinhar que sofreriam rejeição do público inicialmente, por serem repetentes, embora devesse prever, se tivesse pensado um pouquinho. O Dourado deu para ela um carro que ganhou no programa, em reconhecimento por ter ganho o RS (BBB10) graças a ela.

Como quase sempre ocorre em RSs as mulheres vão umas contra as outras logo de início e protegem os homens. Por mais que queiram, as mulheres em RSs quase nunca conseguem dissociar a questão do sexo das considerações sobre merecimento. No BBB4 nada menos do que 12 votos no confessionário dos 13 possíveis foram para mulheres na primeira semana, onde todas votaram em mulheres. A Mama (Marcela) pensou em contornar isso de início, mas logo sucumbiu à sua natureza feminina e concluiu que era impossível chamar à razão e unir aquelas mulheres! LOL.

"Unknown 21 de outubro de 2013 21:41
Olá Frank.
Li a matéria da Maitê Proença..."

Olá Maria Clara. Obrigado por suas palavras e envio respeitosos abraços. Inspirei-me em suas palavras para este post e, para mim, Deus é o Senhor da verdade e é também Dono do tempo (pelo menos o tempo relativo dos homens). O tempo é relativo porque varia com a velocidade. Ou seja, quanto maior é a velocidade, maior é a duração do tempo para quem observa em relação a quem se desloca com maior velocidade (Time Dilation). Essa parte das teorias de Einstein e de outros já está provada no campo da Física.

Sou adepto da teoria de que o acaso não existe e que tudo é explicável por uma sucessão de causas e efeitos. O grande problema é saber essas explicações com o nosso intelecto rudimentar e nosso instrumental, e também creio que o caos foi organizado por Deus, no princípio de tudo no Universo. Da mesmo forma, o tempo relativo, de marcha ou duração variável, é difícil de entrar em nossas mentes, principalmente para quem é limitado ou se auto-limita.

O Hexaemeron (ou Hexameron, que é a criação do mundo em seis dias por Deus, descrita na Bíblia no início do livro do "Gênesis" - fisheaters.com/hexaemeron.html) pode ser interpretado dessa maneira. Um dia de 24 horas de Deus pode representar "zilhões" de milênios na escala humana e só depende da velocidade de deslocamento de Deus no espaço infinito.

A principal dificuldade dos criacionistas contrários à evolução das espécies como conceituada por Darwin e pelas implicações adaptativas e modificações genéticas, consiste em não compreenderem o que seja tempo relativo, ou interpretarem literalmente o que lêem na Bíblia. Isso ocorre com a maioria das interpretações literais da Bíblia e é complicado decidir o que deve ser entendido literalmente ou interpretado figurativamente. As parábolas de Cristo são também uma advertência quanto a isso.

Se Deus pode ultrapassar a velocidade da luz (e acredito que possa, porque para Deus nada é impossível), somente Ele pode deslocar-se através do tempo absoluto. Por essa razão é que Deus não interfere na natureza que criou e impede ou sanciona qualquer outro que intente fazê-lo através de "milagres" ou magia. Interprete as escrituras de qualquer religião com tais disposições acima referidas em mente e descobrirá muitas coisas interessantes.

"Helder Miranda 23 de outubro de 2013 21:37
Fiquei feliz e surpreso ao ver uma menção a um texto que escrevi aqui neste espaço. No mais, sempre acompanhei seus textos e posso dizer seguramente: sou fã. Sabrina, na minha opinião, foi a campeã moral do BBB3. Tanto que está aí até hoje... Abraço gigante, Helder."

Abração, Helder! Também gosto do seu estilo, e sobre a Sabrina, concordo com o que disse.


Um comentário:

  1. Obrigada pela deferência viu? comungo com tudo que você expôs neste belíssimo Post. Obrigada, sempre, por dividir seu conhecimento e nos proporcionar oportunidade de aprendizado. Valeu Frank!
    Abraços cara.
    Maria Clara

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.