27 outubro 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Mama


Mama

Venceu a enquete do Votalhada, para minha surpresa. Ou melhor, não foi tanta surpresa assim, mas apenas a confirmação de que o público está ficando mais especializado e os produtores de RS ainda não se dão conta disso. Dir-se-ia que eles não auscultam a audiência ou não leem as críticas especializadas e os textos opinativos dos fãs da modalidade, embora alguns sejam apaixonados e de fãs fanatizados (não é à toa que estes dois termos são de uma mesma raiz, LOL).

Todo texto opinativo suscita comentários e/ou discordâncias pelo simples fato de ser opinativo, mas não há justificativas para desrespeitar as opiniões sejam de quem for, e/ou com ofensas e xingamentos. Seria bom também dominar, nem que seja um pouquinho, as técnicas de redação para evitar mal entendidos, menosprezos, desdém e ofensas involuntárias, se bem que as voluntárias também não cabem, "of course".

Especificamente no que diz respeito aos concursantes de um RS, está provado que as disposições de humor, opiniões e preferências dos fãs, variam e se alteram com o tempo e o maior conhecimento do espetáculo. A prova disso são os participantes desse BBB4. Dourado não passou nem perto da chance de ganhar o BBB4. Ganhou o BBB10, mas quase foi eliminado na primeira semana se não tivesse sido salvo pela Joseane, que foi a sacrificada em seu lugar. É bem verdade que ela colaborou um pouquinho para a sua eliminação, mas é inegável que deu um "empurrãozinho" para a vitória do seu conterrâneo.

Na atual enquete do Votalhada (Marcelo) Dourado está amargando um lamentável quinto lugar com uma preferência em torno de 7% e perdendo para 4 mulheres (Mama, Solange, Juliana "y la hermana" Antonela). É verdade que os fãs gostariam de ver novamente as beldades citadas e não estão entrando muito em considerações de preferências. Mas também está embutida aí, a noção de dar chances a quem ainda não teve e que pode ser que mereça.

Cida apareceu em sexto, atrás do Dourado, talvez porque já "beliscou" seu bocado, e já perdeu o seu grande "handicap", que era o "coitadismo" e a condição humilde e necessitada. A audiência estaria assim ainda longe de se prender a conceitos exclusivamente de merecimento através de atributos e de quesitos de personalidade e caráter. Seria talvez o caso de escalar no elenco somente pessoas de condição econômica similar e que, tanto quanto possível, não possuam "estórias" tristes de vida que possam comover a audiência. Ou que todos a possuam!

Nessa quarta edição, chama a atenção o fato de justamente os dois sorteados para entrar no Reality tenham sido os dois finalistas do concurso, evidenciando que o público não concorda com a seleção que os realizadores fazem, maniqueísta de uma certa forma, para o bem e/ou para o mal. Sou da opinião de que até os critérios de seleção deveriam ser transparentes e que o público desejaria tal, e aprovaria ou não tais critérios ou julgaria se foram bem conduzidos e avaliados. Enfim, os realizadores sempre perdem ótimas chances de interagir com o público.

A posição amargada pelo Thiago (um dos dois finalistas do BBB4) em último lugar em nossa enquete, mostra que os realizadores não se dão conta ainda de que o que fazem direciona a preferência do público contrariamente ao que eles pretendem. Dá para perceber que o "coitadismo" não é o único ingrediente ou o principal na preferência do público e que há uma alta dose de rejeição às interferências indevidas e ao direcionismo, mesmo que disfarçados ou não aparentes. Dos explícitos e claros, nem precisa falar, além das preferências, favorecimentos, "jogadas", injustiças, desfavorecimentos e perseguições, tão comuns.

Há uma diferença fundamental entre ser fã de RS e fã de concursantes e os torcedores cada vez entendem mais e mais isso. De vez em quando é necessária uma frenagem, caso contrário a nossa diversão morre. Os realizadores precisam entender isso e conduzir os RSs com mais transparência e isenção, pois em caso contrário todos se prejudicam, e não só os realizadores e patrocinadores.

A Mama era uma jogadora nata. Quem sabe não aprimorou sua técnica? Os fãs de hoje querem vê-la novamente em ação e julgar se seu jogo é "honesto". Em meu ponto de vista não há jogo honesto. Se você quer ganhar um prêmio, tem que merecê-lo por suas qualidades e habilidades, não necessariamente devido a alguma estratégia. Em um RS o que contam são ainda os bons atributos, a boa formação e a firmeza de caráter. Vilões não deveriam ser beneficiados nem para sustentar a audiência e esse é o maior erro dos realizadores. Um vilão pode inclusive cair nas graças da audiência, unicamente por burrice dos realizadores. Em minha opinião isso já ocorreu em outras oportunidades. Há casos de espancadores de mulheres, indecentes, encrenqueiros, agressores e/ou violentos, homófobos e machistas declarados beneficiados por incompetência.

O BBB4 entrou para a história do BBB como a primeira edição em que o barraco se notabilizou como principal sustentáculo da audiência e desde então os realizadores têm procurado aumentar isso, mas já deu, cansou! Ninguém de mente sadia aguenta mais suportar os tristes e feios barracos e baixarias que vêem nos RSs. Isso prejudica inclusive os patrocinadores e, os que primam pela ética ou se sentem prejudicados estão se afastando. Também a nova mania de fazer chamadas de dentro de um programa patrocinado para outros programas da grade patrocinados por terceiro ou sem patrocínios é de uma falta de ética sem tamanho e isso também afasta patrocinadores, além de irritar a audiência.

O brasileiro é em geral muito improvisador e os realizadores não são diferentes. A especialização não é, definitivamente, o nosso forte, mas pelo menos na TV deveria haver um grau maior de especialização e acabar um pouco com o amadorismo ou de gente "pau para toda obra", que não faz nada direito e que mete a colher em tudo o que pode ou que deixam, achando que são inteligentes e capacitados.



A Cida foi a campeã com 69% (ganhou meio milhão e um carro) contra o Thiago e obteve 60% na semi-final dois dias antes contra a Juliana. O Thiago havia obtido a imunidade e provavelmente teria sido eliminado na semi-final se não fora isso. Cida foi a primeira concursante feminina a vencer um BBB e era babá na época. Era muito tímida e de condição humilde e seu maior desejo em viagens era conhecer Cabo Frio, situado a pouca distância do Rio e de Mangaratiba, bairro onde morava.



Edilson Buba faleceu aos 34 anos, no dia 20 de Novembro de 2006. O óbito teve por causa a falência múltipla de órgãos, em consequência de câncer, como foi noticiado.


A Mama (Marcela) foi eliminada na décima semana com 64% quando foi indicada pela Líder Solange (eliminada na semana seguinte) num paredão contra a Juliana. Um detalhe curioso sobre a Juliana é que ela foi votada ou indicada para o paredão em todas as semanas desde o princípio do programa em 13/01 até à semi-final em 04/04/04 (dois dias antes da Final), que é talvez o seu número de azar. Só não foi "lembrada" nas 3 oportunidades em que estava imune ou foi a Líder. Isso a livrou de chegar a 9 paredões, record absoluto, e foi eliminada em seu sexto paredão.

A Géris era a minha musa na edição e foi eliminada (69%) na quinta semana numa berlinda contra a Solange, e foi parar no paredão pelo voto de Minerva do Líder Marcelo (Dourado) num triplo empate a 2 votos.
"(Domingo, 15/02/2004 - 34º dia [23:58] - Marcelo desempata: Géris está no paredão
O líder Marcelo desempata. Entre Juliana, Géris e Zulu, que receberam três votos, Dourado vota em Géris."

Já nessa época eram comuns os erros nas notícias do site. Cada um recebeu 2 votos e não 3. A função de "minutante" é uma das mais importantes em RS, mas no Brasil os sites oficiais não se preocupam muito com isso e colocam na função pessoas despreparadas ou que não têm muito senso de responsabilidade. Ficaria mais barato fazer uma transmissão full time por apenas um canal (desde que com as imagens mais esperadas pelo público, sem usuras, mesquinhez e avareza), por exemplo com as mesmas imagens disponibilizadas em Pay-per-view e, ao mesmo tempo, manter um blog com pessoal dia e noite transmitindo e digitando fielmente tudo o que se fala no confinamento.

Já pensei em criar um blog para reportar tudo o que acontece num RS e todas as falas dos concursantes, mas a tarefa é descomunal e necessita de gente isenta e gabaritada. Além do mais a transmissão dos sites nunca é total, como acontece, por exemplo, no Gran Hermano espanhol, que é um exemplo nessa matéria em algumas edições. Talvez quando o nível de desemprego por aqui for tão alto como lá, seja possível realizar o projeto. Os canais pagos estão bobeando nessa e poderiam utilizar melhor a internet em combinação com a geradora das imagens. Fica a dica!

Não existe razão lógica para tornar essa idéia propriedade intelectual e não faz parte de nenhum formato de programa de televisão como parte essencial, e se alguém tentar patentear isso seria ilegal em nosso país, porque seria cerceamento da atividade jornalística e à liberdade de imprensa.

A Juliana foi a terceira colocada, ganhou R$ 30.000,00 e um carro e foi na época a recordista em paredões, tendo sido eliminada no paredão da semi-final pela campeã Cida. Era culta e inteligente e tinha a mania de corrigir erros de português na fala das pessoas. No entanto era amiga e compreensiva com os "pobrinhos" do RS (Thiago, Solange e Cida).


Thiago


Thiago era proprietário do restaurante Jiló em Niterói, de acordo com as notícias sobre ele, e após o BBB ganhou uma bolsa de estudos para estudar em Faculdade. Durante o BBB4 teve um romance com a Cida que não durou muito.

Por seu segundo lugar no Reality Show, ganhou a quantia de R$ 50.000,00 e um carro. Também foi presenteado por um selinho da Juliana um pouquinho antes dela sair da casa.

Facebook (perfil) - facebook.com/thiago.lira.798



"Terça-feira, 06/04/2004 - 85º dia [23:45] - Ju morre de rir com 'Iarnuou'
Como faz apenas uma semana que saiu da casa, Juliana ainda não pôde ter o prazer de ver o sucesso que a canção "We are the world" fez na voz de Solange. Ao assistir ao VT da amiga com, "Iarnuou", a versão da frentista para a música, que virou a sensação do público, a brasiliense não acredita e solta, às gargalhadas: "Nossa!"."

Juliana foi eliminada na semi-final no dia 4, há apenas dois dias da Final, e não fazia exatamente uma semana, apesar de que o tempo em um confinamento parece andar mais devagar. Um dia parece uma semana e uma semana parece um mês, segundo dizem e acham os confinados.


1 - Rogério posou nu para uma revista gay.

2 - Durante esta edição do BBB4 rolou um debate sobre preconceitos sociais com o embate entre os "pobrinhos" e os "riquinhos" do confinamento enfrentando-se entre eles. Daí foi que surgiu a ideia, creio, de separar ou induzir a criação de grupos antagônicos em confinamento pela produção, por causa do potencial em criar conflitos e a consequente geração de barracos e baixarias. Infelizmente não conseguem produzir situações melhores sob o ponto de vista da obtenção de audiência.



4 comentários:

  1. Não foi só Rogério que posou nu, o Zulu, o Buba e o Thiago tbm...

    ResponderExcluir
  2. Mama é minha jogadora preferida, desde 2004 falo isso e até agora não mudei, ela jogou muito bem para ir o mais longe que pudesse, sem saber, ela fez o melhor que pôde e devia fazer naquela época, pois Cida e Thiago já eram finalistas antecipados, então o jogo dos outros ali era ir mais longe possível, Juliana merece todo crédito de ter ficado em terceiro, mas Mama tentou e bem, e mesmo com ares de vilã, conseguiu ganhar 2 paredões, inclusive como curiosidade, ela eliminou um futuro campeão, o Dourado em um paredão. haha

    A filha da Mama fez uma visita na casa (devia ter uns 12, 13 anos), nunca mais teve isso, agora a filha da Mama tem mais de 18 anos, sempre imaginei e queria ver a filha da Mama jogando o BBB, mas que volte a Mama para jogo.
    GO MAMA!

    ResponderExcluir
  3. Buba veio a óbito.

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Foi rápido... ficou esquisito ele lá na enquete... mas que eu queria ver ele assombrando povo no BBB14, ah se queria.. imagine fãnzada arrepiada a cada espiada no PPV. Seria demais da conta, muito mais barulho que o cachorro a machada do Dhomini.

    Abração

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.