02 outubro 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Falso Moralismo


Falso Moralismo

O "edredoning" não se caracteriza normalmente como exibicionismo sexual em RS. A relação Angelis-Manoella (FV) não se caracterizou como exibicionismo sexual na opinião da maioria, e Angelis não venceu? O preconceito em cada caso seria igual. Para os falsos moralistas de plantão o fato de ser uma relação hetero seria mais grave? Quem seria idiota a ponto de fazer sexo em RS por estratégia? Talvez um homem o fizesse por estratégia, mas uma mulher... duvido! A razão para essa diferença de visão seria apenas o conhecimento de que há machismo na sociedade. Para um homem seria banal, mas a mesma atitude avaliativa não existiria quanto à mulher na visão do machismo. Uma parte da sociedade é constituída de falsos moralistas, homens e mulheres.

Pelo que me recordo o affair Bambam-Xaiane foi o primeiro caso de machismo da audiência em RS no Brasil. Bambam venceu o RS e quem fala de Xaiane? A maior prova de falso moralismo do machista é quando é silencioso, isto é, o machista sabe que é um errado e fica em silêncio para ninguém saber disso, mas age e vota como machista quando não pode ser descoberto ou quando pensa que não pode ser identificado. Mais cedo ou mais tarde ele ou ela se trai nas próprias palavras.

Pense nisso! Não diga que desaprova apenas um dos parceiro numa relação sexual e, nesse caso, não diga, corrigindo depois, que desaprova a ambos apenas para ser politicamente correto e seja honesto. Quando aprova uma relação homossexual em qualquer situação, não seria o caso de desaprovar uma relação hetero nas mesmas situações. Num caso não estaria sendo "preconceituoso" mas no outro estaria sendo machista. No fundo e na verdade estaria sendo preconceituoso e machista simultaneamente. É isso o que define um falso moralista na acepção da palavra. Também é preciso distinguir com precisão namoro e carícias de namorados (mesmo debaixo de edredons) de sexo ou ato sexual explícito. Confundir isso é típico de machistas e preconceituosos, para não falar de oportunismo e má intenção de torcedores.

O principal erro do Marcos foi querer pregar moral em um RS. Nunca vi ninguém ganhar RS aplicando lições de moral nos companheiros. Para fazer isso, teria que ser inatacável e figura ilibada. Já teria que estar com o prêmio garantido por sua altura moral, nesse caso. Ao aplicar lições de moral um concursante quer passar exatamente essa idéia de honradez. Seria o mesmo que dizer que não está ali por dinheiro ou fama ou em busca de visibilidade. Quem não deseja isso não participa de RSs.

Não é pecado querer dinheiro, fama e visibilidade, mas é falso moralismo dizer que merece isso em detrimento de outros ao aplicar lições de moral contra quem está competindo. O sol nasce para todos, independentemente disso.

Você não pode acusar um companheiro em RS de querer aparecer porque você estaria fazendo o mesmo e, pior, tentando esconder isso! O que o diferencia é como o faz e se tenta esconder que o faz. Ninguém consegue esconder o próprio rabo abaixando-se ou saltando para mostrar o rabo de outra pessoa. Você não fica pelado, por exemplo, para mostrar que outros são indecentes ou imorais. Isso também é falso moralismo.

Da mesma forma, ao dizer para outros que alguém é fofoqueiro, você estaria fazendo o quê? Pior ainda é quando você faz isso sob a forma de monólogo e pelas costas frente às câmeras e microfones para milhões de espectadores. Não venha dizer que está esquecendo das câmeras, porque isso não é verdade, e não adianta ficar de cabeça baixa também. No fundo tudo é falso moralismo.

Quando alguém fala algo de cabeça baixa é porque sabe que está dizendo algo condenável. Essa é a postura correta apenas quando pedimos perdão de algo e quando ouvimos uma reprimenda que consideramos justa. Quem fala a verdade fala sempre de cabeça erguida e olhando para as câmeras, ou olhando no olho. Não é só dizendo que o faz. Tem que fazer de fato. Falsos moralistas olham para o infinito ou desviam o olhar, geralmente para baixo.

Falso moralismo também é convocar para RSs pessoas que não têm a mínima compostura e depois ficar escamoteando os fatos para usar posteriormente ou simplesmente não mostrar, com objetivos de audiência ou direcionistas. Na Fazenda a não exibição de certas imagens não é exatamente por uma questão moral dos realizadores tendo em vista a proteção moral da sociedade. Isso aí é apenas uma desculpa para negar à audiência o conhecimento dos fatos e poder manipular o RS com maior desenvoltura e conduzí-lo a um desfecho pré-definido escuso ou com objetivos pura e simplesmente de audiência. É um falso moralismo pior porque é com fins lucrativos indevidos e disfarçados.


"Lia 29 de setembro de 2013 01:22

_________I___C__O___P___S__H___L_____T
Bárbara__5___9___7___7___7___6___7____48
Denise___7___5___5___6___5___1___1____30
Marcos___4___5___5___3___2___1___1____21
Total_____16__19__17__16__14___8___9____99

Esta é minha classificação para os mesmos atributos da sua tabela."

Oi Lia. Achei interessante sua tabela. Minhas pontuações vão de 0 a 7 em cada quesito e só aceitam no máximo duas notas iguais em cada um. Ela é o resultado da divisão de 16 notas (0 a 15) por 2 e arredondando para o número inteiro imediatamente inferior. Por exemplo, 0 e 1 = 0, 2 e 3 = 1.... 14 e 15 = 7. A razão para isso é que eram 16 os concursantes. 

Aquele 9 em carisma para a Bárbara está estranho para mim. LOL. De qualquer modo acho louvável fazer uma avaliação com critérios de notas avaliativas, como fez. Quem julga com isenção faz assim. Minha classificação considera os 16 participantes com notas exclusivas (0 a 15) em cada quesito para cada um. É possível que publique a minha tabela completa em próximos posts.

"Daniel Day-Lewis 30 de setembro de 2013 01:01
De todas as "Fazendas" que eu assisti, essa foi a PRIMEIRA que a vencedora não teve o apoio da edição!"

Tenho a impressão de que você não assistiu as mais recentes, Daniel. Para mim a Angelis (FV) e a Viviane (F5) também não tiveram esse apoio.

"Paola Marcondes 30 de setembro de 2013 01:11
Valeu votalhada, adorei conhecer o blog, e já salvei como favorito, pretendo participar aqui sempre nos próximos RS... "

Agradecemos sua preferência, Paola. Ainda continuaremos tratando de RS nesse período até Janeiro.

"30/09/2013 às 06h59 (Atualizado em 30/09/2013 às 07h52) 
Irmão de Denise Rocha revela qual cena mais revoltou a família da advogada
Adriano Leitão Rocha conversa com exclusividade com o R7"

Achei bastante sensata a entrevista do irmão da Denise ao R7. O texto também é bastante limpo e, pelo estilo muito semelhante, parece ser de autoria de Leonardo Azzali.

"Dorcila Garcia 30 de setembro de 2013 19:30
Perfeita sua análise, Frank!"

Obrigado, Dorcila! Também gostei muito do seu "Insônia". Achei... Pungente! Mãos à obra no livro!

"Naercio Paccini 29 de setembro de 2013 13:07
Aqui em Fortaleza-Ce o jornal mais tradicional do estado opovo tá fazendo uma enquete Barbara 54,82% Denise 39,58% Oliver 5,6%. O Oliver é o grande perdedor não vai passar dos 6%."

Caramba, Naercio! A enquete desse jornal do Ceará quase cravou o percentual da Bárbara. Errou por apenas 0,05%. Pelo visto, alguns cearenses deram uma pequena colher de chá para o Oliver. O escore oficial foi 54,87 x 41,28 x 3,85.

"Com a palavra 29 de setembro de 2013 09:40
Frank, baseado nessa última parcial que vc deu, verifiquei que em todas as enquetes em que a Denise leva vantagem (Antenados na Fazenda/Enquetes G/Tv e Realities/Rede Noticias/TV Tudo), o sistema deles é aberto a varios votos consecutivos, a maioria não exige validação dos votos e algumas delas tem numeros insignificantes de votos.
Minha duvida: essas enquetes viciadas não alteram, de alguma forma nos resultados de seu levantamento?
Não entendo nada de estatistica, de modo que, se eu estiver sendo uma "anta", me desculpe, ok? "

Você não está sendo uma "anta"! Apenas está se baseando apenas em enquetes da internet. Contudo, a votação oficial admite o voto por telefone em duas modalidades diferentes e a amostragem proporcionada apenas pelos internautas não constitui a amostragem ideal. O internauta, ou uma parcela deles, vota contra o diretor geral em alguns casos e isso não acontece com o telespectador exclusivo da TV aberta, ou pelo menos é uma parcela desprezível. É por isso que eles dizem que enquete (da internet) não ganha RS, porque eles sabem que são desaprovados por uma parcela de internautas.

Para ser exata uma enquete na internet teria que apresentar o mesmo grau de dificuldade da votação no site oficial, isto é, os procedimentos teriam que ser iguais para os votantes em ambos os casos. Isso não ocorre em praticamente nenhuma enquete de outros sites. Tanto quanto possível procuro basear minhas análises sobre opinião pública apenas em enquetes confiáveis. Não sou quem faz a pesquisa dos sites/blogs sobre roças e paredões, mas o Admin.

Uma das coisas que me chamou a atenção foi a diferença que observei em enquetes de outras mídias, como revistas, jornais e rádios. Nessas era nítida a vantagem da Bárbara em relação à Denise. Um jornal do Ceará quase cravou o percentual da vencedora na casa dos centésimos. Outros jornais também davam a vitória dela com certeza. Um candidato pode vencer pela internet e perder pela votação telefônica ou vice-versa, em especial quando a produção atua de modo diferente em cada setor de mídia. O erro é da produção e não dos telespectadores e votantes em geral.

"Com a palavra 29 de setembro de 2013 10:11"

Concordo com o que a Paola disse de seu texto. Você colocou o dedo nas "feridas" certas. Parabéns.

"Livia Fernandes 27 de setembro de 2013 13:49
Maior humilhação será para o machão Marcos Óliver. Perder para duas mulheres, ainda mais sendo as duas que ele mais perseguiu e difamou ali dentro. Coitado! Muita pena deste ser que vive levantando falso testemunho em nome de um DEUS que ele nem sequer conhece.
Se Denise ficará satisfeita com o 2o. lugar, não sei, mas eu ficarei."

Segundo lugar para ela foi lucro, Livia. Como o português Mané Oliveira, da décima-sexta edição, nem da Denise o Marcão conseguiu ganhar, e saiu igualmente em terceiro. LOL.



5 comentários:

  1. Votei na Barbara e gostei muito do trabalho deste blog, interessante , informativo e impecável no acompanhamento da votação, NOTA 1000.

    ResponderExcluir
  2. Texto PERFEITO mais uma vez... Ai Frank já estava com saudades do seus textos, embora na primeira impressão (lá atras) eu não tenha começado com o pé direito com vc, hoje em dia vc tem uma fã aqui, kkkk... adoro como vc se expressa em seus textos, e gosto muito da atenção que vc dá para os comentários, vc tem twitter pra te seguir?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Frank!
    Boa Tarde, Votalhada!

    Exatamente como descreveu, eu me incluo nesta parcela que vota contra o diretor geral em alguns casos. Aliás, votava, porque minha indignação é tanta contra esta pessoa, cujo nome me nego até citar para não dar-lhe mais Ibope, que nem isto mais farei. A petulância é tão grande em desafiar a minha inteligência - últimas entrevistas dada por ele - que... Deixa pra lá!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Penso que o Moysés Macedo deveria substituir o Carelli, muito bem depressa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bejin
    Maria Clara

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.