05 setembro 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Votações e Hipóteses


Votações e Hipóteses

Para que haja uma explicação definitiva para a inversão de expectativas entre as enquetes da internet e as votações do RS seria necessário um bando de dados cobrindo diversas hipóteses. As hipóteses principais possíveis poderiam ser:

a) Alteração dos pesos segundo a modalidade de votação.
b) Estratégias ou políticas de comportamento das torcidas.
c) Maracutaia da produção ou de terceiros.
d) Erro ou falha na apuração dos votos.

A hipótese a) Alteração de pesos parece ser a mais suspeita e a que mais justificaria as discrepâncias, se os pesos fossem, por exemplo, alterados para diminuir a importância da votação via internet em relação à Porteira de Voz e às ligações por SMS. Como todos sabem a votação através do site é gratuita, enquanto as outras modalidade não. Pessoalmente acho que um sistema de pesos seria justo, tendo em vista esse pormenor dos custos para o votante. É um assunto delicado, porque teriam que ser adotados critérios muito difíceis de comparar com justiça.

Seria necessário um estudo para determinar a proporcionalidade média entre cada modalidade de votação e levar em conta o crescimento de cada uma de acordo com a maior ou menor audiência da atração. Em roças muito concorridas (como as da Scheila x Bárbara e Beto x Mateus) haveria supostamente uma tendência da predominância da votação por telefone e, portanto, diminuição da importância da internet. Alguns internautas notaram que votações que envolvem a Bárbara ou o envolvimento da mãe nas torcidas são as que apresentam maiores discrepâncias.

Isso não seria resultado de maracutaias, mas talvez seria devido à maior penetração da TV aberta influindo positivamente no tipo de mídia para esta e, negativamente na mídia internet. mesmo não havendo esta alteração de pesos. Isso por si só já alteraria expectativas. Por isso é que digo que seriam necessários dados para uma análise mais apurada.

Na hipótese b) Estratégia de torcidas, existem depoimentos esparsos segundo os quais a torcida da Bárbara não vota em enquetes, principalmente quando a votação no site oficial é de interesse dessa torcida. Inclusive aqui no Votalhada existem depoimentos nesse sentido. Há inclusive um que declara que vota ao contrário de sua preferência em enquetes. Se essa moda pega, nenhuma enquete no futura acertará qualquer prognóstico e isso é resultado direto da propaganda da emissora no sentido de que enquete não ganha RS e abre caminho para as induções tendenciosas de comunicadores da estação ou maracutaia mesmo, onde um deles é quem declara tal coisa com frequência. Ou seja, com isso contribui diretamente para o descrédito da própria estação.

Na hipótese c) Maracutaia, que é a preferida dos internautas que postam comentários aqui, há a possibilidade de "hackeamento" do site oficial, porque existem fraudadores suficientemente capacitados a fazerem isso e sem serem percebidos. Eles também podem fazer isso em outras enquetes da internet com maior facilidade. Existem vários recursos fraudulentos que possbilitam isso. Sem excluir também a possibilidade de má fé dos realizadores também, independentemente de serem auditados por auditor idôneo, o qual também pode ser enganado, porque ninguém é infalível. Sinceramente não acredito nessa hipótese c), mas a possibilidade existe.

Da mesma forma a hipótese d) também não é muito provável, apesar de que a série de erros, inclusive de lógica, da produção e dos realizadores não garanta total confiança em seus métodos até em coisas simples ou fáceis de executar com acerto. Uma simples inversão de nomes no totalizador de votos ou em uma parcial pode inverter o resultado de uma votação.

Por exemplo, ninguém notou uma inversão que fiz em um quadro com percentuais comparativos entre Bárbara e Denise apresentado em um post anterior, o qual alterou significativamente a média final. Foi um erro involuntário, pois não sou de fazer isso propositalmente e considero minha honestidade acima de qualquer suspeita. Quem garante que o mesmo não possa estar ocorrendo nos realizadores, propositalmente ou não? Ninguém acusou o meu erro e fui eu próprio que o descobri.

Por outro lado existem falhas que nada têm a ver com a produção, com os realizadores ou com qualquer outro órgão ou estamento ligado ao Reality. Por exemplo, já aconteceu comigo e com pessoas da minha relação tentarmos votar por telefone e não conseguirmos por falha da operadora de telefonia local. Em muitos estados ocorre isso e quando ocorre num estado importante em termos de votação, pode ocorrer uma inversão de expectativas. Pode também ocorrer falcatruas nessas operadoras, embora não hajam registros disso e creio serem muito difíceis ou improváveis.

Enfim, as explicações podem estar em qualquer dos pontos abordados ou em qualquer outro ainda não considerado e, sair aventando hipóteses é o máximo que podemos fazer até que alguém se preocupe seriamente com a questão e investigue as possibilidades com conhecimento de causa e competência.

Em conclusão, falar de rejeições aqui e ali, estratégias acolá e além, mil e uma estratégias e marmeladas, etc, caem no vazio se não for feito um estudo sério nessa matéria com a intenção de investigar e até para propor métodos mais infalíveis em apuração de votações. Isso é um problema enfrentado há décadas pela Justiça Eleitoral do país e  estamos entrando agora na era das votações por métodos biométricos e das senhas bancárias com o mesmo fundamento. É um assunto bem complexo e não seria um simples comentarista de RS quem iria pôr um fim na celeuma que se cria sempre que ocorre alguma expectativa invertida ou contrariada por alguma razão plausível ou procedimento errado, incorreto, falho ou impróprio.

Inversão ou contrariedade de expectativas sempre ocorrerão, e cabe a todos nós estarmos cientes de que a choradeira resultante pode ser apenas... choradeira e nada mais.

Podemos propor uma enquete para que os nossos visitantes escolham qual hipótese parece ser em sua opinião a que mais explica as inversões de expectativas nas votações do site oficial, mas o item mais votado apenas mostraria qual o motivo do choro mais utilizado, o qual não significaria que é o real.

Meu conselho para os fãs de RS é: não se preocupem com maracutaias e marquem presença no site oficial ao invés de tentarem burlar ou furar enquetes. Mais cedo ou mais tarde a verdade vai aparecer e o ganhador sempre será o preferido da maioria, embora possa um ou dois vilões estar na Final. Na Final precisaria haver um produtor muito mais inteligente que a média para impôr um preferido seu contra toda a audiência e não adianta que ele preserve seu preferido evitando que caia em roças ou que o deixe enfrentar apenas roças fáceis. 

Por outro lado esteja ciente de que não é a internet quem determina o ganhador ou que é só esta. A TV abrange um público diferente e é ilusão pensar que a internet é uma boa amostragem dele. Vocês estão sempre esquecendo da "maioria silenciosa" e não adianta muito ficar fazendo barulho nos sites que cobrem o Reality ou em suas enquetes.

Em sua opinião, qual é a melhor hipótese para explicar a inversão de expectativas nos resultados da votação no site oficial? Espero ter fornecido munição para a sua opinião.


"Di 4 de setembro de 2013 13:51
Ai então não posso mais ficar feliz e ver que a Denise tá na frente pra ganhar e a Bárbara tem a maior rejeição aqui no votalhada?"

Não é só aqui no Votalhada, Di.

"Daniel Day-Lewis 5 de setembro de 2013 01:28
Nunca acreditei em manipulação de votos, seja no BBB ou na Fazenda. Pode sair meu favorito ou ficar o que eu mais odeio, continuo não acreditando em manipulações de votos."

Muito bom comentário, Daniel, mas "existem mais coisas entre o céu e a terra do que julga a nossa vã filosofia". (Shakespeare)

"Marta Souza 5 de setembro de 2013 07:53"

Olá Marta. Há um ponto falho na estratégia do seu grupo. Se todos fizerem isso, nenhuma enquete funcionará mais e abre margem para manipulações cada vez maiores dos realizadores para direcionarem o RS no sentido de imporem um favorito deles ou interferirem diretamente nos resultados das votações sem que ninguém possa objetar nada. Você e seu grupo estariam colaborando assim para que o seu preferido não ganhe quando não houver coincidência de interesses. Se é isso o que quer, depois não reclame.

"Paola Marcondes 5 de setembro de 2013 09:37"

Você não vota em enquetes ou não dá muita importância a elas mas reclama do que a sua omissão pode gerar. Não digo que deva desperdiçar tempo quando tem interesse em votar no site oficial, mas abster-se de votar em enquete por principio ou capricho como alguns declaradamente o fazem é totalmente errado a meu ver, e perigoso.

"Julio Ribeiro (@julioss15) 5 de setembro de 2013 10:26"

Olá Julio (afinal é Julio ou é César? LOL), gostei do seu comentário, e está até difícil identificar sua torcida. Inteligente intervenção.


11 comentários:

  1. Oi Frank! Ainda acho que a internet é que está comandando essas votações na fazenda, o publico do sofá não está definindo nda. O publico do sofá é o torcedor comum, que vota de acordo com as suas preferencias e com o andamento do jogo. Existem fãs clubes contratados e funcionam como uma empresa prestadora de serviços, geralmente contratados por roça ou paredão, como queira, ou então um pacote que inclui o tempo do concursante dentro do reality. Acho muito triste isso. Pq muitas pessoas se envolve com o concursante que não tem a possibilidade de concorrer de igual pra igual com o outro.Se foi feito isso nesta fazenda não teremos a certeza nunca, porém depois da roça da Sheila, que poderia até sair, mas não com tanta diferença, e essa ultima do Matheus que todos apontavam sua saída mais ou menos com a porcentagem que o Beto saiu, paira a duvida no ar. Vc não acha?? Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Frank. Gosto muito dos seus posts, tamanha a lucidez com que você os escreve, tão bem argumentados. Sabe, Frank, de tudo o que se vem comentando sobre esse RS, não li nada ainda a respeito de Dona Monique Evans, quanto ao fato da participação "velada" dela lá dentro do RS, como concursante, em lugar da filha. Ora, a meu ver quem está competindo com os demais é propriamente a mãe,não sei se por combinação prévia ou não. Poderíamos pensar na hipótese, e apenas hipótese, de, em sendo demais a mãe concorrer pela terceira vez ao prêmio, aderiu à ideia de a filha ir em seu lugar, e agir aqui fora como o seu incansável "cabo eleitoral", com o agravante de já ser formada no quesito manhas lá de dentro pra se ganhar (pois chegou muito perto na segunda vez). Daí, ficaria aquele pininho na cabeça dizendo: "Mas, por tão pouco eu não ganhei, vou tentar dessa vez, com a minha filha lá dentro". Segundo ele: "vou chamar meu irmão, de Miami, para vir, porque todos têm assessores lá dentro e "eu" estou sozinha", Com quem ela se compara? Como mais uma concursante? Porque não é a filha que está competindo, mas, sim, a mãe, com toda a ansiedade, gana e descomedimento a que a tal "corrida pelo ouro" predispõe. E sinta só: como a filha é chamada e e referida no R7? Pouco a chamam de Bárbara, senão, "a filha da Monique Evans... que diz, e repete: estou aqui para buscar o prêmio da minha mãe". Que peninha dos outros...

      Excluir
  2. Quero comentar o comentário que você fez a respeito do meu comentário do post passado. Quando afirma que eu reclamei de minha omissão? Perai, até voltei a reler o que eu havia postado, embora eu tenha comido alguns pontos e vírgulas, não consegui achar onde você possa ter entendido como reclamação. Somente pontuei que antes, em outras edições, de fazenda, bbb, outros reality, eu nunca havia participado de votações, principalmente como torcida organizada, como estou agora. E que só participei destra vez, por estar indignada da manipulação da edição e da produção... Enfim, sinceramente não vejo absolutamente nenhum perigo em não votar em enquetes, como eu disse antes, e reafirmo, enquete não salva nenhum candidato, vocês mesmos, já provaram isso, quantos que estavam a frente nas pesquisas e saíram? Não vale a pena o cansaço que temos depois de passar 2 dias votando horas sem parar, ainda ir nas enquetes, seria até burrice, a diferença não esta somente no numero de fãs que os concorrentes possuem, esta na motivação dos fãs, a quantidade de voto que cada um consegue realizar! É isso que faz nossos favoritos ficarem! Ahh, e como eu gostaria que fosse verdade esse papo que somos "contratados", eu adoraria poder ganhar um dinheirinho pelas minhas horas de dedicação... hahaha, brincadeira, faço isso por gosto...

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este chat com Carelli (sqn)
    Fala sobre votações, inclusive o conselho dado é: Não percam tempo em enquetes... Ah, tá, Carelli! Já entendi tudo! hahaha...

    youtube.com/watch?v=ypBi12gzbPI - Postado por Genaro Brusch em 05/09/2013

    ResponderExcluir
  4. "maioria silenciosa" Acho q essa maioria tá sendo super importante na votação também, Monique Evans é bem popular, inclusive vejo muitas pessoas torcendo por Barbara Evans mesmo sem assistir, apesar de que muitos que assistem também gostam.

    Esse é um bom post sobre a votação: http://cartasparapi.com.br/modulo/colunas/a-fazenda/e-dale-dale-dale-dale-voces/

    ResponderExcluir
  5. Vou ser bem direta: Para mim é mais do que óbvio que Monique contratou call centers. Não conseguem margens fora de empates técnicos no UOL votando direto na base do chicotinho (aqui já desistiram, pois não dá para votar "trocentas vezes" e Denise está bem na frente). Bárbara disse para quem quisesse ouvir que ela pesquisou o preço da "famosa Máfia" que está com eles, cujo cidadão insiste em dizer que "trabalha de graça" (bom samaritano...). Portanto, já havia intenção desse caminho "facilinho".Tbém Monique tem informações privilegiadas. Minha opção é a c: MARACUTAIA generalizada.

    ResponderExcluir
  6. Quanto a hipótese C, tem um link, que não sei se posso colocar aqui, mas... que diz que a Monique entrou em contato com um hacker no dia da votação do Matheus X Beto, acho isso muito estranho, leiam a matéria

    http://www.boainformacao.com.br/2013/09/a-fazenda-monique-evans-conversa-com-hacker-no-twitter-e-levanta-suspeitas/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deia.
      A principio não é permitido a publicação de links.
      Quando estou mais liberado, vejo que não é qualquer site e não tem muito comentário para liberar, visito o link.
      Se vejo que não existe problema, eu libero.
      É o teu caso hoje.
      Abraço.

      Excluir
  7. vc sempre diz que n se baseia em pessoas que so votam no r7. vamos la! ja disse e repito, castelo denominado assim por fanaticos por Nanda e Andre, atendem a seus pedidos. eles querem Gominho em primeiro e Barbara em segundo. foram os que salvaram Mateus por causa da Barbara. Nanda colocou uma musica no fb as 9:00 da manha, às 9:10 ja tinha 190.000 curtidas. sabe la o que é isso? sao esses votos que nao aparecem em enquetes. so para esclarecer, nao sou fanatica, nao voto em nenhum lugar, so gosto de acompanhar os rs. se nao manipularem como estao fazendo ate agora, é isso que vai dar na final.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que uma enquete de supostas roças feitas fora dos dias de roças, mas durante a semana mostraria uma tendencia maior, lembro que a Fernanda(bbb13) ganhou todas as enquetes com mulheres do bbb sobre suposta vencedora, e que o resultado real ocorreu de fato.

    ResponderExcluir
  9. Olá Frank,

    sabe o q me faz ter certeza da maracutaia? o fato da Monique no twiter dela durante as votações q ela "torce" pra um peão, como qdo a filha dela ou o may/teus vão pra roça, ela tem a certeza de q a votação vai ser favoravel a ela. Mesmo as enquetes mostrando um favorecimento pra outro peão, ela tem a certeza da vitoria. Alias sabe do resultado até antes do Brito. É essa tranquilidade dela antes do termino das votações e a certeza dela do já ganhou, é q ñ me resta nenhuma duvida da maracutaia.
    abraços

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.