03 setembro 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: A Ira


A Ira

"Erci Gottardi 2 de setembro de 2013 22:08
Cesar,
Infelismente existem muitos caras como vc, q na delegacia da mulher, se defendem dizendo: - Ela mereceu, Ela pediu por isso. Ela ta colhendo o q plantou.
Enfim q viva o machismo né cesar?
quem disse q ñ existem mais trogloditas?"

Existem muitos que entendem que estão autorizados a ofender os concursantes (e até quem não é participante de RS), Erci. É próprio dos covardes atacar os fracos e quem não pode se defender. Não é somente na questão do machismo, mas também e principalmente em relação aos princípios mais básicos da educação e da consideração para com o próximo. A falta de princípios e o machismo andam de braços dados lado a lado.

Gostaria muito de saber onde é que está aquela citação bíblica sobre a ira não ser pecado. A Bíblia não diz nem que sim e nem que não. Se foi de Efésios 4:26,27 foi tirada de contexto para denegrir o escrito mais venerado da cristandade. Pelo que sei a ira é um dos sete pecados capitais da Religião Católica. Em minhas pesquisas encontrei as seguintes referências bíblicas que contestam aquela afirmação:

"Já o sabeis, meus amados irmãos: cada qual seja pronto em ouvir, lento em falar e comedido em irar-se; porque a ira do homem não faz o que é justo aos olhos de Deus.” (Tiago 1,19-20)

“pois bater o leite dá manteiga, bater no nariz produz sangue e bater na face produz disputa.” (Provérbios 30,33. Confiram também Salmos 4,4-5).

"bater na face" equivale a açular a ira. Se "a ira do homem não faz o que é justo aos olhos de Deus", por dedução límpida e lógica não é bom irar-se. Muitos preceitos bíblicos não estão previsto nos dez mandamentos e não quer dizer que não são pecados ou que são permitidos. A Bíblia aconselha que ao irar-se, abstenha-se de qualquer ação ou palavra, para não pecar.

Existem pessoas que não sabem ler, não ouvem direito, são rápidas para ofender e xingar e se enfurecem intempestivamente com frequência e, às vezes, por motivos fúteis, até contra quem não conhecem direito. Xingam de patetas, de loucos, cunham como malignas e de abutres sem nenhuma cerimônia ou respeito pelo próximo.

Eu diria que o trio de homens da equipe Avestruz foi quem elevou a Denise ao estrelato com as perseguições descabidas e um machismo disfarçado. O machismo se manifesta de múltiplas formas e um deles é o "bullying".

Beto

Beto, há apenas algumas poucas horas antes havia votado no Gominho para Fazendeiro, preterindo a Bárbara. Se isso foi uma estranha defesa da Bárbara, todos teriam razão em querer que ela salvasse a pele dele na escolha das provas. É mister observar que a Bárbara declarou depois que não estava nessa "vibe" de ser Fazendeira, mas o Beto não sabia disso na hora de votar!

Acho que esse dever caberia mais ao Gominho. Ou será que você aprova a sua omissão? Sua omissão só se justificaria eventualmente porque os quatro votaram a seu favor para Fazendeiro, mas seria o certo? Percebam que essa discussão em torno desse assunto é causada pela omissão da produção por não mostrar os acontecimento ao vivo. O que mostram posteriormente editado dificlmente convence.

Por outro lado, dificilmente a Andressa concordaria em dar-lhe a prova de força. Isto que falo não é uma defesa da Bárbara. É uma retificação de um argumento falho da parte dos fanatizados. Vamos torcer, mas vamos ser honestos. Digamos apenas que não gostamos dela e aduzamos argumentos verdadeiros.

Os torcedores precisam ter argumentos verdadeiros para justificarem suas preferências, caso contrário o efeito obtido é contrário ao pretendido. Muitas vezes adota-se a defesa de um culpado por causa da injustiça das acusações. Um réu tem que ser sentenciado pelo crime exato cometido e não por crimes que não cometeu. O mesmo raciocínio se aplica a concursantes.

Mateus

Mateus é um exemplo do que é capaz a ira fazer de um homem. O espetáculo dantesco com a perda do controle emocional protagonizado por ele e a Andressa no episódio das cusparadas está lhe cobrando nessa roça. Pessoas muito caladas como ele são assim. Não mexam com eles, porque sua explosão de ira irá às últimas consequências. O que fez não prejudicou somente a ele.

Não foi bom aos olhos de Deus o que ele fez, mas como a voz do povo é a voz de Deus... O interessante é que o nome do concursante evoca o primeiro evangelho, o de Mateus, onde se lê em Mt 18,7: "Ai do mundo por causa dos escândalos! É inevitável, sem dúvida, que haja escândalos, mais ai do homem pelo qual advém o escândalo!"

Se não tivesse perdido as estribeiras o Mateus poderia estar agora disputando uma tranquila roça, de onde se salvaria diante de um Beto apático, curto de inteligência e que não sabe identificar seus verdadeiros inimigos ou aliados. Seu ataque (do Beto) ao Marcos estava correto, mas ele não teve a capacidade de destroná-lo com argumentos inteligentes e preferiu o armistício e se tornou um covarde perseguidor de mulheres.

Ele é um dos que escolheram o alvo errado (Denise) justamente por pensar que este seria um "inimigo" mais fácil para derrotar, mas esqueceu que o povo toma a defesa dos mais fracos sempre. Seus votos e do Mateus são quase os mesmos ao longo do todo o RS, e a maioria na Denise.

(Todas as citações bíblicas deste post são da Bíblia Mais Bela do Mundo - Editora Abril)


"Livia Fernandes 3 de setembro de 2013 00:33
...Mas, Frank é muito esperto e soube identificá-la.
Amanhã quero dar uma lida nos posts anteriores. Soube que houve muito babado. Hoje vou descansar.
Abraços."

Lembranças e meus respeitos para ela, Livia. Tem muitos babados sim! Se tiver muitos comentários a fazer, junte-os todos e coloque no post atual ou envie por email. Abraços.

"Jorsilei Pedrina 2 de setembro de 2013 10:50
...Beto sempre defendeu a Barbara, e agora ela se volta contra ele...um nojo ver a amizade dela com a Andressa..."

Jorsilei, menos! Não me consta que há uma amizade entre a Bárbara e a Andressa, pelo menos por enquanto não mais.

"Ana Manaus 2 de setembro de 2013 10:34
o Britto avisou q o fazendeiro não teria imunidade... vc não assiste e/ou não prestou atenção... cuidado ao fazer postagens! É preciso ter bom senso e clareza, para não levantar "hipóteses" patéticas!"

"Olívia Tavares 2 de setembro de 2013 10:44
Desculpe, mas dizer que Bárbara já sabia é uma coisa meio louca, não é? Ela, como poucos ali dentro, entende muito bem o jogo. É rata de RS. O Britto deu essa informação quando o Mateus foi para baixo abrir o poder da arca."

Oi Olivia. Assisti o programa e o Brito falou que o novo fazendeiro que iria vencer a prova "não necessariamente teria a imunidade" (isso não é uma afirmação definitiva) e foi só isso e deu essa informação antes da abertura da arca e sem a presença do Mateus. De qualquer maneira não faria sentido nenhum que os concursantes soubessem que o Fazendeiro escolhido pelo Mateus (Beto) seria apenas uma figura decorativa, sem nenhum poder.

Nesse caso, porquê o Beto ficou depois fazendo planos para indicar alguém e a Andressa ficou com medo de ser a indicada? Bárbara falou explicitamente que ele não iria indicar alguém. Estariam (Beto e Andressa) representando? Isso seria muito mais grave e a meu ver seriam bons atores nesse caso! Acho mais é que houve vazamento de informação, intencional ou não. Não acredito em coincidências e Bárbara é sim, rata de RS, mas convenhamos, seria previsão demais para o meus gosto. Ana, penso que deveria ser menos impulsiva e mais respeitosa ao acusar outras pessoas de "levantar "hipóteses" patéticas!". Continuo sustentando a mesma hipótese, quer você queira quer não.

É claro que com a volta da Denise e a equipe Ovelha permanecer com 4 integrantes, daria margem para uma dedução inteligente da Bárbara, mas daí a "cantar" a pedra com exatidão vai uma distância muito grande. Só por isso, volto a afirmar: ela teria todo o direito de vencer o RS, e só por isso. Somente no sábado (31) o Brito falou que se o Paulo não tivesse saído e a Denise sim, o envelope da Andressa seria diferente. Talvez eleger a equipe ganhadora ou indicar um candidato de cada equipe para concorrer à eleição de Fazendeiro.

Esta notícia dá toda a pinta de que um vazamento teria ocorrido durante a madrugada ou pela manhã.
(afazenda.r7.com/a-fazenda-6/noticias/barbara-desabafa-que-raio-de-fazendeiro-e-este-nao-tem-imunidade-20130830.html)


Nota curiosa: Hoje, dia 3/9/2013, nasceram os filhotinhos da cabra branquinha, que estava prenhe. Nesse post onde o tema predominante é bíblico, o nascimento de cordeirinhos no Reality é um bom sinal.

4 comentários:

  1. Para mim são dois imbecis, narcisistas e machistas. Ainda o Matheus consegue ser pior, porque ele não mostra muita tolerância quando está sendo contrariado, tem atitudes de muleque de 14 anos e mostra uma violência contra a mulher que é absurda. Nenhuma atitude justifica ato de violência. Urach escrota ou não (eu gosto dela, mas sei que muitos reprovam com certa razão as atitudes dela) não merecia o que o Matheus fez com ela. Aliás, ninguém mereceria, mulher nenhuma. Nada justifica aquela reação.

    ResponderExcluir
  2. E quando se vê Monique Evans no twitter, aí é que temos mais raiva da Bárbara. Tudo que Monique condenou a filha está fazendo, agora ela não acha feio, do demônio, ela acha até "bonito".
    Eu não gosto da Bárbara. Gosto de ver jogo e não namoro mela cueca. Se quero romance ou sexo, eu saio e procuro. Não quero me realizar sexualmente ou amorosamente vendo Reality Show.

    ResponderExcluir
  3. Caro Frank Killer,

    Você é sem dúvida um excelente comentarista de RSs. Abrange os acontecimentos com conhecimento de quem assiste a tudo, prestando atenção nos mínimos detalhes.Com o olhar de quem vê para analisar e não julgar.
    Eu já assisto pra "julgar" e escolher um preferido, eles estão ali para isso, para que o o público julgue quem é o merecedor do prêmio.
    Nessa não tenho nenhum preferido.
    Mas sua análise dos dois foi perfeita ao meu ver e creio de muitos
    Beto, não se impõe, medroso.
    Mateus antecipou quando na armação da rebeldia o que viria depois quando disse em sua revolta:"Não sou esse bonzinho que vocês pensam, não sabem o que sou capaz"
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá, Frank. Aqui é o César. Gostaria que comentasse minha defesa. Gostaria de me defender sobre um ponto importante levantado pelos leitores que comentaram o texto nove pecados. Não é nada sobre a imparcialidade, até mesmo porque essa não era minha intenção, minha intenção era expor o jogo nas metáforas que escolhi, e da forma como o vejo (o que não necessariamente é uma visão certa). Também não tinha a intenção de "xingar" ninguém, eram metáforas... Acredito que boa parte dos leitores entenderam.
    Gostaria de me defender das acusações de machismo. Não sou machista. "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo." (Efésios 4:26-27). A Bíblia cristã "tolera" a ira, mas não as consequências desta, Mateus ao irar-se não se controlou e sim, fez um papel ridículo e bastante reprovável... Não agredir as mulheres da casa ERA SUA OBRIGAÇÃO, mas também acredito que ele não está acostumado a esse tipo de situação, com esse tipo de mulheres... é difícil, seria hipocrisia dizer que é fácil, aguentar os quase 30 minutos de ofensas da Andressa, aos berros... MAS ERA SUA OBRIGAÇÃO AGUENTAR. E tenho a absoluta certeza disso.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.