17 setembro 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Ilusão


Ilusão

Procura normalmente abstrair a primeira impressão e prender-te a fatos, mas o que seriam fatos, né? Reconheço que é difícil para quem não está acostumado. Considero-me calejado nisso, mas não seria também ilusão minha? Procuro entender as motivações das atitudes, ao invés de fixar a atenção nas atitudes propriamente ditas. Isso é somente o que posso fazer com as limitações que reconheço ter. Para fugir da ilusão, procuro a lógica, mas quem me garante que o conceito lógico humano não seria ilusão também?

Penso que nossa realidade é, no fundo, irreal. Basta pensar que nossos atributos em tese não seriam tão perfeitos como os atributos de, por exemplo, Deus. Sua justiça é incompreensível para nós, porque está num nível incompreensível ainda por nosso intelecto. O ser humano é um coitado que pensa que sua forma de pensar e julgar é ou poderia ser perfeita. Não há perfeição sobre a face da Terra. Teríamos que ir um pouquinho para o alto. Soltar as amarras que nos prendem à matéria para compreender melhor.

Pensa em fatos como coisas lógicas, independentes de nossos sentidos, sentimentos e emoções. Somente depois de compreender as motivações ou causas dos fatos, passa a julgar as consequências e atitudes. Somos viciados em ver primeiro as atitudes e as consequências e damos pouca importância às motivações e atributos. Atributos e motivações são causas e consequências e atitudes são efeitos. As causas estão em primeiro lugar na ordem de precedência, porque não há efeito sem causa. O nome disso é lógica, mas apenas lógica humana, não divina. Voar é um efeito e o que interessa são as causas desse vôo.

Pelas motivações e consequências chega-se aos atributos pessoais. Daí em diante estamos armados para chegar às atitudes. Todos no entanto dependemos de fatos abstraídos dos nossos sentidos e que sejam tanto reais quanto possível, ou seja, não empáticos e não dependentes de nosso juízo ou nossa verdade, mas de uma verdade e de um juízo mais absolutos, universais e realmente lógicos.

Nessa ordem, devemos ver primeiro 1 - Motivações, 2 - Consequências, 3 - Atributos e finalmente 4 - Atitudes. Em geral os atributos explicam as motivações e, as consequências as atitudes, sejam estas visando o bem ou o mal e assumindo que este maniqueísmo realmente exista. Compreendes onde quero chegar?

Ninguém é ruim por opção ou bom por natureza. Todos fazemos parte de uma cadeia permanente de causas e efeitos, e inter-conectadas. Somos entes pensantes sujeitos a falhas e acertos em qualquer situação, momento e lugar. Somos afetados pelo meio e as relações e por nossas percepções, com as ilusões originadas dos nossos falhos sentidos e com os quais tentamos enxergar um mundo pretensamente real, seguramente além da nossa compreensão.

Tenhas a certeza de que o mundo real não é como o percebemos. Cores, sons, movimentos e formas são truques da nossa mente para retratar o mundo exterior a nós, de modo a nos proteger e preservar, e estamos viciados em nossa mente para apenas perceber o que mais nos interessa sob esse ponto de vista preservante e conservante. Ilusionistas, golpistas, escroques e prestidigitadores, etc,  aproveitam-se disso para ter ou fazer sucesso ou para chegarem a seus fins astutos e, muitas vezes, inconfessáveis.

Nosso cérebro é capaz de perceber centenas de situações e fatos, mas fixa a atenção em menos de um porcento deles por questões práticas. Nossos sentidos mais fiéis são o tato, o olfato e o paladar, porque precisamos responder ao ambiente e interagir com ele para nos protegermos e conservarmo-nos. Em seguida vêm a visão e a audição. A finalidade básica de nossos sentidos não é conhecer o mundo real, mas nos protegermos dele e subsistirmos nele. Somos animais e não há como fugir disso.

Em resumo, tudo são impulsos nervosos ou correntes elétricas de baixíssima intensidade geradas no nosso cérebro, que criam toda a ilusão que nos faz pensar em um mundo real, como o percebemos, e que na verdade não é nada disso. Pessoas diferentes têm percepções diferentes de tudo e, no que se relaciona com a verdade de cada um, é e pode muito bem ser que nenhuma seja a verdade absoluta.

O nada não existe, porque alguma coisa há. Caso contrário o Universo não existiria, mas até o Universo pode não existir realmente nessa ordem de idéias. Se pensamos seria porque existimos, mas podemos não existir de fato, se formos apenas uma realidade ilusória ou virtual resultantes de um ser em uma outra realidade transcendente. O frio não existe. É ausência de calor. A escuridão não existe. É ausência de luz ou de cores, que são apenas radiações eletro-magnéticas. O silêncio não existe. É ausência de som, que é ausência de vibração. E vai por aí a fora. Podemos dizer que o mal não existe e que é ausência do bem, mas poderia na realidade absoluta ser o inverso. O ódio não existe, mas seria ausência de amor e igualmente poderia ser o inverso. Dependeria do referencial do que seria a realidade de fato.

Enfim, como dizem os brahmânicos, hindus e quase toda a filosofia oriental, o mundo é Maya (ilusão), porque sua configuração depende de nossos sentidos, que podem ser e são ilusórios e que diferem de pessoa para pessoa. Podemos garantir que as percepções de um louco, e, consequentemente suas opiniões, são ilusões. Quem garantiria que as percepções de todos nós não seriam igualmente ilusões? Loucos seriam apenas iludidos explícitos visíveis.

Nossos sentimentos são impulsos nervosos e nossas emoções são causadas por hormônios e substâncias químicas. O amor é química, portanto, bem como o prazer e a dor. Somos programados conforme o nosso genoma, constituído de milhares de genes agrupados em 23 pares de cromossomos (e nos movemos através de impulsos elétricos), desenvolvido e evoluído através de gerações incontáveis desde o ser mais primordial, simples e unicelular, que nos deu origem. Por enquanto somos pura química, combinada por pouco mais de uma centena de elementos químicos. Só iremos perceber toda a verdade quando atingirmos o status de Deus, quase no fim da eternidade ou em seu limiar, como queiram, e se durarmos até lá. Por isso é que está dito que somos feitos à semelhança de Deus.

Pensa com profundidade em todas essas coisas e diga para ti mesmo se vale a pena deixar tua empatia comandar tuas emoções, sentimentos ou tuas preferências. Tua empatia nada mais é o que chamas de tua verdade, mas quando pões em dúvida tua própria verdade e também a de todos os demais o que resta? Ilusão apenas. A ilusão que te faz bem ou que julgas que te faz bem e te preserva ou julgas que te preserva. 

Nota: Este post está com tratamento na segunda pessoa porque fala de Deus e dos falhos atributos do homem em relação a Ele. Não significa que estou te colocando num patamar inferior ou superior em qualquer ponto de vista e nem distinguindo qualquer pessoa ou entidade em particular, inclusive eu.


"Polar 15 de setembro de 2013 15:37
Torcia pra Andressa. Surpreso?
Nessa edição toda flopada, escolhi torcer para a pior entre os piores... Ou deveria dizer VICE pior?"

Não estou surpreso, Polar, e você não me iludiu. Sendo Andressa a vice, quem seria o pior em sua opinião? LOL. Espero que o Admin aprove sua matéria e me surpreenda com ela. Considere enviar sua matéria para contato@votalhada.com.br e forneça um direcionamento como forma de contato com você.

"Livia Fernandes 15 de setembro de 2013 15:11
Tenho uma outra visão sobre o sonho de Bárbara."

Não acredito em sonhos premonitórios, Livia. Sonhos são fantasias subconscientes simbólicas. O simbolismo varia mas ainda são fantasias inconscientes ou do inconsciente. O relato é de mais de um mês antes das datas citadas por você. Por outro lado, sonhos são realizações de desejos fantasiosos inconscientes (ilusões da mente) na grande maioria dos casos e geralmente estão relacionados com a pressão da libido e outras tensões psíquicas relacionadas. Em um RS os confinados geralmente têm sonhos ambientados no RS e com fatos relacionados com o confinamento, e remontam a incidentes ou elementos de sonhos recentes de no máximo 5 dias, em regra. Se gosta do assunto, leia "A Interpretação dos Sonhos" de Sigmund Freud.

"Daniel Day-Lewis 15 de setembro de 2013 16:28
Há cerca de 10 dias atrás, em entrevista para A Fazenda Online (que é apresentado pela Gianne Albertoni), Rodrigo Carelli afirmou que não haveria roças triplas!"

Se bem me recordo, Daniel, ele não afirmou isso. Acho que ele só falou que já tinha havido experiências de roças triplas em edições anteriores e que eles acham mais interessante roças duplas, salvando um para ser Fazendeiro antes do dia da eliminação. Agora fizeram uma variação, promovendo uma Prova do Fazendeiro com os dois restantes de uma roça tripla, após a eliminação de um terceiro concursante. Suas conclusões ficam prejudicadas com esse detalhe. Vamos ser justos mas reconhecer que, devido à maneira ilusionista, reticente e dúbia através da qual ele fala, bem que poderia levar você a se enganar.

"felipe 15 de setembro de 2013 22:23
A fazenda 6, já está definida..."

Sua projeções estão boas, Felipe, mas a produção pode não concordar com elas e mudar tudo na Final. LOL. Lembre-se que eles querem audiência e suas preferências ou a de qualquer outro são secundárias. Se eles puderem queimar todos os favoritos até à Final, eles o farão sem pestanejar. Se puderem iludir a todos, tenha a certeza de que o farão.

"Wladimy Gomes 15 de setembro de 2013 18:38
Muito verdade LEANDRO,acho que você e eu somos os únicos que assistimos o mesma Fazenda"

Chabe que vochê pode estar cherto? Todos os demais estariam vendo outra Fazenda e só por isso é que a Andressa conseguiu a votação recorde de 10%. A produção conseguiu iludir toda essa gente, menos você e alguns "gatos pingados". LOL.

"Paola Marcondes 16 de setembro de 2013 15:12
Acho que os top friends da Andressa e da Denise estão errados... De acordo com os últimos acontecimentos o certo seria:"

Você esqueceu de dizer as palavras mágicas "em minha opinião", Paola, e não aduziu suas razões. Em minha opinião, Andressa não sabia que o Gominho era falso com ela e só veio a descobrir isso no "Programa da Tarde" de hoje (16/9), ao ver os vídeos que mostraram para ela. No caso da Denise, ela é quem é mais falsa com ele do que ele com ela (Denise é falsa com todos e sempre foi desde a primeira semana), mas como já falei, isso é apenas questão de opinião e a minha é isenta, ao passo que...

Denise não é isolada pelos demais. Ela é quem se isola. Essa é a sua estratégia básica. Essa estratégia consiste em ser "perseguida". Foi algo que deu certo com a Angelis (FV) de uma maneira não premeditada. No caso da Denise é premeditado. Estratégias que dão certo em Realities, premeditadas ou não, não funcionam muito em RSs posteriores. Elas só dão certo com torcedores que desconhecem edições passadas. É claro que torcedores da Denise não concordam com essa opinião, mas isso é apenas direito deles. Não significa que estão certos ou que sou dono da verdade. No fundo, todos podem estar sendo iludidos.

Paola Marcondes 16 de setembro de 2013 14:58

"Publicar somente a % da Andressa só enfatiza o fato que eles (Direção da Fazenda) estão manipulando simmmm, não querem assumir que o jogo já esta ganho, por mais que tentem mudar o resultado! HA HA HA"

É interessante notar, Paola, que eles enfatizam, e é verdade, que a votação é para permanecer. Nesse caso só o que faria sentido seria divulgar quais as percentagens das que ficaram e não de quem saiu. Caem em contradição com a maior candura e não conseguem esconder que são facciosos com a audiência e a iludem na cara de pau.


6 comentários:

  1. Frank, tenho duas informações sobre a roça de domingo.

    Gianne falou pra Andressa durante o chat da Fazenda Onlline
    Segue o link: http://youtu.be/Bq1L3TnKsS8?t=17m8s
    A partir dos 17:08 ela fala os percentuais (alguém da produção foi soprando pra ela); Bárbara 52%, Denise 37% e Andressa 10%. E também revelou que foram quase 10 milhões de votos.


    E a segunda fonte é de a do Frota, ele postou no facebook dele dizendo que a Denise ficou com 48% e Bárbara com 42%.
    Tudo isso, segundo ele, foi informado pela produção.
    Inclusive ele disse ontem de tarde que foi informado que a Denise tinha ganhado a prova do Fazendeiro(coisa que de fato, aconteceu).



    ResponderExcluir
  2. Por isso gostava da Andressa. Era de longe a mais "sincera". Pelo menos não fingia de princesa e menininha, nem de justiceira. Ela mostrava o que era. E quanto as impressões, assim como as nossas as SUAS também podem ser COMPLETAMENTE ERRADAS. Pau que dá em chico dá em Francisco, já dizia o ditado. Andressa estava certa sobre as duas "sonsas" da Fazenda. A Bárbara TAMBÉM É (não se deixe levar por sua empatia kkkk)

    ResponderExcluir
  3. Oi Frank! Torcedores de reality show se iludem mesmo. Eu mesma me iludi com vários campeões. Nos apaixonamos por eles naqueles 3 meses, vivendo a vida deles dentro do reality, acompanhando o dia a dia, rindo e sofrendo com eles. Nós qdo nos apaixonamos por um concursante queremos vê-los chegar a final e se possível vencer. Mas da mesma maneira que nos iludimos com o que vimos nos 3 meses, a paixão acaba junto com o reality como num passe de magica o encanto se quebra. E cada qual vai viver a sua realidade. Por isso que vale torcer, mas nunca esquecer que aquilo acaba e logo mais estaremos envolvidos com outros e outros. É um ciclo sem fim. Rsrsrs Tá aí o gde barato de ser fanático por reality show. Abração.

    ResponderExcluir
  4. A Fazenda 6 . A pior Edição de qualquer RS Brasileiro. Manipulação e Baixaria foi oque mais teve. Medo de Andressa e Denise enfrentarem na Roça. Por isso o cancelamento de Roça. Medo de acontecer uma suposta Roça. Denise e Bárbara, por isso houve cancelamento de eliminação e Roça tripla. Quesito Baixaria cuspe prá cá , Piranha , Puta , Stripper Inrustida prá lá. Uma mãe louca e desvairada tentando fazer a qualquer custo que sua filha intereresseira ganhe o jogo. Engraçado que essa mesma louca e desvairada que dizia ser contra o Sexo em RS mais quando sua Filha fazia sexo para o Brasil, inteiro saber era a coisa mais normal do mundo, A Fazenda 6 se eu pudesse mandaria todos ou quase todos para um manicômio. E o próprio iria para os animais eles sim merecem respeito não esse povo falso e hipocrita.

    ResponderExcluir
  5. Vou tentar de novo então... kkkk

    Andressa: Yani, Marcos, Gominho, Mateus, Bárbara e Denise.
    Denise: Gominho, Mateus, Bárbara, Yani, Marcos e Andressa.

    Então, agora não vou esquecer.... "Em minha opinião" acho que tava errado o da Urach, porque faz muito tempo que a Andressa já confabula com o Marcos, falando mal de Barbara e Denise, já com Gominho eles sempre disseram que "os santos não bateram" e só se "respeitavam"... No entanto que o Marcos até gravo o vídeo da saída pra ela...

    No da Denise, achei "em minha opinião" que o Gominho vinha primeiro porque foi o único que ela correu para abraçar quando voltou das ultimas roças, e por algum tempo foi o que dava mais atenção pra ela...

    Sei la, só acho, rs!

    Referente a Denise não ser isolada pelos demais, concordo em absoluto, ela só finge. No dia que ela e a Barbara voltaram da roça contra a Urach, estava todo mundo conversando na sala, inclusive com ela (Denise), que alias, em noite que esta na roça só treme, e mal consegue soltar uma frase (olha o teatro! kkk), enfim estavam todos conversando na sala e lá foi ela comemorar sozinha no quarto, pq é claro que a edição sempre mostra ela comemorando sozinha no quarto, como se ela fosse uma pobre coitada! rs

    ResponderExcluir
  6. Frank
    pelo que parece, será roça tripla até o final da fazenda! ou seja, carelli vai conseguir o que queria, levar a denise pra final!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.