04 setembro 2013

Do Cantinho da Shadow:
A Vaca foi pro Brejo em A Fazenda


A VACA FOI PRO BREJO EM A FAZENDA

Qualquer que seja o ramo de atividade em que atuemos, a credibilidade é tudo.  O mesmo ocorre com uma emissora de televisão em busca de audiência. É sabido que os índices do ibope são disputados palmo-a-palmo pelos diferentes canais de televisão de norte a sul do país. Esta disputa se dá pela busca incessante de um público fiel e consequentemente de patrocinadores, que lhe garantam o faturamento.

Ora, para isso é necessário que haja uma programação que - na essência - vá ao encontro dos valores e princípios éticos que permeiam a vida das pessoas; mantendo satisfeita, dessa forma, a audiência e as empresas que patrocinam suas atrações.

Se o grande público é esquecido ou subestimado pela emissora, a audiência cai e os patrocinadores se vão. Simples assim. Não é por outra razão que quando uma novela, seriado ou reality está para entrar no ar, os diretores e a produção procuram cuidadosamente traçar o perfil, necessidades e desejos de sua audiência em potencial. De modo que, a estratégia seja - ou deva ser - tão boa para a emissora quanto para o público.

Considerando o modo como a Rede Record tem conduzido A Fazenda, claro está que o caminho trilhado não é bom para nenhum dos dois. A cada semana a produção e o seu diretor têm se desviado da finalidade última do reality, qual seja a do entretenimento, diversão e cumplicidade com o público, deixando-o cada vez mais frustrado, decepcionado e irritado.

Após a eliminação do último participante, o Beto, com 62% contrariando quase todas as pesquisas e estatísticas de opinião, é possível dizer - sem medo de errar - que A Fazenda passa por uma crise de credibilidade.

E não venha alguém aqui dizer que é porque tem gente que só vota no R7. Isso não existe. As pesquisas e estatísticas fazem uma estimativa e inter-relação de médias e tendências dentre favoritos e rejeitados. O participante que se salvou na última votação, o Mateus, vinha acumulando há semanas uma rejeição maior que a do Beto, até mesmo porque a patética e pouco louvável cena das trocentas cusparadas não agradou à maioria das pessoas, além do fato de sua eliminação ter sido dada como certa por quase todos os sites. Pode-se até errar no resultado final, mas nunca por uma margem de erro tão grande. 62% ???? Façameofavor!!!!

Daí falar-se em crise de credibilidade. Não há transparência nas provas; porcentagens, apesar de auditadas, são omitidas ou quando fornecidas, em alguns casos são tão disparatas que geram dúvidas; favoritismos são escancarados pela produção; condutas hostis, antissociais e de agressão física são toleradas; mãe de participante circula nos programas da emissora como cabo eleitoral da filha, em detrimento dos demais; provas e eliminações são canceladas para que alguns sobrevivam ao jogo; envelopes da arca traçam os rumos do jogo beneficiando sempre a alguém ou a um grupo, sem dar-se conhecimento prévio ao público; sexo rola solto de forma promíscua, num momento em que se vive um processo de conscientização nacional para que os jovens façam sexo seguro; mulheres são agredidas verbalmente, com pedras de gelo, suco ou são ameaçadas com rodo e tudo isso é visto com normalidade por aqueles que conduzem o programa, com o agravante de que tudo se passa numa emissora evangélica. E o pior! Ainda editam essas cenas para exibi-las à noite na casa de cada um, como se esse fosse um espetáculo de primeira capaz de alavancar a audiência.

É interessante observar que somente o diretor parece não perceber as consequências dessa estratégia e política incorretas. A questão é que ele parece não acompanhar o que rola nas redes sociais e blogs de opinião, ou se o faz, não consegue ter o discernimento e bom senso para perceber que suas ações, não raro acintosas, nem sempre são bem vistas pelo público por interferirem diretamente no andamento e rumos do programa, anulando a vontade e a participação daquele público que vota. Com isso, a cada dia, a atual edição de A Fazenda, parece estar afundando mais e mais num terreno alagado e de consistência movediça.

Raras vezes se viu num programa da televisão brasileira tanta baixaria, tantas cenas grotescas e repulsivas, tanta falta de isenção e transparência por parte de seu diretor. Sua falta de regras e transparência faz do jogo um jogo de vale-tudo na tentativa clara de quem está no comando impor o seu favorito ao prêmio, talvez por não ter digerido ainda a derrota para o grande público, que adotou e deu a vitória à Angelis na Fazenda de Verão. 

Parece estar ignorando - mais uma vez - um fator determinante: as redes sociais. Estas evoluíram, e muito, não há ingênuos nem inocentes na net, e em questões de segundos uma hashtag pode subir ao topo, para desatolar a vaca ou mandá-la de vez pro brejo com bezerro e tudo. 

Depois não adianta reclamar de boicote, queda de audiência e perda de patrocinadores....

Shadow
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@ Shadowtweetando


14 comentários:

  1. Por isso deixei de assistir essa porcaria a muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. Nunca acreditei em manipulação de votos, seja no BBB ou na Fazenda. Pode sair meu favorito ou ficar o que eu mais odeio, continuo não acreditando em manipulações de votos.
    O que eu acredito e vejo claramente é manipulação na edição e manipulação da produção. Manipulação para favorecer certos participantes na edição do programa (denise e scheila) e manipulação para queimar certos participantes (ivo, paulo nunes, mateus e barbara). Isso é nítido, pelas trilhas sonoras de fundo de cada participante, pelo o que entra ou não na edição...
    E a manipulação da produção, que coincidentemente tbm favorece a Denise. Roças canceladas, imunidades, provas, como será a roça, quais participantes vão se enfrentar etc.
    E claro, a falta de transparência, naquela roça que deu imunidade a Barbara não divulgaram a porcentagem, as provas do baú ou do fazendeiro em geral não são ao vivo, e há o uso do cronômetro em muitas dela. o r7, q não mostra 24hs, que só tem uma opção de câmera para assistir e que corta quando tem brigas.
    Olha, a fazenda é um programa muito manipulado e sempre foi pouco transparente, mas essa temporada se superou!

    ResponderExcluir
  3. Parece texto de alguém que não aceitou que aconteceu o que queria, contrariando as expectativas, esse é o problema da maioria, olha a pesquisa e pensa, ha Beto vai ficar, ae adoro e o voto? Voto que é bom nada.

    ResponderExcluir
  4. Shadow vc tem razao em tudo que escreveu,Eu penso que quem manda na fazenda é a Monique,acho que ela fez alqum acordo com o Diretor. Eles nem disfarçam + a armaçao ,esta nitido que eles nao levam o publico a serio é como se esse programa nao precisase do publico pra nada .

    ResponderExcluir
  5. Shadow parabéns, adoro os seus textos, concordo plenamente com você, abraços

    ResponderExcluir
  6. Concordo em parte com o post. Falta credibilidade principalmente quando não se anuncia o que está contido nos envelopes do Baú antes de se definir o ganhador, e também quando as provas de tempo, não são passadas na integra e com o cronometro rodando bem visível na tela. Quanto a Favorecimento, cada lada acusa que o outro é o favorecido. De minha parte: Os envelopes do Baú são "bons" e de ações decisivas quando caem em determinadas mãos, quando caem em outras só tem bobagens nos envelopes. Quanto aos resultados das votações posso falar por mim e pela minha turma, quando só votamos quando quem preferimos está envolvido na roça, e nunca demos um voto sequer em qualquer enquete que seja, e nosso grupo tem um bom número de pessoas que geram alguns milhares de votos. É bom analisar bem a situação, pois em nossos contatos as outras turmas que torcem pelos mesmos que nós, a ordem é essa, só votar quando os nossos preferidos estão envolvidos e nada de Enquetes que não valem nada para o resultado da roça. Concordamos podem discordar de nosso "modus operandi", mas enquanto a torcida dita "livre" se divide, nós estamos fazendoa diferença quando nos interessa. Sem enquetes, só no R7 e por SMS.

    ResponderExcluir
  7. Na realidade eu resolvi comentar porque ainda tem pessoas que não entendem algumas coisas. Isso é obvio, eu também não entendo tudo que acontece. Sou fã de reality, qualquer um deles, acompanho a fazenda assiduamente desde a fazenda 3, e o bbb há bem mais edições, muitas vezes demorei a ter um favorito, mas nessa fazenda foi logo de cara, escolhi um que desde a primeira semana me simpatizei e até hoje permaneço na mesma, meu favorito errou? Demais! Mas é isso que me faz gostar mais ainda, e quem não erra nessa vida? Mas enfim, o que me motivou a comentar, é que algumas pessoas não conseguem entender de jeito nenhum que enquete não prova nada, eu também não entendi, nunca votava, sempre assisti e torci, mtas vezes ganhou quem eu torcia, e mtas vezes perdeu, mas nessa edição, motivada pela falta de honestidade da produção (digo isso e afirmo, pois muitas vezes vejo uma coisa pela internet – ao vivo – que é completamente distorcida pela edição no horário da record, assim como pelas “noticias” geradas no site), enfim, o que as pessoas precisam entender, é que quando nossos favoritos (ou alguém que esta do lado deles), esta na roça nos votamos e MUITO para ele permanecer, e as enquetes? A gente até pode votar (algumas pessoas), mas vota uma vez ou outra, já na roça, é mil, 2 mil, tem gente que sozinha consegue votar 60 mil vezes, e é isso que as pessoas tem que entender, na hora que questionam o porque uma pessoa que não era favorita na enquete passa a ser na hora do resultado da votação. Esse site e qualquer outro que faz pesquisas não influenciam no resultado, portanto não vale a pena ficar dias e dias votando aqui, já no R7, nós nos esforçamos, mtas vezes viramos noites, dias, alimentamos mal, para que fique o nosso favorito, sabe o que é votar 5, 6 hrs seguidas? Pois é. Quem faz isso em enquete? Mas essa é a ultima vez (será?) que me envolvo com a fazenda, ainda assisto pois já me envolvi emocionalmente com quem estou torcendo, já virou um vicio e não consigo deixar de ver, e acredito fielmente que escolhi o vencedor para torcer,(é bom quando quem a gente torce, ganha!) Mas a manipulação e falta de honestidade da produção esta cada vez pior, cancelar roças sem justificativa, esse poder da chave, que deveria ser anunciado para o publico antes das disputas, colocar provas diferentes para um mesmo tempo? É absurdo, desafio a qualquer um fazer um prova como a de “sorte” que o Beto fez, em um minuto e 18 segundo (tempo que o Yudi levou para completar a dele), seria impossível, cadeados para abrir com senha, qualquer um gastaria mais que esse tempo, mesmo sabendo os códigos certos, enfim, finalizo meu comentário dizendo que minha torcida é da patricinha sim, ela, seu namorado, e seu melhor amigo - o gominho, são os únicos que ainda permanecem no jogo, que faça chuva ou faça sol, podem contar com todas as minhas horas dos dias que estão na roça para garantir sua permanência!

    ResponderExcluir
  8. Não faz nenhum sentido a Record proteger o casal... E queimá-lo na edição... O que a Record quer é queimar o casal, e fortalecer a Denise, na expectativa de ter uma final acirrada e uma audiência lucrativa. Eliminar Bárbara ou Mateus, enfraquece o que ficar, esse é o objetivo. Vocês precisam entender que a torcida da Bárbara e do Mateus não é a maioria da torcida a que estamos acostumados... É uma torcida fanática e frenética... A que se assemelha (respeitando as proporções obviamente) de Ana Madeira e Dourado por exemplo... Tem rejeição do grande público, mas as torcidas conseguem vencer a guerra contra a rejeição. No grupo do facebook "fora denise" um cara falou que votou 7 mil vezes no mateus... É algo novo na fazenda, mas definitivamente não é algo novo em reality shows... VOcê já viu o tanto de fã clubes para o casal no twitter??? É um outro patamar, nunca visto entre jovens... a Bárbara já tem 191 mil seguidores, no começo do programa ela só tinha 60 mil. Essas crianças não vão comentar aqui, nem na uol, nem votar nessas enquetes... É um público novo que se reúne no facebook e no twitter. O único objetivo da Record esconder a porcentagem da roça falsa, foi que Denise levou uma surra muito grande, surra que desanimaria o público a acreditar numa final acirrada. De lá pra cá a Denise não tem defeitos na edição, e a Bárbara nunca é mostrada fazendo algo bom. Nem "love me tender" toca mais... Só não vê quem é cego.

    ResponderExcluir
  9. ATENÇÃO: Erci Gottardi
    Seu comentário não foi publicado pois não obedeceu as normas de postagem.
    Comentário em letras maiúsculas.
    Reescreva, por favor.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Shadow, concordo com tudo. Vimos muitos disparates nesta edição da fazenda. Alguns dizem que a produção protege a Denise, outros dizem que é o casal. Mas o maior absurdo que vi, foi o que fizeram com o Beto, não torcia por ele, mas o cara foi do céu ao inferno em 2 dias, achei sacanagem com ele. Acredito, pelas redes sociais, que a Bárbara leva essa, não por seu jogo, ou por sua simpatia. Simplesmente pq a mãe está em todas, parece arroz de festa. Chora miséria na televisão e veículos de imprensa, e faz um trabalho bem feito com os adolescentes, que parecem robozinhos ao seu comando. Daí, não sobra pra ninguém mesmo. O torcedor comum, que vota de acordo com suas preferencias diante dos acontecimentos do reality perde totalmente seu espaço. Pra mim, as enquetes do Votalhada apontam o desejo do torcedor comum, e o que acontece lá no R7 é coisa de gente doida.rsrsrsrs Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Eu não acredito em manipulação de votos.
    O carelli não é burro se ele tivesse mudando os resultados da roça ele colocaria uma porcentagem próxima assim como o boninho fez no paredao da Kamilla.( O roubo foi tanto que no próximo paredão que ela caiu as enquetes acertaram em cheios, o da Baby e do Mateus tem as mesmas prorpoções sempre varia na casa de 60 e 65 por cento)
    A pior manipulação que eu acho é as da arca ali sim ele ultrapassa todos os níveis de maracutaia e manipulações isso sim é errado.

    ResponderExcluir
  12. O maior problema desse RS da Record é incontestavelmente a falta de credibilidade. Respeito as opiniões dos participantes do fórum, no entanto, nada me convence de que Beto sairia, ou pior, com uma margem de diferença tão grande. Que o diretor já deixou claro quem ele quer na final, todos já sabemos. Até por que sejamos sinceros, Denise e Bárbara são mesmo as pessoas que mais causam frisson ali. Todos os demais até tentam, mas não conseguem provocar o ódio e o amor que as duas citadas promovem nos telespectadores. Sempre achei a Denise destemperada, contudo, eu passei a querer, vê-la campeã, pelo simples fato de achar inadmissível as agressões físicas que ela sofreu na festa "Sedução". Sim, Denise provocou (o que é de seu feitio), mas daí jogarem cubos de gelo, e a emissora se esquivar de tomar uma atitude mais drástica? Foi no mínimo constrangedor. A tendência é que a Record perca cada vez mais público. Eles passam anos (re)copiando a Globo e prometem fazer algo jamais visto na TV. Então pensamos que talvez seja mesmo diferente, quando nos deparamos com um dos piores circos bizarros da TV aberta do Brasil. Desde a última eliminação eu só tenho quase uma certeza em relação a esse programa: Bárbara será a campeã. Não por mérito e sim porque antes de sua entrada já tinham decidido quem seria consagrado, doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  13. Parabés! vc analisou de forma perfeita.
    Na minha casa, os meus pais proibiram a minha irmã adolescente de assistir A Fazenda. Fico chateada porque ela gosta muito de RS, só que tb acho que não dá, sob pena de interferir na educação dela. Aqui a Record tem audiência zero porque até a programação local só apresenta violência!
    A Monique Evans, verdadeiramente recebe informações privilegiadas sobre como está a votação, caso contrário, não teria acertado quem fica, e isto já por 2 vezes. Só que na minha opinião ela não tem culpa se a emissora permite esta situação, simples assim.
    E por falar em baixaria o que foi aquela festa de ontem gente? como mulher fiquei muito envergonhada com a atitude da Yani querendo pegar o Yudi de qualquer maneira, questionou até a masculinidade do garoto, que apesar de bêbado, aceitou numa boa pois sabia que tamanha exposição o deixaria marcado para sempre. Deprimente!!!
    A Andressa (Imola) passa a impressão que já teve um caso mal resolvido com o Mateus e a frustação dela faz com que agrida gratuitamente a Bárbara, que bêbada se parece muito com a Amy Winehouse rs.
    O Marcão chama a Denise de galinha sem pena, protagoniza uma cena deprimente, mostrada como um troféu ao público pelo apresentador do programa. Aff!
    A Bárbara, parece não ter recebido educação doméstica, não sabe o que são princípios morais e éticos e se acha viu?
    Definitivamente não dá pra ter predileção porque esta Fazenda trouxe o ¨melhor pior elenco de todas as edições¨ como escreveu alguém no Uol.

    ResponderExcluir
  14. Shadow concordo com todos os seus posts.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.