29 agosto 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Transfusão de Mídias


Transfusão de Mídias

Com tantos anos de estrada já era para a Record deixar de ser uma emissora provinciana. Ao transformarem a emissora em portal da fé, transformaram-na em veículo de evangelização e utilizam os mesmos vícios de convencimento. Em um país laico isso não funciona ou funciona ao contrário. Se querem competir em igualdade de condições têm que entrar no esquema da comunicação. Jesus não utilizava ardis. Não dá para sobreviver ou servir a dois senhores simultaneamente e isso está na Bíblia, em Mateus 22,21, onde se lê o seguinte conselho: Responderam-lhe: "De César." Disse-lhes então: "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." (A Bíblia Mais Bela do Mundo - Editora Abril).

TV aberta e Internet

Pessoalmente não acredito em simulacro de RS (mas apenas que são feitos por amadores), mas algumas coisas me fazem duvidar da honestidade da produção e/ou da estação e uma delas é o fato do RS ser constantemente tirado do ar no canal 24 horas. A frequência e a longa duração em que fazem isso não justificaria a intenção de somente atrair audiência para o canal de TV aberta em horário nobre. O "gancho" do ineditismo das imagens e fatos não fazem nenhum sentido em um RS e é uma contradição às suas propostas. RSs de confinamento quando são sérios disponibilizam todos os fatos e imagens ao vivo. Os demais não merecem ser chamados de RSs.

Quando não fazem isso (transmissão completa) é porque estão preocupados em apenas realizar um show de entretenimento como outro qualquer. Nesse caso não precisariam do veredito do público para selecionar o ganhador. Seria uma contradição e haveria incompatibilidade com a finalidade, só para não citar o direcionismo encetado pela produção, onde esta simula ser isenta. Seria um faz-de-conta em conluio com a audiência. O Show passaria a ser apenas os barracos e baixarias. Para isso, programas como o "Casos de Família" seriam até mais honestos e que possuíam até profissionais da psicologia analisando os "casos".

Tudo indica que este não é o único objetivo da direção da estação, os quais estariam então relegando o RS para segundo plano e os internautas idem, ou que o mesmo é somente um meio de angariar a audiência do internauta para os demais programas da TV aberta e nada mais. A burrice está em se descuidarem do RS com as injustiças aos concursantes e com a escamoteação do RS aos internautas e, com isso, jamais conseguirem o intento deles. O internauta não é exatamente um público de TV e os realizadores de RSs precisam entender isso. Seria como matar a "galinha dos ovos de ouro" para retirar os ovos. E depois? Vão viver de quê?

Por causa do RS a afluência ao site oficial é muito grande e seria o caso de dar um maior destaque ao RS pela internet e tratar os internautas com mais consideração e respeito, mas fazem o contrário ao tentarem desviá-los para o canal aberto. A política de quem está fazendo isso é totalmente errada, porque a audiência do canal aberto dependeria exclusivamente da qualidade da programação aberta e não como consequência de uma política de gerenciamento unilateral e imprópria do site, aliciando improváveis telespectadores de outra mídia, ou tentando.

O público internauta não é o mesmo da TV aberta e só um idiota pensaria isso. Os entretenimentos preferidos não são os mesmos e não o seriam também mesmo que a direção da emissora tentasse igualar os dois. Seria o caso de fazer o site se igualar à TV aberta (transmitindo ao vivo no site tudo o que ela transmite na TV aberta) e não o contrário. O site é um portal da TV e a TV não é um portal do site. Seria necessário entender o que é portal em sua essência e saber diferençar as mídias. Enquanto TVs mais conceituadas no mundo inteiro tratam o site como um portal, a Record faz o contrário, ou melhor, ignora solenemente o internauta e o utiliza com engôdos, quando não é apenas como tapa-buraco. O "tudo" que exibem no site sobre RS ou no FOL são apenas propaganda enganosa e indução maliciosa. O resto é comércio e direcionamento para a TV aberta ou repetição das suas notícias e imagens. Para jornais isso é lícito, mas para a TV deveria ser complemento.

Todos os veículos de comunicação entendem isso e só a Record é que não. Seriam eles os únicos certos? "É rúin hein"! Não existe isso de "transfusão de mídias"! Cada uma tem sua identidade e público próprios. São dois públicos e você não pode querer os dois na mesma mídia. Seria burrice! Os exemplos da total separação das emissoras de Rádio e da TV, mesmo as de um mesmo grupo, estão aí para comprovar o que digo. Canais pagos e TV aberta também são diferentes e têm públicos específicos. Só idiotas não percebem!

Os programas da TV precisariam interagir com a internet mas para isso precisariam privilegiar o internauta, e não fazendo isso, tudo resultaria em zero proveito. Simples assim. O internauta não é tão maleável quanto eles pensam e não é uma audiência muda.


"Ângela Bastos 28 de agosto de 2013 10:13
Sempre achei mania de perseguição essa história de manipulação em RS, mas confesso que já começo achar que essa Fazenda não passa de uma fraude. Sempre acompanhei RS somente pela televisão, mas depois que comecei a ler este blog, passei a acompanhar o programa também pela internet, e alguns fatos me chamaram atenção: primeiro, ao acessar o dito "24 horas no ar", raríssimas vezes o programa estava sendo transmitido. Em segundo lugar, quase todas as notícias do site do mesmo já foram passadas no programa da noite anterior. Como dar credibilidade a isso? Será que a propaganda que, ao contrário da emissora concorrente, a Fazenda transmite o programa de graça nada mais é do que uma estratégia para manipular o jogo? Sem falar que ontem, a tal "noite de terror" foi de uma charlatanice sem tamanho. A impressão que eu tive foi que os confinados já haviam se preparado para o evento e interpretaram seu medo muito mal. Sinceramente, não convenceu.

Outra coisa que me incomoda muito, é a falta de raciocínio das torcidas fervorosas. Não tenho ainda uma opinião a respeito de quem merece ganhar, mas para mim, dar ibope à confinada Denise, me parece uma inversão de valores sem fim. Está notório que ela estudou minuciosamente as edições anteriores para criar um personagem para esta. É uma junção de Dado Dolabela, Nicole Bahls e Angelis e o resultado não ficou nada interessante, pois ela não consegue sustentar o que criou visto o descontrole emocional da mesma. E essa história de ter feito um dossiê sobre a vida pregressa dos participantes e estar aguardando o momento certo para detoná-los é de uma falta de caráter sem tamanho. Como pode sua torcida argumentar que ela sofre humilhações, injustiças, perseguições, etc... diante disso?
Aí eu reforço o que eu ouço desde criança que, definitivamente, brasileiro não sabe escolher seus ídolos e nem tampouco votar..."

Bravo, Ângela! Achei o seu comentário muito bem redigido! Não me atrevo a cortar um comentário assim, mesmo sob pena de encompridar o post. Você sabe observar bem as coisas e sabe ser precisa e objetiva. Só tenho uma leve objeção ao finalzinho do seu último parágrafo: você e vários leitores do nosso Blog desmentem o que afirmou. Eu diria que ao votar (o povo), não considera corretamente os atributos que deve observar para a sua escolha e se deixa parir pelos ouvidos. Ou seja, a culpa não é somente do povo. É também das elites.

"Renata 28 de agosto de 2013 09:56
O mais espantoso de tudo isso é que a única vez em que o Votalhada não acertou foi na roça da Scheila, fica cada vez mais na cara que a Record manipulou descaradamente o resultado. Oh God...why???"

Could not be, Renata. Já estamos desconfiados que a torcida da Bárbara não é muito de votar em enquetes. Não sei ainda até que ponto isso pode ser benéfico para a preferida deles, mas se for uma boa estratégia será coisa nova para mim. Lembro-me que no BBB10 do Dourado e na F4 da Joana Machado, também ocorreram coisas desse tipo. Vamos ver na próxima roça em que a Bárbara estiver na berlinda se essas suposições se confirmam. No BBB o Boninho soube ler o recado da internet.

No que diz respeito ao facciosismo da produção e de alguns fariseus da estação estou gostando disso, porque eles gostam de colocar nas roças os preferidos do público e, no caso em questão, se colocarem o preferido deles na roça contra a Bárbara, vou rir muito se ela (sua torcida, no caso) der uma paulada na moleira deles com uma enxurrada de votos. É bom porque eles ficam tonteados! Eles precisam aprender que funcionários e artistas, contratados da emissora e demais apaniguados não devem participar do RS. Adoro!

"Maria 29 de agosto de 2013 13:57
falando mais um pouco sobre a volta daquela que nunca deveria ter ido (denise) ridiculo foi a atitude da geane albertoni e da fabiola reipert, no ao vivo no dia da eliminação.....gritaram como histericas quando a doida voltou....sinal de que se identificam com aquela educação e conduta....lastimavel..."

LOL! Percebo que você também assiste simultaneamente o "ao morto" e ao canal aberto, Maria. É isso o que os realizadores não concebem. Para eles o internauta só vê uma coisa de cada vez e tem antolhos. Eles não sabem que existe um recurso nos navegadores chamado "aba". Tenho uma vizinha que quando o FOL entra no ar, liga a TV na Globo ou passa para outros sites na internet. Pelo menos foi o que ela me disse. LOL. Quanto às citadas, mostra bem o espírito das gentes que eles contratam ou convidam.

"Di 29 de agosto de 2013 12:04
...O problema é que desde o primeiro momento os participantes falavam dela entre si( lógico) a respeito do vídeo, especulando o pq dela ter fama com um vídeo de sexo que vazou e tal,muitas vezes ela percebia o tom de zombaria no ar. Infelizmente ou não, é um jogo de muitas vaidades. Alí entre eles, vc vale pela fama que construiu e como foi contruída. Talvez alguns aqui de fora não consigam enxergar esse começo do reality, alí é que está o fio da meada que desencadeou tudo o que vemos agora. Abraços."

Você reconhece que é lógico falarem do vídeo dela e que "Infelizmente ou não, é um jogo de muitas vaidades". Não seria o caso de abstrair da fama construída "e como foi contruída" antes do Reality e se cingir ao que eles mostram no confinamento e considerar "vaidades" um defeito? Sinto lamentavelmente que você está aduzindo argumentos contra si própria. Um RS não é para medir a fama de ninguém. É para julgar seu caráter e personalidade segundo o que mostram no confinamento. Ou não? Quem deveria ter fama por causa de vídeos de sexo deveria ser atriz de filmes para adultos! Ou não? Nada contra elas, cada um com seu cada um. Cada qual faz o que quiser de suas vidas, mas têm que aguentar as consequências.


8 comentários:

  1. tambem acho muito anti-etico, anti-logico,anti-tudo, ridiculo, colocarem uma mae de participante, Monique Evans, mae de Barbara, em programas de todo tipo, simultaneamente a sua participacao no reallity, (o que nao eh dado a outros participantes de igual modo) , o que a beneficia muito ja que a ame tem torcida adquirida ao longo de 2 participacoes em edicoes anteriores do RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde o começo desta A Fazenda, Monique fica cobrando o prêmio que não ganhou, diz que a filha foi lá buscar algo que lhe pertence. Ressalta em todos os programas que está pobre, não tem trabalho, e sofre de uma depressão que não lhe deixa sair da cama.Na minha opinião ela joga aqui fora, muito mais que a filha que está lá dentro. Que só quer ficar de mimimi com o namoradinho. Mas não sei se vcs se lembram, o que fez ela perder aquela final com a Joana foi justamente esse coitadismo de preciso do dinheiro pq sou pobre. Ela poderá prejudicar a filha se continuar com esse discurso. Pq as palavras dela não correspondem a realidade que estou vendo.

      Excluir
  2. em tempo....falando em torcida, acho deprimente a conduta e as armas de agressao usadas pela torcida teen cega chamada Barteus hehe sao pessoas que nao engrandecem sua favorita, Brabara ou Mateus mas tem que atacar Denise . QUanto aos ao vivo sempre mortos, acho q trazem sim, desconfiancas, mas acredito q alavanquem audiencia no programa de tv. COncordo tambem q isso faz cair, mas nao muito, a audiencia via internet, pois o tipo de publico eh ao meu ver maioria teen e sao persistentes mesmo com essa constante paralizacao de transmissao que so se salva por ser gratuita.

    ResponderExcluir
  3. Essas enquetes de preferidos e nao preferidos, nao reflete a verdade. as alucinadas por esse ou aquele candidato, ficam em frente do pc votando sem parar.
    qto aos votos da Barbara e Gominho, esses nao aparecem em enquete, mais ou menos 160.000( uma media dos cadastrados no Castelo) salvam Ba e Gominho, e jamais entram em enquete. foram os que deram a vitoria a Fernanda BBB.qto ao rs em si, armaçao que enoja. quem nao percebeu os ninjas dando a torneira certa para a Andressa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui isso não acontece pois só é possível votar uma vez por dia.

      Excluir
  4. Como assim, a torcida de Barbara não é muito de votar em enquetes? Não é o que vejo por aí. A torcida de Barbara não vota no Votalhada, mas não sai da UOL.

    ResponderExcluir
  5. Aff! começou a guerra rs,
    A Barbara é muito chata, antipática mesmo. Então, não acredito que a Monique possa reverter o juízo de valor que os mais observadores já formaram. Por outro lado, os adolescentes adoram o jeitinho patricinha de ser da garota fazer o que?

    ResponderExcluir
  6. todas as enquetes apontao a rejeiçao da barbara, inclusive aki ,nao consigo entender que os fans da barbara ganhe de 65% sendo q a torcida da denayse tava ajudando e todas as enquetes apontavao a permanencia da sheila e dificil se for realmente vdd ja pode todo mundo sair que a barbara ja ganhou pq se a denise ea andressa nao tirarem ela o gominho e que nao vai ao quase perder para a rita com os fans da barbara ajudando!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.