24 agosto 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Machismo e Feminismo


Machismo e Feminismo

"manubra 23 de agosto de 2013 01:06
...Essa coisa de que mulher não pode falar de sexo, não pode gostar de sexo é ridícula. O sexo sem proteção é responsabilidade tanto do homem quanto da mulher, porque você não cobra do Mateus isso.
Só porque a mulher gosta de sexo não quer dizer que ela não se valoriza. A mulher pode gostar de transar com um cara diferente a cada dia, assim como um cara, e ninguém tem nada a ver com isso. Gostar de fazer sexo não tem nada a ver com se dar ou não valor...""...Nós mulheres precisamos parar de julgar mulheres que se vestem sensuais, que gostam de sexo, que falam palavrão etc etc. E esse pensamento que as mulheres tem que fazem com que homem tratem mulheres com violência. E esse tipo de pensamento que faz com que os homens pensem que uma mulher porque usa mini saia e vai a baile funk merece ser estuprada." 
"...Chega de machismo e repreensão a comportamentos que achamos lindos nos homens..."

Tomei a liberdade de pinçar trechos de seu comentário com os quais concordo ou pretendo fazer reparos nesse post. Concordo com quase tudo, em tese, e em nossa sociedade é isso o que deve valer. O Machismo consiste basicamente em desaprovar na mulher o comportamento típico ou basicamente safado de um certo tipo de homem e não é por aí. Nem tanto ao mar e nem tanto à terra. O machismo também consiste em considerar o homem superior à mulher e, com isso, ter mais regalias sociais, o que também não é por aí. O acerbamento nesses argumentos de parte a parte redunda em feminismo. Esse desvio social tem raízes muito mais profundas!

Pessoalmente sou mais simpático ao feminismo que ao machismo, mas reconheço que nem um e nem o outro são posicionamentos enquanto teses saudáveis. Portanto vamos nos cingir aos argumentos menos apaixonados, mais criteriosos, mais comedidos e menos contundentes, sem radicalizar.

A verdade é que a sociedade moderna está permissiva demais. É verdade que a sociedade anterior era mais repressiva e conservadora. A discriminação da mulher era e ainda é um fato. A liberalização sexual feminina é ainda um fenômeno recente e teve início em meados do século passado. Em termos históricos isso é muito recente. Existem países onde ainda há, institucionalmente falando, a poligamia, isto é, o costume do homem ter mais de uma esposa. No mundo inteiro há ainda manifestações e costumes machistas muito explícitos, inclusive na moderna Europa, tida como berço do esclarecimento e do iluminismo.

O Brasil não é uma exceção e, pelo contrário, é um dos mais machistas, ao lado de países como os Estados Unidos, Espanha, etc. Como se vê, o problema ainda é mundial, para não falar de países cujas sociedades são eminentemente machistas.

Isso posto, devemos moderar e compreender que as sociedades evoluem lentamente. De geração em geração vamos caminhar no sentido da descompressão da repressão e diminuição do machismo como forma de predomínio do homem sobre a mulher e um dia atingir a igualdade sexual plena. Será preciso não radicalizar para não chegarmos ao extremo oposto, qual seja o do predomínio da mulher sobre o homem. Nenhum dos dois extremos é bom. A natureza e a conservação da humanidade precisa dos dois. Sem um deles ou a anulação de um deles não haverá humanidade no futuro. Simples assim.

Quer queiramos ou não o sexo ainda é tabu. Mas o sexo também não pode ser encarado como um ato público praticado nas praças, nos programas de TV ou em cima de árvores como fazem os macacos. Já passamos dessa fase há milênios. Tudo bem que num RS se pugne por mais liberdade sexua ou não, mas daí a transformar isso em bandeira feminista vai a uma certa distância. Os jovens geralmente querem andar mais depressa que a carruagem e compreende-se perfeitamente a postura da jovem Bárbara. Não seria por isso que ela está errada. O erro só está na pressa.

Bárbara é uma garota criada na cidade grande, com os valores dessas metrópoles turbulentas onde há maior liberdade sexual, diferentes totalmente das pacatas cidadezinhas do interior, distantes dos grandes centros urbanos. É verdade que a internet e a TV chegam até elas atualmente, mas chegaram recentemente e chegam como novidade e ainda não foi suficiente para igualar a cultura e os costumes. Existem os núcleos de resistência conservadores ainda e um posicionamento moderado nessa questão é fundamental. Mesmo nas grandes metrópoles o comportamento machista ainda está longe de ser extinto e a leitora tem razão quando fala, por exemplo, de estupro.

É baseados nisso e nesses argumentos que devemos julgar os concursantes, sem perder de vista que o resultado final deverá espelhar o pensamento médio da sociedade como um todo, considerando machistas, feministas, conservadores, liberais, antigos e modernos, e principalmente neutros, que espero utopicamente seja a maioria.

Quer queiramos ou não o sexo sempre será tabu e sempre o foi desde que Adão e Eva foram expulsos do Paraíso (falo figurativamente). Não será especialmente hoje que deixará de ser tabu como num passe de mágica.


Livia Fernandes 23 de agosto de 2013 00:41
Votalhada, Frank Killer!
Estou de partida para uma missão muito importante, junto a um grupo de amigos. Talvez não volte a tempo de ver a final da Fazenda - também considero que não terei muito a perder, né? (risos)."

Felicidade e sucesso em sua missão, Livia. É possivel que provavelmente não terá muito a perder! Nós é que certamente iremos perder com a sua ausência!

"scarllet miler 22 de agosto de 2013 22:48
...acho que esta briga entre andresssa e Barbara também foi combinada..."

Oi scarlet. Segundo uma leitora a Monique e a Bárbara têm 750.000 seguidores no twitter. Se isso for verdade, penso que elas não precisam de um call center. O que acha? Sobre a briga Andressa e Bárbara, não acredito que foi combinado, diante do que foi falado nos xingamentos e ofensas proferidos pela Andressa. É que os piii, piii não deixaram você entender o que foi dito. LOL.

"Dorcila Garcia 22 de agosto de 2013 22:17
...Minha única dúvida é em relação à Monique ter algum poder na Record. Acho (de achismo) que se Titia tivesse algum poder teria ganho em pelo menos uma das edições da Fazenda de que participou. Se Bárbara ganhar, mesmo não sendo nenhum modelo de virtude e comportamento, acredito que terá sido porque os adversários se perderam no jogo e são sofríveis. Gostei muito do que vc [Shadow] escreveu. Além das cenas dantescas, a Record continua não respeitando o telespectador. Não informa nada com antecedência, faz-nos de palhaços. Carelli deve ser sádico, só pode."

Não tem esse poder, Dorcila. Monique está em evidência porque a filha está na Fazenda e vem de um longo período desempregada. Participar de programas do canal ou ser entrevistado por eles não dá tanto prestígio assim, tendo em vista o que aconteceu com o marido da Scheila e ela própria. A Record não é uma Globo. Sacou? Sei que muitos vão ficar mordidos, mas é a pura verdade.

"Votalhada 23 de agosto de 2013 10:39
Oi Frank!
Impressão minha ou o Brito NÃO fala mais o nome da BDO, empresa de auditoria?
Será que caíram fora?"

LOL, Admin! Não faço ideia. Mas se for isso, não é bom sinal. De qualquer modo não era boa política esconder-se por trás de uma empresa de auditoria através de locução verbal do apresentador para comprovar honestidade. Bastaria colocar isso nos créditos escritos do programa. A propaganda da Empresa em "mercham" não combina com a sua função fiscal. Seria a mesma coisa que colocar um Empresário à frente do Ministério do Trabalho.

"Pedro Fernando 23 de agosto de 2013 07:28
Ai agora as mulheres são as vilãs da história e os homens são os corretinhos? Ha me poupe, todos temos fase na vida que cometemos muitos erros, são aprendizados, depende de cada um como vai crescer como pessoa depois."

Olá Pedro. Seu comentário tem tudo a ver com este post e me inspirei nele para dizer o que está no texto na tentativa de pôr as coisas em seus devidos lugares. Na FV o tema central era o lesbianismo. Nesse é o Machismo sem sombra de dúvidas e o pior é que é machismo feminino. No fundo tudo são preconceitos e tabus.

"Daniel Day-Lewis 23 de agosto de 2013 13:16
também achei lamentável não mostrarem a porcentagem.
pra mim, oq aconteceu foi:
o número de votos foi bem expressivo a favor da Bárbara, isso poderia desanimar a torcida da Denise ou de qualquer outro participante, criando-se o clima de "já ganhou", coisa que nenhum reality show quer.
Mas não há desculpas, foi muito feio essa atitude da Record."

De uma coisa você pode ter certeza, Daniel. Se tivesse sido uma decisão apertada, eles divulgariam bem depressinha! São as votações apertadas que dão audiência em um Reality. Agora eles já sabem se a Bárbara é ou não a favorita, mas querem deixar o público na ignorância, por motivos de, claro, audiência. Também querem uma folguinha para introduzirem mais um dos preferidos deles na Final, mas o público não é estúpido e está de olho neles. Acompanhando o Frota, eu diria que esse projeto tinha um ganhador e finalistas predeterminados, mas o controle da situação está lhes escapando pelos dedos, como aliás vem ocorrendo nas últimas edições, inclusive na FV.

O único credenciado a dizer qual foi a porcentagem correta seria o apresentador do programa. Fora isso, qualquer outra fonte é apócrifa, incluindo o site oficial, que é useiro e vezeiro em cometer erros espantosos.


8 comentários:

  1. Frank, só acho engraçado os fãs de Bárbara defenderem a tanto pq ela gosta de sexo e anuncia a todos qdo vai fazer dentro do reality e condenarem Denise por ter feito com um namorado de 7 anos um vídeo que acabou vazando pra imprensa. Mas o teor do vídeo não é sexo?? Denise é vagabunda por gostar e fazer sexo, e Bárbara não?

    ResponderExcluir
  2. "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine.
    "Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos", mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

    1 Coríntios 6:12-13

    Sou jovem, sadia e não concordo com essa exposição da Barbara. Considero desrespeitosa e constrangedora a atitude dela. Como assim? um mês de confinamento e tudo tão íntimo, tão intenso, tão vulgar... Poderia ter poupado as pessoas de tanto vexame!
    Gente a instituição família está em crise.E o que é a sociedade sem a estrutura familiar, sem um freio, sem determinados valores??? não estaria aí o nascedouro de tanta violência no mundo? E o que faz uma Emissora evangélica (nada contra os evangélicos). Reúne em um RS pessoas totalmente desqualificadas, capazes de nos levar a pensar: será que sou de outro mundo? parei no tempo? meus pais são conservadores demais? sou babaca? minha cabeça é de velha ranzinza?
    A exceção do Beto, o Yudi, o Gominho e o próprio Matheus a impressão que tenho dos demais é que nasceram, foram jogados no mundo e seja o que Deus quiser!
    Observem quem chorou, se emocionou na Roda de Viola com Sérgio Reis. Parece bobagem não? mas deram vazão a sentimentos guardados por indivíduos que nitidamente tiveram uma boa educação doméstica, apesar da rebeldia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seu comentário é o tipico machista. A Barbara é a vadia. Mais o Mateus, o namorado e parceiro sexual dela você considera que é bem educado. Isso que me incomoda

      Excluir
  3. Achei muito legal você ter usado o meu comentário para seu texto.
    O texto dela tinha me incomodado pelo machismo.
    Não entendo porque uma mulher faz um vídeo de sexo é considerada vadia, o cara ninguém nem fala nada. Uma mulher faz sexo com o namorado no RS é puta, o parceiro ninguém fala nada.
    Acho que hoje as coisas estão pior que antes. Você leu na globo.com a noticia sobre a menina de 18 que foi estuprada por 4 no baile funk. Todo mundo acusando a garota. Todo mundo dizendo que se ela foi para o tal baile era porque estava procurando por isso.
    Viu também a menina de 17 anos que fez sexo oral num rapaz num show do Eminem na Irlanda. Essa história foi bem polêmica e também levantou a questão de que se é errado, é para os dois não só para a garota.
    Não estou defendendo o comportamento de Barbara em fazer sexo na casa, ou de Denise em fazer uma sex tape. O negócio é que se a pessoa erra nesse tipo de comportamento. Ela não erra sozinha. Porque é errado para uma mulher fazer sexo num RS mas para um homem não é errado?? porque para uma mulher é errado fazer sex tape mais para um homem não.
    Isso que a gente precisa discutir. O post anterior foi cheio de machismo, aquilo que me incomodou.

    ResponderExcluir
  4. ai no final acaba a barbara surfistinha pagou pelos seus pecados e pronto 750 mil seguidores nao quer dize que ela va ganha ja que ela perdeu por alguem que nem fans tinha na f4 acho q va acontecer o msm ja que a denise ta na frente de quase todas as enquetes e ela na rejeiçao achei podre ela ganhar da sheila e ainda mais disem que foi bem acirrado na fazenda online disseram que era 47 pra barbara 45 pra denise so uma coisa #denise vai ganhar e nao vai ser a barbara que vai empedir arrumando e transando com homem pra ganhar audiencia e torcida monique tem 62000 seguidores mas nem todos ainda existem rsrsrs ate msm se todos assisticem a fazenda taria bombando ^^

    ResponderExcluir
  5. Caro autor do blog, gosto de reality show, por isso estou sempre acompanhando o Votalhada. Mas gostaria de esclarecer um equívoco no seu texto, que infelizmente é um equívoco que muita gente também comete. Você coloca "machismo" e "feminismo" como antônimos um do outro, como se feminismo fosse defender a superioridade das mulheres sobre os homens. A definição de feminismo não é essa, inclusive você pode checar no dicionário. Feminismo é um movimento social que luta pela igualdade entre os sexos -- e para que essa igualdade seja obtida, é preciso que as mulheres conquistem direitos e regalias que historicamente sempre foram reservados aos homens, tais como o voto, autonomia jurídica, trabalhar e, como estamos falando aqui, ter reconhecida a sua autonomia sexual. Portanto, classificar o feminismo como uma coisa "não saudável", equivalente ao machismo, é a mesma coisa de classificar o movimento político dos negros por sua liberdade como uma coisa não saudável.

    O equivalente do machismo não é feminismo, mas sim femismo. É esse o nome que se dá a quem acha que as mulheres deveriam subjugar os homens. Acho importante fazer essa distinção porque nós, do movimento feminista (que lutamos contra a violência doméstica, os altos índices de estupro, dentro outros problemas que as mulheres ainda têm hoje em dia) sofremos muito com essas ideias equivocadas. Se você acredita que homens e mulheres devem ter direitos iguais, e que não deve haver discriminação com base em sexo, então você também é feminista, porque feminismo é favor da IGUALDADE.

    O que acontece na Fazenda é reflexo da mentalidade machista da nossa sociedade, porque, enquanto Yudi enche a boca para falar que pega várias mulheres e isso é considerado OK, as mulheres tem o seu comportamento sexual o tempo todo julgado, lá dentro e aqui fora, como se isso fosse uma indicação de mau caratismo delas. Esse sistema de "dois pesos e duas medidas", em que sexo abona um e desabona o outro deve ser revisto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. ...Ah, mas que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado
    Macaco, praia, carro, jornal, tobogã, eu acho tudo isso um saco
    É você olhar no espelho, se sentir um grandessíssimo idiota
    Saber que é humano, ridículo, limitado
    E que só usa 10% de sua cabeça animal
    E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial
    Que está contribuindo com sua parte
    Para nosso belo quadro social...
    ... Porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais
    No cume calmo do meu olho que vê
    Assenta a sombra sonora de um disco voador

    .
    .
    .

    ...O povo, foge da ignorância
    Apesar de viver tão perto dela...

    Êthia dali Ouro de Tolo e Admirável Gado Novo. E vamo que vamo Brasil Tupiniquim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Frank
    o Carelli está fazendo de TUDO para Denise não ser eliminada!
    cancelou duas roças q ela estava presente e agora praticamente ditou essa roça: denise e paulo nunes
    é óbvio q o mateus daria o fazendeiro pro beto e é óbvio q uma roça da denise contra o paulo é bem mais fácil
    sem falar no favorecimento dela nessa edição
    tá complicado

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.